• Nenhum resultado encontrado

BOLSA PRIMITIVO DE VEGA DE ATENDIMENTO A PESSOAS IDOSAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLSA PRIMITIVO DE VEGA DE ATENDIMENTO A PESSOAS IDOSAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Convocatória 2015

BOLSA PRIMITIVO DE VEGA

(2)

Índice

Apresentação 3

Bases da convocatória 4 Questionários:

- Solicitação do Diretor do Projeto - Solicitação da equipe de pesquisa

(3)

Apresentação

A FUNDACIÓN MAPFRE desenvolve atividades de interesse geral a fim de contribuir para a realização dos seguintes objetivos:

Segurança das pessoas e do seu patrimônio, com atenção especial à segurança viária, à medicina e à saúde.

Melhoria da qualidade de vida das pessoas. Difusão da cultura, das artes e das letras.

Formação e pesquisa em assuntos relacionados aos seguros e à previdência social.

Pesquisa e divulgação de conhecimentos relacionados à história em comum da Espanha, Portugal e dos países ligados a eles por laços históricos. • Melhoria das condições econômicas, sociais e culturais das pessoas e dos setores menos favorecidos da sociedade.

Suas atividades são desenvolvidas em cinco áreas especializadas: Ação Social, Cultura, Promoção da Saúde, Prevenção e Segurança Viária, e Seguro e Previdência Social.

A FUNDACIÓN MAPFRE promove anualmente prêmios internacionais como reconhecimento às pessoas ou instituições que realizaram ações excepcionais em benefício da sociedade nos âmbitos científico, cultural e social.

Neste contexto, a Área de Promoção da Saúde realiza regularmente a convocatória de bolsas de pesquisa para temas relacionados às suas áreas de atividade.

A “Bolsa Primitivo de Vega” de Pesquisa é convocada anualmente desde 2007, em homenagem e reconhecimento a Primitivo de Vega, Presidente da MAPFRE ASISTENCIA e da MAPFRE QUAVITAE até o seu falecimento em 2006, e que dedicou uma parte importante de sua atividade profissional, em seus últimos anos de vida, à área de atendimento a pessoas idosas.

(4)

Bases da convocatória PRIMEIRA

A FUNDACIÓN MAPFRE convoca a Bolsa Primitivo de Vega de Pesquisa com o objetivo de oferecer apoio econômico para a realização de um trabalho científico na área de atendimento a pessoas idosas. O âmbito da convocatória é mundial.

SEGUNDA

Os projetos de pesquisa apresentados para esta convocatória deverão ser relacionados às seguintes áreas:

Instrumentos de classificação da dependência e dos usuários, a fim de

estabelecer grupos homogêneos de intervenção ou instrumentos inovadores de medição em uma destas áreas: funcional, física ou psicossocial.

Programas de divulgação e conscientização no atendimento a pessoas

idosas, detecção de grupos de risco de idosos ou atuação diante de problemas

sanitários e/ou sociais de risco.

Programas de promoção do envelhecimento ativo, principalmente os que estimulem uma vida saudável, participativa e segura das pessoas idosas.

Inovações tecnológicas que favoreçam a independência, controle, supervisão

e garantia do atendimento a pessoas idosas.

Não serão contemplados projetos de pesquisa de estudos farmacológicos, bioquímicos, moleculares, etc., ou que façam parte de outros projetos de pesquisa.

TERCEIRA

A bolsa é dirigida a pessoas físicas, tanto indivíduos quanto equipes, e jurídicas (asilos, instituições sanitárias públicas ou privadas, centros de ensino, etc.), cujo âmbito de atuação seja o atendimento a idosos.

QUARTA

Para se candidatar aos auxílios, os interessados devem preencher, na página

www.fundacionmapfre.org, o questionário Nº 1, “Solicitação do diretor do projeto”, e obter o número de registro. Posteriormente deverá ser enviada uma

cópia assinada do mesmo questionário, incluindo-se o mencionado número de registro, ao endereço indicado neste folheto, junto com a seguinte informação:

(5)

1. Questionário de solicitação da equipe de pesquisa incluído nesta convocatória e que se encontra disponível em www.fundacionmapfre.org (Modelos 1 e 2).

2. Curriculum vitae profissional, com foto recente do solicitante ou solicitantes, indicando o pesquisador principal quando se tratar de equipes de pesquisa. A extensão máxima do currículo será de cinco páginas por membro da equipe, com ênfase especial na temática do projeto apresentado.

3. Fotocópia dos diplomas universitários dos quais se estiver em posse, ou, em sua ausência, certificado acadêmico, detalhando os centros onde tenham sido cursados.

4. Memória descritiva do projeto de pesquisa, que deverá ser original e inédito, com uma extensão de oito a dez fólios e fonte Arial, corpo 12. A documentação poderá ser apresentada nos seguintes idiomas: espanhol, português e inglês. A memória incluirá as seguintes seções:

- Objetivos e justificativa do projeto. - Metodologia de pesquisa.

- Experiência e idoneidade do grupo de pesquisa. - Orçamento e cronograma detalhado.

- Resumo em espanhol e inglês das seções anteriores com uma extensão máxima de quatro páginas.

A documentação poderá ser apresentada nos seguintes idiomas: espanhol, português ou inglês.

Serão descartadas as solicitações cujo orçamento de realização ultrapassar a quantia máxima estabelecida para os auxílios e que não contemplarem a forma de financiamento adicional.

5. Se o trabalho for realizado no âmbito de uma universidade, hospital, empresa ou centro de pesquisa, será necessária uma carta de apresentação de seu responsável, na qual constem as circunstâncias e a relevância do projeto.

6. Do mesmo modo, deverá ser preenchido o formulário incluso nesta convocatória e que se encontra disponível em www.fundacionmapfre.org (Modelo 3) aceitando que o projeto de pesquisa seja desenvolvido em seu centro.

(6)

7. Caso o solicitante esteja em posse de qualquer outro tipo de bolsa ou auxílio econômico para pesquisas relacionadas com o projeto que se candidata a estes auxílios, deverá indicar a instituição que o concede, seu objeto e valor.

8. As solicitações e a documentação apresentadas para esta convocatória que não tiverem obtido auxílios, serão destruídas um mês após ter sido publicada a decisão.

9. Em projetos de pesquisa clínica ou quando a natureza da pesquisa o requerer, será imprescindível apresentar uma certificação da comissão

de ética do centro no qual será realizada a pesquisa ou, caso contrário, a

documentação comprobatória de que não é necessário. Se o trabalho for de experimentação animal, será necessário apresentar um certificado da comissão

de experimentação animal do centro.

QUINTA

A bolsa será concedida ao diretor do projeto como seu beneficiário ou à instituição à qual estiver vinculado e onde a pesquisa estiver sendo realizada, sendo destinada exclusivamente a esse fim. A doação financeira pode atingir o valor global máximo de 15.000 euros.

A duração da bolsa será de um ano, contado a partir da data da sua aceitação e formalização.

O valor da bolsa será distribuído durante a realização da pesquisa do seguinte modo: 20% na assinatura do protocolo de aceitação do auxílio; 60%

distribuídos em dois pagamentos que serão efetuados no final do quarto e do

oitavo mês posteriores à assinatura do citado protocolo, respectivamente, e os

20% restantes, na entrega da memória final e do artigo, tudo isso sujeito às

normas fiscais espanholas vigentes.

Qualquer gasto derivado da realização do trabalho será coberto com este valor.

SEXTA

Em nenhuma hipótese serão admitidos projetos a serem desenvolvidos na própria FUNDACIÓN MAPFRE, que não terá caráter de órgão vinculador. No caso da Espanha, estes auxílios estão excluídos, em qualquer caso, da aplicação do R.D. 63/2006.

SÉPTIMA

(7)

científico, empresarial e institucional da área de atendimento a idosos.

A FUNDACIÓN MAPFRE poderá assinar convênios de colaboração com instituições internacionais de prestígio reconhecido, especialistas nas áreas definidas na cláusula segunda, para a avaliação dos projetos apresentados e seu posterior acompanhamento.

Na avaliação dos projetos, serão levados em consideração os seguintes fatores: - Experiência do solicitante e/ou da equipe de pesquisa no assunto.

- Inovação.

- Adicional do auxílio.

- Qualidade técnico-científica da metodologia do trabalho.

- Viabilidade, aplicabilidade e impacto social potencial das soluções propostas. A decisão do Comitê de Avaliação será inapelável e, mediante proposta desse Comitê, a FUNDACIÓN MAPFRE poderá deixar de conceder a bolsa convocada, caso os projetos de pesquisa propostos não atinjam o nível necessário.

Não será fornecida informação sobre a avaliação individual de cada solicitação apresentada.

A decisão da convocatória, que será tornada pública em dezembro de 2015, será comunicada a todos os solicitantes e difundida no site da FUNDACIÓN MAPFRE e, se for o caso, através dos meios de comunicação.

OITAVA

A FUNDACIÓN MAPFRE designará um coordenador ou tutor que supervisará e orientará a realização do projeto para o qual a bolsa for concedida.

O receptor do auxílio compromete-se a manter contatos periódicos com o coordenador designado, bem como a remeter-lhe relatórios prévios (em espanhol e/ou em inglês) aos pagamentos previstos, nos quais constem os avanços da pesquisa. Todos os pagamentos, à exceção do primeiro, serão efetuados após o relatório favorável do coordenador sobre a evolução do trabalho.

NONA

O receptor da bolsa deverá apresentar, na data de sua conclusão, um resumo, redigido em espanhol, inglês ou português, que contemple a totalidade do

(8)

DÉCIMA

A FUNDACIÓN MAPFRE se reserva todos os direitos de exploração da propriedade e livre disponibilização do trabalho, que poderá ser publicado nas revistas especializadas editadas pela Fundação, no formato de livro, livro eletrônico ou em qualquer um dos possíveis formatos de edição eletrônica. Em qualquer caso, os pesquisadores não poderão realizar publicações prévias sem permissão por escrito da Fundação. Caso a FUNDACIÓN MAPFRE não considere oportuna a publicação do trabalho, o receptor da bolsa poderá fazê-lo por conta própria.

Todas as publicações que incluírem resultados obtidos no marco dos presentes auxílios à pesquisa, deverão incluir que são resultados de uma “pesquisa realizada com o apoio da FUNDACIÓN MAPFRE.

Caso algum dos trabalhos seja objeto de tese de doutorado, a FUNDACIÓN MAPFRE respeitará os prazos estabelecidos para sua apresentação e defesa antes de proceder à sua publicação.

DÉCIMA PRIMEIRA

O prazo de registro e envio da documentação para solicitar estes auxílios finaliza em 20 de outubro de 2015 (inclusive).

FUNDACIÓN MAPFRE “Bolsa Primitivo de Vega 2015”

Área de Promoção da Saúde Paseo de Recoletos, 23 28004 Madri. Espanha.

DÉCIMA SEGUNDA

A concessão e aceitação do auxílio, bem como o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, não implicam qualquer vínculo trabalhista com a FUNDACIÓN MAPFRE.

DÉCIMA TERCEIRA

Pelo fato de participar desta convocatória, serão consideradas aceitas pelos participantes as normas estabelecidas nestas bases, bem como as que a FUNDACIÓN MAPFRE estabelecer, em cada caso, para o acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa. Em caso de descumprimento das mesmas, o auxílio ficará automaticamente sem efeito, devendo ser restituído o que tiver sido recebido até o momento.

(9)

DÉCIMA QUARTA

Não poderão participar desta convocatória os funcionários em folha de pagamento de qualquer uma das entidades da MAPFRE.

DÉCIMA QUINTA

Toda a documentação fornecida com a solicitação da bolsa deverá ser verídica, sendo que sua mera apresentação pelo interessado equivale à mais ampla manifestação de sua autenticidade.

Não obstante, quando requerido pela FUNDACIÓN MAPFRE, o interessado compromete-se a exibir o original de qualquer um dos documentos fornecidos em sua solicitação, ou uma fotocópia autenticada.

Caso o interessado não proporcione os documentos anteriormente requeridos no prazo de 15 dias corridos a partir da solicitação, será desconsiderado para a concessão dos auxílios.

FUNDACIÓN MAPFRE “Bolsa Primitivo de Vega 2015”

Área de Promoção da Saúde Paseo de Recoletos, 23

28004 Madri. Espanha Tel.: (+34) 91602 52 21 Solicitação de informação: www.fundacionmapfre.org

(10)

Referências

Documentos relacionados

Ressalte-se, pela regra anterior à Emenda Constitucional nº 20, de 16/12/98, que a aposentadoria por tempo de serviço, na forma proporcional, será devida ao segurado que

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º