• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE MATERIAL PARA ANO ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE MATERIAL PARA ANO ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LISTA DE MATERIAL PARA 2016

4.° ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

I) Material fornecido pela escola

O Colégio Objetivo oferece aos seus alunos material didático completo e diferenciado, especialmente elaborado pelos coordenadores das áreas de Português, Matemática, História e Geografia, Ciências, Informática, Artes Visuais, Música, Educação Física e Inglês. Esse material orienta nossa prática pedagógica diária, promovendo a participação do aluno em projetos interdisciplinares, laboratórios, jogos e trabalhos em grupo, aulas de literatura infantil, produção e interpretação de diferentes gêneros textuais, além de estimular o contato com o mundo das artes.

Durante o ano letivo são distribuídos aos alunos:

• 4 Cadernos bimestrais de Atividades de Português As atividades têm a finalidade de desenvolver a competência comunicativa do aluno. Para tanto, privilegiamos o trabalho com textos – orais e escritos –, sobre os quais propomos práticas varia -das de leitura e redação, além de discussões e exercícios voltados para a reflexão e a análise de aspectos do sistema linguístico.

• 1 pasta para Produções de Texto

Utilizada para acondicionar os textos produzidos no decorrer dos bimestres.

• 4 Cadernos bimestrais de Atividades de Matemática Desenvolvem os conteúdos programados, sugerindo novas maneiras de favorecer a reconstrução da Matemática, tendo como meta o desenvolvimento do conhecimento, da capacidade reflexiva e da autonomia intelectual.

• 4 pastas bimestrais de jogos matemáticos

Contêm quebra-cabeças, fichas, tabelas, baralhos, figuras para recortar, diagramas e desafios, que favorecem o desenvolvi mento lógico-matemático, propiciam o trabalho em grupo, exigindo a interação dos alunos, a criação de regras e tomadas de decisão.

(2)

• 4 Cadernos bimestrais de História e Geografia

Situando a criança em contextos espaciais e temporais, os Cadernos de História e Geografia visam a criar a noção de uma realidade mais ampla do que aquela que constitui a realidade imediata do estudante. Procura-se, assim, despertar a consciência da relatividade histórica e cultural, fator básico para a formação de cidadãos atuantes, tolerantes e críticos.

Os cadernos enfatizam ainda, a alfabetização cartográfica, com o intuito de tornar a criança um leitor de mapas e outras formas de representação gráfica da realidade.

• 4 Cadernos bimestrais de Ciências

Neles, a investigação está presente em todos os temas propostos, privilegiando-se o estudo de campo, em aulas práticas que enfatizam as noções de responsabilidade ambiental, alimentação e outras práticas individuais saudáveis, assim como do papel da tecnologia na melhoria da qualidade de vida ambiental e social.

• 1 Pasta anual com pranchas de Artes Visuais

Destinados a iniciar os alunos na apreciação da arte e na reflexão sobre ela, esse material enfoca elementos básicos das artes plásticas, como o ponto, a linha, o plano, a luz e a cor, a figura humana, a textura e a colagem, propondo o desenvolvimento de temas como "Arte e Tecnologia" e "Arte e Sociedade".

Todas as atividades artísticas são realizadas em oficinas, nas quais os alunos criam sobre o tema proposto pelas pranchas. Esses trabalhos são acondicionados em uma pasta (com exceção dos tridimensionais) e entregues no final do semestre.

• 2 Cadernos semestrais de Música

Proporcionam elementos para que o aluno possa discriminar e identificar os sons do seu cotidiano, assim como dos instru men tos musicais, reconhecendo-os, classificando-os, orga ni zando-os no tempo e no espaço.

A cultura auditiva se faz presente nas canções (consideradas pedagógicas), no ritmo, no vocabulário, na teoria musical (trabalhada com uso da flauta doce) e na diversidade dos estilos musicais tratados: erudito, folclórico e popular.

(3)

• 2 Cadernos semestrais de Inglês

Os cadernos de Inglês integram as atividades de laboratório do sistema ELLIS (ENGLISH Language Learning and Instruction System).

Esse sistema oferece ao aluno um curso individualizado e interativo. O conjunto, material usado na sala de aula e material usado no laboratório, encaminha o aluno a uma aprendizagem consciente e ativa.

Os temas buscam sensibilizar o aluno à descoberta de novos meios de expressão.

• 2 diários do aluno semestrais

Utilizadas pelos alunos para anotações diárias, facilitando a organização pessoal e escolar, e como mais um meio de comu -nicação entre escola e família.

• Caderno pautado

Usado para a realização de atividades complementares nas diferentes disciplinas.

• Materiais diversificados

Constam de: papéis variados, tintas especiais, pin céis, madeiras, argila etc.

II) Observações importantes

1) Todo o material deverá ser etiquetado com o nome e o ano em que o aluno estudará.

2) O horário de aulas deve ser verificado diariamente, a fim de que o aluno traga para a escola somente o material necessário.

3) Lembramos que é possível aproveitar as canetas, tesoura, estojo, régua, apontador etc. do ano anterior, desde que estejam em bom estado.

4) Um avental de Artes “Objetivo” constante do uniforme escolar.

(4)

III) Material a ser adquirido

1 pasta polionda, 20mm, amarela (su ge rimos que os alunos apro -veitem a pasta do ano anterior), com elástico, tamanho ofício Dicionário de Língua Portuguesa – sugerimos: Michaelis – Peque -no Dicionário de Língua Portuguesa – Melho ra mentos (edição em conformidade com o Novo Acordo Ortográ fico)

* 1 caneta esferográfica verde * 1 caneta esferográfica azul * 3 lápis pretos

* 1 estojo de canetas hidrocor, ponta fina (12 cores) * 1 borracha

* 1 apontador com depósito * 1 régua de 30cm

* 2 tubos pequenos de cola em bastão * 1 estojo

* 1 tesoura de ponta arredondada (sugerimos Mundial ou Laser) * 1 caixa de lápis de cor (24 cores ou mais)

1 flauta doce Germânica (sugerimos Yamaha ou Rampazzo) 2 blocos de papel canson branco A4

1 garrafa para água (de esporte) 1 toalha pequena (de esporte) 2 canetas marca-texto 1 corretivo à base de água 1 pasta (tamanho A4) com elástico 1 tubo pequeno de cola branca líquida

* I tens que deverão acompanhar diariamente o material do aluno e repostos quando necessário.

(5)

B) LIVROS PARA LEITURA

Os livros abaixo relacionados foram especialmente selecionados para atender ao perfil da criança em cada faixa etária, pois eles funcionam como recursos valiosos no processo de formação de leitores e escritores competentes. Proporcionam, ainda, uma aula prazerosa, rica em reflexões, troca de ideias e experiências, oferecendo às crianças a percepção de diferentes aspectos da realidade, ampliando seu universo pessoal e intelectual.

Que história é essa? – 1.° semestre

Flávio de Souza, Companhia das Letrinhas (Português)

Os problemas da família Gorgonzola – 1.° semestre Eva Furnari – Editora Moderna (Matemática)

A árvore da família – 2.° semestre

Maísa Zakzuk, Panda Books (História e Geografia)

Esperança é o bicho – 2.° semestre Rogério G. Nigro, Ática (Ciências)

Lá vem história (v. 1) – 2.° semestre

Heloísa Prieto – Companhia das Letrinhas (Português)

(6)

C) MATERIAL A SER USADO EM ARTES VISUAIS

1 pasta polionda A4, 40mm, amarela (su ge rimos que os alunos apro veitem a pasta do ano anterior), na qual serão guardados os mate -riais abaixo:

2 tubos pequenos de cola em bastão 1 cola branca grande

1 jogo de canetas hidrocor, grossas 1 lápis preto 2B

1 lápis preto 6B 1 borracha 1 apontador

1 caixa de lápis de cor Aquarela

Obs.: O material descrito acima deverá ser entregue acondicionado na pasta do aluno, sendo reposto à medida que terminar.

1 tela (30 x 40cm) para pintura 2 blocos de papel canson branco A4

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

As camadas são usadas para realizar tarefas como a composição de várias imagens, adição de texto em uma imagem ou adição de formas de vetores gráficos.. Você pode aplicar

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente