• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS DE COLETA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTOS DE COLETA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

PROCEDIMENTOS DE COLETA

Conteúdo do Kit:

Cadeia de Custódia em 4 vias Envelope plástico de envio de amostra 2 envelopes de coleta

2 selos de Segurança 2 lâminas de alumínio

(4)

Materiais auxiliares para coleta:

Caneta, régua, prendedor de cabelo, tesoura, luvas descartáveis, almofada de carimbo para recolhimento de impressão digital, touca, pente, prendedor de cabelos.

Obs: Para agilidade da coleta em pelos, sugerimos aparelho de barbear descartável para cada paciente.

Documentos para Preenchimento do Formulário de

Cadeia de Custódia

Passo a passo:

Solicite do candidato/paciente: RG ou Carteira de habilitação CPF

Confira o documento de identificação do paciente.

Estes documentos serão necessários para o preenchimento do recibo e da cadeia de custódia, deverá ter copia dos documentos para enviar ao laboratório.

Cadeia de custódia:

Bloco carbonado com 4 vias - 1ª (branca) do Laboratório Sodré e 2ª (rosa) do Coletor, 3ª via (verde) do Candidato/Paciente e 4ª via (amarela) Amostra - destaque as vias na seqüência. Preencha o nome do Laboratório/Clínica, bem como o CNPJ correspondente, responsável pela coleta.

(5)

Preencha o concurso para qual o candidato está realizando o exame. Marque as drogas que serão analisadas no concurso.

Nome do coletor, assinatura, marque a data e a hora da coleta.

Verifique o melhor local para a amostra ser coletada.

Informe o tipo de amostra:

Dê preferência a cabelos, não atendendo a janela de detecção solicitado analisar pelos.

Cabelo - não esquecer de preencher na Cadeia de custodia, qual o

comprimento do cabelo real da raiz a extremidade.

Pêlo – marque a opção atentando-se ao local de retirada das amostras. Lembrando que ambas as amostras de pelo deverão ser coletados do mesmo local e assinaladas na Cadeia de Custódia de qual região do corpo as amostras foram retiradas(axilas, peito, braços, pernas, pubianos, sobrancelhas desde que não tenha sido cortados ou raspados nos últimos meses, para atender a janela solicitada).

Outros. Especifique o tipo de amostra e local de retirada. Por exemplo: Unha(mãos); Unha(pés).

Preencha os dados do candidato/paciente com letra legível. Preencha o local e data da coleta.

Indique e colha a assinatura do paciente no local destinado a assinatura do paciente e recolha impressão digital do dedo polegar direito do paciente nas 4 VIAS, no quadro branco.

Preencha os campos em Comentários Adicionais.

Assine no local destinado a assinatura do coletor com nome, RG e faça o mesmo com a segunda testemunha.

(6)
(7)

Preparo do Material

de Coleta

Peça para o paciente sentar-se. Tenha um cesto de lixo próximo. Coloque as luvas descartáveis e touca.

Limpe a tesoura com o lenço umedecido encontrado no sachê de álcool.

Coloque o envelope de amostra e a lâmina de alumínio em um lugar onde o candidato/paciente possa ver.

Defina o local da coleta. No caso de coleta de cabelos, a área deve ser, preferencialmente no meio da cabeça ou na nuca, de modo que não cause prejuízos estéticos ao candidato/paciente.

Escolha a Matriz a ser coletada

(8)

Cabelos

No caso de coleta de cabelo, prender com o clip acima da área a ser coletada.

Meça o comprimento do cabelo da raiz a ponta, com uma régua, para preenchimento da cadeia de custódia. Deve-se verificar se o comprimento atende a janela de detecção solicitada, caso contrario coletar pêlos (esse tamanho pode variar ).

Selecione uma pequena porção de cabelo

(aproximadamente 1 cm de largura) e corte-a o mais rente possível do couro cabeludo.

Pressione as pontas recém cortadas do cabelo em seus dedos e coloque-as na lâmina de alumínio com o lado das raízes (do corte) alinhadas e voltadas para o lado afunilado (mais fino) da lâmina.

Dobre a lâmina de alumínio uma única vez de maneira que fique perfeitamente fechada. Coloque a folha de alumínio dentro do Envelope de Coleta. Repita o mesmo procedimento para a Segunda coleta.

Lembrando: Ambas as coletas deverão ser feitas da mesma região matriz.

Observações:

Não deve-se enrolar o cabelo na lamina, os fios deverão ser colocados retos

Alinhamento das raízes: cuidado redobrado com cabelos cacheados/ encaracolados. Manter as pontas alinhadas no alumínio. Cabelos finos: colete uma amostra maior que a normal.

Cabelos transplantados (dreads, apliques, etc): deve ser dado preferência a pelos

(9)

Pelos:

Corte os pêlos do local selecionado; Coloque no centro da lâmina; Dobre a lâmina uma vez; Insira no envelope de coleta.

Escolha somente uma fonte para coleta de amostra (axilas, peito, braços, pernas ou pêlos pubianos). NUNCA misturar diferentes tipos de pêlo em uma mesma coleta de amostra.

Na coleta de pêlos pubianos, o coletor deverá chamar o supervisor de coleta ou outro responsável como testemunha e efetuar a coleta em local privado de modo que evite constrangimentos ao candidato/paciente.

Observações Importantes para coleta:

• Escolher local, preferencialmente na seguinte ordem: axilas, peito, braços, pernas, pubiano, sobrancelhas e barbas.

• Cortar os pêlos com auxílio de uma tesoura ou lâmina de barbear. • A quantidade média de pêlos é de 10mg, como pode ser

observada na foto.

• Coloque os pêlos no centro da lâmina, sem se preocupar com o alinhamento das raízes.

• Dobre a lâmina de alumínio uma única vez de maneira que fique perfeitamente fechada. Coloque a folha de alumínio dentro do Envelope de Coleta.

(10)

Armazenamento da Coleta

Coloque a lâmina com a amostra coletada no envelope, preencha todos os dados solicitados nos envelopes, tais como nome do coletor, sexo, RG ou CPF, tipo de amostra cabelo ou pelo, informações adicionais, numero da cadeia de custodia, juntamente com a assinatura do paciente.

• Feche o envelope.

• Lacre o envelope com o selo de segurança preenchido corretamente com a data e a assinatura do candidato.

• Certifique-se de que o Envelope plástico para envio não apresenta adulterações e/ou violações.

• Coloque os envelopes lacrados dentro no envelope de plástico, juntamente com a 4ª via da cadeia de custódia (via amarela).

• Retire a fita vermelha e feche o envelope plástico para envio.

(11)

Segurança do Envio das Amostras Coletadas:

Após a coleta dos exames, chame o supervisor do setor responsável que irá enviar as amostras para a conferência dos exames coletados, bem como as vias de cadeia de custódia dos mesmos.

Acondicione as amostras em envelope ou caixa para enviar ao Sodré Toxicológico Imprima pelo site www.sodretoxicologico.com.br/restrito o protocolo de lacre e guarda de amostras, que deverá ser em 02 vias (1º acompanha as amostras e a 2º fica para controle do laboratório coletor).

Obs: O mesmo pode ser preenchido eletronicamente, e impresso em 02 vias. (1º acompanha as amostras e a 2º fica para controle do laboratório coletor).

Solicite ao Sodré Toxicológico a autorização de postagem para enviar as amostras coletadas, juntamente com as vias de cadeia de custódia e protocolo de lacre e guarda das amostras.

Importante: a responsabilidade pela guarda e inviolabilidade das amostras

coletadas, é de caracter do laboratório coletor, por isso armazena as amostras coletadas em local seguro e longe de umidade até serem encaminhadas ao Sodré Toxicológico.

1

2

3

4

(12)

atendimento@laboratoriosodre.com.br

www.sodretoxicologico.com.br

0800-777-8547

Referências

Documentos relacionados

É uma planta melífera, pelo que é muito importante para as abelhas e outros insetos e é cada vez mais apreciada como ornamental devido às suas pequenas flores roxas e folhagem

Este é apenas um exemplo onde o Teorema de Pick foi utilizado para o estudo de áreas geográficas, a partir disto vemos que pode existir a interdisciplinaridade em sala de aula, onde

conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente, ou seja, o valor de mercado é único, muito embora existam outros

Alguns dos autores abaixo relacionados são pesquisadores que não se sentem sufi- cientemente fortes para rasgar a máscara de ferro imposta pela propaganda do DIP getuliano à

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

• Contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional; fundamentação

[r]

importante tocar na questão do esquecimento porque as videoaulas da cibercultura esquecem determinados aspectos da aula tradicional. Em outras palavras, a memória do