• Nenhum resultado encontrado

2.2. A composição da Comissão de Seleção será constituída por 03 (três) membros e instituída pela Comissão Organizadora do Salão, sendo:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.2. A composição da Comissão de Seleção será constituída por 03 (três) membros e instituída pela Comissão Organizadora do Salão, sendo:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO CULTURAL CAPITANIA DAS ARTES PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL

REGULAMENTO

XIII SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL

A Prefeitura da Cidade do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes – FUNCARTE, entidade da administração indireta do Município de Natal, situada à Av. Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta, CEP 59025-280, Natal/RN, torna pública o regulamento para realização do XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal que tem como finalidade divulgar a produção artística na área de artes visuais.

1. FINALIDADE E PARTICIPAÇÃO

1.1. O XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal, instituído através do Decreto nº. 8.541/08 e Portaria Nº 021/2009-GP/FUNCARTE, publicada no Diário Oficial no dia 08 de outubro de 2009, será realizado de 17 de novembro de 2009 a 31 de março de 2010, pela Fundação Cultural Capitania das Artes - FUNCARTE, com o objetivo de incentivar e divulgar a produção do Rio Grande do Norte nas artes visuais.

1.2. Poderão inscrever-se artistas residentes no Rio Grande do Norte há mais de 02 (dois) anos, mediante comprovação de residência e domicílio nesta região, com obras inéditas, produzidas a partir de 2008, apresentadas em perfeitas condições, sem premiações anteriores, sendo vedada a participação destas em outros eventos até o término XIII SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL.

1.3. O XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal será realizado em 03 (três) etapas a saber: 01 (um) cronograma de discussões a serem desenvolvidos a partir do lançamento do regulamento; 01 (uma) exposição com os 18 artistas selecionados e dois convidados pela comissão de organização para compor o XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal e uma exposição em homenagem a Rossini Perez a ser realizada em 2010.

2. ORGANIZAÇÃO

2.1. O evento é promovido pela Fundação Cultural Capitania das Artes - FUNCARTE, cuja organização caberá a Comissão Organizadora, criada para esse fim, nomeada por meio da Portaria Nº 021/2009-GP/FUNCARTE de 08 de outubro de 2009, que aprova este Regulamento.

2.2. A composição da Comissão de Seleção será constituída por 03 (três) membros e instituída pela Comissão Organizadora do Salão, sendo:

a) 02 (dois) Membros de notório saber no campo das artes visuais de outros estados da federação; e

b) 01 (um) membro de notório saber no campo das artes visuais do Estado do Rio Grande do Norte, indicado pelos artistas concorrentes no ato da inscrição. O indicado mais votado será convidado a participação na Comissão de Seleção, caso apresente alguma impossibilidade, será convidado o segundo mais votado e assim sucessivamente. 3. INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão gratuitas e efetivadas na entrega de ficha de inscrição e portfólio do artista no Núcleo de Artes Visuais da Funcarte, no endereço abaixo.

FUNDAÇÃO CULTURAL CAPITANIA DAS ARTES

Av. Câmara Cascudo, 434 - Centro - CEP 59025.280 – NATAL/RN Fone: 84.3232.4599 Fax: 3232 4951

funcarte@natal.rn.gov.br

3.1.2. Cada participante poderá inscrever-se apenas 01 (uma) vez em cada categoria (Desenho, Escultura, Intervenção Urbana, Fotografia, Gravura, Instalação, Poesia Visual, Objeto, Performance, Pintura, Vídeo-arte e arte digital), devendo apresentar, obrigatoriamente, três (3) trabalhos, todos de uma mesma categoria. O artista poderá se inscrever em mais de uma categoria, contudo será selecionado apenas em uma. Nas modalidades instalação, intervenção urbana, performance e vídeo-arte serão aceitos apenas 01 (um) trabalho.

(2)

3.1.3. É vetada aos membros da Comissão Organizadora e de Seleção a inscrição no Salão, bem como aos servidores da FUNCARTE e aos artistas agraciados com o premio aquisição no XII Salão de Artes visuais da Cidade do Natal. 3.2. Etapa de inscrição: de 17 de novembro de 2009 a 30 de dezembro de 2009 (de segunda a sexta-feira), das 8h às 17h ou pelo correio, via SEDEX.

3.3. Os candidatos deverão apresentar como inscrição o seguinte material:

I - Ficha de inscrição encontrada no folder, fotocopiada ou impressa do site www.natal.rn.gov.br devidamente preenchida e assinada pelo artista, acompanhada de cópia xerográfica de CPF, RG, comprovante de residência e dados da conta bancária. Em casos de inscrição por procuração, o procurador deverá obrigatoriamente reconhecer a firma e anexar a ficha de inscrição, procuração específica, cópia do RG e CPF.

II - Portfólio contendo, nesta ordem:

1º Currículo artístico, em formato ofício (21x33cm), com as seguintes informações, quando houver: a) Nome artístico, nome completo, cidade e ano de nascimento;

b) Formação em artes (cursos formais ou informais); c) Principais exposições individuais;

d) Principais exposições coletivas (incluindo salões); e) Prêmios;

f) Obras em coleções institucionais;

g) Principais atividades na área artística/cultural; h) CD contendo arquivo digital das fotografias solicitadas. 2º Breve texto sobre as obras inscritas.

3º Três (03) Fotografias coloridas e impressas em tamanho de 20x25cm, uma para cada obra inscrita no Salão com as seguintes informações:

a) nome do artista; b) título (se houver);

c) técnica e/ou materiais utilizados;

d) dimensões (altura x largura x profundidade);

e) ano de execução e valor de cada obra expresso em Reais; f) peso aproximado para obras tridimensionais;

g) autor da fotografia.

OBSERVAÇÃO: nas obras tridimensionais, o artista deverá apresentar, para cada trabalho, duas fotos em ângulos diferentes;

III Os portfólios não serão devolvidos

IV Somente serão aceitas obras produzidas a partir de 2008

3.4 O artista disporá das seguintes medidas máximas para a apresentação dos trabalhos: Obras bidimensionais - 1,60m de largura e 1,00m de altura.

Obras tridimensionais - 1,20m de largura e de profundidade, por 2,00m de altura cada peça. Instalações - 2,00m² de área, por 2,5m de altura cada instalação.

Instalações de parede - 2,00m de largura, por 2,5m de altura.

3.5. Para obras da modalidade Instalação, o inscrito deverá apresentar um só trabalho, com o projeto, contendo memorial descritivo de montagem, com vista frontal, planta baixa e manutenção da obra. Na apresentação de trabalho que envolver estrutura e equipamentos especiais, o artista deverá providenciá-los.

3.6. Para obras da modalidade Vídeo-arte, o inscrito deverá entregar um só trabalho. O artista deverá entregar, no lugar das fotografias, uma cópia do vídeo em DVD, com duração máxima de 05 (cinco) minutos. Caso o trabalho seja selecionado, o artista deverá apresentar 02 (duas) cópias do trabalho para apresentação, sendo um deles com repetição do vídeo.

(3)

3.7. Para as obras de Intervenção urbana, o inscrito deverá apresentar projeto contendo memorial descritivo da pesquisa realizada; indicação do espaço a ser realizada a intervenção; listar toda a estrutura para a realização da intervenção desde autorização, quando for o caso. Todo o material e estrutura são de responsabilidade do artista. 3.8. No caso de Performance a obra deverá ter duração de no máxima 15 (quinze) minutos e fornecer contato válido para agendar a sua apresentação na abertura do Salão, caso seja selecionado. É de responsabilidade do artista o registro da performance em vídeo (DVD) ou fotografia (impressas e em CD) para exibição durante o período de exposição do Salão, bem como os equipamentos que se fizerem necessários para documentação e exibição.

3.9. Os inscritos residentes fora da capital (Natal) poderão enviar seus portfólios por SEDEX, com porte pago e registrado, para o XIII SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL, Núcleo de Artes Visuais da Fundação Cultural Capitania das Artes - FUNCARTE, localizada na Av. Câmara Cascudo, 434 - Centro - CEP 59025.280 – NATAL/RN. 3.9.1. As inscrições por correio deverão ser via SEDEX com postagem até 18/12 (para artistas residentes em outros municípios do RN).

OBSERVAÇÃO – Em caso de trabalhos que possuam mais de uma autoria ou coletivos, deverá constar na ficha de inscrição a indicação de um responsável junto ao Salão para qualquer fim de direito.

3.10 – Para o ensaio teórico, com o objetivo de estimular a reflexão e pesquisa nas artes Visuais potiguares, o concorrente deve apresentar em arquivo impresso e digital (CD), texto inédito com:

1. Currículo

2. Título do ensaio teórico. 3. Nome do autor(a). 4. Resumo do ensaio

Para o corpo do texto, o Ensaio Teórico deve obedecer as seguintes orientações: a) No mínimo 05 (cinco) e no máximo 10 (dez) páginas, em tamanho A4; b) Letra Times New Roman, tamanho 12;

c) Espaçamento de 1,5 entre as linhas;

d) Margem esquerda e superior com 3cm e direita e inferior com 2cm; e) Numeração da página no canto superior à direita;

f) Parágrafo sem recuo e com intervalo de uma linha entre eles;

g) Citações em letra tamanho 10 com espaçamento simples e recuo de 4cm à esquerda; h) Títulos com letra tamanho 12, em caixa alta e em negrito;

i) Subtítulos com letra tramanho 12 e apenas a primeira letra em maiúscula; j) Bibliografia e referências conforme nomas da ABNT.

4. SELEÇÃO

4.1 . A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira será realizada uma triagem, coordenada pelo Núcleo de Artes Visuais da Funcarte, com o objetivo de verificar se o artista ou coletivo de artistas entregou toda a documentação prevista neste Edital. A segunda será coordenada pela Comissão de Seleção e realizada em etapa única.

4.2. A seleção será realizada através do material, conforme indicado neste regulamento, apresentado no ato da inscrição.

4.3 Não serão aceitos trabalhos realizados com materiais ou técnicas que, de alguma forma, comprometam a integridade de pessoas, animais envolvidos nesse evento ou espaços físicos (como paredes, painéis e expositores) ou ainda que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos.

4.4. Os portfólios serão submetidos, em etapa única, à Comissão de Seleção, formada por número ímpar de membros, quando será lavrada ata da sessão na qual estarão fundamentados os critérios adotados.

4.5. Todos os artistas selecionados receberão certificados de participação e terão expostas suas obras em número determinado pela Comissão de Seleção, não sendo permitidas substituições ou modificações das mesmas durante o período do Salão. As obras selecionadas que não estiverem de acordo com as dimensões informadas neste Regulamento serão automaticamente desclassificadas.

4.6. A Comissão de seleção poderá selecionar menos de 18 trabalhos ou nenhum, caso estejam abaixo dos critérios estabelecidos pela comissão, conforme item 4.4. O mesmo vale para a seleção do Ensaio Teórico.

(4)

4.7. A Comissão de Seleção é soberana nas suas decisões, que são irrecorríveis.

4.8 Durante os trabalhos de seleção e premiação será permitida, no recinto, somente a entrada de pessoas autorizadas pela Comissão Organizadora.

4.9 A Comissão de Seleção examinará os portfólios e elegerá obras de, no máximo, 18 (dezoito) artistas. 5. PREMIAÇÃO

5.1. Serão concedidos até 18 prêmios, cada um no valor bruto de R$ 1.350,00 (mil trezentos e cinqüenta reais), totalizando R$ 24.300,00 (vinte e quatro mil e trezentos reais), sujeito a descontos conforme legislação em vigor. 5.2. Será concedido 2 prêmios para o ensaio teórico sobre a produção das artes visuais no RN, cada um no valor bruto de R$ 1.000,00 (um mil reais), sujeito a descontos conforme legislação em vigor.

5.3. Serão convidados 2 artistas, um local e outro de renome nacional, para compor as exposições realizando palestras e/ou oficinas.

5.4. Os prêmios concedidos a trabalhos realizados em grupo serão entregues ao único responsável indicado na ficha de inscrição.

5.5. Todos os prêmios serão pagos até a data do encerramento desta edição do Salão. 5.6. Os Prêmios receberão, nesta edição, o nome Rossini Perez.

5.7. Os artistas selecionados receberão os seus prêmios através de tramites processuais obedecendo a legislação em vigor.

6. DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS-PREMIADOS

6.1. A lista dos selecionados e premiados será publicada na imprensa e no site da FUNCARTE (www.natal.rn.gov.br) com data prevista para o dia 11 de janeiro de 2010.

7. MONTAGEM E DESMONTAGEM DO SALÃO

7.1. Caberá exclusivamente à Comissão Organizadora o conceito de montagem do Salão. 7.2. As obras selecionadas serão montadas pela Comissão de Organização.

7.3. As instalações ou obras com montagem complexa deverão vir acompanhadas de material e instrumentos necessários para sua execução, sendo o artista responsável pela mesma, correndo toda e qualquer despesa por conta do inscrito. O artista poderá acompanhar a montagem de sua obra no local determinado pela Comissão Organizadora, em data a ser comunicada posteriormente. Se o autor da obra estiver impossibilitado de comparecer à montagem da obra, deverá enviar, juntamente com a mesma, memorial descritivo detalhado que permita à Comissão Organizadora formar uma clara idéia de sua montagem. Caso contrário, a obra será automaticamente eliminada.

7.4. Equipamentos e materiais especiais, necessários à apresentação da obra, tais como: TV, Datashow, Retroprojetor, aparelho DVD/Som e similares, bem como cabos e acessórios serão fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a manutenção dos mesmos. Caso o artista indisponibilize o material para apresentação integral de sua obra, estará automaticamente desclassificado.

7.5. As obras remetidas via correio ou transportadora deverão estar com o porte/frete pago. As obras que não chegarem no prazo para a montagem serão automaticamente eliminadas. Obras que eventualmente tenham sido danificadas durante o transporte somente serão expostas se houver tempo hábil para o restauro, e se a devida cobertura das despesas for efetuada pelo responsável.

7.6. O transporte de retorno das obras será de inteira responsabilidade dos selecionados com frete pago pelos mesmos, e as obras somente serão devolvidas nas embalagens que forem entregues ao Salão. Os artistas são responsáveis pelo acondicionamento adequado de suas obras. Recomenda-se que as obras selecionadas sejam acondicionadas em embalagens adequadas e resistentes (caixas de madeira, tubo de PVC, ou similares).

(5)

7.7. Trabalhos selecionados que exijam montagens ou salas especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica da galeria Newton Navarro. Caso exibidos, o artista selecionado será responsável pela manutenção da obra durante a exibição do salão.

7.8. O(s) artista(s) selecionado(s) na categoria performance, deverá(ão) apresentar no prazo de 24 horas, em DVD ou fotografias, o registro de todas as etapas da apresentação de seu trabalho na abertura do Salão, para a sua permanência durante o mesmo, sob pena de ser desclassificado e conseqüentemente não recebimento da premiação.

7.9. Nas modalidades intervenção urbana e performance os artistas selecionados arcarão com todas as suas despesas e deverão, obrigatoriamente, registrar em vídeo ou fotografia o trabalho, sendo que na categoria performance o artista deverá apresentar ao vivo na abertura do Salão. No transcurso da exposição, estes trabalhos serão apresentados em vídeo ou fotografia, devendo o artista colocar à disposição da FUNCARTE, no mínimo, 2 (duas) cópias, com 5 (cinco) repetições ou 3 (três) fotografias no tamanho de 30x40cm

7.10. As obras não serão cobertas por seguro. A FUNCARTE não se responsabiliza por eventuais danos que possam vir a ocorrer, empenhando-se naquilo que for possível para zelar pelas obras expostas.

8. AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS E INFORMAÇÕES

8.1. Ao ser selecionado, o artista, automaticamente, autoriza a FUNCARTE a reproduzir as imagens dos trabalhos e informações enviadas no portfólio para divulgação na imprensa, em catálogos, postais, livros e outros impressos, meios audiovisuais e eletrônicos (web e e-mail), e responsabiliza-se pelos direitos autorais de fotografias de autoria de terceiros.

8.2. Caso a obra contenha imagens de pessoas, objetos de propriedade de terceiros ou obras intelectuais, o autor deverá possuir um documento de autorização firmado com o respectivo titular de direitos relativos à imagem e/ou obra intelectual devendo encaminhá-la junto ao material de inscrição, eximindo o XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal.

9. DEVOLUÇÃO DAS OBRAS

9.1. As obras selecionadas dos residentes ou não residentes em Natal deverão ser retiradas ao final da exposição impreterivelmente pelo autor (ou com a sua autorização por escrito) no período de 05 de abril a 30 de abril de 2010, das 08h às 17h, no Núcleo de Artes Visuais da FUNCARTE. Após esse prazo a FUNCARTE não se responsabilizará pelas obras, na impossibilidade do cumprimento, ficando a mesma isenta de qualquer obrigação no que se refere à devolução das obras selecionadas.

9.2. Em caso de trabalhos enviados por transportadoras, a Comissão Organizadora devolverá os mesmos, exclusivamente, pela empresa que deverá ser indicada pelo artista no ato da inscrição, com frete pago pelo artista, a qual recolherá as obras na FUNCARTE em horário acordado entre a empresa e a FUNCARTE.

10. DA EXPOSIÇÃO

10.1. O XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal realizará uma exposição coletiva com os artistas selecionados e os artistas convidados sendo um local e outro de renome nacional e uma exposição em homenagem a Rossini Perez a ser realizada em 2010.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 Ao assinarem a ficha de inscrição, os artistas participantes declaram aceitar, integralmente, as condições de participação estipuladas neste regulamento, não podendo retirar ou alterar as obras antes do encerramento do XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal.

11.2. A Comissão Organizadora não aceitará obras que exijam cuidados especiais de segurança e que ofereçam qualquer tipo de risco à segurança dos visitantes.

11.3. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora e pela Comissão de Seleção que atuará desde a sua formação. A Comissão de Seleção atuará até que sejam lavradas e assinadas as atas, quando será automaticamente extinta, permanecendo a Comissão de Organização conforme portaria Nº 021/2009-GP/FUNCARTE de 08 outubro de 2009..

11.4. Quaisquer dúvidas sobre o presente regulamento poderão ser esclarecidas pela Comissão de Organização no Núcleo de Artes Visuais da Fundação Cultural Capitania das Artes - FUNCARTE, localizada na Av. Câmara Cascudo,

(6)

434 - Centro - CEP 59025.280 – NATAL/RN, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, telefones (84) 3232.4599, ou no site www.natal.rn.gov.br ou pelo endereço eletrônico: 13salaoartesvisuaisnatal@gmail.com

12. CRONOGRAMA 2009

Inscrições com entrega dos portfólios:17/11 a 30/12 de 2009 Seleção: 08/01/2010

Divulgação do resultado final: 11/01/2010

Recebimento das obras selecionadas: 12/01 a 18/01/2010 Montagem: 19 a 21/01/2010

Abertura do Salão: 22/01/2010, às 20:30 horas, na FUNCARTE Período de exposição: 23/01 a 31/03/2010

Devolução das obras selecionadas: 05/04 a 30/04/2010, das 08 às 13 horas, na FUNCARTE FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Sanzia Pinheiro Barbosa e Jean Sartief Secretaria: Osmarina Pinheiro e Roberto Bezerra de Medeiros Coordenação de Seminário: Everardo Ramos

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

A sociedade local, informada dos acontecimentos relacionados à preservação do seu patrimônio e inteiramente mobilizada, atuou de forma organizada, expondo ao poder local e ao