• Nenhum resultado encontrado

PIBID de física: um relato de experiência das intervenções no Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PIBID de física: um relato de experiência das intervenções no Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ENCONTRO DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFS

(RE)SIGNIFICANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERGIPE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/RP-UFS (5 DE FEVEREIRO) – SALA 01

PIBID DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS INTERVENÇÕES NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR NESTOR CARVALHO LIMA

Davi Da Mota Oliveira1 Elton Oliveira Carvalho2

Gerson Souza Menezes3 Joelito dos Santos de Jesus4 José Gerivaldo dos Santos Duque5

Luiz Felipe dos Santos Cunha6 Manoel Messias dos Santos Neto7

Marcelo de Jesus Santos8 Matheus de Oliveira Santos9

Thiago Alves Carvalho10 Tiago Nery Ribeiro11 Vinicius Pereira da Costa12

1 Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra

o Projeto PIBID. E-mail: davisbt159753@hotmail.com.

2. Licenciado em Física. Professor da SEDUC/SE. Preceptora do Programa Iniciação à Docência na Escola

Estadual Professor Nestor Carvalho vinculada ao Projeto PIBID/DFCI.E-mail:eltonpinel@bol.com.br.

3 Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra

o Projeto PIBID. E-mail: gersonmenezes61@gmail.com.

4 Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra

o Projeto PIBID. E-mail: joelitosj96@gmail.com.

5 Coordenador do Projeto PIBID/DFCI vinculado ao Programa PIBID e professor do curso Licenciatura em

Física da Universidade Federal de Sergipe. E-mail:gerivaldoduque@gmail.com.

6Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra o

Projeto PIBID. E-mail: luizfelipecunhasantos@gmail.com.

7 Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra

o Projeto PIBID. E-mail: messiasmanoelsantos@outlook.com.

8 Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra

o Projeto PIBID. E-mail: kiddenom13@hotmail.com@outlook.com.

9 Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra

o Projeto PIBID. E-mail: matheus.astro.ufs@gmail.com.

10 Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra

o Projeto PIBID. E-mail: thiagolegal150@live.com.

11 Coordenador de área do Projeto PIBID/DFCI vinculado ao Programa PIBID e professor do curso Licenciatura

em Física da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: tneryribeiro@gmail.com

12Estudante de graduação do 3º período do curso licenciatura em física Universidade Federal de Sergipe. Integra

(2)

RESUMO

Nesse trabalho iremos apresentar uma das atividades propostas durante o programa de iniciação à docência do curso de licenciatura em física do campus professor Alberto Carvalho com o objetivo de aprimorar de sua prática docente, assim como inserir o aluno na prática do ensino e no funcionamento da escola. Nele iremos apresentar como se sucederam as aulas de reforço escolar para turmas da educação básica, 1º ano do ensino médio, do colégio Estadual Professor Nestor Carvalho em Itabaiana, Sergipe.

Palavras-chave: PIBID, Física, Educação básica.

INTRODUÇÃO

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo aprimorar a qualidade de formação de licenciandos, contribuir para a valorização do magistério, incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, inserir os licenciandos no cotidiano das escolas e contribuir para uma melhor articulação entre teoria e pratica de ações acadêmicas. Para isso, através do projeto institucional realizado, o programa integra educação superior e educação básica possibilitando estudantes do curso de licenciatura se aproximarem da realidade das escolas públicas de educação básica podendo observar na prática como evolui o processo educativo.

De acordo com Felício (2014), há na formação de professores a existência de “espaços” que servem como base para a sua formação. No qual um “primeiro espaço” predomina sendo caracterizado pelo modelo dos conteúdos culturais-cognitivos que se centra nas disciplinas do curso, de forma que a aprendizagem de teorias ocupa grande parte dos cursos de licenciatura. Seguido de um “segundo espaço”, que é caracterizado pelo modelo didático-pedagógico dedicado a conhecimentos pertinentes à ação docente, ocorre quando os licenciados, ao aprender um conjunto de teorias, vão a escolas/colégios para praticar/aplicar o que foi construído no espaço acadêmico.

Ainda segundo Felício (2014), há um “terceiro espaço”, no qual o conhecimento sobre a docência deve ser construído por meio de um intermédio entre escola e universidade, nesse contexto pode-se apontar o PIBID como um programa pertencente a esse terceiro espaço, pois permite a inserção antecipada do licenciando na escola, possibilita e incentiva a participação do professor da universidade (coordenador de área) e do professor da Educação Básica

(3)

(supervisor) onde se pressupõe um diálogo constante entre licenciando, coordenador de área e supervisor.

De acordo com Neitzel, et al (2013, p. 103) “Os licenciandos, ao vivenciarem a prática pedagógica em sua área de formação, passam a ter a sala de aula como um espaço em que se traduz o conhecimento em experiências práticas de ensino”. Nesse contexto, vivenciar a prática pedagógica contribui significativamente para a obtenção de experiência por parte do licenciando. Assim, este trabalho pretende apresentar uma das intervenções realizadas por discentes do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Professor Alberto Carvalho. A intervenção foi Aulas de reforço escolar que ocorreram no colégio estadual professor Nestor Carvalho Lima situado na cidade de Itabaiana/SE no turno vespertino.

METODOLOGIA

A intervenção Aula de Reforço emergiu de uma iniciativa própria dos bolsistas integrantes do PIBID, do Departamento de Física de Itabaiana (DFCI), durante a atividade de observação das aulas, ao vislumbrar a dificuldade dos estudantes da escola referente ao conteúdo de Física.

O primeiro passo realizado envolveu o contato dos bolsistas com o professor supervisor, para verificar a disponibilidade da escola e as principais dificuldades dos estudantes a serem trabalhadas durante as aulas de reforço escolar. Após essa interlocução iniciou-se o planejamento das atividades que resultou na seguinte programação:

1° Momento: Preparação de aulas sobre os assuntos solicitados pelo professor supervisor; 2° Momento: Apresentação das aulas ao professor coordenador Dr. José Gerivaldo dos Santos Duque;

3° Momento: Regência de classe na educação básica.

4° Momento: Resolução de exercícios do livro didático utilizado pelo professor supervisor. Nesse trabalho, apresentamos de forma exploratória e de natureza qualitativa, um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas pelos bolsistas durante as aulas de reforço.

DESENVOLVIMENTO

Foram realizadas, pelos bolsistas do PIBID/DFCI/UFS, observações de aulas de física do professor supervisor, o conteúdo observado durante as aulas de física foi Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). As turmas do primeiro ano nas quais foram feitas as observações

(4)

das aulas mostraram-se participativas na resolução dos exercícios e atentos aos temas abordados.

Após a experiência de observação, foram realizadas reuniões entre o coordenador e os bolsistas, com o objetivo de elaboração das intervenções pedagógicas junto às turmas observadas.

As turmas foram divididas em grupos de no máximo 8 estudantes e um bolsista encarregado por aquele grupo, que tinha por finalidade discutir conteúdo e resolver os exercícios propostos sobre o tema da aula a cada semana. Após a conclusão das atividades em grupo, era realizado uma reunião entre os bolsistas para identificar e discutir soluções para as dificuldades encontradas em sala de aula durante o reforço escolar. Também realizou-se reuniões com o coordenador para que fosse discutido sobre possíveis estratégias pera facilitar o processo de ensino e aprendizagem das turmas.

Estas intervenções consistiam em encontros semanais, com duração de duas horas em cada turma, na biblioteca do Colégio. Inicialmente apresentava-se um resumo acerca do conteúdo elaborado pelo bolsista sobre o assunto em questão. Ver Figura 1.

Figura 1 – Apresentação de resumo do assunto MRU.

Fonte: Os autores (2020).

Os bolsistas utilizavam os livros didáticos adotados pela escola para a elaboração do plano de aula e a realização de resolução de exercícios acerca do conteúdo MRU. Ver Figura 2.

(5)

Figura 2 – alunos durante resolução de exercícios.

Fonte: Os autores (2020).

Evidenciou-se ainda que a ação contribuiu para o aperfeiçoamento da didática dos bolsistas envolvidos, pois, ao permitir a inserção antecipada do licenciando na escola, auxiliou na aquisição de experiência didática em prática escolar. Os bolsistas, por estarem na primeira metade do curso, apresentaram dificuldades acerca da didática necessária para auxiliar os alunos nas atividades, elas foram discutidas nas reuniões com o coordenador com o objetivo de melhorar a prática pedagógica nos encontros seguintes. Durante a execução das atividades foi possível observar um crescente interesse dos alunos acerca das próximas intervenções, uma vez que, o número de alunos participantes aumentou com o decorrer das visitas à escola.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

A intervenção da Aula de Reforço possibilitou uma melhor aproximação entre bolsistas, professor supervisor e alunos, evidenciada principalmente na mobilização de todos durante as ações na escola.

A regência de classe, mesmo que em reforço escolar, proporcionou um protagonismo do bolsista, o que favorece significativamente ao processo de formação do futuro docente, ou seja, a partir de práticas didáticas inovadoras a ação foi relevante para a formação do licenciando e possibilitou o conhecimento do funcionamento estrutural e pedagógico da escola de educação básica.

Compreender os modelos pedagógicos que regem as escolas, contribuiu para uma melhor articulação de pensamentos do professor em formação, tornando-o consciente de sua profissão e dos desafios em sala de aula.

(6)

REFERÊNCIAS

BRASIL, Fundação CAPES. PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à

Docência. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>.

Acesso em: 26 jan. 2020.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, mai./ago. 2014. FRANÇA, L. A formação continuada e a sua importância para manter o corpo docente

atualizado. 2018. Disponível em:

<https://www.somospar.com.br/a-formacao-continuada-e-a-sua-importancia-para-manter-o-corpo-docente-atualizado/ > Acesso em: 12 ago. 2019. NEITZEL, A.A.; FERREIRA V.S.; COSTA, D. O PIBID como “terceiro espaço” de

formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, mai./ago. 2014.

Referências

Documentos relacionados

Mediante a utilização do Programa Etnomatemática, incorporado aos fazeres matemáticos nas práticas das manifestações do Congado, foi possível identificar dois tipos

A Figura 12 mostra alguns tecidos comuns usados como reforço em compósitos (LOMOV; VERPOEST; ROBITAILLE, 2005).. A capacidade de suporte de carga de compósitos poliméricos

Para tanto, o primeiro capítulo apresenta um breve resumo da história da Geografia como disciplina escolar, ou seja, o processo que a constituí da forma como temos hoje,

signos dizem respeito à prática da tecelagem artesanal, imprescindível à vida de homens e mulheres na região até aproximadamente a década de 1960 do século passado. Acredita-se

No Brasil, o processo de intensifica&lt;;iio da produ&lt;;iio agricola atingiu seu auge na decada de setenta e tambem acarretou problemas ambientais ( destrui.;ao

Propiciar um panorama geral da área de Física do Estado Sólido, com ênfase nas idéias fundamentais e conceitos gerais, e uma visão moderna da ciência dos materiais. Utilização

No percurso da construção deste trabalho foram apresentados e discutidos os fatores geradores dos altos índices de reprovação no 1º ano do Ensino Médio na Escola

Age at surgery, albumin, postoperative complications, biliary atresia structural malformation (BASM), liver architecture, larger duct diameter at porta hepatis, and cirrhosis