• Nenhum resultado encontrado

PROJETO IV SEMANA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI PIRIPIRI 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO IV SEMANA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI PIRIPIRI 2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Página 1 ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES

CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI

NÚCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - NICEP

IV SEMANA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

DA CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI

PROJETO

Tema Geral:

Diversidade Cultural, movimentos sociais e interdisciplinaridade:

desafios da integração entre ciência e sociedade

Piripiri (PI), 18 a 21 de setembro de 2013.

PIRIPIRI

2013

(2)

Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Página 2 Tema Geral: Diversidade Cultural, movimentos sociais e interdisciplinaridade:

desafios da integração entre ciência e sociedade

Promoção: Christus Faculdade do Piauí (Chrisfapi), através do seu Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Pós Graduação (NICEP)

Período: 18 a 21 de setembro de 2013

Local: Christus Faculdade do Piauí (Chrisfapi)

Público: Estudantes e professores da graduação e pós-graduação, profissionais vinculados às áreas dos cursos de graduação da Chrisfapi, representantes da sociedade civil organizada com interesse na temática.

Coordenação geral: Prof. Me. Jorge Otávio Maia Barreto

Comissão organizadora: Prof. Me. Jorge Otávio Maia Barreto (Bacharelado em Direito), Prof. Me. Rodrigo Amaral (Bacharelado em Administração), Prof. Me. Telmo Andrade (Bacharelado em Fisioterapia), Profa. Manuela Fernandes (Serviço Social), Profa. Me. Rossandra Marreiros (Bacharelado em Enfermagem), Profa. Poliana Oliveira Carvalho (Serviço Social), Prof. Me. Marcondes Brito (Direito), Profa. Sílvia Piva (Administração), Profa. Me. Maria Auxiliadora Liberal (Fisioterapia), Profa Me. Deuselina Pereira (Ciências Contábeis) e Profa. Carla Nayara dos Santos Veras.

(3)

Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Página 3 1 APRESENTAÇÃO

A Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI) realizará a sua IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPIvisando fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico, consolidando a posição da instituição junto à sociedade acadêmica e científica regional. Durante o evento, serão realizados concomitantemente os eventos setoriais dos cursos de graduação da Chrisfapi: a V SEAPI (Bacharelado em Administração), a V JORNADA PIRIPIRIENSE DE CONTABILIDADE (Bacharelado em Ciências Contábeis), o V COLÓQUIO JURÍDICO (Bacharelado em Direito), a IV EXPOCIENF (Bacharelado em Enfermagem), a III SEVIENAFI (Bacharelado em Fisioterapia) e a III SEATCUSS (Bacharelado em Serviço Social). 2 OBJETIVOS

A IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPItem como objetivo a divulgação das atividades de pesquisa realizadas por estudantes em atividades de iniciação científica, estágios, monitoria, extensão e trabalho de conclusão de curso, bem como das pesquisas realizadas na pós-graduação (lato e stricto sensu), visando, também, à integração cultural e científica dos alunos e professores de diferentes instituições de ensino superior.

3 EIXOS TEMÁTICOS 1. Administração 2. Ciências Contábei 3. Direito 4. Enfermagem 5. Fisioterapia 6. Serviço Social 4 CRONOGRAMA PREVISTO

Período para inscrição de trabalhos científicos: 10/06/13 a 10/08/13 Período para inscrição de participantes: 10/06/13 a 17/09/13

Divulgação do resultado da seleção dos trabalhos científicos: 20/08/13 5. DESENVOLVIMENTO DO EVENTO

Estratégias

O desenvolvimento da IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPIdar-se-á com base nas seguintes estratégias:

(4)

Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Página 4 a) Aprofundamento do debate e ampliação do intercâmbio acadêmico sobre o Tema

Geral e nos eixos temáticos constitutivos do evento;

b) Articulação substantiva entre os eventos próprios dos cursos de graduação da Chrisfapi;

c) Articulação entre os pesquisadores, docentes e convidados participantes do evento; d) Fortalecimento e ampliação da publicação de docentes e discentes da Chrisfapi. Atividades

a) Conferência de abertura: Abordagem fundamentada sobre o Tema Geral da IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPI, com a participação de convidados de relevância nacional.

b) Conferência de encerramento: Abordagem fundamentada sobre uma dimensão relacionada com o Tema Geral da IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPI, com a participação de convidados de relevância nacional.

c) Mesas redondas: Apresentação de reflexões fundamentadas sobre tópicos dos eixos temáticos da Abordagem fundamentada sobre o Tema Geral da IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPI, seguido de sessão de perguntas e debates. d) Painéis com convidados: Debates desenvolvidos sobre temas específicos

relacionados com a temática geral e com os eixos temáticos, com a participação de pesquisadores e docentes, enfocando pontos de vista diferentes ou complementares, seguido de rodas de conversas com interessados.

e) Apresentação de trabalhos: Trabalhos individuais e coletivos submetidos à IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPIe aprovados pelos pareceristas ad hoc, nas modalidades comunicação oral e pôster.

f) Atividades complementares: Atividades artísticas e culturais, compreendendo: a. Lançamento de livros e outras publicações;

b. Mostra de produção do programa de pós-graduação da Chrisfapi;

c. Musica daqui e dali (apresentações musicais de artistas locais e convidados); d. Minicursos ofertados pelas coordenações de graduação

6. COMISSÕES E COORDENAÇÕES

Científica: Prof. Me. Jorge Otávio Maia Barreto Assessoria de comunicação: Profa. Silvia Piva

Organização do programa científico: Prof. Marcondes Brito Logística: Prof. Rodrigo Amaral

Atividades complementares: Profa. Maria Auxiliadora Liberal Secretaria Geral: Profa. Manuela Fernandes

(5)

Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Página 5 7. INSCRIÇÕES

Todos os participantes da IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPIdevem realizar sua inscrição mediante o preenchimento do formulário próprio disponível na Secretaria Acadêmica da Chrisfapi (Rua Acelino Rezende, 132, bairro Fonte dos Matos, Piripiri - PI) ou no site da CHRISFAPI na Internet (www.chrisfapi.com.br), no período de 10 de junho a 17 de setembro de 2013.

Taxa. Os alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na CHRISFAPI pagarão uma taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais). Para os demais participantes, a taxa de inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais). A taxa de inscrição na Semana da Iniciação Científica assegura ao participante o direito de comparecer ao evento, seja como ouvinte, debatedor ou apresentador de trabalho. Na hipótese de trabalho científico recusado pelo comitê científico, o participante não terá direito de restituição da taxa de inscrição já paga, ficando assegurada, entretanto, a sua participação como ouvinte. Certificados de participantes. Somente participantes inscritos terão direito a certificado de participação, desde que obtenha frequência igual ou superior a 75% das atividades da IV Semana da Iniciação Científica da CHRISFAPI. O certificado indicará a realização de 20 horas de atividades.

Certificados de apresentação de trabalho científico. Somente os autores de trabalhos científicos aprovados que estiverem regularmente inscritos no evento terão direito a certificado na categoria participante. Os autores com trabalhos científicos aprovados farão jus ao certificado de apresentação, com carga horária adicional de 20 horas para a modalidade ‘comunicação oral’ e 10 horas para a modalidade ‘pôster’.

8. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A submissão de trabalhos científicos Será realizada, exclusivamente, na forma indicada neste edital e somente participantes inscritos poderão submeter trabalhos científicos à IV Semana da Iniciação Científica da CHRISFAPI.

Os trabalhos apresentados devem ser inéditos e não terem sido submetidos anteriormente ou simultaneamente junto a outros eventos científicos. Os trabalhos deverão ser escritos em português e atender às normas cultas do vernáculo, além das normas técnicas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Na coautoria, o primeiro autor deverá ser o apresentador, sendo que os demais autores, inclusive professor orientador, terão direito a certificado, desde que inscritos na Semana da Iniciação Científica da CHRISFAPI.

A seleção dos trabalhos científicos inscritos será feita pelo comitê de avaliação de mérito científico composto por professores integrantes do NICEP, com expertise nas áreas de avaliação e especialmente designados para essa atividade.

(6)

Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Página 6 Cada autor poderá inscrever, no máximo, dois trabalhos, em modalidades diferentes, inclusive considerando-se a coautoria. Cada trabalho poderá constar, no máximo, 04 (quatro) coautores.

Os resumos estruturados dos trabalhos científicos devem ser apresentados através do sistema de submissão online próprio, contendo os seguintes elementos obrigatórios:

a) Título completo, em letras maiúsculas;

b) Autores dispostos pela ordem de autoria, sendo o primeiro autor o responsável pela apresentação (relacionar nome completo, sem abreviaturas); Titulação e vinculação acadêmica (indicar a instituição de ensino do autor e o seu período em curso). Opcionalmente, deverão constar também em nota de rodapé as informações indicando fontes de financiamento do trabalho submetido;

c) Corpo do resumo: deverá ter no máximo 450 palavras, sem gráficos ou figuras, e conter as seguintes seções: Introdução; Objetivo; Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, expectativas de resultados); Resultados e Conclusões.

O artigo científico completo deve conter no mínimo 08 (oito) e no máximo 10 (dez) páginas de texto corrido e obedecer à seguinte estrutura:

a) Título completo, em letras maiúsculas;

b) autores dispostos pela ordem de autoria, sendo o primeiro autor o responsável pela apresentação (relacionar nome completo, sem abreviaturas); Titulação e vinculação acadêmica (indicar a instituição de ensino do autor e o seu período em curso). Opcionalmente, deverão constar também em nota de rodapé as informações indicando fontes de financiamento do trabalho submetido;

c) o resumo informativo, com o máximo de 250 palavras;

d) palavras-chave (máximo de cinco), que devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;

e) O corpo do texto, que deve se constituir de introdução, desenvolvimento e considerações finais e estar em conformidade com normas da ABNT.

O texto do artigo completo deve ser digitado em papel A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm), inferior e direita (2 cm), na fonte Times New Roman tamanho 12 (exceto quando utilizar citações recuadas, que devem usar tamanho 10), com entrelinhas de 1,5. As páginas devem estar numeradas (exceto a primeira página) na margem superior

(7)

Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Página 7 direita. As referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT (NBR 6023).

Os trabalhos científicos que envolvam seres humanos devem claramente os procedimentos metodológicos seguidos e manifestar sua conformidade com as normas da Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde.

9. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos científicos inscritos na IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPI poderão ser selecionados para apresentação nas modalidades comunicação oral e pôster. Comunicação oral: As seções de comunicação oral acontecerão, obedecendo às seguintes normas:

a) as sessões de comunicação serão compartilhadas entre as áreas dos cursos de graduação da Chrisfapi da seguinte forma: Enfermagem - Fisioterapia; Administração - Ciências Contábeis; Direito- Serviço Social;

b) para cada seção de comunicação oral serão selecionados até 06 (seis) trabalhos; c) os trabalhos selecionados para comunicação oral serão previamente divulgados no site da CHRISFAPI (www.chrisfapi.com.br), conforme o cronograma deste edital; d) a comunicação oral será realizada pelo primeiro autor, com duração de 10 minutos;

e) após a apresentação, o mediador estenderá à platéia até 10 minutos para discussão e questionamentos;

f) os apresentadores devem estar no local especificado para a apresentação pelo menos 30 minutos antes do horário designado para a apresentação e providenciar a transferência do arquivo contendo a apresentação, se for o caso, para o computador disponível para a seção;

g) Os trabalhos poderão usar recursos audiovisuais de projetor multimídia, televisão ou vídeo, devendo ser indicada a necessidade no formulário de inscrição.

Pôster: As apresentações de trabalhos selecionados para pôster obedecerão às datas e horários estabelecidos pela organização da na IV Semana da Iniciação Científica da CHRISFAPI, conforme divulgado no site da CHRISFAPI (www.chrisfapi.com.br).

O apresentador deve permanecer no local de exposição para responder aos possíveis questionamentos. O banner deve ser elaborado obedecendo à seguinte estrutura e formato:

(8)

Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Página 8 a) Título do trabalho;

b) Autores, com titulação e filiação institucional;

c) Corpo do trabalho, contendo: introdução, desenvolvimento e conclusão, de forma sintética e clara.

d) O pôster obedecerá às seguintes dimensões: 1,2 m de altura por 0,90 m de largura. 10. AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos submetidos à IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPI serão avaliados e selecionados pela Comissão Científica com base em pareceres emitidos por paraceristas ad hoc, levando em conta os seguintes critérios:

a) Pertinência do trabalho em relação ao eixo temático;

b) Qualidade linguística: uso adequado do idioma, clareza e correção na comunicação e encadeamento lógico dos argumentos;

c) Conteúdo: problematização do tema e consistência analítica, fundamentação teórico-metodológica, contribuição para a produção do conhecimento nas áreas dos cursos de graduação da Chrisfapi;

d) Forma: adequação às normas de apresentação de trabalhos da IV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISFAPI.

Piripiri (PI), 16 de maio de 2013.

Prof. Me. Jorge Otávio Maia Barreto Coordenador do NICEP, pro tempore

Referências

Documentos relacionados

etunicatum apresentaram maior altura, diâmetro de caule, área foliar, biomassa fresca e seca da parte aérea, total de nutrientes absorvidos e substâncias de reserva acumuladas,

[r]

a) No caso de população estocástica espacialmente contínua, os estimadores geoestatístico e clássico apresentaram cobertura observada inferior à cobertura nominal, sendo os

Tensões de fronteira sempre envolvem os agentes que atuam no território e os modos de apropriação e de comercialização dos recursos. As tensões nas fronteiras amazônicas entre

Influência da Adição de Ácido Tartárico na Resistência à Compressão e Tempo de Cura de um Ionômero de Vidro Experimental / Mariana Oliveira Santos - Rio de

O plàncton desempenha papel fundamental na cadeia alimentar dos peixes em todos os ambientes aquáticos, sendo o fitoplâncton, alem de produtor primário, importante fonte de

Desta forma, neste trabalho, os valores dos parâmetros semiempíricos do modelo RICHARDS & WEATHERHEAD (1993), ajustados com base em ensaios de campo de distribuição de água do

Apesar das novas diretrizes incluírem as novas evidências científicas no contexto da monitorização da função cardíaca e da deteção precoce de disfunção