• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PROPPG 004/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PROPPG 004/2016"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

EDITAL PROPPG 004/2016

PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Uergs torna pública e estabelece as normas para o processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de especialização intitulado “GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL” para o primeiro semestre do ano de 2016. O curso de especialização acontecerá na Unidade da Uergs em Três Passos/RS.

1. OBJETO

Esta chamada visa selecionar candidatos para participação no Curso em nível de Especialização, modalidade presencial, cujo objetivo geral é contribuir para a formação e qualificação de recursos humanos em nível avançado para a Gestão e Planejamento Ambiental dos Recursos Naturais nos âmbitos públicos e privado, podendo exercer a qualificação das funções técnicas em áreas correlatas a Gestão Ambiental, desta forma o programa irá formar profissionais com capacidades e habilidades que possam contribuir com o desenvolvimento e melhora da qualidade ambiental regional, estadual e nacional e como consequência contribuir para a busca da sustentabilidade ambiental.

Além disso, a realização do curso tem ainda por objetivos específicos: Qualificar recursos humanos em nível de Pós-Graduação na área de Gestão Ambiental; Capacitar profissionais para o planejamento, gerenciamento e execução de atividades de Gestão Ambiental considerando as áreas multidisciplinares; Promoção e aplicação de técnicas de gestão ambiental voltadas para a melhora dos serviços ambientais no âmbito público e privado; Contribuir para a melhora e desenvolvimento da qualidade ambiental regional, estadual e nacional; Contribuir para o desenvolvimento da Sustentabilidade Ambiental dos recursos naturais.

(2)

EDITAL PROPPG 004/2016 2. PÚBLICO ALVO

Poderão se inscrever como candidatos os graduados, assim como prováveis formandos, em cursos superiores reconhecidos pelo MEC das áreas de Gestão Ambiental, Biologia, Geologia, Ciências Agrárias, Engenharia, Geografia, Arquitetura, Direito, Administração, Química, além de profissionais engajados e com afinidade as causas ambientais, interessados na busca de soluções que possibilitem a interação entre desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental. Os profissionais que realizarem o Curso terão na sua formação e aptidão para atuarem em órgãos públicos e ou empresas privadas, como Prefeituras, Cooperativas, Escolas, entre outras, e em atividades de assessoria técnica.

3. NÚMERO DE VAGAS

Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas para início em Abril de 2016. No caso do não preenchimento de um número mínimo de vagas, o curso não será oferecido. Cabe ressaltar que o número mínimo de alunos para iniciar o curso é de 20 (vinte).

4. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas de maneira presencial, no período 15 de fevereiro a 12 de março de 2016, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 20h00min., na Secretaria da Unidade da Uergs, em Três Passos, Rua Cipriano Barata, 47, Bairro Érico Veríssimo, Três Passos/RS, CEP: 98.600-000, Tel.: (55) 3522 – 2895.

Será admitida a entrega de documentos por intermédio de procurador com poderes específicos obtidos através de procuração simples registrada em cartório.

(3)

EDITAL PROPPG 004/2016 5. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO

As cópias de documentos devem ser acompanhadas dos documentos originais e receberão autenticação da secretaria do curso. Cópias de documentos autenticados em cartório também serão aceitos.

Para inscrição, o (a) candidato (a) à vaga necessita entregar os seguintes documentos:

- Formulário de Inscrição no Processo Seletivo disponível no Anexo 7, e também na página da Uergs http://www.uergs.edu.br e/ou fornecido pela Secretaria do Curso devidamente preenchido e assinado;

- Cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); - Cópia (frente e verso) da Cédula de Identidade (RG ou RNE);

- Cópia (frente e verso) do Título Eleitoral com comprovante de quitação da Justiça Eleitoral para brasileiros;

- Cópia (frente e verso) da Certidão de Nascimento ou Casamento; - 02 (duas) fotografias 3x4 recentes;

- Cópia do Histórico Escolar do curso de graduação;

- Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes do CNPq), documentado apenas com os itens constantes no Anexo 02 deste edital;

- 02 vias de Minuta de Projeto de Pesquisa (no máximo 3 páginas) (de acordo com as linhas de pesquisa do curso), (Anexo 03);

- Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação expedido por IES, reconhecido pelo MEC ou conselhos estaduais ou municipais de educação, atestado de formando ou atestado de provável formando, fornecido pela Instituição de Ensino Superior do Curso de Graduação em questão. No caso de aprovação no Curso de Especialização, os candidatos que apresentaram atestado de provável formando para a inscrição no processo de seleção do curso terão que entregar na Secretaria do Curso, até o primeiro dia de início do curso, documento que comprove a colação de grau. Os alunos que apresentaram atestado de provável formando ou atestado

(4)

EDITAL PROPPG 004/2016

de formando deverão apresentar à Secretaria do Curso, assim que pronto, ou no prazo de 90 dias após a matrícula, cópia do Diploma de Graduação.

- Quadro de Títulos (Anexo 2 deste edital), preenchido e assinado.

Os estudantes que não cumprirem o ordenamento acima perdem a vaga no curso, liberando-a para o suplente seguindo a ordem de seleção.

Observação: Ao final da inscrição e entrega dos documentos, os candidatos deverão assinar termo de entrega de documentos e deverão dispor todos os documentos de acordo com o edital em um envelope e lacrar. Na parte superior do envelope deverá constar o Nome do Candidato.

Os funcionários da Unidade da Uergs Três Passos, somente irão dar autenticação aos documentos, e não terão nenhuma responsabilidade pela documentação e inscrição do candidato após lacre do envelope, onde estes serão encaminhados para a Comissão de Seleção da Pós - Graduação homologar ou não as inscrições. Inscrições com documentação incompleta não serão homologadas.

6. DURAÇÃO DO CURSO

O curso terá duração máxima de 18 (dezoito) meses, com início em Abril de 2016 e término em Outubro de 2017.

Horário das aulas:

Sextas-feiras: das 18h40min às 23h;

Sábados: das 7h30min às 11h50min e das 13h30min às 17h50min.

A carga horária de aulas presenciais do curso é de 390 horas. O certificado de conclusão de curso será entregue a todos os alunos que atenderem às seguintes exigências:

I – 75% de frequência em cada disciplina; II – Conceito mínimo “C” em cada disciplina;

(5)

EDITAL PROPPG 004/2016

7. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa consistirá da análise do Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) e a segunda análise e defesa da Minuta de Projeto de Pesquisa fornecida pelo candidato e de entrevista com o candidato. A cada uma destas etapas será atribuída uma avaliação em escala de 0 (zero) a 10 (dez).

Na primeira etapa os candidatos serão selecionados pela análise do Curriculum Lattes/Vitae, sendo classificados os candidatos até o número correspondente a 1,5 vezes o número de vagas. Os candidatos classificados na primeira etapa serão chamados para a segunda etapa do processo de seleção que corresponderá à realização de entrevistas e defesa da Minuta de Projeto de Pesquisa. No caso de empate na primeira etapa com o candidato classificado na última posição, serão também chamados para a segunda etapa todos os candidatos que apresentarem a mesma pontuação. Para a classificação final será considerado peso 3,0 para a primeira etapa e peso 7,0 para a segunda etapa.

A análise do Curriculum Lattes/Vitae e a entrevista serão realizadas pela Comissão de Seleção, formada por professores Comissão de Seleção da Pós - Graduação, entre os dias 14/03/2016 a 15/03/2016.

Critérios de desempate:

1º – Maior nota na primeira etapa (Análise do Curriculum Lattes/Vitae); 2° - Maior nota da Minuta de Projeto de Pesquisa;

3º – Persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.

ATENÇÃO: Para a análise curricular será utilizado o quadro de critérios de pontuação indicado no Anexo 1, sendo necessária a entrega preenchida e assinada pelo candidato do Anexo 2 (Quadro de Títulos), apresentando-se os documentos comprobatórios no Curriculum Lattes/Vitae, na mesma sequência dos itens apresentados no Anexo 2 (Quadro de Títulos).

(6)

EDITAL PROPPG 004/2016

O resultado preliminar dos candidatos aprovados na primeira etapa de seleção será publicado na página da Uergs na internet e na Secretaria da Unidade em Três Passos, no período da tarde do dia 16 de março de 2016. O resultado final dos candidatos aprovados na primeira etapa de seleção, os horários das entrevistas e a ordem dos candidatos para a entrevista, seguindo como critério a ordem alfabética dos candidatos será publicado na página da Uergs na internet e no mural da Secretaria da Unidade em Três Passos no período da tarde do dia 18 de março de 2016. As entrevistas dos candidatos aprovados na primeira etapa de seleção serão realizadas no período de 21 de Março a 24 de março de 2016.

8. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

O resultado preliminar da seleção, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs (http://www.uergs.edu.br) no dia 29 de março de 2016 e também no mural da Secretaria da Unidade em Três Passos. O resultado final da seleção, após o período de interposição de recursos, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs (http://www.uergs.edu.br) no dia 04 de Abril de 2016 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Três Passos.

9. RECURSOS

O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado do processo seletivo poderá realizar para as duas diferentes etapas do processo de seleção - divulgação dos resultados da análise de currículo e divulgação do resultado final, dispondo das seguintes datas para fazê-lo a contar a data e horários de divulgação de cada etapa, conforme Quadro abaixo:

1ª Etapa da Seleção

(7)

EDITAL PROPPG 004/2016 2ª Etapa da Seleção

Período de recurso 30 de Março de 2016 (até as 18h)

Para recorrer, o interessado deverá encaminhar o Formulário de Recurso disponível no Anexo 8, ou na página da Uergs na internet (http://www.uergs.edu.br). O formulário devidamente preenchido deverá ser enviado para o correio eletrônico: especializacao-gsa@uergs.edu.br até as 18:00 horas.

Recursos fora do prazo serão indeferidos incluindo recursos não recebidos por problemas de envio por falha de conexão de internet.

Observação: Cabe ao candidato a confirmação do envio e recebimento do recurso.

Se do exame do recurso resultar em alteração do resultado, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

Todos os recursos serão analisados pela Comissão de Seleção da Pós - Graduação.

A resposta ao recurso será remetida para o correio eletrônico de origem da interposição do mesmo.

Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou para qualquer outro e-mail que não seja o disponibilizado para esse fim.

Em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão de recurso.

O resultado final da seleção, após a interposição de recursos, será divulgado na página da Uergs (http://www.uergs.edu.br) dia 04 de Abril de 2015 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Três Passos.

10. MATRÍCULA

Terão direito à matrícula no referido curso, os candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS, respeitados os limites das vagas.

A matrícula será realizada de 05 a 14 de abril de 2016, para os candidatos classificados e de 18 a 21 de Abril de 2016 para os suplentes, caso houver vaga

(8)

EDITAL PROPPG 004/2016

disponível, no horário das 08h30min às 12h00min e das 13h30min às 20h00min, na Secretaria da Unidade da Uergs, em Três Passos, Rua Cipriano Barata, 47, Bairro Érico Veríssimo, Três Passos/RS, CEP: 98.600-000, tel.: (55) 3522 – 2895.

A matrícula dos candidatos selecionados poderá ser realizada pelo candidato ou por seu representante legal devidamente identificados. Nessa ocasião, o candidato/representante deverá portar documento de identidade com foto válida em todo o território nacional para entrega do Formulário de Matrícula.

11. INÍCIO DO CURSO

O curso terá seu início em 29 de Abril 2016, nas dependências da Unidade da Uergs em Três Passos/RS.

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e de seus anexos, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento.

A documentação dos candidatos não aprovados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Curso, por um prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão eliminados.

O processo seletivo só terá validade para o Curso de Especialização em Gestão e Sustentabilidade Ambiental que se iniciará em 29 de Abril 2016 em Três Passos/RS.

No caso de candidato ser estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição estrangeira, deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de revalidação por instituições nacionais nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), bem como nas Resoluções nº. 01/2001; 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de Educação – CNE.

(9)

EDITAL PROPPG 004/2016

Em caso de alunos estrangeiros é necessária à apresentação de visto válido de estudante.

Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Curso de Pós-Graduação, através dos telefones (55) 3522-2895, para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso.

Será desclassificado o candidato que:

- Deixar de cumprir ou atender qualquer um dos itens ou regras publicadas do presente Edital;

- Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a realização do processo seletivo;

- Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção da Pós - Graduação em conjunto com a PROPPG.

Documentos utilizados para um item específico não poderão ser utilizados em outros itens.

LOCAL E DATA: Três Passos, Fevereiro de 2016.

Prof. Me. Robson Evaldo Gehlen Bohrer Prof. Dr. Clódis de Oliveira Andrades Filho Coordenador do Curso de Especialização Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Dr.a Arisa Araujo da Luz

(10)

EDITAL PROPPG 004/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

(Pós-Graduação Lato Sensu )

ANEXO 1 - CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE CURRÍCULO

1) A análise de currículo Lattes/Vitae será realizada pela Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Sustentabilidade Ambiental;

2) O Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) deve ser entregue documentado de acordo com as datas indicadas neste edital, com os documentos comprobatórios seguindo a mesma sequência apresentada no item Atividades, deste Anexo e do Anexo 2;

3) O Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) receberá pontuação em nota máxima igual a 10 (dez) pontos.

O Curriculum Lattes/Vitae será analisado utilizando os critérios descritos no quadro abaixo:

ATIVIDADES PONTUAÇÃO

Por Atividade Máximo

a- Graduação com formação na área da Especialização; 3,0 (por graduação) 3,0

b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria;

0,5 (por semestre) 2,0

c- Livro publicado, capítulo de livro publicado ou artigo científico publicado ou aceito em periódico especializado com classificação Qualis

0,4 (por publicação) 2,0

d- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária;;

(11)

EDITAL PROPPG 004/2016 e- Cursos ministrados, Participação como ouvinte em cursos,

Participação em eventos, seminários (na área da especialização) com carga horária igual ou superior às 20h

0,2 (por participação)

2,0

(12)

EDITAL PROPPG 004/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

(Pós-Graduação Lato Sensu)

ANEXO 2 – FICHA DE AVALIAÇÃO CURRÍCULUM LATTES/VITAE 1) Serão considerados apenas títulos comprovados;

2) A classificação dos títulos é de inteira responsabilidade do candidato. Serão considerados os títulos que forem indicados no Quadro de Títulos. A Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Sustentabilidade Ambiental, quando da avaliação do Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) verificará a adequação, porém, não efetuará reclassificação de títulos;

3) Cada título pode ser classificado e computado em apenas um item do Quadro; 4) O candidato deverá entregar o Quadro de Títulos preenchido e assinado, de acordo com o modelo aqui fornecido.

ATIVIDADES PONTUAÇÃO Por Atividade Máximo Pontuação requerida pelo candidato

a- Graduação com formação na área da Especialização; 3,0 (por

graduação)

3,0

b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria

0,5 (por

semestre)

2,0

c- Livro publicado, capítulo de livro publicado ou artigo científico publicado ou aceito em periódico especializado com classificação Qualis

0,4 (por livro, capítulo, artigo)

2,0

d- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária

0,2 (por

resumo)

1,0

e- Cursos ministrados, Participação como ouvinte em cursos, Participação em eventos, seminários (na área da especialização) com carga horária igual ou superior às 20h

0,2 (por

participação)

2,0

(13)

EDITAL PROPPG 004/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

(Pós-Graduação Lato Sensu )

ANEXO 3 – MODELO DE PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Formatação do documento: Extensão: duas a três páginas (exceto a capa); formato A4, fonte arial, tamanho 12, espaçamento simples, margens 2,5cm.

Roteiro de elaboração do Pré-projeto:

1) Capa. 2) Título.

3) Linha de pesquisa (indicar uma das duas linhas de pesquisa do curso). 4) Contextualização e problematização do tema de pesquisa.

5) Objetivos. 6) Metodologia. 7) Referências.

(14)

EDITAL PROPPG 004/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

(Pós-Graduação Lato Sensu ) ANEXO 4 – LINHAS DE PESQUISA

Linhas de Pesquisa Análise e Manejo Socioambiental Desenvolvimento Agrário

Sustentável Lattes Professores Análise e Manejo Socioambien tal Desenvolvimen to Territorial e Gestão da Biodiversidade Educação Ambiental Manejo e Conservação do Solo Produção Agroecológica Sustentável

Aaron Concha V. Hengles x x http://lattes.cnpq.br/6299142642098121

Adriana Helena Lau x x x http://lattes.cnpq.br/5614611625866470

Clódis de O. Andrade Filho x x http://lattes.cnpq.br/5801114574367868

Danni Maisa da Silva x x x x http://lattes.cnpq.br/2971607375965625

Divanilde Guerra x x x http://lattes.cnpq.br/9759850350175482

Édila Dutra http://lattes.cnpq.br/7987472279380319

Eduardo de Souza Lorensi x x x http://lattes.cnpq.br/2959552862063583

Fernanda Hart Weber x x x http://lattes.cnpq.br/8895641923425158

(15)

EDITAL PROPPG 004/2016

Marciel Redin x x x x http://lattes.cnpq.br/7912908707815307

Márlon de Castro Vasconcelos x x x http://lattes.cnpq.br/5983932516722444

Mastrângello Enivar Lanzanova x x x http://lattes.cnpq.br/9256571296288965

Ramiro Pereira Bisognin x x x x http://lattes.cnpq.br/4350438232851273

(16)

EDITAL PROPPG 004/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

(Pós-Graduação Lato Sensu )

ANEXO 05 - RELAÇÃO DE PROFESSORES E EMAIL PARA CONTATOS

Professores emails

Aaron Concha Vasques Hengles aaron-hengles@uergs.edu.br

Adriana Helena Lau adriana-lau@uergs.edu.br

Clódis de Oliveira Andrade Filho clodis-filho@uergs.edu.br

Danni Maisa da Silva danni-silva@uergs.edu.br

Divanilde Guerra divanilde-guerra@uergs.edu.br

Édila Dutra edila-silva@uergs.edu.br

Eduardo de Souza Lorensi eduardo-souza@uergs.edu.br

Fernanda Hart Weber fernanda-hart@uergs.edu.br

Luciane Sippert lucianesippert@uergs.edu.br

Marciel Redin marciel-redin@uergs.edu.br

Márlon de Castro Vasconcelos marlon-vasconcelos@uergs.edu.br

Mastrângello Enivar Lanzanova mastrangello-lanzanova@uergs.edu.br

Ramiro Pereira Bisognin ramiro-bisognin@uergs.edu.br

(17)

17

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

(Pós-Graduação Lato Sensu )

ANEXO 06 - RELAÇÃO DE PROFESSORES E ÁREAS DE DISPONIBILIDADE PARA ORIENTAÇÃO

AARON CONCHA VAZQUES HENGLES – Educação Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Gestão e Planejamento Ambiental, Tecnologias Digitais Ambientais;

ADRIANA HELENA LAU – Estudos, pesquisas, diagnósticos, consultorias e assessorias na área ambiental com trabalhos desenvolvidos em empresas, indústrias, agroindústrias e escolas; Diagnóstico e plano de recuperação de áreas degradadas; Conservação, manejo e sustentabilidade da biodiversidade nativa e de ambientes agrossilpastoris; Monitoramento ambiental; Paisagismo ecológico; Educação Ambiental; Desenvolvimento socioambiental sustentável; Cito genética.

CLÓDIS DE OLVIVEIRA ANDRADE FILHO - Geotecnologias aplicadas à análise e gestão ambiental; Geomorfologia e Meio Ambiente; Geologia Ambiental; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento na Gestão de Unidades de Conservação.

DANNI MAISA DA SILVA – Educação Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Gestão e Planejamento Ambiental, Agroecossistemas, Recuperação de áreas degradadas, Monitoramento e microbiologia ambiental, desenvolvimento regional ambiental, Ciência do Solo.

DIVALINDE GUERRA – Ecologia, Agroecologia, Energias renováveis e não renováveis Logística Reversa, Cadastro ambiental rural, Ecoturismo, Turismo Rural, Educação ambiental.

ÉDILA DUTRA – Educação ambiental, estatística, tecnologias.

EDUARDO DE SOUZA LORENSI – Utilização de dejetos na agricultura, manejo de áreas para reduzir impactos ambientais, aquecimento global, mudanças climáticas, contaminação de solo, erosão hídrica, recuperação de áreas degradadas.

FERNANDA HART WEBBER – Qualidade da água (análises físico-químicas e microbiológicas), tratamento de água, tratamento de efluente de indústria de alimentos.

LUCIANE SIPPERT- Educação Ambiental, Agroecologia, Tecnologias, Metodologia da Pesquisa, Redação Acadêmico, Letramento Acadêmico.

MARCIEL REDIN- Solos, dejetos de animais, compostagem, ciclagem de nutrientes, plantio direto, plantas recuperadoras de solos, microbiologia, agroecologia, insumos alternativos na agricultura, sustentabilidade nos Agroecossistemas.

(18)

18

MÁRLON DE CASTRO VASCONCELOS – Gestão de recursos hídricos e Trabalhos que envolvam botânica no geral.

MASTRÂNGELLO ENIVAR LANZANOVA – Contaminação de solo, erosão hídrica, manejo de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas.

RAMIRO PEREIRA BISOGNIN – Tratamento de efluentes industriais e domésticos; Tratamento de água de reuso e água para abastecimento humano; Remediação de solos contaminados; Licenciamento ambiental; Estudos de impactos de aproveitamentos hidrelétricos (CGH, PCH e UHE); Gestão de resíduos sólidos urbanos e industriais; Gestão de projetos ambientais; Gestão de recursos hídricos; Gestão de áreas protegidas; Gestão de distritos industriais; Educação ambiental.

ROBSON EVALDO GEHLEN BOHRER – Tratamento e reuso e água para abastecimento humano; Remediação de solos contaminados; Licenciamento ambiental; Estudos de impactos de aproveitamentos hidrelétricos (CGH, PCH e UHE); Estudos de Impacto Ambiental; Gestão de resíduos sólidos urbanos e industriais; Gestão de projetos ambientais; Gestão de recursos hídricos; Gestão de áreas protegidas; Educação ambiental, Planejamento e Gerenciamento Ambiental, Avaliação de Agroecossistemas.

(19)

19

ANEXO 7

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM Gestão e Sustentabilidade Ambiental

Nome (*):

Foto

Unidade da Uergs em:

* O nome do aluno deve ser preenchido conforme

Certidão de Nascimento ou Casamento.

Informações Pessoais

CPF: Título de Eleitor:

RG: Órgão Expedidor RG: ______/_____.

Data Expedição RG: / / Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

Estado Civil: ( ) Casado ( ) Solteiro ( ) Separado ( ) Divorciado ( ) Outro: ________

Data nascimento: / / Naturalidade: UF:

Nacionalidade: ( ) Brasileira ( ) Estrangeira: Qual?

Cor ou raça: ( ) Amarela ( ) Branco ( ) Indígena ( ) Preto ( ) Pardo Nome do Pai:

Nome da Mãe:

Endereço Residencial

Logradouro: N.º:

Complemento: Bairro: CEP:

Município: UF:

Telefone residencial: ( ) Telefone celular: ( )

E-mail:

Graduação

Curso:

Instituição de Ensino:

Ano de início: Ano de conclusão:

Município: Estado: Trabalho Nome da Empresa: Unidade: Telefone:

Atividade de trabalho tem relação com o curso realizado na Uergs? ( ) Sim ( ) Não

Observações: Candidato(a) está de acordo com as normas e condições estabelecidas pelo curso.

Data: _____/_____/______ ___________________________________

(20)

20 ANEXO 8

MODELO PADRÃO FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO Recurso contra decisão relativa ao resultado do processo seletivo para o “Curso de Especialização _____________________________________”, constante no Edital n. ________ e em suas retificações, publicados no endereço eletrônico www.uergs.edu.br/, e realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Eu, _________________________________________________, portador do documento de identidade nº________________, CPF nº______________, inscrito para concorrer a uma vaga no processo seletivo para o “Curso de Especialização em ___________________________________” apresento recurso junto à Comissão de Seleção do referido Curso contra decisão do mesmo.

A decisão objeto de contestação é(explicitar a decisão que está contestando) ______________________________________________________________

Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são:

Se necessário anexe documentos, referências e/ou outras fontes externas, listando-as abaixo: ... ... ... ... ... Local e Data: Nome e Assinatura:

Referências

Documentos relacionados

Candidatas/os que já tenham realizado estudos na UFSB como estudante especial estão dispensadas/os da apresentação da documentação, conforme item 3.3.1

c) Declarar, no corpo da proposta, ou em escrito à parte, que nos preços mantidos na proposta escrita e naqueles que porventura vierem a ser ofertados através de

Sala esmagadora: depois de ativada, os personagens têm 2 rodadas para achar uma saída; depois desse tempo, cada personagem que ainda estiver na sala começa a sofrer 10d6 pontos

Ainda, reiteramos que a relação que se estabelece entre a perspectiva transdisciplinar e o discurso disciplinar – ou sobre como a transdisciplinaridade opera articulando

3.1.2 – Serão também eliminados do processo seletivo os alunos cujo histórico escolar apresente duas reprovações na mesma disciplina, em quaisquer semestres, ou

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação torna pública a abertura

(ALUGUEL DEL...

Este contrato não define nenhum percentual de acordo de nível de serviço para o Gerenciamento Cloud Server, SLM (Service Level Management), entre CONTRATANTE