• Nenhum resultado encontrado

Normas Complementares para a Regulamentação de Estágios do Curso de Engenharia Química da UFMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Normas Complementares para a Regulamentação de Estágios do Curso de Engenharia Química da UFMA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Normas Complementares para a Regulamentação de Estágios do

Curso de Engenharia Química da UFMA

O Colegiado do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no uso de suas atribuições, em conformidade com suas diretrizes curriculares e, considerando as alterações relativas às atividades de estágio, introduzidas pela Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, publicado no DOU de 28/09/2008 e pela Resolução Nº 684-CONSEPE, de 07 de maio de 2009, resolve aprovar normas complementares, visando regulamentar tais atividades no supracitado Curso.

CAPÍTULO I: DA DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS ESTÁGIOS

Artigo 1°: A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como ato

educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do Curso.

Artigo 2°: O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório.

§ 1° O estágio obrigatório é definido como pré-requisito no projeto pedagógico do

Curso para aprovação e obtenção do diploma.

§ 2° O estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional,

acrescida à carga horária regular e obrigatória.

CAPÍTULO II: DA REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS

Artigo 3°: Para poder estagiar, o estudante, inclusive estrangeiro, deve estar

matriculado e frequentando as aulas, regularmente. Além disso, deve ser observado, no caso de estudante estrangeiro, o prazo do visto temporário, na forma da legislação vigente.

§ 1° Para realizar estágio não-obrigatório o estudante deve satisfazer as seguintes

condições:

(2)

2 b) Ter coeficiente de rendimento (CR) maior ou igual a 5,0 (cinco) e, no

mínimo, mantê-lo no decorrer do período do estágio, sob pena de não poder renovar o mesmo, quando for o caso;

c) Estar matriculado, em pelo menos três Disciplinas da grade curricular do

Curso, por semestre, e não trancar nenhuma delas durante o período de realização do estágio.

d) Ter no máximo 4 reprovações ao longo do curso;

§ 2° Para realizar o estágio obrigatório o estudante deve ter cursado pelo menos 80% do

curso e ter cursado obrigatoriamente todas as disciplinas de fenômenos de transporte (FT-1, FT-2 e FT-3) e operações unitárias (OP-1, OP-2 e OP-3).

§ 3° A documentação necessária para regularização do estágio junto a instituição de

ensino, que inclui o Termo de compromisso de estágio e o Plano de atividades de estágio deverá ser entregue antes do início das atividades de estágio, no caso do estágio obrigatório. No caso do estágio não obrigatório, a referida documentação deverá ser entregue diretamente a direção geral de estágio (DIGEST) da UFMA.

Artigo 4°: Para serem efetivas e regulares, as atividades de estágio, seja ele obrigatório

ou não, devem ser orientadas, acompanhadas e avaliadas pela coordenadoria de estágio do Curso, por meio de um supervisor docente (por livre escolha dos discentes ou, indicado pela coordenação de estágio de acordo com a disponibilidade) e pela empresa, por meio de um supervisor técnico.

§ 1° A Coordenação de estágio indicará um professor supervisor de estágio com a

responsabilidade de encaminhar e acompanhar as atividades dos discentes nos estágios curriculares supervisionados (obrigatórios e não-obrigatórios).

Artigo 5°: Para um bom andamento do estágio, o supervisor docente manterá contato

com o local onde o estágio está sendo realizado, com a periodicidade que julgar necessária para acompanhamento da realização das atividades do discente ao longo do semestre, tanto para o estágio obrigatório quanto para o estágio não-obrigatório.

Artigo 6°: Não será permitido ao estudante acumular estágios no mesmo período. Artigo 7°: Para fins de aproveitamento de créditos em estágio é vedada a equivalência

entre o estágio não-obrigatório e o obrigatório.

Artigo 8°: Os estágios deverão ser realizados, preferencialmente, em indústrias

químicas ou similares, ou em instituições de pesquisa, devidamente conveniadas com a UFMA, sendo as atividades diretas acompanhadas pelo supervisor técnico representante da empresa concedente. Atividades de iniciação científica, iniciação à docência, tutoria,

(3)

3 monitoria e extensão, não podem ser consideradas para fins de integralização da carga horária de estágio obrigatório.

§ 1° Será considerado, para finalidade de integralização de estágio obrigatório, estágios em laboratórios de pesquisa, da UFMA ou de outras instituições de ensino, desde que fique provado por parte do discente a realização desse estágio em área diferente da área de realização do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e da sua Iniciação Científica (IC).

§ 2° O supervisor técnico do estágio em pesquisa será o professor orientador da instituição de ensino onde será realizado o estágio, entretanto o supervisor docente deverá pertencer a Coordenação do Curso de Engenharia Química (COEQ) da UFMA. § 3° A aceitação do tema de estágio em pesquisa fica condicionada a apresentação prévia do plano de trabalho/pré-projeto por parte do aluno, com anuência do supervisor técnico, para aprovação de mérito por comissão determinada pela coordenação do curso/coordenação de estágio, sendo esta etapa, realizada necessariamente, antes da realização do estágio em pesquisa.

Artigo 9°: Para fins de integralização da carga horária referente às atividades

complementares do Curso é permitido ao estudante o aproveitamento de até 40 (quarenta) horas da carga horária total de estágio não-obrigatório por semestre com carga horária máxima permitida de 60 (sessenta) horas (de forma independente do tempo total de realização do estágio não-obrigatório), conforme estabelece as normas específicas para validação de atividades complementares do Curso de Engenharia Química da UFMA.

CAPÍTULO III: DA AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS

Artigo 10°: Durante o período em que estiver estagiando o estudante é avaliado e se

auto-avalia por meio das seguintes ferramentas:

I. Através da ficha de avaliação de estágio, a qual deve ser aplicada ao final de cada semestre e ser preenchida pelo representante da empresa (supervisor técnico ou administração superior);

II. Estágio não obrigatório: Através do relatório semestral das atividades realizadas, o qual deve ser entregue na Coordenação de estágios do Curso em até 30 (trinta) dias, após o término do respectivo semestre;

III. Estágio obrigatório: Através de relatório de atividades discriminando as 180 horas realizadas, a ser entregue em data definida e divulgada publicamente para todos alunos do curso pelo SIGAA, a cada semestre pela coordenação de estágio;

(4)

4 IV. No caso de estágio obrigatório, o conteúdo do relatório deve ser apresentado, oral e publicamente em data predefinida pela coordenação de estágio, para uma comissão avaliadora composta pelo supervisor docente, pelo coordenador de estágio e pelo supervisor técnico (a depender de disponibilidade);

V. No caso de estágio não-obrigatório a avaliação é feita pelo coordenador de estágios e pelo supervisor técnico, sem necessidade de qualquer apresentação oral.

§ 1° Para a confecção dos relatórios deve ser obedecida à estrutura abaixo:

I. RESUMO

II. INTRODUÇÃO

III. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E DISCUSSÃO

IV. CONCLUSÕES

V. REFERÊNCIAS

VI. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO PELO DISCENTE

VII. ANEXOS

§ 2° O resultado final da avaliação de desempenho do estudante no estágio terá

como base o relatório final e será atribuído pelo supervisor docente, supervisor técnico e coordenador de estágio, considerando obrigatoriamente, o relatório da supervisão técnica e expresso em nota variando de 0 a 10 pontos.

§ 3°: Para ser considerado aprovado no estágio, seja ele obrigatório ou não, o (a)

estudante deve obter nota igual ou superior a 7,0 na avaliação do relatório final de estágio.

§ 4°: O estudante que obtiver nota inferior a 7,0 deverá ter a carga horária de estágio

zerada, relativamente ao período avaliado.

§ 5°: Uma vez tendo sido aprovado o relatório final de estágio não-obrigatório, o

discente ficará responsabilizado por enviar a documentação comprobatória a comissão de validação de carga horária complementar, para creditação da carga horária complementar do estágio em seu currículo junto com as demais atividades complementares realizadas pelo discente.

CAPÍTULO IV: DA ESCOLHA DO COORDENADOR DE ESTÁGIOS

Artigo 11°: 30 (trinta) dias antes do término do mandato do coordenador de estágios

em exercício, o coordenador do Curso abrirá inscrições para os docentes interessados em disputar o referido cargo pelo próximo biênio. Posteriormente, o

(5)

5 Colegiado do Curso escolherá, dentre os inscritos, através de votação, por maioria simples, o nome do próximo coordenador de estágios. Na hipótese de não haver inscritos, o coordenador indicará o docente que tiver a menor carga horária semanal dedicada a atividades de ensino na graduação do curso de Engenharia Química da UFMA para ocupar esse cargo pela periodicidade que julgar conveniente até o limite de 2 (dois) anos.

CAPÍTULO V: DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 12°: Caberá ao Colegiado do Curso estabelecer os anexos e as alterações que

porventura vierem a ser necessários em relação a essa norma.

Artigo 13°: Estas normas entrarão em vigor a partir da data de sua aprovação pelo

Colegiado do Curso.

Artigo 14°: Os casos omissos a estas normas serão resolvidos pelo Colegiado do

(6)

6

FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

1. DADOS DO ESTAGIÁRIO Nome:

Curso: Engenharia Química Período:

Carga horária cumprida: Tipo de estágio: ( ) Obrigatório ( ) Não obrigatório Data de início e término do estágio:___/___/___ a ___/___/___

2. DADOS DA EMPRESA/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE Nome/Razão social: Endereço: Número/Complemento: Bairro: Cidade: Estado: Telefone: Atividade principal: Nome do supervisor:

Setor de realização do estágio:

3. AVALIAÇÃO FORMATIVA DO ESTAGIÁRIO

ASPECTOS HUMANOS E

PROFISSIONAIS

CONCEITO

Ótimo Bom Regular Deficiente

Interesse pelo trabalho Qualidade do trabalho Senso de responsabilidade Capacidade de organização Grau de iniciativa propria Comportamento ético Relacionamento Social Disciplina

Assiduidade

4. COMO É PROCEDIDA A AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO DO ALUNO?

Através de: Reuniões ( ) Relatórios ( ) Observações ( )

(7)

7 5. OBSERVAÇÕES

Dê sugestões sobre as deficiências constatadas na formação profissional do estagiário.

6. AVALIAÇÃO FINAL a) Nota do estagiário

b) Nota referente ao conteúdo do relatório c) Média final

Assinatura do supervisor do estágio, local e data:

______

_________________________________________________ Assinatura do chefe imediato da empresa

(8)

8 Ficha de avaliação de estágio obrigatório

Banca examinadora 1)__________________________________________Ass:____________________ 2)__________________________________________Ass:____________________ 3)__________________________________________Ass:____________________ Aluno examinado: ____________________________________________________ Local do estágio: _____________________________________________________ Período de realização do estágio: ___/___/___ a ___/___/___

Professor orientador (Supervisor docente):

__________________________________________________

Apresentação do relatório: ___/___/___, Local: _____________________________

Quanto a avaliação do relatório escrito:

Avaliador 1 Avaliador 2 Avaliador 3 Organização do texto

Clareza e conteúdo Bibliografia e normativa

Média

Média Final parte escrita1: ______________

Avaliador 1 Avaliador 2 Avaliador 3 Tempo de apresentação

Qualidade dos slides Domínio do conteúdo

Média

Média final apresentação1: ______________

Nota final2 :_____________

1

Média das notas dos três avaliadores no quesito.

Referências

Documentos relacionados

Programa Municipal de Saúde no Trabalho, como instrumento de apoio às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e microempreendedores Individuais - MEI, para acesso a

Para comunicação com pais e responsáveis por envio de e-mail, você pode utilizar a tela de “Envio de E- mail”, na qual consegue enviar, de uma única vez, e-mail para todos os pais

As questões de texto verificarão as seguintes habilidades: identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas

Um ensaio clínico randomizado realizado na Europa, com 6693 mulheres com diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial, mostrou que as pacientes com alto risco clínico

2011, é o espaço de interlocução do governo com os servidores públicos, através de suas entidades representativas, para o estabelecimento de diretrizes gerais

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

conta José Fernando Perez, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, que comandou a dire- toria científica da FAPESP entre 1993 e 2005 — um período