• Nenhum resultado encontrado

Bibliotecas como prática de responsabilidade social: proposta de um mini-tesauro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bibliotecas como prática de responsabilidade social: proposta de um mini-tesauro"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Bibliotecas como prática de Responsabilidade Social: Proposta de

um mini-tesauro

Libraries as Social Responsability Pratice: Proposal for a mini

thesaurus

GT3 - Tecnologia e Organização do Conhecimento Artigo Completo Para Comunicação Oral

CARVALHO, Claudia Pereira do Carmo de1 SOUZA, Gabrielle Mendes de2 OLIVEIRA, Tamirys Pessanha de3

RESUMO

Em razão do aumento crescente de grupos e eventos de discussão sobre as Bibliotecas públicas e da publicação do manifesto da IFLA acerca das Bibliotecas Públicas, houve uma produção científica e não científica de trabalhos abordando esta temática e, com isso, a necessidade de propor um mini-tesauro, com o intuito de criar uma linguagem controlada para fins de padronização no ato de indexação de documentos com assuntos referentes à temática em questão. O embasamento teórico foi em Dodebei (2002) que destaca a importância das linguagens documentárias com base em documentos já existentes e nas classes já existentes da literatura corrente, já Currás (1995) estabelece condições para que tal linguagem documentária seja, efetivamente, um tesauro e foi utilizado o método da categorização apresentado por Campos e Gomes (2006). Foram coletados 78 documentos no buscador Google e na base de dados da Brapci entre 25 de fevereiro a 16 de março de 2018 e, dos 78 documentos, foram selecionados apenas sete e foi feita uma leitura técnica com o intuito de extrair conceitos para construir o mini-tesauro. Com isso, foram encontrados 40 termos, sendo 35 descritores e cinco não descritores, apresentados em Glossário, Distribuição hierárquica dos termos e Distribuição alfabética dos termos conforme a Norma ISO 25964-1

1 Discente de bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: dcrippert1@gmail.com.

2 Discente de bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). e-mail: lori.souza1357@gmail.com.

3 Discente de bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). e-mail: tamiacnoc@gmail.com.

(2)

(2011). Por fim, considera o mini-tesauro cuja estrutura tem o objetivo de representar conceitualmente um domínio proposto que visa a indexação e a recuperação da informação. Palavras-chave: Mini-tesauro. Bibliotecas Públicas. Prática de Responsabilidade Social. Linguagens Documentárias. Recuperação da informação.

ABSTRACT

Due to the increase of groups and discussion events on public libraries and the publication of the manifesto on Public libraries IFLA, there was a scientific and non scientific production of work addressing this issue and, with it, the need to propose a mini-tesauro in order to create a controlled language for purposes of standardization in document indexing with matters relating to the subject in question. The theoretical basis was in Dodebei (2003) who lay emphasys on the importance of documentary languages based on existing documents and existing classes of current literature, also Currás (1995) establishes conditions for this documentary language is, effectively, a thesaurus and was used the categorization method by Campos and Gomes (2006). 78 documents were collected in the Google search engine and database Brapci between 25 february to 16 march 2018 and, of 78 documents were selected only seven and was made a reading technique in order to extract concepts to build the mini-tesauro. With that, were found 40 terms, being 35 and five not descriptors, not featured in Glossary, the hierarchical Distribution of terms and distribution alphabetical order of the terms according ISO 25964-1 standard (2011). Finally, consider the mini-tesauro whose structure is intended to represent conceptually a proposed domain which aims at indexing and information retrieval.

Keywords: Mini thesaurus. Public Libraries. Social Responsability Pratice. Documentary Language. Information Retrieval.

1 INTRODUÇÃO

As discussões que envolvem Bibliotecas Públicas acompanham as mudanças que ocorrem na sociedade. Dessa forma novas ideias expostas são analisadas sobre o papel que este modelo de biblioteca necessita desenvolver para atender as demandas atuais dos usuários. Existem significativos grupos de discussões, pesquisa e eventos a fim de criar debates referentes às Bibliotecas Públicas, tanto em âmbito nacional, como, por exemplo, o Grupo de Pesquisa “Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática”, quanto em âmbito internacional, como o evento anual “Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias” além da publicação de 1994 do Manifesto da IFLA/UNESCO Sobre as Bibliotecas Públicas, que define o seu conceito

A biblioteca pública é o centro local de informação, disponibilizando prontamente para os usuários todo tipo de conhecimento. Os serviços fornecidos pela biblioteca pública baseiam-se na igualdade de acesso para todos, independente de idade, raça,

(3)

sexo, religião, nacionalidade, língua ou status social. Serviços e materiais específicos devem ser fornecidos para usuários inaptos, por alguma razão, a usar os serviços e materiais regulares, por exemplo, minorias lingüísticas, pessoas deficientes ou pessoas em hospitais ou prisões. (INTERNATIONAL FEDERATION LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS, 1994, não paginado)

Além das bibliotecas públicas, organizações empresariais têm levantado questões e desempenham, de forma consistente, o papel da responsabilidade social frente às questões de inclusão, disseminação e universalização do conhecimento e acesso aos serviços essenciais à sociedade como um todo. Diante deste contexto, o trabalho visa a importância de criar uma representação terminológica sobre as práticas de Responsabilidade Social das bibliotecas a fim de contribuir para estudos no campo da Organização do Conhecimento. O objetivo geral é apresentar o mini-tesauro para o domínio “Bibliotecas como prática de responsabilidade social”. Os objetivos específicos são: apresentar as definições dos termos selecionados para o domínio; categorizar os conceitos definidos; apresentar a distribuição hierárquica dos termos e os relacionamentos; apresentar a distribuição em ordem alfabética dos termos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Uso da garantia literária e o endosso do usuário

Na ótica de Dodebei (2002, p. 70-76), a construção de um Tesauro tem como um dos princípios fundamentais que é a garantia literária e o endosso do usuário. No primeiro princípio, no viés indutivo, a autora sustenta que a determinação de classes na construção de linguagens documentárias não deveria ser baseada na classificação do conhecimento, e sim, nas classes em que existe literatura, isto é, a literatura que determina a construção das linguagens documentárias. Além disso, ressalta mais ainda, a importância dos sistemas de recuperação da informação se basearem nos documentos já existentes, pois a consistência das informações a serem construídas nas linguagens documentárias será maior e a precisão no ato de recuperar informações será bem maior.

No segundo princípio, no viés dedutivo, o endosso do usuário seria uma “confirmação” do uso dos termos já construídos por meio das linguagens documentárias,

(4)

aplicados nas pesquisas. Ou seja, seria o uso do tesauro já elaborado com a terminologia especializada para o usuário pesquisar e recuperar a informação com maior precisão.

2.2 Condições para ser um tesauro

Currás (1995, p. 88-90) estabelece condições básicas para que seja um tesauro, ou seja, que tenha, efetivamente, a validade de um tesauro. Primeiramente, deve ser uma linguagem especializada, isto é, quanto mais específico for o campo do conhecimento, mais efetivo será o tesauro, além disso, deve estar normalizado em um processo pós-controlado, as unidades linguísticas que o compõem, por tratar-se de um léxico direcionado a um assunto específico, adquirem a categoria de termos, que devem ser convertidos em palavras-chave e as mesmas devem ter um relacionamento hierárquico, ontológico (associativos) ou por semelhanças de equivalência. Os processos de relação podem se realizar com métodos pré-coordenados ou pós-pré-coordenados, além da construção ser com fins documentários e utilizados nos processos de indexação ou classificação e recuperação da informação e permitir a introdução ou supressão de termos, a fim de manter sua atualidade constantemente. Por fim, o tesauro tem a finalidade de converter a linguagem natural para uma linguagem especializada e normalizada, apta a controlar a informação contida no documento e servir de ligação entre o documento e o usuário, onde o profissional da informação é o agente principal.

2.3 Método de categorização por Campos e Gomes (2006)

A categorização é fundamental para a construção de um tesauro conceitual, pois possibilita a sistematização de todo o conhecimento do domínio proposto e podem ser identificadas no momento da determinação do conceito ao serem inferidas predicações verdadeiras e finais a respeito de um item de referência desta realidade observada. (DAHLBERG, 1978a, p. 21 apud CAMPOS; GOMES, 2006, p. 355). Mas fornecem, ainda, princípios para estruturar todas as classes de conceitos de um domínio, a fim de agrupar conceitos de mesma natureza em classes gerais ou facetas para construir cadeias e renques, que são as séries verticais e horizontais de conceitos, respectivamente. Além de auxiliar no processo de pensar o domínio, não gerando qualquer registro e serve para orientar os

(5)

profissionais no levantamento dos termos e consiste em identificar as possíveis classes gerais (categorias) de conceitos que a área do conhecimento ou objeto do tesauro, comporta. O exercício de categorização torna claro o domínio temático do tesauro e, como conseqüência, estabelece as bases para seleção dos termos, nas fontes de onde eles serão retirados (CAMPOS; GOMES, 2006, p. 355-356).

3 METODOLOGIA

Foi feita uma pesquisa na web e o buscador utilizado foi o Google com os seguintes termos: “bibliotecas” e “responsabilidade social”. Foram encontrados 25 documentos, com assuntos referentes aos descritores entre 25 de fevereiro a 16 de março de 2018, no entanto, foram selecionados apenas dois documentos devido a precisão de ideias apresentadas: primeiro é o Artigo intitulado “Banco de prática de Responsabilidade Social na área da Biblioteconomia”, cuja autoria é da profa. Dra. Elisa Campos Machado e de Carolina Marques Paula e o segundo é a Dissertação de Mestrado intitulada “Bibliotecas Verdes e Sustentáveis no Brasil: diretrizes para bibliotecas públicas”, cuja autoria é de Nathalice Bezerra Cardoso.

Além disso, recorreu a base de dados da Brapci e foi utilizada a estratégia de busca simples, utilizando as seguintes palavras-chave: “biblioteca”, “práticas” e “responsabilidade social”. Após esta busca, foram recuperados cinquenta documentos, no entanto, foram selecionados dois documentos referentes à pesquisa: o primeiro foi o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Bibliotecas Públicas e cidadania: a responsabilidade social dos bibliotecários”, de Neuceli de Campos, já o segundo é a Monografia cujo título é “Responsabilidade social em bibliotecas públicas: como é percebida?”, de Roseli Elias Macedo de Oliveira.

E, para complementar a pesquisa, foram utilizados três documentos oficiais: O Plano Nacional do Livro e Leitura, o Projeto Mais Bibliotecas Públicas e a Instrução Normativa nº 1/2013, do Ministério da Cultura. Após ter selecionado os sete documentos, foi feita uma leitura técnica cujo objetivo é extrair termos que podem ser contextualizados no mini-tesauro. Com a seleção dos termos observou-se a necessidade de defini-los para contextualização. De acordo com Dahlberg (1978, p. 106) "[...] as definições são

(6)

pressupostos indispensáveis na argumentação e nas comunicações verbais e constituem elementos necessários na construção de sistemas científicos". Desta forma, ainda conforme a autora, a definição de um conceito funciona para que haja um limite do conceito ou ideia. O glossário foi elaborado para definir os conceitos, ao delimitar a ideia de cada termo escolhido, e contribuir para a sistematização do tesauro proposto.

4 RESULTADOS

Após a leitura dos documentos selecionados, foram encontrados 40 termos, sendo 35 descritores e cinco não descritores, que representam o domínio apresentado. A apresentação da estrutura do mini-tesauro foi feita conforme as Norma ISO 25964-1, de 2011. e foi subdividida nas seguintes subseções:

1. Definição das formas de apresentação: foi definida a apresentação do mini-tesauro para fins explicativos;

1.1 Notações: auxilia na compreensão dos relacionamentos entre os descritores;

2. Glossário: lista de termos apropriados para adaptar no domínio, com suas definições que indicam sua natureza (categorização) e contextualiza para o determinado domínio;

3. Distribuição hierárquica dos termos: estabelece relações de subordinação entre os descritores e;

4. Distribuição alfabética dos termos: apresenta os descritores em ordem alfabética e seus relacionamentos, sejam hierárquicos (subordinação) ou ontológicos (coordenação).

4.1 Definição das formas de apresentação

Define como será a apresentação da estrutura do mini-tesauro por suas notações e seus respectivos significados.

4.1.1 Notação

(7)

Significado Notação em Português Termo Preferido USE Termo Não-preferido UP

Termo Geral TG

Termo Específico TE Nota de Definição DEF. Termo Relacionado TR Fonte: elaborado pelas autoras, 2018.

Já para a distribuição hierárquica dos termos, apropriou-se das seguintes notações em níveis conforme o Quadro 2.

Quadro 2 – Notações adquiridas para a apresentação da distribuição hierárquica dos termos. Níveis Notação

1 +

2 ++

3 +++

Fonte: elaborado pelas autoras, 2018.

4.2 Glossário

Ação (DEF.): Conjunto de procedimentos cujo foco principal são as bibliotecas e outros espaços que promovam uma prática de responsabilidade social, envolvendo os agentes diretos ou indiretos.

Ação direta (DEF.): Ações que são realizadas em bibliotecas para a comunidade.

Ação indireta (DEF.): Projetos que tem como foco ações de estímulo a leitura, formação de jovens no primeiro emprego, produção e organização de eventos (palestras, seminários e etc.), que são realizadas, não necessariamente, em bibliotecas.

Acervo (DEF.): É o conjunto de documentos, publicações e materiais que constituem o espaço físico uma biblioteca.

(8)

Acesso à informação (DEF.): Ação realizada após a disponibilidade de qualquer informação nas bibliotecas.

Administração Pública (DEF.): Ação de gestão por meio de agentes, serviços e órgãos instituídos pelo Estado. Tem por objetivo atender as necessidades da população, tais como educação, saúde, cultural e etc.

Agente Transformador (DEF.): Pessoa ou profissional atuante na biblioteca que tem como função auxiliar na transformação da realidade social ou cultural na comunidade onde a biblioteca está lotada.

Banco de dados (DEF.): Programa, desenvolvido por profissionais da Tecnologia da Informação, que tem como finalidade apresentar um conjunto de dados que armazenam informações coletadas.

Biblioteca (DEF.): Local onde são guardadas coleções de materiais impressos ou manuscritos, além da possibilidade de outros materiais como filmes, microfilmes, discos, vídeos, etc., que estão ordenados e organizados com o propósito de estudo, pesquisa, leitura geral.

Bibliotecários (DEF.): Profissional bacharel formado em biblioteconomia com registro ativo no conselho de fiscalização competente.

Comunidade (DEF.): Público-alvo da biblioteca, que são frequentadores ou não. Cultura (DEF.): Engloba qualquer produção material ou imaterial de uma população. Diversidade cultural (DEF.): Variedade de aspectos culturais.

Doação de equipamentos e mobiliários (DEF.): Ação que resulta no acréscimo de materiais à biblioteca, mediante a cessão de propriedade feita por pessoa física ou jurídica, a título gratuito e confirmada por um instrumento legal.

Equipamento (DEF.): Instrumento caracterizado pelo conjunto de elementos físicos empregados para o tratamento da informação.

Espaço (DEF.): Local físico.

Fontes de pesquisa (DEF.): Instrumento que tem como característica o uso dos recursos disponíveis na biblioteca para a obtenção de determinada informação.

Gestor Público (DEF.): Pessoa que gere recursos públicos.

Gestão social (DEF.): Gerenciamento caracterizado por ser mais participativo, contando com diversos sujeitos sociais.

(9)

Infraestrutura (DEF.): Conjunto de instrumentos que contribuem para o funcionamento da biblioteca.

Instrumentos (DEF.): Conjunto de mecanismos propícios para o funcionamento da biblioteca.

Instituto Ethos (DEF.): O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Leitura (DEF.): Ato ou efeito de ler, que caracteriza o ato de decifrar signos gráficos que traduzem a linguagem oral.

Manutenção (DEF.): Ação realizada para o aperfeiçoamento ou reposição de recursos no âmbito da biblioteca.

Organizações empresariais (DEF.): Composto de funções e cargos hierárquicos aos quais todos os membros da empresa estão sujeitos, deve ser pautada pela lógica e pela racionalidade, garantindo que os processos de gestão ocorram com clareza e transparência. Organizações sem fins lucrativos (DEF.): São Organizações vinculadas à Organizações Empresariais que estão voltadas para a busca de soluções de problemas sociais.

PARAMA PARAPA (DEF.): Programa de incentivo à leitura, da Fundação Ratón de Biblioteca, de Médelin, Colômbia.

Personalidade (DEF.): Pessoa capacitada para gerir uma função no âmbito social. Pessoa Física (DEF.): Ser humano capacitado como sujeito ativo ou passivo de direito. Plano Nacional do Livro e Leitura (DEF.): São diretrizes para uma política pública voltada à leitura e ao livro no Brasil, em particular, à biblioteca e à formação de mediadores. Essas instâncias assumem papel de destaque no desenvolvimento social e da cidadania.

Políticas culturais (DEF.): Políticas governamentais direcionadas a práticas culturais, a serviço da população.

Políticas públicas (DEF.): Posicionamento governamental relacionado a assuntos do interesse público, conduzem atividades, procedimentos e instrumentos legais que atingem a sociedade.

Práticas de leitura (DEF.): Processo que é realizado, não necessariamente dentro de bibliotecas, entre indivíduos. Tal processo favorece a interação e socialização de usuários,

(10)

tanto dentro e fora do ambiente em que é praticado, com seus pais e com os demais, promovendo a formação da própria identidade.

Projeto mais Bibliotecas Públicas (DEF.): Projeto que prevê um processo de mobilização local a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas no Brasil.

Projetos de estímulo à leitura (DEF.): São projetos que visam atrair novos leitores/potenciais usuários para a biblioteca.

Propriedade (DEF.): Atributos de uma população.

Responsabilidade social (DEF.): Adoção de posturas, comportamentos e ações por parte das empresas, de maneira voluntária. Buscam promover o bem-estar do seu público.

Site (DEF.): Instrumento na forma de um documento eletrônico, que faz parte da Tecnologia da Informação, disponível na rede constituído por um layout de navegação, endereço e conteúdo em meio digital da biblioteca, tendo como finalidade o acesso da comunidade web ao conteúdo da biblioteca.

Tecnologia da Informação (DEF.): Instrumento alinhado à infraestrutura para otimizar e automatizar os sistemas de informação de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas. Usuários (DEF.): Pessoas que utilizam os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca e não se restringe somente ao espaço físico onde a biblioteca está inserida, como bairros e universidades; ela é formada por qualquer pessoa no mundo que tenha acesso à internet.

4.3 Distribuição hierárquica dos termos

Quadro 3 – Distribuição hierárquica dos termos por faceta

FACETA DESCRITORES SUBORDINADOS À FACETA

+ AÇÃO ++ Ação direta

+++ Gestão social

+++ Projetos de estímulo à leitura +++ Projeto mais Bibliotecas Públicas ++ Ação indireta

+++ PARAMA PARAPA

+++ Plano Nacional do Livro e Leitura +++ Práticas de leitura

++ Acesso à informação ++ Administração Pública

(11)

+++ Políticas culturais +++ Políticas públicas ++ Leitura ++ Responsabilidade Social + ESPAÇO ++ Biblioteca + INSTRUMENTO ++ Acervo ++ Equipamento ++ Fontes de pesquisa ++ Infraestrutura ++ Tecnologia da Informação +++ Banco de dados +++ Site + PERSONALIDADE ++ Comunidade +++ Usuários ++ Organizações empresariais +++ Organizações sem fins lucrativos ++ Pessoa física

+++ Agente transformador +++ Bibliotecários

+++ Gestor Público Fonte: elaborado pelas autoras, 2018.

4.4 Distribuição alfabética dos termos

Quadro 4 – Distribuição alfabética dos termos por descritor e relacionamentos

Descritor Relacionamentos

Ação TE Ação direta; Ação indireta; Acesso à informação; Administração Pública; Leitura; Responsabilidade social. TR Espaço; Instrumento; Personalidade; Propriedade. Ação direta TE Gestão social; Projetos de estímulo à leitura; Projeto

Mais Bibliotecas Públicas. TG Ação.

TR Ação indireta; Acesso à informação; Administração Pública; Leitura; Responsabilidade social.

(12)

Ação indireta TE PARAMA PARAPA; Plano Nacional do Livro e da Leitura; Práticas de leitura.

TG Ação.

TR Ação direta; Acesso à informação; Administração Pública; Leitura; Responsabilidade social.

Acervo TE Equipamento; Fontes de pesquisa; Infraestrutura; Tecnologia da Informação.

TG Instrumento. Acesso à informação TG Ação.

TR Ação direta; Ação indireta; Administração Pública; Leitura; Responsabilidade social.

Administração Pública TE Políticas Culturais; Políticas Públicas. TG Ação.

TR Ação direta; Ação indireta; Acesso à informação; Leitura; Responsabilidade social.

Agente Transformador TG Pessoa Física.

TR Bibliotecário; Gestor Público. Banco de dados TG Tecnologia da Informação.

TR Site.

Biblioteca TG Espaço.

Bibliotecários TE Agente transformador; Gestor Público. TG Pessoa Física.

Comunidade TE Usuários.

TG Personalidade.

TR Cultura; Organizações empresariais; Pessoa física.

Equipamento TG Instrumento.

TR Acervo; Fontes de pesquisa; Infraestrutura; Tecnologia da Informação.

Espaço TE Biblioteca.

Fontes de pesquisa TG Instrumento.

TR Acervo; Equipamento; Infraestrutura; Tecnologia da Informação.

Gestor Público TG Pessoa física.

TR Agente transformador; Bibliotecários.

(13)

TR Projetos de estímulo à leitura; Projeto mais Bibliotecas Públicas.

Infraestrutura TG Instrumento.

TR Acervo; Equipamento; Fontes de pesquisa; Infraestrutura; Tecnologia da Informação.

Instrumento TE Acervo; Equipamento; Fontes de pesquisa; Infraestrutura; Tecnologia da Informação.

Leitura TG Ação.

TR Ação direta; Ação indireta; Acesso à informação; Administração Pública; Responsabilidade Social.

Organizações empresariais TE Organizações sem fins lucrativos. TG Personalidade.

TR Comunidade; Cultura; Pessoa física. Organizações sem fins lucrativos TG Organizações empresariais.

PARAMA PARAPA TG Ação indireta.

TR Plano Nacional do Livro e Leitura; Práticas de leitura. Personalidade TE Comunidade; Cultura; Pessoa física.

Pessoa física TE Agente transformador; Bibliotecários; Gestor Público. TG Personalidade.

TR Comunidade; Cultura; Organizações empresariais. Plano Nacional do Livro e

Leitura

TG Ação indireta.

TR PARAMA PARAPA; Práticas de leitura. Políticas culturais TG Administração Pública.

TR Políticas públicas. Políticas públicas TG Administração Pública.

TR Políticas culturais. Práticas de leitura TG Ação indireta.

TR PARAMA PARAPA; Plano Nacional do Livro e Leitura.

Projetos de estímulo à leitura TG Ação direta.

TR Gestão social; Projeto mais Bibliotecas Públicas. Projeto mais Bibliotecas

Públicas

TG Ação direta.

TR Gestão social; Projetos de estímulo à leitura. Responsabilidade social TG Ação.

(14)

TR Ação direta; Ação indireta; Acesso à informação; Administração Pública; Leitura.

Site TG Tecnologia da Informação.

TR Banco de dados. Tecnologia da Informação TE Banco de dados; Site.

TG Instrumento.

TR Acervo; Equipamento; Fontes de pesquisa; Infraestrutura.

Usuários TG Comunidade.

Fonte: elaborado pelas autoras, 2018.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em razão do aumento considerável do número de bibliotecas públicas, que foi significativo nos últimos anos devido aos manifestos e discussões de entidades nacionais e internacionais, como a IFLA, em 1994, houve o surgimento de grupos de pesquisa acadêmica e eventos para promover o debate e a reflexão acerca das bibliotecas públicas. Tudo isso em conjunto do grande crescimento de empresas com missões visando à prática de responsabilidade social, incluindo a democratização e a conscientização do acesso à informação e ao bem de consumo.

Essa conjuntura criou condições favoráveis para a elaboração desta estrutura conceitual em forma de mini-tesauro, com o intuito de iniciar os estudos de uma representação terminológica para o domínio “Bibliotecas como prática de responsabilidade social”.

O mini-tesauro criado serve como instrumento funcional, visando a indexação e a recuperação da informação em bibliotecas que atuam e/ou possuem documentos relacionados ao domínio proposto. Mais do que isso, o mini-tesauro é uma forma de reflexão e representação da temática. Conforme abordado anteriormente por Emília Currás, o tesauro deve construir uma ligação entre o documento e o usuário.

Para a elaboração deste mini-tesauro, foi importante a existência de uma metodologia eficiente. Começando pela análise técnica dos textos escolhidos, seguida pela seleção e definição dos termos, que configurou o glossário, fazendo com que a visualização geral dos termos fosse ampla o que facilitou a construção do mini-tesauro.

(15)

A atualização, em âmbito nacional e internacional, das discussões relacionadas ao domínio estudado deve servir para dar continuidade à estrutura do mini-tesauro proposto.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Daniela Aparecida et al. Organizações sem fins lucrativos e a gestão estratégica: um estudo da eficiência operacional pelo modelo de análise da competitividade do Instituto Alemão de Desenvolvimento (IAD). In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 32., Rio de Janeiro, 2008. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2008, p. 1-16. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APS-C2805.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2018.

ARRUDA, Susana Margaret de. Glossário de biblioteconomia e ciências afins: português inglês. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. 229 p.

Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática. Grupo de Pesquisa – GPBP. Disponível em: <http://culturadigital.br/gpbp/>. Acesso em: 6 abr. 2018.

BRAPCI. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/>. Acesso em: 16 mar. 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. Instrução Normativa nº 1/2013/MinC. Disponível

em:

<http://www.cultura.gov.br/leis/- /asset_publisher/aQ2oBvSJ2nH4/content/instrucaonormativa-n%C2%BA-1-2013-minc/10937>. Acesso em: 07 abr. 2018.

______. ______. Plano Nacional do Livro e Leitura. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/pnll>. Acesso em: 07 fev. 2018.

______. ______. Projeto Mais Bibliotecas Públicas. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/banner3/-/asset_publisher/axCZZwQo8xW6/content/projetomais-bibliotecas-publicas/10883>.

Acesso em 07 fev. 2018.

CAMPOS, Maria Luiza Almeida; GOMES, Hagar Espanha. Metodologia de elaboração de tesauro conceitual: a categorização como princípio norteador. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 348-359, set./dez. 2006.

CAMPOS, Neuceli de. Bibliotecas Públicas e cidadania: a responsabilidade social dos bibliotecários. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Ciências da Informação, Porto Alegre, 2013.

(16)

CUNHA, Murilo Bastos da. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008. 451 p.

CURRÁS, Emilia. Tesauros: Linguagens Terminológicas. Brasília, DF: IBICT, 1995.

DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. CI. Inf., Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, dez. 1978. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/115/115>. Acesso em: 30 maio 2018.

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro, RJ: Interciência, 2002.

GRIGOROWITSCHS, Tamara. O conceito de "socialização" caiu em desuso? Uma análise dos processos de socialização na infância com base em Georg Simmel e George H. Mead. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 102, p. 33-54, jan./abr. 2008. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a0329102.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2018.

INTERNATIONAL FEDERATION LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. France: IFLA, 1994. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/plmanifesto-ptbrasil.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2018.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 704: Terminology work — Principles and methods. Geneva: ISO, 2000.

______. ISO 25964-1: Information and documentation — Thesauri and interoperability with other vocabularies — Part 1: Thesauri for information retrieval. Geneva: ISO, 2011.

MACHADO, Elisa Campos; PAULA, Carolina Marques. Banco de prática de

Responsabilidade Social na área da Biblioteconomia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 26, 2. sem. 2008.

SILVA, Edvan Carneiro da et al. Origem, características e classificação das organizações internacionais. Revista do Mestrado em Direito, Brasília, v. 1, n. 2, p. 147-162, 2007. SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 85-88.

SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva). Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

MACAU KAING WU HOSPITAL FIRST OUTPATIENT - 2/F MEDICAL CLINIC Estrada do Repouso, Macau MACAU KAING WU HOSPITAL FIRST OUTPATIENT - 2/F OPHTHAIMIC CENTER Estrada do Repouso, Macau

O presente trabalho resulta da dissertação de Mestrado intitulada: Mediação, leitura e inclusão social: um caminho para ação cultural na Biblioteca Pública- o caso das Bibliotecas

FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS - FAIARA 6- LOCAL DE INSCRIÇÕES. 6.1- Na secretaria da FAIARA. 7.2 – Não haverá devolução do valor correspondente à taxa de inscrição. 7.3 –

Pretende, assim, conjugar as iniciativas dos diferentes parceiros, com ações e intervenções a implementar no concelho designadamente, através do Plano de Ação do CLDS 3G

A partir dessas afirmações surge à necessidade de um aprofundamento teórico sobre essa temática, para compreender como a criança compreende esta Educação

O presente estudo apresentou como resultados os valores de normalização dos dados, entre a concentração de proteínas e o número de células viáveis (log UFC/mL), na tentativa

Fundação Antonio Meneghetti &amp; Faculdade Antonio Meneghetti – Recanto Maestro |

• As exportações de Veículos automotores (-US$ 24,3 milhões), um dos setores com maior importância em termos de valor adicionado para a economia do RS, ainda está distante