• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Gestão 2019 do Instituto Superior de Agronomia Universidade de Lisboa. Relatório de Gestão. Instituto Superior de Agronomia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Gestão 2019 do Instituto Superior de Agronomia Universidade de Lisboa. Relatório de Gestão. Instituto Superior de Agronomia"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Relatório de Gestão

Instituto Superior de Agronomia

(2)

Índice

1. Nota Introdutória ... 3

2. Análise Económica e Financeira ... 5

2.1. Estrutura do Balanço ... 6

2.1.1.

Responsabilidades perante Terceiros ... 7

2.1.2.

Dívidas Operacionais ... 7

2.1.3.

Dívidas ao Estado ... 7

2.1.4.

Outras responsabilidades perante terceiros ... 7

2.1.5.

Responsabilidades de terceiros perante o ISA ... 8

2.1.6.

Devedores por Transferências e subsídios não reembolsáveis ... 9

2.1.7.

Diferimentos ... 10

2.1.8.

Ativos não correntes ... 11

2.1.8.1.

Ativos fixos tangíveis ... 11

2.1.8.2.

Propriedades de investimento ... 14

2.1.9.

Património líquido - Resultados Transitados ... 14

3. Indicadores de Gestão ... 15

4. Demonstração de Resultados ... 16

4.1. Estrutura de Rendimentos ... 17

4.1.1.

Impostos, contribuições e Taxas ... 17

4.1.2.

Prestações de Serviços e concessões ... 18

4.1.3.

Transferências e subsídios correntes obtidos ... 18

4.1.3.1.

Transferências do Orçamento de Estado ... 18

4.1.3.2.

Transferências correntes e de capital ... 18

4.1.4.

Outros Rendimentos e Ganhos ... 19

4.2. Estrutura de Custos ... 19

4.2.1.

Fornecimentos e Serviços Externos ... 21

4.2.2.

Transferências e Subsídios Concedidos ... 22

4.2.3.

Gastos com o Pessoal ... 22

4.2.4.

Outros Gastos e Perdas ... 23

5. Receitas e Despesas – Execução Orçamental (Conta Gerência 2019) ... 23

5.1. Análise da Execução da receita ... 24

5.2. Análise da Execução da despesa ... 25

5.3. Autofinanciamento ... 25

(3)

1.

Nota Introdutória

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) é uma Escola da Universidade de Lisboa (ULisboa), dotada de autonomia estatutária, científica, cultural, pedagógica, administrativa, financeira e patrimonial que se rege pelos Estatutos do ISA (Despacho Reitoral nº 8240/2020 publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 165, de 25 de agosto).

O ISA é a maior escola de graduação e pós-graduação na área de Ciências Agrárias sensu lato (Engenharias Agronómica, Zootécnica, Florestal e Alimentar), incluindo ainda as áreas de Engenharia do Ambiente, Arquitetura Paisagista e Biologia.

“É missão do ISA ministrar ensino universitário de qualidade e desenvolver o conhecimento, a cultura e a ciência através de investigação nos domínios das Ciências e Engenharias Agronómica, Florestal, Zootécnica, Alimentar e do Ambiente, da Arquitetura Paisagista e da Biologia, assim como realizar processos de inovação, transferência de tecnologia e de disseminação de informação, com elevados padrões de exigência e qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a competitividade do país, num quadro de valores humanistas.” (Art. 2º dos Estatutos do ISA).

Os recursos materiais do ISA incluem:

• Jardim Botânico da Ajuda, com 3,5 hectares;

• Tapada da Ajuda, parque agrícola, florestal e botânico com cerca de 100 hectares, registado em nome da ULisboa, gerido atualmente pelo ISA, exceção feita aos edifícios ocupados por entidades externas. Dentro da Tapada da Ajuda existem o Auditório da Lagoa Branca (360 lugares), o Auditório de Pedra (400 lugares ao ar livre) e o Pavilhão de Exposições, com 1100m2 de área e capacidade até 1000 pessoas;

• Como importantes para o ensino e investigação pode-se referir a Biblioteca com cerca de 64000 títulos; o herbário com cerca de 90000 exemplares; cerca de 3100 m2 de salas e anfiteatros e 2800 m2 de laboratórios para investigação e ensino; campos de produção, com destaque para duas vinhas, três pomares com fertirrega, um olival, um campo de culturas anuais (a Terra Grande), uma horta e uma instalação de culturas bioenergéticas.

A investigação está concentrada em três Unidades de Investigação (UIs):

• Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF) • Centro de Estudos Florestais (CEF)

• Polo da Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (InBio), designado por Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves (CEABN)

As publicações científicas têm mantido uma trajetória ascendente, apesar das dificuldades de captação de projetos em consequência da localização do ISA na região de Lisboa e Vale do Tejo.

(4)

O Plano de Atividades do ISA para 2019 submetido ao Conselho de Escola está assente em quatro eixos fundamentais:

Promover um ensino de qualidade para uma aprendizagem inspiradora

Os objetivos operacionais deste eixo são: aumentar a procura qualificada do ensino do ISA, melhorar o ensino no ISA e promover uma reforma curricular, aumentar a oferta de cursos avançados não conferentes a grau (curta duração), promover a atratividade do ISA para os melhores estudantes nacionais e internacionais, promover a internacionalização do ISA, estimular a ligação entre o ensino e a investigação, promover a qualidade do ensino no ISA e promover a qualificação dos docentes e técnicos.

Assegurar a liderança por uma investigação transformadora da realidade

Este eixo tem como objetivos melhorar a classificação FCT dos centros de investigação, promover o diagnóstico do estado da investigação e perspetivar sinergias, reposicionar o ISA como motor de

networking no domínio das ciências agrárias e recursos naturais, aumentar o número de estudantes de

3.º ciclo, modernização de edifício dedicado à investigação e inovação, reforçar, com o apoio da Biblioteca do ISA (BISA), o depósito de publicações no repositório institucional de produção inteletual em formato digital, reforçar os meios de comunicação e marketing sobre a investigação e inovação efetuada no ISA e apoiar a capacidade e qualificação do Gabinete de Projetos para potenciar os esforços dos investigadores do ISA e a inovação.

Desenvolver soluções de conhecimento e inovação para a sociedade

Pretende-se fortalecer a cooperação institucional para a investigação com as empresas e associações dos sectores onde o ISA desenvolve a sua missão de ensino e investigação, estabelecer o modelo jurídico de relacionamento do ISA com Unidades de Apoio Tecnológico externas, aumentar a interação com a comunidade local de Alcântara e da Ajuda e promover o associativismo.

Garantir a boa governação e sustentabilidade financeira

Em termos de governação, pretende-se promover a transparência das ações e a accountability dos vários Órgãos de Gestão do ISA, integrar os novos docentes e investigadores, promover a gestão do Jardim Botânico da Ajuda, apoiando a respetiva direção, apoiar o desenvolvimento do Sistema Integrado de Garantia da Qualidade e efetuar reuniões de audiência e discussão aberta com técnicos, funcionários docentes e investigadores.

Os objetivos relativos à gestão patrimonial e finanças foram garantir a sustentabilidade financeira ao nível do OE e RP, elaborar o Programa Estratégico do Plano de Desenvolvimento do campus da Tapada da Ajuda, aumentar o financiamento externo, recuperar património histórico e continuar com o reforço da Gestão das infraestruturas.

(5)

2. Análise Económica e Financeira

Os documentos da prestação de contas foram preparados em conformidade com o Sistema de Normalização Contabilístico para a Administração Pública (SNC-AP), com exceção da Norma de Contabilidade Pública 27 – Contabilidade de Gestão.

O Balanço, a Demonstração das alterações do património líquido, a Demonstração de Resultados, o Mapa de Fluxos de Caixa e o Mapa do desempenho orçamental apresentados, proporcionam uma visão completa sobre a situação financeira, patrimonial, económica e orçamental do Instituto Superior de Agronomia, à data de 31-12-2019, a todas as partes interessadas e que interagem com a Instituição.

A situação financeira relevada nas demonstrações financeiras de 2019 do Instituto Superior de Agronomia evidencia um resultado negativo no seu desempenho ao nível patrimonial (ver tópico 4).

Em termos de eventos subsequentes importa referir que:

As previsões antes da crise COVID-19, perspetivavam para Portugal um ano de 2020 em que o crescimento se manteria estável. Com esta crise, enfrenta-se agora alguma incerteza na evolução da economia portuguesa num futuro próximo.

Contudo, é possível identificar algumas situações que terão que ser analisadas de forma contínua e que podem afetar as contas do Instituto em 2020:

• Redução dos rendimentos como consequência da redução do poder de compra das famílias dos alunos;

• Redução das transferências orçamentais devido ao défice orçamental:

• Aumento dos gastos relacionados com medidas necessárias para assegurar as aulas em contexto de pandemia

Prevê-se ainda a extinção da INOVISA enquanto personalidade jurídica de direito privado e integração como unidade do ISA.

O ISA continuará o ajustamento estrutural às regras do financiamento das Instituições de Ensino Superior e à distribuição da dotação de orçamento de Estado no seio da Universidade de Lisboa. No âmbito desse processo de convergência, gradual, o ISA encaixou em 2019 uma redução de 216.581 €.

Em 2019, no âmbito do programa estratégico de desenvolvimento do campus da Tapada da Ajuda, efetuaram-se diversos estudos e processos preparatórios. Entre eles, destaque para a elaboração do projeto de execução da requalificação do espaço publico, mobilidade e trilhos - intervenção que terá o apoio da Câmara Municipal de Lisboa em 2020 - a candidatura ao programa POSEUR para o reforço da eficiência energética (com decisão em 2020) e a adjudicação do estudo de requalificação do laboratório Rebelo da Silva no sentido de ser transformado no centro de investigação e inovação em ciências agrárias e sustentabilidade do ISA. Destaque, também, para a processo de concessão da reabilitação-operação do edifício "A Geradora", património histórico construído já em estado avançado de degradação e que em 2019, após concurso público, foi concessionado a uma empresa do sector agrícola. Esta concessão concretiza uma parceria com contrapartida financeira, mas, mais do que isso, constitui uma aposta para a inovação e para a construção de um museu de Agricultura, Alimentação, Biodiversidade e Arte, tal como preceituado no decreto fundador do ISA em 1910.

(6)

2.1.

Estrutura do Balanço

Da análise à estrutura do balanço, constata-se que os ativos não correntes têm um peso predominante no ativo total do Instituto.

O quadro seguinte evidencia os valores das várias componentes do Balanço, para o ano de 2019 e 2018:

Quadro 1 - Componentes do Balanço

(Valores expressos em euros) DATAS

RUBRICAS

Notas do

Anexo às DFs 31/12/2019 31/12/2018

ATIVO

Ativo não corrente

Ativos fixos tangíveis 5 11.578.692,16 10.169.373,23 Propriedades de investimento 8 5.142,28 98.584,23 Participações financeiras - MEP 22 85.039,15 69.728,98 Outros ativos financeiros 18, 22 76.750,00 74.350,00

11.745.623,59 10.412.036,44 Ativo corrente

Devedores por transferências e subsídios 16.470.908,33 8.672.746,72 Clientes, contribuintes e utentes 18 1.466.553,00 388.796,47 Estado e outros entes públicos 23.2 - 1.869,38 Outras contas a receber 23.8 334.879,82 1.827.494,43 Diferimentos 23.1 59.970,30 49.189,60 Outros ativos financeiros 18 - 477,50 Caixa e depósitos 1.2, 18, 23.11 7.161.313,80 8.349.504,42 25.493.625,25 19.290.078,52 Total do ativo 37.239.248,84 29.702.114,96 PATRIMÓNIO LÍQUIDO Património Liquido Património / Capital 1.952.954,54 1.952.954,54 Resultados transitados 23.9 3.785.972,89 3.636.817,96 Outras variações no património líquido 23.9 10.916.876,69 9.749.591,50 Resultado líquido do período (14.787,78) (162.648,11)

Total de Património Líquido 16.641.016,34 15.176.715,89

PASSIVO

Passivo não corrente

Provisões 27.641,99

-Diferimentos 23.1 12.406.115,57 829.882,60

12.433.757,56 829.882,60 Passivo corrente

Fornecedores 18 24.611,28 2.573,46 Adiantamentos de clientes, contribuintes e uten 18 7.012,55 9.574,88 Estado e outros entes públicos 23.2 54.530,28 21.158,30 Outros contas a pagar 23.8 2.744.512,13 2.353.320,61 Diferimentos 23.1 5.333.808,70 11.308.889,22

8.164.474,94 13.695.516,47 Total do passivo 20.598.232,50 14.525.399,07 Total do património líquido e passivo 37.239.248,84 29.702.114,96

(7)

2.1.1.

Responsabilidades perante Terceiros

Encerrámos o ano económico com responsabilidades assumidas perante terceiros no total 2.830.021,82€ (2.386.627€ em 2018) tal como figura no seguinte quadro:

Quadro 2 – Responsabilidades perante terceiros

2.1.2.

Dívidas Operacionais

As dívidas operacionais decompõem-se da seguinte forma:

Quadro 3 - Dívidas Operacionais

Estas dívidas operacionais consistem em faturas não vencidas à data de 31/12/2019, as quais foram já regularizadas em 2020.

2.1.3.

Dívidas ao Estado

O saldo engloba o montante de 19.147,93 € referente ao IVA a pagar ao Estado, valor pago no primeiro trimestre de 2020. Engloba também retenções na fonte no montante de 8.887,57€, contribuição para a Segurança Social, CGA e ADSE no total de 26.342,85€ e ainda outras tributações no valor de 151,93€.

2.1.4.

Outras responsabilidades perante terceiros

Esta rubrica reflete, maioritariamente, os montantes relacionados com a aplicação da regra da especialização de exercícios, mais concretamente com a estimativa de gastos com férias e subsídio de férias a pagar em 2020.

RUBRICAS 31/12/2019 31/12/2018

Fornecedores 24 611,28 2 573,46

Adiantamentos de clientes, contribuintes, utentes 7 012,55 9 574,88

Estado e outros entes públicos 54 530,28 21 158,30

Outras Contas a Pagar 2 744 512,13 2 353 320,61

Dividas a Terceiros 2 830 666,24 2 386 627,25

RUBRICAS 31/12/2019 31/12/2018

Fornecedores 24 611,28 2 573,46

Adiantamentos de clientes, contribuintes, utentes 7 012,55 9 574,88

(8)

Quadro 4 – Outras Contas a Pagar

2.1.5.

Responsabilidades de terceiros perante o ISA

Em 31 de dezembro de 2019 e 2018, os montantes relativos a direitos sobre terceiros são os seguintes:

Quadro 5 – Responsabilidades de Terceiros

Os montantes relevados em “Devedores por transferências e subsídios não reembolsáveis” são referentes aos projetos de investigação aprovados, correspondendo a verbas orçamentadas a receber das entidades financiadoras para a respetiva vida útil total. No exercício em análise, 25 projetos iniciaram a sua execução financeira.

Neste exercício procedeu-se à alteração de procedimento contabilístico no que diz respeito ao reconhecimento da dívida dos alunos. Este saldo passou a englobar a dívida da propina total do aluno para o ano letivo de 2019/2020, ou seja, incluí o montante a pagar até 31/07/2020. Até ao exercício de 2018 o saldo correspondia apenas à dívida das prestações vencidas até 31 de dezembro.

Nos saldos das “Outras Contas a Receber” encontram-se refletidos os montantes apurados na aplicação da regra da especialização do exercício, ou seja, correspondem aos rendimentos gerados em 2019, mas cuja faturação ocorrerá em anos futuros, conforme o seguinte detalhe:

Quadro 6 – Responsabilidades de Terceiros

31/12/2019 31/12/2018 Outras Contas a pagar

Gastos a reconhecer - Férias + Subsídio de Férias 2 031 241,16 1 792 758,79

Outros Gastos a reconhecer 217 397,44 138 627,49

Credores - Operações extraorçamentais 496 564,34 425 339,12

Outros Credores -690,81 -3 404,79

2 744 512,13 2 353 320,61

31/12/2019 31/12/2018 Direitos sobre terceiros

Devedores por transferências e subsídios não reembolsáveis 16 470 908,33 8 672 746,72

Clientes, contribuintes e utentes 1 466 553,00 388 796,47

Estado e Outros Entes Públicos 0,00 1 869,38

Outras Contas a Receber 334 879,82 1 827 494,43

Outros Ativos Financeiros 0,00 477,50

18 272 341,15 10 891 384,50

31/12/2019 31/12/2018 Outras Contas a Receber

Adiantamento a fornecedores 2 780,09 2 780,09

Pessoal 3 833,36 4 508,79

Acréscimos de Rendimentos 294 493,15 1 759 544,10

ODC-Outros Dev.-Outros Devedores 33 773,22 60 661,45

(9)

2.1.6.

Devedores por Transferências e subsídios não reembolsáveis

Corresponde predominantemente às verbas a receber previstas nos orçamentos aprovados pelas seguintes entidades financiadoras de projetos já iniciados em anos anteriores:

Quadro 7 – Devedores por transferências e subsídios não reembolsáveis

SNC-AP

Entidades 31/12/2019

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia 8 130 686,07 European Comission 3 088 742,50 IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas 2 101 114,72 ICETA - Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto 1 054 154,86 MINISTERIO DE ECONOMIA 292 669,30 Agência para o Desenvolvimento e Coesão 230 690,76 DRFIP ILE DE FRANCE ET DE PARIS 212 766,98 UNIVERSITEIT GENT 177 214,75 Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. 149 605,00 UNIVERSIDADE DE OVIEDO 130 291,70 CIRAD - Agricultural Research for Development 128 225,00 NÂSKOPUNARMI STO SLANDS 96 750,89 TEKNOLOGIAN TUTKIMUSKESKUS VT 95 355,47 TECHNISCHE UNIVERSITEIT DELFT 73 350,00 UNIVERSIDADE DE ÉVORA 47 026,70 Universidad Nacional de Santiago 41 363,00 ADENE - Agência para a Energia 40 307,12 FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências 39 768,68 USC UNIVERSIDADE DE SANTIAGO COMPOSTELA 38 404,68 Association de coordination technique agricole 37 791,50 Outros inferiores a 30.000 euros 264 628,65

(10)

2.1.7.

Diferimentos

Esta rubrica reflete, no ativo, despesas cujo gasto apenas será reconhecido em anos seguintes. Da mesma forma, no passivo, corresponde a receitas cujo reconhecimento em rendimentos também ocorrerá em anos futuros.

Quadro 8 – Diferimentos

Neste exercício procedeu-se à alteração de procedimento contabilístico no que diz respeito ao reconhecimento da dívida dos alunos. Passou-se a englobar a dívida da propina total do aluno para o ano letivo de 2019/2020, ou seja, inclui o montante a pagar até 31/07/2020. Até ao exercício de 2018 o saldo correspondia apenas à dívida das prestações vencidas até 31 de dezembro. Neste quadro estão, portanto, periodizadas as propinas cujo rendimento ocorre em 2020.

O valor mais expressivo corresponde à periodização das verbas não executadas dos projetos de investigação.

Contas de Ativo 31-12-2019 31-12-2018

Gastos a Reconhecer

Outros gastos a reconhecer 59.970,30 49.189,60

59.970,30 49.189,60 Contas de Passivo 31-12-2019 31-12-2018 Rendimentos a Reconhecer OCRP-Diferi-Rend-Propinas 1º Ciclo 560.739,70 43.766,66 OCRP-Diferi-Rend-Propinas 2º Ciclo 488.510,72 19.959,61 OCRP-Diferi-Rend-Propinas 3º Ciclo 49.350,00 3.825,00 OCRP-Diferi-Rend-Transf. Subs.

Correntes e Capital Obtidos 16.641.323,85 12.071.220,55

17.739.924,27 12.138.771,82

Dos quais

Correntes 5.333.808,70 11.308.889,22 Não correntes 12.406.115,57 829.882,60

(11)

2.1.8.

Ativos não correntes

2.1.8.1. Ativos fixos tangíveis

Os ativos fixos tangíveis são bens com substância física que são detidos para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, para aluguer a terceiros, ou para fins administrativos e se espera que sejam usados durante mais de um período de relato.

Esta é a decomposição do conjunto dos ativos fixos tangíveis líquidos do Instituto Superior de Agronomia, à data de 31/12/2019 e 31/12/2018:

Quadro 9 - Composição dos ativos fixos tangíveis

Os Terrenos incluem o terreno da Tapada da Ajuda, com 98 hectares, e do Jardim Botânico da Ajuda, mensurados pelo Valor Patrimonial Tributário.

Os Edifícios e outras Construções incluem todos os edifícios (edifício principal, departamentos, laboratórios, habitações) integrados no terreno da Tapada da Ajuda e do Jardim Botânico, os quais passaram a estar mensurados de acordo com o seu Valor Patrimonial Tributário.

A Tapada da Ajuda (correspondente ao artigo matricial 510) integra dois grupos de imóveis utilizados por entidades distintas: (i) as instalações do Instituto, vários outros edificados e um terreno de grandes dimensões utilizados pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), e (ii) o Observatório Astronómico ocupado pela Universidade de Lisboa (Reitoria). Como em termos de cadastro predial, este artigo está registado em nome da Universidade de Lisboa (Reitoria), esta entidade elaborou um auto de cedência com a parcela do artigo 510 que é utilizada para o ISA, ao qual, em 2018, foi atribuído um valor de 8.778.539,18 euros (VPT – valor de património tributário).

A desagregação do VPT, por parte do ISA, entre o terreno e o edificado teve como base a nota nº 8 do tópico 7 do Anexo III do Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de setembro, que aprova o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas, com a seguinte redação: “No caso dos imóveis, para efeitos do cálculo das respetivas quotas de depreciação, é excluído o valor do terreno ou, tratando-se de terrenos de exploração, a parte do respetivo valor não sujeita a deperecimento. Em relação

RUBRICAS 31/12/2019 31/12/2018

Ativo Fixos Tangíveis

Terrenos e Recursos Naturais 9 594 253,06 2 256 057,20

Edificios e Outros construções 526 545,74 6 419 316,98

Equipamento Básico 1 072 464,30 1 186 730,71

Equipamento de Transporte 74 825,42 102 474,39

Equipamento Administrativo 89 515,67 55 158,43

Ativos Biológicos 0,00 0,00

Outros Ativos Fixos Tangíveis 141 447,51 149 635,52

Ativos em curso 79 640,46 0,00

(12)

aos imóveis adquiridos sem indicação expressa do valor do terreno, o valor a atribuir a este é fixado em 25 % do valor global, a menos que a entidade estime outro valor com base em cálculos devidamente fundamentados e sancionados pela entidade competente.” Aplicando esta regra, os custos por m2 do edificado e terreno da Tapada da Ajuda ficam valorizados a 145,78€ e 2,36€, respetivamente.

Esta repartição de valor entre terreno e edificado deu lugar a uma reserva na certificação legal de contas de 2018, por desacordo, no montante de 696.606,45€. O apuramento deste montante assentou no pressuposto de que custo por m2 de edificado é igual ao custo por m2 do terreno (9,72€).

Entretanto, em 2019, foi obtida uma nova caderneta predial deste artigo, que aumentou o total do VPT para 10.215.663,97 euros (correspondente a um acréscimo de 4%). Esta alteração desencadeou uma atualização dos registos contabilísticos e um aditamento ao auto de cedência para o ISA, passando a parcela alocada a este Instituto para o valor de 9.833.488,82 euros. Porém, a nova caderneta predial continua a não individualizar as parcelas afetas ao ISA e à Reitoria.

O aditamento do auto de cedência representa o acréscimo do VPT no montante de 1.101.829,79€ e imputa o montante de 345.201,99€ ao edificado e de 9.535.166,98€ ao terreno do ISA. Esta alteração correspondeu à redução total do valor contabilístico do edificado em 6.238.702,39 € e ao aumento do valor contabilístico do terreno em 7.340.532,17€.

(13)

Em termos de movimentações ocorridas durante 2019, detalham-se no mapa seguinte:

Quadro 10 – Detalhe dos movimentos nos ativos fixos tangíveis

RUBRICAS 31/12/2018 Adições Transferências Abates Outras correções Depreciações 31/12/2019

Terrenos e Recursos Naturais 2 256 057,20 7 340 532,17 (2 336,31) 9 594 253,06

Edificios e Outros construções 6 419 316,98 (5 883 463,54) (9 307,70) 526 545,74

Equipamento Básico 1 186 730,71 333 650,28 (203 899,44) (244 017,25) 1 072 464,30

Equipamento de Transporte 102 474,39 (27 648,97) 74 825,42

Equipamento Administrativo 55 158,43 61 494,41 (37 191,84) 10 054,67 89 515,67

Ativos Biológicos 0,00 0,00

Outros Ativos Fixos Tangíveis 149 635,52 24 155,60 (4 138,52) (28 205,09) 141 447,51

Ativos em curso 0,00 79 640,46 79 640,46

(14)

2.1.8.2. Propriedades de investimento

De acordo com o SNC- AP a “propriedade de investimento é um terreno ou um edifício, ou parte de um edifício, ou ambos, detidos (pelo proprietário, ou pelo locatário segundo uma locação financeira) para obtenção de rendas ou para valorização do capital, ou ambos, e que não seja para: usar na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para fins administrativos; ou vender no decurso normal das operações”. Esta rubrica inclui o edificado do restaurante a “A Pateira” e as instalações cedidas à Associação dos Antigos Alunos do ISA como propriedade de investimento e no montante total bruto de 115.581,17€ (valor líquido de 5.142,28€).

2.1.9.

Património líquido - Resultados Transitados

As variações ocorridas no Património Líquido em 2019 resumem-se no quadro seguinte:

Quadro 11 – Variações no Património Líquido

A principal alteração do património líquido total encontra-se relevada em “Outras variações no património líquido”.

Em 2018 foi formalizado o auto de cedência dos terrenos e edifico ocupados pelo ISA por parte da Reitoriano montante de 8.778.539,18 euros. Esta cedência de património é de caracter temporário e a título gratuito. Tendo a caderneta predial sido atualizada procedeu-se à contabilização do aditamento deste auto.

O aditamento do auto de cedência representa o acréscimo do VPT no montante de 1.101.829,79€ e imputa o montante de 345.201,99€ ao edificado e de 9.535.166,98€ ao terreno do ISA. Esta alteração correspondeu à redução total do valor contabilístico do edificado em 6.238.702,39 € e ao aumento do valor contabilístico do terreno em 7.340.532,17€.

A alteração de valorização do edificado, de acordo com o novo auto de cedência, obrigou à correção de depreciações acumuladas até 2018, no montante de 261.823,51€. Esta correção encontra-se incluída nos aumentos da rubrica de Resultados Transitados.

Os membros do Conselho de Gestão deliberaram a aplicação do Resultado Líquido do Exercício de 2018 aos Resultados Transitados.

PATRIMÓNIO LÍQUIDO 31/12/2018 Aumentos Diminuições Aplicação R.L.E 31/12/2019

Património / Capital 1 952 954,54 1 952 954,54 Reservas 0,00 0,00 Resultados transitados 3 636 817,96 311 803,04 (162 648,11) 3 785 972,89 Outras variações no património

líquido 9 749 591,50 1 428 886,45 (261 601,26) 10 916 876,69 Resultado líquido do período (162 648,11) (14 787,78) 162 648,11 (14 787,78)

(15)

3. Indicadores de Gestão

Os indicadores de gestão são uma forma de análise sintética, que devido ao facto da sua construção se basear em agregados patrimoniais diversificados, transmitem uma visão global da situação das finanças da entidade.

Quadro 12 - Indicadores de Gestão

Verifica-se uma redução no rácio da autonomia financeira decorrente do aumento do valor do ativo e do Património Líquido da Instituição. Este aumento está associado à alteração do VPT, relativo ao auto de cedência da Reitoria.

Relativamente ao rácio da estrutura financeira, verifica-se um incremento associado ao facto de o passivo ter aumentado face a 2018. Este aumento está associado ao reconhecimento em diferimentos dos montantes a executar dos projetos de investigação. Este passivo não se consubstancia em responsabilidades efetivas perante terceiros, mas sim em verbas (rendimentos) que serão reconhecidas em períodos seguintes. Devido ao aumento do Património Líquido, o rácio da solvabilidade apresenta um ligeiro aumento.

O endividamento mantém-se sem expressão, já que o passivo refletido em balanço não tem a natureza de dívida efetiva perante terceiros (passivos financeiros), resultando em grande parte da aplicação do regime do acréscimo, tanto ao nível do acréscimo de gastos como no diferimento de rendimentos.

Em 2019 o ISA continua a manter o seu equilíbrio financeiro e a sua capacidade para fazer face às dívidas de curto prazo. A solvabilidade demonstra a capacidade da entidade, no futuro, gerar recursos financeiros suficientes para liquidar as dívidas nos prazos devidos. Em 2019 podemos constatar que o Instituto Superior de Agronomia continua a ter capacidade para liquidar os seus compromissos na respetiva data de vencimento.

2019 2018 << >>

Autonomia Financeira

(Património Liquido / Ativo Total) 44,69% 51,10% -6,41% Estrutura Financeira

(Passivo / Património Liquido) 123,78% 95,71% 28,07% Solvabilidade

(Património líquido / Passivo) 80,79% 104,48% -23,70% Alavancagem Financeira

(Ativo / Património Liquido) 223,78% 195,71% 28,07% Endividamento

(Dividas a 3º / (Património Liquido + Passivo))

7,60% 8,04% -0,43% Liquidez Geral

(16)

4. Demonstração de Resultados

Quadro 13 - Demonstração de Resultados

Da análise dos aspetos mais relevantes da Demonstração de Resultados denota-se o resultado do exercício negativo de 14.787,78€, o que, comparando com o ano de 2018, implica um aumento do resultado de 147.860,33€.

Esta variação resultou do efeito conjugado das seguintes situações:

(Valores expressos em euros) PERÍODOS

RENDIMENTOS E GASTOS

Notas do Anexo

às DFs 31/12/2019 31/12/2018

Impostos, contribuições e taxas 14 2.090.851,83 2.106.848,42

Prestações de serviços e concessões 13 1.154.789,90 896.055,83

Transferências correntes e subsídios à exploração obtidos 14, 23.4 17.068.219,40 15.698.454,94 Rendimentos/Gastos imputados de entidades controladas, associadas

e empreendimentos conjuntos 14.710,17 11.389,07

Fornecimentos e serviços externos 23.3 (3.358.303,41) (2.967.723,22)

Gastos com pessoal 23.10 (14.665.815,66) (13.195.654,25)

Transferências e subsídios concedidos 23.4 (1.648.314,44) (1.874.980,21)

Imparidade de dívidas a receber (perdas / reversões) (32.304,41) (213.877,48)

Provisões (aumentos / reduções) (27.641,99)

Outros rendimentos 13, 23.6 300.453,30 281.082,87

Outros gastos 23.5 (368.958,89) (241.402,55)

Resultados antes de depreciações e gastos de financiamento 527.685,80 500.193,42

Gastos / reversões de deprecição e amortização 5, 8 (545.861,65) (667.409,34)

Resultado operacional (antes de gastos de financiamento) (18.175,85) (167.215,92)

Juros e rendimentos similares obtidos 13, 23.7 4.100,28 4.567,81

Juros e gastos similares suportados 23.7 (712,21)

Resultado antes de impostos (14.787,78) (162.648,11)

Imposto sobre o rendimento -

-Resultado líquido do período (14.787,78) (162.648,11)

Tipo de variação Montante

Incremento de gastos com pessoal -1.470.161,41

Incremento de trabalhos especializados -146.386,76

Incremento de outros gastos de exercícios anteriores -141.871,39

Incremento de consumo de gases -67.289,62

Incremento de rendimentos com estudos pareceres e projeto 219.012,08

Redução de gastos com Imparidade de dívidas de clientes 223.201,32

Redução de gastos com transferências correntes concedidas 226.665,77

Incremento de rendimentos com "Transferências e subsídios correntes obtidos" pela aplicação do princípio de

especialização do projetos de investigação 1.328.136,21

Outros -23.445,87

(17)

4.1.

Estrutura de Rendimentos

A estrutura dos rendimentos com contraprestação e sem contraprestação do exercício é a seguinte:

Quadro 14 – Estrutura de Rendimentos com contraprestação

Quadro 15 – Estrutura de Rendimentos sem contraprestação

4.1.1. Impostos, contribuições e Taxas Estas rubricas decompõem-se como segue:

Quadro 16 - Propinas e Taxas

Os rendimentos relacionados com Formação Continua correspondem à frequência de alunos, inscritos num curso de ensino superior ou por outros interessados, em unidades curriculares isoladas de 1º, 2º ou 3º ciclo do Instituto Superior de Agronomia, ao abrigo do artigo 46ºA do Decreto-lei nº 107/2008, de 25 de junho de 2008.

31/12/2019 31/12/2018 << >> Rendimentos de transações com contraprestação

Prestação de serviços 1 154 789,90 896 055,83 258 734,07 Juros e Rendimentos similares 4 100,28 4 567,81 (467,53) Outros rendimentos 300 453,30 281 082,87 19 370,43

1 459 343,48 1 181 706,51 277 636,97

31/12/2019 31/12/2018 << >> Rendimentos de transações sem contraprestação

Impostos, contribuições e taxas 2 090 851,83 2 106 848,42 (15 996,59) Transferencias de Orçamento de Estado 10 864 381,00 11 081 187,00 (216 806,00) Transferencias Correntes e de Capital 6 161 069,58 4 607 431,90 1 553 637,68 Transferencias Correntes Reitoria 42 768,82 9 836,04 32 932,78

19 159 071,23 17 805 303,36 4 107 923,43 2019 % 2018 % Formação inicial 882 726,39 42,22% 870 201,80 41,30% Mestrados 711 152,38 34,01% 758 128,11 35,98% Doutoramentos 299 347,75 14,32% 257 045,45 12,20% Formação continua 32 720,00 1,56% 23 680,00 1,12% Multas 12 174,92 0,58% 33 218,67 1,58% Emolumentos 147 303,52 7,05% 161 369,24 7,66% Seguro Escolar 5 336,87 0,26% 1 995,00 0,09% Outras Taxas 90,00 0,00% 1 210,15 0,06% 2 090 851,83 2 106 848,42

(18)

4.1.2. Prestações de Serviços e concessões Esta rubrica analisa-se como segue:

Quadro 17 - Prestações de Serviços

Verifica-se um aumento nas rubricas de Estudos, pareceres e consultoria e nos serviços prestados na realização de análises laboratoriais.

4.1.3. Transferências e subsídios correntes obtidos 4.1.3.1. Transferências do Orçamento de Estado

Corresponde à dotação orçamental no montante de euros 10.864.381€ (2018: 11.081.187 €) atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao Instituto Superior de Agronomia, com a finalidade de financiar as suas despesas correntes. Comparativamente com o ano de 2018 verificou-se a redução de 216.806€.

4.1.3.2. Transferências correntes e de capital

Corresponde à dotação orçamental atribuída por entidades terceiras, com a finalidade de financiar as suas despesas com os projetos de investigação. O detalhe é o seguinte:

Quadro 18 - Transferências Correntes e de capital

2019 % 2018 %

Estudos, Pareceres e Consultoria 458 493,29 40% 239 481,21 27% Aluguer de equipamentos 158 790,85 14% 168 039,56 19% Realização de Análises Laboratoriais 381 867,92 33% 317 099,70 35% Outros serviços 155 637,84 13% 171 435,36 19%

1 154 789,90 896 055,83

2019 % 2018 % <<< >>>

FCT- programa Investigador 255 306 4% 362 651 8% -4%

Prestação de serviços de colaboração com entidades externas 194 388 3% 80 608 2% 1% Rendimentos para fazer face a gastos no âmbito de protocolos com a

ADISA 292 551 5% 242 340 5% -1%

Rendimentos a receber - protocolos com a ADISA 191 332 3% 279 217 6% -3%

Especialização de transferências de entidades financiadoras para

projetos de investigação 5 227 493 85% 3 642 615 79% 6%

(19)

4.1.4. Outros Rendimentos

Esta rubrica detalha-se nas seguintes rubricas:

Quadro 19 – Outros Rendimentos Imputação de Subsídios de Investimento

A aplicação da regra da especialização de exercícios sobre todos os subsídios ao investimento prevê o reconhecimento em resultados do montante proporcional às amortizações geradas no exercício. Em 2019 estão relevados em resultados 170.789,35€.

Aplicação do método da equivalência patrimonial

Nesta rubrica está refletido o ganho obtido na participação que o ISA detém na INOVISA. Em 2019 foi reconhecido um ganho de 15.310,17€.

Outros Ganhos

Nesta conta estão predominantemente refletidos os rendimentos com a compensação de encargos com as instalações refaturados às entidades sediadas na Tapada e Jardim Botânico.

4.2. Estrutura de Custos

A estrutura dos custos do exercício do Instituto Superior de Agronomia espelha-se da seguinte forma:

31/12/2019 31/12/2018 % << >>

Rendimentos Suplementares 88 171,03 29% 103 883,76 37% -8%

Correcções relativas a anos anteriores 15 327,50 5% 1 531,15 1% 5%

Imputação de subsidios ao investimento 170 789,35 57% 132 798,82 47% 10%

Outros Rendimentos 26 165,42 9% 42 869,14 15% -7%

300 453,30 281 082,87

Gastos do Exercício 31/12/2019 % 31/12/2018 % <<< >>>

Fornecimentos e Serviços Externos 3 358 303,41 16% 2 967 723,22 15% 390 580,19 Gastos com Pessoal 14 665 815,66 71% 13 195 654,25 69% 1 470 161,41 Transferencias e Subsidios concedidos 1 648 314,44 8% 1 874 980,21 10% -226 665,77 Imparidade de Clientes 32 304,41 0% 213 877,48 1% -181 573,07 Provisões 27 641,99 0% 0,00 0% 27 641,99 Outros gastos 368 958,89 2% 241 402,55 1% 127 556,34 20 101 338,80 18 493 637,71 1 607 701,09

Gastos com depreciações 545 861,65 3% 667 409,34 3% -121 547,69 Juros suportados 712,21 0% 0,00 0% 712,21

(20)
(21)

4.2.1. Fornecimentos e Serviços Externos

Detalhando a rubrica de fornecimentos e serviços externos, a sua estrutura apresenta-se da seguinte forma:

Quadro 21 - Fornecimentos e serviços externos

Verifica-se um aumento dos Fornecimentos e Serviços Externos de 2018 para 2019 de 13%, destacando-se o acréscimo de gastos com trabalhos especializados.

Em comparação com o ano de 2018, nota-se uma redução nos gastos com honorários e outros trabalhos especializados, material de escritório e outros serviços.

31/12/2019 % 31/12/2018 % <<< >>>

Subcontratos e Concessão de serviços

Outros 24 735,96 0,74% 17 862,57 0,60% 6 873,39

Serviços Especializados

Trabalhos Especializados 916 002,43 27,28% 603 038,97 20,32% 312 963,46 Publicidade, comunicação e imagem 7 591,75 0,23% 11 105,19 0,37% (3 513,44)

Vigilância e Segurança 208 929,38 6,22% 213 799,90 7,20% (4 870,52)

Honorários 18 845,83 0,56% 53 764,37 1,81% (34 918,54)

Comissões 15 377,75 0,46% 27 270,23 0,92% (11 892,48)

Conservação e Reparação 150 496,09 4,48% 170 646,22 5,75% (20 150,13)

Outros Trabalhos especializados - 0,00% 15 722,79 0,53% (15 722,79)

Materiais de Consumo

Ferramentas desgaste rápido 155 727,64 4,64% 100 716,11 3,39% 55 011,53 Livros e documentação técnica 51 475,10 1,53% 66 545,23 2,24% (15 070,13)

Material de escritório 29 620,91 0,88% 63 070,84 2,13% (33 449,93)

Artigos para Oferta

Artigo de higiene e limpeza 14 789,56 0,44% 12 001,56 0,40% 2 788,00

Medicamentos e artigos de saúde 68,91 0,00% 133,86 0,00% (64,95)

Produtos quimicos e de laboratório 293 748,81 8,75% 307 560,79 10,36% (13 811,98)

Outros Materiais 120 310,33 3,58% 91 653,98 3,09% 28 656,35 Energia e Fluidos Eletricidade 348 931,27 10,39% 318 698,37 10,74% 30 232,90 Combustíveis e lubrificantes 21 890,79 0,65% 22 587,49 0,76% (696,70) Água 197 895,58 5,89% 154 772,95 5,22% 43 122,63 Outros 67 289,62 2,00% 14 375,61 0,48% 52 914,01 Deslocações e Estadas Deslocações e Estadas 436 567,33 13,00% 438 274,13 14,77% (1 706,80) Transportes de pessoal 0,00 0,00% -Serviços Diversos Rendas e Alugueres 2 405,61 0,07% 153,58 0,01% 2 252,03 Comunicação 14 722,76 0,44% 7 744,42 0,26% 6 978,34 Seguros 43 595,44 1,30% 5 710,27 0,19% 37 885,17 Despesas de representação 10,66 0,00% 4 309,54 0,15% (4 298,88)

Limpeza, higiene e conforto 152 892,21 4,55% 140 342,25 4,73% 12 549,96

Outros serviços 64 381,69 1,92% 105 862,00 3,57% (41 480,31)

(22)

4.2.2. Transferências e Subsídios Concedidos

O detalhe das transferências e subsídios concedidos é o seguinte:

Quadro 22 - Transferências e Subsídios Concedidos

Nesta rubrica estão predominantemente incluídos os gastos com 253 bolseiros de investigação e alunos do programa Erasmus.

4.2.3. Gastos com o Pessoal

Os Custos com o Pessoal, no âmbito de todas as atividades desenvolvidas no Instituto Superior de Agronomia, ascenderam a 14.665.815,66€ (2018: 13.195.654,25€ €), custos estes que se repartiram da seguinte forma:

Quadro 23 – Gastos com o Pessoal

A variação de gastos com pessoal no exercício em análise justifica-se predominantemente pelo impacto da contratação de 18 docentes, dos quais 2 docentes convidados; 1 colaborador não docente, e de 37 investigadores no âmbito do DL 57/2016. As novas contratações contribuíram para um aumento dos gastos pagos ao pessoal em 1.470.161,41 euros, dos quais 967.846,01 euros serão financiados pela FCT. Estas contratações implicaram o acréscimo da estimativa de remunerações a liquidar em 2020, referentes ao ano de 2019, no montante de 238.482,38 euros. As alterações de posicionamento remuneratório, incluindo por motivo de alteração de carreira/categoria, traduziram-se num acréscimo de 105.472,53 euros. Por outro lado, a aposentação de 5 docentes e 3 não docentes, bem como a saída por outros motivos, desde 2018, de 15 colaboradores, contrariou parcialmente a variação positiva. Estas saídas implicaram a redução de 472.554,25 euros destes gastos.

31/12/2019 % 31/12/2018 % <<< >>>

Transferências correntes 1 648 314,44 100% 1 874 980,21 100% -226 665,77 Transferências de capital 0,00 0% 0,00 0%

1 648 314,44 1 874 980,21 -226 665,77

31/12/2019 % 31/12/2018 % <<< >>> Benefícios de Curto prazo

Remuneração dos Órgãos

Diretivos 470 191,99 3% 514 843,51 4% -44 651,52 Remuneração do Pessoal 11 384 315,04 78% 10 162 596,00 77% 1 221 719,04 Encargos sobre remunerações

CGA 2 006 171,59 14% 1 934 519,91 15% 71 651,68 Segurança Social 705 680,18 5% 506 001,18 4% 199 679,00 Outras remunerações 99 456,86 1% 77 693,65 21 763,21

(23)

4.2.4. Outros Gastos

Quadro 24 - Outros Gastos

5. Receitas e Despesas – Execução Orçamental (Conta Gerência 2019) O desempenho orçamental do ISA no exercício de 2019 foi o seguinte: Receita:

Quadro 25 - Execução Orçamental de Receita (Conta de Gerência 2019) Despesa:

Quadro 26 - Execução Orçamental de Despesa (Conta de Gerência 2019)

Outros Gastos 31/12/2019 % 31/12/2018 % << >>

Impostos e Taxas 1 431,27 0% 15 455,51 6% -14 024,24

Abates 855,41 0% 0,00 0% 855,41

Correcções relativas a anos anteriores 138 765,48 38% 140 517,13 58% -1 751,65

Quotizações 21 515,00 6% 11 000,00 5% 10 515,00

Outros Gastos 206 391,73 56% 74 429,91 31% 131 961,82

368 958,89 241 402,55 -4 405,48

31/12/2019

Saldo na Posse do ano anterior 7 784 720,08 Rendimentos de Propriedade 4 572,93 Reposições 8 504,20 Taxas Multas e outras penalidades 1 975 903,82 Transferências Correntes 12 668 221,93 Transferências de Capital 2 958 623,61 Vendas de Bens e prestações de Serviços 1 406 627,18 Outras receitas correntes 184,25

Total Geral 26 807 358,00

31/12/2019

Aquisição Bens e Serviços 3 305 829,61 Aquisição de bens de capital 448 102,92 Despesas com pessoal 14 432 489,55 Outras Despesas correntes 434 678,15 Transferências correntes 1 670 630,76 Juros e outros encargos 712,21 Ativos financeiros 3 000,00

(24)

O Instituto Superior de Agronomia transitou o ano com o saldo orçamental na posse de serviço de 6.511.914,90 € (2018: 7.784.720,08€) sendo repartido da seguinte forma:

Quadro 27- Saldo para a gerência seguinte do ISA

5.1. Análise da Execução da receita

O orçamento da receita teve a seguinte execução por atividades:

Quadro 28- Execução orçamental da Receita por atividades 31/12/2019

Ensino 2 008 Investigação 5 379 488 Prestação Serviços e Funcionamento 1 130 419 Operações Tesouraria

Total Geral 6 511 915

31/12/2019

Ensino 10 864 381

Transferências Correntes 10 864 381

Prestação Serviços e Funcionamento 4 940 696

Rendimentos de Propriedade 4 573

Reposições 7 969

Saldo na Posse 1 089 569

Taxas Multas e outras penalidades 1 972 845

Transferências Correntes 478 439

Vendas de Bens e prestações de Serviços 1 387 118

Outras receitas 184

Investigação 11 002 281

Reposições 536

Saldo na Posse 6 695 152

Taxas Multas e outras penalidades 3 059

Transferências Correntes 1 325 402

Transferências de Capital 2 958 624

Vendas de Bens e prestações de Serviços 19 509

(25)

5.2. Análise da Execução da despesa

O orçamento da despesa teve a seguinte execução por atividades:

Quadro 29- Execução orçamental da Despesa por atividades

5.3. Autofinanciamento

Apresenta-se, de seguida, os rácios de apuramento do autofinanciamento do ISA.

Quadro 30- Autofinanciamento

Verifica-se que a receita cobrada referente a propinas, taxas e venda de bens e serviços representa 17,66% do orçamento total da receita (sem considerar o saldo de gerência do período anterior). Por outro lado, as transferências do OE representam 40,53% do orçamento da receita, sendo que as receitas próprias representam 25,97% do total do orçamento da receita (sem o saldo que transitou da gerência anterior). Estas receitas próprias não incluem as receitas de investigação.

31/12/2019

Ensino 10 862 373

Despesas com pessoal 10 862 336

Transferências correntes 37

Prestação Serviços e Funcionamento 3 810 277

Aquisição Bens e Serviços 1 831 173

Aquisição de bens de capital 120 459

Despesas com pessoal 1 343 634

Outras Despesas correntes 304 440

Transferências correntes 206 859

Juros e encargos 712

Ativos financeiros 3 000

Investigação 5 622 793

Aquisição Bens e Serviços 1 474 657

Aquisição de bens de capital 327 644

Despesas com pessoal 2 226 519

Outras Despesas correntes 130 238

Transferências correntes 1 463 735

Transferências de capital

-Total Geral 20 295 443

Autofinanciamento 2019

"Propinas, Taxas e Venda de bens e serviços" / "Orçamento total sem saldo de gerência anterior" 17,66%

OE / Orçamento total 40,53%

Capacidade de autofinanciamento

(26)

Lisboa, 6 de janeiro de 2021

O Presidente

Prof. Dr. António José Guerreiro de Brito

A Vice-presidente

Prof.ª Dr.ª Maria Helena Mendes da Costa Ferreira Correia de Oliveira

A Secretária

Dr.ª Margarida Isabel Novaes Santana Alho

O Contabilista Público

Referências

Documentos relacionados

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,