• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE. COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE. COORDENADORIA DE ESPORTE E LAZER"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PORTARIA G. CEL 23/2015

REGULAMENTO DO 44º CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL

O Coordenador de Esporte e Lazer, no uso de suas atribuições, expede a presente Portaria, que estabelece o Regulamento do 44º Campeonato Estadual de Futebol para 2015. I – DOS OBJETIVOS

Artigo 1o – O evento tem por finalidade promover o intercâmbio social e esportivo e desenvolver

a pratica da modalidade no Estado de São Paulo, estimulando o aproveitamento escolar dos estudantes de ambos os sexos do ensino fundamental e médio através da prática do esporte, com o lema “BOM DE ESCOLA, BOM DE BOLA”.

II - DAS CATEGORIAS

Artigo 2o – Serão disputadas as seguintes categorias:

Masculino

a) Sub-11 – Fraldinha, para atletas nascidos nos anos de 2006, 2005 e 2004.

b) Sub-13 - Dentinho, para atletas nascidos nos anos de 2003 e 2002.

c) Sub-15 – Dente de Leite, para atletas nascidos nos anos de 2001 e 2000. d) Sub-17 – Dentão, para atletas nascidos nos anos de 1999 e 1998.

Feminino

a) Sub-15 – Dente de Leite, para atletas nascidos nos anos de 2002, 2001 e 2000.

b) Sub-17 – Dentão, para atletas nascidos nos anos de 1999 e 1998.

III - PERIODO DE REALIZAÇÃO

Artigo 3º - As fases serão realizadas como segue:

Fase Capital: Inscrições das Entidades de 15 de abril a 15 de Maio de 2015;

Início e término: De 20 de Maio a 22 de Novembro de 2015;

Fase Sub Regional: Inscrição das equipes indicadas pelos Responsáveis das Entidades: De 01 a 30 de Junho de 2015;

Início e término: De 08 de Agosto a 30 de Setembro de 2015;

Fase Regional: De 01 de Outubro a 22 de Novembro de 2015;

Fase Final Estadual: De 10 a 19 de Dezembro de 2015.

IV – CONGRESSOS

Artigo 4º - Os Congressos Técnicos serão realizados: Fase Capital: Dia 18 de Maio de 2015, as 10h00. Fase Sub Regional: 03 de Agosto de 2015, as 10h00.

Fase Regional: a critério do Dirigente Regional de Esporte. Fase Final Estadual: Dia 11 de Dezembro de 2015, as 16h00. V – DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 5º– O Campeonato Estadual de Futebol é destinado às Escolas Estaduais, Municipais, Particulares, Entidades Municipais, Religiosas, Estabelecimentos Comerciais, Industriais e de Serviços, Clubes Esportivos, sediados no Estado de São Paulo e todas as entidades poderão participar com 01 (uma) equipe por categoria na região em que seu município estiver sediado.

Parágrafo Único – São condições fundamentais para que um atleta ou Dirigente participe de uma partida da Fase Capital:

(2)

a) Estar devidamente cadastrado no Sistema Integrado de Cadastro da Entidade Conveniada junto a SELJ no ano de 2015;

b) Estar matriculado e frequentando a rede de ensino fundamental ou médio no Estado de São Paulo no ano de 2015;

c) Apresentar a carteirinha de identificação, expedida pela Entidade Conveniada junto a SELJ no ano de 2015;

d) Satisfazer todas as exigências das Portarias e Regulamentos da SELJ/CEL; e) Não estar cumprindo pena imposta pela Justiça Desportiva da SELJ/CEL

Artigo 6º – São condições fundamentais para que um Atleta ou Dirigente participe de uma partida da Fase Sub Regional e Regional;

a) Estar devidamente cadastrado no Sistema Integrado de Cadastro da CEL e inscrito no evento;

b) Estar matriculado e frequentando a rede de ensino fundamental ou médio no Estado de São Paulo no ano de 2015;

c) Apresentar antes da sua participação nos jogos a Cédula de Identidade Original (R.G.) e CPF;

d) Satisfazer todas as exigências das Portarias e Regulamentos da SELJ/CEL; e) Não estar cumprindo pena imposta pela Justiça Desportiva da SELJ/CEL;

Parágrafo Primeiro – Nas Fases Sub-Regional e Regional, o Diretor ou Inspetor Regional de Esporte e Lazer poderão autorizar a participação de atleta mediante apresentação de documento que o identifique.

Parágrafo Segundo – O atleta somente poderá participar na categoria correspondente à sua faixa etária.

Parágrafo Terceiro – A equipe em que o atleta participar irregularmente será desclassificada e seus resultados considerados nulos na fase, independente das penalidades que poderão ser aplicadas pela Comissão Disciplinar.

Parágrafo Quarto – Para efetivar sua participação todos os Atletas e Dirigentes deverão ser cadastrados pelo Gestor de Cadastro Municipal no Sistema Integrado de Cadastro da CEL. Os Árbitros e Funcionários deverão ser cadastrados pelos Diretores e Inspetores Regionais de Esporte e Lazer.

Parágrafo Quinto – Os órgãos promotores não se responsabilizarão por acidentes ocorridos com atletas antes, durante ou depois de qualquer competição cabendo ao Dirigente responsável das Entidades/Equipes às providências quanto às condições de aptidão física / clínica de cada atleta para a prática da respectiva modalidade.

VI – DAS INSCRIÇÕES

Artigo 7º – Os participantes deverão, através dos seus Gestores de cadastro Municipal, confirmar as inscrições através de formulário próprio on-line no site da SELJ www.selj.sp.gov.br por sexo no período de 01 a 30 de Junho de 2015.

FASE CAPITAL: Os Responsáveis das Entidades deverão cadastrar seus atletas e dirigentes on-line através do site da competição.

Paragrafo Primeiro: As relações nominais deverão ser entregues na ocasião da primeira

participação na fase.

Parágrafo Segundo: O responsável pela fase deverá formatar as Relações Nominais com os seguintes limites máximos:

(3)

Masculino – 25 atletas e 04 Dirigentes Feminino - 25 atletas e 04 Dirigentes

Artigo 8º – FASE SUB-REGIONAL E REGIONAL - DREL e IREL: Os Responsáveis das Entidades deverão cadastrar seus atletas e dirigentes on-line através do Sistema Integrado de Cadastros da CEL a disposição no site da SELJ www.selj.sp.gov.br para viabilizar a inclusão nas Relações Nominais.

Parágrafo Único – As relações nominais deverão ser entregues na ocasião da primeira participação na fase.

Artigo 9° - As Relações Nominais por categoria e sexo serão vinculadas ao Sistema Integrado de Cadastro da CEL e deverão ser preenchidas em formulário próprio on-line através do site www.selj.sp.gov.br obedecendo aos seguintes limites máximos:

Masculino – 25 atletas e 04 Dirigentes Feminino – 25 atletas e 04 Dirigentes

Parágrafo Único – O Diretor Regional de Esporte e Lazer deverá comunicar à Divisão de Esportes as equipes que representarão a Região Administrativa na Final Estadual até o dia até dia 23 de novembro de 2015.

Artigo 10 – As Relações Nominais dos Responsáveis das Entidades classificados Para a Fase Final Estadual serão vinculadas ao Sistema Integrado de Cadastro da CEL e deverão ser preenchidas com os atletas relacionados nas Fases anteriores por categoria e sexo seguindo o seguinte cronograma:

a) Confirmação de inscrição: até às 18h00 do dia 30 de Novembro de 2015. b) Bloqueio das Relações Nominais da Final Estadual: Até às 18h00 do dia 05 de Dezembro de 2015.

c) Após este prazo o site estará bloqueado para qualquer intervenção na relação nominal.

Parágrafo Primeiro: Para a Fase Final Estadual os responsáveis das Entidades classificadas deverão definir, entre os atletas que constam da relação nominal das fases classificatórias, por categoria e sexo, os seguintes limites, como especificado: Masculino – 18 atletas e 04 Dirigentes

Feminino – 18 atletas e 04 Dirigentes

Parágrafo Segundo: Após o bloqueio das Relações Nominais da Fase Final Estadual será gerada automaticamente uma Credencial para todos os Atletas e Dirigentes relacionados.

Parágrafo Terceiro: As credenciais dos Árbitros e Funcionários deverão ser retiradas pelo Chefe do Comitê Dirigente um dia antes do inicio dos jogos e competições na Comissão de Controle.

Parágrafo Quarto: Será cobrada uma taxa recolhida pela empresa responsável pelo credenciamento de R$10,00 (dez reais) para cada solicitação de 2ª via da credencial.

Parágrafo Quinto: A solicitação da 2ª via das credenciais deverá ser feita através de oficio em papel timbrado e protocolado na comissão de controle do comitê Dirigente.

Parágrafo Sexto: O não cumprimento do cronograma estabelecido nos itens deste artigo implicará no impedimento de participação do município.

(4)

Artigo 11 – A qualquer momento a Divisão de Esporte na Fase Capital e Diretores e Inspetores Regionais de Esporte e Lazer nas Fases Sub-Regionais e Regionais, poderão solicitar aos atletas inscritos a apresentação de Declaração Escolar em papel timbrado da Unidade de Ensino em que o aluno está matriculado, com as notas ou conceitos do(s) bimestre(s) determinado(s).

Artigo 12 – Quando o atleta tiver nota de 00 (zero) a 2,0 (dois inteiros) ou conceito “E”, deverá cumprir 02 (duas) partidas de suspensão por disciplina, salvo matérias extras curriculares.

Artigo 13 – Quando o atleta tiver nota de 2,1 (dois inteiros e um décimo) a 4,0 (quatro) ou conceito “D”, deverá cumprir 01 (uma) partida de suspensão por disciplina, salvo matérias extracurriculares.

Parágrafo Primeiro – Caso o atleta tenha que cumprir suspensão imposta pela Comissão Disciplinar, a pena a ser cumprida pelo previsto no caput desse artigo e no Artigo 28 será iniciada após o cumprimento da mesma.

Parágrafo Segundo – Caso o atleta recupere a(s) nota(s) ou conceito(s) no bimestre posterior poderá, a critério do responsável pela Fase, deixar de cumprir a pena de suspensão imposta pelo caput desse artigo e Artigo 12.

VIII - DOS JOGOS

Artigo 14 – Será considerada como mandante a equipe que se encontrar à esquerda na programação dos jogos. Caso haja coincidência na cor dos uniformes, caberá a esta a troca dos mesmos, no prazo de 15 (quinze) minutos, contados a partir da constatação do fato.

Artigo 15 – O Técnico, Assistente Técnico e o preparador físico deverão estar registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF), sendo obrigatória a apresentação do documento emitido pelo órgão, para a retirada da credencial expedida pela SELJ/CEL. O não cumprimento dessa exigência implicará no impedimento de suas participações.

Artigo 16 – Será admitida uma tolerância máxima de 15 (quinze) minutos sobre o horário marcado para a primeira partida do dia. A equipe que não se apresentar nesse prazo, ou quando anunciada, perderá por não comparecimento, caracterizando "W.O.".

Artigo 17 – As equipes que abandonarem as disputas em qualquer categoria e sexo serão desclassificadas e consideradas desistentes, ficando, ainda, sujeitas a outras penalidades que poderão ser aplicadas pelos órgãos judicantes da CEL.

Parágrafo Primeiro - Configuram abandono as seguintes situações: a) Deixar de comparecer depois de inscrito;

b) Deixar de comparecer em qualquer partida após o início da Fase Final do Sistema de Disputa dos Jogos, quando disputada em eliminatória simples;

c) Deixar de comparecer para disputar a última partida dentro de um turno quando não houver possibilidade de classificação para uma fase subsequente; d) Deixar de comparecer para disputar a última partida dentro de um turno (Grupo Único) quando não houver possibilidade de ser primeiro colocado;

e) Duas ausências, consecutivas ou não, nos jogos programados; f) Desistir oficialmente da competição entre uma fase e outra; g) Comparecer ao local das competições e se recusar a jogar.

h) Deixar de comparecer em qualquer partida no sistema de eliminatória

simples.

Parágrafo Segundo – Configurado o abandono serão considerados nulos os resultados das partidas realizadas pela equipe na fase.

(5)

apresentar justificativa fundamentada por escrito, até as 12 (doze) horas do primeiro dia útil após o ocorrido, para apreciação da Chefia, que poderá encaminhar à Comissão Disciplinar.

IX – DAS FORMAS DE DISPUTA

Artigo 18 – O Campeonato será disputado em fases distintas de acordo com o número de equipes inscritas, seguindo os seguintes critérios:

a) FASE CAPITAL

1ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO – Grupos com 03 (três) ou 04 (quatro) equipes que jogarão entre si dentro do grupo em turno único, classificando-se para a fase seguinte as 02 (duas) primeiras colocadas de cada grupo.

2ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO – Grupos com 03 (três) ou 04 (quatro) equipes, que jogarão entre si dentro do grupo em turno único, classificando-se para a fase seguinte a primeira colocada de cada grupo.

DEMAIS FASES DE CLASSIFICAÇÃO – As equipes se enfrentaram no sistema de eliminatórias simples, classificando-se para as fases subsequentes os vencedores dos confrontos até a Fase Final.

b) DAS FASES SUB-REGIONAL E REGIONAL

02 EQUIPES: Disputa em melhor de 2 (dois) jogos, estará classificada a equipe que obtiver o maior número de pontos. Em caso de empate, para efeito de classificação a decisão será pelo seguinte critério:

a) Saldo de gols;

b) Persistindo o empate será obedecida a regulamentação da FIFA para cobranças dos tiros de penalidades;

03 A 05 EQUIPES: será realizado turno. A primeira colocada estará classificada para a fase seguinte.

06 A 08 EQUIPES: serão realizadas as seguintes fases:

FASE CLASSIFICAÇÃO: divididas em 02 grupos (A, B). As equipes jogarão entre si em turno no grupo, classificando-se para a fase seguinte as duas primeiras colocadas de cada grupo.

FASE SEMIFINAL

Jogo 01: 1ª colocada grupo A x 2ª colocada grupo B Jogo 02: 1ª colocada grupo B x 2ª colocada grupo A FASE FINAL

Jogo 03: vencedor Jogo 01 x vencedor Jogo 02 - a vencedora estará classificada para a próxima fase.

09 A 11 EQUIPES: serão realizadas as seguintes fases:

1ª FASE CLASSIFICAÇÃO: divididas em 03 grupos (A, B, C). As equipes jogarão entre si em turno no grupo, classificando-se para a fase seguinte as duas primeiras colocadas de cada grupo.

2ª FASE CLASSIFICAÇÃO: divididas em 02 grupos (D, E). As equipes jogarão entre si em turno no grupo, classificando-se para a fase seguinte as duas primeiras colocadas de cada grupo.

FORMAÇÃO DOS GRUPOS

GRUPO D GRUPO E

(6)

1ª do grupo B 2ª do grupo B 2ª do grupo C 2ª do grupo A FASE SEMIFINAL

Jogo 01: 1ª colocada grupo E x 2ª colocada grupo D Jogo 02: 1ª colocada grupo D x 2ª colocada grupo E FASE FINAL

Jogo 03 – Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 –

A equipe vencedora estará classificada para a próxima fase. DE 12 A 16 EQUIPES: serão realizadas as seguintes fases:

1ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO: divididas em 04 grupos (A, B, C, D). As equipes jogarão entre si em turno no grupo, classificando-se para a fase seguinte as duas primeiras colocadas de cada grupo.

2ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO: divididas em 02 grupos (E, F). As equipes jogarão entre si em turno no grupo, classificando-se para a fase seguinte as duas primeiras colocadas de cada grupo.

FORMAÇÃO DOS GRUPOS

GRUPO E GRUPO F 1ª do grupo A 1ª do grupo B 1ª do grupo D 1ª do grupo C 2ª do grupo B 2ª do grupo A 2ª do grupo C 2ª do grupo D FASE SEMIFINAL

Jogo 01 – 1ª colocada do grupo E x 2ª colocada do grupo F Jogo 02 – 1ª colocada do grupo F x 2ª colocada do grupo E

FASE FINAL

Jogo 03 – Vencedor Jogo 01 x Vencedor Jogo 02 –

A equipe vencedora estará classificada para a próxima fase.

Artigo 19 – O responsável pela Fase resolverá os casos omissos atinentes ao Sistema de Disputa.

Parágrafo Único – Para a Fase Regional e Final Estadual, quando não for confirmada a participação da equipe campeã da fase anterior, a vaga será ocupada automaticamente pela subsequente e assim sucessivamente.

X – DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Artigo 20 – Em todas as Fases, a pontuação para efeito de classificação será: a) Vitória 03 pontos;

b) Empate 02 pontos; c) Derrota 01 ponto; d) Ausência (W.O) 00 ponto.

Artigo 21 – Em caso de empate, para efeito de classificação, em que o sistema for de turno, a decisão será obtida pelo seguinte critério:

(7)

Parágrafo Primeiro – Empate entre 2 (duas) equipes: a) Será decidido pelo confronto direto;

b) persistindo o empate, classificar-se-á a equipe que obtiver o maior número de vitórias na fase;

c) persistindo o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior saldo de gols na fase;

d) persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior número de gols na fase;

e) persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que sofrer menor número de gols na fase;

f) Persistindo ainda o empate, a decisão será por sorteio. Parágrafo Segundo – Empate entre 3 (três) ou mais equipes:

a) Será classificada a equipe que obtiver o maior número de vitórias na fase;

b) persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que obtiver o maior saldo de gols nas partidas realizadas entre si na fase;

c) persistindo ainda o empate, classificar-se-á a equipe que obtiver o maior número de gols nas partidas realizadas entre si na fase;

d) persistindo ainda o empate, será classificada a equipe que sofrer o menor número de gols nas partidas realizadas entre si na fase;

e) persistindo ainda o empate, a decisão será por sorteio. XI - REGULAMENTO TÉCNICO

Artigo 22 – A duração de cada partida e a bola a ser utilizada atenderá ao que segue:

a) Sub-11 Fraldinha - dois períodos de 15 (Quinze) minutos cada e a bola Dente de Leite (nº 4);

b) Sub-13 Dentinho – dois períodos de 20 (vinte) minutos cada e a bola Dente de Leite (nº 4);

c) Sub-15 Dente de Leite – dois períodos de 25 (vinte e cinco) minutos cada e a bola Oficial;

d) Sub-17 Dentão – dois períodos de 30 (trinta) minutos cada e a bola Oficial;

Parágrafo Primeiro – Em todas as categorias haverá um intervalo de 10 (dez) minutos entre os dois períodos.

Parágrafo Segundo - Nas categorias Sub-11 -Fraldinha e Sub- 13 -Dentinho os escanteios serão cobrados na junção das linhas da grande área com a linha de fundo. Parágrafo Terceiro - Nas categorias Sub-15 Dente de Leite e Sub 17 Dentão os escanteios serão cobrados no local determinado pela Regra.

Artigo 23 – Poderão permanecer no banco de reserva:

a) Até 07 (sete) atletas uniformizados e devidamente inscritos no evento;

b) Técnico, auxiliar técnico ou preparador físico, médico (desde que apresente o CRM) ou Fisioterapeuta (com CREFITO) e massagista, todos devidamente identificados através de documento, que deverá constar na súmula;

c) O técnico, auxiliar técnico e o preparador físico deverão estar registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF), sendo obrigatória a apresentação do documento comprobatório emitido pelo órgão. O não cumprimento dessa exigência implicará no impedimento de suas participações.

(8)

Parágrafo Único – Serão permitidas até 7 (sete) substituições.

Artigo 24 – Quando o sistema for de eliminatória simples e houver empate na partida, será obedecida à regulamentação da FIFA para cobranças dos tiros da marca de penalidade máxima. Artigo 25 – Quando o sistema de disputa for play-off, ou seja, em melhor de 2 (dois) jogos, estará classificada a equipe que obtiver o maior número de pontos. Em caso de empate, para efeito de classificação, a decisão será pelo seguinte critério:

a) Saldo de gols;

b) será obedecida a regulamentação da FIFA para cobranças dos tiros da marca de penalidade máxima.

Artigo 26 – Havendo empate em qualquer partida das Fases Semifinal e Final, será apurada a equipe vencedora através da cobrança de tiros da marca de penalidade máxima, conforme regulamentação da FIFA.

Artigo 27 – A aplicação do cartão amarelo, na Categoria Dentão, será cumulativa na Fase Final Estadual, ficando suspenso automaticamente da partida seguinte o atleta que receber o segundo. A aplicação do cartão vermelho na mesma partida torna nulo o amarelo.

XII - DA FASE FINAL ESTADUAL

Artigo 28 – São condições fundamentais para que o atleta participe da Fase Final Estadual: a) Estar devidamente registrado na C.E.L. e inscrito no evento;

b) Estar matriculado e frequentando a rede de ensino fundamental ou médio no Estado de São Paulo no ano de 2015;

c) Apresentar antes da sua participação nas partidas ou competições a credencial expedida pela SELJ/CEL;

d) Satisfazer a todas as exigências das Portarias e Regulamentos da SELJ/CEL;

e) O Atleta apenado pela Justiça Desportiva poderá ser inscrito desde que a pena termine até a data de bloqueio de preenchimento da relação nominal

Artigo 29 - Os responsáveis das Entidades deverão preencher as relações nominais dos 18 (dezoito) através do site da SELJ (www.selj.sp.gov.br) por categoria e sexo. O prazo para o cumprimento dessa exigência será até as 18h00 do dia 05 de Dezembro de 2015. Após este prazo o site estará bloqueado para qualquer intervenção.

XIII – DA CLASSIFICAÇÃO PARA FASE FINAL ESTADUAL

Artigo 30 – Na Fase Final Estadual poderão participar em cada categoria até 16 (dezesseis) equipes, classificadas de acordo com o que segue:

a) 01 (uma) equipe Campeã de cada categoria e sexo da Fase Capital;

b) 14 (quatorze) equipes campeãs de cada categoria e sexo das Fases Regionais – DRELs;

c) 01 (uma) equipe indicada pelo responsável do município sede, desde que participe de uma das fases;

Artigo 31 – As entidades indicadas como classificadas para a Fase Final Estadual que desistirem da participação deverão justificar através de ofício ao Coordenador de Esporte e Lazer até o dia

25 de Novembro de 2015 impreterivelmente, para que seja convidada a equipe subseqüente na

classificação da fase.

Parágrafo Único – Após esse prazo a entidade que deixar de comparecer a Final Estadual ficará impedida de participar na categoria do evento no ano seguinte.

(9)

XIV – DO EMPARCEIRAMENTO E SISTEMA DE DISPUTA NA FASE FINAL ESTADUAL

Artigo 32 – O sistema de disputa dos 44º Campeonato Estadual de Futebol, em sua Fase Final Estadual, deverá respeitar os critérios estabelecidos.

Artigo 33 – A Comissão Técnica definirá a formação dos grupos e a programação dos jogos. Parágrafo Primeiro – Para grupos com 3 (três) equipes será obedecida a seguinte seqüência de jogos:

Jogo 1 – segundo componente do grupo x terceiro componente do grupo Jogo 2 – perdedor do jogo 1 x primeiro componente do grupo

Jogo 3 – primeiro componente do grupo x vencedor do jogo 1;

Parágrafo Segundo – Para grupos com 4 (quatro) equipes será obedecida a seguinte seqüência de jogos:

Jogo 1 – primeiro componente do grupo x quarto componente do grupo Jogo 2 – segundo componente do grupo x terceiro componente do grupo Jogo 3 – vencedor do jogo 1 x perdedor do jogo 2

Jogo 4 – vencedor do jogo 2 x perdedor do jogo 1 Jogo 5 – perdedor do jogo 1 x perdedor do jogo 2 Jogo 6 – vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2

Artigo 34 – Quanto à forma de disputa, em função do número de equipes, serão adotados os seguintes critérios:

a) Até 5 (cinco) equipes será realizado turno.

b) de 6 (seis) a 8 (oito) equipes serão realizadas as seguintes fases:

- Fase Classificatória: Dividida em 2 (dois) grupos (A, B). Classificam-se os dois primeiros de cada grupo, para disputa de 1o a Quarto.

- Fase Final: Formar-se-á grupo único, da seguinte maneira: GRUPO C

1o do Grupo A 1o do Grupo B 2º do Grupo A 2º do Grupo B

Os Quinto e Sétimo colocados sairão do Grupo do Campeão e os Sexto e Oitavo colocados sairão do Grupo do Vice-Campeão da Fase Classificatória. Quando o 1o e Segundo colocados saírem do mesmo grupo da Fase anterior, o Quinto e Sétimo sairão do grupo do Campeão e o Sexto e Oitavo sairão do outro grupo, obedecendo à classificação.

c) de 9 (nove) a 11 (onze) equipes serão realizadas as seguintes fases:

Fase Classificatória: Dividida em 3 (três) grupos (A, B.C), classificando-se os 2 (dois) primeiros de cada grupo.

Fase Semifinal: Formar-se-ão 2 (dois) grupos da seguinte maneira: GRUPO D: GRUPO E: 1o do Grupo A 1º do Grupo B

2º do Grupo B 1º do Grupo C 2º do Grupo C 2º do Grupo A, Classificando-se os 2 (dois) primeiros colocados de cada grupo.

Fase Final: Os 2 (dois) primeiros de cada grupo disputarão de 1o a Quarto lugares da seguinte maneira:

(10)

Jogo 1 – 1o do grupo D x Segundo do grupo E Jogo 2 – 1o do grupo E x Segundo do grupo D

Jogo 3 – Perdedor do jogo 1 x perdedor do jogo 2 (Terceiro e Quarto) Jogo 4 – Vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2 (1o e Segundo)

O Quinto colocado será o Terceiro colocado da Fase Semi-Final do Grupo do Campeão e o Sexto colocado será o Terceiro colocado da Fase Semi-Final do Grupo do Campeão, buscando o Sétimo e Oitavo pelos resultados obtidos pelo Campeão e Vice-Campeão da Fase Classificatória.

d) 12 A 16 EQUIPES – Serão realizadas as seguintes fases:

1ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO – Dividida em 04 (quatro) grupos (A, B, C, D), as equipes jogarão entre si em turno no grupo, classificando-se para a fase seguinte as 02 (duas) primeiras colocadas de cada grupo.

2ª FASE DE CLASSIFICAÇÃO - Formar-se-ão 02 (dois) grupos (E, F), que jogarão entre si em turno no grupo, classificando-se para a Fase Semifinal os 02 (dois) primeiros de cada grupo.

FORMAÇÃO DOS GRUPOS GRUPO E GRUPO F 1ª do grupo A 1ª do grupo B 1ª do grupo D 1ª do grupo C 2ª do grupo B 2ª do grupo A 2ª do grupo C 2ª do grupo B FASE FINAL

Jogo 1 – 1ª colocada do grupo E x 2ª colocada do grupo F Jogo 2 – 1ª colocada do grupo F x 2ª colocada do grupo E Jogo 3 – perdedor jogo 01 x perdedor jogo 02 (3º e 4º) Jogo 4 – vencedor jogo 01 x vencedor jogo 02 (1º e 2º)

Os Quinto e Sétimo colocados sairão do Grupo do Campeão e o Sexto e Oitavo colocados sairão do Grupo do Vice-Campeão da Fase Semi-Final. Quando o Primeiro e Segundo colocados saírem do mesmo grupo da Fase anterior, o Quinto e Sétimo sairão do grupo do Campeão e o Sexto e Oitavo sairão do outro grupo, obedecendo à classificação.

Artigo 35 – A Comissão Técnica do Comitê Dirigente resolverá os casos omissos atinentes ao Sistema de Disputa, na composição dos Grupos da Fase Classificatória e evitará, na medida do possível, que o Município-Sede e a equipe de sua DREL sejam incluídos num mesmo Grupo. Se uma equipe for sorteada para compor um Grupo na condição exposta, sempre que possível, passará para um Grupo subseqüente.

Artigo 36 – Em caso de empate em alguma partida, quando o sistema for de turno, apenas para sequência de jogos, será considerada vencedora a equipe que estiver melhor posicionada na composição do grupo em cada fase.

Artigo 37 – A Comissão Técnica resolverá os casos omissos atinentes ao Sistema de Disputa. XV – DA COMPOSIÇÃO DA DELEGAÇÃO PARA FINAL ESTADUAL

Artigo 38 – As Entidades classificadas para Final Estadual deverão definir ou indicar ao responsável da fase 18 atletas por categoria e sexo, entre os inscritos nas fases anteriores

(11)

(Relação Nominal dos 25) para comporem a delegação, devendo digitar em formulário próprio do evento como segue:

a) 18 (dezoito) Atletas inscritos;

b) 01 (um) Técnico registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF); c) 01 (um) Assistente Técnico ou Preparador Físico registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF);

d) 01 (um) Medico registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM); e) 01 (um) Massagista Cédula de Identidade (RG), emitida pela Secretaria da Segurança Pública;

Parágrafo Primeiro – Nenhum membro suplementar poderá figurar na Delegação. Parágrafo Segundo – As relações nominais da modalidade, categoria e sexo carimbadas e assinadas pelo representante legal deverão ser entregues, em 3 (três) vias, das 8h00 às 12h00 do dia 11 de Dezembro de 2015, na Comissão de Controle do evento. As credenciais dos atletas e dirigentes deverão ser retiradas pelo dirigente responsável ou integrante da delegação no Setor de Credenciamento, acompanhada pela terceira via da relação nominal protocolada, apresentando a seguinte documentação original:

a) Atleta: Cédula de Identidade original (RG) emitida pela Secretaria da Segurança Pública e Cadastro de Pessoa Física original (CPF). (quando não constar no RG). b) Atleta Estrangeiro: RNE (Registro Nacional de Estrangeiro).

c) Técnico, assistente técnico, preparador físico: CREF (Conselho Regional de Educação Física).

d) Médico: CRM – (Conselho Regional de Medicina)

e) Fisioterapeuta: CREFITO. (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) f) Massagista: Cédula de Identidade original (R.G.), emitida pela Secretaria da Segurança Pública.

g) Declaração Escolar (Atestado com as notas ou conceitos do terceiro bimestre ou declaração de aprovação no ano letivo de 2015, em papel timbrado da Unidade de Ensino em que o aluno está matriculado);

h) O não cumprimento dos Parágrafos acima impedirá a participação na Final Estadual. XVI – DOS TRANSPORTES - ALIMENTAÇÃO - HOSPEDAGEM

Artigo 39 – O Município-sede deverá providenciar junto aos órgãos competentes e disponibilizar alojamento em bom estado de higiene e conforto para acomodar os Atletas e Dirigentes das delegações e equipe de Arbitragem.

Parágrafo Primeiro – As representações municipais serão responsáveis pela boa conservação dos alojamentos que lhes forem reservados, obrigando-se a acatar as ordens disciplinares e a indenizar o Comitê Organizador pelas avarias verificadas no material posto a sua disposição.

Parágrafo Segundo – As representações municipais deverão levar colchões em número condizente com os elementos da delegação e cada participante deverá trazer talheres, roupa de cama e banho.

Parágrafo Terceiro – É proibida a permanência de pessoas não constam das Relações Nominais nos Alojamentos sem autorização do Chefe do Comitê Dirigente. Parágrafo Quarto – As representações Municipais que fizerem a opção por não alojar nos locais disponibilizados pelo município sede deverão comunicar através de oficio

(12)

encaminhado diretamente a Diretoria de Esporte e Lazer da respectiva região, com cópia para o Chefe do Comitê Dirigente e sua participação no evento será de inteira responsabilidade de seus dirigentes.

Parágrafo Quinto - O Dirigente responsável pela equipe comunicará ao Comitê Organizador, com antecedência, o dia e a hora em que a Delegação deixará o Município-Sede, para fins de vistoria nos respectivos alojamentos.

Parágrafo Sexto – Os transportes serão de responsabilidade do município participante.

XVII – DA ARBITRAGEM

Artigo 40 – A arbitragem será de responsabilidade da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Os árbitros deverão ser obrigatoriamente Cadastrados no Sistema Integrado de Cadastro da CEL e serão designados pelo Núcleo de Arbitragem.

XVIII – DA JUSTIÇA DESPORTIVA

Artigo 41 – Os atletas substituídos disciplinarmente (Sub-11 – Fraldinha; Sub-13 - Dentinho e Sub-15-Dente de Leite) ou expulsos (Sub-17-Dentão), bem como os membros da comissão técnica e dirigentes, estarão automaticamente suspensos do jogo seguinte, independente das punições que lhes poderão ser impostas pela Comissão Disciplinar Especial.

Parágrafo Primeiro – As DREL’s obrigatoriamente deverão enviar para a Divisão de Esportes os atletas e dirigentes expulsos ou punidos na fase regional.

Parágrafo Segundo – Independente de publicação em Boletim Oficial, a responsabilidade de controle de suspensões aplicadas é do município participante. Artigo 42 – O prazo para os Responsáveis das Entidades interporem representações nas Fases Sub-Regional e Regional não sediada será até as 17h00 do primeiro dia útil após o término de jogo. Para a Fase Regional sediada e Final Estadual o prazo de representação será de 03 (três) horas após o término do jogo, desde que acompanhadas de provas. Após esses prazos o resultado estará automaticamente homologado, não cabendo mais representações.

Artigo 43 – A Justiça Desportiva será exercida pelos órgãos judicantes da CEL, nas respectivas jurisdições e pela Comissão Disciplinar Especial na Final Estadual.

Artigo 44 – Para Final Estadual a Justiça Desportiva será exercida pela Comissão Disciplinar Especial.

Parágrafo Primeiro - Nos termos do Artigo 217, § 1º, da Constituição Federal, para se recorrer ao Poder Judiciário será necessário esgotarem-se todas as vias da Justiça Desportiva, citado no Parágrafo Único do Artigo 1o do Código de Justiça Desportiva da CEL.

Artigo 45 - O prazo para apresentação de recurso às decisões das Comissões Disciplinares Permanentes ou Comissão Especial será de acordo com o Artigo 32 do Código de Justiça Desportiva da CEL.

XIX – DOS UNIFORMES E PUBLICIDADE

Artigo 46 – É obrigatória a inscrição do nome da Entidade e ou Município e número nas camisas utilizadas pelos atletas em todos os jogos.

Artigo 47 – Não será permitindo o uso de pincéis, canetas, fitas adesiva e outros.

(13)

sendo vedado patrocínio que se relacione com propaganda política, fumo ou produtos incompatíveis com a prática desportiva.

Artigo 49 – Aos Técnicos e Assistentes Técnicos fica proibido o uso de chinelo e sandália quando estiverem dirigindo ou representando suas equipes. O short somente poderá ser utilizado se fizer parte do uniforme e a regra da modalidade permitir.

Artigo 50 – Os responsáveis pela execução do certame impedirão a participação em jogos das equipes que se apresentarem uniformizadas em desacordo com as normas estabelecidas.

Artigo 51 – A publicidade de qualquer gênero só poderá ser realizada mediante autorização expressa da SELJ-CEL, cabendo a esta lugar de destaque em todas as inserções, com exceção da constante dos uniformes de jogos dos responsáveis das Entidades participantes.

XX – DO CERIMONIAL E DA PREMIAÇÃO

Artigo 52 – A Fase Capital será precedida por um Cerimonial de Abertura a ser realizado no

Conjunto Desportivo “Constâncio Vaz Guimarães” – Ibirapuera, as 9h00 do dia24 de maio de

2015, do qual participarão obrigatoriamente todas as Entidades inscritas com o número mínimo de 11 (onze) atletas uniformizados por equipe e categoria.

Parágrafo Único – A Entidade que não atender ao disposto neste artigo será eliminada do Campeonato.

Artigo 53 – Na Fase Final Estadual é obrigatória a participação de todas as equipes e categorias classificadas no Cerimonial de Abertura, com os atletas devidamente uniformizados, sob pena de desclassificação.

Parágrafo Único – O número de atletas será definido pelo Comitê Organizador no Congresso Técnico.

Artigo 54 – Ao Campeão, Vice-Campeão e Terceiro colocado da Fase Final Estadual de cada categoria e sexo será conferido pela SELJ troféu de posse definitiva, assim como medalhas ao Técnico, Assistente Técnico ou Preparador Físico, médico ou fisioterapeuta, massagista e atletas classificados em 1o, 2o, 3o lugares.

.

XXI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 55 – O Boletim (eletrônico ou impresso) expedido pelo Comitê Dirigente será o meio de comunicação oficial junto aos participantes, podendo, em casos excepcionais, serem expedidos comunicados.

Artigo 56 – As competições serão regidas por este Regulamento, assim como pelas Regras Oficiais da modalidade.

Artigo 57 – Os casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pelo Coordenador de Esporte e Lazer ou seu representante.

Artigo 58 – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Referências

Documentos relacionados

Percebe-se, portanto que a população possui baixo nível de informação sobre o grau de bem-estar ao qual os animais estão submetidos nas cadeias produtivas, podendo

Falta aindaelucidar aspectos relacionados à dieta do hospedeiro definitivo natural e a exclusividade da doença na Região neotropical Diversos animais fazem parte

F) A PCR quantitativa em tempo real do DNA extraído dos espermatozóides centrifugados nos gradientes de densidade confirmou os dados obtidos com a sexagem pela PCR dos

Conteúdo disponibilizado em PDF, acesso à transmissão online e ao vivo em plataforma com total qualidade de imagem e áudio, material de apoio com anexos e documentações importantes,

O autoritarismo que corta as nossas experiências educativas inibe, quando não reprime, a capacidade de perguntar. A natureza desafiadora da pergunta tende a ser considerada, na

Este trabalho objetivou inventariar a fauna de peixes do rio Capivari, um pequeno tributário da bacia do Paraguaçu, em cinco pontos ao longo do trecho entre Cruz das Almas e a foz no

Da mesma forma f i ea e autor muito agradecido aos colegas Neusa Amato e Hélio Portella pela leitura de presente artigo» bem como à Sra. Helena de Souza

Assim como no exercício da esfera, a superfície cilíndrica está exatamente sobre o ponto onde deseja-se calcular o valor do campo