• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO AVANÇADA EM FISCALIDADE EMPRESARIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO AVANÇADA EM FISCALIDADE EMPRESARIAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO AVANÇADA

EM

FISCALIDADE EMPRESARIAL

Início a 3 de Maio de 2004

Objectivos

Aquisição de uma sólida base de conhecimentos com vista à compreensão integrada do sistema fiscal português.

Obtenção de flexibilidade de raciocínio fiscal necessária à identificação e resolução de problemas concretos e ao estudo do impacto fiscal da tomada de decisões operacionais e estratégicas na empresa.

Compreensão do âmbito e alcance de medidas, actuais e futuras, de reformulação do sistema fiscal português.

Obtenção da prática necessária ao manuseamento dos principais códigos fiscais portugueses (IRS, IRC, IVA, Processo Tributário e Impostos sobre o Património).

Coordenação do programa:

Científica: Prof. Dr. José Alberto Pinheiro Pinto Executiva: Drª Rosa Maria Teixeira

Destinatários

Quadros médios e superiores das empresas; profissionais livres nas áreas do Direito, Contabilidade, Auditoria e Consultoria Fiscal; consultores de empresas; outros profissionais que pretendam complementar a sua formação de base.

Admissão e selecção

Apesar de não se exigir aos candidatos uma formação académica específica,

não se deixa de recomendar, no entanto, que possuam experiência

profissional e / ou habilitação académica susceptível de ser complementada com a aquisição de conhecimentos na área fiscal.

Na admissão dos candidatos será tida em conta a ordem de entrada das respectivas candidaturas.

Elementos que devem constituir o processo de inscrição:

Boletim de inscrição Curriculum Vitae 2 fotografias

(2)

Prazo de apresentação das candidaturas

O prazo para a apresentação das candidaturas decorrerá até 26 de Abril de 2004.

Número de vagas: limitado Estrutura do programa

O programa está estruturado em dez módulos temáticos e terá a duração de 84 horas. É a seguinte a distribuição da carga horária pelos diferentes módulos:

Módulos Nº horas Datas

1. A Fiscalidade em Portugal 3 3 de Maio

2. IVA 12 5,6,10,12 Maio

3. RITI e Operações Triangulares 6 13 e 17 Maio 4. Nova Tributação do Património 9 19,20 e 24 Maio

5 IRS 12 26,27 Maio 1 e 2 Junho

6. IRC 15 3,7,8,14 e 16 Junho

7.Tributação de Instrumentos Financeiros 3 17 Junho

8. Direito Fiscal Internacional 3 21 Junho

9. Contencioso Tributário 12 22, 29, 30 Junho e 1 Julho

10. Planeamento Fiscal 9 5,7 e 8 Julho

Total 84

Funcionamento do programa

O programa tem início no dia 3 de Maio e termina no dia 8 de Julho de 2004 tendo, portanto, a duração de dez semanas.

Funcionará em regime pós-laboral, das 18.30 às 21.30 horas, em regra às segundas, quartas e quintas-feiras.

(3)

Nota biográfica do corpo docente:

ANTÓNIO RUI DE AZEVEDO GONÇALVES

Licenciatura em Economia pela UP. Técnico da Direcção Geral dos Impostos - DGCI. Pós-graduado em Estudos Europeus pela UC. Docente do Ensino Superior

EMANUEL AUGUSTO VIDAL LIMA

Licenciatura em Economia pela UP. Assessor da Direcção Geral dos Impostos - DGCI. Docente do Ensino Superior. Formador da área de fiscalidade

JOSÉ ALBERTO PINHEIRO PINTO

Licenciatura em Economia pela FEP. Revisor Oficial de Contas. Consultor fiscal. Docente da UCP.

MARIA DULCE DE ALMEIDA SOARES

Licenciatura em Economia pela UP. e em Direito pela U. Lusíada. Pós-graduada em Direito Penal Económico e Europeu pelo IDPEE – UC. Advogada em Rui Peixoto Duarte & Associados – Advogados. Docente em cursos de Pós-Graduação

MARIA LUÍSA LEITE CASTRO ANACORETA CORREIA

Licenciatura em Gestão pela UCP. Mestrado em Economia pela FEP. Docente da UCP. Revisora Oficial de Contas e consultora.

RUI MORAIS

Licenciatura em Ciências Jurídicas pela U. Coimbra

Docente com regência na área do Direito Fiscal, na Faculdade de Direito da UCP – Porto.

Foi colaborador da Comissão de Reforma Fiscal

TELMO JOAQUIM ROCHA TAVARES

Licenciatura em Direito pela U. Portucalense. Bacharelato em Contabilidade e Administração de Empresa. Pós-graduado em Direito Penal Económico e Europeu pelo IDPEE – UC. Director de Finanças. Docente em cursos de Pós-Graduação.

VIRGILIO PIRES

Ex-Director de Finanças. Consultor Fiscal

(4)

Conteúdo programático dos módulos: MÓDULO 1- A FISCALIDADE EM PORTUGAL

JOSÉ ALBERTO PINHEIRO PINTO

O Sistema Fiscal Português. O papel da fiscalidade na gestão empresarial. Desafios futuros.

MÓDULO 2– IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO EMANUEL AUGUSTO VIDAL LIMA

Regras de incidência e localização; isenções completas e incompletas. Sujeitos passivos isentos com/sem possibilidade de renúncia. Sujeitos passivos mistos. Regularizações e regras de recuperação de IVA. Regimes especiais.

MÓDULO 3- RITI E OPERAÇÕES TRIANGULARES EMANUEL AUGUSTO VIDAL LIMA

O IVA e as transações internacionais de bens. A tributação na UE. Aquisições intracomunitárias efectuadas por não sujeitos passivos e por sujeitos passivos isentos. Vendas à distância. Operações triangulares

MÓDULO 4– NOVA TRIBUTAÇÃO DO PATRIMÓNIO

VIRGÍLIO PIRES

Imposto municipal sobre imóveis – IMI. Imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis – IMT. Transmissões gratuitas - Imposto de selo. Regime transitório.

MÓDULO 5– IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES

MARIA DULCE DE ALMEIDA SOARES / TELMO JOAQUIM ROCHA TAVARES

Estrutura e funcionamento do imposto. Rendimentos sujeitos a tributação. Regime dos rendimentos em espécie. Rendimentos empresariais e profissionais. Regime simplificado de tributação. Regime de tributação das mais-valias e de outros incrementos patrimoniais. Manifestações de fortuna e rendimentos-padrão. Deduções, abatimentos e benefícios fiscais. Tributação dos não residentes. Regime das retenções na fonte. Obrigações declarativas. Casos práticos

MÓDULO 6–IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLECTIVAS

ANTÓNIO RUI DE AZEVEDO GONÇALVES

Estrutura do imposto e regras de incidência. Resultado contabilístico versus resultado fiscal. Encargos não dedutíveis. Regime das reintegrações e amortizações. Regime das provisões. Créditos incobráveis. Regime das mais e menos-valias. Reinvestimento dos valores de realização. Preços de transferência. Dupla tributação económica de lucros distribuídos. Dupla tributação internacional. Cálculo do imposto. Pagamentos por conta e pagamento especial por conta. Tributações autónomas. Regime simplificado de tributação. Tributação das entidades não residentes. Tributação das

(5)

entidades sem fins lucrativos. Benefícios fiscais. A declaração modelo nº 22. A declaração anual e seus anexos Casos práticos.

MÓDULO 7– TRIBUTAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS

MARIA LUÍSA LEITE CASTRO

Empréstimos bancários, obrigacionistas e outras formas de financiamento externo; remunerações de sócios ou accionistas (lucros e mais-valias); instrumentos financeiros derivados; rendimentos de unidades de participação em fundos de investimento.

MÓDULO 8-DIREITO FISCAL INTERNACIONAL RUI MORAIS

Delimitação da extensão das leis nacionais. Dupla tributação internacional e convenção modelo da OCDE. Deslocalização das operações tributárias - utilização de paraísos fiscais e medidas anti-abuso: preços de transferência; limitação à dedutibilidade de custos; “transparência fiscal”; subcapitalização.

MÓDULO 9-CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO

MARIA DULCE DE ALMEIDA SOARES / TELMO JOAQUIM ROCHA TAVARES

A Lei Geral Tributária e o Código de Procedimento e de Processo Tributário Princípios do procedimento e do processo tributário .Garantias dos sujeitos passivos: direito à informação; direito à fundamentação; direito à notificação; direito à audição e direito à indemnização. Avaliação directa / Avaliação indirecta. Meios de defesa do sujeito passivo: procedimento de revisão; reclamação graciosa; recurso hierárquico e impugnação judicial. A responsabilidade dos corpos sociais, dos revisores oficiais de contas e dos técnicos oficiais de contas pelas dívidas tributárias.Procedimento de Inspecção Tributária: derrogação do sigilo bancário.Os crimes e as contra-ordenações fiscais

MÓDULO 10–PLANEAMENTO FISCAL

JOSÉ ALBERTO PINHEIRO PINTO

Estruturação de grupos de empresas; financiamento e tributação; sociedades gestoras de participações sociais; transparência fiscal; grupos de sociedades.

(6)

Local

O curso terá lugar na sede da EGE – Av. da Boavista, 2671 - Porto

Preço

O preço deste programa é de € 1.500 (mil e quinhentos euros), e deverá ser pago no acto da inscrição. Nele está incluído todo o material pedagógico. Poderá igualmente ser admitida a frequência avulsa de algum(uns) módulo(s).

Condições especiais

Os associados da AEP e os antigos alunos da UCP que se inscrevam no programa integral beneficiarão de um desconto de 10%.

Entidades que inscrevam 2 participantes beneficiarão de um desconto de 5% Entidades que inscrevam mais de 2 participantes beneficiarão de um desconto de 10%

Os descontos não são acumuláveis.

Certificado

No final do curso será entregue um Diploma de Formação Avançada aos participantes que tenham frequentado, pelo menos, 75% das sessões.

(7)

Formação Avançada em Fiscalidade Empresarial

Ficha de Inscrição:

Módulo(s) em que se inscreve: Todos _______

Mód 1 ___ Mód 2 ___ Mód 3 ___ Mód 4 ___ Mód 5 ___ Mód 6 ___ Mód 7 ___ Mód 8 ___ Mód 9 ___ Mód 10 ___ Participante: ___________________________________________________________________ Formação Base: ________________________________________________________________ Endereço: _____________________________________________________________________ Cód. Postal: ____________________ Localidade: _____________________________________ Telef.: ____________________ e-mail: ______________________________________________ Empresa: _____________________________________________________________________ Endereço: _____________________________________________________________________ Cód. Postal: __________________ Localidade: _______________________________________ Telef.: _______________ Fax: _______________e-mail: ________________________________ Factura em Nome de: Empresa_____ Participante: _____

N. Contribuinte: _______________________________________

INSCRIÇÕES/INFORMAÇÕES

Laura Gonçalves - lmgoncal@aeportugal.com

Tel.-229981721 / 22.615 85 18 Fax -229981771 / 22.6176840 E-mail - ege@aeportugal.com / www.ege.pt

Referências

Documentos relacionados

Porém, as narrativas dos diários reflexivos selecionados para essa análise não somente trouxeram a voz do aluno de modo reflexivo para que o professor também possa pensar com

Resumo O setor da indústria de produção de pasta para papel está associado à produção de elevadas quantidades de resíduos sólidos. Anualmente, na União Europeia

Analisando o texto dessas propostas, verifica-se a existência de pontos harmônicos e distintos, sendo, no entanto, que muitas críticas já feitas mostram que elas vieram

a) considerar a produção de bens simbólicos culturais, junto ao processo de produção e projeção de vidas e subjetividades; b) defender o direito ao acesso, envolvimento,

núcleo de vP e não pela posposição cuja função única é atribuir Caso. O fato interessante que difere as línguas Jê analisadas da língua portuguesa é que, naquelas,

2) Mercado de Bens Substitutos. A metodologia de mercado de bens substitutos parte do princípio de que a perda de qualidade ou escassez do bem ou serviço ambiental

The effect of knowledge management practices on firm performance 0595 Estimular liderança nos funcionários da alta administração 2002 Hsu, Chih-Ming; Su, Chao-Ton