• Nenhum resultado encontrado

Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NONATO, Alexandre. Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade GLASNOST, Ano 1, N. 1 – Julho 2014 2014

Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade

Intrusionfreeometry: self-evaluation of the percentage of intrusionfreeness

Despertometria: autoevaluación del porcentaje de desperticidad

Alexandre Nonato alenonato@yahoo.com.br

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar instrumento para automensuração inicial do percentual de desperticidade, desenvolvido a partir da autopesquisa do autor. Não se trata de recurso definidor ou comprobatório da desperticidade, mas uma relação de itens que reúne aspec-tos essenciais da condição de autodesassédio permanente, inicial, que caminha para o total. Para isso são apresentados 45 itens, que podem ser ampliados futuramente, onde o interessado ou interessada pode se avaliar com notas de 1 a 5. Ao final é possível verificar um percentual em relação à nota máxima, sendo avaliado como parâmetro para autopesquisa, revisão de código pessoal de cosmoética e das prioridades proexológicas. Espera-se com esse trabalho fomentar o debate em torno do megadesafio da assunção da autodesperticidade em 3 anos.

Summary

The objective of this article is to present an instrument for an initial self-measuring of the percentage of intrusionfreeness, developed through the author’s self-research. It should not be treated as a defining resource or as probative of intrusionfreeness, but as a list of items that reunite essential aspects of the basic permanently self-deintruded condition, on the way to the total condition. To this end 45 items are presented, that can be amplified going forward, for the interested to evaluate giving a score from 1 to 5. At the end it is possible to verify the percentage gained in relation to the maximum score, thus using this as an evaluation parameter for self-research, the revision of the personal code of cosmoethics and proexological priorities. It is hoped that this work stimulates debate on the megachallenge of as-suming self-intrusionfreeness within 3 years.

Resumen

El objetivo del artículo es presentar um instrumento para la automensuración inicial del percentual de desperticidad, desarrollado a partir de la autoinvestigación del autor. No se trata de um recurso definidor o comprobatório de la desperticidad, sino una relación de itens que reúnen aspectos esenciales de la condición de autodesasedio permanente, inicial, que camina para el total. Para esto, son presentados 45 itens, que pueden ser ampliados em el futuro, donde el interesado o interesada, puedan evaluar con notas de 1 a 5. Al final es posible verificar um percentual en relación a la nota máxima, siendo evaluado como parâmetro para la autoinvestigación, la revisión del código personal de cosmoética y de lãs prioridades proexológicas. Se espera com este trabajo fomentar el debate em torno al megadesafio de la asunción de la desperticidad em 3 años.

Palavras-chave: 1. Desperticidade. 2. Despertograma. 3. Autopesquisa. 4. Semiconsciexialidade.

Keywords: 1. Intrusionfreeness. 2. Intrusionfreeogram. 3. Self-research. 4. Semi-conscexiality. Palabras-clave: 1. Desperticidad. 2. Despertograma. 3. Autoinvestigación. 4. Semiconciexialidad.

Especialidade: Predespertologia. Specialities: Pre-intrusionfreeness. Especialidade: Predespertología

.

Materpensene: Desperticidade. Materthosene: Intrusionfreeness. Materpensene: Desperticidade. INTRODUÇÃO

Contexto. A motivação para a escrita do artigo Despertometria começou a partir do interesse e da auto-pesquisa deste autor em relação à possibilidade de assunção da autodesperticidade, em 2013. Há pelo menos uma década, este autor estuda o tema desperticidade, principalmente nas correlações com o tema Inversão Exis-tencial, abordados em mais de 10 artigos e livro em coautoria. No entanto, a hipótese pensada, em anos

(2)

NONATO, Alexandre. Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade GLASNOST, Ano 1, N. 1 – Julho 2014 Julho 201422220142014

res, seria a possibilidade de vivenciar a desperticidade apenas após a terceira idade. Um fato ocorrido em 2013 mudou a autoimagem e, principalmente, as perspectivas quanto à assunção da desperticidade.

Fato. No dia 11 de maio de 2013, durante o evento semanal chamado de Círculo Mentalsomático, no Ter-tuliarium (CEAEC), três nomes foram levantados e debatidos em relação ao percentual de desperticidade, entre os quais, o deste autor. A partir deste fato, iniciou-se autopesquisa ostensiva sobre a possibilidade de assunção da autodesperticidade, a curto prazo, buscando levantar bibliografia, infografia e filmografia (vídeos de cursos, aulas, verbetes, entre outros).

Autopesquisa. Durante um período de 6 meses, além da revisão bibliográfica sobre o tema desperticida-de, este autor buscou refazer a autoconscienciometria através do Conscienciograma e o curso Conscin-Cobaia: aprofundar sobre o temperamento pessoal e as distorções cognitivas quanto à autoimagem e autocorrupções a partir da Consciencioterapia.

Cosmoética. Outro ponto relevante que merece ser destacado é a revisão, atualização e aprofundamento do código pessoal de Cosmoética (CPC). Tal atitude foi necessária devido ao automonitoramento pensênico realizado diariamente a partir da data já referida.

Metodologia. Os dados utilizados nesta autopesquisa foram obtidos através de estudos e experimentações pessoais ao longo de 8 meses, do primeiro mês com as revisões bibliográficas sobre o tema; passando pelo quin-to mês, quando este auquin-tor assumiu publicamente a auquin-todesperticidade; até hoje, na busca pela consolidação des-ta condição. O teste de mensuração aqui proposto é resuldes-tado jusdes-tamente dessa autopesquisa, levando em consi-deração os itens essenciais da desperticidade. Portanto, tudo o que estáapresentado nesse artigo pode e deve ser aprofundado.

Seções. O artigo foi organizado didaticamente através das seguintes seções: 1. Definição e Contextualização.

2. Autopesquisa do Nível da Desperticidade. 3. Conclusões.

I. DEFINIÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO

Definição. O ser desperto (des + per + to) é a conscin desassediada permanente total, homem ou mulher, autoconsciente da própria qualidade de desperticidade, dentro das tarefas de liderança interassistencial, atuando na condição de isca intra e extrafísica, assistencial, lúcida, através da prática diária da tenepes ou da tarefa ener-gética pessoal de solidariedade (VIEIRA, 2013, p. 9.827).

Sinonímia: 1. Desassediado permanente total. 2. Pessoa sem assédio permanentemente.

Definição. A Despertometria é a Ciência dedicada aos estudos, conhecimentos específicos, teáticos ou pesquisas das medidas da extensão e qualidade do nível ou percentual de desperticidade da consciência.

Sinonímia: 1. Estudo do nível da desperticidade. 2. Mensuração do percentual de desperticidade. 2. De-sassediometria.

Verbete. O estudo pessoal sobre a Despertometria foi apresentado pela primeira vez no dia 15 de setem-bro de 2013, em Tertúlia Conscienciológica, através de um verbete sobre o tema. A ideia foi debater e apresentar proposta inicial que havia sido útil para o autor e poderia ser também aplicada aos demais interessados no tema.

Planilha. Posteriormente à apresentação do verbete Despertometria, o professor Flávio Buononato, coor-denador do Instituto Cognopolitano de Geografia e Estatística (ICGE), desenvolveu uma planilha de Excel, com base no questionário apresentado e presente também neste artigo, onde a pessoa interessada em avaliar

(3)

NONATO, Alexandre. Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade GLASNOST, Ano 1, N. 1 – Julho 2014 2014 a autodesperticidade pode dar notas, de 1 a 5, em cada questão proposta. Ao final, a planilha gera a nota total e o percentual de autodesperticidade já atingido.

Ponderação. É claro que tal instrumento, ainda recente, não deve ser visto com precisão matemática, ab-soluta, mas como uma possibilidade de mensuração inicial da autodesperticidade. Ou seja, trata-se de um recur-so auxiliar na autopesquisa da assunção da desperticidade. A planilha encontra-se no website do ICGE. A tertú-lia com o debate sobre o tema também está disponível na Internet através do YouTube.

II. AUTOPESQUISA DO NÍVEL DA DESPERTICIDADE

Nota. Abaixo serão apresentados 45 itens visando à autopesquisa e ao posicionamento pessoal em relação ao percentual de autodesperticidade. Inicialmente, sugere-se avaliar cada item atribuindo nota de 1 (péssimo) a 5 (excelente). Depois desta avaliação quantitativa, selecione os itens que mais se destacam, seja por notas boas ou ruins, fazendo um aprofundamento qualitativo dessas questões.

Autoidentificação. A ideia básica é que este instrumento sirva para a pessoa identificar quais traços ala-vancam positivamente a sua personalidade rumo à desperticidade e, ao mesmo tempo, quais os traços travões da autodesperticidade.

Taxologia. Considerando a Despertologia, eis pelo menos 45 traços ideais relacionados diretamente à condição de desassediado permanente total (desperticidade), em ordem alfabética, sendo importantes indicado-res para autavaliação da conscin inteindicado-ressada:

01. Acoplamento. Instalação voluntária, quando necessária, do acoplamento áurico terapêutico, incluin-do as assimilações simpáticas (assins) de energias conscienciais.

02. Afetividade. Afeição e interesse sincero por outras consciências, independentemente do nível evolutivo. 03. Amizade. Cultivo de rede de amizades produtivas, plurais, com raízes intermissivas e multiexistenciais. 04. Anticomocionalismo. Autocentramento consciencial assentado no cumprimento dinâmico da proé-xis, eliminando as reações emocionais imaturas, infantis e caprichos pessoais.

05. Anticonflitividade. Harmonia intraconsciencial e interconsciencial a partir da eliminação das auto-corrupções e do esforço autêntico para ampliar a compreensão de outrem.

06. Atenção. Tendência de manter o foco da atenção pessoal para além do ego, ou seja, em outras cons-ciências, seja individual ou coletivamente.

07. Autenticidade. Transparência, glasnost e sinceridade cosmoética nas manifestações cotidianas, fruto da eliminação do medo e das autodefesas irracionais.

08. Autoconfiança. Ausência de dúvidas proexológicas mortificantes e confiança em relação à proce-dência pessoal extrafísica.

09. Autoconscienciometria. Reconhecimento autocrítico de trafores, trafares, trafais, incluindo o mega-trafor pessoal, buscando a convergência com materpensene pessoal.

10. Autoconsciencioterapia. Manutenção da saúde holossomática através do polinômio autoinvestiga-ção-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.

11. Autocrítica. Autocrítica permanente quanto às ações pessoais na convivialidade, manifestações e re-ações íntimas no dia a dia.

12. Autodesassedialidade. Autodecisão de enfrentar e superar as pressões assediadoras intra e extrafísi-cas, mantendo-se em condição homeostática.

13. Autodesdramatização. Capacidade de desdramatizar os erros e os trafares pessoais, sem leniência, buscando objetivamente aprender com a experiência e ir em frente sem repeti-los.

(4)

NONATO, Alexandre. Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade GLASNOST, Ano 1, N. 1 – Julho 2014 Julho 201422220142014

15. Autoincorruptibilidade. Lisura e incorruptibilidade da conscin buscando não pensenizar anticosmo-eticamente contra outras consciências.

16. Autoposicionamento. Capacidade de posicionar-se com franqueza, transparência interassistencial, sem dissimulações anticosmoéticas ou preocupações com a autoimagem.

17. Autoprioridade. Inteligência evolutiva evidente nas autoprioridades e conquistas evolutivas, evitan-do melin e melex consequentes muitas vezes de pequenos adiamentos, os quais mais tarde tornam-se desvios de proéxis.

18. Bom humor. Alegria, ânimo, otimismo e disposição sincera, motivados pelo trabalho útil a outras consciências.

19. Convívio. Convivência sadia com os compassageiros evolutivos, seja da família nuclear ou conscien-cial, sem conflitos arraigados nas interrelações pessoais.

20. Cosmoética. Aplicação sincera do código pessoal de Cosmoética (CPC) em constante revisão e progresso. 21. Discrição. Convicção e confiança do efeito das vitórias íntimas silenciosas, discretas, refletidas prin-cipalmente nas energias pessoais.

22. Desassim. Capacidade de desassimilação de energias doentias, patológicas, através da vontade e das manobras energéticas.

23. Duplismo. Definição e manutenção sadia de relacionamento afetivo-sexual produtivo, vínculo esta-belecido em condições harmônicas e estáveis com finalidade interassistencial e evolutiva.

24. Energossoma. Autoconfiança e desenvoltura quanto à aplicação cosmoética das energias do energossoma. 25. Epicentrismo. Atuação na condição de minipeça do maximecanismo interassistencial e de liderança multidimensional, cosmoética, através da autoconsciencialidade teática.

26. Estado Vibracional. Autodeterminação e desenvoltura quanto ao EV.

27. Força presencial. Presença notável, aglutinadora ou magnetismo pessoal homeostático, centrífugo, aplicado à interassistencialidade.

28. Hábitos. Manutenção de hábitos sadios e rotinas úteis com foco nas gescons e demais produções evolutivas. 29. Imperturbabilidade. Atitude ou estado da conscin tranquila, eutímica, centrada, autoconsciente e inabalável, sentindo-se em harmonia e estável com ela própria e as demais consciências.

30. Interassistencialidade. Autoconvicção lúcida da assistencialidade interconsciencial na condição de primeiro item da Evoluciologia.

31. Intermissibilidade. Reconhecimento autocrítico da condição de aluno efetivo de Curso Intermissivo (CI), no último período entre vidas.

32. Isca Consciente. Autoconvicção plena, tranquila, de ser utilizado ao modo de isca interassistencial à conscins e consciexes enfermas.

33. Macrossoma. Se portador de macrossoma, identifica, mantém e aproveita, de modo inteligente, os potenciais específicos desse instrumento na proéxis.

34. Ortopensenidade. Predomínio da autopensenidade cosmoética, fraterna, retilínea, incluindo a pró-pria imaginação e onirismo.

35. Parapsiquismo. Habilidade parapsíquica desenvolta, a partir do domínio do EV, permitindo a insta-lação de campos energéticos homeostáticos e terapêuticos.

36. Profissão. Escolha e manutenção de carreira profissional cosmoética, interassistencial, possibilitando também autonomia econômico-financeira digna, sem heterodependências espúrias.

37. Racionalidade. Maturidade quanto ao emprego do mentalsoma, do discernimento, embasando as de-cisões evolutivas.

38. Reciclagem. Mudança do temperamento para melhor, dinamizando a autevolução através da criação de neossinapses comportamentais maduras.

(5)

NONATO, Alexandre. Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade GLASNOST, Ano 1, N. 1 – Julho 2014 2014 39. Refratariedade. Manutenção de refratariedade ou aversão às energias patológicas, sem esquecer do trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento.

40. Sinalética. Identificação, empírica e técnica, com autoconfiança, das sinaléticas parapsíquicas pesso-ais para aplicações úteis.

41. Somática. Zelo em relação ao corpo físico visando à longevidade intrafísica, lúcida, interassistencial (atividade física, alimentação saudável, sono tranquilo, entre outros).

42. Tenepes. Prática da tarefa energética pessoal (tenepes) em progressão constante, com foco na insta-lação da ofiex.

43. Sexualidade. Vida sexual ativa, sadia, monogâmica, sem excessos, castrações ou recalques, no con-texto da dupla evolutiva.

44. Voluntariado. Tendência ao trabalho voluntário, visando auxiliar, esclarecer e dar suporte às consciências. 45. Zooconvivialidade. Interação positiva, interassistencial, sadia com os demais princípios conscienciais. Percentual. Desperticidade não é perfeição, mas 50% da Serenologia. Importa à conscin interessada em investir na autodesperticidade avaliar, com autocrítica, qual o percentual de erros cometidos em relação a cada item descrito acima. Além disso, principalmente, assumir o percentual de autodesperticidade já conquistado até o momento nessa vida humana.

Tabus. Considerando a Autodiscernimentologia, é relevante o pré-desperto eliminar as distorções e tabus pessoais sobre a desperticidade, por exemplo estes 10 listados, em ordem alfabética, frequentes em conscins jejunas no estudo da Despertologia:

01. Assepsia. O ser desperto evita pessoas, locais e objetos com assédios ou energias patológicas.

02. Autexclusão. O ser desperto é uma condição muito distante, mesmo para quem reconhece ter curso intermissivo.

03. Candura. O ser desperto possui necessariamente a mesma candura encontrada em muitos dos santos e grandes nomes da tacon.

04. Crítica. O ser desperto não faz heterocríticas, não julga ninguém, pois deseja sempre o melhor para todos. 05. Emocionalidade. O ser desperto possui como principal característica o amor incondicional.

06. Heteraprovação. O ser desperto precisa da aprovação ou da admiração de todos da zona de convívio pessoal. 07. Heterassédio. O ser desperto não tem heterassédio, pois já eliminou todos os autassédios.

08. Omniheterodesassédio. O ser desperto consegue eliminar todo tipo de assédio ao redor, incluindo das pessoas mais próximas no convívio.

09. Parapsiquismo. O ser desperto já domina todas as áreas do parapsiquismo.

10. Perfeição. O ser desperto não comete erros e já desenvolveu a maioria dos atributos conscienciais. Distorções. A maioria desses tabus funciona como autossugestões dogmáticas, crenças irracionais e au-tassédios impedidores do desenvolvimento evolutivo pessoal, decorrentes muitas vezes da autossubestimação, de distorções cognitivas e do ranço religioso ainda existente na intraconsciencialidade.

Alcance. A autodesperticidade está ao alcance de toda conscin intermissivista, contudo exige vontade granítica, autorganização, destemor e eliminação de autoconflitos irracionais e comocionalismos.

(6)

NONATO, Alexandre. Despertometria: Autavaliação do Percentual de Desperticidade GLASNOST, Ano 1, N. 1 – Julho 2014 Julho 201422220142014

CONCLUSÕES

Megadesafio. Buscou-se neste artigo apresentar itens para autopesquisa, em especial para aqueles que ob-jetivam o megadesafio da assunção da autodesperticidade em 3 anos. Os pontos levantados foram aplicados pelo autor visando a mensuração pessoal da autodesperticidade.

Convite. Este material aqui apresentado é apenas o ponto de partida visando avaliação franca e sincera do nível de desperticidade pessoal. Vale a pena ao interessado aprofundar essas questões a partir de outros recursos disponíveis na Conscienciologia, por exemplo as atividades da CONSCIUS, em especial o curso Conscin-Cobaia; as atividades da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC), em especial a Conscienciote-rapia;

e o código pessoal de Cosmoética, que pode ser desenvolvido a partir de conteúdos disponíveis em diversos cursos das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).

Técnicas. Também é válido lembrar e ressaltar a importância do voluntariado e da docência nas Institui-ções Conscienciocêntricas, além da aplicação das técnicas da Invéxis e da Recéxis no desenvolvimento e na mensuração da autodesperticidade.

Planejamento. E, para finalizar, fica o convite também para o leitor ou a leitora determinar, a partir da autopesquisa, qual a escala pessoal em relação à autodesperticidade (de 0 a 100%). Se ainda não é 100%, o que falta ou quais são os travões da autodesperticidade, além de realizar um planejamento pessoal para alcançar esta condição.

Minicurrículo:

Alexandre Nonato é Jornalista. Mestre em Jornalismo. Coordenador geral da ASSINVÉXIS. Autor de 2 livros. Professor do curso Despertometria. Tenepessista.

Bibliografia Específica:

1. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 crono-logia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 734 a 748.

2. Idem; Ser desperto; verbete; In: Vieira, Waldo (Org.); Enciclopédia da Conscienciologia;11.034 p.; glos. 2.498 termos (ver-betes); 192 microbiografias; 147 tabs.; 191 verbetógrafos; 8ª Ed. Digital; Versão 8.00; Associação Internacional Editares; & Associação

Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR, 2013, páginas 9.827 a 9.835.

Infografia Específica:

1. Buononato; Flávio. Planilha Despertometria; Instituto Cognopolitano de Geografia e Estatística.Disponível em: <http://www.icge.org.br/wordpress/?page_id=1385> Acesso em: 13 jan. 2014.

2. Nonato, Alexandre; Despertometria; verbete; 15 set. 2013. Disponível em: <http://www.tertuliaconscienciologia.org/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=29&dir=ASC&order=name&Itemid=13 &limit=20&limitstart=40> Acesso em: 13 jan. 2014.

3. Nonato, Alexandre; Despertometria; tertúlia 2.781; 15 set. 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jaxt2URJ9iU> Acesso em: 13 jan. 2014.

Referências

Documentos relacionados

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Se os cabos de alimentação individuais do Dispositivo de segurança de rede não estiverem prontamente acessíveis para desconexão, você será responsável por instalar um desconector

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Não estudei francês – oração subordinante; porque estava doente – oração subordinada adverbial causal. 9- Logo que entrei na sala, o Ricardo pediu-me ajuda

SOBRE CABALA E TARÔ 1º O Plano Transcendente, de onde emana o influxo criador; 2º O Plano Material onde se reflete o influxo criador; e, 3º As Individualidades Conscientes que