• Nenhum resultado encontrado

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 305 REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 305 REVOLUÇÃO RUSSA (1917)"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1

Disciplina: História Professor: Adão Márcio Gaspar Pinto Turmas:305 Aluno:

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

A Revolução Russa foi um dos principais acontecimentos do século XX e irrompeu na Rússia czarista em meio à Primeira Guerra Mundial.

A Revolução Russa de 1917 foi um dos principais acontecimentos do século XX. Acontecimento esse que irrompeu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), apesar de seus antecedentes remeterem ao ano de 1905, em que o correu a primeira tentativa revolucionária, que teve como estopim o episódio marcante conhecido como DomingoSangrento.

O principal aspecto da Revolução Russa é ela ter sido orientada pela doutrina comunista, desenvolvida pelo filósofo alemão Karl Marx no século XIX – com a ressalva de que tal doutrina foi complementada e acrescida de um plano estratégico por aquele que se tornou o mais importante líder da revolução: Lenin.

Na virada do século XIX para o século XX, a Rússia, então um império czarista que vinha sendo governado por mais de trezentos anos pela mesma dinastia (Romanov), começava a sofrer pressões de ordem econômica e de ordem política. Um dos grandes problemas que a Rússia enfrentava era o atraso tecnológico. O Império Romanov não havia conseguido ainda promover transformações profundas na área da indústria e permanecia sendo uma sociedade profundamente agrária e com uma população insatisfeita, tanto camponeses e operários quanto a classe burguesa que se formava.

Além disso, o Império czarista gastava boa parte de seu orçamento com guerras, como a Guerra Russo-Japonesa, desencadeada entre 1904 e 1905. Nesse contexto, ganharam força os partidos políticos que buscavam dar representação aos setores da sociedade russa mais insatisfeitos com o regime do czar. Além de partidos de matriz liberal, o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) destacou-se como um partido de inspiração marxista, porém com grande divergência de pensamento entre seus membros. As tendências divergentes do POSDR polarizaram-se entre os mencheviques, a minoria, e os bolcheviques, a maioria.

Os mencheviques eram liderados por Yuly Martov e Georgy Plekanov e tinham uma postura mais ajustada com o pensamento do marxismo ortodoxo, isto é, defendiam que a revolução comunista na Rússia deveria seguir as etapas definidas por Marx. Sendo assim, a burguesia deveria desenvolver o país por intermédio de uma reforma industrial capitalista profunda, enterrar o regime czarista e só depois a classe operária protagonizaria uma revolução na esteira do comunismo.

Os bolcheviques, que tinham como líder Vladimir Ilitch Ulianov, conhecido como Lenin, propunham uma alternativa diferente daquela sustentada pelo marxismo ortodoxo. Para Lenin, a revolução poderia ser acelerada em um país sem quadros econômicos com alto desenvolvimento capitalista (como era o caso da Rússia). Essa “aceleração” poderia ser operada e protagonizada pela aliança entre a classe operária e o campesinato – sendo que ambos receberiam a orientação de um comitê revolucionário formado por intelectuais e por dirigentes partidários.

QUESTÕES:

1) A Revolução russa de 1917 foi um acontecimento que irrompeu durante o quê? 2) O principal aspecto da Revolução Russa foi?

3) Qual foi a dinastia que governou a Rússia por mais de trezentos anos? 4) Quais os dois partidos que se destacaram neste período?

(2)

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 305

Atividades não presenciais Página 2

Disciplina: Matemática

Professor: Aldo Machado Neto

Turmas:301,302,305 e 306

Estudante:

ATIVIDADES DA SEMANA - GEOMETRIA ANALÍTICA (Distância entre dois pontos)

Vamos dar sequência ao conteúdo de GEOMETRIA ANALÍTICA.

Na última atividade revisamos o plano cartesiano.

Agora veremos a DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS.

Para melhor compreensão e assimilação sigam os passos:

* Assistir ao vídeo em anexo

https://www.youtube.com/watch?v=2zpUD83EaMY

* Ler conteúdo "DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS (páginas 40 e 41 do livro);

* Fazer resumo do conteúdo no caderno;

* Resolver ( NO CADERNO) a atividade 7 da pág 42 do livro e as questões 1,2,3 e 4 abaixo.

1 - Qual é a distância entre os pontos P(-2, 4) e Q(3, 4)?

2- Qual é a distância entre os pontos R(3, -2) e S(3, 2)?

3- Qual é a distância entre os pontos A(2, 3) e B(5, 1)?

4- Qual é a distância entre os pontos C(3, -2) e D(-1, 4)?

(3)

Atividades não presenciais Página 3

DISCIPLINA: pORTUGUÊS

Professora: ALEXANDRA

TURMAS: 305, 306, 307, 308.

ESTUDANTE:

ATIVIDADE

RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR CONFORME A SUA PRODUÇÃO TEXTUAL JÁ

FEITA EM SEU CADERNO E OBSERVE SE ELA RESPONDE CORRETAMENTE A CADA

ITEM:

1.

Tem começo, meio e fim bem definidos...

2.

ABORDA CLARAMENTE O ASSUNTO...

3.

A LINGUAGEM É FORMAL E CLARA...

4.

FOI USADA CORRETAMENTE A PONTUAÇÃO....

5.

FUI OBJETIVO EM MINHAS COLOCAÇÕES...

(4)

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 305

(5)

Atividades não presenciais Página 5 EEB. PROF. JOSE ARANTES ATIVIDADES NÀO PRESENCIAIS DISCIPLINA: ARTE

Professora: Anabel Simas Souza de Abreu Turmas: 3º ano – 301-302-303-304-305- 306

OBS: NÃO É PARA DE VOLVER

1 - ENCONTRE AS PALAVRAS: COPAN – MON – MAC – CASA DAS CANOAS – PALÁCIO DO PLANALTO – PALÁCIO DO ALVORADA – CONGRESSO NACIONAL – PALÁCIO ITAMARATY – MEMORIAL JK – PRAÇA DA APOTEOSE – SEDE DA ONU – SEDE DA EDITORA MONDADORI – CATEDRAL METROPOLITANA DE BRASÍLIA – MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

E S O E T O P A A D A Ç A R P A B C D E F G H I J K L M N A J K L M N O P Q R S T Y N A L Z X C V B N N P A L A C I O A A R T E P U L A L I V R G N C Z X C V B N L Ç P Ç P O I U I X A P A L A C I O O S E D E O C B N I E M E Y R Ç C Q E R I B C M N B V C X Z A S D F G T Ç D H J K L Ç P O I U Y T R A C A S A D A S C A N O A S A M V O Q W E R T O Y U I O P Z A N F A N A B E G L A D A N A R Y G A R T E S R E S C O L A A T H N O S N U E Ç N V A I E T R I T E O B U S I G R E J A Y E J M M I N I S T E R I O B R I K A S I L I O U A M E R D M R L A A S T A N Q W X S R D I O Ç E E T E F A F R T Y A U N D M R Q O H C C G E Y K I K I A N T Y H B O I O S S W L B S D O C V V I T O I O P H V B T N P K K Q W G N Y W A H I T E O M E R R R Ç A O Y J J S U R M E M O R I A L J K L M A I I A M N Ç Y T E C V K R T R U O R O A B G F J Ç L M K Y B S D O R Z Q Y U I O J A R T E U A T I Ç R E A U H J K B D D T E I A S A A A F C V H E I A O D D D V D W R Y U G D H I N O U E A U A Q U E I A H V I A T C A A T R A U Y O A Q A O T L A D M S O S U N R S W Q T I K Ç E E R V S U T E A E W L L J A D R Q L S I R S T R H A O U O E I P A H O E D R T U N P I F S C P O U L F E U H J A O L E A A M D I Ç G G H U U L R O D S L U O L J R U M J I P T P R U A L I K H G A K K K O E Ç I Y T A C M F C H U M L D M V A T I L A B R U J J O O O L A P E N E L U T I I N U L I A F O R A B A U U O O B J S C R E K Ç E A P T H H L L M Ç A D D O E D L U Y R J M Ç A V L E A G D A Ç E O A L I M D A A T R U P E Y S P R I O J E X P A I T Z S Y S I E O J U W A Y C O E

(6)

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 305

(7)
(8)

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 305

(9)
(10)

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 305

(11)
(12)

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 305

(13)

Atividades não presenciais Página 13

Disciplina: Inglês Profª: Sônia Ariza Turmas: 301 – 304 – 305 – 306 -

307 - 308 Aluno(a):

Obs.: Tenham a atividade no caderno. Tirem cópia ou façam por escrito. Não devolver na escola.

WORD SEARCH

1. Encontre no quadro os verbos no present continuous que completam as frases.

Elas podem estar em direções diversas.

a) I am _________________ a shower now. (take) b) They are ___________________ on the lake. (swim) c) He is ____________________ in the Office. (work) d) Jane is ___________________ the Bread. (cut)

e) My parents are ____________________ to London. (travel) f) You are _________________ the wrong door. (open)

g) My mom is ____________________ a cake . (make) h) The friends are _____________________ a lot. (dance) i) The bricklayer is _________________ the wall. (fix) j) We are _________________ the bus. (wait)

k) I am ________________ the vegetables to make a salad. l) You are ___________________ to me. (Lye)

O P Y G N I T T U C S V

F L A J Z I W W D H E Q

I E H Z T K U O G Y Z C

X N M U R B V R N G M U

I Y A W A W D K I N S K

N D K Z V Q V I C I W F

G N I N E P O N N T I D

J Q N P L W L G A I M L

J U G I L Y N Y D A M N

H M I X I N G U I W I K

F J T V N K X D Z N N L

C Q M G G N I K A T G W

Referências

Documentos relacionados

Todavia, a actuação das autoridades de supervisão, bem como a reacção à performance dos detentores do fundo, pode induzir ao alinhamento de interesses entre accionistas e

Propõe atualização do Regulamento Técnico RTCA 11.03.59.11 para o registro sanitário para medicamentos e produtos farmacêuticos de consumo humano, e prazo de 60 dias a partir da

Parágrafo 1º - Dentro do limite do capital autorizado de que trata o caput deste Artigo 7º, a Companhia poderá, por deliberação do Conselho de

Dessa forma, por não estar dentre as exceções da Nota 1, o cartucho de jogos classifica-se, juntamente com máquina de jogos ao qual se destina, na posição

destes embriões para fins de pesquisa, se dá pela associação da palavra descarte a ideia de lixo, ou seja, teria este destino somente as coisas que não

a Fundação de Proteção e defesa do Consumidor (Procon-sP), órgão vinculado à secretaria de Justiça e da defesa da Cidadania do estado de são Paulo, divulga, publicamente, mais

O objetivo deste trabalho é apresentar dois estudos de caso de cálculo da incerteza expandida de medição da tensão de resistência mecânica obtida através do ensaio de tração,

A experiência de São Paulo e do Brasil na acolhida de REFUGIADOS, solicitantes de refúgio e reassentados em outras cinco cidades do Estado, leva a vários questionamentos que