• Nenhum resultado encontrado

Prazos e Riscos de Mercado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prazos e Riscos de Mercado"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prazos e Riscos de Mercado

A Pilla Corretora oferece aos seus clientes uma gama completa de produtos e serviços financeiros. Nossa equipe de profissionais está qualificada para atender e explicar tudo o que o cliente necessita saber para investir no mercado financeiro. Orientamos os clientes para tomarem decisões com conhecimento e segurança, de acordo com o seu perfil de investimento. Este material foi desenvolvido pela equipe técnica da corretora, visando propiciar aos nossos clientes um maior conhecimento em relação aos prazos, riscos e características dos investimentos. Ressalta-se que a Pilla adota controle rigoroso para minimizar os riscos dos investidores. Para isso, é feito um monitoramento individual, no qual só são disponibilizados produtos e serviços financeiros compatíveis com o perfil de investimento (Suitability). Lembramos, porém, que os clientes devem estar sempre atentos sobre outros riscos inerentes ao mercado financeiro. Outras informações podem ser consultadas nas políticas, manuais e códigos adotados pela Pilla. - MANUAL CONTROLES INTERNOS (link)

- REGRAS E PARAMETROS DE ATUAÇÃO (link) - CÓDIGO DE ÉTICA (link)

- Fatores de Risco

Risco de Mercado: representa a possibilidade de perda no mercado financeiro proveniente de oscilações de preços das ações e taxas de mercado

Principais eventos que compõe o Risco de Mercado:

Taxa de Juros - perdas no valor econômico e/ou financeiro de uma carteira, decorrentes dos efeitos de mudanças adversas nas taxas de juros, a exemplo da taxa dos títulos da dívida pública (SELIC).

Taxa de Câmbio - perdas em ativos indexados a moedas estrangeiras, como o dólar, decorrentes de oscilações adversas com a variação da paridade com a moeda nacional. Commodities - perdas em função de oscilações imprevistas nos preços de ativos indexados a produtos agrícolas, pecuários ou extração mineral.

Ações - perdas em função de oscilações imprevistas nos preços das ações presentes em determinadas carteiras.

Derivativos - perdas devido a variações no valor de posições em operações não convencionadas, tais como Mercado a termo, Mercado de futuros e opções.

(2)

Hedge - perdas decorrentes da imperfeição de hedge devido à limitação de instrumentos financeiros existentes, podendo acarretar descasamento de preços entre o ativo protegido e o derivativo.

Alavancagem - determinados instrumentos derivativos possibilitam ao cliente assumir posições sem utilização de caixa. Na hipótese de grandes oscilações de mercado desfavoráveis ao cliente, referidas posições poderão ocasionar perdas superiores àquelas que o cliente possa honrar.

Concentração - perdas em função de investimento concentrados em determinados indexadores, moedas, instrumentos ou vencimentos, caso um destes sofra um movimento abrupto adverso em seu valor de mercado.

Risco de Crédito: é o risco de inadimplência ou atraso no pagamento do principal ou dos juros dos títulos que compõem a carteira do cliente. O Risco de Crédito está associado à capacidade de solvência do Tesouro Nacional, nos casos de títulos públicos federais, e ao das empresas emissoras de títulos privados. O Risco de Crédito é dividido em três grupos: risco país; risco político e risco da falta de pagamento.

Risco de Liquidez: é o risco associado à ausência de demanda pelos ativos que compõem a carteira do cliente. Neste caso, o efeito é proporcional à participação na carteira do título afetado. Em termos operacionais, o cliente poderá encontrar dificuldades para converter seus ativos em caixa. Dessa forma, para liquidar posições o cliente poderá ter que oferecer descontos nos preços dos ativos, em relação ao preço do mercado, para liquidar sua posição.

Risco de Lavagem de Dinheiro: é caracterizado pelo envolvimento, direto ou indireto, em atividades relacionadas aos crimes de “lavagem de dinheiro”. Assim como o Risco de Fraudes, este risco é minimizado através de controles internos efetivos e do fortalecimento da “cultura de Compliance” na empresa. Outras informações poderão ser verificadas no Manual de Compliance e Riscos da Pilla disponível no site da Corretora. Risco de Imagem (ou Reputação): A Pilla visando preservar a sua imagem perante o mercado massifica a importância quanto à manutenção das regras do Código de Ética e Conduta, do Manual de Compliance e de quaisquer políticas e diretrizes impostas pela alta Administração da Pilla.

- Fundos de Renda Fixa

São aplicações financeiras em títulos de renda fixa, que podem ser classificados como públicos ou privados. Eles também podem ser classificados como prefixados ou pós-fixados.

Alterações na expectativa de desempenho/resultados desses títulos podem, isolada ou cumulativamente, afetar adversamente o preço e/ou rendimento dos ativos da carteira do fundo.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR PERDA TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO.

(3)

Risco de Investimento: Baixo - Mercado de ações

Toda aplicação em ativos de renda variável tem um grau de risco que é assumido pelo investidor. Os investimentos em ações não garantem uma rentabilidade previamente ocorrida, e está sujeito a variações. Essas variações podem ocorrer por diversos motivos, entre eles o desempenho operacional da empresa e da economia internacional e doméstica. Quando realiza operações no "Mercado à vista", caso as ações venham a sofrer desvalorização, o prejuízo só será efetivado no momento da venda do ativo, e é por esse motivo que sempre recomendamos aplicações de longo prazo, pois podem suportar momentos de crise ainda que mais prolongados.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR PERDA TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO.

Prazo: Médio e Longo Prazo Risco de Investimento: Médio - Mercado de Opções

Risco do Titular - o risco do titular de uma opção está limitado ao valor pago pelas opções (o prêmio). No entanto, é necessário que se esteja consciente de que é possível perder até a totalidade de seu investimento, se o comportamento do preço à vista, após a aquisição das opções e até o seu vencimento, não for favorável à sua posição (as opções são válidas apenas por determinado período, ao final do qual expiram).

Explicando melhor, no caso das opções de compra, se o titular permanecer de posse da opção até o vencimento e, nessa data, o preço à vista da ação estiver abaixo do preço do exercício, ele não a exercerá (não seria vantajoso comparar as ações por um preço maior do que o do mercado), nem tampouco transferi-la para outro investidor. No jargão do mercado, a opção terá "virado pó" e o investidor terá perdido integralmente a quantia que gastou para adquiri-la.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR PERDA TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO.

Prazo: Curto Prazo

Risco do Investimento: Alto

Risco na Venda a Descoberto (Lançamento de Opções de Compra)

O lançamento de opções de compra a descoberto, ou seja, o recebimento de uma quantia em dinheiro (o prêmio) para assumir o compromisso de vender ações, que o investidor não possui, é uma estratégia que envolve um elevado grau de risco.

Explicando melhor, o titular dessa opção (o investidor que pagou o prêmio para o lançador assumir o compromisso) somente vai exercê-la se isso for interessante para ele, ou seja, se o preço à vista do papel for superior ao preço de exercício da opção. Para o

(4)

lançador, isso significa que ele será obrigado a adquirir ações no mercado à vista para entregá-las pelo preço de exercício. A partir do momento em que a diferença entre o preço à vista e o de exercício for maior que o prêmio recebido, o lançador estará incorrendo em prejuízo, que aumentará de acordo com a valorização da cotação à vista. Outro aspecto a ser considerado nessa estratégia é que, durante toda a vigência de sua posição, o lançador descoberto estará obrigado a depositar garantias para cobrir prejuízos potenciais da operação, cujo valor é calculado diariamente.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL INVESTIDO.

Prazo: Curto Prazo

Risco do Investimento: Alto - Mercado a Termo

Para que essa operação seja realizada, a CLEARING-CBLC exige aporte de garantias na conta do investidor financiado, que são valores variáveis de acordo com o ativo adquirido. Estas garantias podem ser em ações (desde que pertençam ao Índice Bovespa), em espécie, carta de fiança bancária, Títulos Públicos ou Privados (CDB). Toda vez que o ativo objeto de financiamento ou os ativos depositados em garantia tenham suas cotações depreciadas a CBLC fará novo aporte de garantia, eliminando assim o risco ao financiador. Veja que nesse caso o prejuízo será liquidado diariamente e, caso o investidor não possua garantias suficientes para cobrir estas oscilações, poderá ter sua posição liquidada antecipada e compulsoriamente.

Na liquidação do contrato a termo, seja qual for a cotação no mercado à vista, do ativo objeto do contrato, o financiado pagará ao financiador o valor pré-estabelecido na data do registro da compra a termo.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL INVESTIDO.

Prazo: Curto Prazo

Risco do Investimento: Alto - Aluguel de ações – BTC

Doador – O aluguel de ações ou BTC é um investimento em que o titular da ação empresta seus ativos a outro investidor, chamado tomador, em troca de uma taxa de juros pré-acordada. O titular da ação recebe uma taxa de juros e mantém seus direitos (dividendos, juros sobre capital e outros). O titular, porém, não pode se desfazer do ativo até o vencimento do contrato de aluguel. O risco para o cliente que empresa seus ativos está atrelada a uma queda das ações no mercado.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO.

(5)

Risco do Investimento: Baixo

Tomador – O tomador é o cliente que usa os ativos como garantias em outras operações ou atua como especulador, apostando na baixa do mercado ou dos ativos. O risco do BTC é totalmente do tomador. Devido às oscilações no preço dos ativos, durante o contrato, podem ser exigidas garantias adicionais. Por isso é fundamental o tomador sempre ter recursos financeiros ou ativos em custódia para garantir esses compromissos. As oscilações de preços podem resultar em prejuízos elevados na aplicação. Esse tipo de operação tem um risco muito alto e deve ser acompanhada por um profissional de mercado.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL INVESTIDO

Prazo: Curto Prazo

Risco do Investimento: Alto - Oferta Pública de Ações – OPA

Oferta Pública de Ações (OPA) ou initial public offer (IPO) é o processo de colocação de ativos financeiros (ações e fundos) no mercado. Essas ofertas são registradas pela CVM e possuem prospectos próprios onde estão descritos os fatores de risco relacionados há oferta, aos ativos e aos respectivos mercados. Recomendamos, portanto, aos nossos investidores, que antes do investimento, seja efetuada a leitura completa do prospecto relacionado à oferta na qual pretende efetuar seus investimentos.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO

Prazo: Médio e Longo Prazo Risco do Investimento: Médio - ETF

São Fundos de índices que buscam obter ganhos correspondentes a determinados índices de referência ou setores da economia (tais como Ibovespa, Middle e Large Caps,energia, bancos, entre outros) e têm cotas negociadas na Bolsa de Valores. O retorno estará atrelado ao desempenho do setor referenciado pelo índice e o comportamento da economia brasileira e internacional. O risco do investimento segue o risco de seu índice de referência, bem como sua rentabilidade está atrelada a ele. Não há garantia de rentabilidade no investimento em ETF e as oscilações de preços podem resultar em prejuízo na aplicação.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO

(6)

Prazo: Médio e Longo Prazo Risco do Investimento: Médio - Fundos de investimento em ações

A administração das carteiras dos Fundos realizada pela Pilla CVMC Ltda. prioriza o investimento em ações de empresas com boas perspectivas de crescimento, histórico de rentabilidade, práticas de governança corporativa, boa política de dividendos, destaque em seus respectivos setores de atividade e liquidez em bolsa.

Os fundos de investimento que a corretora administra não permitem alavancagem sobre opções e termo. O risco atrelado é a possibilidade de queda das ações pertencentes aos fundos administrados.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO

Prazo: Médio e Longo Prazo Risco do Investimento: Médio - Clubes de investimento em ações

A administração das carteiras dos Clubes realizada pela Pilla CVMC Ltda. prioriza o investimento em ações de empresas com boas perspectivas de crescimento, histórico de rentabilidade, práticas de governança corporativa, boa política de dividendos, destaque em seus respectivos setores de atividade e liquidez em bolsa. Os clubes de investimento que a corretora administra não permitem alavancagem sobre opções e termo. O risco atrelado é a possibilidade de queda das ações pertencentes à carteira.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO

Prazo: Médio e Longo Prazo Risco do Investimento: Médio - Carteiras administradas

Carteira administrada é um serviço de investimento que a Pilla oferece maior comodidade e flexibilidade de alocação de recursos na renda fixa e variável. A carteira do cliente é exclusiva, onde se busca o melhor retorno x risco.

O risco da carteira está atrelado aos ativos que forem escolhidos para o investimento na carteira do cliente.

X ESTA MODALIDADE DE INVESTIMENTO PODE CAUSAR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO

(7)

Risco do Investimento: Médio

* Antes de executar qualquer investimento esclareça com seu assessor todos os riscos que ele envolve.

Referências

Documentos relacionados

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

na Albânia], Shtepia Botuse 55, Tiranë 2007, 265-271.. 163 ser clérigo era uma profissão como as restantes, que a fé era apenas uma política e nada mais do que isso e deitou

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o