• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA

SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Processo n.º 23000.025601/2007-13

Interessado: Divisão de Almoxarifado - CGRL

Assunto: Impugnação ao Edital de Pregão nº 03/2008

Senhor Subsecretário,

Trata-se de contratação de empresa especializada para o fornecimento de café Torrado e moído; Água mineral ou água POTÁVEL DE MESA, própria para o consumo humano; açúcar refinado; e Gás liquefeito de Petróleo.

A Calevi Mineradora e Comércio Ltda, doravante denominada impugnante, postou via email em sexta 11/01/2008 às 08:18 impugnação ao Edital do Pregão nº 03/2008, que objetiva a contratação de empresa especializada para o fornecimento de café Torrado e moído; Água mineral ou água POTÁVEL DE MESA, própria para o consumo humano; açúcar refinado; e Gás liquefeito de Petróleo.

1 – SÍNTESE DAS ALEGAÇÕES DA IMPUGNANTE

A lega a impugnante a ausência dos seguintes documentos: [...]

a) Apresentação das analises química e físico-quimica completa (LAMIM), obrigatória a cada três anos para verificação da composição (art. 27 Decreto-Lei Nº 7.841/45 do DNPM).

b) Comprovação da concessão de registro do produto na ANVISA (DINAL), Decreto-Lei

(2)

Nº 7.841/45 do DNPM e Resolução RDC Nº. 278/2005, da ANVISA, valida por 6 anos. c) Apresentação da Portaria de Lavra do Ministério de Minas e Energia, Decreto-Lei Nº 7.841/45 do DNPM

d) Apresentação da Licença de Operação, expedida pela Secretária de Recursos Hídricos - SEMARH, ou do município de origem em conforme disposto na Resolução n° 237/97 do Ministério do Meio Ambiente, valida por até 4 anos, dependendo do grau de risco.

e) Apresentação do Rótulo aprovado pelo DNPM, em conformidade com a legislação atual.

f) Alvará de Funcionamento da empresa mineradora. (Por meio deste, saberá que a fonte foi fiscalizada por uma equipe da Vig. Sanitária)

g) No caso de Distribuidores, Declaração de Autorização da fonte produtora, em papel timbrado, para comercialização da água mineral, atestando que o mesmo atende todas as exigências sanitárias de armazenamento e comercialização de água mineral.

[...]

Objetivando firmar o seu entendimento, fundamenta suas razões, requerendo, por fim, sejam efetuadas as mudanças no Edital com os acréscimos das exigências acima transcritas.

(3)

Por tratar-se de assunto referente às especificações/exigências técnicas do objeto, este Pregoeiro encaminhou cópia da Impugnação à Divisão de Almoxarifado - CGRL, por meio do Memo nº 06/2008-CPL/SAA/SE/MEC, de 11 de janeiro de 2008, deste Ministério, para que a mesma se pronunciasse sobre o pleito, e que nos fornecesse subsídio visando facilitar a elaboração do documento de resposta a demandante, tendo se manifestado nos termos do Mem nº 03/2007-DA, de 11.01.08 transcrito abaixo, em que responde aos quesitos levantados pela impugnante:

[...]

Em atenção ao Memo 06/08 – CPL/SAA/MEC, a respeito do pedido de impugnação ao Edital do Pregão Eletrônico nº 03/2008, formulado pela Calevi Mineradora, cujo foco seria o fornecimento de Água Mineral, ou água Potável de Mesa, manifesto que tal solicitação mostra-se improcedente, tendo em vista que no subitem 3.3 do Termo de Referência, elencam-se as principais normativas do Ministério da Saúde, que regulam a qualidade do produto, e, além disso, destaca-se na redação do mesmo subitem um claro apontamento sobre as legislações em vigor, o que abarca as citadas na solicitação da empresa. Sobre a preocupação com o controle de qualidade, deve ser esclarecido que o aludido documento tem seus mecanismos de controle qualidade, como consta no subitem 10.2, que dispõe sobre a realização de análises laboratoriais dos produtos a critério do Ministério da Educação. Por fim saliento que o Termo de Referência tem também a preocupação de não ferir ao princípio da competitividade.

[...]

DO ENTENDIMENTO DO PREGOEIRO

A presente licitação decorre de Termo de Referência – Anexo I, elaborado pela DA/CCC/CGRL/SAA/SE/MEC, a quem compete aferir o

(4)

atendimento às especificações técnicas do referido Termo, o qual constitui peça basilar do Edital, não tendo o Pregoeiro competência quanto à análise técnica, e somente quanto aos aspectos formais de acordo com o que prescreve Art. 11, do Decreto nº 5.450/05.

Quanto a sugestão de inserção no Edital dos 07 (sete) itens elencados pela ora impugnante, não podem prosperar, vez que a redação do subitem 4.7, c/c 4.7.3., a), do Edital bem como o subitens 3.3, 10.2, 10.3, 10.5.1 e 10.5.2 do Termo de Referência, Anexo I, e Acórdão 110/2007 – Plenário, item 9.4, transcritos abaixo, satisfazem o alegado:

[...]

4.7. Juntamente com as propostas as licitantes deverão apresentar certidão de análise laboratorial, físico-químicas, características organoléticas e microscópicas, datado dos últimos 90 (noventa) dias, de acordo com as normativas do Ministério da Saúde e da ANVISA, estabelecidos nas legislações vigentes, Portaria MS/SVS nº 377, de 26/04/199; Resolução MS/CNNPA nº 12 de 24/07/1978; Resolução ANVISA/RDC nº 175, de 28/07/2003; Resolução ANVISA/RDC nº 12 de 02/01/2001 e Resolução RDC nº 54 do Ministério da Saúde/ANVISA, de 15/06/2000, contendo as seguintes análises:

4.7.3 SOMENTE AOS INTERESSADOS EM COTAR O ITEM REFERENTE À ÁGUA:

a) Laudo de Análises Microbiológicas (coliformes Totais e Fecais; contagem padrão em Placas; pesquisa de Aeromonas sp; pesquisa de pseudomonas sp. Físico-Químicas (alcalinidade Total; óleo de graxas; CO2 dissolvido; cloretos; cor; dureza Total; PH; teor de Ferro.

...

3.3 - Juntamente com as propostas as licitantes deverão apresentar certidão de análise laboratorial, físico-químicas, características organoléticas e microscópicas, datado dos últimos 90 (noventa) dias, de acordo com as normativas do Ministério da Saúde e da

(5)

ANVISA,

estabelecidos nas

legislações vigentes,

das quais

destacam-se ANVISA/RDC nº 277, de 22/09/2005, ANVISA/RDC Nº 175, de 08/07/2003, ANVISA/RDC nº 12 de 02/01/2001, ANVISA/RDC nº 274 de 22/09/2005, ANVISA/RDC nº 275 de 22/09/2005. Além da Resolução SAAESP nº 28 de 05/06/2007. (sem grifo no orginal) 10.2 Após a(s) entrega(s) dos produtos a Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Educação reserva-se o direito de encaminhar duas amostras do café , duas da água mineral ou potável de mesa e duas do açúcar, sendo essas amostras fechadas e lacradas, colhidas no lote fornecido, para realização de análises em laboratórios. Ocorrendo divergência entre as amostras apresentadas nestes item e nos itens 3.4, 3.5 e 3.6 deste Termos de Referência e/ou com a especificação contida no mesmo, o custo de análise correrá por conta da Contratada. Caso contrário, correrá por conta da Subsecretária de Assuntos Administrativos do Ministério da Educação;

10.3 Nos casos de reprovação, todo o lote será devolvido, devendo ser reposto num prazo máximo de 10 (dez) dias após a comunicação de irregularidade. Em nenhuma hipótese a fatura será liquidada sem o conhecimento prévio do resultado das análises laboratoriais dos produtos café, açúcar e água mineral ou água potável de mesa.

10.5.1 No fornecimento de Água Mineral OU ÁGUA POTÁVEL DE MESA deverá constar o prazo de validade do produto de, no mínimo, 60 (sessenta) dias, a contar da data do seu recebimento nos locais indiciados no item 6.2 e seus subitens.

10.5.2 A Água Mineral OU AGUA POTÁVEL DE MESA deverá ser entregue sem a presença de impurezas no seu conteúdo,

(6)

contendo na sua embalagem o nome da mineradora, da fonte, da distribuidora, suas características físico-químico, a data de envasamento e o prazo de validade; ...

9.4. com fundamento no art. 250, inciso II, do Regimento Interno/TCU, determinar à Casa da Moeda do Brasil que, na elaboração de seus editais de licitação, em cumprimento ao art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal/1988 e aos arts. 3º, 27 a 31, 40, inciso VII, 44, caput e § 1º, e 45 da Lei 8.666/1993, envide esforços de modo a limitar as exigências editalícias ao mínimo necessário para o cumprimento do objeto licitado e a definir de maneira clara os critérios para avaliação dos documentos habilitatórios e das propostas apresentadas pelas licitantes, evitando restrição ao caráter competitivo do certame e julgamento subjetivo; (sem grifo no original)

[...]

Como se pode depreender do trecho retirado do preâmbulo do edital, qual seja: “e legislação correlata” e retirado do 3.3 do TR

“estabelecidos nas legislações vigentes”,

em que fica claro que os

interessados deverão obedecer e observar aos dispositivos legais em vigor. Sendo assim, com os dispositivos acima transcritos do Edital

(subitens 4.7, c/c 4.7.3., a)) e subitens 3.3, 10.2, 10.3, 10.5.1 e 10.5.2) do Termo de Referência, Anexo I, a Administração se resguarda de contratar com aventureiros, além de atender aos princípios da competitividade, proporcionalidade, razoabilidade, legais, editalícios e jurisprudenciais, além do que, cada Edital tem sua especificidade, independente de Editais de outros Órgãos.

Em decorrência do julgamento técnico da IMPUGNAÇÃO realizado pela Divisão de Almoxarifado, conforme transcrição acima, pugnamos por manter as condições estabelecidas no Edital, conforme foi sugerido pela Área Técnica e pelos motivos acima expostos, trazidos a baila da transcrição do Edital, Termo de Referência e Jurisprudência do TCU.

Ao submetermos o assunto à elevada apreciação de Vossa Senhoria, pelas razões apontadas, consubstanciados nas informações prestadas pela DA/CGRL, através do memorando citado, e exposição acima,

(7)

sugerimos o acatamento da impugnação no que pertine à sua tempestividade, para, no mérito, negar-lhe provimento, mantendo, inalterado o Edital do Pregão nº 03/2008.

Brasília, 11 de janeiro de 2008.

CLEUBER LOPES ALVES Pregoeiro

1. De acordo.

2. Julgo a presente IMPUGNAÇÃO improcedente.

3. Comunique-se à impugnante a decisão tomada, bem como à disponibilização no site do MEC e Comprasnet.

Em 11/01/2008.

ESPARTACO MADUREIRA COELHO Subsecretário de Assuntos Administrativos

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

1.1 O presente instrumento tem por objeto a contratação de empresa especializada para fornecimento de 105 (cento e cinco) garrafões de água mineral potável, com

*Symbolisme et interprétation, Paris, Editions du Seuil, 1978 (trad. portuguesa: Simbolismo e interpretação, Lisboa, Edições 70, 1980). WHITEHEAD,

Então se esse requisito obrigatório não for legível, abre um leque de probabilidades para uma interpretação errada do profissional, podendo acarretar graves danos à saúde

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos em primeira instância pela coorde- nação do Prêmio Morena de Criação Publicitária e, em segunda instância, pelo