• Nenhum resultado encontrado

Particionada pelo controle remoto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Particionada pelo controle remoto"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Anos

Ga

ran

tia

A central mais

completa do mercado!

CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS

www.genno.com.br

www.genno.com.br

Particionada pelo controle remoto

Entrada de teclado para acionamento do choque Cancelamento automático do alarme da cerca

Pânico pelo controle remoto 1 Saida de contato auxiliar

As funções podem ser habilitadas ou não. Permite programar só o

(2)

Antes de acessar os terminais, todos os circuitos alimentadores devem ser desenergizados - Leia atentamente e siga todas as instruções deste manual antes de instalar e/ou utilizar este equipamento. - Este manual refere-se exclusivamente ao Eletrificador Premium Shock nas versões com discadora embutida (Versão Comunic) e sem discadora embutida. Quando adiquirida na versão Comunic, um manual exclusivo para a programação da discadora irá acompanhar o produto.

- Nunca instale o eletrificador, cabos e a cerca eletrificada em locais onde prevaleçam condições especialmente perigosas como, por exemplo,na presença de corrosivos, atmosfera explosiva (com presença de gases), líquidos inflamáveis, etc.

- A fiação fixa para alimentação 127 - 220 v c.a. do equipamento deve possuir um interruptor de segurança ou dispositivo semelhante como, por exemplo, um disjuntor. Tal dispositivo deve permitir o desligamento da alimentação sem a necessidade de se abrir o gabinete do equipamento, protegendo a instalação contra eventuais curtos na entrada de alimentação do equipamento.

- Este equipamento deve ser fixado à uma parede rígida ou construção similar de maneira que o usuário não possa alterar seu posicionamento sem o auxílio de ferramentas. Não instale a central em superfícies de madeira ou materiais favoreçam a propagação de chamas em caso de curto na fiação ou no equipamento. Veja na pag. 13 o diagrama de fixação.

- A central Premium Shock foi projetada para utilizar apenas baterias 12 volts do tipo recarregável, preferencialmente as do tipo gel-seladas, de 12 vc.c. / 7 Ah e com tensão de flutuação (“stand by use”) de 13,5 ~ 13,8 vc.c.

- Este equipamento nunca deve ser aberto, programado ou manuseado pelo usuário final. Solicite ao mesmo que entre em contato com a empresa instaladora sempre que necessário.

- Informações como procedimento de instalação e fixação de cabos e acessórios, altura mínima da cerca e distância entre placas de advertência são recomendações da Genno baseadas em nossa experiência de mercado e devem ser seguidas sempre que possível. É de extrema importância que o agente instalador tenha conhecimento da legislação específica de cada município antes de efetuar a instalação.

- Para obter maiores informações, consulte a norma ABNT. Consulte também a legislação do município onde o produto será instalado e siga fielmente todas as normas.

- Siga fielmente as recomendações deste manual quanto aos procedimentos de instalação e materiais a serem utilizados na execução da cerca.

- O Eletrificador Shock Premium dispõe do chamado ATERRAMENTO ELETRÔNICO. Esta função não dispensa a necessidade de fazer o aterramento do produto e não o protege contra descargas elétricas e atmosféricas. O circuito de ATERRAMENTO ELETRÔNICO serve para manter sempre estável a saída de alta tensão, não variando o choque de acordo com a variação do aterramento feito na central, aumentando a sensação de choque em quem venha a tocar os fios da cerca e diminuindo as incidências de disparos em falso. O Eletrificador Shock Premium possui um conector exclusivo para que o aterramento seja feito. Nunca utilize o neutro da rede elétrica como aterramento e sempre faça um aterramento exclusivo para o eletrificador.

- Informe o usuário do sistema sobre o funcionamento e a periculosidade da cerca eletrificada e dos cuidados que o mesmo deve ter em seu manuseio.

- Solicite ao usuário que o mesmo permita à empresa instaladora, sempre que esta julgar necessário, o acesso ao equipamento e aos componentes da cerca eletrificada para revisões técnicas periódicas. - Informar ao usuário que este deverá informar aos seus vizinhos, às crianças e a todas as pessoas que tiverem acesso à área protegida sobre a finalidade da cerca e sua periculosidade.

- Informar ao usuário que este deverá desligar o equipamento antes de regar ou podar plantas ou realizar qualquer outro tipo de manutenção próxima à fiação da cerca.

- Informar ao usuário que o equipamento monitora os pulsos de tensão aplicada na cerca, e que em caso de alguma dúvida sobre seu funcionamento, este nunca deverá tocar na cerca, devendo neste caso solicitar à empresa instaladora uma demonstração do funcionamento do sistema.

- Solicite ao usuário que não deixe que vegetações ou outros objetos como calhas, paredes, grades e outros toquem a fiaçao da cerca. Caso seja necessário afastar algum objeto da fiação da cerca sempre desligue toda a alimentação do produto inclusive baterias quando houver.

- Nunca interligue mais de uma central a uma mesma cerca a ser eletrificada.

-A instalação da cerca eletrificada e deste equipamento devem ser realizadas de acordo com as determinações presentes na norma ABNT NBR IEC 60335-2-76.

Parabéns pela aquisição do seu Eletrificador de Cerca Premium Shock. Disponível nas versões com discadora embutida (Versão Comunic) e sem discadora, os eletrificadores GENNO passam a ser uma ferramenta fundamental para a proteção de sua família.Desenvolvidos e produzidos com alto padrão de qualidade e tecnologia, estes produtos contam com garantia e assistencia técnica Genno Alarmes, uma das fábricas de alarme que mais se destaca no Brasil.

(3)

Indice:

1 - Descrição Pag.:03

2 - Caracteristicas técnicas Pag.:03

3 - Vantagens do aparelho Pag.:03

4 - Conhecendo o eletrificador Pag.:04

4.1 - Parte externa e funcionamento dos leds Pag.:04

4.2 - Controle Remoto Pag.:04

4.3 - Painel indicativo de status (Opcional) Pag.:04

5 - Parte interna Pag.:05

5.1 - Placa do produto Pag.:05

5.2 - Descrição dos Itens da placa Pag.:05

5.3 - Sobre a fixação do equipamento Pag.:05

6 - Descrição de jumpers para configuração da central Pag.:06

7 - Programando a central - INFORMAÇOES IMPORTANTES Pag.:07

7.1 - Programando controle remoto Pag.:07

7.2 - Programando sensores sem fio para o setor 1 Pag.:07

7.3 - Programando sensores sem fio para o setor 2 Pag.:07

8 - Programando Setor 1 para modo Instantâneo ou temporizado e o setor 2 para modo

instantâneo ou inteligente Pag.:07

9 - Arme sem movimento e re-arme automático Pag.:08

10 - Tempo de sirene e cancelamento automático de setor e alarme da cerca Pag.:08

11 - Beep de arme/desarme e ajúste da velocidade dos pulsos de alta tensão Pag.:09

12 - Desarme de emergência e reset do eletrificador Pag.:09

13 - Entrada de chave ou teclado para ligar/desligar o choque (com retenção) Pag.:09

14 - Conectando a rede elétrica e aterramento Pag.:09

15 - Instalando Sirenes Pag.:10

16 - Ligando o eletrificador em um setor de uma central de Alarme Pag.:10

17 - Ligando o eletrificador em um setor de uma central de Alarme e ligando uma sirene Pag.:10

18 - Instalando sensores com fio Pag.:10

19 - Instalando uma discadora acionada por pulso positivo Pag.:11

20 - Instalando Teclado para ligar/desligar o choque e setores ( entradas independentes) Pag.:11

21 - Contato Auxiliar Pag.:11

22 - Guia rápido de ligações - Esquema completo Pag.:12

22.1 - Guia rápido de programações de controles e sensores Pag.:12

23 - Instalação externa e ajustes Pag.:13

23.1 - Cabos de alta isolação Pag.:13

23.2 - Isoladores e hastes Pag.:13

23.3 - Placa de Advertência Pag.:13

23.4 - Ajustes Pag.:13

23.5 - Verificando se o sistema está funcionando Pag.:13

24 - Diagrama de instalação física das hastes Pag.:13

25 - Diagrama físico de fixação e instalação Pag.:14

26 - Diagrama de fixação Pag.:15

27 - Notas de Instalação Pag.:16

28 - Termo de Garantia Pag.:16

2 Eletrificadores Alarmes Sensores Teclados Discadoras Receptores

Protetores de Rede Controles

O A S E A U Ç N R A E R D U O G R E ! S

(4)

1 – Descrição

A central de alarme com eletrificador de cerca foi desenvolvida visando uma maior facilidade de instalação e a redução dos custos, pois através de novas tecnologias foi possível agregar em um só produto CENTRAL DE ALARME e CERCA ELÉTRICA.

A função de central de alarme tem a finalidade da proteção interna e a função de eletrificador de cerca tem a finalidade da proteção perimetral, tornando assim um sistema completo. A fiação da cerca elétrica deverá ser instalada ao redor de toda a área a qual se deseja fazer a proteção.A finalidade do eletrificador é emitir um choque não letal com energia de 0,3 J que está dentro da norma IEC Nº 60335-2-76 ( máximo de 5 Joules). Este choque é chamado de choque de efeito moral que possui alta voltagem e baixa amperagem. É pulsativo, não queima, não deixa marcas e não faz com que pessoas ou animais que nela toquem fiquem presas. O choque causará apenas sensação de dormência e formigamento na parte do corpo.

A sensação do choque irá variar de acordo com o modo de isolação que a pessoa estiver, ou seja, se ela está calçada ou não, se está com as mãos encostadas ao muro, ou ainda se está em uma escada condutora de corrente elétrica, etc.

O circuito de recepção de controle remoto embutido na placa permite uma maior comodidade para arme/desarme do aparelho, além de possibilitar a recepção de códigos dos sensores sem fio.

Com o exclusivo aterramento eletrônico o choque do eletrificador será sempre o mesmo, independente da forma de instalação, evitando assim disparos em falso.

Este aparelho possui ainda um fusível de proteção na bateria que protege o aparelho quando houver alguma conexão errada. Recomendamos verificar periodicamente a bateria do eletrificador para evitar danos na central e falhas no sistema.

2- Características técnicas - Fusível de bateria = 2A.

- Consumo do aparelho em 110/220 Vac = 4,5 Watts - Energia emitida < 0,3 Joules.

- Tensão de alimentação do aparelho = 110/220 Vac. - Saída do carregador = 13,8 Vcc.

- Bateria Recomendada = 12v/7A - Nunca utilize baterias não recarregáveis. - Saída de Sirene = 13,3 Vcc @ 0,5A.

- Saída Auxiliar = Contato seco

- Tensão do pulso pico a pico ajustável = 8Kv / 10Kv / 12Kv ( tolerância +/- 10%)

3-Vantagens do aparelho

Terra Eletrônico - Permite o funcionamento do equipamento mesmo sem a conexão ao terra evitando disparos em falso e a falta do choque devido a má qualidade de alguns aterramentos e a estabilidade do sistema. Porém o aterramento é obrigatório para a proteção do equipamento, para sua segurança e para atender as normas/leis que regem este tipo de produto e instalação. Fique atento e estude sobre as nomas existentes em sua região. Três níveis de ajuste de tensão de saída - Através de simples configuração é possível ajustar a tensão de saída em 3 níveis. Ideal para regiões onde há restrições de tensão e diminuir as fugas quando houver.

Proteção na entrada de Alimentação - Além do uso de varistores e fusíveis há um circuito que provoca a fuga de alimentação diretamente para o terra (por isso a necessidade de conexão), reduzindo assim as possibilidades de danos ao aparelho .

Proteção contra raios vindos da cerca - O maior causador de danos em eletrificadores são raios vindos da cerca. O eletrificador SHOCK PREMIUM possui um circuito para proteção da bobina e dos demais componentes. Com isso além de diminuirmos os riscos de danos ao aparelho, minimizamos muito o custo de futuras manutenções.

(5)

4 - Conhecendo o Eletrificador

4.1 -Parte Externa e funcionamento dos LED’s

Led PULSO: Pisca a cada retorno de alta tensão. Desta forma indica que o eletrificador está funcionando corretamente e que não há rompimentos nem partes da cerca aterradas. Led REDE: Indica que o Eletrificador está sendo alimentado pela rede elétrica.

Led BATERIA: Indica que o Eletrificador está sendo alimentado pela bateria. Verifique a rede elétrica e fusível de proteção.

Led SETOR 1: Apagado indica que o setor está desativado. Aceso indica que o setor está ativado. Piscando indica que o setor foi violado.

Led SETOR 2: Apagado indica que o setor está desativado. Aceso indica que o setor está ativado. Piscando indica que o setor foi violado.

Led CHOQUE: Apagado indica que o choque está desativado. Aceso indica que o choque está ativado. Piscando indica que a cerca foi violada ou aterrada. Verifique se o led Pulso está piscado. Caso não esteja, é porque a cerca continua rompida ou aterrada.

Botão 1

Botão 2

Botão 3

CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS

4.2 - Controle Remoto 4.3 - Painel Indicativo de Status ( Opcional )

-Possibilita monitorar o funcionamento do eletrificador mesmo que ele esteja instalado em local discreto.

- Disponível para todos os modelos de eletrificadores Genno.

- Basta passar e emendar a fiação e plugar o conector que acompanha o painel no lugar do painel original.

*Painel da central em sua versão sem discadora embutida

Central de Alarme e Eletrificador

SETOR 2 SETOR 1 BATERIA PULSO CHOQUE REDE 2 Setores de Alarme 4 * Foto ilustrativa

(6)

5 - Parte Interna 5.1 - Placa do produto

5.2 - Descrição

01 - PACRI: Entrada para chave ou teclado para ligar/desligar o choque. 02 - Chave Copying Code. 03 - Led Learn.

04 - Jumper JTEN.

05 - Fusível de proteção da entrada de rede elétrica ( Fusível = 0,5A) 06 - Bornes de conexão. 07 - Jumper do Setor 1 08 - Jumper do Setor 2

09 - Fusível de proteção contra inversãou ou problemas na bateria. (Fusível = 2A) 10 - Conector de Bateria

Vermelho = Positivo Preto = Negativo

* Bateria Recomendada: Bateria selada 12V/7A. * Nunca utilize baterias não recarregáveis. 11 - Saída da Cerca. Cuidado Alta Tensão. 12 - Retono da Cerca. Cuidado Alta Tensão. 13 - Jumper JTC

14 - Jumper Ajuste de Sensibilidade. 15 - Jumper JP

16 - Módulo Receptor 17 - Antena 5.3 - Sobre a fixação do Equipamento

Este equipamento deve ser fixado à uma parede fixa ou construção similar, de maneira que o usuário não possa alterar seu posicionamento sem o auxílio de ferramentas. Sempre instale o equipamento na posição vertical e nunca de cabeça para baixo. Verifique o DIAGRAMA DE FIXAÇÃO na página 22 para obter as medidas de furação da central e informações sobre a caixa plástica. Nunca instale o equipamento em superfícies de madeira ou outras que favoreçam a propagação de chamas em caso de curto na fiação ou equipamento.

Parede ou outra estrutura fixa

Parede ou outra estrutura fixa

Figura: Placa do Produto

5 11 12 13 10 14 15 16 17

(7)

6 - Descrição de Jumpers para Configuração da Central:

PACRI: Entrada para chave ou Teclado para ligar/desligar o choque: A cada mudança de estado nesta entrada a central alterna o status da saída de choque do aparelho. Se o choque estiver ligado ele será desligado e vice-versa (utilize teclado ou chave com retenção). Conector TC: Entrada para teclado ou chave para ligar/desligar os setores de alarme. Esta entrada é acionada por pulso negativo. Note que esta entrada é totalmente independente da entrada de chave ou teclado do choque. Utilize um teclado de 2 canais para controlar as duas entradas de forma independente (utilize teclado ou chave sem retenção).

Jumper JTC - Ajuste do comprimento da cerca

Com jumper - O eletrificador está ajustado para uma cerca de até 800 metros lineares. Sem jumper - O eletrificador está ajustado para uma cerca superior 800 metros e até 3000 metros lineares.

Jumper JP - Habilita/ desabilita o reconhecimento de corte ou aterramento dos fios da cerca, fazendo com que a sirene dispare ou nao. RETIRE este jumper para habilitar o reconhecimento de corte ou aterramento dos fios da cerca.

Jumper Jten - Possibilita o ajúste de tensão de saída para seguintes níveis de tensão Jumper na posição 1 - Eletrificador ajustado para 8.500 Volts.

Jumper na posição 2 - Eletrificador ajustado para 10.000 Volts. Jumper na posição 3 - Eletrificador ajustado para 11.500 Volts.

Este ajuste de tensão é ideal quando se deseja obter um choque mais forte ou mais fraco. Utilize também para atender a leis/normas que regulamentam a tensão de saida.

Jumper Sensibilidade - Permite o ajuste de sensibilidade de disparo da cerca em caso de aterramento. Vale ressaltar que em caso de corte do fio da cerca, o aparelho irá disparar independentemente desta configuração.

O ajuste de sensibilidade é feito para que haja um aumento ou diminuição da sensibilidade, caso ocorra aterramento ou toque de algum objeto que venha a ocasionar o disparo. Mínima :Pouca sensibilidade. O aparelho irá disparar com mais dificuldade em caso de aterramentos de baixa intensidade.

Média :Ajuste feito em fábrica, é o recomendado pois o aparelho não irá disparar em falso, nem ficará pouco sensível. Dependendo do ajuste de tensão escolhido, poderá haver o disparo do aparelho, então mude para a posição mínima caso ocorra isso.

Máxima: Sensibilidade máxima. Podem ocorrer disparos falsos, pois o aparelho ficará muito sensivel a aterramentos de baixa intensidade. Caso isso ocorra, mude o jumper para a configuração média.

Em muitos casos o disparo ocorre, devido a vegetação que encosta na cerca ou por meio de fuga ( centelha) nos isoladores e cabos de alta isolação, quando os mesmos são de má qualidade ( muito comum em dia de chuva devido ao isolador ficar úmido). Este disparo é chamado de disparo em falso e por isso existe a necessidade deste jumper para o ajuste de sensibilidade.

Para fazer o ajuste, depois do sistema instalado, proceda da seguinte forma: - Ligue o eletrificador.

- Com o auxílio de um pedaço de cabo de alta isolação, faça um curto entre o fio da cerca e o terra ( pode-se fincar um pedaço de metal no solo para ser utilizado como terra) . Neste caso o aparelho após alguns segundos irá disparar. Caso o aparelho não dispare, aumente a sensibilidade e repita a operação que o aparelho deverá disparar.

Obs: Após conectado o terra ao fio da cerca, o aparelho irá levar um tempo de aproximadamente 4 segundos para disparar. Este tempo é configurado em fábrica para minimizar disparos falsos.

Jumper Z1 (Setor 1) - Habilita a utilização de sensores COM FIO para o setor 1. Quando sensores com fio forem utilizados para o setor 1, RETIRE este JUMPER.

Jumper Z2 (Setor 2) - Habilita a utilização de sensores COM FIO para o setor 2. Quando

(8)

7 - PROGRAMANDO A CENTRAL - INFORMAÇÕES IMPORTANTES

OBS: É recomendado que antes de programar a central o procedimento de DESARME e RESET seja realizado.

- Para programar a central, é necessário que todos os setores de alarme e choque estejam desarmados. Caso não possua o controle para desativar, faça o DESARME DE EMERGÊNCIA da central (vide manual). - Caso a tecla COPYING CODE seja apertada e a central emita 4 bees longos, significa que algum setor ou choque está armado.

- Durante a programação a central emite um beep na sirene a cada toque na tecla COPYING CODE. - Utilize sempre acessórios Genno para evitar incompatibilidades entre sistemas. A Genno não se responsabiliza pelo funcionamento de acessórios de outras marcas ou danos causados por eles em seus equipamentos.

- As centrais da Genno Alarmes que possuem receptor interno utilizam acessórios sem fio no sistema de codificação CODE LEARNING na frequência 433,92Mhz.

7.1 - Programando Controle Remoto

Todos os botões do controle remoto devem ser programados um a um. Assim é possivel particionar o uso dos setores e choque e também programar a central para funcionar somente como alarme, choque ou os dois juntos. Porem sempre o botão 1 aciona o setor 1, botão aciona o setor 2 e o botão 3 aciona o choque.

1) Pressione a tecla Copying Code 1 vez. O led Learn acende e a sirene da 1 beep

2) Pressione o botão desejado do controle remoto correspondente ao setor ou choque que deseja acionar(Botão 1=Arme/Desarme Setor 1 - Botão 2=Arme/Desarme Setor2 - Botão 3=Arme/Desarme Choque).

O led LEARN pisca indicando sucesso na gravação. Caso a central emita 4 beep’s longos após pressionar a tecla do controle significa que este dispositivo ou botão já foi gravado. 7.2 - Programando Sensores Sem Fio para o SETOR 1

1) Pressione a tecla Copying Code 2 vez. O led LEARN e o led SETOR 1 acendem e a sirene emite um beep a cada toque na tecla.

2) Acione o sensor sem fio que irá ser utilizado no setor 1. O led LEARN pisca indicando sucesso na gravação. Caso a central emita 4 beep’s longos significa que este dispositivo já foi gravado anteriormente.

7.3 - Programando Sensores Sem Fio para o SETOR 2

1) Pressione a tecla Copying Code 3 vez. O led LEARN e oled SETOR 2 acendem e a sirene emite um beep a cada toque na tecla.

2) Acione o sensor sem fio que irá ser utilizado no setor 2. O led LEARN pisca indicando sucesso na gravação. Caso a central emita 4 beep’s longos significa que este dispositivo já foi gravado anteriormente.

8 - Programando setores 1 para MODO INSTANTÂNEO ou TEMPORIZADO e o SETOR 2 para o MODO INSTANTÂNEO OU INTELIGENTE

8.1 -Descrição: Setor instantâneo dispara assim que violar o sensor com ou sem fio Setor temporizado possui tempo de entrada/saída de 20 segundos. Setor inteligente necessita de dois disparos em menos de 10 segundos ou ficar violado por mais de 10 segundos direto. Sensores sem fio não obedecem à zona inteligente.

8.2 - Programação:

1) Pressione a tecla Copying Code 4 vezes. Os led’s dos setores irão indicar o status de cada função.

LED SETOR 1: Aceso -> Indica SETOR 1 instantâneo

Apagado -> Indica SETOR 1 temporizado

LED SETOR 2: Aceso -> Indica SETOR 2 instantâneo

Apagado -> Indica SETOR 2 inteligente

Para alterar o status basta pressionar a tecla 1 ou 2 do controle remoto já programado. Botão 1 altera status do LED SETOR 1. Botão 2 altera status do LED SETOR 2. Após 40

(9)

9 - Arme Sem Movimento e Re-arme automático 9.1 - Descrição:

Arme Sem Movimento: Quando habilitado, a central irá armar apenas os setores de alarme 30 minutos após o último movimento ou abertura detectado pelos sensores. A cada movimento ou abertura detectado esse tempo é reiniciado.

Re-arme automático: Após desarmar os dois setores (independente da ordem de desarme) de alarme, a central irá armar novamente os dois setores de alarme após 5 minutos caso nenhum setor seja violado. A função funciona somente se for habilitada e quando os dois setores forem desarmados. Enquanto houver setor armado a função nao funciona.

9.2 - Programação

1) Pressione a tecla Copying Code 5 vezes. Os led’s dos setores irão indicar o status de cada função.** Caso ainda esteja no modo de programação (função anterior 8.2), basta pressionar mais 1 vez a tecla COPYING CODE para entrar nesta programação e execute o passo 2 descrito abaixo.

LED SETOR 1: Aceso -> Arme automático para os setores 1 e 2 habilitado Apagado -> Arme automático para os setores 1 e 2 desabilitado LED SETOR 2: Aceso -> Re-arme automático para os setores 1 e 2 habilitado

Apagado -> Re-arme automático para os setores 1 e 2 desabilitados 2) Para alterar o status basta pressionar a tecla 1 ou 2 do controle remoto já programado. Botão 1 altera status do LED SETOR 1. Botão 2 altera status do LED SETOR 2. Após 40 segundos sem ação do usuário a central salva o status e sai do modo de programação.

10 - Tempo de Sirene e Cancelamento Automático de Setor e Alarme da Cerca 10.1 - Descrição:

Tempo de Sirene: Configura o tempo que a sirene irá ficar acionada após a violação de um setor ou cerca.

Cancelamento Automático de Setor e alarme do Choque: Quando habilitada, esta função anula o setor após 4 violações consecutivas deste setor ( Caso haja uma ação de desarmar e armar a central, esta contagem será zerada ). Quando a cerca for violada ou aterrada 4 vezes, a mesma irá CONTINUAR GERANDO CHOQUE porém não será mais capaz de acionar a sirene. Todas as contagens são reiniciadas com uma ação de desarmar e armar o setor ou choque.

10.2 - Programação

1) Pressione a tecla Copying Code 6 vezes. Os led’s dos setores irão indicar o status de cada função.** Caso ainda esteja no modo de programação (função anterior 9.2), basta pressionar mais 1 vez a tecla COPYING CODE para entrar nessa programação e execute o passo 2 descrito abaixo.

LED SETOR 1: Aceso -> Tempo de sirene está configurado para 5 minutos Apagado -> Tempo de Sirene está configurado para 10 segundos LED SETOR 2: Aceso -> Cancelamento de Setor e Alarme da Cerca habilitado

Apagado -> Cancelamento de Setor e Alarme da Cerca desabilitado 2) Para alterar o status basta pressionar a tecla 1 ou 2 do controle remoto já programado. Botão 1 altera status do LED SETOR 1. Botão 2 altera status do LED SETOR 2. Após 40 segundos sem ação do usuário a central salva o status e sai do modo de programação.

(10)

11 - Beep de Arme e Desarme e Ajúste da velocidade dos pulsos de Alta Tensão 11.1 - Descrição:

Beep de Arme e Desarme: Quando o beep estiver habilitado a central irá gerar beep’s na sirene a cada ação de arme e desarme.

Ajúste de velocidade dos pulsos de alta tensão: É possivel escolher entre 2 velocidades de pulsos de alta tensão que será emitido pelo eletrificador.

11.2 - Programação

1) Pressione a tecla Copying Code 7 vezes. Os led’s dos setores irão indicar o status de cada função.**

pressionar mais 1 vez a tecla COPYING CODE para entrar nesta programação e execute o passo 2 descrito abaixo.

LED SETOR 1: Aceso -> Beep de sirene habilitado Apagado -> Beep de sirene desabilitado

LED SETOR 2: Aceso -> Velocidade rápida de pulsos de alta tensão Apagado -> Velocidade normal de pulso de alta tensão ( Padrão ) 2) Para alterar o status basta pressionar a tecla 1 ou 2 do controle remoto já programado. Botão 1 altera status do LED SETOR 1. Botão 2 altera status do LED SETOR 2. Após 40 segundos sem ação do usuário a central salva o status e sai do modo de programação. Após o oitavo toque na tecla COPYING CODE a central sai do modo de programação gerando 2 beeps na sirene..

12 - Desarme de Emergência e Reset do eletrificador

12.1 - Desarme: Retire toda a alimentação do equipamento e religue-o pressionando a a tecla COPYING CODE. A central emitirá bip’s indicando sucesso no desarme de setores e choque.

12.2 - Reset: Com todos os setores e choque desarmados e a placa energizada, pressione a tecla copying code por aproximadamente 15 segundos até que a central emita 2 beep’s na sirene.

Todas as configurações de fábrica serão re-estabelecidas e todos os códigos de sensores e controles serão apagados.

13 - Entrada de chave ou teclado para ligar/desligar o choque (entrada com retenção) - Descrição: Esta entrada é capaz de ligar/desligar o choque do eletrificador sem o auxílio de um controle remoto. O eletrificador irá alterar o status da saída de choque quando detectar uma mudança de estado nesta entrada. Ou seja, se o choque estiver ligado e o usuário girar a chave, o choque será desligado. Para essa função os escritos ON/OFF da chave não são válidos. Para usar esta função utilize sempre teclados ou chaves COM RETENÇÃO. 13.1 - Instalação: Conecte os contatos da chave, teclado ou receptor no JUMPER PACRI. Localize esta conexão através do item 17.2 deste manual.

14 - Conectando a Rede Elétrica e Aterramento

Conecte os fios da rede elétrica e aterramento como mostrado a seguir. Informações sobre aterramento eletrônico estão no inicio deste manual no item Informações Importantes.

Caso ainda esteja no modo de programação (função anterior 10.2), basta

Ligação em 127 VAC Ligação em 220 VAC

Neutro

Fase Aterramento FaseFase Aterramento

9 IMPORTANTE: Para maior proteção do equipamento, sempre conecte o NEUTRO no born N do equipamento. Para igações em 220V utilizando duas fazes não ha preferências de conexões para o born N.

(11)

15 - Instalando Sirenes

Máximo de 2 Sirenesde 115dB piezoelétrica

16 - Ligando o Eletrificador em um setor de outra central (Ex.:Central Monitorada)

17 - Ligando o Eletrificador no setor de outra central e conectando uma sirene (Ex.:Central Monitorada) Eletrificador Conectores do Alarme Eletrificador Fio Vermelho (+) Fio Preto (-)

18 - Instalando Sensores com fio

Born’s do Infra-Vermelho Sensor Magnético Born’s do Infra-Vermelho Sensor Magnético

Sensores do Setor 1 Sensores do Setor 2

FIO PRETO ( - ) FIO VERMELHO ( + ) FIO PRETO ( - ) FIO VERMELHO ( + ) S S S S S S S S S S S S A T E N Ç Ã O Retire o Jumper do setor que for utilizado S S SETOR2 SETOR1 Entrada de setores da central de alarme Entrada de setores da central de alarme Conectores do Alarme 10

(12)

19 - Instalando uma Discadora acionada por pulso positivo

20 - Instalando teclado para ligar/desligar o choque e setores ( indepente )

21 - CONTATO AUXILIAR - Instalando uma lâmpada ou acionando uma carga

Utilizando o contato auxiliar é possivel acender uma lâmpada ou acionar uma carga qualquer ao invéz da sirene (veja especificação do relé). Ligação indicada para locais onde não pode haver barulho como por exemplo em hospitais.

Alimentação da discadora - POSITIVO Alimentação da discadora - NEGATIVO

Disparo da discadora - Ligar junto ao positivo da sirene Entrada da linha telefônica Rede Elétrica S S 3 6 9 T Discadora 1 2 4 5 7 8 P 0 SS S S S S Contato do Teclado ou Chave para ligar e desligar o choque. Utilizar teclados ou chaves na função retenção do teclado. Contato do Teclado para ligar e desligar os 2 setores de alarme juntos. Utilizar a função PULSO do teclado. O Eletrificador Premium possui 2 entradas independentes para controlar o arme e desarme dos setores e choque. A entrada PACRI (liga/desliga o choque) é acionada por mudança de estado e para utilizá-la deve-se conectar um dispositivo que trabalhe com RETENÇÃO. A entrada TC (arma/desarma os 2 setores de alarme juntos) é acionada por pulso NEGATIVO. Conecte o contato seco do teclado interligando os conectores TC e (-) e configure-o para trabalhar em modo PULSO.

Caso necessite de algum esquema de ligações que não esteja neste manual, por favor entre em contato com nosso departamento de suporte através dos contatos abaixo e solicite o modelo de ligações desejado.Será um prazer atendê-lo.

Suporte ao Cliente Genno

Neste caso a c e n t r a l i r á funcionar como s e f o s s e u m interruptor. Coloque aqui a lâmpada ou a carga desejada. O tempo de acionamento do contato

auxiliar é igual ao tempo configurado para a sirene.

(13)

Born’s do Infra-Vermelho Sensor Magnético Sensores do Setor 1 Rede Neutro 110V Aterramento s s Te c l a d o o u C h a v e s e m r e t e n ç ã o . Liga/desliga os 2 setores. Teclado ou Chave com retenção. Liga/Desliga o choque Rede Elétrica Born’s do Infra-Vermelho Sensor Magnético Sensores do Setor 2 - Cabos de Alta Isolação 20.000 V olts

- Manter distância de 3cm entre SAÍDA

e RET

ORNO.

+

-Conectores de bateria

22 - GUIA RÁPIDO DE LIGAÇÕES - Esquema completo

22.1 - Guia rápido de programações de controles e sensores

Obs.: Os setores e choque devem estar desarmados para que a central aceite programação. Controle Remoto: Pressione a tecla copying code 1 vez e aperte o botão do controle remoto Botão 1 = Arma/Desarma Setor 1

Botão 2 = Arma/Desarma Setor 2 Botão 3 = Arma/Desarma Choque

Sensor do Setor 1: Pressione a tecla copying code 2 vezes e acione o sensor sem fio do setor 1. Sensor do Setor 2: Pressione a tecla copying code 3 vezes e acione o sensor sem fio do setor 2. Obs: Para programar as funções da central consulte o manual.

12

(14)

Antes de fazer a instalação, observe se há normas em sua região. Caso haja, procure segui-las! As informações e medidas citadas neste manual são apenas sugestões da Genno. Caso haja dúvidas, entre em contato com nosso suporte

23 - Instalação Externa e Ajustes 23.1 - Cabos de Alta Isolação:

devem ser, quando possível, instalados em conduítes exclusivos, obedecendo sempre uma distância de no mínimo 3 centímetros entre cabo de saída e retorno de alta tensão para evitar indução e fugas de um cabo para outro pois se isso ocorrer a sirene não irá ser acionada em caso de corte ou aterramento dos fios.

Nunca instale perto de aparelhos eletrônicos ou próximo a cabos telefônicos pois haverá interferência eletromagnética. Nunca passe junto ou cruze os cabos de alta isolação com fios de rede elétrica, acessórios, telefone, cabo de dados e outros. Isso pode causar interferencia em outros equipamentos.

Antes de fazer a conexão do eletrificador aos cabos de alta isolação, instale o eletrificador (fixação da caixa, conexão dos cabos de alimentação e acessórios ) e por fim, conecte os cabos de alta isolação e faça a conexão da haste de aterramento. A Genno recomenda a utlizacao de cabos de alta isolação de 20.000 volts ou mais.

23.2 - Isoladores e Hastes: Utilize sempre isoladores de boa qualidade pois eles são uns dos maiores reponsáveis por disparos em falso quando permitem pequenas ou grandes fugas de tensão. Esse problema se agrava em dias úmidos ou chuvosos assim como durante as madrugadas quando a umidade aumenta. Sempre que possível faça o aterramento das hastes que ficam sobre o muro para aumentar a sensação de choque na pessoa que venha a tocar os fios e a haste ao mesmo tempo. Verifique em sua cidade/região se existem normas que regulamentam a altura e posição das hastes.

23.3 -Placa de Advertência: Utilize 1 placa de face dupla a cada 5 metros de cerca. 23.4 - Ajustes: Faça os ajuste que desejar pelos jumpers e verifique todas as ligações e ajustes. Logo após, ligue o aparelho para verificar o seu funcionamento.

23.5 - Verificando se o sistema funciona: Se o aparelho foi instalado corretamente, ao ligar o choque o led PULSO deverá piscar. Caso isso não ocorra, verifique novamente as ligações e instalações da cerca.

Obs: Se o led PULSO não estiver piscando, o setor de choque irá disparar, então verifique se não há rompimentos ou aterramentos na fiação da cerca.

Caso esteja tudo funcionando, deve-se fazer o ajuste de tensão e sensibilidade através do Jumper Sensibilidade e JTEN citados anteriormente. Caso perceba centelhas na placa do eletrificador, diminua a tensão de trabalho ou verifique se o tamanho da cerca está ajustado corretamente através do jumper JTC. Teste também os setores de alarme.

24 - Diagrama de Instalação Física das Hastes.

Os cabos de alta isolação não devem possuir emendas e

Altura mínima de 2 metros

Parafusos com bucha A haste pode ser chumbada diretamente sobre o muro

Lado Externo Lado Interno

Altura mínima de 2 metros

Isolador Isolador

Lado Externo Lado Interno

45º 45º

(15)

Distância mínima

3 cm

2 metros

entre hastes

5 metros

entre placas de advertência

750 metros de fio em 4 vias -

Total de 3000 metros lineares

10 cm Distância máxima 70 metros Cabos de alta isolação Comprimento 2 metros Fio superior 1,5 mm

Barra de cobre para

aterramento.

Procure fincá-la em

locais úmidos.

Cuidado! Cerca Elétrica

V

erifique as leis existentes em sua cidade !

A TERRAMENT O O Eletrificador Premium possui Aterramento Eletrônico que permite o funcionamento do equipamento mesmo sem a conexão ao terra evitando disparos em falso e a falta do choque devido a má qualidade de alguns aterramentos mantendo a estabilidade do sistema. Porém o aterramento é obrigatório para a proteção do equipamento, para sua segurança e para atender as normas/leis que regem este tipo de produto e instalação. Fique atento e estude sobre as nomas existentes em sua região. NUNCA UTILIZE O FIO NEUTRO DE REDE ELÉTRICA COMO A TERRAMENT O E UTILIZE A TERRAMENT OS EXCLUSIVOS P ARA A CENTRAL DE CHOQUE. - Este equipamento deve ser fixado à uma parede fixa ou construção similar , de maneira que o usuário não possa a l t e r a r s e u p o s ic io n a m e n to sem o auxílio de f e r r a m e n t a s . S e m p re in s ta le o e q u ip a m e n to n a posição vertical e nunca de cabeça para baixo.

25 - Diagrama Físico de Fixação e instalação

Cuidado! Cerca Elétrica

(16)

Genno Tecnologia Ltda.

Av. Francisco Andrade Ribeiro, 230/240 - Bairro Família Andrade, - Santa Rita do Sapucaí - MG CEP: 37540-000 - Tel/Fax.: (35) 3471 6019

ww.genno.com.br - genno@genno.com.br

28 - Termo de Garantia

A Genno Tecnologia Ltda. garante este aparelho por 2 (dois) anos contra defeitos de fabricação ou de componentes, contado a partir da data de emissão da Nota Fiscal de compra do aparelho.

Esta garantia limita-se a consertos e reajustes no equipamento, por pessoal técnico autorizado da Genno Tecnologia, não cobrindo a instalação do produto.

Despesas de embalagem e/ou transporte correm exclusivamente por conta do cliente.

O conserto do aparelho não prolongará o prazo de garantia estabelecido neste termo (Parágrafo Único, artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor).

Esta garantia fica sem efeito sob as seguintes condições:

a) Após término do prazo de garantia, contado a partir da data de emissão da nota fiscal; B) Por defeitos causados por agentes da natureza como descargas atmosféricas, chuvas, inundações, incêndio, etc.; c) Por defeitos causados por quedas, pancadas, riscos ou qualquer outro acidente de ordem física; d) Por violação do equipamento ou tentativa de conserto por pessoa não autorizada pela Genno Tecnologia.

26 - Diagrama de fixação

27 - Notas de Instalação

- Arames farpados ou cortantes não devem ser eletrificados por um eletrificador.

- Os condutores de conexão não devem ser instalados no mesmo conduite que o cabeamento da rede elétrica, cabos de comunicação, dados ou outros.

- Se os condutores de conexão e fios da cerca elétrica forem instalados próximos a linha de energia elétricas aéreas, as distâncias de separação não devem ser inferiores àquelas indicadas na tabela BB.2 da norma NBR IEC 60335-2-76 ( tabela mostrada a seguir).

.

- Cada lado das cercas de seguraça elétrica devem ser identificadas por placas de advertência instaladas em espaçoss regulares. Estas placas devem ser de pelo menos 100mm x 200mm, ter o fundo amarelo e a seguinte inscrição em ambos os lados: “CUIDADO: CERCA ELÉTRICA” .

Tensão da linha de Energia Elétrica ( V ) Distância de Separação ( m )

< 1000 3 > 1000 e < 33000 4 >33000 8

Esta caixa plástica foi desenvolvida visando o seu maior conforto na instalação.

Possui saídas de cabos na parte traseira e nas laterais. Em relação às saídas laterais note que não é necessário cortar a caixa para a saída de fios, apenas com o auxílio de uma chave de fenda force a aba plástica para o lado de fora, com isso o espaço aberto é suficiente para fazer as saídas de fios.

Quando for fazer a saída de fios pelo fundo da caixa, basta quebrar as aletas de saída.

Vale ressaltar que o equipamento eletrônico pode gerar calor, tornando-se um lugar chamativo para lagartixas e insetos, podendo assim ocasionar a queima do produto. Portanto, quanto menor o número de aberturas, mais o aparelho estará protegido.

Para abrir a caixa, note que na tampa há uma pequena trava na parte central do lado direito, então pressione a região da tampa ligeiramente superior a este ponto que a caixa abrirá.

OBSERVAÇÕES QUANTO A CAIXA PLÁSTICA

8,3 cm

17,6 cm 1,1cm

8,3 cm

Referências

Documentos relacionados

O movimento feminista, surgido na segunda metade do século XIX, que proporcionou às mulheres a oportunidade de buscarem sua independência, agirem como sujeitos e não

Foi possível constatar pelas experiências vivenciadas junto aos acadêmicos, os benefícios formativos do teatro tanto para fomentar as habilidades e potencialidades

O objetivo principal deste trabalho é demonstrar alguns resultados de rigidez e classi- ficação para hipersuperfícies translacionais e hipersuperfícies translacionais generalizadas,

como possivelmente pertencente a um sciaenideo, já os cristalinos indicam que pelo menos 27 presas foram ingeridas pelo número e estado de conserva- ção destes, sendo

38 A adequação da excreção de iodo urinária pela creatinina, é uma medida mais confiável para quantificar iodo urinário nos indivíduos, quando comparada com a concentração

O direito fundamental ao devido processo legal ou direito fundamental ao processo justo, opera como projeção constitucional do formalismo processual, confinando-se entre

Por outro lado, o item 6 do mesmo documento, determina que “A EMAE celebrará instrumentos adequados com a fase de negociação com os habilitados selecionados” e

Este artigo apresentou uma nova abordagem para simulação do espalhamento de incêndios em florestas utilizando um sistema de inferência fuzzy com autômato celular. O modelo