• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ADMINISTRADOR: BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A., instituição financeira com sede na Rua Capitão Montanha, 177, em Porto Alegre, RS, doravante denominado ADMINISTRADOR ou EMISSOR.

TITULAR: O cliente assim designado no TERMO DE ADESÃO AO SISTEMA DE CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL, doravante denominado TITULAR.

O TITULAR ao aderir ao presente CONTRATO DE ADESÃO AO SISTEMA DE CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL, por meio de assinatura no TERMO DE ADESÃO AO SISTEMA DE CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL (doravante o “TERMO DE ADESÃO”) e o ADMINISTRADOR tornam justo e contratado o que consta nas cláusulas e condições a seguir: CLÁUSULA PRIMEIRA – DAS DEFINIÇÕES

As expressões a seguir, quando utilizadas neste contrato, terão a seguinte definição:

ADICIONAL - pessoa física expressamente indicada e autorizada pelo TITULAR a portar CARTÃO ADICIONAL, cujos gastos serão lançados na conta do TITULAR, respondendo, este, pelos pagamentos perante o ADMINISTRADOR. ADMINISTRADOR ou EMISSOR - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A., com sede em Porto Alegre-RS na Rua Capitão Montanha, nº 177, inscrito no CNPJ sob nº 92.702.067/0001-96, instituição financeira proprietária, emissora e ADMINISTRADOR das atividades relacionadas ao Cartão.

BANDEIRA – empresa domiciliada no País ou no exterior, que cede ao EMISSOR o direito de usar sua marca (VISA, MASTERCARD ou outras) e sua rede de ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS para o uso do cartão.

BOLETIM DE CANCELAMENTO – documento utilizado para registro de CARTÃO (ÕES) cancelados ou impedidos temporariamente de uso.

CARTÃO - CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL VISA e BANRISUL MASTERCARD. É o cartão plástico, com função de crédito emitido para uso local e/ou internacional, conforme especificado no cartão, que habilita exclusivamente seu portador autorizado (TITULAR ou ADICIONAL) a fazer compras de bens e/ou serviços em qualquer ESTABELECIMENTO filiado ao SISTEMA VISA ou SISTEMA MASTERCARD, bem como saques emergenciais em dinheiro, em equipamentos específicos.

ENCARGOS – percentual aplicado sobre o saldo devedor, quando o TITULAR optar pelo financiamento parcial da fatura os encargos compõe-se de juros cobrados pelo financiamento e tributos incidentes sobre as operações de crédito (IOF) e Contribuição Provisória sobre as Movimentações Financeiras (CPMF).

ESTABELECIMENTO CREDENCIADO – fornecedores de bens e serviços vinculados ao SISTEMA VISA ou SISTEMA MASTERCARD, em cujos estabelecimentos o CARTÃO poderá ser utilizado para pagamento do negócio realizado pelo TITULAR ou ADICIONAL.

FATURA MENSAL - documento representativo da prestação de contas que o ADMINISTRADOR, mensalmente, remete ao TITULAR, ou disponibiliza por meio de outros canais, constituindo-se no principal instrumento de prestação de contas e meio de pagamento, onde serão discriminados os débitos e créditos relativos às operações processadas. LIMITE DE CRÉDITO – valor indicado na FATURA o qual representa o LIMITE DE CRÉDITO disponibilizado pelo EMISSOR, para realização, pelo TITULAR e ADICIONAL, de forma única e compartilhada, para realização de transações e contratações com o uso do cartão.

SAQUE CASH – é a retirada em dinheiro, realizada com o uso do cartão, conforme limite estabelecido pelo EMISSOR. TARIFA – valor cobrado por serviços específicos tais como saque, 2ª via de FATURA MENSAL, 2ª via para reposição do CARTÃO, cópias adicionais de documentos relativos às transações, outros serviços disponibilizados pelo EMISSOR e utilizados pelo TITULAR.

TERMO DE ADESÃO OU PROPOSTA DE ADESÃO –instrumento por meio do qual o TITULAR formaliza frente ao EMISSOR seu interesse em aderir ao CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL, conforme estabelecido neste contrato. TITULAR - pessoa vinculada aos termos deste contrato, responsável pelas operações realizadas com o uso do cartão e pela sua guarda.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL

(2)

TRANSAÇÃO ou DESPESA - toda e qualquer aquisição de bens e serviços efetuados com o cartão, incluindo saques em dinheiro, bem como outras operações oriundas deste contrato (anuidade, encargos, pagamentos, etc.).

VISA e MASTERCARD – as Bandeiras de Cartão de Crédito com as quais o ADMINISTRADOR mantém convênio, permitindo a utilização do cartão em ESTABELECIMENTOS filiados, inclusive fora do país.

CLÁUSULA SEGUNDA – DO OBJETO

2.1. Este contrato destina-se a regular as relações entre o ADMINISTRADOR e o TITULAR do CARTÃO e o uso por terceiros expressamente autorizados – PORTADOR ADICIONAL-, com o propósito de viabilizar a utilização do CARTÃO como meio de pagamento na aquisição de bens ou serviços em ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS.

2.2. Estas CONDIÇÕES GERAIS são complementadas com os dados constantes no TERMO DE ADESÃO ou PROPOSTA DE ADESÃO, pelas comunicações de aceitação, e comunicações remetidas ao TITULAR, inclusive por meio da FATURA. 2.3. O desbloqueio do cartão pelo TITULAR será considerado, para todos os fins e efeitos legais, a aceitação, pelo TITULAR, das condições estabelecidas neste instrumento.

CLÁUSULA TERCEIRA - INGRESSO NO SISTEMA DE CARTÃO DE CREDITO BANRISUL

3.1. O ingresso do TITULAR no sistema de CARTÃO DE CRÉDITO BANRISUL se dará mediante a ocorrência de uma das hipóteses a seguir:

a) Desbloqueio do CARTÃO do TITULAR;

b) Assinatura de próprio punho, pelo TITULAR, da PROPOSTA DE ADESÃO ou TERMO DE ADESÃO; c) Pagamento da fatura;

d) Utilização do cartão;

3.2. O TITULAR e o ADICIONAL autorizam o ADMINISTRADOR verificar informações a seu respeito, que possam afetar a relação necessária à manutenção deste Contrato.

3.3. Respeitadas as disposições legais, o TITULAR e o ADICIONAL autorizam o EMISSOR a utilizar os dados cadastrais fornecidos, em operações de marketing direto e telemarketing. Esta autorização poderá, a qualquer tempo, ser cancelada pelo TITULAR.

3.4. O TITULAR se obriga a comunicar ao ADMINISTRADOR toda e qualquer alteração de seus dados cadastrais e do respectivo ADICIONAL, respondendo por sua omissão.

CLÁUSULA QUARTA - DO CARTÃO DE CRÉDITO

4.1. O CARTÃO será emitido com a BANDEIRA VISA ou MASTERCARD, na modalidade exclusiva de crédito, de utilização nacional ou internacional, tudo de acordo com o estabelecido pelas partes no ato da adesão.

4.2. O CARTÃO habilita exclusivamente seu portador – TITULAR ou ADICIONAL, a fazer compras de bens e/ou serviços em qualquer ESTABELECIMENTO filiado ao SISTEMA VISA ou SISTEMA MASTERCARD, bem como saques emergenciais em dinheiro, em equipamentos específicos.

4.3. O CARTÃO é de uso pessoal e intransferível, sendo expressamente proibida sua utilização por terceiros. 4.4. Mediante autorização do TITULAR, e sob sua inteira responsabilidade, o EMISSOR poderá emitir CARTÃO ADICIONAL para uso por pessoas indicadas pelo TITULAR.

4.5. O TITULAR É O ÚNICO RESPONSÁVEL, FRENTE AO ADMINISTRADOR PELAS TRANSAÇÕES EFETUADAS MEDIANTE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO ADICIONAL.

4.6. A solicitação de emissão de cartão adicional será, entretanto, avaliada pelo BANRISUL, sendo reservado a este, o direito de recusá-la.

4.7. O EMISSOR enviará o cartão e a senha ao TITULAR no endereço constante da proposta, sendo que o TITULAR deverá recusar imediatamente o recebimento de senha ou de cartão se o envelope que os contiver apresentar rasura ou sinal de violação, comunicando, de imediato, o fato ao EMISSOR.

4.8. A senha é a assinatura eletrônica pessoal do TITULAR e do ADICIONAL, de uso exclusivo e intransferível, sendo de responsabilidade do TITULAR a manutenção do sigilo sobre a senha o que deverá ser observado também com relação ao ADICIONAL.

4.9. A assinatura nos comprovantes de transação ou a digitação de senha caracterizam manifestação inequívoca do negócio realizado bem como a plena aceitação das obrigações decorrentes do uso do cartão.

(3)

4.10. Eventual cancelamento de transação ou pedido de pré-autorização deverá ser efetuado junto ao próprio ESTABELECIMENTO CREDENCIADO, devendo o TITULAR ou ADICIONAL obter, no ato, comprovante do cancelamento.

4.11. O ADMINISTRADOR não se responsabiliza pela eventual restrição de ESTABELECIMENTOS à aceitação do Cartão. 4.12. Qualquer transação realizada em desacordo com as disposições deste Contrato poderá ser recusada pelo ADMINISTRADOR, independente de prévio aviso.

CLÁUSULA QUINTA – DA RESPONSABILIDADE DO ESTABELECIMENTO CREDENCIADO – DECLARAÇÃO DO TITULAR

5.1. O TITULAR declara-se ciente que o EMISSOR não responderá, sob qualquer hipótese:

a) pela qualidade, quantidade, vícios ou defeitos dos bens ou serviços cujo pagamento tenha sido realizado por meio do CARTÃO;

b) pela cobrança de juros ou encargos de parcelamentos ou financiamentos negociados com o ESTABELECIMENTO CREDENCIADO;

c) por cobrança de preços diferentes com ou sem o uso do CARTÃO; d) por eventual negativa na aceitação do cartão como meio de pagamento. CLÁUSULA SEXTA – DO CARTÃO E DAS SENHAS

6.1. O TITULAR autoriza, desde já, o BANRISUL, a emitir o CARTÃO, devidamente bloqueado, cabendo, exclusivamente ao TITULAR efetuar o desbloqueio do cartão, mediante utilização dos meios disponibilizados para tanto pelo ADMINISTRADOR.

6.2. O CARTÃO vale para todos os fins e efeitos de direito como ordem pessoal, sendo que o TITULAR aceita e reconhece como prova de débito os lançamentos gerados na sua FATURA MENSAL mediante utilização do CARTÃO. 6.3. O TITULAR declara, para os efeitos do artigo 627 e 628 do Código Civil Brasileiro, que recebe em depósito do BANRISUL e, assim, se constitui fiel depositário do CARTÃO MAGNÉTICO.

6.4. O TITULAR declara que se responsabiliza pelos danos resultantes da perda, extravio, furto ou uso indevido do CARTÃO que ora lhe é confiado em depósito.

6.5. O TITULAR autoriza desde já o ADMINISTRADOR a debitar na sua conta corrente as tarifas e despesas decorrentes da confecção ou substituição do CARTÃO, conforme valores informados quando da solicitação da substituição do CARTÃO.

6.6. A RESPONSABILIDADE DO TITULAR, PELO USO DO CARTÃO SOMENTE CESSARÁ QUANDO:

z O TITULAR devolver, formalmente, o cartão ao ADMINISTRADOR;

z Em caso de perda, roubo ou furto do cartão, mesmo que vencido ou cancelado, o TITULAR deverá comunicar

imediatamente o fato ao ADMINISTRADOR, fornecendo elementos esclarecedores, para que este possa tomar as medidas necessárias a fim de evitar sua utilização por terceiros. Também é obrigação do TITULAR avisar o ADMINISTRADOR caso suspeite que o mesmo esteja sendo usado indevidamente por terceiros. A partir do momento da comunicação, o número da conta do TITULAR será inserido no Boletim de Cancelamento e a utilização indevida não será mais de sua responsabilidade. A comunicação deverá ser feita via telefone junto à Central de Atendimento do Cartão de Crédito BANRISUL, sendo, a seguir, ratificada por escrito numa agência do ADMINISTRADOR segundo instruções que lhe serão fornecidas no mesmo ato;

6.7. O TITULAR permancerá responsável, para todos os fins e efeitos legais, pelo uso indevido do CARTÃO, inclusive do adicional, até o momento da comunicação de qualquer dos eventos acima mencionados à Central de Atendimento. A partir da comunicação do evento, o ADMINISTRADOR providenciará o bloqueio e cancelamento dos cartões e sua reposição, reservando-se, entretanto, o direito de apurar as informações que lhe forem prestadas;

6.8. Se o TITULAR encontrar o CARTÃO, não poderá utilizá-lo, devendo, imediatamente quebrá-lo ou, formalmente, devolvê-lo ao EMISSOR.

CLÁUSULA SÉTIMA – DAS CONDIÇÕES GERAIS PARA USO DO CARTÃO

7.1. O CARTÃO destina-se à realização de compras ou pagamento de serviços nos ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS, à vista ou mediante financiamento pelo ESTABELECIMENTO CREDENCIADO dentro dos limites atribuídos ao TITULAR.

(4)

7.2. AS TRANSAÇÕES serão confirmadas pelo TITULAR ou PORTADOR ADICIONAL mediante utilização de senha pessoal e intransferível.

7.3. Cabe ao TITULAR ou PORTADOR ADICIONAL, verificar e confirmar os dados lançados pelo ESTABELECIMENTO CREDENCIADO nos respectivos COMPROVANTES DA OPERAÇÃO. A confirmação da TRANSAÇÃO por meio de senha ou assinatura do COMPROVANTE DA TRANSAÇÃO caracterizará para todos os fins e efeitos legais a inequívoca aceitação e concordância em relação à TRANSAÇÃO efetuada.

7.4. O TITULAR e o PORTADOR ADICIONAL devem certificar-se que a emissão do COMPROVANTE DE TRANSAÇÃO ocorra sob seu controle ou a sua presença.

7.5. Eventuais incorreções constatadas posteriormente nos COMPROVANTES DA OPERAÇÃO deverão ser solucionadas exclusivamente entre o TITULAR ou PORTADOR ADICIONAL junto ao ESTABELECIMENTO CREDENCIADO. Acolhidas as razões do TITULAR ou PORTADOR ADICIONAL, o ESTABELECIMENTO CREDENCIADO deverá, por meios próprios, providenciar o estorno da TRANSAÇÃO perante o ADMINISTRADOR.

7.6. O TITULAR deverá manter sob sua guarda os COMPROVANTES DE TRANSAÇÕES efetuados por si ou pelo PORTADOR ADICIONAL, com vistas à conferência das TRANSAÇÕES.

7.7. O TITULAR reconhece, desde já, que o ADMINISTRADOR não responderá por eventuais incorreções ou divergências nas TRANSAÇÕES, e caso a incorreção somente seja constatada após o pagamento da FATURA MENSAL, o ressarcimento somente ocorrerá se o TITULAR comprovar documentalmente a irregularidade da cobrança.

7.8. Eventuais divergências nos preços, defeitos ou vícios, ainda que ocultos, nas mercadorias ou serviços adquiridos pelo TITULAR ou pelo PORTADOR ADICIONAL não eximem o TITULAR do pagamento do valor respectivo a TRANSAÇÃO no vencimento da FATURA MENSAL, pois o ADMINISTRADOR não responde, de qualquer forma, pela compra ou serviço pago mediante utilização do CARTÃO.

7.9. Nenhuma transação em ESTABELECIMENTOS será feita sem autorização do TITULAR ou do PORTADOR ADICIONAL, que deverá assinar comprovante respectivo. A assinatura poderá ser substituída:

a) pelo uso da senha eletrônica, fornecida apenas ao TITULAR e PORTADOR ADICIONAL;

b) em caso de vendas por telefone, pela indicação do número do cartão e data de validade. Nem todos os ESTABELECIMENTOS estão autorizados a efetuar transações com senha ou por telefone.

7.10. O TITULAR e/ou o PORTADOR ADICIONAL deverá (ão) zelar pela segurança do(s) cartão (ões), na qualidade de fiel depositário, guardando-o(s) em lugar seguro, sendo também responsável pelo sigilo da sua senha eletrônica, mantendo-a sempre em sepmantendo-armantendo-ado do cmantendo-artão. A utilizmantendo-ação do Cmantendo-artão nmantendo-as trmantendo-ansmantendo-ações de smantendo-aque em dinheiro em terminmantendo-ais eletrônicos com o uso de senha não está coberta pela comunicação de perda, extravio, roubo ou furto, visto que a senha é de atribuição, conhecimento e sigilo exclusivos do(s) TITULAR e/ou o PORTADOR ADICIONAL, que responderá (ão) pelas despesas havidas.

7.11. O ADMINISTRADOR colocará à disposição do TITULAR sistema de atendimento telefônico (Central de Atendimento do Cartão de Crédito BANRISUL), visando esclarecer toda e qualquer dúvida relativa ao(s) cartão(ões) e ao SISTEMA VISA ou SISTEMA MASTERCARD.

7.12. O uso do cartão internacional será autorizado pelo ADMINISTRADOR após análise do cadastro do TITULAR e está sujeito às normas especiais emitidas periodicamente pelo Banco Central do Brasil e que o TITULAR e o PORTADOR ADICIONAL deverão respeitar. As sanções civis daí decorrentes, poderão, eventualmente, incluir multas que serão cobradas na própria Fatura, ou cancelamento da autorização de uso internacional. No caso de perda, roubo ou furto, fora do Brasil, a comunicação deverá ser feita ao escritório local da VISA INTERNATIONAL ou MASTERCARD.

CLÁUSULA OITAVA - DO LIMITE DE CRÉDITO

8.1. O ADMINISTRADOR abre em favor do TITULAR um crédito no valor informado na comunicação de aceitação da PROPOSTA, a ser utilizado pelo TITULAR ou PORTADOR ADICIONAL conjuntamente, com o propósito de viabilizar a utilização do CARTÃO como meio de pagamento na aquisição de bens ou serviços na REDE DE ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS.

8.2. Sem prejuízo das demais disposições constantes neste contrato, fica estabelecido entre as partes que o limite de crédito poderá ser ALTERADO a qualquer tempo, de acordo com a política de crédito do ADMINISTRADOR, alteração esta que será comunicada ao TITULAR através da FATURA MENSAL.

(5)

8.3. O TITULAR reconhece que o limite de crédito está sujeito à revisão, decorrente de seu comportamento de crédito e de seus dados cadastrais, podendo inclusive, após a sua concessão,ser reduzido ou até mesmo cancelado no vencimento ou a qualquer tempo, por qualquer das partes, mediante um prévio aviso de no mínimo 5 (cinco) dias. 8.4. O valor relativo às transações à vista será faturado sem encargos entre a data da transação e a data de vencimento da fatura correspondente.

8.5. O limite de crédito será reduzido pelos valores utilizados e pelos encargos devidos sobre esses valores, e recomposto com o valor dos pagamentos.

8.6. Se o TITULAR ou ADICIONAL contratar qualquer transação de forma parcelada, ou financiar parte do valor da fatura, o limite será reduzido pelo valor total da transação parcelada ou da fatura financiada.

8.7. O limite de crédito será, também, reduzido por eventuais valores pré-autorizados até sua confirmação ou cancelamento pelo estabelecimento credenciado.

8.8. O limite de crédito engloba o limite de saque.

8.9. Sobre os valores sacados incidirão encargos conforme taxas indicadas na FATURA MENSAL, vigentes na data do saque, computados desde o saque até o vencimento da fatura.

CLÁUSULA NONA - DA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO NO EXTERIOR

9.1. É de exclusiva responsabilidade do TITULAR, o cumprimento de regras especiais para realização de compras no exterior.

9.2. As transações internacionais serão faturadas pelo seu valor na moeda do local da realização do negócio, convertida, na mesma data, para dólar dos Estados Unidos, e serão devidas em moeda nacional pelo valor apurado com base na taxa de compra de fechamento, do dia do pagamento, divulgada pelo BACEN através da transação PTAX 800, opção 1. Eventual diferença apurada entre a taxa indicada pelo EMISSOR e a taxa efetiva vigente na data do pagamento será lançada na fatura do mês seguinte, a crédito, se a variação for a menor, ou a débito, se a variação for a maior.

CLÁUSULA DÉCIMA - DO IOF, CPMF E TRIBUTOS

10.1. O TITULAR pagará IOF (Imposto sobre Operações Financeiras e Câmbio) e demais tributos incidentes sobre as operações de crédito, bem como sobre as transações internacionais, conforme legislação em vigor, realizadas com o cartão.

10.2. Sobre o valor sacado incidirá CMPF conforme legislação em vigor. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DA ANUIDADE

11.1. Pela adesão ao Sistema de Cartão de Crédito, o TITULAR pagará a primeira anuidade, calculada por cartão emitido, conforme tabela em vigor. E a cada ano de permanência no sistema lhe será cobrada, antecipadamente, nova anuidade.

11.2. O ADMINISTRADOR poderá, a seu exclusivo critério, parcelar a anuidade. Nesse caso, fica facultado o reajuste de cada parcela, por índice legalmente admitido.

11.3. A anuidade será devida por CARTÃO emitido a pedido do TITULAR e será cobrada nas mesmas datas de vencimento da FATURA MENSAL.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA FATURA MENSAL

12.1. Mensalmente, o ADMINISTRADOR prestará contas das transações havidas e já processadas, emitindo para o TITULAR FATURA MENSAL de sua conta, com vistas ao pagamento junto ao BANCO PARTICIPANTE, contendo, pelo menos:

a) nome do TITULAR e o nº do cartão; b) a data de vencimento;

c) data de cada transação, seu valor e identificação do ESTABELECIMENTO CREDENCIADO; d) valor mínimo a ser pago;

e) saldo devedor mensal total;

f) outras operações efetuadas com o cartão, quando houver;

g) o valor dos encargos contratuais, inclusive os de mora quando houver;

h) o valor percentual máximo de encargos para o próximo período, quando alterado; i) o limite de crédito;

(6)

j) o valor pago no mês anterior e o saldo anterior quando devido; k) anuidade, tarifa de emissão de fatura e outras taxas, quando devidas; l) local e instruções para pagamento.

12.2. É obrigação do TITULAR, caso não receba a sua FATURA MENSAL até dois dias antes da data do vencimento prevista, entrar em contato com o ADMINISTRADOR, por telefone, para receber instruções para pagamento, não podendo se desobrigar, por este motivo, do pagamento, na data ajustada.

12.3. O TITULAR poderá, no prazo de dez dias corridos após o vencimento da FATURA MENSAL, formular reclamação sobre qualquer irregularidade nela encontrada. Em não se manifestando o TITULAR, no prazo estabelecido, a prestação de contas será tida como aceita por ele, sendo os valores ali lançados admitidos como representativos de dívida certa, líquida e exigível, configurando-se, na hipótese, referido documento, como confissão de obrigação de pagar quantia certa.

12.4. As transações efetuadas em moeda estrangeira serão sempre indicadas em dólar dos Estados Unidos, independentemente da moeda de origem e os valores indicados serão convertidos em Real, de acordo com o câmbio do dia do vencimento, conforme valor obtido junto ao ADMINISTRADOR, sendo que os pagamentos antecipados poderão ser feitos ao câmbio do dia do pagamento. A taxa de conversão nunca poderá ser superior a 1% do valor devido.

12.5. O TITULAR deverá, até a data do vencimento, pagar o valor total devido e apontado na FATURA MENSAL, aí incluídos os encargos de financiamento e de mora, em caso de sua ocorrência. Não o fazendo, deverá pagar, pelo menos, o valor mínimo devido, sendo tido o pagamento a menor, como inadimplemento contratual e mora. O saldo restante entre o valor total devido e o pagamento será considerado automaticamente financiado nos termos da CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA, sendo presumida a opção de financiamento pelo TITULAR.

12.6. O ADMINISTRADOR aceitará pagamentos por conta do saldo devedor, a qualquer tempo, fornecendo meios para tanto, inclusive comprovantes para pagamento avulso.

12.7. O TITULAR poderá, mediante prévio aviso, por escrito, optar pelo pagamento através de débito em sua conta bancária mantida em uma das agências do ADMINISTRADOR. Tal opção será obrigatoriamente admitida como pedido de liquidação do valor total no saldo devedor da FATURA MENSAL. Em caso de insuficiência de fundos na conta bancária, o TITULAR será considerado em mora, pelo saldo total da FATURA MENSAL além das demais penalidades previstas neste contrato.

12.8. A qualquer tempo o TITULAR poderá solicitar o cancelamento da opção de débito em conta, mediante prévio aviso, com 15 dias de antecedência.

12.9. No caso de vencimento antecipado do Contrato, e cancelamento do Cartão, o ADMINISTRADOR fica desobrigado da emissão de FATURA MENSAL.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DO PARCELAMENTO DAS COMPRAS OU SERVIÇOS

13.1. Uma vez permitido pela legislação vigente, o TITULAR e o PORTADOR ADICIONAL poderão, dentro dos limites fixados, realizar transações na modalidade crédito parcelado, as quais serão financiadas pelo ESTABELECIMENTO CREDENCIADO que optar por financiamento próprio.

13.2. Quando o financiamento for concedido pelo ESTABELECIMENTO CREDENCIADO, nenhum encargo de financiamento será cobrado do TITULAR.

13.3. As parcelas vencíveis, relativas a compras parceladas reduzem o limite de crédito do TITULAR até a quitação total do parcelamento.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DO PARCELAMENTO DA FATURA MENSAL

14.1. É concedido ao TITULAR o direito de financiar parte de seu saldo devedor, desde que pague, pelo menos, o valor mínimo devido e não tenha optado pelo débito da FATURA MENSAL em conta corrente.

14.2. Se o TITULAR efetuar o pagamento da fatura na forma estabelecida no item anterior, estará concordando com as condições do financiamento do saldo da fatura.

14.3. Os encargos relativos ao financiamento serão cobrados na fatura seguinte. O percentual relativo à taxa de juros não excederá ao indicado na fatura sob denominação “Encargos Financeiros para o Próximo Período”, e serão acrescidos ao saldo remanescente a partir da data de vencimento da fatura.

(7)

14.4. Em caso de atraso ou pagamento menor do que o mínimo devido, todo o saldo devedor será, a critério do ADMINISTRADOR, financiado nos moldes acima. Contudo, sobre o valor em atraso serão cobrados, além dos encargos e multa moratória.

14.5. O ADMINISTRADOR informará, mensalmente, por meio da FATURA MENSAL, os “Encargos Contratuais do Período” aquele relativo ao mês e “Encargos Máximos do Próximo Período” o relativo ao mês seguinte.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – DO INADIMPLEMENTO

15.1. A falta ou atraso no cumprimento das obrigações de pagamento pelo TITULAR conferem ao ADMINISTRADOR o direito de considerar a qualquer tempo rescindido o contrato, independentemente de aviso ou notificação judicial ou extrajudicial, ficando ainda os valores devidos sujeitos aos acréscimos dos seguintes encargos:

- multa moratória de 2% (dois por cento) e juros de mora, à razão de 1% (um por cento) ao mês. Em caso de recebimento judicial dos valores devidos, o TITULAR suportará os honorários que forem fixados pelo juiz na forma do Código do Processo Civil.

15.2. Uma vez excluídos do sistema de financiamento, os valores devidos, acrescidos dos encargos acima, serão atualizados diariamente por índice legalmente admitido.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DO PRAZO

16.1. O limite de crédito aberto na forma deste Contrato, é concedido ao TITULAR, pelo prazo de doze meses. 16.2. O presente contrato poderá ser renovado, automática e sucessivamente, a cada vencimento, independentemente de instrumentos aditivos.

16.3. A utilização do CARTÃO pelo TITULAR ou PORTADOR ADICIONAL após a prorrogação será considerada, para todos os fins e efeitos de direito, sua aceitação à prorrogação proposta.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA – VENCIMENTO ANTECIPADO

17.1. Em caso de inadimplemento ou descumprimento, pelo TITULAR, de quaisquer obrigações legais ou contratuais o BANRISUL, além do imediato bloqueio do limite de crédito, poderá considerar automaticamente rescindido o presente contrato, e antecipadamente vencidas as obrigações nele previstas, com a exigibilidade da dívida.

17.2. As obrigações decorrentes deste contrato serão, igualmente consideradas antecipadamente vencidas, se ocorrer qualquer das hipóteses previstas nos artigos 333 e 1425 do Código Civil Brasileiro, ou ainda, se:

z O TITULAR sofrer legítimo protesto ou tiver sua insolvência decretada;

z se o TITULAR sofrer procedimento judicial ou extrajudicial que comprometa o cumprimento dessas obrigações; z o TITULAR se tornar insolvente e/ou for privado judicialmente da administração de seus bens;

z ocorrer fato que possa dar causa a diminuição do patrimônio ou venha em desabono do conceito cadastral do

TITULAR tornando, inclusive, duvidoso o cumprimento ou segurança de quaisquer obrigações assumidas perante o ADMINISTRADOR;

z o TITULAR inadimplir quaisquer das obrigações pactuadas neste contrato.

17.3. Ocorrendo qualquer das hipóteses de vencimento antecipado, o Cartão deverá ser imediatamente destruído pelo TITULAR.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA – DOS DADOS CADASTRAIS E INFORMAÇÕES DO TITULAR E PORTADOR ADICIONAL 18.1. O TITULAR, desde já, autoriza o ADMINISTRADOR e o BANCO PARTICIPANTE, ou terceiros por eles nomeados, a averiguar a autenticidade dos dados cadastrais informados, bem como as informações relativas à perda, roubo ou extravio.

18.2. A constatação da inveracidade das alegações configurará infração contratual, facultando ao ADMINISTRADOR a rescisão do contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA – DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CRÉDITO

19.1. O TITULAR autoriza o ADMINISTRADOR a, a qualquer tempo, consultar o Sistema de Informações de Crédito, organizado pelo Banco Central do Brasil, acerca da sua situação cadastral.

(8)

19.2. O TITULAR declara-se, ainda, ciente de que o ADMINSITRADOR fornecerá ao BANCO CENTRAL DO BRASIL, para registro no Sistema de Informações de Crédito, dados relativos ao montante das suas dívidas a vencer e vencidas, bem como o valor das coobrigações por ele assumidas e das garantias prestadas.

CLÁUSULA VIGÉSIMA – DA TOLERÂNCIA

20.1. O não exercício por parte do ADMINISTRADOR, de quaisquer direitos ou faculdades que lhe são assegurados por Lei ou em decorrência do ajustado neste instrumento, assim como qualquer tolerância para com o TITULAR, não implicará em novação do aqui estabelecido, nem em renúncia desses direitos ou faculdades, que poderão ser exercidos a qualquer tempo.

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - DA CESSÃO DE CRÉDITOS

21.1. É facultado o ADMINISTRADOR ceder seu crédito e garantias a terceiros, independentemente de prévia notificação ao TITULAR.

21.2. O Cessionário do crédito, nos termos desta cláusula, ficará automaticamente sub-rogado nos direitos outorgados o ADMINISTRADOR, no presente instrumento.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - DO LUGAR DE PAGAMENTO

22.1. Todas as obrigações decorrentes deste contrato serão satisfeitas mediante pagamento em instituições financeiras e ESTABELECIMENTOS conveniados, da ficha de compensação anexada à FATURA MENSAL ou outros meios admitidos pelo ADMINISTRADOR.

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - ALTERAÇÃO CONTRATUAL

23.1. Eventuais alterações às cláusulas relativas ao presente instrumento, serão comunicadas ao TITULAR via extrato de conta corrente, ou por outros meios de comunicação, bem como averbadas no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Porto Alegre, à margem do registro relativo a este instrumento.

23.2. Essas alterações tornar-se-ão válidas, eficazes e exigíveis para todos os contratos em vigor e todas as prorrogações que se fizerem após a data da mencionada averbação.

23.3. A discordância do TITULAR com relação às alterações propostas pelo ADMINISTRADOR deverá ser comunicada, formalmente a esta no prazo de 30 (trinta) dias contados da averbação; sendo que O SILÊNCIO DO TITULAR, OU A UTILIZAÇÃO DO CARTÃO PELO TITULAR ou PORTADOR ADICIONAL APÓS A DATA ESTABELECIDA NA COMUNICAÇÃO SERÁ CONSIDERADA, PARA TODOS OS EFEITOS DE DIREITO, CONCORDÂNCIA COM A PROPOSIÇÃO.

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - DO FORO

24.1. Para qualquer ação decorrente deste instrumento, fica eleito o Foro Central da Comarca de Porto Alegre-RS, com renúncia expressa de qualquer outro, ressalvado o ADMINISTRADOR, o direito de optar pelo foro do domicílio do TITULAR.

Contrato registrado junto ao 2º Registro de Títulos e Documentos de Porto Alegre, sob nº 8372 BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. CNPJ nº 92.702.067/0001-96

Referências

Documentos relacionados

Os resultados indicaram que, em ambas as espécies, a seção transversal exerceu influência na propagação da onda de ultrassom e que a velocidade longitudinal foi fortemente afetada

Não haverá jamais maior dor que a de perda um ente querido, e a ele ter de dizer o defenitivo adeus, e não existem quaisquer palavras ou gestos que algo possam contra o sofrimento

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

υ Impermeabiliza estruturas em alvenaria e em betão, muros de contenção, caves, poços de elevadores, piscinas, canais e reservatórios de água (mesmo se potável). υ

Tendo feito a suposição de que certos grupos, de traços mais indefinidos, representem os personagens mais prováveis em cada situação, isto é, indígenas, num caso,

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Após isso, com a aceleração não prevista de novos óbitos no país, em especial no estado de São Paulo, a média móvel observada (dados oficiais) descolou de nossa