• Nenhum resultado encontrado

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 01/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 01/2016"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

EDITAL Nº 01/2016

A União Educacional do Norte - UNINORTE, no uso de suas atribuições, torna público o lançamento do presente Edital e convida os docentes vinculados à Instituição, a apresentarem propostas para o processo de seleção de projetos de pesquisa e extensão, de acordo com que estabelece o presente Edital.

1 DO OBJETO

O Processo Seletivo objeto do presente edital destina-se a selecionar projetos de pesquisa e extensão, elaborados por docentes da União Educacional do Norte - UNINORTE, a serem desenvolvidos a partir do semestre letivo 2016.1, vinculados a Coordenação do Programa de Iniciação Científica - PIC.

A seleção de projetos de Pesquisa e Extensão tem como objetivos:

a) Estimular pesquisadores produtivos a engajar estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da instituição;

b) Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa;

c) Contribuir com o aperfeiçoamento do conhecimento científico por meio de pesquisas e descobertas de novos saberes em áreas específicas.

d) Estimular o aumento da produção científica.

2 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1 As propostas devem ser apresentadas por docentes doutores, mestres ou especialistas, com vínculo empregatício na União Educacional do Norte – UNINORTE. 2.2 Atender plenamente ao objeto do presente edital, no que se refere a natureza do projeto (pesquisa ou extensão);

2.3 Estar inserido em uma das linhas de pesquisa e eixos temáticos do Programa de Iniciação científica (Anexo I);

(2)

2.4 O proponente do projeto deve ser docente da União Educacional do Norte – UNINORTE, em efetiva atividade no período de desenvolvimento do projeto, com carga horária disponível para desenvolver atividades referentes ao projeto de pesquisa/extensão;

2.5 Requisitos do docente:

 Possuir experiência compatível com o estudo proposto no projeto de

pesquisa/extensão;

 Ter o Currículo Lattes atualizado. A constatação de informações inverídicas no

currículo Lattes desclassifica automaticamente a proposta de pesquisa;

2.6 Estar prevista a participação de discentes da União Educacional do Norte – UNINORTE, como alunos de iniciação científica, na fase de desenvolvimento do projeto.

2.7 Atender plenamente aos critérios científicos estabelecidos abaixo: a) Coerência entre os objetivos propostos e a metodologia adotada; b) Fundamentação teórica consistente e adequada;

c) Viabilidade técnica e financeira compatível com a capacidade da instituição;

d) Adequação aos objetivos dos cursos de graduação no que se refere à iniciação científica, conforme previstos no projeto pedagógico dos cursos.

2.8 Estar de acordo com as normas de formatação apresentadas no Anexo II do presente edital.

2.9 As propostas deverão ser encaminhadas, conforme cronograma apresentado no item 9 do presente edital.

2.10 Equipes de pesquisadores caracterizadas como multidisciplinares e/ou interinstitucionais serão valorizadas, embora não seja obrigatória. Também será valorizada a participação de alunos de graduação e pós-graduação.

2.11 O orçamento deve ser detalhado, justificado e apresentado em moeda nacional (Real).

2.12 O prazo de execução de cada proposta contratada será de 12 meses, contando da data de assinatura do termo de outorga.

2.13 Quaisquer publicações que resultem do apoio concedido pela União Educacional do Norte – UNINORTE devem mencioná-la. Em casos de impressos, livros e folhetos, cartilhas, a logomarca da Instituição deverá também estar presente.

(3)

2.14 Qualquer alteração na vigência ou no orçamento do projeto deverá ser previamente autorizada pelo Programa de Iniciação Científica, pelo menos 30 dias antes.

3 COORDENAÇÃO DA PROPOSTA

3.1 O Proponente será considerado o coordenador da proposta e o responsável pela gestão financeira e científica do projeto, incluindo a aplicação dos recursos e a prestação de contas ao Programa de Iniciação Científica. Também será responsável por solicitar ao Programa de Iniciação Científica autorizações relativas a mudanças no orçamento, prazo de vigência, alocação de equipamentos e demais questões relativas ao desenvolvimento do projeto.

3.2 Não será possível substituir o coordenador. Em caso fortuito ou de força maior, a mudança de coordenador ficará condicionada à análise e aprovação do Programa de Iniciação Científica. Nos demais casos, o impedimento de execução do Projeto pelo coordenador implicará na rescisão do Termo de Outorga e na devolução dos recursos não utilizados.

3.3 O proponente com pendências na apresentação de relatório científico ou em prestações de contas (inadimplentes) junto ao Programa de Iniciação Científica não poderão concorrer ao presente edital. A eventual aceitação da documentação não garante que o projeto será avaliado.

4 LIMITAÇÃO DAS PROPOSTAS

4.1 No âmbito deste Edital, cada pesquisador poderá apresentar apenas uma proposta, como Proponente.

4.2 Caso seja recebida mais de uma proposta de um mesmo Proponente, apenas a última será levada em conta para análise, sendo a(s) anteriormente apresentada(s) automaticamente desclassificada(s).

5 APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

5.1 Os Proponentes deverão apresentar: a) projeto completo

b) orçamento detalhado e justificado c) cronograma de execução

(4)

d) currículo Lattes do coordenador atualizado. 5.2 Detalhamento do Projeto

O Projeto deverá constar dos seguintes itens:

a) Identificação do proponente e da sua instituição de vínculo;

b) Dados sobre a equipe executora, informando o endereço eletrônico de cada um dos participantes, titulação, área de atuação no projeto e instituição de vínculo;

c) Introdução, definição do objeto a ser investigado. d) Justificativa

e) Objetivo geral

f) Objetivos específicos g) Materiais e Métodos

h) Infraestrutura disponível para desenvolvimento do projeto i) Resultados e impactos esperados

j) Mecanismos de transferência de resultados

k) Orçamento: detalhamento e justificativas para aquisição de equipamentos l) Cronograma de execução das atividades

m) Referências

6 ASPECTOS ÉTICOS

Nos termos da Portaria 496/12, do Conselho Nacional de Saúde, o projeto deverá conter uma seção onde se explicite como estão sendo contemplados seus aspectos éticos. Tratando-se de projetos de pesquisa clínica, epidemiológica ou no âmbito das Ciências Humanas, que envolvam experimentação com seres humanos ou animais, deve-se anexar o parecer da Comissão de Ética.

7 AVALIAÇÃO QUANTO AO MÉRITO TÉCNICO-CIENTÍFICO DAS PROPOSTAS

7.1 Só serão avaliadas quanto ao mérito técnico-científico as propostas enquadradas. 7.2 Esta etapa será realizada por consultores ad hoc, (doutores, com comprovado conhecimento nas áreas de abrangência das propostas), pertencentes aos quadros de instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, preferencialmente localizadas fora do Estado.

(5)

7.3 A análise dos projetos será realizada com base em notas de 0 a 10 e nos critérios listados a seguir:

Critérios Peso

a) Mérito técnico-científico 3

b) Coerência, viabilidade e consistência da proposta 3

c) Justificativa e objetivos propostos 3

d) Adequação da metodologia aos objetivos 2

e) Caráter inovador da proposta 1

f) Experiência do coordenador na área de abrangência da proposta 3

g) Resultados esperados e impactos potenciais 1

h) Relevância da proposta para o desenvolvimento do Estado 2

i) Qualificação da equipe executora 2

8 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CONTRATAÇÃO

8.1 O resultado do julgamento das propostas será divulgado no Portal da UNINORTE (www.uninorteac.com.br), na data prevista no Cronograma apresentado no item 8,

cabendo aos candidatos a inteira responsabilidade de informar-se.

8.2 A Diretoria Acadêmica da UNINORTE reserva-se o direito de solicitar aos Proponentes contemplados ajustes no Orçamento. Nestes casos, a aprovação final da proposta ficará condicionada à realização dos ajustes solicitados, no prazo determinado pela instituição.

9 CRONOGRAMA

Atividades Datas-limite

Submissão das propostas 26/03/2016

Divulgação dos resultados 08/04/2016

Contratação das propostas A partir 11/04/2016

10 INFORMAÇÕES ADICIONAIS

10.1 Esclarecimentos sobre este Edital poderão ser obtidos na PIC pelo do e-mail

iniciacao.cientifica@uninorteac.com.br

10.2 O Professor irá receber 0,5 hora/aula/semanal, sendo disponibilizadas 5 bolsas para Professores Doutores (orientação de até 3 alunos), 5 bolsas para Professores Mestres (orientação de até 2 alunos) e 5 bolsas para Professores Especialistas (orientação de 1 aluno);

(6)

10.3 Serão disponibilizadas 10 (dez) bolsas de Iniciação Científica no valor de R$100/mês, que serão pagas da seguinte forma:

- Crédito estudantil (abatimento na mensalidade, serviços institucionais); - Produtos eletroeletrônicos (compatível com o valor total da bolsa).

10.4 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da publicação do resultado final, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.

11 CLÁUSULAS DE RESERVA

11.1 A Diretoria Acadêmica da UNINORTE reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

11.2 A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da UNINORTE, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

Rio Branco - AC, 26 de fevereiro de 2016

Vanessa Vogliotti Igami Diretora Acadêmica da UNINORTE

Anali Linhares Lima

(7)

ANEXO I

a) Linha de pesquisa “Cultura Acreana”

A história de ocupação do território, as relações de trabalho, a vida da mata, a religiosidade e atividades culturais de uma população que vive ou vivia em situação de isolamento, configuram uma realidade que ganha expressão em diferentes formas de ver o mundo, de compreender o processo educacional, a relação homem mulher, homem-meio, a perspectiva ética e estética do mundo. A exploração desse universo cultural exige diferentes abordagens, que permitam traçar um quadro da própria diversidade cultural condicionada por experiências orientadas por diferentes formas de inserção no processo produtivo e na sociedade. Esse tema abre espaço para estudos das produções intelectuais como romances, poesia, música, cinema, teatro: para buscar compreender o processo educacional e das diferentes práticas educacionais; para a compreensão do processo de trabalho e as perspectivas de inserção social; para a compreensão das diferentes manifestações religiosas; para a compreensão das relações políticas e concepções de poder; enfim, para a exploração do processo cultural do estado sob a ótica dos velhos.

b) Linha de pesquisa “Estratégias de Sobrevivência na Área Urbana de Rio Branco”

A partir da década de 70, registra-se no Estado um processo de urbanização acelerado. Embora haja diversas referências a esses processos, na medida em que ele configura um espaço diferenciado de reprodução da mão-de-obra, há necessidade de uma compreensão mais precisa de como ela efetivamente se dá. Quais as limitações de trabalho do maior núcleo urbano do Estado, como isso configura relações diferenciadas, que alternativas a população cria para garantir sua sobrevivência, como isso se articula às relações interpessoais, como condiciona o acesso a diferentes serviços, como qualifica a demanda existente? Essas são algumas das questões ainda não respondidas no Acre. Esta linha de pesquisa exige uma abordagem interdisciplinar e oferece a oportunidade de uma exploração de dados secundários, questionamento da forma de coleta e processamento desses dados frente à realidade em questão, bem como a formulação de pesquisas quantitativas e qualitativas, constituindo-se, além de um importante aporte ao conhecimento da realidade, econômica, social e cultural do estado, em um ótimo laboratório para o desenvolvimento de diferentes técnicas de pesquisa e processamento.

c) Linha de pesquisa: Sociedade e Meio Ambiente

A compreender a realidade presente do Estado, entendendo-a tanto como resultado dos processos históricos como das políticas e iniciativas recentes intencionalmente dirigidas para um modelo de desenvolvimento que concilie crescimento com respeito ao meio ambiente. Considera ainda o poder de influência das políticas públicas, federais e estaduais nos rumos do desenvolvimento econômico e social do Estado, que trata da economia e da população acreana. Esta linha de pesquisa tratará das diferentes

(8)

dimensões inerentes às relações entre sociedades humanas e meio ambiente, assim como suas implicações biológicas e socioculturais. Permite a discussão de distintas perspectivas que abordam este tema, que são: Sociedade e Meio Ambiente, Educação Ambiental, Reforma Agrária Florestal, Estudos das Comunidades Tradicionais, Economia e Cultura na Amazônia Ocidental, Pequenos Negócios Agroflorestais.

d) Linha de Pesquisa: Sociedade e Saúde no Acre

Apesar da diversidade de patologias da região amazônica, especificamente no Acre, os estudos sobre os adoecimentos das populações são pouco conhecidos. Nesse contexto, orientando-se nos princípios da universalidade, acessibilidade, equidade e participação social as pesquisas versarão sobre as principais patologias e apontando medidas que venham a subsidiar a resolução dos problemas de saúde de maior frequência e relevância no estado. A linha de pesquisa incorpora uma visão ampla, multiprofissional e interdisciplinar, envolvendo modalidades de análise epidemiológicas e abordagem preventiva de enfermidades. Os estudos deverão utilizar metodologias regionais aplicáveis à obtenção de índices dos dados amostrais realizando análise crítica dos serviços de saúde e de programas preventivos. Considera o processo de formulações de políticas, planejamento, programação, gestão e avaliação de sistemas e serviços de saúde. Esta linha de pesquisa incorpora estudos voltados para as demandas locais, tanto no processo de assistência como no processo de formação do profissional de saúde proporcionando estudos que destaquem o caráter social do programa.

e) Linha de Pesquisa: Padrões Habitacionais e Formas de Ocupação do Espaço na Região Amazônica

A arquitetura e as formas de ocupação do espaço na Amazônia possuem relevante valor quanto ao modo de vida no ambiente de clima tropical-úmido. Porém, são poucos os registros desse modo de vida quando se fala de modelos habitacionais das populações tradicionais e contemporâneas. Assim como, da forma de ocupação do espaço rural pelo homem ribeirinho, colono, seringueiro, índio e pecuarista. E tampouco se tem estudado o encontro das culturas habitacionais trazidos pelo homem rural para os núcleos urbanos. Os estudos sobre estas questões trarão a tona o conhecimento e resultarão em registros importantes dos modelos, métodos, técnicas e materiais construtivos utilizados nesta região. Também, a forma de uso destes espaços de acordo com a cultura da população local, será enfocada. O que apontará inclusive as necessidades das intervenções nos sítios e nas edificações históricas urbanas. As questões locais como a origem do homem amazônida, a cultura local do modo de habitação das populações tradicionais, o clima, o solo e o potencial do material de construção regional possibilitarão propostas adequadas para arquitetura e ocupação do espaço no ambiente amazônico, valorizando a identidade da arquitetura local.

f) Linha de pesquisa: Gestão Pública e Privada na Amazônia Ocidental

As pesquisas nesta linha permitirão coletar, monitorar e analisar os impactos políticos gerados quanto à gestão do fomento referente às atividades produtivas de pequeno porte e informais, considerando componentes como o desempenho de empreendimento, políticas de crédito, e incentivos fiscais para construir novas

(9)

perspectivas na sociedade quanto ao real potencial socioeconômico. Objetiva promover estudos científicos para compreender, conceituar e difundir o conceito de sustentabilidade ao planejamento socioeconômico, fortalecendo uma integração entre as relações estabelecidas e entre o pensamento administrativo e o meio ambiente. Fundamenta-se na abordagem interdisciplinar, para identificar os processos de geração de renda e as formas de aproveitamento das oportunidades existentes na região, colaborando para oferecer maior capilaridade aos mercados. Considerando as seguintes políticas de apoio micro empresarial e pobreza:

 Microcrédito;  Comercialização;  Regulamentação;  Cooperativismo;  Assistência Técnica;  Educação Básica.

g) Linha de pesquisa: Educação, Sistemas de Justiça e Direitos Humanos

Existe importante relacionamento entre o campo dos Direitos Humanos, os Sistemas de Justiça e a Educação Jurídica, dessa forma essa inter-relação se torna alvo de discussões por parte da comunidade jurídica internacional, tanto na área acadêmica, de pesquisa e extensão. Nesse contexto, esses fenômenos jurídicos são mais profundamente analisados. Na busca pela expansão da pesquisa na área jurídica, surge essa linha de pesquisa que permitirá uma maior aprofundamento nos temas em questão, bom como apresentar variadas abordagens para o tema. A abordagem da educação no direito, também figura como relação importante para o aperfeiçoamento dos Sistemas de Justiça e para o estudo e a prática dos Direitos Humanos.

h) Linha de pesquisa: Sistemas de Informação, suas ferramentas e aplicações práticas

A área de sistemas de informação tornou-se indispensável à sociedade atual, dessa maneira a utilização de ferramentas específicas e projetadas com finalidades variadas tem transformado à vida de pessoas, empresas e instituições. Esta área contempla a pesquisa sobre a concepção, construção, avaliação e otimização de sistemas computacionais. Assim, a aplicação desses conhecimentos proporciona variados resultados, bem como riscos e novas necessidades. No atual contexto, a pesquisa e o conhecimento na área proporciona o desenvolvimento de novas ferramentas e a ampliação de sua utilização, visando sempre o desenvolvimento humano e a agregação de valores importantes ao desenvolvimento da sociedade. Ainda o desenvolvimento de softwares constitui uma importante fonte de desenvolvimento em informação, como também a segurança e a aplicação de todas as ferramentas desenvolvidas nessa ampla área.

(10)

ANEXO II

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA OU EXTENSÃO

O projeto de pesquisa a ser apresentado em resposta ao Edital de Seleção do PIC/2015 deverá contemplar os seguintes itens:

1. Capa com identificação do projeto e do docente proponente (incluir endereço do currículo lattes)

2. Folha de apresentação do projeto, incluindo local onde será desenvolvido o projeto 3. Sumário

4. Introdução (Tema, Objeto, Problema de pesquisa, Justificativa, Relevância social e científica)

5. Objetivos

6. Metodologia detalhada e forma de análise dos resultados 7. Plano de trabalho e cronograma de atividades

8. Acompanhamento do projeto 9. Orçamento com fonte financiadora 10. Cronograma

11. Resultados e produção científica esperados 12. Referências bibliográficas conforme ABNT 13. Currículo lattes atualizado dos docentes

Atenção: O projeto deverá conter no máximo 15 páginas (Times New Roman 12; espaço

1,5 entre linhas; margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2 cm).

Capa com a identificação do projeto e do proponente

Deverá conter: Título do projeto, nome e formação do docente proponente do projeto de pesquisa, endereço do currículo lattes, e área de concentração/linha de pesquisa do PIC em que se enquadra o projeto (Anexo I).

Metodologia

Deverá contemplar: Tipo de Estudo, Local do estudo, Período do estudo, População e amostra, critérios de inclusão e exclusão, Instrumento de coleta de dados, Coleta de dados, Análise dos dados e Aspectos Éticos.

Plano de Trabalho e Cronograma

O plano de trabalho deverá apresentar a viabilidade de execução do projeto no prazo previsto para a realização do mesmo - 12 a 24 meses.

Resultados e produção científica esperados

O projeto deverá prever a produção científica anual, resultante da pesquisa, com apresentação de 1 resumo científico publicado em anais de evento nacional ou internacional e 1 artigo publicado ou aceito para publicação em revista indexada.

(11)

Referências

Documentos relacionados

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Especialmente em medicina, a radiação ionizante, ou seja, a radiação que remove completamente um ou mais elétrons da camada de valência dos átomos, é o tipo

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

mítico fundador do Clube de Cinema de Santos. Imagens escrachadas do que seria o dia-a-dia de Legeard – perambulando pelas ruas de Santos, pesquisando arquivos sobre