• Nenhum resultado encontrado

Proposta do projeto de extensão: Inclusão digital dos softwares livres na comunidade escolar da rede pública em Aracaju SE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Proposta do projeto de extensão: Inclusão digital dos softwares livres na comunidade escolar da rede pública em Aracaju SE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Proposta do projeto de extensão:

Inclusão digital dos softwares livres na comunidade escolar da rede pública em Aracaju – SE

Resumo

O projeto tem como objetivo principal promover a inclusão digital dos softwares livres na comunidade escolar da rede pública em Aracaju – SE como uma alternativa viável ao uso atual dos softwares comerciais e (ou) pirateados. O objetivo deverá ser atingido através da capacitação de alguns alunos do curso da licenciatura em Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre a filosofia, organização, instalação e funcionamento do sistema operacional Linux e os softwares associados. Após a capacitação, esses alunos devem executar as seguintes ações (controladas e vigiadas pelo coordenador): (1) divulgar o conhecimento sobre o software livre baseado em sistema operacional Linux em escolas públicas de Aracaju, (2) instalar e configurar o Linux, com todo software associado, em alguns dos computadores das suas salas de informática, e (3) oferecer treinamento básico de utilização do novo software para professores da informática e alunos interessados. A duração do projeto é de um ano, sendo primeira metade dedicada à capacitação dos alunos da UFS e a segunda às ações deles nas escolas. Espera-se que o projeto traga benefícios para alunos da rede pública através de sua aprendizagem das diferentes tecnologias, para professores da rede pública através da sua formação e atualização continuada, e para os alunos da UFS através de aprendizagem das novas tecnologias em informática e experiência em ensino. O presente projeto confere apoio ao projeto oficial do Ministério da Educação (MEC) “Linux Educacional”.

Proponente: Prof. Dr. Milan Lalic

Professor no Departamento da Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS); área de conhecimento: física da matéria condensada e física computacional; experiência em trabalhar nas plataformas Linux e Unix há mais de 12 anos, em várias Universidades do mundo (Belgrado-República Sérvia, Montpellier-França, São Paulo e Aracaju – Brasil).

I A fundamentação conceitual e metodológica.

Hoje em dia a grande maioria das pessoas e empresas conhece e usa um só sistema operacional, o Windows, que é de propriedade exclusiva da empresa Microsoft. Paralelamente ao desenvolvimento do Windows, essa empresa desenvolveu os vários outros programas para diversas utilidades: para edição do texto (Word), para apresentação dos trabalhos (Power Point), para navegação da internet (Internet Explorer), para expressão gráfica (Corel Draw) etc. O código fonte desses programas,

(2)

2

bem como no caso do Windows, não é compartilhado com o resto da comunidade: não é aberto. Esse fato coloca a empresa Microsoft em uma posição de monopólio no mercado: ela controla absolutamente o desenvolvimento e o preço de software, tendo ou pouca ou nenhuma concorrência.

Como uma reação à dominação de Windows, a partir de 1991, outro sistema operacional começou a ser desenvolvido em vários centros de excelência em informática no mundo. Esse é o sistema operacional Linux, baseado no sistema operacional Unix usado anteriormente nas redes acadêmicas e computações científicas. Paralelamente ao desenvolvimento do Linux, vários programas para utilidades práticas, compatíveis com ele, também foram desenvolvidos. Eles são agregados em um pacote chamado “OpenOffice”, e abrangem a maioria das exigências do usuário comum ou profissional (bem como “Office” do Windows). Também existem vários outros programas compatíveis com o Linux que não são incluídos no “OpenOffice”. Os mais importantes são o navegador da internet “Mozilla” e o programa para criação das páginas da internet “PHP”. Todos esses softwares, incluindo Linux, são de código aberto e completamente livre: para usá-lo o usuário não precisa pagar nenhuma licença. Com ele as mesmas tarefas podem ser realizadas no computador como se o Windows + Office estivessem instalados, trabalhando em um ambiente gráfico bem parecido.

Portanto, hoje em dia pode-se alegar firmemente que existe alternativa viável ao sistema operacional Windows. Ela se refere ao software livre com código fonte aberto e baseia-se no sistema operacional Linux. O Linux é socialmente justo, economicamente viável e tecnologicamente sustentável.

Em comparação com Windows, o Linux apresenta diversas vantagens. As mais importantes são:

● O Linux é bem mais estável do que Windows.

O computador sob o controle do Linux não trava e dificilmente necessita de manutenção.

● O Linux é praticamente imune a vírus.

O computador controlado pelo Linux fica protegido do ataque dos vírus da rede ou da internet. Uma consequência importante é que o usuário não precisa instalar programas antivírus que pioram o desempenho do computador (usualmente ele fica bem mais lento).

● O Linux e os softwares associados a ele são de graça.

O usuário não precisa pagar nenhuma licença de uso, nem pelo Linux nem pelos softwares associados (OpenOffice e outros).

● O desenvolvimento do Linux é rápido, dinâmico e democrático.

Várias versões do Linux possuem uma vasta documentação na internet, constantemente atualizada. Como o código fonte é aberto, se algum centro desistir do desenvolvimento do Linux, outro pode tomar seu lugar e continuar a fazer o

(3)

3

mesmo. Dessa maneira o desenvolvimento do Software Livre não fica comprometido.

A única vantagem que o Windows apresenta sobre o Linux é que ele é vastamente usado e grande maioria dos usuários está acostumada a trabalhar com ele. Isso é parcialmente consequência do fato que a propaganda da Microsoft é muito mais ágil. O Linux, sendo um projeto sem fins lucrativos, não tem recursos para investir na propaganda, embora algumas empresas (como IBM ou NOVEL, por exemplo) ajudem bastante. Por causa disso relativamente poucas pessoas, usualmente ligadas às Universidades, entendem o Linux e sabem trabalhar com ele.

Nos últimos anos a situação no mercado mundial do software mudou. O Linux e outros softwares de código aberto são reconhecidos cada vez mais como uma grande alternativa econômica para as empresas e os governos [1].Há anos que o nosso Governo Federal reconheceu a redução de custos, boa qualidade, autonomia tecnológica e compartilhamento do conhecimento trazido por softwares livres do Linux. Esses são alguns dos argumentos utilizados para justificar a opção pelo Software Livre nos setores públicos. E muitos deles já estão utilizando o Linux nos seus computadores. No departamento de Física da UFS, por exemplo, todos os computadores à disposição aos alunos de graduação e pós-graduação são controlados pelo sistema operacional Linux. E como uma iniciativa de incentivar e ampliar o uso do Linux e seus aplicativos nas escolas da rede pública, o Ministério da Educação (MEC) lançou o projeto “Linux Educacional”, postado na sua página web oficial [2].

II Objetivos gerais e benefícios esperados

O objetivo geral do presente projeto é a inclusão digital dos softwares livres baseados em Linux na comunidade escolar da rede pública em Aracaju – SE como uma alternativa viável ao uso atual dos softwares comerciais e (ou) pirateados baseados em Windows. Essa inclusão deve ser realizada por alguns alunos do curso da licenciatura em Física na UFS, que serão capacitados para esta tarefa pelo coordenador do projeto. Espera-se que o projeto traga benefícios (1) para alunos da rede pública através de sua aprendizagem das diferentes programas e tecnologias de informação, (2) para professores da rede pública através da sua formação e atualização continuada, e (3) para os alunos da UFS através de aprendizagem das novas tecnologias em informática e experiência em ensino. Além disso, as escolas públicas que adotam o uso de software livre estarão a salvo do crime de pirataria.

III Objetivos específicos

- Capacitar 2-3 estudantes de Licenciatura em Física para atuar na divulgação e realização do projeto.

- Facilitar, para estudantes e professores de escolas públicas, o uso de software para qualquer finalidade.

- Oportunizar o acesso da população aos códigos fonte dos softwares, de modo que possam modificá-los, sendo possível gerar novas tecnologias nacionais.

- Instalar, copiar, executar e distribuir softwares livres em quantas máquinas a população desejar, sem violar leis de direitos autorais.

(4)

4

- Capacitar a população para que tenham seu computador equipado com software de qualidade a um custo baixo ou nulo.

- Incentivar o desenvolvimento de tecnologias nacionais.

- Tornar possível a interação e compartilhamento de soluções de tecnologia da informação pela comunidade.

IV Metodologia e cronograma de execução

Para atingir os objetivos, 2 a 3 estudantes de graduação de Licenciatura em Física serão capacitados para a realização de tarefas em escolas públicas. A capacitação incluirá aprendizagem de instalação do Linux, configuração e otimização do software de utilidade prática (“OpenOffice” etc.), e compreensão sobre a organização dos arquivos e diretórios importantes.

Essa capacitação constará de 15 semanas de treinamento em software livre e linguagem de programação.

Após a capacitação, durante 5 semanas será feito um levantamento de dados na Instituições de Ensino (IE) sobre o número e condições das escolas que serão atendidas pelo projeto. Nesse levantamento serão obtidos dados de quantos computadores há disponível, softwares utilizados e necessitados pelas instituições de ensino, número de professores e estudantes a serem atendidos pelo projeto etc.

Após o levantamento de dados, será então realizada a etapa de divulgação do projeto com o efetivo treinamento nas IE da rede pública de Aracaju, a serem realizados pelos alunos executores da proposta. Eles deverão instalar e configurar o sistema operacional Linux, com todo software associado, nas máquinas (todas ou somente algumas) utilizadas para ensino de informática. Nessas máquinas o Linux poderia completamente substituir o Windows, ou ser instalado juntamente com o Windows (“dual boot”). Eles também deverão capacitar professores de informática e (ou) alguns alunos interessados sobre a filosofia, organização e funcionamento do sistema operacional Linux e oferecer treinamento básico de utilização do novo software.

No último mês de execução, será feito um relatório final pelos alunos executores com os resultados alcançados pelo projeto.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Mês

ATIVIDADE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Capacitação dos alunos executores X X X X

Levantamento de dados das IE X X Treinamento nas IE X X X X X Execução de relatórios X X

(5)

5

V A proposta didático-pedagógica do projeto.

A sociedade contemporânea teve, nos últimos anos, suas estruturas e funcionamento alterados de forma significativa pela tecnologia de informação (TI). O acesso de toda a população aos meios de TI com software livre é um importante passo no combate à exclusão social. Através dessa proposta, os alunos executores poderão se familiarizar com o conhecimento em tecnologia da informação disponível na rede pública de ensino, e saberão como interferir de modo a gerar conhecimento e inclusão digital utilizando software livre, abrindo um leque enorme de possibilidades pedagógicas disponíveis nas novas mídias.

VI Processo e indicadores de avaliação Resultados esperados

IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES EXECUTORES DA PROPOSTA Os estudantes engajados neste projeto serão capacitados a utilizar software livre, além de obter conhecimento básico em linguagem de programação, permitindo que os mesmos possam modificar os softwares, com a geração de novas soluções em tecnologia da informação. O estudante também entrará em contato com escolas publicas reconhecendo suas dificuldades e interferindo de modo positivo, tornando-se capaz de solucionar problemas da comunidade. A partir desse projeto, os alunos executores da proposta poderão desenvolver monografias sobre o tema.

CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE PUBLICAÇÕES E OUTROS PRODUTOS ACADÊMICOS

Os estudantes envolvidos poderão criar cartilhas, vídeos e/ou CDs educativos sobre o tema, modificar softwares já existentes, e ainda monografias e teses poderão resultar a partir da avaliação do impacto das ações do projeto nas escolas.

IMPACTO SOCIAL

O Impacto social é significativo, e poderá ser observado ao atingir cada um dos objetivos específicos já descritos anteriormente.

O projeto tem uma ação transformadora clara sobre a exclusão digital da população de baixa renda com intervenção direta na sociedade através da difusão do conhecimento sobre software livre. Ele contribuirá à inclusão digital dos professores e estudantes de escolas públicas, dando oportunidades de pleno desenvolvimento em sua formação, ampliando suas oportunidades educacionais e dando acesso a processos de formação e qualificação disponíveis na web. O projeto também apoia e divulga a iniciativa do MEC “Linux Educacional” [2].

(6)

6

Esse projeto contribui para a interação do conhecimento acumulado nas instituições de nível superior (conhecimento do software livre) com a rede pública de ensino. Através dele, poderão ser desenvolvidas ações de parcerias entre as instituições envolvidas para a solução de problemas educacionais entre outros.

VII Metas

Espera-se com esse projeto atingir pelo menos:

A divulgação e execução do projeto em 15-20 escolas da rede pública de Aracaju. A capacitação de 2-3 alunos de graduação em Licenciatura em Física

A capacitação de 30-40 professores de escolas públicas A produção de 1 cartilha educativa

VIII A equipe responsável pela realização das atividades. Coordenador: Prof. Dr. Milan Lalic

Consultora: Profa. Dra. Susana de Souza Lalic

Executores: 2-3 alunos do curso de Licenciatura em Física IX Áreas temáticas em que se classifica o projeto 4. Educação.

7. Tecnologia e produção 1.Comunicação.

3. Direitos humanos e justiça. 8. Trabalho.

X Referências

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre_nos_governos

Referências

Documentos relacionados

Aqui alguns projetos/ações desenvolvidas no eixo de Integração Comunitária, que foi uma área que se destacou com o processo de criação da COMEX: Projeto Vale do Ribeira

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Mais uma vez, vemos uma inovação nos processos educacionais de Belo Horizonte: se as avaliações sistêmicas, como a Prova Brasil anteriormente apresentada, bem como as avaliações

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Buscando contribuir para a composição do estado da arte da pesquisa contábil no Brasil, a investigação lançou mão de técnicas de análise bibliométrica para traçar o perfil

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o