• Nenhum resultado encontrado

Extensão no LATUR - Laboratório de Pesquisa em Turismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Extensão no LATUR - Laboratório de Pesquisa em Turismo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EXTENSÃO NO LATUR – LABORATÓRIO DE PESQUISA EM TURISMO Área temática: Educação.

Coordenador da Ação: Ligia Dalchiavon1

Autoras: Bibiana Schiavini Gonçalves2, Isabela Ferreira Gonçalves3, Susana Morales Mello4, Larissa Martins Rodrigues5 RESUMO: O Programa “Extensão no LATUR – Laboratório de Pesquisa em Turismo”, vinculado ao Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, visa agregar os projetos de extensão a serem vinculados ao laboratório com o intuito de fortalecer as ações de extensão desenvolvidas no Campus em Santa Vitória do Palmar. A cidade está situada 24 km dos municípios fronteiriços Chuí/Chuy, divisa entre Brasil e Uruguai. Os objetivos do programa são: aproximar a comunidade local e a Universidade através de ações que valorizem os saberes, a potencialidade turística, a cultura, arte, sustentabilidade e a identidade da população local. Ainda, promover atividades que primem pela construção do conhecimento fortalecendo o diálogo entre a Universidade e a comunidade de Santa Vitória do Palmar. A proposta de “Extensão no LATUR” justifica-se pela necessidade do envolvimento com a comunidade com intuito de promover a extensão universitária na formação do acadêmico. Metodologia: integrar procedimentos de análise textual com procedimentos da hermenêutica e da teoria da interpretação, levando em conta estudos mais gerais de natureza histórica, teórica e comparativa da comunidade e da região de Santa vitória do Palmar. Ainda serão desenvolvidas entrevistas, trabalhos de campo, oficinas, realização de pesquisa com a comunidade local. Os resultados do programa são parciais e primam a prática da extensão

1 Doutora e Mestre em Letras - História da Literatura na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Turismo – LATUR na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. E-mail: ligiadalchiavon@gmail.com

2 Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Técnica do Laboratório de Pesquisa em Turismo – LATUR na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. E-mail: bibiana.schiavini@furg.br 3 Graduanda no Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. E-mail: isabelafg97@gmail.com

4 Graduanda no Curso de Tecnologia em Eventos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. E-mail: susanaeventos73@gmail.com

5 Graduanda no Curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. E-mail: Larissa.mr.0107@gmail.com

(2)

universitária com ações durante o ano letivo de 2017. Com a proposta almeja-se dar continuidade aos projetos de extensão universitária na FURG, fomentando o desenvolvimento local, regional e fronteiriço.

Palavras-chave: Turismo, Educação, LATUR, Extensão. 1 INTRODUÇÃO

O programa de “Extensão no LATUR” é uma proposta vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Turismo do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande – FURG campus Santa Vitória do Palmar.

A finalidade do programa visa abranger os projetos de extensão universitária desenvolvidos pelo LATUR, envolvendo docentes, discentes, Programa de Educação Tutorial – grupo PET/ TURISMO bem como os demais cursos ofertados pela FURG campus Santa Vitória do Palmar.

O programa propõe-se a integrar os atores sociais da região e a universidade, de forma a valorizar a cultura, identidade, arte e potencialidade turística, promovendo a construção do conhecimento através da aplicação de projetos de extensão para comunidade. O intuito do programa “Extensão no LATUR” é abranger a população da cidade onde o campus está situado e a comunidade acadêmica de demais instituições.

As ações propostas pelo LATUR fortalecem a relação do tripé ensino, pesquisa bem como da extensão ao contribuir com a formação integral do acadêmico. Neste sentido, a realidade do aluno, e também da comunidade, são desenvolvidas deixando de ser um ator passivo no processo de ensino-aprendizagem para atuar ativamente nos projetos promovidos pelo laboratório.

2 DESENVOLVIMENTO

O Turismo se caracteriza por ser uma atividade que age diretamente na representação do produto turístico, pois cria imagens, estereótipos, identidades e

(3)

alimenta o imaginário do turista sobre o local a ser visitado.

Segundo Dalchiavon (2011, p. 95), “observa-se que as viagens sempre acompanharam o homem e se constituíram em uma atividade enriquecedora propiciando e facilitando as trocas culturais entre os diferentes povos”.

O Curso de Bacharelado em Turismo da FURG nasce no município de Santa Vitória do Palmar, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, vizinha das cidades gêmeas Chuí/Chuy, fronteira Brasil/Uruguai.

Nesta perspectiva entende-se que:

Apontar a questão da fronteira sob o ponto de vista do Turismo não significa somente facilitar o transito de turistas nos postos de fronteiras, mas também pensá-la para além das áreas de trânsito e mobilidade, como destinos turísticos qualificados em si mesmo dos quais Foz do Iguaçu, um dos principais destinos turísticos internacionais do Brasil, é exemplo vivo (COSTA & GASTAL, 2011, p.11).

Contudo, o Turismo interfere não somente nas atividades vinculadas ao comércio de fronteiras, mas também em aspectos sociais, culturais, históricas, sustentáveis que promovem a atividade turística numa determinada localidade.

Sendo assim, o Programa de Extensão no Laboratório de Pesquisa em Turismo - LATUR propõe ações e projetos focados no intercâmbio sociocultural que se dissocia de uma prática de turismo com viés econômico e de poder.

Neste processo, o envolvimento da comunidade local na atividade turística e atividades ligadas a extensão universitária são essenciais para a sustentabilidade tanto da atividade como das riquezas culturais e sociais do local onde está inserida.

Desta forma, a extensão universitária se torna:

[...] exigência intrínseca do ensino superior em decorrência dos compromissos do conhecimento e da educação com a sociedade, uma vez que tais processos só se legitimam, inclusive adquirindo sua chancela ética, se expressarem envolvimento com os interesses objetivos da população como um todo (SEVERINO, 2016, p.32).

Assim, a atividade de extensão caracteriza-se uma vez que as ações aproximam a Universidade e a comunidade local possibilitando a integração e a troca de saberes. Ainda, proporciona a oportunidade de desenvolver a população local e regional, assim como a inclusão e atuação entre a comunidade acadêmica, docentes e sociedade, visando uma aprendizagem participativa, política e

(4)

democrática (BAIOTTO; et. al., 2014).

Diante deste cenário, é possível estabelecer a relação da Universidade com a comunidade onde está inserida, proporcionando a troca e a construção de saberes, bem como a valorização da cultura e das práticas sociais locais.

3 ANÁLISE E DISCUSSÃO

Atualmente, todos os projetos do LATUR vinculados à extensão universitária contam com uma equipe de seis bolsistas voluntários, um bolsista remunerado, um docente na coordenação acadêmica e uma técnica de laboratório.

Dos bolsistas do laboratório quatro são graduandos do curso Bacharelado em Turismo, dois do curso de Tecnologia em Eventos e um do curso de Bacharelado em Hotelaria que é remunerado pela bolsa de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – EPEC da FURG..

Os projetos que estão sendo desenvolvidos desde março de 2017 vinculados ao Programa de Extensão no LATUR são:

- Minha terra tem palmares onde vive o mergulhão – artesanato, cultura e produção de saber e renda;

- Os saberes da cultura do butiá em Santa Vitória do Palmar (RS); - Mateando com o LATUR;

- Oficinas Pedagógicas de Currículo Lattes; e

- Atualização e Reestruturação do Site do Curso de Bacharelado em Turismo.

O projeto “Minha terra tem palmares onde vive o mergulhão” caracteriza-se por levar à comunidade ações de capacitação profissional, valorização e resgate do artesanato local; fortalecer a cultura, a história e as artes desenvolvidas no município; bem como vir a ser fator de desenvolvimento social, econômico e cultural.

A proposta intitulada “Os saberes da cultura do butiá em Santa Vitória do Palmar (RS)” objetiva valorizar a cultura do Butiá como patrimônio cultural imaterial no ambiente escolar estabelecendo vínculos de diálogo e participação social como

(5)

vetores para cidadania bem como educação da comunidade.

A atividade do projeto “Mateando com o LATUR” é aproximar a comunidade escolar do Ensino Médio do município de Santa Vitória do Palmar para conhecer a Universidade e as atividades do laboratório.

As “Oficinas Pedagógicas de Currículo Lattes” visam promover o conhecimento e correto preenchimento do Currículo Lattes para acadêmicos dos cinco cursos da FURG – campus Santa Vitória do Palmar e Instituições de Ensino Superior - IES presentes na cidade.

O projeto de extensão “Atualização e Reestruturação do Site do Curso de Bacharelado em Turismo” propõe o segmento de extensão através da participação da comunidade de Santa Vitória do Palmar ao contribuir com informações relevantes a cerca do município, estimulando o perfil de uma cidade universitária.

Todas as iniciativas mencionadas não possuem nenhum tipo de recurso financeiro. Há muito apoio das instituições públicas e privadas da localidade. Neste sentido, é possível contar com o apoio permanente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE e a Pró-Reitoria de Extensão – PROEXC da Universidade que incentivam e auxiliam os projetos promovidos pelo LATUR.

Contudo, analisa-se como ponto positivo do programa o engajamento e comprometimento da equipe formado no LATUR no planejamento, realização e avaliação das ações propostas pelo laboratório.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acredita-se que as iniciativas propostas pelo Programa de Extensão no LATUR contribuem para o desenvolvimento social da comunidade de Santa Vitória do Palmar.

Ainda, considera-se de fundamental importância explorar temáticas da fronteira Brasil/Uruguai através de projetos propostos pelo LATUR, no âmbito regional em função da aproximação da Universidade com os demais municípios do extremo sul do Rio Grande do Sul.

(6)

extensão promovidos na Universidade tanto pelo Laboratório de Pesquisa em Turismo – LATUR vinculado ao Curso de Bacharelado em Turismo quanto pelos demais cursos ofertados pelo campus da FURG em Santa Vitória do Palmar.

AGRADECIMENTO

O projeto do LATUR surgiu no ano de 2010 com o fomento de recursos financeiros cedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP para construção e viabilização do laboratório.

REFERÊNCIAS

BAIOTTO, Cleia Rosani et. al. Do fortalecimento de pesquisa aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na UNICRUZ. In CAMARGO, Maria Aparecida Santana; SOUZA, Antonio Escandiel de (Org.). Pesquisa, ensino e produção no contexto

universitário. 1. ed. – Curitiba, PR: CRV, p. 13 – 23. 2014.

COSTA, Luciana de Castro Neves; GASTAL, Susana de Araújo. Das fronteiras do Turismo ao Turismo de Fronteiras: por uma ótica transfronteiriça do fenômeno turístico. In ALVES, Francisco das Neves (Org.). Turismo, fronteira & cultura. Rio Grande, Coleção Turismo, v. 2, p. 09 – 26. 2011.

DALCHIAVON, Ligia. As viagens no percurso do tempo – hoje viajamos ou fazemos turismo? In ALVES, Francisco das Neves (Org.). Turismo, fronteira & cultura. Rio Grande, Coleção Turismo, v. 2, p. 87 – 101. 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas