• Nenhum resultado encontrado

14º Exercício STC6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "14º Exercício STC6"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1 ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE

FICHA DE TRABALHO Nº 14

Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência

António Tomatas TIS 3 05-02-2011 Núcleo Gerador: (6) Sociedade, Tecnologia e Ciência RA-3

Adaptado do texto original escrito por Moacir da Cruz Rocha

A UMA NOVA IDEIA DE RURALIDADE

As concepções do desenvolvimento rural foram sendo modificadas na medida em que se passou a perceber com maior clareza a complexidade e diversidade da realidade e se evidenciam as restrições e possibilidades do alcance de suas explicações. As sociedades rurais apresentaram mudanças estruturais, devidas em boa parte ao modelo de desenvolvimento global.

Estas mudanças fazem com que tenhamos que rever e analisar o rural de forma diferente e, nesta medida, questionar as concepções tradicionais tanto do urbano quanto do rural.

O desenvolvimento rural é entendido hoje, num sentido amplo, como um processo de melhoria do nível do bem-estar da população rural e da contribuição que o meio rural faz de forma mais geral ao bem-estar da população no seu conjunto, seja urbana ou rural, com base em recursos naturais.

Por sua vez, o meio rural é um conjunto de regiões ou zonas (território) cuja população desenvolve diversas actividades como a agricultura, o artesanato, as indústrias pequenas e médias, o comércio, os serviços, o gado, a pesca, a mineração, a extracção de recursos naturais e o turismo, entre outros.

O rural transcende o agro-pecuário, e mantém elos fortes de intercâmbio com o urbano, na provisão não só de alimentos mas também de bens e serviços, entre os quais vale a pena destacar a oferta e cuidado de recursos naturais, os espaços para o descanso, e as contribuições à manutenção e desenvolvimento da cultura.

O meio rural experimentou mudanças muito importantes nos últimos quarenta anos, nos distintos continentes e com efeitos muito diversos por região e por país. Mas pode-se falar em termos gerais de três grandes mudanças:

(2)

Página 2

a) Demográficas: como resultado do êxodo maciço nos anos sessenta e setenta, tanto na Europa como na América, e o fenómeno da "contra-urbanização" em alguns países europeus nos anos setenta.

b) Económicas: que se originaram pela queda da agricultura e, em alguns países, pela nova visão que o mundo urbano tem do meio rural, dando lugar a uma maior diversificação.

c) Institucionais: devido à descentralização política que pretende dar poder ao local e o regional, obviamente com desenvolvimentos desiguais nos diferentes países.

Como principais causa destas mudanças pode-se destacar, entre outras, a queda da agricultura e a intensa urbanização. Em relação ao primeiro factor, é indubitável que em vastas regiões do mundo, o rural apresentou uma diminuição drástica tanto na população empregada como na participação no PIB nacional. O mundo rural encontra-se diante de uma difícil conjunção de problemas que se manifestam na perplexidade com que confrontam o futuro os agentes sociais que participação de sua gestão.

In http://www.webartigos.com/articles/9227/1/novos-conceitos-de-urbano-e-rural/pagina1.html

Notícia publicada no Jornal de Notícias no dia 11 de Fevereiro de 2008.

Remodelação das Urgências

Situação caótica agravada por fecho de urgências na região por Tiago Carvalho

Nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) a longa espera é sempre certa para os utentes que se dirigem à Urgência. A semana passada, o JN esteve várias vezes no Serviço de Urgência dos HUC, de forma incógnita, e assistiu ao desespero de quem demorou horas e horas a ser atendido.

Se o cenário já era complicado antes do fecho das urgências de Cantanhede e Anadia e de alguns serviços de atendimento permanente na região, então a partir daí o panorama tornou-se insuportável.

Dezenas de pessoas na sala de espera, durante horas, sem qualquer indicação sobre quando serão atendidas. Algumas desesperam e acabam mesmo por abandonar a Urgência, procurando alternativas, nomeadamente clínicas privadas. "Menina, estou aqui à espera há tanto tempo e ninguém me diz nada…", lamentava Arcília, uma idosa sentada numa cadeira de rodas, que já esperava havia duas horas.

Quando há necessidade de encaminhar os doentes para uma especialidade, voltam à sala de espera, novamente sem uma estimativa sobre o tempo que têm que aguardar. "Devem estar a 'fazer' o dermatologista", desabafava, em tom irónico e revoltado, Nuno, que entrara na Urgência às 13.30 horas.

(3)

Página 3 "Fui consultado às 17 horas e [1.30 horas depois] ainda estou à espera de que chegue o especialista", protestava.

São muitos os utentes que não entendem o sistema de triagem. A informação afixada é escassa e os doentes ficam na dúvida. "Chegou depois de mim e já foi atendida. Estamos aqui cinco ou seis horas para ser vistos", desesperava a mãe de uma jovem, que acompanhara à urgência, à qual foi dada uma pulseira verde. Também entre os doentes com pulseira amarela, nos dias de maior afluência, a espera ultrapassa o tempo estipulado, que é de uma hora.

Às 18.20 horas estava ainda na Urgência um homem, aparentando cerca de 70 anos, que tinha dado entrada às 10 horas. Entretanto fez um raio-X e análises, mas sempre sem ter indicação sobre o tempo que iria demorar. Teve finalmente alta às 18.30 horas.

Um idoso, com um problema de coração, queixava-se também da espera: "Fui a uma médica antes, que me disse que até devia ter vindo logo para as urgências. Quando cheguei deram-me uma pulseira verde e estou aqui há três horas. Estou a sentir-me mal".

http://jn.sapo.pt/Dossies

Grupo I

(1) Comente as dificuldades enfrentadas pelos habitantes das zonas periféricas de Coimbra que se encontram na situação relatada na notícia.

A notícia tem a ver com a precariedade que se vive actualmente no sistema nacional de saúde, com o Estado a encerrar serviços de atendimento permanente, por motivos financeiros ignorando por completo as necessidades do povo, que por vezes tem de deslocar muitos km com custos elevados para os cidadãos, com elevados tempos de espera por vezes mais de 10 horas e estamos a comentar uma notícia sobre um dos maiores hospitais do País que não tem capacidade para receber todo o tipo de urgências. Como solução era a reabertura dos serviços de atendimento permanente ou a colocação de mais médicos nos hospitais.

(2) Será que um habitante de uma zona rural só enfrenta este tipo de dificuldades? Que outro tipo de serviços essenciais escasseiam nas zonas rurais? Fundamente a sua resposta.

Não. Escasseiam serviços como a falta de policiamento em algumas zonas do país , em que muitas aldeias não têm sequer um posto da PSP ou GNR, serviços estatais como registo civil em que as pessoas tem de se deslocar as cidades para renovarem os bilhetes de identidade ou outros assuntos, correios, bancos , farmácias.

(4)

Página 4 No meu ponto de vista não, numa cidade temos praticamente todos estes serviços à porta de casa, não temos que nos deslocar mais de 2, 3 kms para irmos a uma farmácia ou a um banco.

(4) Será que por se viver na cidade se tem acesso a mais e melhores serviços? Mostre evidências que provem a sua resposta.

Sim. Por exemplo quem vive numa cidade têm uma maior oferta de cinemas, teatros, lojas, hipermercados, escolas, que na maior parte do interior nem sequer existem, existe uma enorme diferença entre o viver numa cidade ou viver no campo.

Londres possui várias universidades. Com 125 000 estudantes, a Universidade de Londres é a maior do Reino

Unido e da Europa, com várias faculdades e institutos. Outras universidades situadas em Londres são a City

University, a Universidade de Brunel, a London Metropolitan University, o Imperial College London, a Middlesex

University, o King's College London, a UEL, a Universidade de Westminster, a London South Bank University e a

Royal Academy of Music.

Retirado da wikipédia.

NOTA: Deve apresentar notícias de jornais, de revistas ou outro tipo de informação que lhe permita fundamentar a resposta dada à questão 4.

Grupo II

O QUE É UMA CASA INTELIGENTE?

Uma casa inteligente é um espaço residencial ecológico e evoluído em termos de construção que contempla soluções integradas e racionais baseadas nas tecnologias de informação, de modo a oferecer uma infra-estrutura tecnologicamente avançada que permite a quem nele habita usufruir de um conjunto de serviços e funcionalidades, tais como:

- Segurança

- Gestão de Energia - Conforto

- Automação de Tarefas domésticas - Entretenimento

(5)

Página 5 Em função dos avanços tecnológicos e de outros factores, como por exemplo a Internet, e os serviços móveis (gsm, gprs, wap, …), num futuro próximo iram ser disponibilizados outros equipamentos, para além dos que já existem hoje.

Uma habitação que se pretenda inteligente deve ser pensada como tal, desde o início da sua concepção, de forma a que os custos sejam mais reduzidos e que as infra-estruturas necessárias ao bom desempenho das tecnologias hoje disponíveis não tenham que ser improvisadas. Deverá existir um diálogo entre todas as actividades envolvidas num projecto de desenvolvimento de uma casa inteligente: Arquitectura, Construção e Engenharia.

No entanto não existem condicionalismos à aplicação de um sistema domótico. Qualquer casa pode ter um, melhorando a assim qualidade de vida do utilizador.

Mas deve-se referir que é importante haver um certo nível de construção sob pena de algumas vantagens da domótica, nomeadamente a poupança de recursos energéticos não ser rentabilizada, quando alguns factores não são tidos em conta (ex. isolamentos deficientes), e também pelo facto de ser possível escolher, à partida, uma solução que deve estar de acordo com as reais necessidades do utilizador, e ser baseado num sistema fiável e de fácil utilização.

in: http://domotica.areadeservico.com/casasinteligentes.html

(5) Indique quais as principais características das designadas casas inteligentes e de que forma elas podem introduzir uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

Segurança, gestão de energia, conforto, automação de tarefas domésticas, entretenimento, operação e manutenção remota e localmente. As novas tecnologias permitem uma melhoria bastante grande na qualidade de vida das pessoas porque vieram introduzir novos serviços como por exemplo um alarme de incêndio que lhe corta o gás e a electricidade em caso de emergência, estar fora de casa e através do computador poder visualizar a mesma, estar a trabalhar e poder levantar ou baixar os estores são serviços bastantes eficazes e que proporcionam uma qualidade de vida melhor às pessoas.

(6) Descreva o seu ideal de construção e arquitectura harmoniosa adaptada às exigências da sua vida e ao seu gosto pessoal.

Deve ser uma construção moderna com equipamentos ecológicos e ao mesmo tempo funcionais. Deve ter vidros duplos para isolar melhor o barulho e o frio, deve ter um alarme que corte o gás e luz em caso de problemas, painéis solares para poupar energia e o ambiente, um sistema que reduza o consumo de água e o seu reaproveitamento. Deve ser localizada no campo, ter court de ténis, cavalos.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Mantendo a preocupação com a educação para essa faixa etária, o presente texto tem como objetivo demonstrar a importância da vivência de jogos e esportes para a incorporação

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

Aplicando-se análise fatorial nas variáveis que foram distribuídas entre as três dimensões identificadas no estudo, foi possível encontrar cinco fatores: aspectos