• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ACORDO DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO DENTRO DA UNIÃO EUROPEIA NOS ASPECTOS ECONÔMICO, JURÍDICO E AMBIENTAL. ESTUDO EXPLORATÓRIO EM PORTUGAL.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: Direito SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - UNISANTOS INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): GABRIELLE DE OLIVEIRA FERREIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): RODRIGO LUIZ ZANETHI ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

A pesquisa é referente A importância do Acordo de Facilitação de Comércio (AFC) dentro da União Europeia nos aspectos econômico, jurídico e ambiental, que teve como objetivo a realização de um estudo exploratório em Portugal, tendo como foco inicial tratar do comércio internacional, abarcando desde a criação da OMC e sua importância frente ao comércio internacional, de forma a tornar possível a compreensão de como funcionava antes e depois da formalização do AFC e quais as relevâncias e importâncias deste, no aspecto econômico, jurídico e ambiental. De modo a trazer à luz os pontos positivos e negativos do AFC, assim como os questionamentos: Por que ele é tão importante para a economia do mundo? Como se adequa ao sistema jurídico europeu, mas principalmente de Portugal, e até mesmo quais os seus impactos para o meio ambiente? Essas são algumas questões que fizeram surgir esta pesquisa. Pois, o tema foi escolhido objetivando tratar de um assunto pouco explorado, mas de grande relevância no ramo do Comércio Exterior e Direito Econômico Internacional e Meio Ambiente. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa.

Palavras-chave: OMC. Acordo de Bali. Facilitação de Comércio. Portugal. Economia.

2. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem por finalidade a realização de um estudo exploratório acerca da importância do Acordo de Facilitação de Comércio (AFC) dentro da União Europeia, com ênfase em Portugal, analisando os seus aspectos: jurídico, econômico e ambiental; de modo a verificar quais foram os pontos positivos e negativos trazidos pelo acordo, assim como quais foram os seus efeitos a partir do momento que entrou em vigor no dia 22 de fevereiro de 2017.

Para tanto, antes de dar ensejo ao tema proposto, houve uma reanálise sobre a história da OMC e a sua importância frente ao comércio internacional e os seus efeitos perante Portugal, para que desse modo fosse possível discorrer sobre o

(3)

Acordo de Bali, que teve como seu principal resultado o AFC, objeto principal desta pesquisa.

O AFC foi o primeiro desde a criação da OMC em 1993, e estabeleceu medidas e regras importantes para impulsionar os países a investir cada vez mais no comércio internacional, bem como os seus nacionais e pessoas jurídicas, de forma a trazer benefícios a todos os países envolvidos.

Como ainda está no início de sua entrada em vigor, alguns pontos trazidos por ele são significativos, mas somente haverá uma projeção mais ampla sobre os seus benefícios e os prejuízos que dele pode advir com o decorrer dos próximos anos.

Todavia, não há como refutar que a criação do AFC veio a impulsionar o comércio internacional de forma exemplar, sendo muito bem detalhado e discriminado em diversos pontos de seu diploma.

3. OBJETIVOS

Esse projeto teve por iniciativa analisar desde o surgimento da OMC, que foi o fator principal do surgimento do Acordo de Facilitação de Comércio (AFC), para que só então fosse possível analisar os efeitos que este causou tanto no comércio internacional, como os seus efeitos no Brasil se comparado com Portugal, tendo como objetivo descobrir os pontos positivos e negativos advindos do AFC.

4. METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, por meio do estudo de: livros, artigos publicados em revistas e sites que possuem o cunho de divulgar informações acerca do tema ora proposto, possuindo conhecimento sobre a veracidade e qualidade nas informações por eles publicadas.

A iniciação científica começou a ser desenvolvida, inicialmente por meio da coleta de informações, para posteriormente começar a tomar forma e ser redigida,

(4)

retornando desde como se deu início ao comércio internacional para que fosse possível explicar a importância do Acordo de Facilitação de Comércio (AFC), de forma que posteriormente nos aprofundássemos no tema, analisando com foco na Europa e ênfase em Portugal, sobre como o tema é tratado e os benefícios trazidos pelo AFC, que foi o primeiro acordo nesse sentido feito pela Organização Mundial do Comércio (OMC) desde a sua criação.

5. DESENVOLVIMENTO

O trabalho teve início em uma busca pela participação de Portugal, ou melhor dizendo, a Comunidade Europeia na atuação da OMC. Após isso, houve a busca por materiais referentes ao “Acordo de Bali”, que teve como uma de suas principais tratativas a realização do Acordo de Facilitação de Comércio (AFC). E, depois de atingido esse objetivo, passamos a buscar o que o AFC desencadeou no que tange ao comércio internacional e suas relações comerciais para com os outros países e, que de fato, segundo as informações obtidas, Portugal, teve um grande impulso, uma vez que, segundo o governante à “Lusa”, o AFC era tão fundamental, a ponto de quase chegar a ser uma condição prévia, para que Portugal tivesse impulso suficiente para assumir uma mais importante e efetiva participação nos mercados globais. Acabando por, de algum modo, contradizer aqueles que consideraram que o AFC foi mais importante para os países em desenvolvimento, do que os desenvolvidos, pois neste caso, não há como generalizar. E, resta claro os benefícios que este gerou aos diversos países envolvidos, assim como, acabou por impulsionar muito agentes a explorar o comércio internacional, devido a tamanhas vantagens e benefícios que o referido acordo trouxe para os países nele envolvido.

6. RESULTADOS

Após a coleta de informações e material, começamos a desenvolver a pesquisa iniciando pelo surgimento do comércio internacional e o motivo que fez surgir a necessidade de acordos de facilitação de comércio; explicando em seguida o papel

(5)

da OMC (Organização Mundial do Comércio) dentro deste assunto, para posteriormente focarmos no objetivo central desta pesquisa que é o Acordo de Facilitação de Comércio, e dar a devida ênfase a este em um estudo exploratório sobre como vem sendo adotado e abordado em Portugal o Acordo de Facilitação de Comércio, realizado em Bali, no ano de 2013, na IX Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, permeando os benefícios e garantias por ela estabelecidos e que entrou em vigor em 22 de fevereiro de 2017.

Pontos sobre os benefícios e malefícios tanto comerciais quanto trabalhistas e ambientais foram colocados em questão ao analisar tudo o que foi possível encontrar referente ao Acordo de Facilitação de Comércio e o que este desencadeou, acabando por ser observado de forma mais aprofundada e específica, sobre o que ele gerou no que se refere a Portugal. E, é notável que o AFC veio para impulsionar Portugal e ser uma peça fundamental para o referido país, uma vez que este está aumentando as exportações, principalmente para fora da Europa, acabando por ser “quase uma condição prévia para Portugal dar o salto para ter uma posição muito mais importante nos mercados globais”, segundo o governante.

Ademais, o AFC reduziu os custos de transação em torno de 10% (dez por cento), que em poucos meses apresentou um resultado significativo, além de ter contribuído para a redução do desemprego e incentivo na exploração do comércio internacional, fazendo com que os pontos negativos pelos quais tanto buscamos para contrabalancear esta pesquisa, fossem esquecidos.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A presente pesquisa teve como principal objetivo trazer maior entendimento sobre: a importância do comércio internacional, da OMC e do seu Acordo de Facilitação de Comércio; bem como sobre a forma que ele vem sendo adotado na Europa, mas principalmente em Portugal; como tem funcionado e quais são os benefícios que este tem trazido para o país.

De forma que, ao explorar esse tema tão pouco estudado sob a ótica de Portugal, acabamos por notar que, mesmo um país desenvolvido como o que é referido neste trabalho, sofreu um impacto significativo advindo do acordo, mas de forma benéfica, uma vez que ele estabeleceu desde a ausência de bitributação a

(6)

facilitação nas relações de comércio, agilização do comércio internacional, tendo como preocupação a agricultura e o seu desenvolvimento rural, a segurança alimentar e a redução da pobreza.

Não foram encontrados, até o presente momento, pontos negativos que vão de encontro com os benefícios estabelecidos no Acordo de Facilitação de Comércio. Pois, além de impulsionar muitos países no que tange ao comércio internacional, estes, quando buscam um meio de realizar exportações ou importações de produtos, utilizam como meio de transporte a via marítima, sendo esta a menos poluente, além de, como anteriormente mencionado, ter como uma de suas preocupações o desenvolvimento rural, a produção de empregos e a redução da pobreza dos países nela envolvidos.

De modo que, a conclusão a que chegamos é a de que além de benéfico, o Acordo de Facilitação de Comércio veio a impulsionar desde países, a pessoas jurídicas e físicas a tomarem a iniciativa de explorar o comércio internacional, aquecendo a economia, gerando empregos e fazendo com que os países nela envolvidos continuem a buscar relações comerciais entre seus pares, mas de forma adequada, sem excessiva exploração, respeitando limites e garantias nele estabelecidos, para que, em um comparativo, tanto Brasil quanto Portugal possam evoluir, permitindo que Portugal desbrave cada vez mais novas relações com países que não pertençam tão somente a União Europeia.

8. FONTES CONSULTADAS

ACORDO DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO

Trade Facilitation Agreement Facility. Disponível em: http://www.tfafacility.org/trade-facilitation-agreement-facility. Acessado em 13 de ago. 2017.

ARTIGO

ZANETHI, Rodrigo Luiz. O Acordo de Facilitação do Comércio e seus reflexos nas atividades portuárias: uma análise do Porto de Santos-SP. Direito Econômico Internacional e Meio Ambiente. 1ª ed. São Paulo: Torto & Direito, 2016. p. 83-95.

(7)

LIVROS

AMARAL, Antonio Carlos Rodrigues do (coordenador). Direito do comércio internacional. Aduaneiras, São Paulo, 02ª. edição, 2006.

AMARAL JUNIOR, Alberto do, coordenador. A OMC e o comércio internacional. Aduaneiras, São Paulo, 2002.

BAPTISTA, Eduardo Correia. Direito Internacional Público – Volume I (Conceito e Fontes), Lisboa, 2015.

BARRAL, Welber Oliveira. O Comércio Internacional. Belo Horizonte: Del Rey, 2007 BASSO, Maristela; PRADO, Maurício Almeida; ZAITZ, Daniela. Direito do Comércio Internacional – Pragmática, Diversidade e Inovação. Juruá Editora: Paraná.

BECK, Ulrich. O que é Globalização? Equívocos do globalismo, respostas à globalização. São Paulo, Paz e Terra, 1999

BEDJAOUI, Mohammed. Introduction Génerale, em Droit International – Bilan e Perspectives, tome 1,Paris, 1991.

LOPES, Rodolfo Soares Ribeiro. Direito Internacional Público – À luz dos direitos humanos e jurisprudência Internacional. 1a ed. Bahia: JusPodIVM, 2018.

REZEK, Francisco. Direito Internacional Público curso elementar. 13a ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

ZANETHI, Rodrigo Luiz. Governança Global e o Papel da OMC. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2015.

PÁGINAS ONLINE

Acordo de Facilitação de Comércio da OMC: um Guia de Negócios para países em desenvolvimento. Porta da Indústria, out. de 2014. Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2014/10/acordo-de-facilitacao-de-comercio-da-omc-um-guia-de-negocios-para-paises-em-desenvolvimento/. Acessado em: 24 de jan. de 2018.

Comércio – O que é comércio? Disponível em:

https://www.google.com.br/amp/m.brasilescola.uol.com.br//amp/economia/comercio. htm. Acessado em: 24 de jan. de 2018.

(8)

Entrada em vigor do Acordo de Facilitação do Comércio: um marco para o comércio internacional. Portugal International Chamber of Commerce. Disponível em: http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.icc-portugal.com/Noticias/entrada-em-

vigor-do-acordo-de-facilitacao-do-comercio-um-marco-para-o-comercio-

internacional&ei=DrEnut5q&lc=pt-BR&s=1&m=397&host=www.google.com.br&ts=1514846356&sig=AOyes_RRFETLP 4JZmkYBWhV5gI2uuYaSFA. Acessado em 14 de out. de 2017.

Estatísticas envolvendo o comércio internacional sob a ótica de Portugal. World Trade

Organization. Disponível em:

http://stat.wto.org/CountryProfile/WSDBCountryPFView.aspx?Language=E&Country =PT. Acessado em 14 de ago. de 2018.

LUSA. Acordo da OMC era “quase condição prévia para Portugal dar o salto” nos mercados globais. Negócios, 07 de dez. de 2013. Disponível em: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/detalhe/acordo_da_omc_era_qua se_condicao_previa_para_portugal_dar_o_salto_nos_mercados_globais. Acessado em 15 de mai. de 2018.

MACEDO, Leonardo Correia Lima; PORTO, Paulo Costacurta de Sá. Aspectos Legais e Econômicos do Acordo de Facilitação Comercial da OMC. Disponível em: https://www.unisantos.br/upload/menu3niveis_1297344806081_aspectos_acordo_de _facilitacao_comercial_conpedi.pdf. Acessado em 15 de jun. de 2018.

MOREIRA, TERESA. Portugal e a Organização Mundial do Comércio. Disponível em: https://www.bing.com/search?q=portugal+e+a+organiza%C3%A7%C3%A3o+mundia l+do+com%C3%A9rcio+-+teresa+Moreira+janusonline&qs=n&form=QBRE&sp=- 1&pq=portugal+e+a+organiza%C3%A7%C3%A3o+mundial+do+com%C3%A9rcio+-

+teresa+moreira+janusonline&sc=0-69&sk=&cvid=E2C43A3FF2E34EDD8C41174A5C1DC792#. Acessado em: 23 de jan. de 2018.

O acordo da OMC é benéfico para Portugal. Portugal Logistics – Empresa de Transporte e Logísticas Nacionais no Mercado Global. Disponível em: http://www.portugal-logistics.com.pt/acordo-da-omc-e-benefico-para-portugal/.

(9)

Organização Mundial do Comércio. Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/132-organizacao-mundial-do-comercio-omc. Acessado em: 19 de fev. de 2018.

TESES E DISSERTAÇÕES

JUNQUEIRA, Eduardo Lopes. Análise dos impactos econômicos e da inserção do Brasil em cadeias de valor globais devido às melhorias de eficiência portuária propostas no Acordo de Facilitação do Comércio de Bali. 101 f. Dissertação em Economia e Finanças – Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio

Vargas, São Paulo, 2017. Disponível em :

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/18052/Dissertacao_Edu ardo_Junqueira_MPFE_2017.pdf?sequence=6&isAllowed=y. Acessado em 14 de mai. de 2018.

ZANETHI, Rodrigo Luiz. A governança global como instrumento de proteção ambiental nos acordos de livre comércio: Acordo de Facilitação do Comércio e TransPacific Partnership. 157 f. Tese de Doutorado em Direito Ambiental Internacional – faculdade de Direito, na Universidade Católica de Santos, Santos, 2018.

Referências

Documentos relacionados

24 Inclui o Diploma Ministerial Nº 9/2007, de 31 de Janeiro, relativo a taxas de serviços veterinários, promulgados conjuntamente com o Ministério da Agricultura e Segurança

Usamo-las para substituir uma frase mais complexa, uma conversa mais demorada, um raciocínio do arco da velha. Às vezes até para despachar alguém ou rematar

A critério da CEB-D, os projetos aprovados poderão ser contratados para execução, atendida a conveniência e oportunidade, em prol dos princípios regulamentadores

Quando o decisor se depara com a necessidade de definir suas preferências entre duas alternativas a e a' de um conjunto A de ações, são identificadas as seguintes situações no

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

RESUMO: Tendo o esporte como uma manifestação da Cultura de Movimento que se apresenta de maneira hegemônica nos meios de comunicação e compreendendo este momento como o

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Turismo: impactos nos aspectos geomorfológicos da área de proteção ambiental Presidente Figueiredo Caverna do Maroaga - AM Eloisa Mendonça Gadelha e José Duarte