• Nenhum resultado encontrado

regina rocha santos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "regina rocha santos"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Biblioteca de São Paulo como equipamento de lazer da cidade de

São Paulo, SP

Biblioteca de São Paulo as a leisure equipment of city of São Paul, SP

Regina Rocha Santos regina_rsts@hotmail.com

Orientadora: Rafaela Camara Malerba

RESUMO: O presente artigo estuda a utilização da Biblioteca de São Paulo como equipamento de lazer para a cidade de São Paulo, tendo em vista seu propósito que é incentivar e promover a leitura através do lazer. Foram realizadas entrevistas com os usuários para identificar seu perfil, a principal motivação da visita e o grau de satisfação quanto aos serviços oferecidos. A análise apontou que a maior parte dos entrevistados vai à biblioteca em busca de lazer, porém constatou-se que os usuários entrevistados da Biblioteca de São Paulo não têm claro o conceito de lazer, atribuindo, em sua maioria, o fato de ser gratuito.

Palavras-chave: Lazer. Biblioteca pública. Biblioteca de São Paulo.

ABSTRACT: This article studies Biblioteca de São Paulo as a leisure equipment of the city of São Paulo, considering that its purpose is to encourage and promote reading through leisure activities. Interviews were conducted with users to identify their profile, the main motive of the visit and their level of satisfaction with the services offered. The analysis shows that the majority of respondents goes to the library in search of leisure. However, it was found that the users did not have a clear understanding of the concept of leisure, thus, connecting leisure with the fact that the Biblioteca de São Paulo is free of charge.

(2)

1 Introdução

A população do estado de São Paulo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE 2010 – em 2000 estava em torno de 37 milhões de habitantes, após uma década esse número aumentou para pouco mais de 42 milhões de habitantes. Nota-se uma constante no crescimento da população e com isso cresce também a necessidade de se ampliar as opções de lazer. A biblioteca pública, certamente, pode ser uma excelente opção de lazer, não somente para seu aproveitamento a baixo ou a custo zero, mas também pela importância da formação acadêmica e cultural que um frequentador pode adquirir.

Em um estudo realizado em 2010 pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério da Cultura (BRASIL, 2010b), constataram-se no Brasil 4.763 bibliotecas públicas espalhadas por 4.413 cidades. Dados mais recentes da Prefeitura de São Paulo (2011) apontam que a cidade conta com 125 bibliotecas públicas, sendo a Biblioteca de São Paulo1 – BSP – uma das mais recentes inaugurações, mais precisamente no dia 8 de fevereiro de 2010.

Fragoso (1992) define biblioteca como um conjunto de livros e materiais informativos organizados para atender às demandas de leitura e informação aos usuários. Sabendo que sua principal finalidade é educar o público, a biblioteca pode proporcionar complemento para as escolas aumentando, assim, o nível intelectual e de conhecimento de seus frequentadores. Para a autora, a biblioteca deve ser, portanto, um espaço onde o usuário encontre a estrutura básica para pesquisa e recreação, com a oferta de um acervo bibliográfico cultural e de preservação da memória da civilização.

Tendo em vista que o aprendizado pode estar associado a um ambiente leve, sem grandes pesares ou obrigações, pode-se aliá-lo às práticas que desenvolvam o conhecimento a partir de processos recreativos e de lazer. Quando o indivíduo tem a liberdade de atuar livremente, sem o peso da obrigação, ele integra-se voluntariamente a processos recreativos, culturais e sociais, e, sobretudo está livre para criar seu próprio estilo de vida pessoal e social (DUMAZEDIER, 2001).

1

(3)

A BSP está localizada no Parque da Juventude – Bairro do Carandiru, zona norte de São Paulo, construída em um espaço onde funcionava a Casa de Detenção Carandiru. O espaço é visualmente agradável e confortável, o que pode favorecer o interesse em permanecer no local e utilizar seus serviços. A biblioteca foi idealizada com a proposta de incentivar a leitura de uma forma natural e espontânea. Para isso, o visitante tem acesso a livros, revistas, eventos como ações educativas, narração de histórias e acesso à internet.

Em razão da proposta da biblioteca, também são agendadas visitas escolares, que podem ser monitoradas por um funcionário. Geralmente os grupos escolares vão à busca de programações que ofereçam complemento escolar. A BSP recebe em média 7 mil visitantes mensais e nos meses de férias a frequência aumenta (informação pessoal)2.

O objetivo principal deste estudo é analisar a BSP como equipamento de lazer para a cidade de São Paulo. Para tal foram desenvolvidos quatro objetivos específicos: analisar a infra-estrutura do local, verificar os serviços oferecidos, analisar o perfil dos visitantes e avaliar sua satisfação.

Para alcançar esses objetivos, foram realizadas pesquisa bibliográfica, observação direta e entrevistas estruturadas junto a cem visitantes da BSP, durante cinco dias da semana e final de semana (a fim de filtrar os usuários que buscam lazer e para aqueles que usam para estudo). Também foram obtidas informações via e-mail com a Sra. Miriam Piazza, a Bibliotecária e analista de informação da Biblioteca de São Paulo.

Os resultados obtidos mostram a relevância que as iniciativas da BSP proporcionam a seus usuários, através do espaço e serviços, a fim de oferecer não apenas um ambiente de estudo, mas, sobretudo um local que una educação e lazer.

2 Lazer e biblioteca

De acordo com Camargo (1998), o termo lazer não é recente, mas origina-se do latim licere que se opõe ao significado do trabalho. O termo surgiu na civilização

2

Piazza, Miriam. Bibiotecária e analista de informação. Mensagem recebida por regina_rsts@hotmail.com em 20 mai.. 2011.

(4)

greco-romana, já com o significado oposto ao trabalho, mas ainda era algo permitido apenas para uma classe privilegiada.

A palavra lazer pode ter vários significados. As pessoas em geral a associam a ações ou eventos de massa. Esse pensamento, em parte, é transmitido pelos meios de comunicação de massa ao promoverem grandes eventos, para várias pessoas e ao ar livre com atividades recreativas, até mesmo os órgãos públicos acabam utilizando a palavra lazer sem critérios pré-definidos (MARCELINO, 2006).

O sociólogo Dumazedier define lazer como:

[...] um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais (DUMAZEDIER, 2001, p. 34).

Para Marcelino (2006), o conceito de lazer se fundamenta em dois aspectos: o tempo e a atitude. Atitude é quando há a relação entre o sujeito e a experiência vivida, ou seja, a satisfação que certa atividade provoca. Quando se fala em tempo são consideradas atividades desenvolvidas no tempo liberado do trabalho, das obrigações familiares, sociais e religiosas. É o chamado tempo-livre.

Já Camargo (2003) define lazer como um conjunto de atividades de lazer classificadas em culturais, físicos, manuais, intelectuais, artísticos e associativos, praticadas em um tempo livre. Quando se refere a interesses intelectuais pode-se citar a biblioteca como exemplo.

Para exemplo das bibliotecas, Garcia (2003)3 observa que a biblioteca pública deve oferecer, não apenas, um espaço para leitura ou pesquisa obrigatória, mas, sobretudo um ambiente de lazer, no qual o usuário poderá encontrar atividades com o propósito de lazer, apenas, ou com finalidade educativa.

Vale ressaltar que estrutura, atendimento, disposição do acervo de uma biblioteca são fundamentais para a satisfação do usuário e qualidade em sua pesquisa. Catálogos mal organizados e confusos podem contribuir para a uma baixa

3

Garcia, Tania Mikaela. A Biblioteca como espaço de lazer e formação de leitores: a biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior – um modelo a ser seguido. Artigo no prelo, enviado como anexo de mensagem recebida por regina_rsts@hotmail.com em 15 de mar. 2011.

(5)

frequência à biblioteca. “Um catálogo por mais rudimentar que seja é difícil para quem não tenha facilidade de consultar uma lista telefônica” (MILANESI, 1983, p.11).

3 Bibliotecas como espaço de lazer

De acordo com Garcia (2003)4 é inevitável a relação biblioteca e leitura, mas as necessidades mudaram e a biblioteca pública tende a deixar de ser apenas uma extensão da escola para se tornar um centro de informação, um espaço de lazer e cultura, um local que além de armazenar livros também desempenhe o papel de formador de leitores.

Um exemplo dessa nova proposta de bibliotecas é a Biblioteca de Santiago do Chile (BIBLIOTECA SANTIAGO, 2011) que além de oferecer os serviços básicos de uma biblioteca, oferece eventos ligados a cultura, tendo em vista seu propósito que é ser um patrimônio cultural do país.

De acordo com o Ministério da Cultura (2010b) os serviços e programas da Biblioteca de Santiago serviram de inspiração para a criação da Biblioteca de São Paulo. Uma das características, de ambas, é a divisão do espaço por faixa etária, o que permite que cada usuário possa participar de atividades direcionadas. Destacando que algumas dessas atividades, em especial, quando direcionadas ao público infanto-juvenil, podem envolver temas como a criatividade, a imaginação a fim de alcançarem resultados positivos em suas ações educativas.

Neste contexto, outro tema pertinente é o conceito de ludicidade, que para Luckesi (1998) é caracterizado, principalmente, pela experiência de plenitude que o lúdico possibilita a quem a vivencia em seus atos. Marcelino destaca como o lazer e o lúdico pode ser aplicado no processo de aprendizagem:

Deve-se levar em conta ainda que, se o conteúdo das atividades de lazer pode ser altamente educativo, também a forma como são desenvolvidas abre possibilidades pedagógicas muito grandes, uma vez que o componente lúdico, do jogo, do brinquedo, do faz-de-conta, que permeia o lazer é uma espécie de denúncia da realidade,

4

Garcia, Tania Mikaela. A Biblioteca como espaço de lazer e formação de leitores: a biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior – um modelo a ser seguido. Artigo no prelo, enviado como anexo de mensagem recebida por regina_rsts@hotmail.com em 15 de mar. 2011.

(6)

deixando clara a contradição entre obrigação e prazer (MARCELINO, 2006).

Uma das características do jogo pode ser relacionada ao fato de que no momento em que se brinca a imaginação e a criatividade são desenvolvidas espontaneamente. O estímulo pode vir de um livro, de uma imagem ou de uma atividade desenvolvida em grupo ou individual.

Bibliotecas como espaço de lazer, no cotidiano atual, passam a ser uma opção muito valorosa para o entretenimento em grandes metrópoles. As bibliotecas, quando públicas, costumam oferecer atividades a custo zero, procurando atingir todas as camadas sociais. Ainda que isso, de fato, não aconteça em razão das dificuldades que alguns têm no processo de alfabetização e de informações.

Para Camargo (2003), o crescimento da população deve funcionar como um termômetro para que o poder público identifique a necessidade de investimentos na construção de novos centros de lazer, e as bibliotecas são exemplos desses centros de lazer.

Com base no tradicional significado de biblioteca, do grego bibliothéke, ou seja, lugar onde se guardam livros, segundo Ferreira (1999, p. 295), espera-se que a biblioteca pública ofereça o serviço básico que é o acesso aos livros. Entretanto, para um serviço que pode ser mais completo deve se aprimorar e oferecer a seus usuários um atendimento adequado com profissionais capacitados, espaços adequados, tecnologia e acessibilidade.

Bibliotecas que ofereçam espaços para o lazer são temas cada vez mais discutidos. Locais como o Centro Cultural de São Paulo (SP) e a Biblioteca Monteiro Lobato (SP), são exemplos de bibliotecas que conseguiram utilizar seus espaços não somente para armazenar livros, mas, sobretudo para oferecer atividades e eventos voltados ao lazer.

4 Biblioteca de São Paulo (BSP)

4.1. Informações institucionais

Inaugurada no dia 8 de fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo foi idealizada com o objetivo de incentivar a leitura e de constituir um centro de treinamento para todas as bibliotecas municipais que existem no estado de São

(7)

Paulo ainda. A BSP constitui um novo espaço cultural, que foge do estereótipo da biblioteca pública com ar austero e lembra uma grande e moderna livraria (GLOBO, 2010).

A BSP está localizada na Avenida Cruzeira do Sul, 2.630 no bairro de Santana – SP. Tem fácil acesso pela estação do metrô Carandiru, com entrada franca. Seu funcionamento é de terça a sexta feira das 9h às 21 horas e de sábado, domingos e feriados das 9h às 19 horas. Não possui estacionamento próprio, o estacionamento utilizado é particular e está localizado no Parque da Juventude e oferece 228 vagas. Vale destacar que, conforme dados da Subprefeitura de Santana (2011), no entorno da BSP há cerca de 16 escolas públicas, entre as quais se destaca a Escola Técnica Estadual – ETEC – localizada em frente à biblioteca.

A Biblioteca de São Paulo é o mais novo equipamento da Secretária de Estado da Cultura e faz parte do conjunto de iniciativas que visam incentivar e promover o gosto pela leitura. De acordo com a BSP (2011), sua concepção teve como fundamento a necessidade de se desenvolverem bibliotecas de perfil proativo, que introduzam programas que apresentem a leitura como atividade prazerosa

Ao contrário de uma biblioteca tradicional, a BSP possui um acervo formado, em sua maioria, por literatura nacional e internacional, revistas e jornais, tendo em vista que o foco da biblioteca é desenvolver o interesse para a leitura através do lazer.

No balcão da recepção é feita a carteirinha do usuário. É necessário um documento de identidade e um comprovante de residência atual, é tirada uma foto digital e a carteirinha fica pronta na hora. Para fazê-la a idade mínima é de seis anos e para entrar sozinho na biblioteca acima de dez anos. A partir desse momento, seu uso torna-se obrigatório para entrar na biblioteca e utilizar seus serviços. Caso a visita ocorra em um momento que a pessoa não esteja munida de todos os documentos, é fornecida uma carteirinha simples para visitante, porém é necessário sempre, um documento com foto para liberar a entrada. Nesse balcão também é realizada a entrega e devolução das chaves dos armários. Para a pessoa que queira apenas conhecer a BSP, é feita uma carteirinha de visitante e disponibilizada a chave de um dos armários, mediante retenção do documento de identidade. Neste caso, ele pode conhecer o local e utilizar o acervo impresso, porém não pode usufruir de serviços como o uso dos computadores e empréstimos de livros.

(8)

Logo no saguão, antes da entrada de fato a biblioteca, há uma placa orientando sobre o que é permitido entrar em poder do usuário: agenda, apostila de curso pré-vestibular e/ou concurso, dois cadernos, lápis, caneta, lapiseira e borracha, um laptop e cabo para internet. Na saída esse material deve passar pelos atendentes no balcão da recepção para breve conferencia de possíveis obras emprestadas.

A BSP (2010) trabalha de acordo com as normas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dispõe de equipamentos para auxiliar a leitura de deficientes visuais e pessoas com baixa visão, além de mobiliário especial para cadeirantes. Há uma funcionária capacitada em comunicação através de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) que fica a disposição para o atendimento.

A divulgação da programação da BSP é feita por meio de folders distribuídos na biblioteca, blog, televisores do piso térreo também há um link no site que direciona para a programação que ocorrerá no mês.

4.2 Organização e gestão

Segundo o Ministério da Cultura (BRASIL, 2010a) o investimento para a criação da Biblioteca de São Paulo foi de R$ 12,5 milhões, sendo R$ 10 milhões do Governo de São Paulo e R$ 2,5 do Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura.

A BSP passou recentemente a ser administrada pela Organização Social de Cultura, Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – SP Leituras, de acordo com contrato firmado com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, tendo como diretora executiva Lia Rosenberg. A BSP, por sua vez, conta com uma diretora técnica, cujo preenchimento do cargo encontra-se em processo de seleção.

Na BSP há cerca de cinquenta funcionários, entre bibliotecários, auxiliares de biblioteca, monitores, animadores de leitura, educadores, produtores de eventos. No momento de realização da pesquisa, não contava com estagiários, porém quando contratados, são através pelo CIEE5, (informação pessoal)6. A biblioteca é assistida

5

Centro de Integração Empresa-Escola (Instituição dedicada à educação e ao desenvolvimento de pessoas, atua também na integração de estagiários no mercado de trabalho).

6

Piazza, Miriam. Bibiotecária e analista de informação. Mensagem recebida por regina_rsts@hotmail.com em 20 mai.. 2011.

(9)

pela Secretaria de Estado da Cultura e órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

4.3 Estrutura e serviços

Com uma área de 4.257m², a biblioteca é dividida em dois andares e oferece a seguinte estrutura:

 Mesa tátil com a área da biblioteca e Sinalização interna;

 Elevador, exclusivo para portadores de deficiências ou mobilidade reduzida;  Duas escadas largas com identificação em braile no início e término corrimão;  Armários para os usuários guardarem seus pertences.

 Auditório com capacidade para oitenta e nove pessoas e três cadeirantes;  Sanitários adaptados, bebedouros e telefones públicos;

 Estacionamento disponível no Parque da Juventude é particular e segurança terceirizada.

Há uma área externa, chamada de Tenda, o espaço é amplo e utilizado para exposições, musicais, feiras e eventos. Dentro desse espaço há uma área onde será construído um café.

A BSP está dividida em dois pisos térreo e superior, detalhados a seguir: Serviços e equipamentos do piso térreo

Figura 1: Espaço interno BSP Fonte: Blog – Portal literal, 2011

(10)

No primeiro piso, a divisão é feita por faixa etária, para crianças e jovens de quatro a dezessete anos:

 Setor Verde: destinado a jovens de doze a dezessete anos, o ambiente oferece mesas para leitura, poltronas, pufes coloridos e duas cabanas. O acervo é composto por quadrinhos e literatura. São oferecidos trinta computadores com fones de ouvido, telas widescreen e acesso a internet. O espaço verde também oferece um computador e uma mesa para leitura adaptados e uma estante com material em braile e áudio livro.

 Setor Roxo: destinado para crianças de sete a onze anos, oferece mesas para leitura, poltronas, pufes coloridos e uma cabana. O acervo nesse setor é composto de gibis e livros de literatura. São oferecidos oito computadores com fones de ouvido, telas widescreen e acesso a internet, porém para essa faixa etária é necessária a autorização dos pais ou responsáveis para a utilização da internet.

 Setor Laranja: destinado a crianças de quatro a seis anos, o espaço é decorado com pufes, uma cabana e quatro mesas que correspondem ao tamanho dos pequenos, os livros são muito coloridos e alguns com alto relevo ficam depositados em uma estante onde as crianças alcançam, esse setor funciona como uma brinquedoteca, com monitores que prestam o serviço de contador de histórias, os pais podem acompanhar o evento.

Serviços e equipamentos do piso superior

O piso superior é destinado para maiores de dezoito anos e seu espaço é composto por: pufes, poltronas, mesas de leitura, estantes com livros, revistas, jornais e DVDs, são cinquenta e quatro computadores com fones de ouvido, telas widescreen e acesso a internet.

(11)

Figura 2: Acervo e computadores Fonte: Blog - Samuel Moreira, 2011

 Computadores: A biblioteca disponibiliza o uso por um período de 2h30min, tanto para o acesso a internet quanto para o uso de CDs e DVDs. Para utilizá-los, o usuário deve se dirigir a mesa de um funcionário para que seja realizado o desbloqueio do usuário e senha que é obtido através da carteirinha.

Acervo: O acervo é composto, em sua maioria, por literatura nacional e internacional, coleções: de CDs e DVDs, de quadrinhos e assinaturas de revistas e jornais (nacionais e internacionais). São poucos os temas acadêmicos oferecidos, os encontrados são: Ciências Sociais, Religião, Fisiologia, Espiritualidade, História, Física, Química, Matemática, Esportes, Gastronomia. Acervo especial: áudio livros e livros em braile. Há também o formato de livro eletrônico denominado kindle, são dois equipamentos que contém alguns títulos da literatura brasileira.

 Os livros ficam distribuídos em estantes por todo o piso superior, são identificados com uma etiqueta de diferentes cores em sua lombada: os lançamentos em prata; os mais vendidos, dourada, e os demais livros não são divididos por nenhuma classificação. Alguns exemplares são identificados com uma tarja preta indicando consulta somente local.

 Ainda no piso superior é oferecido um espaço para o acesso livre e indeterminado ao usuário que trouxer seu computador portátil e cabo de acesso a rede.

(12)

Empréstimos: São disponibilizados para empréstimo até cinco livros por um período de quinze dias e renováveis por mais quinze, a renovação pode ser feita através do site da biblioteca através de usuário e senha cadastrados. Já para os usuários com deficiência os empréstimos são feitos para até dez livros adaptados ou não por um período de trinta dias e, também, renováveis por mais trinta.

 Há também a sala reservada, trata-se de um espaço onde o usuário encontra livros, revistas e filmes com teor adulto o espaço oferece dois computadores. Para o visitante portador de deficiência ou mobilidade reduzida são oferecidos mesa para digitalização para baixa visão, dois computadores adaptados, quatro mesas para leitura, impressão em alto relevo.

Figura 3: Mesa Tátil

Fonte: Blog - Samuel Moreira, 2011

 São disponibilizadas duas mesas táteis: uma no primeiro piso e a outra no piso superior. Nela o portador de deficiência visual poderá localizar cada ambiente da biblioteca.

 Programação: é composta por temas como: Bate papo, Exposições, lançamentos de livros, revistas e quadrinhos, oficinas, ações educativas, contação de história e música. O intuito, de parte da programação, é estimular a leitura através de atividades culturais.

(13)

Figura 4: Sarau

Fonte: Blog Pontos de Poesia, 2011

A figura 4 retrata um exemplo de evento realizado na Tenda externa da BSP, local disponibilizado para eventos maiores que ocorrem na biblioteca. A BSP conta com duas varandas, uma voltada para o Parque da Juventude- Bairro do Carandiru - SP é ampla e tem mesas e cadeiras. A outra varanda também no mesmo segmento, mas essa está voltada para a Avenida Cruzeiro do Sul.

Visita monitorada

A biblioteca também oferece o serviço de visita monitorada. São realizadas cerca de quatorze a vinte visitas, dependendo da demanda e/ou do mês. As visitas podem ser agendadas pessoalmente, por telefone, e-mail ou através do formulário de contato disponível no site da biblioteca. As visitas monitoradas, geralmente, são realizadas por grupos escolares e o tempo de duração depende do tamanho do grupo podendo variar de 1h30min até cerca de 3h (informação pessoal) 7.

5 Perfil dos usuário da BSP

5.1 Metodologia

Os dados sobre o perfil dos usuários da Biblioteca de São Paulo foram obtidos por meio de cem entrevistas diretas e pessoais realizadas em cinco dias dos

7

Piazza, Miriam. Bibiotecária e analista de informação. Mensagem recebida por regina_rsts@hotmail.com em 20 mai.. 2011.

(14)

meses de abril e maio de 2010, durante dias da semana e dias de finais de semana, a fim de uma análise mais completa do perfil dos usuários.

O questionário foi estruturado com dezesseis questões, sendo quatorze questões fechadas e duas abertas. Não foi seguido nenhum critério quanto à escolha dos entrevistados. Os usuários foram abordados aleatoriamente no interior e na saída da biblioteca. A aplicação dos questionários foi realizada somente pela autora.

5.2. Análise dos resultados

Os dados obtidos em relação às características da amostra indicam que 100% dos entrevistados residem na cidade de São Paulo. Sendo que a maioria, 66%, reside nos arredores do atrativo, Zona Norte; 12% residem na Zona Sul, 11% na Zona Leste, 9% região central e 2% na Zona Oeste da cidade. Nota-se que a BSP, ainda, não atrai visitantes de regiões mais distantes do entorno da biblioteca.

Verificou-se que 55% são do sexo masculino e 45% do sexo feminino, dentro da amostra pode-se dizer que não houve uma diferença importante quanto ao gênero dos usuários.

Com referência à idade, notou-se que a maioria dos frequentadores (80%) tem entre 16 e 43 anos, seguidos de 44 a 54 (8%), 55 a 65 (3%) e acima de 66 anos (9%). Observa-se que a maior frequência na biblioteca são de pessoas em idade, possivelmente escolar, tanto ensino básico como superior. O espaço para estudo e a proximidade com a ETEC, também, pode contribuir para esse perfil predominante de usuários.

Quanto à escolaridade pode-se dizer que há um nível alto entre os usuários entrevistados: 49% relatam que concluíram o ensino médio, seguidos de 22% com ensino fundamental completo, 20% com ensino superior completo, 8% com ensino fundamental incompleto e 1% com pós-graduação. O índice é considerado alto se comparado à idade dos entrevistados composto pela faixa etária de 16 a 21 (26%) e 22 a 32 anos (33%), a primeira faixa etária, por exemplo, concentra-se um número expressivo de estudantes. E, também pelo resultado expressivo de concluintes do ensino superior 20%. Vale destacar ainda, que dentre os entrevistados não houve

(15)

nenhum usuário sem escolaridade, o fato de tratar-se de uma biblioteca, onde foco principal é a leitura pode explicar a não escolaridade dos seus frequentadores.

Verificou-se que 81% dos entrevistados souberam da existência da Biblioteca de São Paulo através de amigos ou parentes. Não foi apontado por nenhum dos entrevistados o conhecimento da BSP pela internet, o que destaca a importância da divulgação boca a boca sobre um atrativo, serviço ou estabelecimento. Geralmente indicações desse tipo vêm acompanhadas da opinião de que as utilizou o que garante confiabilidade às mesmas. Vale destacar também que 13% souberam da BSP através da escola e faculdade.

Dentre os entrevistados, 36% são assalariados, seguidos de 31% estudantes. A presença dos estudantes pode não se destacar apenas por tratar-se de uma biblioteca, mas também pelo fato de existirem escolas nas proximidades da BSP. Outro dado apontado, com 9%, é para a frequência de aposentados na biblioteca é um número relativamente baixo se comparado aos demais, porém mostra o interesse desse público pelos serviços prestados na biblioteca.

Com relação à frequência ao local, apenas 5% estavam visitando pela primeira vez, os outros 95% informam frequentar a biblioteca com certa regularidade, sendo que, 21% relataram ir ao local 12 vezes ao mês, seguidos de 19% 16 vezes ao mês. Os usuários de final de semana somam cerca de 18% o que demonstra um forte interesse em utilizar o local como um espaço de lazer. Nota-se que parte dos usuários em seu dia de folga escolhe a BSP para usufruírem de seus serviços. O espaço diferenciado que a biblioteca oferece pode ser um fator importante para a escolha do local como equipamento de lazer. A pessoa o pode ir sozinho, com amigos ou família que terá atividade e espaço adequado para todos.

Para 32% dos entrevistados o espaço da biblioteca é utilizado apenas como ambiente de estudo, já para 60% a visita da biblioteca gira em torno da busca por lazer. Trata-se de um número alto que confirma a importância de espaços que ofereçam atividades e ambientes propício para esse fim. Por outro lado, quando questionados sobre a BSP ser um local adequado ou não para a prática de lazer, 90% respondem de forma positiva, mas sem conseguir definir corretamente o termo lazer, atribuindo apenas ao fato do local ser gratuito calmo e dividido por faixa etária.

(16)

Sobre a programação da biblioteca, 82% dos entrevistados não participaram de nenhuma atividade. Os demais, 18%, já participou, destacando 5% para contação de história, seguidos de 3% para lançamentos e 2% oficinas.

Verificou-se que o serviço de empréstimos de livros é utilizado por 22% dos usuários entrevistados e que 78% fazem a consulta no próprio local. Isso aponta a importância do espaço que a BSP oferece, ou seja, um espaço com boa iluminação, assentos confortáveis, mesas apropriadas, acervo ao alcance do usuário, ambientes separados para cada faixa etária. Tais condições podem resultar em uma maior permanência no ambiente.

Dos entrevistados, 34% consultam obras literárias e 21% jornais e revistas. Um dado revelador é demonstrado com o relato dos entrevistados que responderam que levam seu próprio material de consulta para a biblioteca que são 29%, isso pode ser explicado pelo fato da biblioteca permitir a entrada de material para consulta, como apostila de curso pré-vestibular, concurso e notebook.

A tabela 1 apresenta a avaliação dos entrevistados sobre espaços e serviços, com notas 1 para péssimo até 5 ótimo.

Tabela 1: Avaliação dos espaços e serviços da BSP

Itens 1 2 3 4 5

Audiolivros 2%

Acervo de DVDs e CDs 2% 13% 5% 2%

kindle 5% 19% 1%

Jogos eletrônicos 15% 7% 4%

Espaços para leitura e estudo 31% 62% 5%

Internet 38% 47% 8%

Ambientes para grupos 21% 40% 4%

Espaço infantil 11% 7% 3%

Atendimento personalizado 7% 10% 1%

Os lançamentos do editorial brasileiro 5% 6% 2%

Serviço para pessoa com deficiência 3% 2%

Material em Braile 2%

Nota-se que as melhores avaliações estão distribuídas entre o espaço para leitura e estudo, a internet e o ambiente para grupos. O espaço para leitura e os ambientes para grupos podem indicar que as pessoas vão à biblioteca também em busca de convívio social e não para realizar o empréstimo e para lê-lo em outro ambiente. Outra forte razão para a boa avaliação do espaço pode relacionar-se pelo

(17)

ambiente diferenciado e propício para uma leitura tranquila e agradável. Já o uso da internet pode estar associado à tecnologia presente na vida moderna, não deixando de ser uma forma de interação com os demais usuários. Observa-se a importância que um espaço adequado tem em uma biblioteca, sendo um dos fatores que pode justificar a permanência ou não do usuário.

Alguns serviços e espaços não foram utilizados pelos entrevistados que alegaram falta de interesse ou de tempo como: acervo de DVD, CD jogos eletrônicos, kindle, audiolivros, serviço especializado para pessoa com deficiência, material em braile e espaço infantil. A não utilização de alguns desses serviços e recursos pode estar ligada ao fato de serem serviços específicos que necessitam de um grupo que se enquadre no perfil, outra razão pode ser a falta de divulgação.

Quando questionados sobre o serviço com o qual mais se identificou 45% dos entrevistados responderam espaço, seguidos de 24% internet e 22% acervo. Mais uma vez afirmando a importância do seu espaço e serviços oferecidos.

Considerações finais

Através dos questionários aplicados, foi possível analisar a Biblioteca de São Paulo como um equipamento de lazer, tendo em vista que essa era a motivação da maioria dos entrevistados quando questionados sobre a razão da visita. As visitas ocorrem, em sua maioria, por pessoas na Zona Norte, ou seja, da mesma região onde está localizada a biblioteca.

Quanto ao tema acessibilidade observou-se qualidade dos acessos no prédio e quanto aos serviços oferecidos, no entanto sua utilização é baixa, o que poderia mudar esses dados é mais divulgação em mídias sociais e escolas.

Entre os entrevistados a maior composição é de jovens, que vão à busca não somente de lazer nas horas livres, mas também em busca do espaço oferecido que utilizam como ambiente de estudo. Logo a importância do espaço, quando bem estruturadas conseguem atender a diversas motivações de visita.

Verificou-se que as melhores avaliações foram dadas ao serviço de internet e o espaço para leitura e grupos, isso pode justificar-se, não somente pelo fato da biblioteca oferecer um espaço agradável, mas também pelo interesse que as pessoas têm de se relacionarem socialmente.

(18)

Observa-se que de acordo com as definições sobre lazer e ludicidade, pode-se afirmar que a BSP constitui um equipamento de lazer, pois oferece ao usuário espaços e atividades livres que tem o intuito de incentivar naturalmente o gosto pela leitura.

Constatou-se que mesmo que os usuários sejam motivados a visitar a BSP em busca de lazer, o significado de lazer não está claro, visto que a atribuição foi dada ao fato da biblioteca ser gratuita. Logo a BSP poderia através de suas atividades e programação trabalhar com seu público a fim de prestar esclarecimentos. No entanto, a Biblioteca de são Paulo já é um equipamento de lazer para a cidade de São Paulo.

Referências

BIBLIOTECA DE SANTIAGO. Site oficial. Disponível em: http://www.bibliotecasantiago.cl/>. Acesso em 03 Mai. 2011.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO. Site oficial. Disponível em:

<http://www.bibliotecadesaopaulo.org.br/>. Acesso em: 21 mar. 2011.

BRASIL. Ministério da Cultura. Estado inaugura Biblioteca de São Paulo com itens de

acessibilidade. Brasília, 2010 a. Disponível em:

<http://mais.cultura.gov.br/2010/02/09/estado-inaugura-biblioteca-de-sao-paulo-com-itens-de-acessibilidade/>. Acesso em 25 Fev. 2011.

______.Primeiro Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais. Brasília, 2010 b. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/30/primeiro-censo-nacional-das-bibliotecas-publicas-municipais/. Acesso em 26 mar 2011.

CAMARGO, Luiz Octavio. O que é lazer? 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. CAMARGO, Luiz Octavio. Educação para o lazer. 1 ed.São Paulo: Moderna, 1998. DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura popular. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

FRAGOSO, Maria Graça. In: Coletânea AMAE. Biblioteca na escola: falando sobre a importância da biblioteca. 3. ed. Belo Horizonte, 1992.

FERREIRA, A.B.H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao _sao_paulo.pdf>. Acesso em 11 Mai. 2011.

(19)

GLOBO.COM. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1477073-5604,00- COM+CARA+DE+LIVRARIA+BIBLIOTECA+E+INAUGURADA+ ONDE+ FUNCIONAVA +O+CARANDIRU.html > Acesso em 07 Fev. 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. Salvador, Bahia, 1998. Disponível em:

<http://www.biossintese.psc.br/textos_artigos/Desenvolvimento_consci%C3%AAncia_ ludicidade_cipriano_luchesi.pdf>. Acesso em 30 mai 2011.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer uma introdução. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

MILANESI, Luiz. O que é biblioteca. Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1983.

PONTOS DE POESIA. (blog) Disponível em:

<http://pontosdepoesia.blogspot.com/2010/06/20-sarau-da-biblioteca-de-sao-paulo.html>. Acesso em 15 Mai. 2011.

PORTAL LITERAL. (blog) Disponível em: http://www.portalliteral.com.br/blogs/sai-carandiru-entra-biblioteca-de-sao-paulo. Acesso em 15 Mai. 2011.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Disponível em:

<http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/catalogo_eletronico/>. Acesso em 10 mar. 2011.

SUBPREFEITURA DE SANTANA_ TUCURUVI. Disponível em:

<http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/AnonimoSistema/BuscaEscola.aspx?source=%2fdefau lt.aspx>. Acesso em 28 mai de 2011.

SAMUEL, Moreira. (blog) Disponível em <http://www.samuelmoreira.com.br/meu-dia-a-dia/sao-paulo-ganha-nova-biblioteca-multimidia-no-parque-da-juventude-zona-norte>. Acesso em: 14 Mai. de 2011.

Referências

Documentos relacionados

Assim, diante das limitações deste estudo, pode-se concluir que é possível inspecionar radiograficamente porosidade interna em uniões soldadas a laser executa- das em Ti cp;

Controlos Básicos Interruptor Ligar / Desligar principal (Parte traseira do aparelho) Modelos de 43/48/55 polegadas Sensor do Controlo Remoto/Indicador de Alimentação Sensor

O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, no uso de suas atribuições e considerando o Regulamento do

De acordo com o Princípio dos Mínimos Quadrados é escolhida a recta que minimiza a soma dos quadrados dos desvios... Pretende-se estimar a recta melhor ajustada aos

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

de um movimento artístico que ocorreu independentemente da influência da dinâmica social de seu tempo, ao optar por expressar a subjetividade do artista, que é usualmente isolada