• Nenhum resultado encontrado

CONTEXTUALIZANDO PROGRAMANDO. Anteriormente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTEXTUALIZANDO PROGRAMANDO. Anteriormente"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PROGRAMAÇAO CENARIOS INTERATIVOS – AULA 9

Objetivo: Entender que programação não é tão complicada como pensam, continuando a conhecer o software enquanto programa nele.

CONTEXTUALIZANDO

Anteriormente

Na oitava aula vocês usaram o cenário cruzamento ferroviária. Nessa aula vamos usar o cenário composição de trem 1. E caso tenha dúvidas, convido você a ir até o nosso instagram @modelix_robotics. Por lá teremos mais dicas em formato de vídeo em um espaço reservado em nosso feed. Acompanhe-nos.

PROGRAMANDO

Este cenário é um complemento do cenário anterior.

Note que agora o motor do trem é uma saída, portanto é possível controlá-la.

´

´

~

(2)

Objetivo da programação

Após iniciar o programa, as luzes da estação devem permanecer acesas. Ao apertar a Entrada 1, o trem deve ir sentido horário, caso Entrada 2 for acionada, o trem deve ir sentido anti-horário. Lembre-se de dar 2 cliques na entrada, pois com um clique ela permanece ativada.

Para esta programação a Entrada 1 deve ser ativada primeiramente e, só então quando o trem chegar na estação pode-se usar a Entrada 2 para reverter o caminho.

A programação para a Entrada 1 é muito similar à da aula passada, entretanto haverá pequenas mudanças. Após o trem passar pelo Percurso A será contado 0,25 segundos e então os sinais piscam em um intervalo de 0,25 segundos. Depois desse tempo, a cancela deve ser fechada para que o trem passe. Este deve parar na estação, portanto ao chegar no Percurso D ele para e a cancela é aberta.

Ao apertar a Entrada 2, o trem deve fazer o percurso contrário. Ele estará parado no Percurso D, entretanto a cancela deve fechar para então o trem prosseguir. Assim que o trem passar, a cancela deve abrir novamente. Ele só deve parar quando chegar na estação, no Percurso C.

(3)

Em seguida, deve haver a verificação sobre as duas entradas. Primeiro coloque um bloco de decisão verificando se a Entrada 1 está ligada. Logo após, coloque outro bloco de decisão verificando se a Entrada 2 está ligada.

Cada entrada será responsável por uma certa sequência de comandos.

Como a sequência de comandos da Entrada 1 é muito similar à sequência da aula passada, esta será abordada a seguir.

A mesma Sub-rotina Faróis que foi construída na aula passada deve ser repetida. Para isso use outro canto da tela. Lembre-se que, o tempo no Bloco Aguardar foi alterado para 0,25 segundos.

2

(4)

Se a Entrada 1 for acionada, o trem deve ir no sentido horário (frente). Então coloque um bloco saída e defina motor do trem para frente.

Toda sequência após o motor do trem ter sido acionado foi abordada na aula passada e por isso seu passo a passo foi ocultado. A única diferença é o tempo de 0,25 segundos. Depois, ligue os blocos.

Quando o trem passar pelo Percurso A será contado 0,25 segundos, após esse pequeno tempo os faróis do semáforo se alternarão duas vezes e então serão desligados e a cancela fechará.

4

5 1

(5)

O próximo passo é esperar o trem chegar no Percurso D, por isso o Bloco de Decisão será usado para verificar este percurso. O NÃO aponta para o próprio bloco, pois enquanto não passar pelo percurso D nenhuma ação deve ser tomada.

Ligue os blocos.

(6)

Assim que passou pelo percurso, o caminho a seguir será o SIM, esse caminho irá desligar o motor do trem e abrir a cancela. 7

(7)

Esse Bloco de Saída deve ser ligado de volta ao primeiro Bloco de Decisão para então

(8)

Assim que o trem chegar na estação e ao acionar a Entrada 2, o trem deve ir para o sentido anti-horário, portanto a cancela deve ser fechada antes dele partir. Coloque um bloco de saída ligando a cancela para frente.

Ligue o “SIM” no bloco que você acabou de criar.

(9)

O Bloco Aguardar é usado para esperar a cancela ser fechada completamente. O tempo de dois segundos foi usado.

Passados os dois segundos o trem partirá sentido anti-horário (rever.). Para isso, coloque outro bloco saída.

10

(10)

Após dois segundos, tempo suficiente para o trem passar o cruzamento, a cancela será aberta. 12

(11)

O trem só para quando chegar na estação, ou melhor, no Percurso C.

Ligue este Bloco de Saída no primeiro Bloco de Decisão para então, verificar novamente se as entradas, no início do programa, estão ligadas. Dessa forma você terá o programa final.

13

(12)

O fluxograma está pronto! É hora de dar PLAY na programação e testar para ver se funcionou. Caso aconteça algo que não estava descrito nesta aula repasse todos os passos. Se estiver tudo certo, salve seu projeto.

DESAFIO

,

Essa área é reservada para os corajosos que encaram alguns desafios e não se contentam com o básico.

O trem deve ser acionado para frente. Após 1,2 segundos do trem ter passado pelo Percurso A, a Cancela deve ser fechada. Ao chegar no Percurso D (estação), a cancela é aberta e o trem deve ser desligado por 3 segundos. Essa sequência de ações deve ser repetida por duas vezes. Após a sequência acima ter sido repetida, a cancela deve ser fechada e depois de um tempo de espera suficiente para esta completar sua ação (2 segundos) o trem deve partir para o sentido contrário. Em 2 segundos a cancela deverá abrir. Ao passar pelo Percurso C (estação), o trem deve permanecer desligado por 1 segundo. Essa sequência de ações deve ser repetida também por duas vezes.

Por fim o programa deve parar.

Até a próxima aula...

*As respostas desses desafios serão dadas no Instagram da Modelix (@modelix_robotics) em

Referências

Documentos relacionados

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA JURÍDICA DA JOVEM ADVOCACIA, EDITADA PELO CONSELHO CONSULTIVO DA JOVEM ADVOCACIA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

In this sense, the challenges towards promoting sustainable livestock in Brazil, which has the recovery of degraded pas- tures, comprising intensification and the increase

PRESSURE poderá validar a aplicação da garantia. 7) São excludentes da garantia componentes que se desgastam naturalmente com o uso regular e que são influenciados pela insta- lação

Uma vez que (você) as reconhece como sendo diversas (aparências) na mente Elas surgem como assistentes.. Como as ervas (alimentam) o incêndio

Abordagem dos principais aspectos sobre a anatomia e fisiologia dos sistemas e seus órgãos bem como da estrutura morfofuncional de tecidos e células que os compõem, com enfoque