• Nenhum resultado encontrado

EDITAL BOLSA SOCIAL Nº 3 DE 15 DE JANEIRO DE 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL BOLSA SOCIAL Nº 3 DE 15 DE JANEIRO DE 2018"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL BOLSA SOCIAL Nº 3 DE 15 DE JANEIRO DE 2018

PROGRAMA UNIVERSITÁRIO BOLSA SOCIAL

BOLSAS REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO 2018-1

O REITOR da UNIVERSIDADE VILA VELHA, no uso das suas atribuições legais e estatutárias, considerando os termos do art. 7º, inciso I, e art. 8º, caput, do Regulamento aprovado pelo Ato Especial nº 01, de 9 de outubro de 2015, torna público o cronograma e demais procedimentos relativos à oferta de bolsas remanescentes do Programa Universitário Bolsa Social - Valor Viável referente ao 1º semestre de 2018.

1. DAS BOLSAS REMANESCENTES

1.1. As bolsas de que trata este Edital correspondem às bolsas remanescentes do processo seletivo do Programa Universitário Bolsa Social - Valor Viável referente ao 1º semestre de 2018, remanejadas conforme critérios de oportunidade e conveniência para cursos não comtemplados na edição anterior do certame possibilitando, com isso, o respectivo provimento.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universitário Bolsa Social, referente ao 1º semestre de 2018, serão efetuadas, exclusivamente, mediante o preenchimento de Formulário de Inscrição e Termo de Ciência e Compromisso, disponíveis no site e protocoladas na Central de Relacionamento com o Aluno desta Instituição de Ensino Superior (IES), situado no respectivo campus central, Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21 - Boa Vista, Vila Velha (ES), 4º andar do Prédio INOTEC, no período de 15.01.2018 a 18.01.2018, das 08h00 às 20h00.

2.2. Poderá se inscrever às bolsas remanescentes de que trata este Edital o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior, que, cumulativamente, tenha:

I - A condição de calouro, ou seja, aqueles que nunca cursaram no todo ou em parte curso superior nesta ou outra IES;

II - obtido aprovação/classificação no VEST/UVV AGENDADO 2018.1, para ingresso no 1º período em curso que haja bolsa remanescente;

III - cursado o ensino médio em escola da rede pública ou da rede privada na condição de bolsista integral, em território Nacional;

IV - residência fixa na Região Metropolitana da Grande Vitória (ES); e

(2)

2.3. Para efetuar sua inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, informar: I - curso e turno inscrito no VEST/UVV AGENDADO 2018.1;

III - endereço de e- mail válido;

IV - a composição do seu grupo familiar e a renda familiar bruta mensal que aufere.

2.3.1. Considera-se grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas, que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio, que, cumulativamente:

I - sejam relacionadas ao candidato na condição de pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro (a), filho (a), enteado (a), irmão (ã), avô (ó), tutor (a), tutelado (a) ou curador (a) curatelado (a);

II - usufruam da renda familiar mensal bruta, desde que:

a) para os membros do grupo familiar que possuam renda própria, seus rendimentos individuais sejam declarados na composição da renda familiar mensal;

b) para os membros do grupo familiar que não possuam renda própria, a relação de dependência seja comprovada por meio de documentos emitidos ou reconhecidos por órgãos oficiais ou pela fonte pagadora dos rendimentos de qualquer um dos componentes do grupo familiar.

2.3.2. Entende-se como renda familiar bruta mensal a soma de todos os rendimentos auferidos por todos os membros do grupo familiar, que compreende:

I - o valor bruto de salários, proventos, vale alimentação, gratificações eventuais ou não, gratificações por cargo de chefia, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercador informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio e quaisquer outros, bem como benefícios sociais, sal seguro desemprego, de todos os membros do grupo familiar, incluindo o estudante, e

II - qualquer auxílio financeiro regular prestado por pessoa que não faça parte do grupo familiar

2.3.3. O estudante que se declarar como único membro do grupo familiar deverá comprovar rendimento próprio suficiente para sua subsistência.

2.3.4. O estudante que se declarar como único membro do grupo familiar e não possuir rendimento próprio suficiente para sua subsistência deverá declarar a renda do seu grupo familiar, ainda que residente em local diverso do seu domicílio.

2.4. A conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à comprovação do atendimento dos requisitos legais e regulamentares do Programa Universitário Bolsa Social - Valor Viável.

2.5. A inscrição do candidato no processo seletivo implica concordância expressa e irretratável com o disposto no Regulamento do Programa Universitário Bolsa Social - Valor Viável, como também, com os termos deste Edital, cujo inteiro teor esta disponível no endereço eletrônico desta IES na Internet (www.uvv.br).

(3)

3. DA PRÉ-SELEÇÃO DOS BOLSISTAS

3.1. Os candidatos serão pré-selecionados pelo Departamento Financeiro, Estágios e Programas desta IES, que, para fins de atribuição do respectivo índice de classificação, posicionamento e distribuição das bolsas remanescentes ofertadas no curso de opção considerará a pontuação obtida na prova de redação.

3.2. Os candidatos serão pré-selecionados na ordem decrescente da pontuação obtida. No caso de pontuação idêntica, o desempate será determinado a favor do candidato mais idoso.

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1. O Relatório de Resultado dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página eletrônica desta IES na Internet (www.uvv.br), como também, no Departamento Financeiro, Estágios e Programas desta IES no dia 22.01.2018.

4.2. A condição de pré-selecionado assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, uma vez que seu usufruto condiciona-se à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo bem como à formação de Turma no período letivo inicial do curso.

5. DA COMPROVAÇÃO E DA AFERIÇÃO DAS INFORMAÇÕES

5.1. O candidato pré-selecionado às bolsas remanescentes de que trata este Edital deverá comparecer no Departamento Financeiro, Estágios e Programas desta IES desta IES, no período de 23.01.2018 a 25.01.2018, antes pré-agendando o respectivo atendimento por meio do telefone (27) 3421-2101 ou diretamente no referido setor, para proceder a comprovação das informações prestadas na respectiva ficha de inscrição, devendo atender às mesmas exigências dos candidatos pré-selecionados nas chamadas regulares.

5.2. No procedimento de aferição das informações o candidato pré-selecionado nas bolsas remanescentes deverá apresentar o original e a fotocópia da documentação base relacionada no art. 17 do Regulamento do Programa Universitário Bolsa Social - Valor Viável, instituído e baixado por meio do Ato Especial Reitoria nº 01, de 9 de outubro de 2015, bem como outros documentos eventualmente julgados necessários pelo Departamento Financeiro, Estágios e Programas desta IES desta IES.

5.3. O Departamento Financeiro, Estágios e Programas desta IES, analisará a pertinência e a veracidade das informações prestadas concluindo pela aprovação ou pela reprovação do candidato, devendo, no caso desta, fazer constar sucintamente o motivo.

5.4. Em caso de aprovação emitirá Termo de concessão de Bolsa Parcial de 50% referente à semestralidade do curso para houve seleção, bem como Termo de Ciência e de Responsabilidade, que o candidato deverá assinar.

5.5. O Termo de Concessão de Bolsa acima referido vigerá, estritamente, durante o semestre letivo de referência, podendo, entretanto, ser renovado ou aditado por igual período, até a conclusão do curso, desde constatado o cumprimento das seguintes condições:

(4)

I - adimplência no pagamento da parte da mensalidade/semestralidade não abrangida pela bolsa; II - prévia rematrícula para o semestre letivo objeto de renovação/aditamento da bolsa;

III - aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas nos semestres de usufruto da bolsa;

5.6. O candidato pré-selecionado para curso que não houver formação de Turma no período letivo inicial será reprovado por este motivo.

5.7. É de exclusiva responsabilidade do candidato a observância do local, período e horário de atendimento e demais procedimentos estabelecidos pela IES para a aferição das informações.

6. DA MATRICULA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

6.1. O candidato pré-selecionado para vaga remanescente de que trata este Edital, uma vez aprovado no procedimento de aferição das informações prestadas, deverá, no período 24.01.2018 a 26.01.2018, comparecer a Central de Relacionamento com o aluno desta IES para formalização da matricula inicial. 6.1.1. No procedimento de formalização da matrícula inicial, além do Termo de Concessão de Bolsa, deverá apresentar o original da documentação exigida para o ato em igualdade de condições com os demais estudantes não bolsistas, bem como promover o pagamento da parte não abrangida pela bolsa.

6.2. Formalizada a matricula inicial, porém, não havendo formação de Turma, o calouro bolsista poderá alternativamente requerer a mudança de turno, a transferência para curso afim que haja vaga exceto Medicina e Odontologia, o trancamento da matrícula ou a restituição integral do valor pago a título de matrícula inicial.

7. DOS SUPLENTES

7.1. O candidato suplente poderá passar à condição de candidato pré-selecionado em virtude da reprovação por perda de prazo ou na entrevista de candidato pré-selecionado, observada a ordem decrescente de classificação.

7.2. Se for o caso, no dia 29.01.2018 será publicado o Relatório de Resultado dos candidatos suplentes pré-selecionados na página eletrônica desta IES na Internet (www.uvv.br), como também, no Departamento Financeiro, Estágios e Programas desta IES.

7.3. Fica designado o período de 30.01.2018 a 01.02.2018, para entrevista e aferição das informações dos suplentes pré-selecionados pelo Departamento Financeiro, Estágios e Programas desta IES, como também, o período de 31.01.2018 a 02.02.2018, para que os aprovados no procedimento anterior promovam a matrícula inicial na Central de Relacionamento com o aluno desta IES.

7.4. Os candidatos suplentes pré-selecionados deverão atender as mesmas exigências previstas para candidatos pré-selecionados em primeira chamada quanto aos condicionamentos à concessão da bolsa e ao subsequente ato de formalização da matrícula inicial.

(5)

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. É de exclusiva responsabilidade do candidato a observância dos prazos estabelecidos no presente Edital, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página eletrônica desta IES na Internet, no Departamento Financeiro, Estágios e Programas desta IES ou do telefone 27 3421-2101. 8.2. Eventuais comunicados por meio de correio eletrônico acerca do processo seletivo têm caráter meramente complementar, não afastando a responsabilidade do candidato de se manter informado acerca dos prazos e procedimentos referidos no subitem 7.1.

8.3. Consta do Anexo a este Edital, o Regulamento do Programa aprovado pelo Ato Especial nº 01/2015, o cronograma do processo seletivo e o quadro de bolsas remanescentes ofertadas.

8.4. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Referências

Documentos relacionados

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

auxiliar na criação de KPI’s. Fonte: Elaborado pela autora com base nos Quadros de 1 a 10 dessa dissertação.. O Quadro 13 apresenta os resultados trabalhados e que possuem

Tivemos como objetivo geral descobrir as razões pelas quais as mulheres retornavam à escola de EJA após longos períodos de interrupção da sua escolarização bem como se

Neste artigo busco pensar Américo de Castro como empresário concessionário de companhias ferro carril e em outras atividades relacionadas à construção civil e que de- pendiam

96, as unidades de saúde no Distrito Federal foram gradativamente transferidas para municipalidade du- rante o Estado Novo, por conta disso, a partir de 1939 a prefeitura incorporou

Neste sentido, o papel e as representações sobre o Rio de Janeiro como lugar de memória (NORA, 1996) ganha destaque. Esses fragmentos de memórias foram um dos princi- pais pontos

Segundo os dados do universo do Censo Demográfico, referentes às entre- vistas feitas em todos os domicílios do país, 6.779 residentes no município do Rio de Janeiro, em 2010,