• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES COMENTADAS DIREITO CONSTITUCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES COMENTADAS DIREITO CONSTITUCIONAL"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

www.pontodosconcursos.com.br | Professora Jamile Gonçalves Calissi 1

AULA 00

QUESTÕES COMENTADAS

DIREITO CONSTITUCIONAL

Direitos Fundamentais

Professora Dra. Jamile Gonçalves Calissi

www.pontodosconcursos.com.br

(2)

Aula Conteúdo Programático Data

00 Direitos Fundamentais 22/12

01 Direitos Políticos. 29/12

02 Direitos de Nacionalidade. 08/01

03 Organização político-administrativa do Estado. 15/01 04 Administração Pública: servidores públicos. 22/01

05 Poder Executivo. 29/01 06 Poder Legislativo. 05/02 07 Poder Judiciário. 12/02 08 Ordem social. 19/02 09 Finanças públicas. 26/02 10

Controle de constitucionalidade: sistemas difuso e concentrado; ação direta de inconstitucionalidade; ação declaratória de constitucionalidade; arguição de descumprimento de preceito fundamental; súmula vinculante; repercussão geral.

05/03 Sumário 1. Questões comentadas...4 2. Questões...24 3. Gabarito...33 Olá pessoal!

Meu nome é Jamile Gonçalves Calissi, sou Doutora em Direito com experiência em Direito Público e docente em várias universidades.

(3)

Meu papel aqui é trazer para vocês um conteúdo de excelência, conectado ao que há de mais contemporâneo em Direito Constitucional e, por conseguinte, aquilo que será, em larga escala, cobrado em concursos.

O meu principal objetivo será desmistificar a matéria, demonstrando o quão gostoso é estudá-la!

O nosso Edital ainda não saiu, mas o TRT 2º Região já autorizou a realização de novo concurso para o preenchimento de vagas para Técnico Judiciário área Administrativa, Analista Judiciário área Judiciária e Oficial de Justiça Avaliador. O último concurso do TRT 2º Região para Técnico Judiciário área Administrativa e Analista Judiciário área Judiciária, a cargo da Fundação Carlos Chagas, ocorreu em 2013. Foram ofertadas, ao todo, 349 vagas imediatas mais cadastro reserva. Como resultado final, foram 1.330 os candidatos nomeados em ampla concorrência e 98 candidatos Portadores de Necessidades Especiais. À época, o salário inicial era de R$ 4.635,03 e R$ 9.188,20, respectivamente para Técnico e Analista!!!

E como trabalharemos?

Resolveremos questões comentando-as com os seguintes enfoques:

o texto normativo;

a doutrina a respeito;

a jurisprudência, quando necessário.

Utilizaremos, aqui, exercícios os mais diversos, de todas as principais bancas de concursos da atualidade, principalmente, da banca responsável pelo certame.

(4)

E, como o tempo urge e a prova provavelmente já está próxima, mãos à obra!!! Bem vindos, boa sorte e bons estudos a todos!

1. QUESTÕES COMENTADAS

QUESTÃO 1 – FCC – TÉCNICO JUDICIÁRIO – TRT 23º REGIÃO - 2016

Ao dispor sobre os Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil, a Constituição prevê, expressamente, como (1) fundamento, (2) objetivo e (3) princípio de relações internacionais da República:

(1) Fundamento (2) Objetivo (3) Princípio de relações internacionais da República A A soberania A construção de uma

sociedade livre, justa e igualitária

A solução dos conflitos pela arbitragem B Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa A garantia do desenvolvimento nacional A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

C A cidadania A promoção de formas alternativas de geração de energia A independência nacional D A dignidade da pessoa humana A proteção da infância e da juventude A concessão de asilo político

E O parlamentarismo A construção de uma sociedade livre, justa e igualitária

A defesa da paz

Gabarito: letra C.

Nos termos do artigo 1º da Constituição Federal, são fundamentos da República Federativa do Brasil:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

(5)

I - a soberania; II - a cidadania

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Segundo o artigo 3º, são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Por fim, os princípios que regem as relações internacionais:

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

I - independência nacional;

II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção;

(6)

V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz;

VII - solução pacífica dos conflitos;

VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.

Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

QUESTÃO 2 – CESPE – ANALISTA JUDICIÁRIO – TRT 17º REGIÃO - 2009

Acerca dos princípios, dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF, julgue os itens seguintes.

a) Segundo a CF, deve ser concedido habeas data sempre que a ausência de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

b) A separação dos Poderes no Brasil adota o sistema norte-americano checks

and balances, segundo o qual a separação das funções estatais é rígida, não se

admitindo interferências ou controles recíprocos.

c) Segundo a CF, a República Federativa do Brasil deve buscar a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, com vistas à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

(7)

d) A CF prevê que não se concede extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião, porém os brasileiros naturalizados podem ser extraditados em caso de crime comum, praticado antes da naturalização.

QUESTÃO 03 – FCC – TÉCNICO – TRT 15º REGIÃO - 2009

Os chamados "remédios constitucionais" previstos no art. 5º da Constituição Federal, constituem-se como normas de eficácia limitada, pois exigem normatividade processual que lhes desenvolva a aplicabilidade.

Gabarito: Errada.

Segundo a jurisprudência do STF, os remédios constitucionais possuem aplicabilidade imediata, podendo ser invocados independentemente de estarem regulamentados ou não por diploma infraconstitucional.

CLASSIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS (José Afonso da Silva)

EFICÁCIA PLENA EFICÁCIA CONTIDA EFICÁCIA LIMITADA São normas que não

necessitam de qualquer complementação legislativa para ganhar aplicabilidade. Produzem, assim, todos os seus efeitos jurídicos essenciais, não havendo previsão de regulamentação por parte do legislador infraconstitucional, refletindo, em sua inteireza, os interesses que o legislador constituinte buscou regular.

São normas que têm aplicabilidade imediata, assim como as normas de eficácia plena, mas, ao mesmo tempo, guardam uma necessidade de regulamentação, como forma de melhor gerar seus efeitos. Há, assim, possibilidade de restrição, mas não de supressão, de efeitos da norma constitucional por norma infraconstitucional.

São normas que exigem, para ganhar aplicabilidade, uma regulamentação. Torna-se impossível aplicar a norma constitucional de forma imediata, sem uma regulamentação por parte do legislador infraconstitucional.

(8)

CLASSIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS (Maria Helena Diniz)

EFICÁCIA ABSOLUTA

EFICÁCIA PLENA EFICÁCIA RELATIVA RESTRINGÍVEL

EFICÁCIA COMPLEMENTAR

Cláusulas pétreas Idem normas de eficácia plena -José Afonso

Idem normas de eficácia contida – José Afonso

Idem normas de eficácia limitada – José Afonso

CLASSIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS (Celso Ribeiro Bastos)

Normas de Aplicação Normas de Integração

Aptas a produzirem todos os seus efeitos. Demandam uma legislação infraconstitucional que lhe integrem o sentido para que possam produzir tosos os seus efeitos.

Subdivide-se em: Subdividem-se em: Regulamentáveis:

podem ser

regulamentadas pelo legislador infra-constitucional, sem que isso implique em restrição da norma constitucional.

Irregulamentáveis: não podem ser regulamentadas pelo legislador infra-constitucional. Completáveis: exigem uma legislação integrativa para a produção de seus efeitos – correspondem às normas constitucionais de eficácia limitada de José Afonso. Exigíveis: permitem a redução de seu comando por obra do legislador

infraconstitucional – equivalem às normas de eficácia contida de José Afonso.

(9)

QUESTÃO O4 – FCC – TÉCNICO SUPERIOR – PGE/RJ - 2009

A norma do artigo 218, caput, da Constituição, segundo a qual "o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas", deve ser classificada como de eficácia plena e aplicabilidade imediata.

Gabarito: Errada.

O art. 218 é uma norma programática, já que está direcionando a atuação do poder público em tal sentido. Se é uma norma programática é considerada de eficácia limitada, e não plena. Sua aplicabilidade, por conseguinte, seria "mediata" ou indireta e não "imediata"

NORMA PROGRAMÁTICA: Normas as quais o constituinte não regula diretamente os interesses ou direitos nela consagrados, limitando-se a traçar princípios a serem cumpridos pelos Poderes Públicos (Legislativo, Executivo e Judiciário) como programas das respectivas atividades, pretendendo unicamente à consecução dos fins sociais pelo Estado.

QUESTÃO 05 – FCC – DEFENSOR – DPE/RS - 2011

O ideal preconizado na Constituição Federal de 1988 é o de instituir um Estado Democrático de Direito, cujo ponto de equilíbrio são os direitos fundamentais, que também limitam o poder estatal. Vários de seus dispositivos indicam o cidadão como um dos maiores protagonistas na tomada de decisões relevantes para o País, por isso ela também é denominada de Constituição Cidadã. Na prática, porém, a participação popular ainda é incipiente, tanto que poucas são as leis de iniciativa popular. De acordo com tais aspectos, é correto afirmar que a) a Constituição Federal contempla um modelo de democracia participativa, também denominada semidireta.

(10)

b) a participação popular é exercida através do sufrágio universal, garantido a todos, sem exceção, bem como por meio do referendo.

c) todo o poder emana do povo, que o exerce sempre por meio de representantes eleitos pelo voto secreto.

d) a iniciativa popular propriamente dita consiste, no âmbito federal, na apresentação de projeto de lei ao Congresso Nacional, subscrito por 1% do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos dez Estados Federados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.

e) a competência para autorizar referendo e convocar plebiscito é privativa do Congresso Nacional e é materializada por meio de resolução.

Gabarito: letra A.

a) A democracia adotada pela Constituição Federal de 1988 é semidireta, pois admite dois meios de participação: a direta e a indireta. A participação direta se materializa através do plebiscito, referendo e iniciativa popular. A participação indireta, por sua vez, dá-se através dos representantes legítima e democraticamente eleito.

b) Não é correto afirmar que todos têm direito ao sufrágio. Os estrangeiros e os conscritos não gozam desse direito.

c) Nos termos do artigo 1º, parágrafo único, “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

d) Nos termos do § 2º do artigo 61:

Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

(11)

(...)

§ 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

e) Nos termos do artigo 49, inciso XV, é competência exclusiva do Congresso: “autorizar referendo e convocar plebiscito”.

QUESTÃO 06 – FCC – ANALISTA – TRT 6º REGIÃO - 2012

O princípio constitucional, relacionado aos direitos fundamentais, que embasa a “Lei Maria da Penha”, permitindo que a mulher receba um tratamento jurídico preferencial em relação ao homem nas situações de violência doméstica e familiar, é o da

a) função social da propriedade. b) liberdade individual.

c) igualdade material.

d) inviolabilidade domiciliar. e) segurança jurídica.

Gabarito: letra C.

O entendimento da igualdade material preconiza tratamento uniforme de todos os seres humanos, bem como a sua equiparação no que diz respeito a possibilidades de concessão de oportunidades. Decorrentes do conceito de

(12)

IGUALDADE FORMAL: É a igualdade que não estabelece distinção alguma entre as pessoas. Em iguais condições, todos devem ser tratados igualmente. Por exemplo: homens e mulheres tem o mesmo direito à vida. Outro exemplo: se um homem e uma mulher recebem a mesma remuneração, devem pagar imposto de renda com base em alíquotas idênticas.

IGUALDADE MATERIAL: Também conhecida por igualdade substancial

ou aristotélica, preconiza um tratamento jurídico de equiparação onde não houver justificativa para a diferenciação e um tratamento jurídico de distinção onde houver motivo suficiente para diferenciação (discriminação positiva).

QUESTÃO 07 – CESPE – TÉCNICO JUDICIÁRIO – TRT 7º REGIÃO - 2017

No sistema democrático, a participação ativa do cidadão na vida pública implica a) o exercício apenas de deveres fundamentais.

b) não exercer direitos nem deveres fundamentais. c) o exercício de direitos e deveres fundamentais. d) o exercício apenas de direitos fundamentais

Gabarito: letra C.

A cidadania é um conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.

Direitos políticos positivos são os direitos de participar da vida politica do País, incluindo os direitos de votar (cidadania ativa) e ser votado (cidadania passiva).

(13)

Incluem-se nesse rol, o sufrágio (cidadania ativa e passiva), o referendo, a iniciativa popular, elegibilidades, plebiscito.

Direitos políticos negativos são as normas que impedem a participação no processo politico e nos órgãos governamentais. Referem-se às inelegibilidades (relativa e absoluta), perda e suspensão dos direitos políticos.

QUESTÃO 08 – FCC – DEFENSOR PÚBLICO – PDE/BA - 2016

No âmbito da Teoria dos Direitos Fundamentais,

a) a dimensão subjetiva dos direitos fundamentais está atrelada, na sua origem, à função clássica de tais direitos, assegurando ao seu titular o direito de resistir à intervenção estatal em sua esfera de liberdade individual.

b) em que pese a doutrina reconhecer a eficácia dos direitos fundamentais nas relações entre particulares (eficácia horizontal), a tese em questão nunca foi apreciada ou acolhida pelo Supremo Tribunal Federal.

c) a cláusula de abertura material do catálogo de direitos fundamentais expressa no § 2º do art. 5º da Constituição Federal não autoriza que direitos consagrados fora do Título II do texto constitucional sejam incorporados ao referido rol.

d) o princípio da proibição de retrocesso social foi consagrado expressamente no texto da Constituição Federal.

e) os direitos fundamentais de primeira dimensão ou geração possuem função normativa de natureza apenas defensiva ou negativa.

Gabarito: letra A.

a) A Dimensão subjetiva dos direitos fundamentais é o poder de exigir conferido ao titular do direito; dimensão objetiva: é a eficácia irradiante dos direitos fundamentais, capaz de governar a atuação dos poderes constituídos

(14)

(Legislativo, Administrativo e Judiciário). Como a questão relaciona a dimensão subjetiva com à "função clássica" dos direitos fundamentais (direitos de 1ª dimenão), isso deve ser traduzido como poder de exigir (dimensão subjetiva) a abstenção ou não intervenção do Estado no exercício das liberdades públicas (direitos políticos e civis).

b) O STF já adotou a eficácia horizontal dos direitos fundamentais, Basta lembrar do precedente que invalidou a exclusão de associado que não teve a oportunidade de exercer defesa prévia no âmbito da associação (eficácia horizontal do direito fundamental à ampla defesa).

c) O STF reconheceu a anterioridade tributária como uma garantia fundamental (artigo 150, III, b, CF), embora não integre formalmente o rol aberto do artigo 5º da CF. Além disso, outros direitos decorrentes do regime e dos princípios adotados pela CF, bem como de tratados internacionais poderão exibir fundamentabilidade material (art. 5º, §2º, CF)

d) O princípio da proibição do retrocesso social é implícito.

e) Os direitos de primeira dimensão exercem função preponderantemente negativa ou defensiva. Mas requerem mínima atuação positiva do Estado para preservação dos direitos fundamentais (vida, liberdade, segurança etc.). Além disso, é possível classificar tais direitos como de posição passiva, negativa, positiva e ativa.

QUESTÃO 09 – CS/UFG – JUIZ – TJ/GO - 2017

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no que concerne aos direitos e das garantias fundamentais, assegura que no exercício da cidadania serão gratuitas as ações de

a) habeas corpus e habeas data.

(15)

c) habeas data e mandado de segurança. d) habeas corpus e mandado de injunção.

e) mandado de segurança coletivo e ação popular.

Gabarito: letra A.

Nos termos do artigo 5º, inciso LXXVII da Constituição Federal, “são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania”.

Assim, em relação aos chamados remédios constitucionais (writs ou garantias) o habeas corpus (direito de locomoção) e o habeas data (direito de informação pessoal) são gratuitos, o mandado de segurança (referente a direito líquido e certo) e o mandado de injunção (para suprir omissão legislativa) não são gratuitos e, por fim, a ação popular (contra ato lesivo) é gratuita salvo comprovada má-fé.

QUESTÃO 10 – CESPE – TÉCNICO JUDICIÁRIO – TRT 7º REGIÃO - 2017

Considerando a teoria dos direitos e das garantias fundamentais julgue os itens a seguir a respeito das determinações inscritas no texto constitucional brasileiro.

I- Apenas os direitos individuais explícitos são garantidos pela Constituição Federal, não sendo admitida a invocação de direitos constitucionais implícitos. II- Admite-se a possibilidade de tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos terem força de emenda constitucional, desde que observado o procedimento específico e qualificado para a sua aprovação.

III- A livre manifestação do pensamento deve ser ampla, sendo protegido o anonimato.

(16)

a) Está certo apenas o item I. b) Está certo apenas o item II.

c) Estão certos apenas os itens I e III. d) Estão certos apenas os itens II e III.

Gabarito: letra B.

I – Nos termos do artigo 5º, § 2º, “os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte”.

II – Nos termos do artigo 5º, § 3º, “os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em 2 turnos, por 3/5 dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais”.

III – Nos termos do artigo 5º, inciso IV, “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

QUESTÃO 11 – CESPE – PROCURADOR – AGU - 2010

Quanto a direitos e garantias individuais e coletivos, julgue os itens a seguir (Certo ou Errado).

O habeas corpus constitui, segundo o STF, medida idônea para impugnar decisão judicial que autoriza a quebra de sigilos fiscal e bancário em procedimento criminal.

Gabarito: Correta.

O STF desde o HC 79.191 tem admitido a mencionada garantia constitucional para fins de impugnar decisão que autoriza a quebra de sigilos bancário e fiscal,

(17)

desde que o objeto do processo tenha a possibilidade de aplicação, em abstrato, de pena privativa da liberdade.

QUESTÃO 12 – CESPE – PROCURADOR – PGE/AL - 2009

Acerca da inviolabilidade do domicílio e de assuntos relacionados, assinale a opção correta.

a) A análise da colisão entre a inviolabilidade da intimidade e do domicílio dos cidadãos e o poder-dever de punir do Estado prescinde da verificação da proporcionalidade e da aplicação do princípio da concordância prática, uma vez que o primeiro sempre prepondera sobre o segundo.

b) O conceito normativo de casa é abrangente; assim, qualquer compartimento privado onde alguém exerce profissão ou atividade está protegido pela inviolabilidade do domicílio. Apesar disso, há a possibilidade de se instalar escuta ambiental em escritório de advocacia que seja utilizado como reduto para a prática de crimes.

c) Nos casos de flagrante delito, desastre, ou mesmo para prestar socorro, não é permitido o ingresso no domicílio durante a noite sem o consentimento do morador.

d) É impossível a violação de domicílio com fundamento em decisão administrativa. Contudo, é possível o ingresso de fiscal tributário em domicílio, durante o dia, sem o consentimento do morador e sem autorização judicial. e) O oficial de justiça pode, mediante ordem judicial, ingressar em domicílio no período noturno, sem a autorização do morador, para lavrar auto de penhora.

Gabarito: letra B.

A ideia de casa em Direito Constitucional na seara constitucional, tem amplitude maior do que no direito privado. Não é apenas a residência, a habitação com intenção definitiva de estabelecimento, mas todo local, determinado e

(18)

separado, que alguém ocupe com exclusividade, a qualquer título, inclusive profissionalmente.

Nesse sentido, tanto para a doutrina quanto para a jurisprudência, casa abrange não só o domicílio, como também o escritório, oficinas, garagens, quartos de hotéis.

O STF considerou válido provimento judicial que autorizou o ingresso de autoridade policial em escritório de advogado acusado da prática de crime durante a noite para o fim de instalar equipamentos de captação acústica (escuta ambiental) e, posteriormente, realizar a exploração do local, para registro e análise de sinais ópticos.

Ao autorizar o ingresso no recinto profissional durante a noite, o STF asseverou que as mencionadas inviolabilidades não têm caráter absoluto e que, portanto, devem ceder lugar à tutela constitucional quando o próprio advogado seja suspeito da prática de crime, não sendo admissível que tais inviolabilidades transformem o escritório no único reduto inexpugnável de criminalidade.

Enfatizou-se também que a instalação de equipamentos de escuta ambiental não poderia jamais ser realizada com publicidade, sob pena de sua frustração, o que ocorreria caso fosse praticada durante o dia, mediante apresentação de mandado judicial.

Afirmou-se, ainda, que a escuta ambiental não se sujeita aos mesmos limites da busca domiciliar (CF, art. 5º, XI), bastando, para sua validade, a existência de autorização judicial, seja para execução durante o dia, seja para execução durante a noite.

a) não há hierarquia entre direitos fundamentais, sendo necessária a utilização do princípio da proporcionalidade na hipótese de conflito entre bens constitucionalmente protegidos.

c) Nos termos do artigo 5º, inciso XI: “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso

(19)

de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

O STF, no RE 603616, com repercussão geral reconhecida, e, por maioria de votos, firmou a tese de que “a entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade dos atos praticados”. Logo, é possível, nos casos de flagrante delito, desastre, ou mesmo para prestar socorro (com fundadas razões), a violação do domicílio à noite.

d) Nos termos do artigo 5º, inciso XI e HC 93.050 (STF).

Não há previsão constitucional para ingresso de fiscal na residência sem autorização judicial.

e) Nos termo do artigo 5º, inciso XI a diligência do Oficial de Justiça só pode ocorrer durante o dia.

QUESTÃO 13 – FCC – JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO – TST - 2017

Sobre direitos e garantias fundamentais de natureza processual, a Constituição Federal de 1988 prevê que

a) o mandado de injunção objetiva tornar viável o exercício de direitos inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, não sendo cabível quando a obrigação de prestar o direito deva ser cumprida por particulares.

b) qualquer pessoa é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas processuais e do ônus da sucumbência.

(20)

c) a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação não alcançam o âmbito administrativo.

d) o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político sem representação no Congresso Nacional.

e) cabe mandado de segurança individual para proteger direito líquido e certo não amparado por habeas corpus quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Gabarito: letra E.

Art. 5º, LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público;

a) Nos termos do artigo 5º, inciso LXXI: “conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviavel o exercício de direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”.

Assim, o Mandado de Injunção viabiliza o exercício de direitos, as liberdades constitucionais e as prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

Os atributos da nacionalidade, soberania e cidadania se ligam, portanto, às prerrogativas e não aos direitos.

Além do mais, existem duas situações distintas em Mandado de Injunção: a possibilidade de um particular integrar o polo passivo de Mandado de Injunção e as hipóteses em que a decisão do Mandado de Injunção criará obrigações a particulares.

(21)

1) Quanto à possibilidade de um particular integrar o polo passivo de Mandado de Injunção: o STF posiciona-se por sua impossibilidade. Impossibilidade de formação de litisconsórcio passivo, em sede de Mandado de Injunção, entre a autoridade competente para a elaboração da norma regulamentadora de dispositivo constitucional e particulares.

2) Quanto às hipóteses em que a decisão do Mandado de Injunção criará obrigações a particulares: é possível.

b) qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas processuais (judiciais) e do ônus da sucumbência.

c) Nos termos do Art. 5º, LXXVIII: “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.

d) Nos termos do Art. 5°, LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

a) partido político com representação no Congresso Nacional;

b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

QUESTÃO 14 – FGV – TÉCNICO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL – SEPOG/RO - 2017

Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei, ou seja, tem consciência de suas obrigações e luta para que o que é justo e correto seja

(22)

colocado em prática. Os direitos e deveres não podem andar separados, afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos.

As afirmativas a seguir listam direitos do cidadão, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Cumprir as leis.

b) O sigilo da correspondência é inviolável.

c) Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

d) A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.

e) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

Gabarito: letra A.

Cumprir as leis não é direito do cidadão. É um dever.

QUESTÃO 15 – INSTITUTO AOCP – TÉCNICO ESCRITURÁRIO – DESENBAHIA - 2017

Acerca dos direitos e deveres consagrados pelo art. 5º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.

a) É livre a manifestação do pensamento, sendo autorizado o anonimato.

b) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, não comportando, no entanto, indenização por dano moral ou à imagem.

(23)

c) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

d) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, inclusive a de caráter paramilitar.

e) Aos autores, pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, direito este de caráter personalíssimo, sendo intransmissível, mesmo aos herdeiros.

Gabarito: letra C. Art. 5º (...)

(...)

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

a) O anonimato não é autorizado. Art. 5º (...)

(...)

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; b) O direito de resposta comporta indenização por dano moral ou à imagem. Art. 5º (...)

(...)

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

(24)

Art. 5º (...) (...)

XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

e) Os direitos de utilização, publicação ou reprodução de obras é transmissível Art. 5º (...)

(...)

XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

2. QUESTÕES

QUESTÃO 1 – FCC – TÉCNICO JUDICIÁRIO – TRT 23º REGIÃO - 2016

Ao dispor sobre os Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil, a Constituição prevê, expressamente, como (1) fundamento, (2) objetivo e (3) princípio de relações internacionais da República:

(1) Fundamento (2) Objetivo (3) Princípio de relações internacionais da República A A soberania A construção de uma

sociedade livre, justa e igualitária

A solução dos conflitos pela arbitragem B Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa A garantia do desenvolvimento nacional A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

C A cidadania A promoção de formas alternativas de geração de energia A independência nacional D A dignidade da pessoa humana A proteção da infância e da juventude A concessão de asilo político

(25)

E O parlamentarismo A construção de uma sociedade livre, justa e igualitária

A defesa da paz

QUESTÃO 2 – CESPE – ANALISTA JUDICIÁRIO – TRT 17º REGIÃO - 2009

Acerca dos princípios, dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF, julgue os itens seguintes.

a) Segundo a CF, deve ser concedido habeas data sempre que a ausência de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

b) A separação dos Poderes no Brasil adota o sistema norte-americano checks

and balances, segundo o qual a separação das funções estatais é rígida, não se

admitindo interferências ou controles recíprocos.

c) Segundo a CF, a República Federativa do Brasil deve buscar a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, com vistas à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

d) A CF prevê que não se concede extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião, porém os brasileiros naturalizados podem ser extraditados em caso de crime comum, praticado antes da naturalização.

QUESTÃO 03 – FCC – TÉCNICO – TRT 15º REGIÃO - 2009

Os chamados "remédios constitucionais" previstos no art. 5º da Constituição Federal, constituem-se como normas de eficácia limitada, pois exigem normatividade processual que lhes desenvolva a aplicabilidade.

(26)

QUESTÃO O4 – FCC – TÉCNICO SUPERIOR – PGE/RJ - 2009

A norma do artigo 218, caput, da Constituição, segundo a qual "o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas", deve ser classificada como de eficácia plena e aplicabilidade imediata.

QUESTÃO 05 – FCC – DEFENSOR – DPE/RS - 2011

O ideal preconizado na Constituição Federal de 1988 é o de instituir um Estado Democrático de Direito, cujo ponto de equilíbrio são os direitos fundamentais, que também limitam o poder estatal. Vários de seus dispositivos indicam o cidadão como um dos maiores protagonistas na tomada de decisões relevantes para o País, por isso ela também é denominada de Constituição Cidadã. Na prática, porém, a participação popular ainda é incipiente, tanto que poucas são as leis de iniciativa popular. De acordo com tais aspectos, é correto afirmar que a) a Constituição Federal contempla um modelo de democracia participativa, também denominada semidireta.

b) a participação popular é exercida através do sufrágio universal, garantido a todos, sem exceção, bem como por meio do referendo.

c) todo o poder emana do povo, que o exerce sempre por meio de representantes eleitos pelo voto secreto.

d) a iniciativa popular propriamente dita consiste, no âmbito federal, na apresentação de projeto de lei ao Congresso Nacional, subscrito por 1% do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos dez Estados Federados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.

e) a competência para autorizar referendo e convocar plebiscito é privativa do Congresso Nacional e é materializada por meio de resolução.

(27)

QUESTÃO 06 – FCC – ANALISTA – TRT 6º REGIÃO - 2012

O princípio constitucional, relacionado aos direitos fundamentais, que embasa a “Lei Maria da Penha”, permitindo que a mulher receba um tratamento jurídico preferencial em relação ao homem nas situações de violência doméstica e familiar, é o da

a) função social da propriedade. b) liberdade individual.

c) igualdade material.

d) inviolabilidade domiciliar. e) segurança jurídica.

QUESTÃO 07 – CESPE – TÉCNICO JUDICIÁRIO – TRT 7º REGIÃO - 2017

No sistema democrático, a participação ativa do cidadão na vida pública implica a) o exercício apenas de deveres fundamentais.

b) não exercer direitos nem deveres fundamentais. c) o exercício de direitos e deveres fundamentais. d) o exercício apenas de direitos fundamentais

QUESTÃO 08 – FCC – DEFENSOR PÚBLICO – PDE/BA - 2016

No âmbito da Teoria dos Direitos Fundamentais,

a) a dimensão subjetiva dos direitos fundamentais está atrelada, na sua origem, à função clássica de tais direitos, assegurando ao seu titular o direito de resistir à intervenção estatal em sua esfera de liberdade individual.

(28)

b) em que pese a doutrina reconhecer a eficácia dos direitos fundamentais nas relações entre particulares (eficácia horizontal), a tese em questão nunca foi apreciada ou acolhida pelo Supremo Tribunal Federal.

c) a cláusula de abertura material do catálogo de direitos fundamentais expressa no § 2º do art. 5º da Constituição Federal não autoriza que direitos consagrados fora do Título II do texto constitucional sejam incorporados ao referido rol.

d) o princípio da proibição de retrocesso social foi consagrado expressamente no texto da Constituição Federal.

e) os direitos fundamentais de primeira dimensão ou geração possuem função normativa de natureza apenas defensiva ou negativa.

QUESTÃO 09 – CS/UFG – JUIZ – TJ/GO - 2017

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no que concerne aos direitos e das garantias fundamentais, assegura que no exercício da cidadania serão gratuitas as ações de

a) habeas corpus e habeas data.

b) ação popular e mandado de segurança. c) habeas data e mandado de segurança. d) habeas corpus e mandado de injunção.

(29)

QUESTÃO 10 – CESPE – TÉCNICO JUDICIÁRIO – TRT 7º REGIÃO - 2017

Considerando a teoria dos direitos e das garantias fundamentais julgue os itens a seguir a respeito das determinações inscritas no texto constitucional brasileiro.

I- Apenas os direitos individuais explícitos são garantidos pela Constituição Federal, não sendo admitida a invocação de direitos constitucionais implícitos. II- Admite-se a possibilidade de tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos terem força de emenda constitucional, desde que observado o procedimento específico e qualificado para a sua aprovação.

III- A livre manifestação do pensamento deve ser ampla, sendo protegido o anonimato.

Assinale a opção correta. a) Está certo apenas o item I. b) Está certo apenas o item II.

c) Estão certos apenas os itens I e III. d) Estão certos apenas os itens II e III.

QUESTÃO 11 – CESPE – PROCURADOR – AGU - 2010

Quanto a direitos e garantias individuais e coletivos, julgue os itens a seguir (Certo ou Errado).

O habeas corpus constitui, segundo o STF, medida idônea para impugnar decisão judicial que autoriza a quebra de sigilos fiscal e bancário em procedimento criminal.

(30)

QUESTÃO 12 – CESPE – PROCURADOR – PGE/AL - 2009

Acerca da inviolabilidade do domicílio e de assuntos relacionados, assinale a opção correta.

a) A análise da colisão entre a inviolabilidade da intimidade e do domicílio dos cidadãos e o poder-dever de punir do Estado prescinde da verificação da proporcionalidade e da aplicação do princípio da concordância prática, uma vez que o primeiro sempre prepondera sobre o segundo.

b) O conceito normativo de casa é abrangente; assim, qualquer compartimento privado onde alguém exerce profissão ou atividade está protegido pela inviolabilidade do domicílio. Apesar disso, há a possibilidade de se instalar escuta ambiental em escritório de advocacia que seja utilizado como reduto para a prática de crimes.

c) Nos casos de flagrante delito, desastre, ou mesmo para prestar socorro, não é permitido o ingresso no domicílio durante a noite sem o consentimento do morador.

d) É impossível a violação de domicílio com fundamento em decisão administrativa. Contudo, é possível o ingresso de fiscal tributário em domicílio, durante o dia, sem o consentimento do morador e sem autorização judicial. e) O oficial de justiça pode, mediante ordem judicial, ingressar em domicílio no período noturno, sem a autorização do morador, para lavrar auto de penhora.

QUESTÃO 13 – FCC – JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO – TST - 2017

Sobre direitos e garantias fundamentais de natureza processual, a Constituição Federal de 1988 prevê que

a) o mandado de injunção objetiva tornar viável o exercício de direitos inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, não sendo cabível quando a obrigação de prestar o direito deva ser cumprida por particulares.

(31)

b) qualquer pessoa é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas processuais e do ônus da sucumbência.

c) a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação não alcançam o âmbito administrativo.

d) o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político sem representação no Congresso Nacional.

e) cabe mandado de segurança individual para proteger direito líquido e certo não amparado por habeas corpus quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

QUESTÃO 14 – FGV – TÉCNICO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL – SEPOG/RO - 2017

Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei, ou seja, tem consciência de suas obrigações e luta para que o que é justo e correto seja colocado em prática. Os direitos e deveres não podem andar separados, afinal, só quando cumprimos com nossas obrigações permitimos que os outros exercitem seus direitos.

As afirmativas a seguir listam direitos do cidadão, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Cumprir as leis.

(32)

c) Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

d) A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.

e) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

QUESTÃO 15 – INSTITUTO AOCP – TÉCNICO ESCRITURÁRIO – DESENBAHIA - 2017

Acerca dos direitos e deveres consagrados pelo art. 5º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.

a) É livre a manifestação do pensamento, sendo autorizado o anonimato.

b) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, não comportando, no entanto, indenização por dano moral ou à imagem.

c) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

d) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, inclusive a de caráter paramilitar.

e) Aos autores, pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, direito este de caráter personalíssimo, sendo intransmissível, mesmo aos herdeiros.

(33)

3. GABARITO

1 2 3 4 5

C E-E-C-E ERRADA ERRADA A

6 7 8 9 10

C C A A B

11 12 13 14 15

CORRETA B E A C

Abraços fraternos. Nos vemos em breve.

Referências

Documentos relacionados

PROCEDIMENTOS DE LAVAGEM, ARMAZENAMENTO, DEVOLUÇÃO, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS E RESTOS DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO:.

Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito liquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, apenas quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de

Se faz necessário que haja direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data; que o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder seja a

O sincronismo entre a emissão de folhas no colmo principal e no 1º afilho foi afetado pelo N, especialmente no período posterior à aplicação do N em cobertura, na emissão da 7ª

1.7.3.1.3 Tutela Constitucional das Liberdades: Habeas Corpus, Habeas Data, Ação Civil Pública, Ação Popular, Mandado de Segurança Individual e Coletivo, Mandado de Injunção,

1.7.3.1.3 Tutela Constitucional das Liberdades: Habeas Corpus, Habeas Data, Ação Civil Pública, Ação Popular, Mandado de Segurança Individual e Coletivo, Mandado

a) Preparação para a entrada no ensino superior, com foco nos exames de seleção utilizados pelas universidades. b) Formação profissional com vista a inserção ainda na juventude

— Coordenação de Leonardo express, Coimbra, Instituto de Estudos Italianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Editorial do Departamento de Arquitectura da Faculdade de