• Nenhum resultado encontrado

OCORRÊNCIA DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS NO LEITE CRU ENTREGUE À INDÚSTRIA NA REGIÃO SUDESTE DO RIO GRANDE DO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OCORRÊNCIA DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS NO LEITE CRU ENTREGUE À INDÚSTRIA NA REGIÃO SUDESTE DO RIO GRANDE DO SUL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

OCORRÊNCIA DE RESÍDUOS DE ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS NO LEITE CRU ENTREGUE À INDÚSTRIA NA REGIÃO SUDESTE

DO RIO GRANDE DO SUL

Beta-lactam antibiotic residue in raw milk delivery to the dairy industry in southeast Rio Grande do Sul

PORTO, C.R.1; ANSELMO, M.S.2; TIMM, C.D.3; GONZALEZ, H.L.3; OLIVEIRA, D.S.4; ALEXIS, M.A.1; ROOS, T1; MORAES, C.M.5

Inspeção de Leite e Derivados – Faculdade de Veterinária – Universidade Federal de Pelotas Campus universitário, prédio 34 – Pelotas – RS CEP 96010-900

Fone: (053)3275-7216 Fax: (053)3275-7311 E-mail: timm@ufpel.tche.br

RESUMO

Foram analisadas, de abril de 1998 a março de 1999, 10.464 amostras de leite cru produzido na região sudeste do Rio Grande do Sul, recolhido através de coleta a granel em caminhões com dois ou três tanques isotérmicos e entregue em uma indústria de laticínios. As amostras dos tanques de cada caminhão foram homogeneizadas, de forma que cada amostra analisada correspondeu à carga de um caminhão, com média de 4.635 litros de leite. As amostras foram analisadas pelo Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento através do teste Snap (Idexx Laboratories) para detecção de resíduos de antibióticos beta-lactâmicos (amoxicilina, ampicilina, cefalosporina, cloxacilina e penicilina G), conforme descrito por ZENG et al. (1998). Do total de amostras analisadas, 121 (1,16%) apresentaram resultados positivos para resíduos de antibióticos beta-lactâmicos. Os resultados mostraram os seguintes percentuais de amostras que reagiram positivamente no teste utilizado: abril, 1,30%; maio, 2,82%; junho, 1,15%; julho, 1,97%; agosto, 1,60%; setembro, 0,44%; outubro, 0,49%; novembro, 0,64%; dezembro, 1,40%; janeiro, 1,40%; fevereiro, 0,55% e março, 0,82%. Foi demonstrada a ocorrência de resíduos de antibióticos beta-lactâmicos no leite entregue às indústrias, indicando a necessidade da realização permanente de testes no leite cru.

Palavras-chave: beta-lactâmicos, resíduos de antibióticos, inibidores.

1

Graduandos do curso de Medicina Veterinária - UFPel

2

Médica Veterinária do Serviço de Inspeção Federal - MAPA

3

Professores de Inspeção de Leite e Derivados da Faculdade de Veterinária - UFPel

4

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Veterinária – UFPel

5

(2)

1. INTRODUÇÃO

A presença de resíduos de medicamentos no leite é freqüentemente associada aos antibióticos. Resíduos destes compostos no leite acarretam conseqüências negativas para a saúde pública e a indústria. Os impactos da introdução de resíduos de antibióticos na cadeia alimentar humana incluem a modificação da microflora intestinal, com possível desenvolvimento de resistências aos antibióticos, alergias e intoxicações. Na indústria, eles interferem com o crescimento de microrganismos que promovem a coagulação do leite, alterando o produto derivado. (VAN SCHOTHORST & NOUWS, 1987).

A terapia antibiótica tem sido amplamente empregada pelos produtores e veterinários no tratamento de doenças infecciosas de vacas leiteiras, principalmente mastite e infecções do trato reprodutivo. (SILVA & SENA, 1984; PAIVA & BRITO, 1993)

A Food and Drug Administration (FDA) estipula os níveis de tolerância para resíduos de antibióticos no leite para proteção do consumidor, conforme tabela 1.

Tabela 1 – Níveis de tolerância de resíduos de alguns antibióticos no leite. Antibiótico Níveis de tolerância (ppb)

Amoxicilina 10 Ampicilina 10 Ceftiofur 50 Cefapirina 20 Cloxacilina 10 Penicilina G 5 Fonte: FDA

ZENG et al. (1998) trabalharam com o teste SNAP (Idexx Laboratories) e obtiveram os níveis de detecção para os antibióticos demonstrados na tabela 2. Os valores encontrados foram compatíveis com os níveis de tolerância estabelecidos pela FDA, demonstrando a viabilidade da utilização deste teste na pesquisa de resíduos de antibióticos no leite.

(3)

Tabela 2 – Níveis de tolerância de resíduos de alguns antibióticos no leite. Antibiótico Níveis de detecção (ppb)

Amoxicilina 10

Ampicilina 10

Ceftiofur 50

Cefapirina 8

Penicilina G 5

Fonte: ZENG et al. (1998)

A quantificação da ocorrência da presença de resíduos de antibióticos no leite cru entregue à indústria, bem como as épocas em que esta ocorrência é mais acentuada, é fundamental para orientar programas de extensão visando o esclarecimento de produtores no uso de antibióticos a para fundamentar o reforço de medidas higiênico-sanitárias na produção do leite em determinadas épocas do ano.

O presente trabalho teve por objetivo determinar a ocorrência de resíduos de antibióticos beta-lactâmicos no leite cru entregue à indústria na região sudeste do Rio Grande do Sul.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Foram analisadas, de abril de 1998 a março de 1999, 10.464 amostras de leite cru produzido na região sudeste do Rio Grande do Sul, recolhido através de coleta a granel em caminhões com dois ou três tanques isotérmicos e entregue em uma indústria de laticínios. As amostras dos tanques de cada caminhão foram homogeneizadas, de forma que cada amostra analisada correspondeu à carga de um caminhão, com média de 4.635 litros de leite. As amostras foram analisadas pelo Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento utilizando a técnica de ELISA, através do teste Snap (Idexx Laboratories) para detecção de resíduos de antibióticos beta-lactâmicos (amoxicilina, ampicilina, cefalosporina, cloxacilina e penicilina G), conforme descrito por ZENG et al. (1998).

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Do total de amostras analisadas, 121 (1,16%) apresentaram resultados positivos para resíduos de antibióticos beta-lactâmicos.

Os resultados mostraram os seguintes percentuais de amostras que reagiram positivamente no teste utilizado: abril, 1,30%; maio, 2,82%; junho, 1,15%; julho, 1,97%;

(4)

agosto, 1,60%; setembro, 0,44%; outubro, 0,49%; novembro, 0,64%; dezembro, 1,40%; janeiro, 1,40%; fevereiro, 0,55% e março, 0,82% (figura 1).

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 abr/9 8 mai /98 jun/ 98 jul/9 8 ago/ 98 set/9 8 out/9 8 nov/ 98 dez/ 98 jan/ 99 fev/ 99 mar /99 % amostras positivas

Figura 1 – Percentagem de leites com resíduo de antibióticos beta-lactâmicos.

Os meses com maior índice de leites com resíduos de antibióticos beta-lactâmicos foram maio, no final do outono, e agosto e julho, quando o inverno está em seu apogeu. Nesta época do ano, os rigores climáticos afetam os animais, os quais ficam mais sujeitos a enfermidades, o que é agravado pelas carências alimentares em estabelecimentos onde os produtores não fazem reservas de alimentos para o período desfavorável. O aumento no uso de antibióticos, aliado à tentativa de incrementar o volume de produção de leite em um período de entressafra, pode ter contribuído para a elevação dos índices de resíduos de antibióticos no leite nestes meses. Possivelmente, a continuação das observações em anos subseqüentes venha demonstrar um aumento no percentual também para o mês de junho, caracterizando todo o período de final de outono e inverno como uma época crítica para a sanidade animal, trazendo reflexos na qualidade química do leite.

4. CONCLUSÕES

Foi demonstrada a ocorrência de antibióticos beta-lactâmicos no leite entregue às indústrias, indicando a necessidade da realização permanente de testes no leite cru.

SUMMARY

Ten thousand four hundred and sixty four samples of raw milk from south-east of Rio Grande do Sul collected, from April 1998 to March 1999, by granary collect in truck with two or three isothermal bulks and referred to a dairy plants, were analyzed. The samples from the each truck bulks were homogenized, then each load truck originated one sample to be analyzed. The samples were analyzed for Inspection Federal Service to Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento using the Snap test (Idexx Laboratories) for detection

(5)

of beta-lactam antibiotic residue (amoxicillin, ampicillin, cephalosporin, cloxacillin and penicillin G), according ZENG et al. (1998). Among the analyzed samples, 121 (1.16%) showed beta-lactam antibiotic residue. The percentage of positive samples for months was: April, 1.30%; May, 2.82%; June, 1.15%; July, 1.97%; August, 1.60%; September, 0.44%; October, 0.49%; November, 0.64%; December, 1.40%; January, 1.40%; February, 0.55%, and March, 0.82%. It was demonstrated the presence of beta-lactam antibiotic residue in milk delivery to the dairy industry, what shows the necessity to execute tests in raw milk continuity.

REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS

PAIVA; BRITO, M.A. Resíduos de antibióticos no leite. Rev. Inst. Latic. Cândido Tostes, 48(288):65-71, 1993.

SILVA, T.J.P.; SENA, M.C. Prevalência de antibióticos no leite pasteurizado tipo B e especial 3,2% de gordura consumidos em Belo Horizonte, 1982-83. Rev. Inst. Latic. Cândido Tostes, 39(235):7-12, 1984.

VAN SCHOTHORST, M.; NOUWS, J.F.M. Public health aspects of antibiotic usage in animal husbandry. In: STRAUCH, D. (ed.) Animal production and environmental health. Amsterdan: Elsevier Sciences Publishers, 265-279, 1987.

ZENG, S.S.; HART, S.; ESCOBAR, E.N.; TESFAI, K. Validation of antibiotic residue tests for dairy goats. J. Food Prot., 16(3):344-349, 1998.

PORTO, Cintia Rosa; ANSELMO, Mirela S; TIMM, Cláudio Dias; GONZALEZ, Helenice de Lima; OLIVEIRA, Daniela dos Santos de; ALEXIS, Milene Andrade; ROOS, Talita Bandeira; MORAES, Carina Martins. Ocorrência de resíduos de antibióticos beta-lactâmicos no leite cru entregue à indústria na região sudeste do Rio Grande do Sul. Revista do Instituto de Laticínios Cândido

Referências

Documentos relacionados

A metodologia utilizada no presente trabalho buscou estabelecer formas para responder o questionamento da pesquisa: se existe diferença na percepção da qualidade de

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Para se elaborar bons itens, Fontanive (2005) destaca como essenciais os seguintes aspectos: (a) o item deve ter exatidão de conteúdo, ou seja, não pode haver erros

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the