• Nenhum resultado encontrado

Estudos sobre a Didática de Paul Rolland no Ensino de Violino para Crianças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estudos sobre a Didática de Paul Rolland no Ensino de Violino para Crianças"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Camila Mendes Montefusco

Estudos sobre a Didática de Paul Rolland

no Ensino de Violino para Crianças

Projeto de Pesquisa apresentado a Comissão de Pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para solicitação de bolsa de Iniciação Científica sem bolsa.

Orientadora: Profa. Dra Eliane Tokeshi

São Paulo 2016

(2)

1 Introdução

Paul Rolland (1911-1978), violinista e violista, foi um dos maiores nomes da didática no ensino dos fundamentos básicos para estudantes iniciantes de violino no século XX. Um dos precursores na ideia de se introduzir a consciência corporal na prática violinística, Rolland ficou conhecido por sua abordagem didática inovadora e sistemática. Seu trabalho teve foco no estudo e análise de cada movimento executado na prática do instrumento, sem que esse detalhamento interferisse na compreensão do corpo de forma holística.

Este projeto tem por objetivo investigar a metodologia de Paul Rolland voltada para crianças no estágio inicial do aprendizado de violino. Através da análise do material disponibilizado pelo pedagogo, busca-se compreender como Rolland, diferentemente de outros pedagogos, é capaz de introduzir movimentos que, desenvolvidos posteriormente, transformam-se em habilidades técnicas específicas do violino. Sabe-se que a técnica desenvolvida no aprendizado de um instrumento terá uma série de desdobramentos complexos. Tendo em vista essa realidade, é de suma importância compreender de que forma o pedagogo traduziu conhecimentos sistemáticos com alto grau de importância na formação musical de maneira simplificada e esclarecedora para uma criança que está tendo seu primeiro contato com o instrumento.

Mostra-se necessário também um estudo comparativo entre autores que pesquisaram Paul Rolland e desenvolveram um trabalhado baseado na análise de sua didática. Um exemplo é a tese de doutorado de Lauren Burns, Coordinated Action in String Playing: A Comparative Study of the Teachings of Paul Rolland and Karen Tuttle, na qual ela realiza um estudo aprofundado das didáticas de Rolland e Karen Tuttle, traçando pontos de convergência e divergência acerca da técnica desenvolvida por cada um. Uma outra importante referência bibliográfica é a dissertação de Michael Fanelli, Paul Rolland: His teaching career and contributions to string pedagogy and education, pesquisa essa voltada para a carreira de Rolland e suas contribuições à pedagogia de ensino do violino.

Um levantamento bibliográfico inicial mostrou que existem alguns estudos no Brasil sobre a metodologia, especialmente em nível de Graduação. Essas pesquisas, no entanto, apresentam uma abordagem geral e/ou comparativa com outros métodos sem o propósito de compreender e detalhar o desenvolvimento técnico e musical buscado pela metodologia de Rolland.

(3)

2 Justificativa

Uma das principais motivações para uma pesquisa mais aprofundada no trabalho desenvolvido por Rolland se dá na necessidade de promover maior visibilidade a um pedagogo pouco conhecido ainda no Brasil, país onde o ensino do violino por meio da Filosofia Suzuki é predominante. Tendo em vista sua importância no campo da didática, cabe a valorização, divulgação e estudo do trabalho por ele desenvolvido.

No Brasil, as pesquisas na área de pedagogia do instrumento são raras e predomina, entre os professores, a escolha da metodologia de ensino pela tradição, ou seja, aplicando os métodos com os quais estes mesmos aprenderam. Não acreditamos, portanto, que exista uma resistência aos ensinamentos de Rolland, somente uma cômoda continuidade do uso de métodos mais tradicionais em alguns casos e, uma preferência pela Filosofia Suzuki que, além de ser mais antiga, tem estratégias de difusão bastante eficientes como cursos, centros de treinamento e publicação dos métodos.

A importância de uma análise aprofundada nos métodos desenvolvidos por Paul Rolland no ensino para crianças se dá pela influência que este pedagogo exerceu sobre uma geração de alunos e professores que até os dias atuais têm propagado seus conhecimentos e métodos como Mimi Zweig, Karen Tuttle e Fredi Gerling.

Deve-se também ressaltar a relevância dos estágios iniciais no aprendizado de um instrumento. Juntamente com Suzuki, Rolland foi um dos pioneiros pedagogos do violino a criar um método sistemático de iniciação ao instrumento. A base do ensino é de fundamental importância para o desenvolvimento futuro. Tendo em vista a facilidade de absorção da criança durante o processo de aprendizado, deve-se dirigir especial cuidado na maneira que o conhecimento está sendo introduzido, uma vez que, sem a seriedade necessária requisitada nos primeiros passos, pode-se gerar sérios danos futuros no indivíduo.

A abordagem inovadora na metodologia de Paul Rolland trata da compreensão dos movimentos do corpo, planejamento na inserção de habilidades motoras e a consciência corporal. Acreditamos que essa visão, diferente de outras que tratam apenas dos movimentos dos membros superiores e de forma isolada, auxilia na prevenção de tensões musculares e na assimilação do pulso musical. Outro aspecto revolucionário é a introdução, no estágio inicial, de movimentos simples e embrionários que, posteriormente, virão a se desenvolver e possibilitar a realização de técnicas complexas exigidas em repertório avançado. Um exemplo desses movimentos é o deslizamento da mão esquerda no braço do violino. Proposto à criança como um movimento livre (sem

(4)

preocupação de afinação) que “imita a trajetória de uma nave espacial”, introduz a movimentação da mudança de posição. Outros métodos ensinam esse recurso técnico somente após a consolidação da primeira posição, o que se dá, em média, em um período de seis meses a um ano.

Tais fundamentos abordados por Rolland possuem verdadeiro mérito ao pensarmos que tratam de todos os aspectos técnicos nos quais se apoiam os violinistas e acreditamos provocar consequências positivas. Quando uma criança aprende inicialmente movimentos simples e naturais à fisiologia humana, tem-se uma estruturação sólida desse conhecimento específico, onde tudo já está encaminhado para que essa criança desenvolva seus estudos de maneira consciente e saudável. Sem essa consciência desde o princípio, muitos e irreparáveis podem ser os danos a médio e longo prazo causados por uma prática equivocada.

3 Objetivos

3.1 Objetivo Geral

 Investigar e conhecer a metodologia de Paul Rolland. Verificar a forma de introdução de todas habilidades técnicas e consciência corporal em crianças no início do ensino através da análise de seu material didático.

3.2 Objetivos Específicos

 Examinar a forma de ensino de conceitos básicos posturais e técnicos como: postura do corpo, colocação do violino, forma de mão, movimentação do braço esquerdo e braço direito, movimentação dos dedos da mão esquerda, empunhadura de arco e coerência/equilíbrio dos movimentos das pernas.

 Analisar cada exercício proposto e identificar os aspectos técnicos que estão sendo introduzidos, tais como: vibrato, mudança de posição, pizzicato, acorde, spiccato, staccato, cordas duplas e diversos outros golpes de arco.

 Através de um estudo focado nas diversas possibilidades técnicas aplicadas na prática do instrumento, compreender como se dá, na metodologia de Rolland, o desenvolvimento de tais habilidades técnicas em níveis mais avançados e com maior grau de complexidade e avaliar se estes exercícios são realmente inovadores em sua proposta.

(5)

 Documentar os passos para o desenvolvimento técnico proposto pelo método, trabalho ainda não desenvolvido em pesquisas no Brasil.

4 Metodologia

Neste projeto foi inserida uma proposta metodológica baseada em:

 Levantamento bibliográfico e análise do material didático de Paul Rolland;

 Estudo dos métodos e tratados de Carl Flesch (1873-1944) e Ivan Galamian (1903-1981), pedagogos de reconhecida importância na área de ensino e performance de violino. A finalidade dessa etapa da pesquisa é identificar os recursos técnicos necessários na formação do violinista em nível avançado;

 Listar, classificar e estudar os exercícios propostos por Rolland com a finalidade de identificar o propósito do exercício e verificar se estes proporcionam a livre movimentação dos membros do corpo;

 Após a identificação dos recursos técnicos introduzidos de forma simplificada, verificar como se dá, nesta metodologia, o desenvolvimento destes para a forma avançada. Os estudos serão testados e avaliados pelo próprio pesquisador desse projeto, utilizando como parâmetros as informações adquiridas na pesquisa, experiência pessoal como professora de violino e competências como violinista;

 Investigar a aplicação da metodologia por professores que se dizem influenciados por Rolland.

5 Cronograma

Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago

Levantamento Bibliográfico x x x

Análise do material de Rolland x x x

Estudo de bibliografia de

Flesch e Galamian x x

Estudo prático do método

Rolland x x x

Pesquisa sobre pedagogos

influenciados por Rolland x x x

(6)

6 Resumo

Este projeto visa a análise do trabalho desenvolvido pelo pedagogo Paul Rolland aplicado a crianças em estágio inicial do aprendizado do violino. Através do estudo e aplicação do material didático, busca-se a compreensão dos exercícios com a finalidade de identificar e avaliar como se dá a introdução de movimentos necessários para a execução de recursos técnicos do violino e como sua metodologia prioriza a livre movimentação dos membros do corpo livre de tensões. Procura-se verificar e analisar as influências que Rolland exerceu sobre alunos e professores tendo em vista a relevância de seu trabalho.

7 Referências Bibliográficas

BURNS, Erika Lauren. Coordinated Action in String Playing: A Comparative Study of the Teachings of Paul Rolland and Karen Tuttle. 110 f. Tese (Doutorado em Música) - University of Alabama, 2013.

FANELLI, Michael P. Paul Rolland: His teaching career and contributions to string pedagogy and education. 510 f. Tese (Doutorado em Música) - University of Illinois at Urbana-Champaign, 2001.

FLESCH, Carl. Scale System. Berlim: Ries & Erier Musikverlag, 1987.

GALAMIAN, Ivan; NEWMANN, Frederick. Contemporary Violin Technique: book 1. Boston: Galaxy Edition, 1966.

ROLLAND, Paul. The Teaching Of Action In String Playing. 1ª ed. EUA: Alfred Pub Co., 2010.

ROLLAND, Paul. The Teaching Of Action In String Playing. EUA: University of Illinois, 2008. Videos em DVD.

ROLLAND, Paul. Movement in string playing: as it relates to violin hold, bowing, shifting and vibrato. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/30330901/Paul-Rolland-Lecture-Movement-in-String-Playing-1978>. Acesso em 20 Mar. 2016.

ROLLAND, Paul. Basic Principles of violin playing. EUA: Alfred Pub Co., 2010. ZWEIG, Mimi. String Pedagogy. Disponível em: <http://www.stringpedagogy.com/>. Acesso em 15 Mar. 2016.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

No entanto, para se alcançar a eficiência do serviço público, o modelo gerencial de administração propõe, além de melhor planejamento administrativo, a criação de

Este artigo analisa a relação entre criminalidade no entorno das escolas e a proficiência escolar de alunos de 4 a e 8 a séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental no município

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,