• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018

O MUNICIPIO DE BARRA VELHA - SC

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

PROFESSOR DE ANOS INICIAIS - MAGISTÉRIO

Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento

Este caderno de questões está assim constituído:

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

 Verifique se está sentado no local correto, condizente com a sua etiqueta (Nome do candidato e Prova).  Confira devidamente o CADERNO DE QUESTÕES; se houver falha, solicite a troca do caderno de questões

completo ao fiscal.

 Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e PROVA. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica transparente, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

 Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.  O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se

definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início..

 Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado, e o CADERNO DE QUESTÕES.

 Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

 O CANDIDATO, AO TERMINAR A PROVA, DEVERÁ RETIRAR-SE IMEDIATAMENTE DO LOCAL DE APLICAÇÃO DE PROVA, NÃO PODENDO PERMANECER NAS DEPENDÊNCIAS DESTE, BEM COMO NÃO PODERÁ UTILIZAR OS SANITÁRIOS.

 O candidato será eliminado sumariamente caso o celular emita qualquer som. Destaque aqui

- - -

O MUNICIPIO DE BARRA VELHA - SC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURAL E DESPORTO – PROFESSOR DE ANOS INICIAIS - MAGISTÉRIO .

Marque aqui as suas respostas:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

DISCIPLINAS Nº QUESTÕES

Língua Portuguesa

Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Conhecimentos Específico

10 10 10

(2)

2

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o trecho do texto O estatuto das exceções, de Sírio Possenti, e responda as questões 1 a 4.

Compreende-se melhor o que ocorre no caso da concordância se se compreender que há mais de uma gramática em concorrência. Uma delas faz a concordância com o núcleo e a define como sendo de natureza sintática. Outra aceita que a concordância seja sintática, mas, a rigor, é disparada pelo termo mais próximo, não pelo núcleo (como em a maioria dos casos são...). Outra aceita uma interferência semântica; coletivos ou nomes que indicam de alguma forma o plural levam a concordância para o plural, como o caso de a maioria dos casos são... que, aliás, tem duas explicações, ou pode ser efeito de dois fatores simultâneos: a forma são aparece em decorrência do sentido de maioria ou da proximidade de

casos...

O caso da concordância mostra muito claramente que os “erros” têm uma explicação. Além disso, mostra que, se os “erros” forem cometidos por escritores de prestígio, passam a ter estatuto de exceções. Se uma pessoa de pouco prestígio disser “a gente fomos”, isso é visto como erro. Mas se o mesmo caso ocorre na obra de um escritor, teremos um caso de silepse de pessoa... Para quem quer entender a gramática, é importante dar-se conta de que a regra sintática é a mesma nos dois casos. O que difere é o juízo que fazemos dos autores.

POSSENTI, Sírio; "O estatuto das exceções", 07/2002, PrimaPagina, pp.1-1, SP, BRASIL, 2002 (adaptado)

1) No texto, o autor discute que, nas regras de concordância, há exceções que fogem à norma culta, mas que podem ser explicadas por algumas gramáticas. Marque a opção que mais se aproxima da ideia do autor.

a) A concordância semântica, na qual o verbo concorda com o sentido do termo – como o caso dos coletivos –, não deve ser considerada um erro, pois algumas gramáticas explicam esse fenômeno.

b) Os erros de concordância são apenas tolerados em casos de autores renomados, que, apesar de não cumprirem as regras gramaticais, não devem ser criticados devido à importância de seu nome.

c) Os autores renomados que cometem erros de concordância passaram a ser considerados de pouco prestígio.

d) Nenhuma das alternativas.

2) Qual é a função das aspas na palavra “erros”?

a) Dar destaque à palavra, de forma que ajude o leitor a evitar os erros de concordância.

b) Exprimir ironia, pois os casos explicados pelo autor não são errados, apesar de serem vistos dessa forma pela maioria das pessoas.

c) É uma questão estética do texto e remete aos erros de concordância cometidos pelos autores.

d) O uso das aspas, nesse caso, é facultativo, pois não altera o sentido da palavra no contexto.

3) O autor cita, no texto, a figura de sintaxe silepse. Marque a definição que mais se aproxima do significado.

a) Silepse é a concordância com a ideia, não com o termo expresso na oração.

b) Silepse é a concordância sintática, ou seja, com o núcleo do sintagma.

c) Silepse é a concordância com o sujeito oculto.

d) Silepse é a concordância com qualquer termo da oração.

4) A gramática normativa exige que o uso da vírgula, em alguns casos, seja obrigatório, como nos casos de quebra da ordem direta da oração. Entretanto, é comum encontrarmos elementos deslocados na oração não acompanhados desse sinal de pontuação. Marque o trecho retirado do texto de Sírio Possenti em que a vírgula deveria ser utilizada.

a) Uma delas faz a concordância com o núcleo e a define como sendo de natureza sintática.

b) Coletivos ou nomes que indicam de alguma forma o plural levam a concordância para o plural.

c) O que difere é o juízo que fazemos dos autores.

d) É importante dar-se conta de que a regra sintática é a mesma nos dois casos.

5) Quanto à regência verbal, marque a opção gramaticalmente INCORRETA.

a) A saúde pública é um direito que assiste a todos. b) A função do enfermeiro é assistir o paciente. c) Meus pais assistem em São Paulo.

d) O rapaz assistiu o espetáculo.

6) Marque a opção em que a acentuação dos verbos com pronomes enclíticos foi utilizada de forma INCORRETA.

a) Não gostei do livro. Acho que vou vendê-lo.

b) O artigo é muito complexo. Não consegui concluí-lo. c) O material foi enviado via e-mail. É preciso imprimí-lo. d) Meu pai conversava muito baixo. Não consegui escutá-lo.

7) Observe as orações sublinhadas:

I- A internet, que é um importante meio de comunicação, é muito utilizada nos dias atuais.

II- O cliente que não se sentir satisfeito com o produto poderá solicitar a troca.

Nos dois casos, o trecho sublinhado é uma oração subordinada adjetiva. Respectivamente, essas orações são classificadas como:

a) Oração subordinada adjetiva explicativa e oração subordinada adjetiva restritiva.

b) Oração subordinada adjetiva restritiva e oração subordinada adjetiva explicativa.

c) Oração subordinada adjetiva explicativa em ambos os casos.

d) Oração subordinada adjetiva restritiva em ambos os casos.

8) Marque a opção em que o acento grave indicativo de crase está aplicado corretamente.

a) Durante as férias, fui à lugares encantadores. b) Devido à nota baixa, o aluno foi reprovado. c) O rapaz andou à pé por vários quilômetros.

d) Eu estava muito animada quando cheguei à São Paulo.

9) As regras de colocação nominal proíbem o uso de próclise em alguns casos. Escolha a opção que utiliza a próclise incorretamente, segundo a norma culta.

(4)

4

b) Você já me contou isso.

c) Meus amigos não me entendem. d) Hoje me sinto bem melhor.

10) Observe a concordância nominal dos adjetivos indicativos de cor e escolha a opção CORRETA. I- Eu adoro carros azuis-marinhos.

II- Minha irmã só usa camisetas rosa. III- Meus olhos são verde-claros.

a) A concordância nominal está correta em II e III. b) A concordância nominal está correta em I e III. c) A concordância nominal está correta em I e II. d) Nenhuma das alternativas.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

11) Assinale a alternativa CORRETA. A metodologia deste pensador se apresenta, pois, de entrada, como uma tentativa de associar os três métodos que a tradição ocidental até então mantinha separados: o método empírico das ciências experimentais, o método hipotético-dedutivo das ciências lógico matemáticas e o método histórico-crítico das ciências históricas. Trata-se de:

a) Waldorf. b) Gardner. c) Piaget. d) Morin.

12) Assinale a alternativa CORRETA. Foi uma das figuras autênticas da Educação Nova enquanto movimento internacional. De fato, a reforma que recomendava não se limitava a uma simples substituição mecânica dos métodos antigos por novos, supostamente melhores. Nenhum termo dá mais conta do processo que a interessava fundamentalmente que reformatio, no seu sentido original de reorganização e renovação da vida. Trata-se de:

a) Wallon. b) Freire.

c) Rubens Alves. d) Montessori.

13) Assinale a alternativa CORRETA. Tal pensador apontou um conjunto de condições aplicáveis à educação, análogas às que havia enunciado para a psicoterapia, que apresentou da seguinte forma: não pode ocorrer verdadeira aprendizagem a não ser à medida que o aluno trabalhe sobre problemas que são reais para ele; tal aprendizagem não pode ser facilitada se quem ensina não for autêntico e sincero. Trata-se de:

a) Decroly. b) Freinet. c) Rogers. d) Bruner.

14) Assinale a alternativa CORRETA. Para este pensador a educação pode ser definida como sendo o desenvolvimento artificial da criança. E a educação não se limita somente ao fato de influenciar o processo de desenvolvimento, mas ela reestrutura de maneira fundamental todas as funções do comportamento. Trata-se de:

a) Vygotsky. b) Perrenoud.

c) Leontiev. d) Libaneo.

15) De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) assinale a alternativa INCORRETA.

a) A relação passado/presente se processa de forma automática, pois exige o conhecimento de referências teóricas capazes de trazer inteligibilidade aos objetos históricos selecionados. Um objeto só se torna documento quando apropriado por um narrador que a ele confere sentido, tornando-o capaz de expressar a dinâmica da vida das sociedades.

b) No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os componentes curriculares tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às culturas infantis tradicionais e contemporâneas.

c) Dos 26 grafemas de nosso alfabeto, apenas sete – p, b, t, d36, f, v, k – apresentam uma relação regular direta entre fonema e grafema e essas são justamente as consoantes bilabiais, linguodentais e labiodentais surdas e sonoras.

d) Os critérios de organização das habilidades na BNCC (com a explicitação dos objetos de conhecimento aos quais se relacionam e do agrupamento desses objetos em unidades temáticas) expressam um arranjo possível (dentre outros). Portanto, os agrupamentos propostos não devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos.

16) De acordo com a Lei n. 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) assinale a alternativa CORRETA. O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

a) educação básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 18 (dezoito) anos de idade.

b) padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

c) educação infantil gratuita às crianças de até 6 (seis) anos de idade.

d) vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 5 (cinco) anos de idade.

17) De acordo com a Lei n. 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) assinale a alternativa CORRETA.

a) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

b) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

c) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

d) O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

(5)

5

18) De acordo com a Lei n. 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) assinale a alternativa CORRETA. A educação infantil será oferecida em:

a) creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

b) pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

c) pré-escolas, para as crianças de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de idade.

d) creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até dois anos de idade.

19) De acordo com a Lei n. 8069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) assinale a alternativa CORRETA.

a) É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.

b) Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

c) Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses. d) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos.

20) De acordo com a Lei n. 8069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) assinale a alternativa correta. São atribuições do Conselho Tutelar, EXCETO:

a) promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.

b) requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário.

c) assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. d) representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21) A Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece em seu artigo 56 que os dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I- Maus-tratos envolvendo seus alunos.

II- Reiteração de faltas justificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

III- Elevados níveis de repetência. Assinale a alternativa correta.

a) Somente I e II estão corretas. b) Somente I e III estão corretas. c) Somente II está correta. d) Nenhuma das alternativas.

22) Segundo a Lei 8.069/1990, conforme estabelece o parágrafo único do seu artigo 53, ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais é um direito:

a) Dos pais ou responsáveis. b) Dos alunos.

c) Da sociedade.

d) Nenhuma das alternativas.

23) A tarefa a que se propõe a pedagogia histórico-crítica em relação à educação escolar implica:

I- Identificação das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.

II- Conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares.

III- Provimento dos meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produção, bem como as tendências de sua transformação.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas II e III estão corretas. b) Apenas I e III estão corretas. c) I, II e III estão corretas. d) Nenhuma das alternativas.

24) Por meio da ação educativa o meio social exerce influência sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social. Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como:

a) Não intencionais e intencionais. b) Pedagógicas e não pedagógicas. c) Intencionais e pedagógicas. d) Nenhuma das alternativas.

25) A prática educativa é o processo pelo qual são assimilados conhecimentos e experiências acumulados pela prática social da humanidade, cabe a um campo de conhecimento assegurá-lo, orientando-o para finalidades sociais e políticas, e criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabilizá-lo. Esse campo de conhecimento é:

a) O Processo Educativo. b) A Prática pedagógicas. c) A Pedagogia.

d) Nenhuma das alternativas.

26) A _____________ é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna.

(6)

6

b) Didática. c) Educação.

d) Nenhuma das alternativas.

27) A formação profissional do professor é realizada nos cursos de Habilitação ao Magistério em nível de 2° grau e superior. Compõe-se de um conjunto de disciplinas coordenadas e articuladas entre si, cujos objetivos e conteúdos devem confluir para uma unidade teórico-metodológica do curso. A formação do professor abrange, pois duas dimensões, que são:

a) A formação teórico-científica e técnico-prática. b) A formação teórico-pedagógica e técnico-prática. c) A formação teórico-cientifica e técnico-pedagógico. d) Nenhuma das alternativas.

28) De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispõe em seu artigo 30 que a educação infantil será oferecida em:

I- Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até dois anos de idade.

II- Pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) I e II estão corretas.

d) Nenhuma das alternativas.

29) Segundo o artigo 32 da Lei nº 9.394/96 a duração do ensino fundamental é :

a) Mínimo 8 anos. b) Máximo 8 anos.

c) Não tem um limite de duração. d) Nenhuma das alternativas.

30) O artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispõe que os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:

I- A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática. II- Considerações das condições de trabalho dos professores em cada estabelecimento de ensino. III- Orientação para o trabalho.

IV- Promoção do desporto educacional e apoio ás práticas desportivas formais.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas I e III estão corretas. b) Apenas II, III e IV estão corretas. c) I, II, III e IV estão corretas. d) Nenhuma das alternativas.

Referências

Documentos relacionados

evidenciado que o ajuizamento da reclamatória trabalhista foi imposto pela empregadora como condição para o pagamento das parcelas rescisórias devidas com o

As coletas foram realizadas no mês de janeiro/12, na área da borda da mata nativa e próximo à indústria Rhodia, onde foi feito o estabelecimento dos sete pontos de

Analisando a tese de doutorado do doutor Azeredo é possível observar sua tolerância em relação às técnicas curativas populares, uma vez que acreditava

Compreender o sentido geral, a informação essencial, os itens principais e os detalhes mais relevantes de textos escritos claros e bem organizados, em língua padrão e sobre

a) Oração subordinada substantiva objetiva indireta e oração subordinada completiva nominal. b) Oração subordinada substantiva objetiva direta e oração

a) Oração subordinada substantiva objetiva indireta e oração subordinada completiva nominal. b) Oração subordinada substantiva objetiva direta e oração

 Orações subordinadas adjetivas: oração principal; oração subordinada adjetiva explicativa; restritiva; orações subordinadas adjetivas reduzidas...  Cap.11-

Os achados foram: padrão em vidro fosco, espessamento septal interlobular, padrão reticular, nódulos pulmonares, opacidade linear, micronódulos, opacidade alveolar,