• Nenhum resultado encontrado

Mensagem do Presidente do Rotary Club de Copacabana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mensagem do Presidente do Rotary Club de Copacabana"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

www.rotarycopacabana.com PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL John Germ

GOVERNADOR DO DISTRITO 4570 Guilherme Santos Barbosa

CONSELHO DIRETOR 2016-17 PRESIDENTE

Claudino Brasil da Nóbrega CONSELHEIROS DA PRESIDÊNCIA Alberto Cumplido de Sant’ana Antenor Gomes Barros Leal Filho Cleofas Paes de Santiago Pedro Loureiro Durão VICE-PRESIDENTES

Cleonice Barros de Macedo Datum

– ADMINISTRAÇÃO

Claudio Mauricio Zyngier

– DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

José Wilhami Fernandes de Oliveira

– IMAGEM PÚBLICA

Fernando Alves Vieira

– SERVIÇOS HUMANITÁRIOS

Eduardo Mayr

– FUNDAÇÃO ROTARY

SECRETÁRIA

Olindina Maria Cavalcanti Régis TESOUREIRA

Nina Clara Benchimol PROTOCOLO

Nissim Cohen Hallale COMPANHEIRISMO Isac Hadid

PRESIDENTE ELEITA 2017-2018 Olindina Maria Cavalcanti Régis PAST-PRESIDENT 2015-16

Claudio Mauricio Zyngier

ANO LXV – BOLETIM SEMANAL Nº 01 – COPACABANA – 04 DE JULHO DE 2016

HOJE:

Apresentação do Plano

de Ação 2016-2017

Mensagem do Presidente do

Rotary Club de Copacabana 2016-2017

Claudino Brasil da Nóbrega

Dizem os meteorologistas que a conjunção de nuvens baixas nubladas, as cumulus nimbus, com trovoadas, raios, relâmpagos, chuva forte, granizo, ventania e enchentes é o que se pode chamar de uma tempestade perfeita.

Pois eu lhes digo que para mim, hoje em dia, tempestade perfeita é a conjunção de caos político, corrupção, inflação, juros estratosféricos, desemprego, desigual-dade, violência, epidemias, deseducação e evolução negativa do PIB.

Poucas pessoas porém consideram que estes indicadores de falta de rumo e mesmo de decadência tem em comum um fato, ainda mais grave, de que estamos deixando de lado o conjunto de idéias que está orientando a humanidade e cada nação para o futuro. Estamos dando as costas para o futuro. É como se perdidos no meio do mar não saibamos qual o rumo nos vai levar a um porto seguro..

Infelizmente para nós, não é a primeira vez que isto acontece. Há 150 ou 200 anos atrás quando as nações que hoje em dia são chamadas de desenvolvidas partiram para a revolução industrial, cheias de idéias inovadoras, com a criativi-dade viabilizando o aparecimento de inúmeros produtos e formas de se utilizar o trabalho assalariado, dentro de regras de mercado, nós optamos por continuarmos escravocratas, patrimonialistas, ruralistas, oligarcas, exportadores de bens primá-rios, obcurantistas no pensamento. E cem anos depois, já na era Vargas continua-mos a tomar café requentado simplesmente copiando o que já era consagrado no outro hemisfério. Por exemplo, a primeira usina siderúrgica do Brasil,. a de Volta Redonda, foi integralmente construída no estrangeiro e montada no Brasil, a tro-co de madeira, borracha e minério fornecidos durante a segunda grande guerra, aproveitando projetos já existentes.

E hoje, em pleno século XXI, estamos mais uma vez fora de sintonia com os ventos do futuro: a revolução científica, o capital do conhecimento e a inovação como motores do progresso.

(2)

Como transcorreu a reunião passada

27 de junho de 2016

Presidentes

CLAUDIO MAURICIO ZYNGIER CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA

Protocolo

NISSIM COHEN HALLALE

Companheirismo

ISAC HADID

Abertura

Às 20h30min o Presidente CLAUDIO MAURICIO ZYNGIER declarou aberta a 45ª e Reunião Ordinária do período rotário 2015/16, e destinado à posse do Presidente CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA e do seu CONSELHO DIRETOR para o período 2016/2017. Na sequência, convi-dou os presentes para que acompanhassem a execução do HINO NACIONAL. Em seguida, como de praxe, solicitou uma respeitosa salva de palmas à Bandeira Brasileira e às demais bandeiras presentes em nossa panóplia.

A seguir, lembrou que “ROTARY A SERVIÇO DA HU-MANIDADE” é o lema do Presidente do ROTARY INTER-NACIONAL – JOHN GREM – para o período que ora se inicia.

Protocolo

Aberta a reunião, o Presidente CLAUDIO ZYNGIER convidou o Companheiro NISSIM COHEN HALLALE para o Protocolo da noite. O Protocolo iniciou seu trabalho pela apresentação da longa e bonita Mesa Presidencial.

Ainda do lado direito da mesa registrou as presenças de DORA ZYNGIER, esposa do Presidente CLAUDIO; do EGD 2014/15 PEDRO LOUREIRO DURÃO; do EGD 1995/96 e Presidente eleito 2016/17 do ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO JORGE BRAGANÇA, e por último do Governador designado 2018/19 GUILHERMINO CUNHA. Para ocupar os lugares à esquerda do Presidente CLAUDIO, o Proto-colo destacou a PRIMEIRA DAMA, MARIA CRISTINA AVELLANEDA PACHECO DA NÓBREGA; a Governadora IVONE SACCHETTO; o Governador Eleito 2016/17 GUI-LHERME SANTOS BARBOSA; a Presidente da Casa da Amizade IOLANDA BANDEIRA, e por último a Presidente eleita 2016/17 do ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO, PATRICIA MALAGUTA.

Ante o grande número de visitantes e convidados, o Pro-tocolo limitou-se a registrar uma lista compacta de amigos presentes à reunião. Começou citando CLAUDIO POTY, Assessor e Representante do Governador em Exercício do ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FRANCISCO DORNE-LLES. A seguir enumerou os Presidentes 2016/17 cujas presenças muito nos honraram. Além dos já citados na Mesa Presidencial, assinalou LUIS ALEXANDRE BISAGGIO, do ROTARY CLUB DE SÃO CONRADO; RAFAEL THOMAS, do ROTARY CLUB DA TAQUARA; DANIEL DOMARD, do ROTARY CLUB DE BOTAFOGO; ELISABETE SANTA-NA, do ROTARY CLUB DA LAGOA; e mais o Presidente do BANCO DE CADEIRA DE RODAS, BERNARDO LUIS RODRIGUES FERREIRA, do ROTARY CLUB DA PENHA. Por ultimo mencionou as sempre simpáticas companhias de ADRIANA NOVAIS e de VICTOR, do ROTARACT CORCOVADO, em nome dos quais homenageou todos os demais amigos que se juntaram a nós nesse momento tão importante.

Posse do Novo Presidente

A cerimônia tem inicio com o discurso de despedida do Presidente CLAUDIO ZYNGIER:

“Boa noite. Grande noite, noite de realização.

Este ano foi certamente o mais agitado de minha vida! A presidência deste Clube maravilhoso, as funções junto à Co-missão Distrital de Recompensas Globais, a situação caótica da economia – esta que me obrigou a tomar decisões amargas e difíceis e trabalhar mais do que mereci. Mas, confesso, foi uma agitação bem gostosa!

Esta conquista que vocês me ofereceram um ano atrás foi uma das maiores. Dada a importância que tem o nosso

Ao centro, o Presidente que passa o cargo nessa noite CLAUDIO MAURICIO ZYNGIER, que recebeu uma cari-nhosa e prolongada salva de palmas. Para ocupar os lugares à direita do Presidente CLAUDIO ZYNGIER destacou o Presidente entrante, CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA, também homenageado com uma grande salva de palmas.

(3)

ROTARY CLUB DE COPACABANA no cenário do Rotary, para eu assumir esta função foi emocionante, foi desafiador, foi excitante!

Tenho agradecimentos a fazer:

Primeira de todas, ao amigo e companheiro STEPHAN BLANK, por ter-me trazido para este clube maravilhoso. Obrigado Stephan!

Ao Presidente FERNANDO ALVES VIEIRA por ter depositado confiança em mim tão cedo, me convidando logo para as reuniões do Conselho Diretor, acelerando a minha integração ao Rotary. Obrigado, FERNANDO!

Ao companheiro ALBERTO CUMPLIDO DE SANT’ANNA em nome de quem agradeço ao Colégio de Presidentes por ter-me escolhido para esta tarefa tão honrosa. Obrigado, CUMPLIDO!

À Governadora IVONE SACCHETTO, ao Casal Gover-nador-Eleito GUILHERME BARBOSA e MÔNICA em nome de quem me dirijo a todos os Governadores presentes, em especial ao Casal-Governador PEDRO LOUREIRO DURÃO e ZÉLIA, meus companheiros de Clube, pelos ensinamentos que me proporcionaram pelos amigos que foram, tanto meus como de DORA ZYNGIER.

A todas e todos que se juntaram a mim no Conselho Dire-tor e nas Comissões para levar adiante a bandeira de Rotary, tornando-nos “Um (verdadeiro) Presente Para O Mundo”;

À Companheira CLEONICE DATUM, por ter me ajudado em muito, aos companheiros FRANCISCO FEITOSA, JOSE WILHAMI, ROBERT NIGRI, OLINDINA CAVALCANTI RÉGIS, ISAC HADID enfim a todos que estiveram do meu lado 120% do tempo;

Ao Companheiro RICARDO CORRÊA dedico este especial agradecimento pela elegância, distinção, simpatia, cordiali-dade, jovialicordiali-dade, voz tonitruante, e todos os outros adjetivos possíveis que ele “usou contra mim” durante as quarenta e quatro reuniões plenárias deste Período Rotário... Obrigado, RICARDO!

Por fim, mas não menos importante, à DORA ZYNGIER, minha mulher, por ter-me apoiado em tudo que fiz na vida, em especial durante este ano agitado. Obrigado, DORA; A ela dedico o meu especial agradecimento pelas ideias:

i. Dos presentes para as “CRIANÇAS OCULTAS” ao invés dos “AMIGOS OCULTOS” em nossa festiva de Natal; ii. À iniciativa da constituição do Banco de Cadeiras de

Ro-das de Búzios, em companhia de outros Clubes parceiros. Depois de grandes flutuações no Quadro Associativo, entrego ao Presidente CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA o ROTARY CLUB DE COPACABANA com 53 associados e associadas, fruto de um grande trabalho de nossas compa-nheiras e companheiros que fizeram do Copacabana um clube atraente de novo.

Duas ações, porém, quero salientar:

• O PROJETO RCC70 – O ANTONIO SILVIO PINHO COSTA, pelo seu esforço, dedicação e visão estratégica, criando o Projeto RCC70, que nos obriga a enxergar o ROTARY CLUB DE COPACABANA daqui a três anos, quando o Club completará 70 anos de existência e buscar um caminho de crescimento e projeção;

• O MARCO ROTÁRIO – As companheiras e companheiros MARCIA VASSALO DE CARVALHO, PAUL LOUIS POU-LALLION, ALFRED SOBOTKA, FRANCISCO WILSON ALVES FEITOSA, CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA, STEPHAN BLANK, o Arquiteto RUI PEREIRA DE AZE-VEDO, ANTONIO CARLOS RIBEIRO, RUPPER JOSE NICODEMOS e a mais recente amiga do Rotary Club de Copacabana, a ÂNGELA, concessionária do quiosque COCO VERDE, pela marca que deixamos em Copacabana, o Marco Rotário que foi inaugurado anteontem!

A todos vocês, sou eternamente grato. Espero ter estado à altura de tão grande desafio. Desejo a todas as horas!

Boa noite e obrigado.”

Concluída a sua fala, o Presidente CLAUDIO ZYNGIER coloca o distintivo de presidente do ROTARY CLUB DE CO-PACABANA na lapela do Presidente 2016/17 CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA.

O agora Ex-Presidente CLAUDIO ZYNGIER, num gesto simbólico dá sua ultima badalada no sino e anuncia: “Passo a Presidência do Clube ao Companheiro CLAUDINO BRA-SIL DA NOBREGA”. A seguir trocam de lugares na Mesa Presidencial.

O Protocolo NISSIM HALLALE, coordenando o restante da cerimônia de posse, convida o Presidente CLAUDINO para fazer a entrega de uma lembrança ao Ex-Presidente CLAUDIO ZYNGIER, e à nova Primeira Dama MARIA CRISTINA para entregar uma segunda lembrança para DORA ZYNGIER.

(4)

A seguir, o Presidente CLAUDINO DA NÓBREGA to-cando o sino pela primeira vez dá seguimento à cerimônia para dar posse ao seu CONSELHO DIRETOR.

Conselheiros da Presidência

ALBERTO CUMPLIDO DE SANT’ANA ANTENOR GOMES BARROS LEAL FILHO CLEOFAS PAES DE SANTIAGO

PEDRO LOUREIRO DURÃO

Vice-Presidentes

CLEONICE BARROS DE MACEDO DATUM

– Administração

CLAUDIO MAURICIO ZYNGIER

– Desenvolvimento do Quadro Social

JOSÉ WILHAMI FERNANDES DE OLIVEIRA

– Imagem Pública

FERNANDO ALVES VIEIRA

– Serviços Humanitários

EDURDO MAYR

– Fundação Rotary

Secretária

OLINDINA MARIA CAVALCANTI RÉGIS

Tesoureira

NINA CLARA BENCHIMOL

Protocolo

NISSIM COHEN HALLALE

Companheirismo

ISAC HADID

Presidente Eleita 2017-18

OLINDINA MARIA CAVALCANTI RÉGIS

Past-President 2015-16

(5)

Ainda como parte da cerimônia de posse, o Presidente CLAUDINO NÓBREGA convida o Presidente do BANCO DE CADEIRA DE RODAS, BERNARDO FERREIRA, para receber a doação de duas cadeiras, e a Presidente da CASA DA AMIZADE, IOLANDA BANDEIRA, para entregar em nome do Clube um cheque no valor correspondente à metade da anuidade devida.

A Grande Surpresa

Três Companheiros do Clube surpreenderam a reunião com um animadíssimo sarau.

O primeiro a se apresentar foi o companheiro “e diretor musical do evento” ELIAS ESQUENAZI, dando um verda-deiro show de interpretação de canções com uma harmônica de boca. A seguir, agora com violino, acompanhou a “porte-nha” MARIA PIA numa linda interpretação do tango “Por uma Cabeza”. Ao fim, ZELIA DURÃO, mostrando ser dona de uma voz afinadíssima, encantou a todos cantando “Dindi” de Antônio Carlos Jobim.

Concluindo a posse O Presidente CLAUDINO NÓBRE-GA, profere o seu discurso (publicado como artigo de capa deste boletim).

Jantar

Às 09h o Presidente CLAUDIO NÓBREGA determinou o inicio do serviço de jantar.

(6)

Companheirismo

Antes de iniciar o seu trabalho, o Diretor de Compa-nheirismo ISAC HADID cumprimentou os dois casais, Ex-Presidente e Presidente empossado, que foram o centro das homenagens da noite. A seguir passou para o tradicional anúncio das caravanas que mais se destacaram.

• Troféu de caravana mais distante: coube ao ROTARY CLUB DA TAQUARA, recebido pelo seu Presidente RAFAEL THOMAS;

• Troféu de caravana feminina mais numerosa: entregue ao ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO, recebido pela sua Primeira Dama FATIMA BRAGANÇA;

• Troféu de caravana mais numerosa: coube ao ROTARY CLUB DE SÃO CONRADO: entregue ao seu Presidente LUIS ALEXANDRE BISAGGIO.

(7)

ROTARY CLUB DE COPACABANA– www.rotarycopacabana.com – /rotarycopacabana

Fundado em 30 de junho de 1949 e admitido em Rotary International em 26 de outubro de 1949 CNPJ 30.048.219/0001-21

Reuniões Plenárias: Segundas-feiras – 20h30min – Hotel Sofitel – Av. Atlântica 4240 – Nível E – Copacabana

E-mail: rotarycopacabana@gmail.com

Redação: José Octávio Knaack Campos – Revisão: Past President Eduardo Mayr – Editoração: Sergio Richiden

(Continuação da primeira página)

Continuamos olhando pelo retrovisor para o passado, exportando commodities e fabricando produtos com tecno-logia importada, sem desenvolver a capacidade de inovação necessária para a criação de novos produtos da economia do conhecimento, sem base científica ou tecnológica.

Estamos vendo a tragédia imediata da recessão e do de-semprego, mas não estamos percebendo a tragédia distante de continuarmos na velha economia da produção primária e da dependência tecnológica.

Diagnosticar o problema é apenas parte do caminho a ser trilhado. E este caminho parte, quer queiramos que não queiramos, da educação de nossos jovens; este,sim, é o mais importante vetor do progresso de qualquer nação. Criar condições para o fornecimento de ensinamentos de acordo com os novos tempos é o desafio. E temos que começar pelas creches, período no qual se forma a arquitetura do cérebro infantil. Qualquer criança, atualmente, de qualquer nível social, tem seu telefone celular, smartphone, iphone e se diverte muito com isto. Já estão na era digital. As professo-ras, no entanto, estão na era analógica; não formam grupos de whatsapp ou facebook com seus alunos para interagirem permanentemente, tirando dúvidas, orientando, passando ensinamentos ao longo do dia. Nossos professores da creche ao curso superior precisam se reciclar; e os novos já tem de começar na era digital.

Na Coreia do Sul, em uma geração, eles fizeram uma revolução; lá os professores tem salários superiores aos de engenheiros e de médicos; todos querem ser professores, mas a seleção é rigorosíssima. Só os melhores são aceitos.

Companheiros: tendo em vista o exposto, o RCC, tal e qual o beija flor na parábola do incêndio na floresta, se propõe a se inserir no esforço nacional, estadual e municipal na busca das forças do espírito do tempo e materializar este sonho que não é meu, nem de vocês, mas de todos nós. Enfim um sonho brasileiro !

E para isto contamos com o apoio e colaboração de cada um de vocês, na melhoria da performance de nossos profes-sores, através de bolsas educacionais, estágios, visitas, via-gens, intercâmbios, cursos de aperfeiçoamento, seminários, assinaturas de revistas, etc

No passado soubemos fazer isto; agora, olhando para o futuro, vamos nos engajar e surfar nessa nova onda. Avante Rotary Copacabana!

Muito obrigado.

• Também registrou a entrega ao Companheiro PAUL POULALLION do Certificado de Participação de sua empresa no programa EMPRESA CIDADÃ.

• Aos associados do Clube avisa que a partir próxima reunião do dia 4 de julho e pelo prazo de 90 dias nossas reuniões serão realizadas no COPACABANA PRAIA HOTEL, na Rua Francisco Otaviano 30.

• Além das presenças ilustres já citadas o Diretor de Com-panheirismo ISAC HADID registrou a presença de mais de 120 pessoas entre rotarianos, convidados, em especial das 21 esposas de nossos associados e de familiares do Presidente.

Encerramento

Às 10h o Presidente CLAUDINO DA NOBREGA agra-deceu a presença de todos, e convidando para acompanhar o HINO À BANDEIRA, saudando as bandeiras, deu por encerrada a reunião festiva.

ANIVERSARIANTES DE JULHO

16 - Alberto Cumplido de Sant’Anna 16 - Sergio Henrique Richiden Guimarães 18 - Elisabet, esposa de Eduardo Mayr 23 - Gita, esposa de Efrahim Meniuk 23 - Luiz Antonio Strauss de Campos 27 - Luiz Schlittler Silva

Referências

Documentos relacionados

Os levantamentos tipo survey visam fornecer conhecimento sobre uma área particular de interesse através da coleta de informações sobre indivíduos ou sobre os

Sociedade Industrial Grande empresa, hierarquia Sociedade Pós Industrial Empresa focalizada Valor: conhecimento e competência Trabalho simbólico e conhecimento A Sociedade

No gráfico 15 é possível observar que em média, os valores que comprovam concentrações mais elevadas de ferro total, foram obtidos em amostras coletadas na região da bacia do

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

Entre os tratamentos, os mais seletivos às variedades testadas foram os herbicidas atrazine + S-metolachlor, aplicados em pré-emergência; no entanto, atrazine +

A segunda razão é que se a AD e a análise argumentativa são convocadas a contribuir aos estudos de literatura ou aos de comunicação, assim como aos das ciências humanas,

A presente comunicação decorre do processo de intervenção pedagógica realizada na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do 2.º ano do Curso de Mestrado em Educação

As alterações ultra-estruturais observadas em camundon- gos experimentalmente intoxicados por via gástrica com ngaione de Myoporum deserti incluíram dilatação do