• Nenhum resultado encontrado

Protein Skimmer 400 HO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protein Skimmer 400 HO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

2

A bomba (5.15) é encaixada no tubo da entrada de água (5.11) no lado interior do aquário, por baixo do nível da água. A bomba pode ficar assim pendurada sem que seja necessário outro tipo de fixação. Também pode fixar a bomba num vidro do aquário. Para isso, encaixe a placa de suporte (5.16) numa das três calhas na bomba. Com as ventosas, então a bomba está fixada ao vidro do aquário. Ao pressionar as ventosas, não vire a bomba, poderia soltar-se o fecho de baioneta da tampa da cabeça da bomba (5.17). Se fixar a bomba a maior profundidade, a capacidade de aspiração de ar é redu-zida, enquanto que o fluxo de água aumenta. A bomba (5.15) liga-se ao tubo de ar (5.19). Para isso, encaixe o tubo de ar (5.19) no interior do adaptador do cone perfurado (5.20). Depois, encaixe o cone na aber-tura de sucção (5.18) da bomba. O tubo (5.19) passa pelo suporte do tubo (5.14.2) na caixa do escumador (5.5) e fixa-se sobre a linha da água, de tal modo que a bomba possa aspirar o ar. Na ponta do tubo encaixe o regulador de ar (5.21), o qual também evita que o tubo se solte.

Encaixe o tubo de saída para água limpa (5.8) na aber-tura de saída da água (5.6) e coloque o tubo de saída sobre a margem do aquário, de tal modo que água corra novamente para o aquário.

Agora o escumador está pronto a funcionar e pode ser iniciado.

Colocação na caixa de filtragem (sump) (figura 2)

O SERA marin Protein Skimmer 400 HO também pode ser instalado na caixa de filtragem (sump). A coloca-ção por fora da caixa de filtragem deve ser realizada como descrito acima (na margem do aquário). Então, este é pendurado na margem da caixa de filtragem. Se a caixa de filtragem for demasiado baixa, o escumador simplesmente pode ser colocado ao lado. A bomba de distribuição é instalada na caixa de filtragem de tal maneira que fique pendurada directamente por baixo da superfície da água. Para evitar que a bomba funcio-ne em seco, é aconselhável manter o nível da água constante, com uma compensação automática da eva-poração.

Colocar em funcionamento

Depois de ligar a bomba, automaticamente é aspirado ar. O ar é fragmentado pela roda de agulhas giratória (5.15.2) em pequenas bolhas de ar. Devido à construção especial da bomba, evitam-se ruídos excessivos. O escumador (5.5) enche-se de água salgada. Consequen-temente, o nível de água do aquário baixa ligeira-mente. Encha novamente o aquário com água salgada. Agora, a bomba mistura água com ar. Sobretudo ao iniciar um escumador, frequentemente forma-se muita espuma: Espuma extremamente húmida vai para o copo colector (5.2), que assim se enche rapidamente de água. Neste caso, uma medida auxiliar será reduzir provisoriamente a entrada de ar no regulador de ar (5.21) ou reduzir bastante o nível de água no escuma-dor. Cada aquário tem a sua própria biologia e a sua própria quantidade de proteínas.

Um dia após a colocação em funcionamento, deve efectuar uma regulação mais precisa do escumador: Primeiro abra, tanto quanto possível, a entrada de ar para a bomba de distribuição no regulador de ar (5.21). Como reacção, verá que nos próximos minutos o nível da água/o nível da espuma dentro do escumador (5.5) subirá. Ao rodar o regulador de fluxo (5.4) na saída do aparelho, pode ainda subir mais este nível. O nível no escumador deveria encontrar-se aproximadamente 1 cm abaixo da margem cinzenta do copo colector. Conforme o tipo de espuma desejado, espuma húmida ou espuma mais seca, pode trabalhar com a entrada de ar (5.21) e com o regulador de fluxo (5.4) em combina-ção. No entanto, a entrada de ar, se possível, deve estar sempre bem aberta, ou seja a regulação da quantidade de espuma deve ser primariamente efectuada com o regulador de fluxo (5.4). Antes de retirar o copo colec-tor (5.2) abra completamente o regulador de fluxo (5.4), para evitar que vaze água. Se necessário, desligue a bomba.

Limpeza

O copo colector (5.2) tem uma saída de detritos flu-tuantes (5.2.2), através da perfuração no fundo, no en-tanto deve-se limpar em intervalos de poucos dias. Sobretudo o tubo interior (5.2.1) do copo colector de-ve-se limpar regularmente, para que as bolhas de ar da espuma que sobe não rebentem no depósitos de resí-duos que frequentemente contêm gordura. A saída dos detritos flutuantes (5.2.2) no copo colector pode ser utilizada para dirigir os detritos para um recipiente colector maior, por exemplo, no caso de ausência pro-longada.

No fundo do escumador, com o tempo podem-se for-mar depósitos, que diminuem a saída integrada em baixo, reduzindo assim a capacidade do escumador. Por este motivo, o escumador completo deve-se lim-par regularmente.

A bomba (5.15) e a entrada de ar (5.19, 5.20, 5.21) devem ser verificadas mensalmente. Depósitos calcários po-dem reduzir sobretudo a aspiração de ar (5.21). No caso de depósitos calcários, limpe as peças mecanicamente. Pode remover os depósitos mais difíceis, colocando as peças que quer limpar em SERA pH-minus. Para a lim-peza não utilize detergentes. Antes de recolocar as peças, enxagúe-as em água corrente. A turbina (5.15.1) da bomba, dependendo da situação, depois de alguns meses pode ganhar resíduos e tem que se limpar. Para isso, basta rodar cuidadosamente a cabeça da bomba (5.17) contra a caixa da bomba, até que as duas peças se possam separar na baioneta. Desde que a cabeça da bomba tenha sido retirada, a turbina (5.15.1) e o íman podem-se se tirar da bomba. O eixo (5.15.2) pode-se tirar da turbina, depois de tirar a chumaceira em borra-cha (5.15.3) aí encaixada.

1

O SERA marin Protein Skimmer 400 HO é um escumador de distribuição potente e de baixo consumo que se pode utilizar de forma flexível, para aquários até 400 l. Pode-se aplicar como mochila (figura 1) (hang on skim-mer) ou numa caixa de filtragem (figura 2) (sump). Sendo assim, é perfeitamente adequado para todos os aquariófilos que querem mudar de aquários de água doce para aquários de água salgada.

Conteúdo da embalagem (figura 3)

3.1 Escumador com suporte e tubos incluídos 3.2 Bomba de distribuição NP 1600 com roda de

agulhas

3.3 Tubos com lado de pressão (ligação bomba-escumador) para encaixar

3.4 Tubo flexível para a saída

3.5 Fornecimento de ar com adaptador de aspiração e regulador de ar para a bomba de distribuição 3.6 Tubo flexível com regulador para a saída dos

detritos flutuantes

Tarefas do escumador

Um escumador é o elemento central da filtragem no aquário de água salgada. Remove as proteínas que os microorganismos, os invertebrados e os peixes liber-tam constantemente para a água. O escumador remo-ve partículas e substâncias flutuantes e areja o aquário. Se as proteínas não forem removidas da água, aumen-tará a concentração de substâncias nocivas, como a amónia, o nitrito e o nitrato (cadeia de decomposição bacteriana, partindo das proteínas). A manutenção de animais de água salgada em sistemas fechados seria consideravelmente dificultada e, dependendo das necessidades de cada espécie, até mesmo impossível.

Princípio de funcionamento (figura 4)

A bomba de distribuição do SERA marin Protein

Skimmer aspira a água do aquário ou da câmara do

fil-tro (4.1), misturando-a com ar na caixa do rotor (4.2). Devido à baixa pressão que aí se originou, o ar é aspira-do (4.3) e fragmentaaspira-do pela SERA roda de agulhas em pequenas bolhas de ar. As pequenas bolhas de ar ofe-recem uma grande superfície, onde as proteínas se podem acumular.

Esta mistura de água e ar é dirigida para a câmara de reacção interior (4.4) do escumador de proteínas. As saídas laterais colocam esta mistura em rotação. Devido à rotação, as bolhas de ar flutuam durante mais tempo, aumentando assim a acumulação de detritos (4.5). Nesta câmara acumulam-se proteínas nas bolhas. As bolhas juntam-se na superfície da água e, nadando aí, formam uma espuma firme. A espuma é dirigida pelo tubo elevador cónico do recipiente da espuma para o copo colector, sendo aí recolhida (4.6). Em baixo, a água limpa corre do escumador para o tubo elevador e, através do tubo de saída (4.7) aí ligado, para o aquá-rio ou para a caixa de filtragem (sump).

Instruções de montagem (figura 5)

5.1 Tampa 5.2 Copo colector

5.2.1 Tubo interior do copo colector 5.2.2 Abertura de saída de detritos flutuantes

com tubo e regulador 5.3 Anel vedante 5.4 Regulador de fluxo 5.5 Caixa do escumador 5.6 Abertura de saída da água 5.7 Anel vedante

5.8 Tubo de saída para água limpa 5.9 Calha de suporte

5.10 Parafuso de travamento

5.11 Tubo da entrada de água ø 20 mm 5.12 Adaptador da entrada de água 5.13 Anel vedante

5.14.1 Suporte do tubo da saída de detritos flutuantes 5.14.2 Suporte do tubo de entrada de ar

5.14.3 Tubo de saída de detritos flutuantes com regulador 5.15 Bomba de distribuição 5.15.1 Turbina 5.15.2 Eixo 5.15.3 Chumaceira em borracha 5.16 Placa de suporte

5.17 Cabeça da bomba com fecho de baioneta 5.18 Abertura de sucção

5.19 Tubo de ar

5.20 Adaptador para a sucção 5.21 Regulador do ar

Pendurar na margem do aquário, por fora (figura 1)

Para isso, deve escolher um local bem acessível mas protegido – no lado ou na parte de trás. O escumador é pendurado por fora na margem do aquário com a calha de suporte (5.9) (figura 1). O parafuso de trava-mento (5.10) na calha de suporte serve apenas para a segurança do escumador e só deve ser apertado com cuidado. O tubo da entrada de água (5.11) é encaixado no adaptador da entrada de água (5.12).

P

Instruções para utilização

SERA marin Protein Skimmer 400 HO

Por favor leia atentamente as seguintes instruções.

Protein Skimmer 400 HO

12

(2)

Peças suplentes:

Turbina com roda de agulhas

Eixo de cerâmica com chumaceiras em borracha Bomba completa NP 1600

Copo colector com tampa Anel vedante do curso de retorno

Eliminação do aparelho:

Os aparelhos usados não se podem eliminar com o lixo doméstico!

No caso que o aparelho já não se possa utilizar, todos os consumidores são obrigados por lei a eliminar

apa-relhos usados separadamente do lixo doméstico, por

exemplo entregando-os no depósito central do muni-cípio ou do bairro. Deste modo garante-se que os apa-relhos usados sejam devidamente reciclados, evitando consequências negativas para o meio ambiente. Por este motivo os aparelhos

eléctricos estão marcados com este símbolo:

Garantia:

Se seguidas as instruções de utilização, o SERA marin

Protein Skimmer 400 HO funcionará sem problemas.

Assumimos a responsabilidade que os nossos produ-tos estão isenprodu-tos de defeiprodu-tos exclusivamente no âmbi-to das determinações legais a partir da data da compra. Assumimos a responsabilidade que os produtos estão isentos de defeitos no momento da entrega. Se após uma utilização adequada se manifestarem os sintomas normais de desgaste, isto não representa um defeito. Neste caso, são excluídos os direitos da garantia. Isto refere-se sobretudo à unidade rotativa (turbina, eixo, chumaceira em borracha) e aos tubos.

Em todos os casos de defeitos, recomendamos-lhe que se dirija primeiro ao seu fornecedor especializado, onde comprou o aparelho. Pois ele pode avaliar se real-mente se trata de um caso de garantia. Se nos enviar o aparelho, temos que por os custos que resultaram des-necessariamente em conta.

Qualquer responsabilidade devida à transgressão do contrato, limita-se a acções propositadas e a negligên-cia grave. Só no caso de ferimento de vidas, do corpo e da saúde, no caso de transgressão de importantes o-brigações resultantes do contrato e no caso de ponsabilidade obrigatória nos termos da “Lei de res-ponsabilidade sobre os produtos”, é que SERA assume a responsabilidade perante negligência simples. Neste caso o âmbito da responsabilidade limita-se à substi-tuição dos danos previstos no contrato.

Lista de erros:

Precauções de segurança:

Antes de qualquer intervenção no aquário, desligue todas as fichas da corrente!

Quando o abastecimento de ar é cortado de repente, a capacidade da bomba aumenta consideravelmente, o escumador pode vazar e grandes quantidades de água podem ser elevadas para fora do aquário!

O SERA marin Protein Skimmer 400 HO é um aparelho de fluxo aberto. Se o refluxo para o aquário estiver en-tupido ou se, por outras razões, o refluxo não for pos-sível, podem ser elevadas grandes quantidades de água para fora do aquário, causando danos.

Informação Técnica: Comprimento: 20,7 cm Altura: 40 cm Largura: 18,6 cm Volume: aprox. 3 l Bomba: NP 1600 220 – 240 V ~ 50 Hz, 20 W max. 40 °C (104 °F) Hmax: 1,2 m Qmax: 1.400 l/h

IPX8: até 1 m de profundidade

Erro Causa Medidas a tomar

A entrada de ar é muito limitada A válvula de sucção (5.21) não está suficientemente aberta

Abra mais a válvula de sucção (5.21) O tubo de ar (5.19) têm resíduos

cal-cários/está sujo

Limpe O adaptador de sucção (5.18) na

bomba está sujo

Retire e limpe A capacidade da bomba é

demasia-do fraca

Limpe a turbina e o eixo A espuma é demasiado húmida/

a quantidade de detritos flutuantes é demasiado grande

O nível de água no aparelho é demasiado alto

Abra mais o regulador de fluxo (5.4) A quantidade de ar é demasiado

grande

Feche mais a válvula de sucção (5.21). Primeiro tente regular com o regulador de fluxo (5.4)

A espuma é demasiado seca/ a espuma é muito firme

O nível da água no aparelho é dema-siado baixo

Feche um pouco o regulador de fluxo (5.4)

A capacidade da bomba é demasia-do fraca

Limpe a turbina, o eixo e os adapta-dores de sucção

A formação de espuma é demasiado fraca

A quantidade de ar é demasiado pequena

Abra mais a válvula de sucção (5.21) A formação de espuma é demasiado

forte. Os detritos flutuantes são castanhos, espuma muito pegajosa

A água está muito poluída Mudança parcial da água. Distribua menos comida

Veja: A formação de espuma é demasiado fraca

Regular de tal modo, que os detri-tos flutuantes sejam mais húmidos A formação de espuma é

interrom-pida

Distribuição de alimentos gordos (peixe, bivalves)

A formação de espuma reinicia depois de alguma horas

A entrada de ar está entupida Limpe ou abra mais a entrada de ar

(3)

6

5

Protein Skimmer 400 HO

12

®

1

2

3

3.1 3.6 3.4 3.2 3.3 3.5 4.7 4.3 4.6 4.2 4.5 4.1 4.4

4

(4)

5

5.1 5.2 5.2.1 5.14.3 5.2.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 5.8 5.9 5.10 5.11 5.15 5.16 5.17 5.17 5.20 5.21 5.19 5.18 5.18 5.14.2 5.14.1 5.12 5.13 5.15 5.15.1 5.15.2 5.15.3 Reservam-se modificações técnicas e erros Actualização: 06.08P

(5)

2

1

Colocar em funcionamento

Depois de ligar a bomba, automaticamente é aspirado ar. O ar é fragmentado pela roda de agulhas giratória (4.13.1) em pequenas bolhas de ar. Devido à construção especial da bomba, evitam-se ruídos excessivos. O escumador (4.5) enche-se de água salgada. Consequen-temente, o nível de água do aquário baixa ligeira-mente. Encha novamente o aquário com água salgada. Agora, a bomba mistura água com ar. Sobretudo ao iniciar um escumador, frequentemente forma-se muita espuma: Espuma extremamente húmida vai para o copo colector (4.2), que assim se enche rapidamente de água. Neste caso, uma medida auxiliar será reduzir provisoriamente a entrada de ar no regulador de ar (4.19) ou reduzir bastante o nível de água no escuma-dor. Cada aquário tem a sua própria biologia e a sua própria quantidade de proteínas.

Um dia após a colocação em funcionamento, deve efec-tuar uma regulação mais precisa do escumador: Pri-meiro abra, tanto quanto possível, a entrada de ar para a bomba de distribuição no regulador de ar (4.19). Como reacção, verá que nos próximos minutos o nível da água/o nível da espuma dentro do escumador (4.5) subi-rá. Ao rodar o regulador de fluxo (4.4) na saída do apa-relho, pode ainda subir mais este nível. O nível no escu-mador deveria encontrar-se aproximadamente 1 cm abaixo da margem cinzenta do copo colector. Conforme o tipo de espuma desejado, espuma húmida ou espuma mais seca, pode trabalhar com a entrada de ar (4.19) e com o regulador de fluxo (4.4) em combinação. No en-tanto, a entrada de ar, se possível, deve estar sempre bem aberta, ou seja a regulação da quantidade de espu-ma deve ser priespu-mariamente efectuada com o regulador de fluxo (4.4). Antes de retirar o copo colector (4.2) abra completamente o regulador de fluxo (4.4), para evitar que vaze água. Se necessário, desligue a bomba.

Limpeza

O copo colector (4.2) tem uma saída de detritos flu-tuantes (4.2.2), através da perfuração no fundo, no en-tanto deve-se limpar em intervalos de poucos dias. So-bretudo o tubo interior (4.2.1) do copo colector deve-se limpar regularmente, para que as bolhas de ar da espu-ma que sobe não rebentem no depósitos de resíduos que frequentemente contêm gordura. A saída dos detri-tos flutuantes (4.2.2) no copo colector pode ser utilizada para dirigir os detritos para um recipiente colector maior, por exemplo, no caso de ausência prolongada. No fundo do escumador, com o tempo podem-se for-mar depósitos, que diminuem a saída integrada em bai-xo, reduzindo assim a capacidade do escumador. Por este motivo, o escumador completo deve-se limpar regularmente.

A bomba (4.13) e a entrada de ar (4.17, 4.18, 4.19) devem ser verificadas mensalmente. Depósitos calcários po-dem reduzir sobretudo a aspiração de ar (4.19). No caso de depósitos calcários, limpe as peças mecanicamente. Pode remover os depósitos mais difíceis, colocando as peças que quer limpar em SERA pH-minus. Para a lim-peza não utilize detergentes. Antes de recolocar as peças, enxagúe-as em água corrente. A turbina (4.13.1) da bomba, dependendo da situação, depois de alguns meses pode ganhar resíduos e tem que se limpar. Para isso, basta rodar cuidadosamente a cabeça da bomba (4.15) contra a caixa da bomba, até que as duas peças se possam separar na baioneta. Desde que a cabeça da bomba tenha sido retirada, a turbina (4.13.1) e o íman podem-se se tirar da bomba. O eixo (4.13.2) pode-se tirar da turbina, depois de tirar a chumaceira em borra-cha (4.13.3) aí encaixada.

Precauções de segurança:

Antes de qualquer intervenção no aquário, desligue todas as fichas da corrente!

Quando o abastecimento de ar é cortado de repente, a capacidade da bomba aumenta consideravelmente, o escumador pode vazar e grandes quantidades de água podem ser elevadas para fora do aquário!

O SERA marin Protein Skimmer 600 S é um aparelho de fluxo aberto. Se o refluxo para o aquário estiver en-tupido ou se, por outras razões, o refluxo não for pos-sível, podem ser elevadas grandes quantidades de água para fora do aquário, causando danos.

O SERA marin Protein Skimmer 600 S é um escumador de distribuição potente e de baixo consumo para a caixa de filtragem (sump). É fácil de utilizar e adequado para aquários até 600 litros.

Conteúdo da embalagem (figura 2)

2.1 Escumador com adaptador

2.2 Bomba de distribuição NP 1600 com roda de agulhas

2.3 Ligação de tubos 2.4 Tubo flexível para a saída

2.5 Fornecimento de ar com adaptador de aspiração e regulador de ar para a bomba de distribuição 2.6 Tubo flexível com regulador para a saída dos

detritos flutuantes

Tarefas do escumador

Um escumador é o elemento central da filtragem no aquário de água salgada. Remove as proteínas que os microorganismos, os invertebrados e os peixes liber-tam constantemente para a água. O escumador remo-ve partículas e substâncias flutuantes e areja o aquário. Se as proteínas não forem removidas da água, aumen-tará a concentração de substâncias nocivas, como a amónia, o nitrito e o nitrato (cadeia de decomposição bacteriana, partindo das proteínas). A manutenção de animais de água salgada em sistemas fechados seria consideravelmente dificultada e, dependendo das necessidades de cada espécie, até mesmo impossível.

Princípio de funcionamento (figura 3)

A bomba de distribuição do SERA marin Protein

Skimmer aspira a água do aquário ou da câmara do

fil-tro (3.1), misturando-a com ar na caixa do rotor (3.2). Devido à baixa pressão que aí se originou, o ar é aspira-do (3.3) e fragmentaaspira-do pela SERA roda de agulhas em pequenas bolhas de ar. As pequenas bolhas de ar ofe-recem uma grande superfície, onde as proteínas se podem acumular.

Esta mistura de água e ar é dirigida para a câmara de reacção interior (3.4) do escumador de proteínas. As saídas laterais colocam esta mistura em rotação. Devido à rotação, as bolhas de ar flutuam durante mais tempo, aumentando assim a acumulação de detritos (3.5). Nesta câmara acumulam-se proteínas nas bolhas. As bolhas juntam-se na superfície da água e, nadando aí, formam uma espuma firme. A espuma é dirigida pelo tubo elevador cónico do recipiente da espuma para o copo colector, sendo aí recolhida (3.6). Em baixo, a água limpa corre do escumador para o tubo elevador e, através do tubo de saída (3.7) aí ligado, para o aquá-rio ou para a caixa de filtragem (sump).

Instruções de montagem (figura 4)

4.1 Tampa 4.2 Copo colector

4.2.1 Tubo interior do copo colector 4.2.2 Abertura de saída de detritos flutuantes

com tubo e regulador 4.3 Anel vedante 4.4 Regulador de fluxo 4.5 Caixa do escumador 4.6 Abertura de saída da água 4.7 Anel vedante

4.8 Tubo de saída para água limpa 4.9 Ligação de tubos

4.10 Adaptador da entrada de água 4.11 Anel vedante

4.12.1 Suporte do tubo da saída de detritos flutuantes 4.12.2 Suporte do tubo de entrada de ar

4.12.3 Tubo de saída de detritos flutuantes com regulador 4.13 Bomba de distribuição 4.13.1 Turbina 4.13.2 Eixo 4.13.3 Chumaceira em borracha 4.14 Placa de suporte

4.15 Cabeça da bomba com fecho de baioneta 4.16 Abertura de sucção

4.17 Tubo de ar

4.18 Adaptador para a sucção 4.19 Regulador do ar

Colocação na caixa de filtragem (sump) (figura 1)

O SERA marin Protein Skimmer 600 S é instalado na caixa de filtragem. Para isso, a bomba é ligada (na placa de suporte 4.14) ao escumador e colocada como unida-de no sump (figura 1). O nível unida-de água recomendado na caixa de filtragem é de 10 cm (mínimo) a 20 cm (máxi-mo). Para evitar que a bomba funcione em seco, é aconselhável manter o nível da água constante, com uma compensação automática da evaporação.

P

Instruções para utilização

SERA marin Protein Skimmer 600 S

Por favor leia atentamente as seguintes instruções.

Protein Skimmer 600 S

12

(6)

Informação Técnica: Comprimento: 50,8 cm Altura: 16,6 cm Largura: 18,6 cm Volume: aprox. 3,3 l Bomba: NP 1600 220 – 240 V ~ 50 Hz, 20 W max. 40 °C (104 °F) Hmax: 1,2 m Qmax: 1.400 l/h

IPX8: até 1 m de profundidade

Lista de erros: Peças suplentes:

Turbina com roda de agulhas

Eixo de cerâmica com chumaceiras em borracha Bomba completa NP 1600

Copo colector com tampa Anel vedante do curso de retorno

Eliminação do aparelho:

Os aparelhos usados não se podem eliminar com o lixo doméstico!

No caso que o aparelho já não se possa utilizar, todos os consumidores são obrigados por lei a eliminar

apa-relhos usados separadamente do lixo doméstico, por

exemplo entregando-os no depósito central do muni-cípio ou do bairro. Deste modo garante-se que os apa-relhos usados sejam devidamente reciclados, evitando consequências negativas para o meio ambiente. Por este motivo os aparelhos

eléctricos estão marcados com este símbolo:

Garantia:

Se seguidas as instruções de utilização, o SERA marin

Protein Skimmer 600 S funcionará sem problemas.

As-sumimos a responsabilidade que os nossos produtos estão isentos de defeitos exclusivamente no âmbito das determinações legais a partir da data da compra. Assumimos a responsabilidade que os produtos estão isentos de defeitos no momento da entrega. Se após uma utilização adequada se manifestarem os sintomas normais de desgaste, isto não representa um defeito. Neste caso, são excluídos os direitos da garantia. Isto refere-se sobretudo à unidade rotativa (turbina, eixo, chumaceira em borracha) e aos tubos.

Em todos os casos de defeitos, recomendamos-lhe que se dirija primeiro ao seu fornecedor especializado, onde comprou o aparelho. Pois ele pode avaliar se real-mente se trata de um caso de garantia. Se nos enviar o aparelho, temos que por os custos que resultaram des-necessariamente em conta.

Qualquer responsabilidade devida à transgressão do contrato, limita-se a acções propositadas e a negligên-cia grave. Só no caso de ferimento de vidas, do corpo e da saúde, no caso de transgressão de importantes o-brigações resultantes do contrato e no caso de ponsabilidade obrigatória nos termos da “Lei de res-ponsabilidade sobre os produtos”, é que SERA assume a responsabilidade perante negligência simples. Neste caso o âmbito da responsabilidade limita-se à substi-tuição dos danos previstos no contrato.

1 m

Erro Causa Medidas a tomar

A entrada de ar é muito limitada A válvula de sucção (4.19) não está suficientemente aberta

Abra mais a válvula de sucção (4.19) O tubo de ar (4.17) têm resíduos

cal-cários/está sujo

Limpe O adaptador de sucção (4.16) na

bomba está sujo

Retire e limpe A capacidade da bomba é

demasia-do fraca

Limpe a turbina e o eixo A espuma é demasiado húmida/

a quantidade de detritos flutuantes é demasiado grande

O nível de água no aparelho é demasiado alto

Abra mais o regulador de fluxo (4.4) A quantidade de ar é demasiado

grande

Feche mais a válvula de sucção (4.19). Primeiro tente regular com o regulador de fluxo (4.4)

A espuma é demasiado seca/ a espuma é muito firme

O nível da água no aparelho é dema-siado baixo

Feche um pouco o regulador de fluxo (4.4)

A capacidade da bomba é demasia-do fraca

Limpe a turbina, o eixo e os adapta-dores de sucção

A formação de espuma é demasiado fraca

A quantidade de ar é demasiado pequena

Abra mais a válvula de sucção (4.19) A formação de espuma é demasiado

forte. Os detritos flutuantes são castanhos, espuma muito pegajosa

A água está muito poluída Mudança parcial da água. Distribua menos comida

Veja: A formação de espuma é demasiado fraca

Regular de tal modo, que os detri-tos flutuantes sejam mais húmidos A formação de espuma é

interrom-pida

Distribuição de alimentos gordos (peixe, bivalves)

A formação de espuma reinicia depois de alguma horas

(7)

6

5

1

2.1 2.6 2.4 2.2 2.3 2.5 3.7 3.3 3.6 3.2 3.5 3.1 3.4

4

4.1 4.2 4.2.1 4.12.3 4.2.2 4.3 4.4 4.5 4.6 4.7 4.8 4.9 4.13 4.14 4.15 4.15 4.18 4.19 4.17 4.16 4.16 4.12.2 4.12.1 4.10 4.11 4.13 4.13.1 4.13.2 4.13.3

2

Protein Skimmer 600 S

12

®

3

Reservam-se modificações técnicas e erros Actualização: 06.08P

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o