• Nenhum resultado encontrado

Ademir. Bom dia. O pedido de impugnação foi indeferido. Segue manifestação da área técnica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ademir. Bom dia. O pedido de impugnação foi indeferido. Segue manifestação da área técnica."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Ademir

De: Ademir <ademir@portodesantos.com.br>

Enviado em: terça-feira, 29 de dezembro de 2015 10:39

Para: 'Alessandro Barros'

Assunto: RES: Pedido de Impugnação - PE 56/2015 - ITEM 14 - Ração Animal

Bom dia

O pedido de impugnação foi indeferido. Segue manifestação da área técnica.

O Termo de Referencia para o item ração de cães do Edital de PE 56/2015 para futura aquisição de ração animal, que serão empregados no canil da Guarda Portuária exige teores mínimos e máximos de umidade, proteína, extrato etéreo, matéria mineral, matéria fibrosa entre outros níveis e componentes necessários para suprir a demanda alimentar e energética dos cães de trabalho da Guarda Portuária, conforme especificado no item 14, dados estes condizentes com o preconizado pelo National Research Concil NRC 1985 que relatam haver em condições de elevada temperatura e umidade, requerimentos energéticos superiores aos de animais em

condições de baixo estresse (cães de companhia/PETS).

A literatura diz que cães de trabalho possuem maiores exigências energéticas para a sua manutenção do que cães adultos de companhia. Assim, para cada tipo de trabalho, é necessário verificar as demandas para manutenção das fisiológicas específicas. No caso dos animais que são submetidos a treinamento diário, a ênfase maior é na fisiologia muscular, logo, a alimentação deve fornecer reservas de energia para o período do exercício e recuperação, permitindo a manutenção do desempenho do animal.

Qualquer licitante que oferecer produto que atenda os limites estabelecidos, sendo de qualidade similar ou superior aos limites estabelecidos, respeitando-se os mínimos e máximos serão aceitos desde que comprovem atendimento as exigências do termo de referencia.

Esclarecemos que a formulação escolhida para os alimentos dos cães é a medida mais indicada para se qualificar e quantificar o alimento a ser utilizado em cães de segurança, escolhendo-se dentre os produtos oferecidos pelos diversos fabricantes, aquele que atenderá as necessidades nutricionais de cães de trabalho desde que sejam ofertados pelo menor preço. Esclarecemos que não foram consideradas qualidades ou características que restrinjam a competição, pois em momento algum foram exigidas “marcas exclusivas” ou qualquer

(2)

particularidade referente aos fornecedores a não ser que os interessados sejam pertencentes ao ramo de atividade relacionado ao objeto da licitação.

Qualquer empresa do ramo que tenha autorização para comércio de alimento para animais poderá ofertar o produto desejado pela Guarda Portuaria.

Afirmamos de forma clara que o espírito e o objetivo da Lei de Licitações é a seleção de proposta mais vantajosa para administração Pública e não atender interesses comerciais de todas as empresas que tem interesse em participar do certame.

Segundo Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro, Malheiros Editores, 17ª edição, pág. 273, “proposta mais vantajosa é aquela que melhor atenda aos interesses da Administração, proposta mais vantajosa será aquela que melhor servir aos objetivos da licitação, dentro do critério de julgamento estabelecido no Edital.

Administrar alimentação a cães de trabalho não é tarefa fácil, e se por descuido nas exigências se admitir produto inferior as necessidades alimentares dos cães do plantel da Guarda Portuária, poderá haver perda de desempenho nas funções a que são submetidos, transtornos gastrointestinais, dermatológicos, entre outros, o que levará a inevitáveis gastos aos cofres públicos e recolhimento do animal durante a fase de tratamento.

Já foram oferecidos em tempos anteriores outros alimentos ao plantel de cães da Guarda Portuária, porém houve alta taxa de rejeição e perda de alimento o que não pode ser admitido levando em conta ser uma aquisição pública.

Na troca anterior alguns cães apresentaram inapetência e emagrecimento devido ao fato de não se alimentarem corretamente.

Os cães da Guarda Portuária estão sob guarda e responsabilidade da Companhia Docas do Estado de São Paulo, sendo que qualquer dano a sua saúde física e mental poderá incorrer em penalidades da Lei de crimes ambientais 9.605/98 para seus tutores.

Atenciosamente, Ademir Bento Júnior

Companhia Docas do Estado de São Paulo

Av. Rodrigues Alves s/nº - Macuco - Santos /SP - Brasil CEP 11015-900 Tel.: (13)3202-6565 - Ramal 2048 ademir@portodesantos.com.br

(3)

De: Alessandro Barros [mailto:diretoria@gruporiomaster.com.br] Enviada em: segunda-feira, 28 de dezembro de 2015 13:56 Para: ademir@portodesantos.com.br

Assunto: Pedido de Impugnação - PE 56/2015 - ITEM 14 - Ração Animal Prioridade: Alta

Ilmo.Sr. Pregoeiro

Ref.: PREGÃO ELETRÔNICO SRP - Nº. 56/2015

A Rio Master Equip. de Prot. Indiv.Ltda, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro sito, Rua. Montevidéu nº 206 Ljs A/B, inscrita no CNPJ nº 12.335.267/0001-19, vem TEMPESTIVAMENTE, a V.Sa. Revisão das especificações:

DO PREGÃO ELETRÔNICO SRP - Nº. 56/2015

Para que se evite a IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA com fulcro no Art.41, § 2º da Lei 8666/93 e item 12 do texto editalício, apresenta a sua Considerações ao referido processo licitatório conforme exposto a seguir, Requerendo que seja a presente Impugnação analisada no prazo estipulado por mês, sob pena de nulidade do certame por ofensa, no que toca à análise no prazo requerido, ao princípio da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório.

(4)

A síntese dos fatos:

A está Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP, promovendo o Pregão Eletrônico 56/2015, tipo menor preço, objetivando a Seleção e contratação de empresa para firmar um Registro de Preços para aquisição de materiais para a Superintendência da Guarda Portuária.

A Impugnante tem interesse em participar do certame. Contudo, as especificações técnicas referentes ao item 14 (Ração para Cães) descrito no TERMO DE REFERENCIA do Edital em referência, apresentam características que indicam claro direcionamento a um único fabricante de Ração este ROYAL CANIN (anexo folheto) conforme exposto a seguir:

ITEM 14

Alimento seco, completo, para cães adultos de trabalho. Composição básica do produto: Farinha de vísceras de aves, farinha de proteína isolada de suíno, quirera de arroz, gordura de frango, polpa de beterraba, farelo de ervilha, gordura animal estabilizada, glúten de milho*, glúten de trigo, óleo de peixe refinado, óleo vegetal, sulfato de condroitina, hidrocloreto de glicosamina, zeolita, fruto-oligossacarídeos, psyllium, parede celular de levedura (MOS), extrato de rosa da índia, sorbato de potássio, fosfato

bicálcico, fosfato monocálcico, carbonato de cálcio, cloreto de sódio (sal comum), cloreto de potássio, vitaminas (A, E, C, D3, B1, B2, B6, B12, PP), ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cloreto de colina, sulfato de ferro, sulfato de cobre, óxido de manganês, óxido de zinco, iodato de cálcio, cobre aminoácido quelato, manganês aminoácido quelato, zinco aminoácido quelato, levedura seca de cervejaria, levedura enriquecida com selênio, DL-metionina, L-lisina, tirosina, taurina, L-carnitina, palatabilizante à base de fígado de frango, antioxidante (BHA).

Umidade (máx.): 95 g/kg (9,5%), Proteína Bruta (mín.): 280 g/kg (28%), Extrato Etéreo (mín.): 190 g/kg (19%), Matéria Fibrosa (máx.): 37 g/kg (3,7%), Matéria Mineral (máx.): 81 g/kg (8,1%), Cálcio (mín.): 10,4 g/kg (1,04%), Cálcio (máx.): 15,6 g/kg (1,56%), Fósforo (mín.): 8000 mg/kg (0,8%), Sódio (mín.): 3200 mg/kg (0,32%), Cloro (mín.): 7100 mg/kg (0,71%), Potássio (mín.): 5600 mg/kg (0,56%), Magnésio (mín.): 600 mg/kg (0,06%), Cobre (total): 15 mg/kg (0,0015%), Ferro (total): 220 mg/kg (0,022%), Manganês (total): 73 mg/kg (0,0073%), Zinco (total): 225 mg/kg (0,0225%), Taurina: 1800 mg/kg (0,18%), Lisina: 12,33 g/kg (1,233%), Metionina (mín.): 6840 mg/kg (0,684%), Tirosina

(5)

(mín.): 8460 mg/kg (0,846%), Sulfato de condroitina e glucosamina: 1000 mg/kg (0,1%), L-carnitina (mín.): 160 mg/kg (0,016%).

Energia metabolizável: 4300 kcal/kg

Enriquecimentos por quilograma do produto (mín.):

Vitaminas: A: 25000 UI, D3: 1200 UI, E: 700 UI, C: 320 mg, B1: 4,2 mg, B2: 3,8 mg, B6: 35,5 mg, B12: 70 µg, PP: 15 mg, Ácido pantotênico:38,8 mg, Ácido fólico: 13 mg, Biotina: 3,57

Sendo apenas o fabricante Royal Canin que possui em sua linha de produtos, Rações com o atendimento do conjunto de características exigidas, caracterizaria o direcionamento do certame para um único fabricante e impedindo a tão desejada concorrência.

Solicitamos que os características relacionados acima sejam retificados de forma a permitir a participação de outros fabricantes neste certame, sob pena de nulidade desta licitação conforme disposto nos artigos 5º e 6º da lei 8.666/93.

No seguimento de Ração Animal para Cães não há igualdade de percentuais nos níveis de garantia e em sua composição básica, pois cada fabricante desenvolve a sua formula de composição dentro das opções de ingredientes e matéria prima. As rações classificadas como SUPER PREMIUM, devem possuir ingredientes superiores, alimentos padronizados e com maior teor de proteína e gordura. De acordo com as características detalhadas do termo de referência, limita a participação de outros fabricantes que possuem produtos com equivalência de proteína e nutrientes importantes para o desenvolvimento animal, tendo em vista que dificilmente outros fabricantes terão EXATAMENTE em sua composição por exemplo percentuais de: “- ... farelo de ervilha, extrato de rosa da índia” “- ... Umidade (max): 95g/kg (9,5%)Matéria Fibrosa (máx.): 37 g/kg (3,7%), Matéria Mineral (máx.): 81 g/kg (8,1%) e etc..”; Cálcio (mín.): 10,4 g/kg (1,04%), Cálcio (máx.): 15,6 g/kg (1,56%),Lisina: 12,33 g/kg (1,233%), Metionina (mín.): 6840 mg/kg (0,684%), Tirosina (mín.): 8460 mg/kg (0,846%) e etc...”. A especificação deve possuir características mínimas que classifiquem o tipo de ração canina dentro da necessidade do órgão, sem direcionar para um único fabricante.

Como por exemplo: Umidade igual ou inferior a 10%, Cálcio min igual ou superior a 0,9%, Vitaminas A Igual ou superior a 14.000UI...Energia Metabolizavel entre 3.900 a 4.300kcal/kg, entre outras características exclusivas da ração da Royal Canin.

Das transcrições feitas observa-se a violação ao princípio da isonomia, uma vez que restringe a participação de outras empresas, direcionando a especificação para uma única marca de produtos por força de minucioso detalhamento das especificações técnicas, com características específicas de certos tipos de ração de um determinada marca, o que é vedado pela lei de licitações vigente.

O direcionamento do processo licitatório através da inclusão de exigências que afrontam o princípio da isonomia e restringem o caráter competitivo do certame, causam injustificado dano ao Erário, em especial quando há preferência de marca ou de fornecedor na condução do referido certame, ambas exigências vedadas pela Lei n 8.666/93, uma vez que apenas um único produto atende as especificações, não havendo

(6)

Art. 7o As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo

e, em particular, à seguinte seqüência: ...

§ 5o É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade

ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável,

ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.

§ 6o A infringência do disposto neste artigo implica a nulidade dos atos ou contratos realizados e a

responsabilidade de quem lhes tenha dado causa.

Grifos do subscritor

Cumpre observar que se trata de uma forma obscura de realizar um Pregão, quando se busca a proposta mais vantajosa para a Administração, pois os pontos do edital, objeto da impugnação, estão a impedir a participação em iguais condições das empresas interessadas, implicando em ilegalidade do instrumento convocatório e violação frontal aos princípios constitucionais da igualdade, impessoalidade e competitividade em especial o da isonomia, privilegiando algumas empresas em detrimento de outras. Esta exigência nada acrescenta nem tampouco representa uma garantia sobre o objeto da licitação, conforme já dito alhures, apenas afasta licitantes e mancha a lisura do certame, porquanto, sua manutenção representa ofensa aos princípios acima elencados, dentre outros, infelizmente, representando direcionamento, beneficiando apenas pouquíssimas empresas que possam atender o objeto licitado.

DA CONCLUSÃO

Diante do exposto, REQUER a RETIFICAÇÃO DAS CARACTERISTICAS, em razão dos princípios acima noticiados que deixaram de ser atendidos para a reavaliação das especificações contidas no texto editalício de forma que seja afastado as características acima descritas que elegem uma marca única de produto, incluindo no novo texto bens com características de produtos similares, conforme determina a lei a fim de se obter a isonomia e competitividade, resultando em proposta mais vantajosa para a Administração por ser de questão de direito de Justiça.

Termos em que Pede e espera providencias.

(7)

Atenciosamente,

Alessandro Barros

Grupo RioMaster

Tel: (21)3888-3219/3884-5619

Referências

Documentos relacionados

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No