• Nenhum resultado encontrado

Aplicabilidade das Normas da ABNT no Cicloturismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aplicabilidade das Normas da ABNT no Cicloturismo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 28,29 e 30 de junho de 2017

Foz do Iguaçu – Paraná - Brasil

Aplicabilidade das Normas da AB N T no Cicloturismo

Leandra Luciana Barbieri de Oliveira Josiane Kossar Re s umo

Percebe-se que tem ampliado o número de ciclistas que usufruem do espaço de Ponta Grossa – PR para a prática de atividade esportiva, com isso nota-se o consequente crescimento da atividade de cicloturismo na região. Surge daí a necessidade de debater sobre o uso e aplicação das normas da ABNT que norteiam direta ou indiretamente a prática da atividade, apontando como as próprias normas influenciam na segurança dos seus praticantes. Principalmente, levando-se em conta a diversidade de trilhas e rotas de cicloturismo existentes na cidade e entorno que pelas características próprias de topografia tornam-se um desafio extra aos praticantes. Assim o debate referente às normatizações de segurança para os participantes do cicloturismo faz-se imperativo.

Palavras-chave: ABNT, Cicloturismo, Normas técnicas, Ponta Grossa, aplicabilidade.

Abstract

It is noticed that it has increased the number of cyclists that enjoy the space of Ponta Grossa - P R for the practice of the sport activity, with that it is noticed the consequent growth of the activity of cyclotourism in the region. It is therefore necessary to discuss the use and application of ABNT standards that directly or indirectly guide the practice of the activity, pointing out how the rules themselves influence the safety of its practitioners. Mainly, taking into account the diversity of cycling tracks and routes existing in the city and surroundings that by the characteristics of topography themselves become an extra challenge to the practitioners. Thus the debate regarding the safety regulations for

cyclotourism participants is imperative.

Keywords: ABNT, Cicloturismo, Technical Standards, Ponta Grossa. aplicability

I N T R O D U Ç Ã O

A atividade turística se confo rm a e m diferentes segmentações e formatos. Considerando o turismo e m áreas naturais o u ecoturismo segundo Fennel (2002) "Uma forma sustentável de turismo baseado nos recursos naturais, qu e focaliza principalmente a experiência e o aprendizado sobre a natureza” as práticas d o tu ris m o d e a ve ntu ra , d e o n d e se d esta ca o cicloturismo. Este, que “não é uma competição, e sim uma modalidade sobre d u a s r o d a s vo l t a d a a o lazer, p a r a p ra tica r a a g r a d á ve l

(2)

11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 28,29 e 30 de junho de 2017

Foz do Iguaçu – Paraná - Brasil

s e n s a ç ã o d e p o d e r realizar viagens ou longos passeios com uma bicicleta segundo (Vieira 2003), é u m dos modelos que oferece a oportunidade de, c o m poucos recursos aproveitar a beleza cênicas dos lugares, desfrutando de belas paisagens durante o percurso, a lé m de proporcionar aos praticantes desafios pessoais e novos conhecimentos de forma prazerosa.

Destaca-se que andar de bicicleta é u m dos meios de deslocamento que não utiliza combustíveis fósseis e se enquadra perfeitamente no tipo de atividade sustentável para a qual o m u n do se volta atualmente, sendo assim, uma tendência para desenvolvimento desta atividade sob a ótica do turismo. O cicloturismo a p re se nta d e m a n d a crescente n o Brasil e n o m u n d o , se gu n d o Relatório da Federação Europeia de Ciclismo de 2012 (Cycling W orks - Jobs and Job Creation in the Cycling Economy/2012).

Esse cenário de crescimento exponencial m u ito se d e ve aos próprios praticantes que se tornam multiplicadores, u ma vez que socializam a ideia do cicloturismo e cativam seus amigos, desafiando-os a desfrutar de novas experiências sociais, construindo assim uma rede de relacionamentos.

D e n tr o de ste viés, f u n d a m e n ta n d o -se e m a spe ctos q u e se re f e re m à atividade turística e ao território em relação à motivação do turista (Ministério do Turismo) o cicloturismo mostra-se como uma forma alternativa de passeio que proporcione um contato direto com a natureza, fazendo com que o homem interaja co m o meio onde está classificando-se c o m o turismo de aventura. O cicloturismo está inserido neste conceito e entre seus praticantes encontram-se desde aventureiros natos até os mais conservadores, que preferem rotas mais cu rta s e c o m assistência p e r m a n e n t e d u r a n te o trajeto. N e s t e c o n t e xto d e acentuado crescimento da atividade de cicloturismo, tornou-se imperativo normatizá-la visando a segurança dos cicloturistas.

N o Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas - A B N T (www.abnt.org.br) desempenha o papel de organismo nacional de normalização. Segundo a ABNT:

(3)

11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 28,29 e 30 de junho de 2017

Foz do Iguaçu – Paraná - Brasil

N O R M A: “Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organism o reconhecido, q u e fornece, para uso c om um e repetitivo, regras, diretrizes o u características para produtos, serviços, processos, sistemas de gestão, pessoas, enfim, nos m ais variados cam pos, e cuja observância não é obrigatória. (...) Para que um a norm a seja eficiente, ela d e ve : a t e n d er a u m a n e c e s s id a d e real; a p r e s en t ar u m a s o lu ç ã o aceitável; ser obtida de forma participativa; gerar benefícios e não e n t r a ve s; ser c o n t i n u a m e n t e a t u a liza d a ; e p la n e j ar as f as es d e s u a elaboração.” (ABNT-Normalização | guia de termos e expressões | termos e expressões p.34).

Ainda complementa-se com a análise do documento que considera:

“O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as Norm as Brasileiras (NBR, as normas desenvolvidas no âmbito da ABNT) são as referências para as relações de consum o no país.” (Ministério do Turismo).

A A BNT condensou e publicou as normas técnicas a serem observadas e a p licad a s n o tocan te a o tu rism o d e a ve n tu ra, co n ce rn e n te à se gu ra n ça e requisitos de operadores e profissionais do turismo receptivo. O cicloturismo recebeu uma norma específica, que detalha os requisitos para produto. Outras N o r m a s técnicas sã o u sa da s c o m p le m e n ta rm e n t e c o m o as d e u s o geral d o turismo d e aventura e concernentes à Sistemas de Segurança e a que normatiza as informações a serem dadas aos participantes das atividades d e Turismo de Aventura. Já na Classificação de percursos do cicloturismo por não existir u m a específica, pode-se usar a norma geral da prática d e caminhadas constante na norma ABNT NBR 15505-2.

Tabela de Normas aplicadas ao Cicloturismo.

Norma ABNT Ano As s u n to Especifidade

ABNT NBR 15285 2015 Turismo de Aventura Líderes – Competência de pessoal ABNT NBR 15500 2014 Turismo de Aventura Terminologia

ABNT NBR ISO 21101 2014 Turismo de Aventura Sistem as d e gestão da segurança — Requisitos

ABNT NBR ISO 21103 2014 Turismo de Aventura Informações para participantes

ABNT NBR 15505-2 2008 Turismo com

atividade de caminhada

Parte 2: Classificação de percursos

NBR 15509-1 2007 Cicloturismo Parte 1: Requisitos para produto

Estas normas são produzidas e comercializadas pela ABNT em seu site ou através de algumas associações como o SEBRAE e ABETA. A s empresas q u e s e g u e m a s n o rm a s d a A B N T e m

(4)

11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 28,29 e 30 de junho de 2017

Foz do Iguaçu – Paraná - Brasil

tod os o s requisitos e f a ze m o requerimento, recebem um selo de certificação.

“ A certificação é um a das maneiras de garantir a conf orm idade d o prod uto, d o serviço, d o sistem a d e gest ão d e u m a em p r e s a o u u m a pessoa a requisitos especificados. A s empresas utilizam este instrum ento para se diferenciar e abrir n ovos m ercados e conquistar no vos clientes o u, m uitas das vezes, são obrigadas a com provar por meio da certificação a conformidade d e seus produtos, serviços o u de seu sistema de gestão.” (Ministério do Turismo-Relatório Diagnóstico Turismo de Aventura).

A metodologia utilizada foi um estudo analítico descritivo e que procurou estabelecer questões conceituais e identificar as normatizações para a prática d a m o d a l i d a d e , le va n ta r a s e m p r e sa s q u e a t u a m e m c o n f o rm i d a d e c o m o previsto, d eba te r a n ece ssidad e d e utilização d e n o rm a s técnicas n a s empresas que operacionalizam o cicloturismo, e ainda, analisar de que forma a difusão destas n o rm a s regulame ntadoras p o d e m auxiliar o praticante desta modalidade. Desta maneira foi realizado u m levantamento no site da ABET A (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), encontramos somente três operadoras de turismo afiliadas no Estado do Paraná. U m a Operadora de emissivo, u m a operadora de turismo de aventura em uma RPPN e uma Operadora de Turismo de Aventura dentro de um Parque Nacional, sendo que esta última é a única com certificação de segurança pelas normas da ABNT.

Deduz-se qu e pela inexigibilidade de aplicação das normas da A B N T para a oferta d o turismo de aventura, seu uso opcional se co m p õ e c o m o u m diferencial da qu e la oferta turística. Entretanto, p a ra con se gu ir o ace sso à s n o rm a s é necessário ser a sso ciado d e a l g u m ó r gã o representativo o u dispender de certa quantia para que a A B NT lhe dê acesso às normas. C o m a restrição de acesso, o diferencial da certificação, só é concedido a quem estiver disposto a investir.

Pon ta Gro ssa , n a região d o s C a m p o s Gerais, n o centro d o estado d o Paraná, distante 103 km da capital Curitiba, não dispõe de uma operadora que ofereça cicloturismo formalmente. Devido às

(5)

11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 28,29 e 30 de junho de 2017

Foz do Iguaçu – Paraná - Brasil

características próprias da região, que conta com a Geodiversidade de qu em faz parte da Escarpa Devoniana, a região é bastante rica e m paisagens e belezas naturais qu e se c o m p õ e m e m u m atrativo por si só. Depara-se semanalmente com grupos de pessoas reunidas e m suas bicicletas que desfrutam d o passeio pelas trilhas locais. O Parque Estadual de Vila Velha através da operadora Paraná Projetos chegou a oferecer atividades de cicloturismo (IAP/2016), porém atualmente devido a mudanças na administração d o parque a atividade está suspensa.

Atra vés deste estudo d o m o vim e n to d o s cicloturistas n a região, b e m como, de seu potencial de uso para as práticas turísticas desta modalidade, e, considerando o caráter meramente de recreação e sem fim lucrativo da atividade n a forma e m que ela é praticada, não pod emo s afirmar que aquele grupo que a exerce conhece as normas da ABNT e tampouco se as aplica.

Finalizando, pode-se concluir que existe mercado a ser trabalhado com o cicloturismo na localidade e fica evidente a necessidade de aprofundamento no trabalho de pesquisa para captar os detalhes da prática desta atividade n a região e como se operaria a aplicabilidade das normativas da ABNT neste caso específico. Porque, apesar da inexigibilidade de aplicação da norma ela acaba sendo por força de lei (No 9.933/99, Art. 1º) na relação de consumo a balizadora das responsabilidades entre o prestador de serviço e o consumidor.

Refe ren cias

141125 Cycling W or k s - Jobs and Job Creation in the Cycling

E c o n om y_ E CF document.pdf http://www.tmleuven.be/project/jobcreationcycling E m 02/05/2017. https://www.abntcatalogo.com.br E m 02/05/2017. http://abeta.tur.br. E m 02/05/2017. http://abnt.org.br/paginampe/biblioteca/files/upload/anexos/pdf/35d4c89cdd6 9c619 94adfea9644072ff.pdf. Em 02/05/2017. http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/down

(6)

11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu 28,29 e 30 de junho de 2017

Foz do Iguaçu – Paraná - Brasil

loads _publicacoes/Relatorio_Diagnostico_Turismo_Aventura.pdf. E m 02/05/2017 http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/cicloturismo -vocacao- brasileira-um-estudo-descritivo/100180/. E m 02/05/2017. http://www.revistaturismo.com.br/Ecoturismo/cicloturismo.html E m 03/05/2017. http://www.iap.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=977 E m 05/05/2017 http://www.paranaprojetos.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte udo=4 2 Em 05/05/2017. https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/conceit os-e- definicoes-do-turismo-em-areas-naturais/24259 Em 05/05/2017. http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/down loads _publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf E m 05/05/2017

BRASIL, Lei No 9.933, de 20 de Dezem bro 1999. Dispõe sobre as

competências do Conm etro e do Inmetro, institui a Taxa de Serviços

Metrológicos, e dá outras providências.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9933.htm em 06/05/2017.

FENNEL, D. A. Ecoturismo: uma introdução. São Paulo, Contexto, 2002.

VIEIRA, W. Cicloturismo. Revista Turismo. Abr/03. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Observa-se que as ações para possibilitar o acesso das mulheres à APS, à realização do exame citopatológico e a promoção da saúde se dá por meio de campanhas do outubro rosa,

O dado que cita a variável insuficiência de tempo disponível como motivo para a não realização do roteiro foi demonstrada ao se perguntar o tempo que os respondentes utilizavam

Realização de uma nova partida: Em caso de empate no tempo regulamentar, o vencedor será conhecido na cobrança de penalidades máximas, de uma série de 5

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

Procuro, de forma mais ou menos visível mas constante, reflectir sobre arte: da criação artística em si, com os seus problemas e conflitos, ao sistema artístico e aos diversos