• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Rua do Rosário, nº 382 – Macedo – Guarulhos – São Paulo – CEP: 07111-080

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 03/2015

SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2016

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), Campus Guarulhos, torna pública a abertura das inscrições para processo de seleção ao Curso de Mestrado em Educação, que terá início a partir do mês de fevereiro de 2016.

1. DAS LINHAS DE PESQUISA E DO CORPO DOCENTE

1.1. Políticas educacionais e formação de educadores

14 (catorze) vagas

Esta linha agrega projetos de pesquisa que têm como objetos de estudo políticas educacionais, currículo e formação de educadores, tendo por base distintos enfoques teóricos, epistemológicos e metodológicos. A linha envolve investigações sobre os modos de organização do Estado brasileiro e os desdobramentos nas políticas educacionais. Contempla estudos sobre gestão de sistema e da escola e analisa as interfaces das políticas educacionais com as práticas escolares. A linha também abarca estudos sobre políticas curriculares, em ambientes educativos formais e não formais e seus dispositivos, tanto de regulação das práticas curriculares como de controle dos princípios da formação dos profissionais da Educação. Finalmente contempla pesquisas sobre formação inicial e contínua de educadores, com destaque à constituição das identidades docentes e à profissionalização, no âmbito de suas condições materiais, históricas e culturais.

1.1.1. Docentes vinculados à linha e número de vagas oferecidas por cada orientador:

Profa. Dra. Célia Maria Benedicto Giglio – 03 vagas Profa. Dra. Isabel Melero Bello – 02 vagas

Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes – 02 vagas

Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre – 01 vaga Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini – 01 vaga Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto – 02 vagas Prof. Dr. Umberto Andrade Pinto – 01 vagas

Profa. Dra. Vanessa Dias Moretti – 02 vagas

(2)

23 (vinte e três) vagas

Esta linha investiga, por meio de diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, a educação na modernidade e a constituição dos sujeitos e dos saberes a ela relacionados. Enfatiza o estudo dos processos educativos em sua pluralidade, no que diz respeito às formas e estratégias de constituição dos sujeitos, da circulação, da emersão e da transformação dos saberes. Em relação aos processos de escolarização, tem por foco as formas de socialização e a cultura produzida historicamente na escola moderna. Atinentes a este campo incidem problematizações concernentes às relações de poder e de saber que perpassam a constituição dos sujeitos, implicando-os em certos modos de ser, de pensar e de agir, a forma como se dá e quais são as consequências da educação no âmbito da produção/reprodução das estruturas sociais, o modo como os sujeitos e grupos participam das transformações e rupturas destas estruturas e o papel da educação na transmissão e nas transformações das culturas.

1.2.1. Docentes vinculados à linha e número de vagas oferecidas por cada orientador:

Prof. Dr. Alexandre Filordi de Carvalho – 01 vaga Prof. Dr. Carlos Eduardo Ribeiro – 02 vagas Profa. Dra. Claudia Panizzolo – 03 vagas Profa. Dra. Daniela Finco – 02 vagas

Prof. Dr. Denilson Soares Cordeiro – 02 vagas Profa. Dra. Edna Martins – 02 vagas

Profa. Dra. Jerusa Vilhena de Moraes – 02 vagas Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas – 01 vaga

Profa. Dra. Marian Ávila de Lima e Dias – 02 vagas Profa. Dra. Marieta Gouvêa de Oliveira Penna – 01 vaga Profa. Dra. Mirian Jorge Warde – 05 vagas

2. DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas no período de 17 de agosto de 2015 a 16 de setembro de 2015,

exclusivamente por meio eletrônico. Ao fazer a inscrição, o candidato deverá indicar no

máximo duas das propostas de pesquisas disponíveis em http://ppg.unifesp.br/educacao/processo-seletivo-2016/propostas-de-pesquisas .

Suas escolhas deverão ser registradas no Formulário de Inscrição, disponível no site do programa (http://ppg.unifesp.br/educacao) durante o período informado.

(3)

Rua do Rosário, nº 382 – Macedo – Guarulhos – São Paulo – CEP: 07111-080

2.1. Da inscrição por meio eletrônico

a) - Preencher todos os campos do formulário disponível no endereço http://ppg.unifesp.br/educacao.

b) - Anexar a Intenção de Pesquisa (atenção: cada candidato só poderá concorrer com uma intenção de pesquisa), de acordo com o modelo apresentado neste edital, bem como informar o link de acesso ao Curriculum Vitae, preenchido exclusivamente na Plataforma Lattes do CNPq (http://www.cnpq.br).

c) - Após o preenchimento completo do formulário, e tendo anexado a Intenção de Pesquisa e o link de acesso ao currículo Lattes, faça o envio eletrônico. Atente que não basta preencher o formulário, é preciso enviá-lo eletronicamente. Após o envio, imprima o formulário e guarde-o para pguarde-osteriguarde-or cguarde-omprguarde-ovaçãguarde-o de inscriçãguarde-o, casguarde-o seja necessáriguarde-o.

Importante:

a) - Cumpridas todas as exigências, a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação publicará edital com inscrições deferidas, disponível no endereço http://ppg.unifesp.br/educacao.

b) - As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a instituição do direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

c) - No caso de interposição de recurso, este poderá ser feito nos dias 22 a 25 de setembro de 2015, das 10 às 16 horas, e protocolado pelo candidato na secretaria de pós-graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / UNIFESP, situada à Rua do Rosário, 382 – Macedo – Guarulhos – S.P.

3. DAS VAGAS

Serão oferecidas 37 vagas para ingresso no ano de 2016, distribuídas entre os docentes das duas linhas de pesquisa, ficando a critério da comissão de seleção a ampliação deste número, bem como o não preenchimento total das vagas inicialmente definidas.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. A seleção dos candidatos ao mestrado será realizada em duas fases: 4.1.1. Fase I (eliminatória e classificatória): prova escrita.

(4)

Prova escrita, com duração máxima de 04 (quatro) horas e redigida obrigatoriamente em língua portuguesa, que terá como objetivo avaliar a capacidade de compreensão, a escrita com sentido segundo regras gramaticais, domínio de informações sobre a educação brasileira e sobre autores/intelectuais consagrados principalmente no campo da Educação. Não haverá para esta prova indicação de bibliografia básica.

Não será permitida entrada na sala após o horário de início da prova.

A relação dos candidatos aprovados e encaminhados para a fase seguinte estará disponível no endereço http://ppg.unifesp.br/educacao, com todas as informações necessárias, conforme cronograma informado neste edital.

4.1.2. Fase II: organizada em três etapas, compreenderá a análise da Intenção de Pesquisa, entrevista e a conferência da documentação solicitada neste edital.

a) Etapa I da Fase II (eliminatória e classificatória) – Análise da Intenção de Pesquisa

A Intenção de Pesquisa dos candidatos aprovados na Fase I será avaliada, levando em consideração a adequação ao modelo exigido no Edital, pertinência da investigação às propostas de pesquisa indicadas, conhecimento do tema, objetividade no trato das questões propostas e a possibilidade de orientação no âmbito do Programa. Nesta etapa, a avaliação será realizada sem a presença do candidato.

b) Etapa II da Fase II (eliminatória e classificatória) – Entrevista

A entrevista visa obter dados complementares da Intenção de Pesquisa, da prova escrita e do currículo, além de outras questões consideradas importantes pela banca responsável pela entrevista. A análise do curriculum vitae considerará a formação acadêmica, as atividades profissionais e de pesquisa, as publicações e a participação em eventos científicos e acadêmicos.

A seleção para preenchimento de vagas será realizada por banca composta por pelo menos dois professores doutores e, de acordo com as suas necessidades, poderá convocar outros professores do programa para auxiliar no processo seletivo.

A relação dos candidatos aprovados nesta etapa e convocados para a etapa seguinte estará disponível em http://ppg.unifesp.br/educacao, conforme cronograma informado neste edital.

c) Etapa III da Fase II (eliminatória) – Entrega e conferência de documentos

Os candidatos aprovados na Etapa II da Fase II deverão entregar os documentos abaixo relacionados, pessoalmente, conforme disposto no item 4.2, na secretaria de pós-graduação da

(5)

Rua do Rosário, nº 382 – Macedo – Guarulhos – São Paulo – CEP: 07111-080

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), situada à Rua do Rosário, 382 (antigo 117) – Macedo – Guarulhos – SP, nos dias e horários determinados na convocação.

Documentos que deverão ser entregues, nesta ordem:

1. Cópia autenticada do documento de identidade (RG).

1.1. Para candidatos estrangeiros, cópias autenticadas do RNE, das páginas de identificação do passaporte e da (s) página (s) em que consta o tipo de visto obtido no Brasil.

2. Comprovante de Inscrição no CPF impresso a partir da página da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/Consult aImpressao.asp) na Internet.

3. Cópia autenticada do título de eleitor.

4. Cópia autenticada do certificado de alistamento militar (para sexo masculino). 5. Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento.

6. Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação.

7. Cópia autenticada do diploma do curso de graduação (devidamente registrado e obtido em cursos oficialmente reconhecidos), frente e verso, registrado pelo Ministério da Educação (MEC). Na falta do diploma de graduação, poderá ser entregue cópia autenticada do certificado de conclusão de curso, com informação da data da colação de grau, ficando o candidato obrigado a entregar a cópia do diploma de graduação no período de seis meses após o ingresso no programa, sob pena de ter a sua matrícula cancelada.

7.1. Para candidatos estrangeiros, os diplomas, históricos e demais documentos obtidos no exterior deverão ser entregues em cópias devidamente certificadas no Consulado ou Embaixada do Brasil do país de origem, e acompanhadas por tradução juramentada, a menos que tenham sido devidamente reconhecidos e/ou revalidados por alguma instituição brasileira de ensino superior, conforme prevê o Regimento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp.

8. Cópia do currículo Lattes atualizado (contendo as informações de escolaridade e dados pessoais)

9. Cópia de um comprovante de endereço atualizado (máximo 3 meses) 10. Duas fotografias 3x4

A etapa III da fase II tem caráter eliminatório, portanto, os candidatos que não entregarem todos os documentos exigidos neste edital, nos dias e horários indicados, serão automaticamente reprovados no processo seletivo. Após a conferência dos documentos, será

(6)

publicada no site do programa a relação final de candidatos aprovados, conforme cronograma informado neste edital.

4.2. Cronograma do processo seletivo 2016

Data Evento

17/08 a 16/09/2015 Inscrição por meio eletrônico, nos termos definidos neste edital.

Até 21/09/2015 Divulgação das inscrições homologadas.

22 a 25/09/2015 Período para interposição de recursos.

28/09/2015 Divulgação do resultado de recursos e convocação para a Fase I.

01/10/2015 Fase I - Prova escrita, às 09 (nove) horas.

19/10/2015 Divulgação dos resultados da Fase I e lista dos candidatos

aprovados para a Etapa I da Fase II – análise Intenção de Pesquisa.

20/10 a 27/10/2015 Etapa I da Fase II - análise da Intenção de Pesquisa, sem a presença

do candidato.

29/10/2015 Divulgação do resultado da análise da Intenção de Pesquisa e

convocação para a Etapa II da Fase II (entrevista).

04/11 a 17/11/ 2015 Etapa II da Fase II - realização de entrevistas.

18/11/2015 Divulgação do resultado das entrevistas e convocação para a Etapa

III da Fase II (entrega e conferência de documentos).

23 a 25/11/2015 Etapa III da Fase II – Entrega e conferência de documentos

27/11/2015 Divulgação do resultado final e convocação para a reunião com a

coordenação do programa.

02/12 2015 Reunião geral dos candidatos aprovados com a coordenação do

programa.

Fevereiro/ 2016 Início das aulas.

5. DOS RESULTADOS

A classificação dos candidatos é definida pelas bancas examinadoras e será divulgada por ordem alfabética, com o nome do respectivo orientador, no endereço http://ppg.unifesp.br/educacao.

(7)

Rua do Rosário, nº 382 – Macedo – Guarulhos – São Paulo – CEP: 07111-080

Roteiro de elaboração da Intenção de Pesquisa

Antes de redigir sua Intenção, consulte as ementas das propostas de pesquisa (http://ppg.unifesp.br/educacao/processo-seletivo-2016/propostas-de-pesquisas) e as súmulas curriculares (http://ppg.unifesp.br/educacao/processo-seletivo-2016/sumulas-curriculares) do (s) docente (s), e indique uma ou até duas propostas com a qual ou com as quais os seus interesses de pesquisa se compatibilizam; ao escolhê-la(s), você estará automaticamente indicando como potenciais orientadores os professores que apresentam essa (s) proposta (s). Caso escolha apenas uma proposta com um único professor, a comissão de seleção indicará um segundo nome para examinar sua documentação e, se for aprovado até essa etapa, para entrevistá-lo como potencial orientando.

a) Sua Intenção de Pesquisa deve ser apresentada de acordo com as seguintes especificações: folha de tamanho A4, numeradas, com espaçamento 1,5 e redigidas com fonte Times New Roman, tamanho 12, no formato Portable Document Format – PDF, contendo 10.000 a 12.000 caracteres com espaço.

b) Itens da Intenção de Pesquisa:  Nome (candidato)

 Título da (s) Proposta (s) de pesquisa dos docentes (indicar até dois)

 Título provisório (à sua proposta e que melhor expresse o tema/problema que você pretende examinar)

 Tema/problema (assunto de seu interesse com especificações e localizações no tempo e no espaço)

 Justificativa, expor:

a) a relevância do tema/problema;

b) os nexos entre o que você pretende e a (s) proposta (s) de pesquisa (s) que você escolheu;

c) a necessidade da pesquisa considerando o que já foi estudado sobre o assunto;  Bibliografia (devem constar de seis a quinze títulos mais relevantes, que você já

consultou sobre o assunto, referidos segundo as normas da ABNT)

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

a) - A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e instruções para o processo de seleção, contidas neste Edital, e nos comunicados já emitidos ou que vierem a ser tornados públicos.

(8)

b) - Para candidatos estrangeiros ou brasileiros que tenham realizado o curso de graduação no exterior, aplicam-se todas as medidas previstas no Regimento interno de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, disponível em http://www.humanas.unifesp.br/pgpq_elfch/legislacao

c) - A comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação da EFLCH/UNIFESP não se responsabilizará por inscrições não efetuadas em decorrência de eventuais problemas técnicos, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, dentre outros, que impossibilitem a inscrição do candidato no devido prazo. d) - Não haverá prova de língua estrangeira como parte do processo seletivo. A proficiência em língua estrangeira, de acordo com o regulamento do PPGE, deverá ser comprovada pelos alunos matriculados no programa de pós-graduação em Educação até, no máximo, o momento de entrega dos exemplares do exame de qualificação à CEPG. Periodicamente, o programa realiza provas de proficiência em língua estrangeira para os seguintes idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Alemão e Italiano. Para maiores informações, consulte o regulamento do programa disponível no endereço http://ppg.unifesp.br/educacao.

e) - Não haverá vistas e revisão da correção da prova e da decisão final da comissão responsável pelo processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da EFLCH/UNIFESP.

f)- O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp não adota sistema de cota e todas as vagas estão disponíveis para ampla concorrência.

g) - Os casos omissos serão resolvidos pela Câmara de Pós-Graduação da EFLCH/UNIFESP.

Guarulhos, 17 de julho de 2015.

Profa. Dra. Claudia Barcelos de Moura Abreu Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação

Referências

Documentos relacionados

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

84 Bianca Castanheira Caratão Capítulo 5- Apresentação e discussão de resultados Através dos espectros de EDS apresentados na Figura 5.24 é possível comprovar a existência

No início de 2018, Julia Tolezano, uma youtuber brasileira mais conhecida por seu apelido Jout Jout, gravou um vídeo compartilhando com seus fãs a experiência com um livro que