• Nenhum resultado encontrado

Ano letivo 2020/2021. AEDD Escola Digital 2020/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano letivo 2020/2021. AEDD Escola Digital 2020/2021"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021

1

Este guião pretende ser uma ajuda para o primeiro arranque do sistema operativo, na configuração da ligação do computador ao router de acesso à internet WiFi e na atualização do Windows.

Em caso dúvida sobre a utilização ou algum problema com os equipamentos, envio-nos um e-mail com a descrição do problema para: apoiotic_online@ddinis.pt

(2)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021 ÍNDICE

Equipamentos ... 3

Primeiro arranque e configuração do sistema operativo ... 3

Ligar à rede WiFi criada pelo router do Kit ... 4

Ligar à rede WiFi da escola ou de casa. ... 6

Instalar atualizações do Windows ... 8

(3)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021

3

Equipamentos

O kit emprestado pela Escola é constituído por:

• um computador portátil e o seu transformador;

• um router WiFi de um operador da rede móvel com um cartão SIM;

• uns auscultadores com microfone;

• uma mochila.

O computador portátil é um equipamento frágil, é necessário cuidado no seu manuseamento e transporte. Acondicionar bem os cabos do transformador.

Nenhuma das etiquetas autocolantes que estão na base do computador, devem ser removidas.

Quando o computador estiver ligado à eletricidade o cabo do transformador não deve ficar completamente esticado ou dobrado.

Primeiro arranque e configuração do sistema operativo

O computador vem com o sistema operativo Microsoft Windows 10 pré-instalado, sendo necessário fazer algumas operações durante o primeiro arranque: escolher um esquema de teclado, ligar a uma rede para acesso à internet, criar uma palavra-passe, etc…

Alguns passos são mais demorados, outros exigem mais atenção. É importante que, uma vez iniciado, levar o processo até ao fim sem interrupções. Deverá demorar cerca de 15 minutos.

A- Ligar o computador carregando no botão no canto superior esquerdo do teclado.

Primeira imagem Escolha “português (Portugal)” Clicar em Sim.

(4)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021

Escolha “Portugal” e clica em Sim. Escolha “Português” e clica em Sim.

Neste ecrã clica em Ignorar.

Configurar a ligação do computador a uma rede WiFi: • Ligar à rede WiFi criada pelo router que recebeste com o computador;

• Ligar à rede WiFi da Escola, se estiveres a realizar este processo na Escola;

• Ligar à rede WiFi da tua casa.

Ligar à rede WiFi criada pelo router do Kit

.

(5)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021

5

Abrir a caixa do router, colocar o cartão SIM na ranhura na posição correta, a bateria no local e posição correta e fecha a caixa.

(Os equipamentos da Vodafone já trazem o cartão SIM no interior no router). Carregar no botão de Ligar no router. As luzes deverão acender.

Passado alguns segundos as luzes começarão a piscar e no computador a rede WiFi vai aparecer na listagem das redes disponíveis.

Na embalagem, procura o cartão que contém a chave de ligação à rede WiFi.

Clicar no nome da rede na lista que aparece no computador e escrever a chave da rede que está no cartão. A ligação à rede WiFi do router está finalizada.

A bateria do router pode ser carregada ligando o cabo a uma porta USB do computador ou diretamente a uma tomada de eletricidade usando o adaptador.

O router WiFi pode ficar junto ao computador ou num local em que a rede de telemóvel tenha uma maior cobertura, mas não demasiado afastado.

(6)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021

6

Ligar à rede WiFi da escola ou de casa.

Selecionar o nome da rede da escola ou de casa, usando a respetiva palavra-passe da rede WiFi. Depois de estar ligado a uma rede, clicar em Seguinte.

Ecrã seguinte à configuração da rede No ecrã de contrato de licença clicar em “Aceitar”.

Clica em “Configurar para utilização pessoal” Clicar no canto inferior esquerdo em “Conta offline”. e depois em “Seguinte”.

Neste ecrã clica no canto inferior esquerdo em Definir o nome de utilizador. Escreve “AEDDinis” e “Experiência limitada”. clica em “Seguinte”.

(7)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021

7

Escolher uma palavra-passe que não se esqueça facilmente e inserir na caixa de diálogo. Repetir a introdução da palavra-passe.

Escolher 3 perguntas e escrever cada uma das respostas nas caixas respetivas uma de cada vez. Estas perguntas podem ser apresentadas mais tarde no caso de se esquecer a palavra-passe.

Neste ecrã selecionar “Não utilizar reconhecimento Neste ecrã escolhe “Não” e clica em “Aceitar”. de voz online” e clica em “Aceitar”.

Neste ecrã

escolhe “Não” e depois em “Aceitar”. Neste ecrã escolhe “Básico” e depois “Aceitar”.

(8)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021

8

Selecionar “Não” e depois em “Aceitar”. Neste ecrã escolhe “Não”.

Ambiente de trabalho

O Computador está pronto a ser utilizado.

Instalar atualizações do Windows

Quando o computador estiver ligado à internet de casa ou da Escola, deve-se procurar e instalar as atualizações do Windows. Não executar estes passos quando estiver ligado ao router WiFi do kit.

(9)

AEDD “Escola Digital” 2020/2021

9

No canto inferior esquerdo do ambiente de trabalho clica na barra “Procurar”, escrever “atualizações” e clicar em “Procurar atualizações” para executar o “Windows update”.

Depois de instaladas as atualizações, o computador deve ser reiniciado e voltar o Windows update. Repetir este processo as vezes necessárias até já não haver atualizações para transferir e instalar.

Corrigir questões de segurança

Na caixa de pesquisa no canto inferior escrever “segurança” e abrir a “Segurança do Windows”.

Na “proteção contra vírus e ameaças” clicar em “Ligar”.

No “controlo de aplicações e browsers” clicar em “Ligar”. Na “Proteção de contas” clicar em “Dispensar”.

Na “proteção contra vírus e ameaças” pode aparecer um botão para configurar o OneDrive. Se aparecer clicar em “Dispensar”.

Referências

Documentos relacionados

Entre os triênios 1979-81 e 1984-86 as doenças infecciosas e parasitárias representavam o maior risco de morte nesse grupo etário, sendo superadas no período 1996-98 pelas doenças

a) As receitas obtidas foram utilizadas totalmente em Gratuidades, para custeios do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, dos idosos residentes na Instituição,

O Governador Alcio Athayde entrega ao Presidente Alexandre Calmon a flâmula de Clube 100% Paul Harris. Companheiros do Rotary Club de Copacabana ao lado da flâmula de 100%

Nessa continuidade, a realidade das diferenças entre as classes sociais tornava-se cada vez mais nítida, mesmo com as estratégias governamentais em esconder o declínio da economia

O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de hiperhomocisteinemia em pacientes transplantados renais estáveis com ou sem dislipidemia, e avaliar o efeito de

É uma investigação ainda inicial sobre o ensino da história em escolas públicas do ensino básico situadas em comunidades de povos tradicionais, no caso, faxinalenses, visando

Aeromonas salmonicida não é considerada patogênica para espécies de peixes de regiões de clima tropical; porém, para as demais bactérias consideradas patogênicas,

Mais do que isso, a proposta de pesquisa visa mapear de forma intensiva o patrimônio cultural edificado de Limeira, visando compor uma obra que sensibilize a população e os