• Nenhum resultado encontrado

16/04/2021 LIVE ESOCIAL EVENTOS SST NÃO PODEMOS MAIS PROTELAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "16/04/2021 LIVE ESOCIAL EVENTOS SST NÃO PODEMOS MAIS PROTELAR"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

16/04/2021

LIVE

ESOCIAL EVENTOS SST

NÃO PODEMOS MAIS PROTELAR

1 – TODOS DEVEM CONHECER O PORTAL.

https://www.gov.br/esocial/pt-br

NA PRIMEIRA TELA ANTES DE FAZER LOGIN VOCÊ JÁ ENCONTRA UM MUNDO DE INFORMAÇÕES PARA MANTER-SE ATUALIZADO SOBRE O ESOCIAL – VEJA JÁ CONSTA NESTA TELA A OPÇÃO “DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA”:

(2)

2 - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO ESOCIAL

Fonte: Portaria Conjunta SERFB/SEPRT nº 76, de 22 de outubro de 2020

(3)

Quais Eventos compõem cada

Fase:

1ª Fase envio das informações constantes dos eventos das tabelas S-1000 a S-1080

2ª Fase envio das informações constantes dos eventos não periódicos S-2190 a S-2399 (exceto os eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador - SST)

3ª Fase envio das informações constantes dos eventos periódicos S-1200 a S-1299

4ª Fase envio das informações constantes dos eventos S-2210, S-2220 e S-2240

Já temos as datas das Fases; o início da obrigatoriedade, mas quando devo enviar cada um dos arquivos de SST?

S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho - Prazo de envio: a comunicação do acidente de trabalho deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.

S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador - Prazo de envio: o evento deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da realização do correspondente exame. Essa regra não altera o prazo legal para a realização dos exames, que deve seguir o previsto na legislação, sendo que somente o registro da informação no eSocial é permitido até o dia 15 (quinze) do mês subsequente.

S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos – Prazo de envio: até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador. No caso de alterações da informação inicial, deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente à ocorrência da alteração.

Você precisa saber qual é seu Grupo para CONSULTAR o Cronograma e conhecer a data de obrigatoriedade da sua empresa.

Mas como vou saber qual é o meu Grupo? que tipo de empresa? quanto faturou no ano de 2016?

Resposta é: Perguntando aos responsáveis pela folha de pagamento que fazem o envio do eSocial porque para enviar os eventos das Fases anteriores eles tiveram que passar pelo levantamento destas informações.

(4)

Posteriormente puderam consultar/confirmar qual o Grupo na ferramenta que o Governo disponibilizou para esse fim.

Para acréscimo de conhecimento abaixo mais informações.

Para acessar a CONSULTA deve acessar o Portal WEB, fazer o login utilizando certificado digital ou código de acesso, para os contribuintes autorizados a usar esse tipo de acesso, clicar na aba Empregador/Contribuinte > Consulta Obrigatoriedade.

2 – POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO? Conforme Maia:

José Alberto Maia - Coordenador do Comitê Gestor do eSocial.

Na última reunião do GT-Confederativo, em 08 de abril de 2021, houve uma demanda do setor produtivo de adiamento da data de início da obrigatoriedade de envio de informações de SST ao eSocial. A demanda foi

específica sobre o início da obrigatoriedade do envio do evento S-2240, relativo ao PPP – Perfil Profissiográfico

Previdenciário. Os representantes da Secretaria da Previdência Social salientaram a necessidade da

manutenção do Cronograma, pois um adiamento poderia comprometer os cronogramas de outros projetos do

Governo Federal.

O Grupo de Trabalho está estudando alternativas para viabilizar a manutenção do Cronograma e, ao mesmo tempo, contemplar a preocupação das empresas em relação a eventuais autuações para aquelas empresas que não estiverem prontas para enviar os eventos até o mês de junho.

Uma das alternativas que está sendo estudada é a flexibilização do prazo de envio do evento S-2240 nesta

fase inicial do projeto, ampliando em mais um ou dois meses para as empresas que não estiverem prontas em junho, mas mantendo o Cronograma para as empresas que já estiverem aptas nesta data. Afirmou que ao

que tudo indica, conseguirão o Cronograma sem trazer insegurança jurídica para as empresas.

Também foram dadas essas informações por Doutor Órion Sávio em live de 15/04/2021 na ABIQUIM.

3 – INDICATIVOS DE QUE NÃO PODEMOS MAIS PROTELAR AS DECISÕES PARA CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO. No mês passado quando escrevi a matéria para Revista Proteção me baseei nos indicativos abaixo para orientar a ações porque não será mais prorrogado:

(5)

• Já temos Cronograma com a data de 08/06/2021 para o primeiro envio de arquivos de SST para o ambiente de produção, pelo 1º Grupo, ou seja, as grandes empresas.

• Temos novo Manual de Orientação da Versão do eSocial do Sistema Simplificado denominada Versão S-1.0.

• Temos os Leiautes oficiais publicados e também foi publicado o Manual de Orientação do Desenvolvedor do eSocial v. 1.10.

• Em março 2021 foi cumprida a previsão de liberação do ambiente de testes denominado “Produção Restrita”.

Tudo isso são fortes indicativos de que não haverá mais prorrogação.

Em junho de 2021, depois de 08 anos da publicação da primeira versão do eSocial ocorrerá o envio de informações de SST para o Governo.

4 – DECISÕES QUE NÃO PODEM MAIS SER PROTELADAS PELAS EMPRESAS

A abertura do ambiente de Produção Restrita é um marco muito importante porque a empresa para ter o que testar e, assim se preparar para estar pronta para os envios dos eventos de SST terá que ter tomado decisões.

Não são decisões fáceis porque envolvem custos e riscos. Que decisões são essas?

Todos sabemos que o eSocial da Folha de Pagamento não foi fácil, mas já começou com uma grande vantagem: é um seguimento do RH que faz décadas é totalmente informatizado.

Só teve que ser complementado com as exigências da Documentação Técnica do eSocial e houve uma grande revisão de conceitos trabalhistas, previdenciários e tributários.

Diferente quando o assunto é SST, pois a grande maioria das empresas não tem esse seguimento informatizado.

Empresas chegaram a investir em sistemas de SST, mas na prática ficaram sem implantação porque o uso do Word e Excel em SST sempre forte.

A grande maioria das ferramentas dos sistemas de SST não eram implantadas porque, diferente da Folha de Pagamento, não tinha exigência legal que obrigasse a informatizar SST.

Agora informatizar SST deixa de ser um projeto voluntário da empresa e passa a ser um projeto obrigatório para atendimento do eSocial.

(6)

• Um sistema integrado de Folha de Pagamento e SST com mensageria.

É comum a empresa ter o sistema de Folha, mas nunca comprou os módulos de SST e é uma opção comprar agora.

Importante considerar que não basta comprar o sistema é preciso avaliar a documentação o que será lançado para envio ao eSocial. É preciso conhecer a Documentação Técnica do eSocial.

Cuidado para não perder tempo inserindo informações que não vão para o eSocial.

• Adquirir um sistema de SST com mensageria. Tem vários sistemas de SST disponíveis no mercado.

Seja qual for o sistema, ele tem que atender a Documentação Técnica do eSocial, sempre se manter atualizado, conforme os constantes versionamentos que o Governo realiza e ter Mensageria.

Também tem que implantar.

• Terceirizar a operação de informatizar SST utilizando o sistema adotado pela prestadora de serviços. Definindo o SLA de acordo com as possibilidades de mão de obra que a empresa dispõe, podendo chegar ao envio da informação ao Governo pela prestadora de serviços.

O eSocial tem essa flexibilidade e tem a segurança de ser feito mediante procuração eletrônica no e-CAC da Receita Federal, ou seja, a empresa define perante a Receita Federal o acordado com a prestadora de serviços contribuindo para a formalização da responsabilização das partes.

Ao optar por Terceirização a empresa prestadora de serviços se responsabiliza por:

recepcionar os dados da empresa mensalmente, inserir no sistema de SST, gerar os arquivos XML, realizar o envio dos arquivos, monitorar protocolos, monitorar recibos, sendo o recibo a garantia do cumprimento da obrigação e o envio dos XML e recibos mensalmente para o Cliente.

o Mais uma possibilidade no mercado: a empresa opta por Terceirização, mas também adquire um sistema de Mensageria porque quer realizar o envio e controles dos arquivos do eSocial SST.

o Também vemos modelagens hibridas mesclando as opções acima apresentadas, por exemplo: a empresa tem um sistema integrado Folha de Pagamento e SST e tem serviços terceirizados de SST; ela contrata um SLA com esses prestadores para envio de informações para o sistema integrado que ela possui.

(7)

5 - O SISTEMA OFICIAL DE SST E DE FOLHA DE PAGAMENTO É O SISTEMA ESOCIAL. O que vale para o Fisco é o que consta no sistema eSocial.

O eSocial é um sistema que foi concebido com a flexibilidade de permitir as empresas terem sistemas de Folha de Pagamento e SST diferentes e ter prestadores de serviços diferentes porque criou a procuração eletrônica com diversos níveis de autorizações.

Isso é importante porque permite a empresa estudar e modelar o que é possível para ela atender a obrigação tendo a cadeia de responsabilização dentro do site da Receita Federal.

Procedimento de cadastramento de Procuração no Portal e-CAC - Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

1 – Acesse o e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/) e logue conforme telas abaixo:

(8)

Ao clicar aparecerá a lista de certificados disponíveis. Selecione o certificado do Outorgante, ou seja, de quem vai dar poderes a outra pessoa jurídica ou física.

Clique na opção abaixo: Cadastro, Consulta e Cancelamento – Procuração para e-CAC. aqui

(9)

Informe CPF/CNPJ em Dados do Procurador (é quem receberá os poderes para enviar os arquivos e a vigência da procuração). Veja na tela abaixo:

Selecione os serviços que serão autorizados para o Procurador.

Use o Page Down para descer na lista. Localize e selecione as opções do eSocial que serão liberadas. No final desça na extensa lista até o fim e encontrará a opção Cadastrar. Clique para finalizar o cadastramento da Procuração.

aqui

(10)

Um detalhe importante é que o detalhamento do que cada colega poderá gerar de eventos SST é feito dentro do sistema de SST e o envio do XML obedece a procuração eletrônica dentro do e-CAC.

Exemplo se no sistema que a sua empresa usa você tem como atividade apenas o lançamento de ASO e tem procuração para enviar informações do Grupo SST, conforme tela acima você somente conseguirá enviar ao Governo os ASOs lançados.

Pode ser que a definição da empresa seja vários colegas lançam dados, mas apenas um tem procuração e faz o envio.

SST

(11)

IMPORTANTE: temos conhecimento que uma das frentes de fiscalização é sobre os certificados e o vínculo com a empresa a qual pertence os dados. Se quem transmite não tem vínculo contratual com a empresa haverá fiscalização orientada por essa informação.

6 – IMPACTOS

• As informações de SST que até então ficavam apenas no ambiente da empresa passarão a ser compartilhadas com o Governo e, futuramente, com o Trabalhador. Claro que isso facilitará a fiscalização das informações de SST que passa a ser eletrônica.

• O PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário será eletrônico, com informações a partir da data de vigência do eSocial. Como não tem informações do passado, no eSocial, as empresas terão que ter PPP em formulário com informações até a data de entrada do eSocial e PPP Eletrônico a partir do eSocial. Exemplo: uma empresa do primeiro grupo terá PPP em formulário até 07/06/2021 e eletrônico a partir de 08/06/2021.

• Nossa recomendação é focar em ter um Projeto de Elaboração de PPP em formulários, pelo menos, dos ATIVOS EXPOSTOS.

• Fazer a entrega ao Trabalhador do PPP em formulário para apreciação, validação e ciência com assinatura no recibo de entrega do PPP formulário.

• Ter procedimento de emissão avulsa de PPP formulário para os DESLIGADOS EXPOSTOS.

• A partir da vigência do eSocial SST o PPP que não será mais solicitado ao Trabalhador quando ele for requerer ACET - Aposentadoria por condições Especiais de Trabalho. A CAT será transmitida pelo eSocial e o sistema CATWeb do Governo deixará de ser utilizado. A CAT será disponibilizada para todos os entes governamentais que têm acesso ao eSocial.

7 – QUAIS SÃO AS DOCUMENTAÇÕES TÉCNICAS DO ESOCIAL SST?

No 1º Quadro são Tabelas do Governo ele publica, ele atualiza. Os empregadores não enviarão essas informações; utilizarão as informações destas Tabelas para fazer as declarações. Servem para padronizar a informação que os empregadores vão fornecer ao Governo.

No 2º Quadro temos os leiautes que serão enviados ao Governo. Cada leiaute identificado com S-XXXX é um tipo de informação a ser enviada.

SST tem 3 obrigações S-2210, S2220 e S-2240.

Para conhecer cada campo é preciso baixar no Portal do eSocial em Documentação Técnica os leiautes disponíveis na versão mais atualizada

(12)

Importante conhecer relacionamentos entre leiautes de Depto Pessoal e de SST.

VISÃO GERAL DO CONTEUDO DA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DO ESOCIAL SIMPLIFICADO VERSÃO S-1.0

TABELAS DE SST E DE FOLHA DE PAGAMENTO SST FOLHA DE PAGAMENTO

Tabela 01 - Categorias de Trabalhadores X

Tabela 02 - Financiamento da Aposentadoria Especial e Redução do Tempo de Contribuição

INFORMAÇÃO SEGUE NOS LEIAUTES S-1200 - Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social e no S-2299 – Desligamento e tem como base o LTCAT.

X X

Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento

IMPORTANTE CONHECER tem rubricas de adicionais e pagamentos que podem

representar riscos exemplo: adicional de insalubridade, periculosidade adicional noturno, adicional penosidade, despesas de viagem. Essas informações seguem nos leiautes S-1200 e S-2299.

X X

Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros X

Tabela 05 - Tipos de Inscrição X

Tabela 06 - Países X

Tabela 07 - Tipos de Dependente X

Tabela 08 - Classificação Tributária X

Tabela 09 - Tipos de Arquivo do eSocial X

Tabela 10 - Tipos de Lotação Tributária

Essa também é uma tabela interessante . As informações seguem no leiaute S-1020 Tabela de Lotações Tributárias. Constam neste leiaute os Tomadores de Serviços.

X X

Tabela 11 - Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classif. Tributária e Tipos

de Lotação X

Tabela 12 - Compatibilidade entre Tipos de Lotação e Classificação Tributária X Tabela 13 - Parte do corpo atingida *usada no leiaute S-2210 CAT X

Tabela 14 - Agente Causador do Acidente de Trabalho *usada no leiaute S-2210 CAT X Tabela 15 - Agente Causador / Situação Geradora de Doença Profissional *usada no

leiaute S-2210 CAT X

Tabela 16 - Situação Geradora do Acidente de Trabalho *usada no leiaute S-2210 CAT X Tabela 17 - Descrição da Natureza da Lesão *usada no leiaute S-2210 CAT X Tabela 18 - Motivos de Afastamento

Um dos motivos de afastamento é o 01 Acidente/Doença do Trabalho. Além de enviar o S-2210 CAT também haverá a obrigatoriedade de envio do S-2230 comunicando o afastamento.

X X

Tabela 19 - Motivos de Desligamento X

Tabela 20 - Tipos de Logradouro X

Tabela 21 - Códigos de Incidência Tributária da Rubrica para o IRRF X Tabela 22 - Compatibilidade entre FPAS e Classificação Tributária X Tabela 23 - Relacionamento entre Tipo de Valor do FGTS, Categoria, Origem, Código de

Incidência do FGTS e Condição X

Tabela 24 - Agentes Nocivos e Atividades - Aposentadoria Especial *usada no leiaute

(13)

Tabela 25 - Tipos de Benefícios X

Tabela 26 - Motivos de Cessação de Benefícios X

Tabela 27 - Procedimentos Diagnósticos * usada no leiaute evento S-2220 -

Monitoramento da Saúde do Trabalhador X

Tabela 28 - Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações

*usada no leiaute S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhadore S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho/Relação Estatutária

FOLHA ENVIA ESSA INFORMAÇÃO QUE TEM LIGAÇÃO COM SST, POIS SÃO CAPACITAÇÕES PREVISTAS EM NRs

X X

LEIAUTES SST E DE FOLHA DE PAGAMENTO

S-1000 Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público X S-1005 Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos X S-1010 Tabela de Rubricas *Essa tabela é do Empregador e nela são enviadas todas as

rubricas recebidas pelo empregado e no S-1200 folha de pagamento segue mensalmente quais são os valores pagos.

X S-1020 Tabela de Lotações Tributárias

Constam neste leiaute os Tomadores de Serviços.

X

S-1070 Tabela de Processos Administrativos/Judiciais X

S-1200 Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social *Esse arquivo leva a informação de Adicionais de Insalubridade e Periculosidade e FACET Financiamento Aposentadoria Especial. Todos os valores pagos aos trabalhadores devem seguir neste arquivo.

X X

S-1202 Remuneração de Servidor vinculado ao Regime Próprio de Previd. Social X

S-1207 Benefícios - Entes Públicos X

S-1210 Pagamentos de Rendimentos do Trabalho X

S-1260 Comercialização da Produção Rural Pessoa Física X

S-1270 Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários X

S-1280 Informações Complementares aos Eventos Periódicos X

S-1298 Reabertura dos Eventos Periódicos X

S-1299 Fechamento dos Eventos Periódicos X

S-2190 Registro Preliminar de Trabalhador X

S-2200 Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador

*INFORMAÇÕES DE CAPACITAÇÕES NRs SEGUEM NESTE ARQUIVO X X

S-2205 Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador X

S-2206 Alteração de Contrato de Trabalho/Relação Estatutária *INFORMAÇÕES DE

CAPACITAÇÕES NRs SEGUEM NESTE ARQUIVO X X

S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho X

S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador X

S-2230 Afastamento Temporário X X

S-2231 Cessão/Exercício em Outro Órgão X

S-2240 Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos X

S-2298 Reintegração/Outros Provimentos X

S-2299 Desligamento X

S-2300 Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário X

(14)

S-2399 Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término X

S-2400 Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos X

S-2405 Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos X

S-2410 Cadastro de Benefício - Entes Públicos X

S-2416 Cadastro de Benefício - Entes Públicos X

S-2418 Reativação de Benefício - Entes Públicos X

S-2420 Cadastro de Benefício - Entes Públicos X

S-3000 Exclusão de Eventos X

S-5001 Informações das Contribuições Sociais por Trabalhador X

S-5002 Imposto de Renda Retido na Fonte por Trabalhador X

S-5003 Informações do FGTS por Trabalhador X

S-5011 Informações das Contribuições Sociais Consolidadas por Contribuinte X

S-5013 Informações do FGTS Consolidadas por Contribuinte X

S-8299 Baixa Judicial do Vínculo X

8 – A IMPORTANCIA DO GRO PARA O FLUXO DE INFORMAÇÕES NO ESOCIAL

Faltava o GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais como alicerce do Fluxo de Informações de SST ao eSocial e interligações entre as Normas.

Os adiamentos e simplificações no eSocial SST foram muito bem vindos, pois a falta de informatização nestas áreas e de procedimentos de gestão mensal de SST exigiam tempo. Esse tempo permitiu a publicação do GRO incrementando o conceito de Gestão em SST com PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos e Inventário de Riscos e Plano de Ação.

O GRO define que a avaliação de riscos deve constituir um processo contínuo e ser revista a cada dois anos ou quando da ocorrência das situações:

a) após implementação das medidas de prevenção, para avaliação de riscos residuais;

b) após inovações e modificações nas tecnologias, ambientes, processos, condições, procedimentos e organização do trabalho que impliquem em novos riscos ou modifiquem os riscos existentes;

c) quando identificadas inadequações, insuficiências ou ineficácias das medidas de prevenção; d) na ocorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho;

e) quando houver mudança nos requisitos legais aplicáveis.

As situações descritas de a) até e) ocorrem no dia a dia das empresas e o GRO torna obrigatório seus registros e gestão sendo assim os subsídios para declaração no eSocial.

9) A DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES NA NOVA NR 09 AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS DE RISCOS FISICOS, QUIMICOS E BIOLOGICOS

(15)

9.3.1 A identificação das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos deverá considerar:

a) descrição das atividades;

b) identificação do agente e formas de exposição;

c) possíveis lesões ou agravos à saúde relacionados às exposições identificadas; d) fatores determinantes da exposição;

e) medidas de prevenção já existentes; e

f) identificação dos grupos de trabalhadores expostos

10) O FUTURO DO ESOCIAL SST Conforme Maia:

“Houve uma redução significativa da quantidade de informações de SST solicitadas pelo eSocial na versão S-1.0, versão simplificada do eSocial.

Esta redução adveio de uma demanda específica do Ministro Paulo Guedes de simplificação do sistema neste

momento de implantação.

Como as NR´s estavam e ainda estão passando por um processo de revisão, achamos por bem, inicialmente, diminuirmos o escopo do projeto no que diz respeito a SST priorizando apenas o envio das informações mais relacionadas à área previdenciária e deixando para um segundo momento o envio das informações relativas à parte trabalhista.

Neste ínterim, também esperamos conseguir avançar na uniformização das legislações trabalhista e previdenciária no que diz respeito às normas da SST.

No futuro, seguramente todas as informações relativas a SST estarão de volta ao eSocial.” Vamos em frente!

Referências

Documentos relacionados

Percebemos posicionamentos diferentes diante da Lei: no caso dos adolescentes não infratores, há o encontro com um Outro que se coloca como lugar de

Marta tem o objetivo transformar a criação, desenvolvimento e comercialização de empreendimentos imobiliários em em uma experiência de sucesso para clientes,

Assim, a ABF, que em seus projetos de eSocial leva em consideração exigências legais diversas, bem como, observa posições relevantes do judiciário trabalhista e

Deseja-se marcar um ponto P, conforme figura a seguir, de modo que o comprimento do percurso ABPA seja a metade do comprimento total da pista.. (Ueg 2005) Um grupo de ex-colegas de

Embora isso seja mais do que sabido, ainda falta compreensão clara de como tal resistência vem de fato bloqueando a formação da maioria requerida para aprovação da reforma

Mesmo pessoas que acreditam na Reencarnação adaptaram-se de tal maneira a essa visão e à maneira de trabalhar da Psicologia e da Psiquiatria, que no momento em que surge uma nova

Quem não pode com o pote, não pega na rodilha..

Não bastará responder a essas professoras dizendo-lhes que essas crianças são, sim, capazes de aprender -e isso vale para todas as ditas especiais -, todas têm potenciais que podem