• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N 030/2020, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2020.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N 030/2020, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2020."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL N° 030/2020, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2020.

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE MONITORES PARA O NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA (NEAPO).

O DIRETOR-GERAL, EM EXERCÍCIO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA) CAMPUS CAXIAS, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital contendo as normas e procedimentos para admissão de monitores para atuar no Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo).

1. DA FINALIDADE

1.1 A monitoria é uma atividade auxiliar de ensino, pesquisa e extensão exercida por estudantes que possibilita um aprofundamento na área de agroecologia.

1.2 O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo) foi fundado, em 2012, com o objetivo de criar espaços de pesquisa, discussão e difusão do conhecimento agroecológico em nível local e regional. O núcleo desenvolve e incentiva a criação de áreas de produção agroecológicas dentro da fazenda escola do IFMA Campus Caxias, com intuito de ser referência como uma unidade de validação de práticas agroecológicas. Com a construção destas áreas, visiona-se à realização de dias de campo, práticas de beneficiamento da produção, gestão de custos e informatização na agricultura e consequentemente proporcionar, formação ou capacitação de produtores rurais considerando os princípios agroecológicos nas mais diversas áreas de conhecimento, permitindo o acesso a tecnologias agroecológicas.

2. DOS REQUISITOS

2.1 Podem candidatar-se à monitoria do Neapo estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores do IFMA Campus Caxias, conforme Quadro de Vagas em anexo e item 5, desde que atendem aos seguintes requisitos:

a) Ter interesse nas atividades desenvolvidas pelo Neapo;

b) Ter disponibilidade para participar das atividades, pelo menos 8 horas semanais; c) Ter frequência igual ou superior a 75% no histórico escolar.

(2)

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições serão realizadas no período de 12 a 26 de fevereiro, no site do Campus Caxias (caxias.ifma.edu.br), através do preenchimento do formulário eletrônico, ou presencialmente na sala do Neapo, iniciando às 10h do dia 12/02 e encerrando às 17h do dia 26/02.

3.2 No ato da inscrição, o candidato deverá anexar os seguintes documentos ao formulário eletrônico e ou presencialmente:

a) Documento de identidade (RG) e CPF;

b) Comprovante de matrícula, emitido do Sistema de Seleção Unificado de Administração Pública (Suap).

3.3 No caso de mais de uma inscrição para um mesmo candidato, será considerada a última inscrição, invalidando-se as anteriores, ainda que a documentação tenha sido anexada.

3.4 As inscrições homologadas serão publicadas no dia 27 de fevereiro, no mural do Neapo e no site do Campus Caxias.

3.5 Os interessados em interpor recurso contra a homologação de inscrição poderão fazê-lo até o dia 27 de fevereiro, de forma presencial no Neapo.

3.6 A homologação final, após recursos, será divulgada no dia 02 de março, no mural do Neapo e no site do Campus Caxias.

4. DA SELEÇÃO

4.1 Os candidatos com inscrição homologada deverão comparecer ao Neapo para entrevista, que ocorrerá de acordo com o cronograma divulgado no dia 02 de março no site do IFMA Campus Caxias.

4.2 O processo de seleção dar-se-á mediante entrevista, na qual serão avaliados os seguintes critérios:

a) Interesse do discente (02 pontos);

b) Conhecimento do discente sobre agroecologia (04 pontos); c) Rendimento escolar (02 pontos);

(3)

5. DAS VAGAS, ATRIBUIÇÕES E PERÍODO DA MONITORIA

5.1 Serão destinadas cinco vagas e mais cinco vagas para cadastro de reserva, para estudantes dos cursos técnicos de nível e do ensino superior presencial.

Quadro de vagas

Vagas Quantidade Cadastro de reserva

Técnico em Administração 1 1

Técnico em Agropecuária 1 1

Bacharelado em Ciência da computação 1 1

Técnico em Informática 1 1

Bacharelado em Zootecnia 1 1

5.2 São atribuições de cada área:

a) Administração: Auxiliar na organização das atividades e no planejamento organizacional do núcleo.

b) Agropecuária: Auxiliar na organização das atividades de campo, atendimento a produtores rurais familiares e na condução das vitrines de agroecossistemas.

c) Informática: Auxiliar na organização das atividades internas e externas do núcleo e no planejamento organizacional nas redes sociais.

d) Ciência da Computação: Desenvolver atividades externas e internas do núcleo e o planejamento organizacional do núcleo na redes sociais e de comunicação.

e) Zootecnia: Desenvolver as atividades de campo atendimento a produtores rurais familiares e na condução das vitrines de agroecossistemas.

5.3 O monitor receberá orientação para atuação do Coordenador do Neapo e atuará em conformidade com plano elaborado em conjunto com a coordenação.

5.4 O acompanhamento e avaliação do desempenho do monitor cabe à Coordenação do Núcleo.

5.5 A participação na monitoria poderá ser cancelada:

(4)

b) Por infração disciplinar grave ou gravíssima; c) Por conclusão do curso;

d) Por trancamento de matrícula; e) Por desejo do monitor;

f) Por abandono de curso.

5.3 O período da monitoria é de um semestre (2020.1), podendo ser prorrogada por igual período (2020.2), de acordo com interesse do discente e da coordenação do núcleo.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Os candidatos selecionados serão classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos na entrevista e por curso.

6.2 Ocorrendo o empate, será aplicado, por ordem de precedência, os seguintes critérios de desempate:

a) Maior nota em conhecimento sobre agroecologia; b) Matrícula mais antiga

c) Maior idade

7. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

7.1 O resultado provisório do processo seletivo será divulgado no dia 12 de março, no site do IFMA Campus Caxias e na portaria do Neapo.

7.2 O candidato interessado em interpor recurso contra o resultado provisório deverá fazê-lo até o dia 16 de março, de forma presencial no Neapo.

7.3 O resultado final, após interposição de recursos, será divulgado no dia 17 de março, no site do Campus Caxias e na portaria do Neapo.

7.4 Na publicação do resultado final do seletivo será divulgada em listas de aprovados por curso, com suas respectivas pontuações.

(5)

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A Equipe Neapo entrará em contato com os estudantes classificados em até 5 dias úteis para prestar informações acerca do início de atividades e da documentação necessária para assinatura do termo de compromisso.

8.2 Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Neapo, e encaminhados, em última instância, à Direção do Campus Caxias.

Caxias/MA, 11 de fevereiro de 2020.

Raimundo Nonato Assunção de Sousa

Diretor da Diretoria de Desenvolvimento Educacional Em exercício na Diretoria Geral

Portaria IFMA/Reitoria Nº 1.139 de 12 de março de 2018. D.O.U. de 15 de março de 2018

(6)

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE MONITORES PARA O NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA (NEAPO)

ANEXO – CRONOGRAMA

ATIVIDADE DATA LOCAL

Lançamento do edital 11/02/2020 IFMA Campus Caxias

Inscrição 12 a 26/02/20 Site do Campus Caxias e

Coordenação do Neapo

Homologação de inscrição 27/02/2020 Site do Campus Caxias e Coordenação do Neapo Recurso contra a

homologação de inscrição 28/02 a 02/03/2020 Coordenação do Neapo Homologação final de

inscrição 03/02/2020

Site do Campus Caxias e Coordenação do Neapo Divulgação do cronograma de

entrevistas 04/03/2020

Site do Campus Caxias e Coordenação do Neapo

Resultado preliminar 12/03/2020 Site do Campus Caxias e Coordenação do Neapo Recurso contra o resultado

preliminar 13 a 16/03/2020 Coordenação do Neapo

Resultado final 17/03/2020 Site do Campus Caxias e

(7)

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE MONITORES PARA O NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA (NEAPO)

ANEXO II – QUADRO DE VAGAS

Vagas Quantidade Cadastro de reserva

Técnico em Administração 1 1

Técnico em Agropecuária 1 1

Bacharelado em Ciência da computação 1 1

Técnico em Informática 1 1

Bacharelado em Zootecnia 1 1

Referências

Documentos relacionados

O professor de Música está a preparar os seus alunos para uma atuação.. Dividiu os 45 alunos em grupos

Combinaram encontrar-se às 21h

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

A abordagem mais usual de fadiga, que utiliza a tensão nominal e a classificação de detalhes geométricos para previsão da vida em fadiga, não abrange conexões mais complexas e