• Nenhum resultado encontrado

Trabalho de Economia Estrutura de Mercado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho de Economia Estrutura de Mercado"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

2 2 caracteriza como, local onde produtores e consumidores se encontram para realizar  caracteriza como, local onde produtores e consumidores se encontram para realizar  a compra e venda das mercadorias, reguladas pela lei da oferta e da procura.

a compra e venda das mercadorias, reguladas pela lei da oferta e da procura.

No mercado de bens e serviços, caracterizam-se pela seguinte estrutura: No mercado de bens e serviços, caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita, concorrência monopolística (ou imperfeita), monopólio, concorrência perfeita, concorrência monopolística (ou imperfeita), monopólio, oligopólio e monopólio bilateral.

oligopólio e monopólio bilateral.

  As Estruturas de Mercado, as quais serão tratadas de forma mais   As Estruturas de Mercado, as quais serão tratadas de forma mais complexa neste trabalho, são modelos que captam aspectos de como os mercados complexa neste trabalho, são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da procura, baseando-se em características observadas nos interação da oferta e da procura, baseando-se em características observadas nos mercados existentes.

(2)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(3)

2

2. . ESTRUTURA ESTRUTURA DE DE MERCADOMERCADO

O mercado constitui um híbrido entre a oferta e a procura. Não se trata de O mercado constitui um híbrido entre a oferta e a procura. Não se trata de um ou de outros considerados isoladamente, contudo de ambos simultaneamente. um ou de outros considerados isoladamente, contudo de ambos simultaneamente.   Agora este mercado, este espaço de encontro está envolvido por um contexto   Agora este mercado, este espaço de encontro está envolvido por um contexto próprio, de acordo com as condições em que se depara a venda de determinada próprio, de acordo com as condições em que se depara a venda de determinada mercadoria ou serviço. Isto quer dizer uma estrutura pertinente ao caso.

mercadoria ou serviço. Isto quer dizer uma estrutura pertinente ao caso.

³A partir da demanda e da oferta de mercado são ³A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da particular forma ou estrutura desse dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa. (WAGNER, 2007)´. em poucas ou uma única empresa. (WAGNER, 2007)´.

  As estruturas de mercado descrevem basicamente, de várias formas   As estruturas de mercado descrevem basicamente, de várias formas dependendo fundamentalmente de três características: Número de empresas que dependendo fundamentalmente de três características: Número de empresas que compõem esse mercado, tipos de produtos (homogêneos ou diferenciados), e se compõem esse mercado, tipos de produtos (homogêneos ou diferenciados), e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

Tendo isso em vista, podemos classificar as estruturas de mercado para o Tendo isso em vista, podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:

setor de bens e serviços da seguinte forma: Concorrência PerfeitaConcorrência Perfeita ± é uma situação± é uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. Além disso, os nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos;

produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos; ConcorrênciaConcorrência Monopolista (imperfeita)

Monopolista (imperfeita) ± é uma situação de mercado na qual existem muitas firmas± é uma situação de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos entre si;

(4)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(5)

um monopolista e um monopsonista. Tipicamente, o monopolista deseja vender uma um monopolista e um monopsonista. Tipicamente, o monopolista deseja vender uma certa quantidade de produto por um preço, e o monopsonista pretende obter a certa quantidade de produto por um preço, e o monopsonista pretende obter a mesma quantidade por um preço diferente daquele oferecido pelo monopolista. mesma quantidade por um preço diferente daquele oferecido pelo monopolista. Como ambas as posições são conflitantes, somente a negociação recíproca permite Como ambas as posições são conflitantes, somente a negociação recíproca permite a definição do preço.

a definição do preço.

Vejamos, então, as características distintivas de cada um desses Vejamos, então, as características distintivas de cada um desses mercados.

mercados.

2

2.1. .1. Concorrência Concorrência PerfeitaPerfeita

a)

a) Definição e Definição e causas dcausas da Cona Concorrência Perfeitacorrência Perfeita

É uma das estruturas de mercado que visa descrever o funcionamento É uma das estruturas de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas de

de mercado. mercado. Trata-se Trata-se de de uma uma construção construção teórica. teórica. Apesar Apesar disso, disso, algumasalgumas aproximações dessa situação de mercado

aproximações dessa situação de mercado poderão ser encontradas no mpoderão ser encontradas no munun do real,do real, como é o caso dos mercados de vários produtos agrícolas, observa-se o que diz como é o caso dos mercados de vários produtos agrícolas, observa-se o que diz Paulo Nunes:

Paulo Nunes:

³A estrutura de mercado caracterizada por concorrência ³A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma concepção mais teórica, ideal, porque os perfeita é uma concepção mais teórica, ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece existir certo que, em condições normais, sempre parece existir certo grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento. grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento. Portanto o conceito de concorrência perfeita é usado Portanto o conceito de concorrência perfeita é usado apenas por seu valor analítico, pois não existe na prática. apenas por seu valor analítico, pois não existe na prática. (Paulo Nunes, 2007)´.

(6)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(7)

também pelas

também pelas inúmeras conseqüências derivadas de suas hipótinúmeras conseqüências derivadas de suas hipót eses, queeses, que condicionam o comportamento dos agentes econômicos em diferentes mercados. condicionam o comportamento dos agentes econômicos em diferentes mercados.

b

b  ) Hipóteses  ) Hipótesesbá bá sicas do modelo de concorrência perfeita:sicas do modelo de concorrência perfeita:

 A

 A existência um grande numero de compradores e vendedores.existência um grande numero de compradores e vendedores. UmUm

grande número de compradores e vendedores se refere não a um valor acima de grande número de compradores e vendedores se refere não a um valor acima de uma determinada quantidade, mas sim a que o preço do e dado para as firmas e uma determinada quantidade, mas sim a que o preço do e dado para as firmas e para os consumidores;

para os consumidores;

Os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si  Os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si ;; dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado;

dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado;

Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto;; esta hipótese é conhecida como transparência de mercado;

esta hipótese é conhecida como transparência de mercado;

Entrada e saída de firmas no mercado são livres, não havendo barreiras. Entrada e saída de firmas no mercado são livres, não havendo barreiras. Esta hipótese também é conhecida como livre mobilidade. Isso permite que as Esta hipótese também é conhecida como livre mobilidade. Isso permite que as empresas menos eficientes saiam do mercado e que nele ingressem firmas mais empresas menos eficientes saiam do mercado e que nele ingressem firmas mais eficientes.

eficientes.

c)

c) Características Características da da Concorrência Concorrência PerfeitaPerfeita

  A característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo   A característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração

(8)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(9)

pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem desembolso), o que inclui os lucros normais. A hipótese de que a empresa, desembolso), o que inclui os lucros normais. A hipótese de que a empresa, individualmente, seja incapaz de alterar o preço do produto tem uma conseqüência individualmente, seja incapaz de alterar o preço do produto tem uma conseqüência importante, porque implica a curva de demanda do produto ser perfeitamente importante, porque implica a curva de demanda do produto ser perfeitamente elástica, ou seja, horizontal, como vê a figura a baixo:

elástica, ou seja, horizontal, como vê a figura a baixo:

Figura 2: Demanda da Concorrência Perfeita ± Fonte: Paulo Nunes, 2007 Figura 2: Demanda da Concorrência Perfeita ± Fonte: Paulo Nunes, 2007

 A concorrência perfeita é um mercado transparente, pois se existir lucros  A concorrência perfeita é um mercado transparente, pois se existir lucros extraordinários, atrairá novas firmas para o mercado, acarretando o aumento da extraordinários, atrairá novas firmas para o mercado, acarretando o aumento da oferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente os oferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente os lucros extras, até chegar a uma situação onde só existirão lucros normais, cessando lucros extras, até chegar a uma situação onde só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado.

o ingresso de novas empresas nesse mercado.

2

2..22. . Concorrência Concorrência Monopolista Monopolista (imperfeita)(imperfeita)

a)

a) Definição e Definição e causas dcausas da Cona Concorrência Monopolísticacorrência Monopolística

  A concorrência monopolista que também é chamada de concorrência   A concorrência monopolista que também é chamada de concorrência imperfeita é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, imperfeita é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes,

(10)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(11)

Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características:

características:

Número relativamente grande de empresas com certo poder mero relativamente grande de empresas com certo poder 

concorrencial,

concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, sejaporém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares; por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares;

Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla,

Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vezuma vez que existem produtos substitutos no mercado;

que existem produtos substitutos no mercado; Muitos compradores e muitos

Muitos compradores e muitos vendedores;vendedores;

Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos

diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos,, daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos, ou seja, os bens e serviços são heterogéneos;

ou seja, os bens e serviços são heterogéneos;

Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto

Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é à entrada de novos concorrentes.

é à entrada de novos concorrentes.

³Essas características acabam dando um pequeno poder  ³Essas características acabam dando um pequeno poder  monopolista sobre o preço de seu produto, embora o monopolista sobre o preço de seu produto, embora o mercado seja competitivo (daí o nome concorrência mercado seja competitivo (daí o nome concorrência monopolista). (KUPFER, 2002)´.

monopolista). (KUPFER, 2002)´.

 A concorrência monopolista (imperfeita) caracteriza

 A concorrência monopolista (imperfeita) caracteriza -se pelo fato de qu-se pelo fato de que ase as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por  empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por  exemplo, diferentes marcas de s

exemplo, diferentes marcas de sabonete, refrigerante, sabão eabonete, refrigerante, sabão em pó, m pó, etc. Trata-se,etc. Trata-se, assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita.

assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita.

  A diferenciação de produtos pode dar-se por características físicas   A diferenciação de produtos pode dar-se por características físicas (composição química, potência etc.), pela embalagem, ou pelo esquema de (composição química, potência etc.), pela embalagem, ou pelo esquema de

(12)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(13)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Nesta estrutura, cada empresa tem certo poder sobre a fixação de preços, Nesta estrutura, cada empresa tem certo poder sobre a fixação de preços, no entanto a existência de substitutos próximos permite aos consumidores no entanto a existência de substitutos próximos permite aos consumidores alternativos para fugirem de aumentos de preços. Da mesma for

alternativos para fugirem de aumentos de preços. Da mesma for ma que nama que na concorrência perfeita, prevalece à suposição de que não existem barreiras para a concorrência perfeita, prevalece à suposição de que não existem barreiras para a entrada de novas firmas no mercado.

entrada de novas firmas no mercado.

b

b )  ) Exemplos Exemplos reais reais de Conde Concorrência Monopolísticacorrência Monopolística

Segue alguns exemplos de Concorrências Monopolísticas: Segue alguns exemplos de Concorrências Monopolísticas:

Lanchonetes: MacDonald´s, Giraffas, Habib´s, Burguer King, Bobs; Lanchonetes: MacDonald´s, Giraffas, Habib´s, Burguer King, Bobs; Empresas de Informática: Apple, Compac, HP, Sony; Fabricantes de Cigarros: Empresas de Informática: Apple, Compac, HP, Sony; Fabricantes de Cigarros: Souza Cruz, Philip Morris, Cia Sul-americana de Tabacos;

Souza Cruz, Philip Morris, Cia Sul-americana de Tabacos;

2

2.3. Monopólio.3. Monopólio

a)

a) Definição Definição e Ce Causas ausas do mdo monopólioonopólio

Estrutura de mercado composta por apenas um vendedor e muitos Estrutura de mercado composta por apenas um vendedor e muitos

(14)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(15)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

sempre maior do que em competição perfeita e a sempre maior do que em competição perfeita e a quantidade vendida sempre menor. (KUPFER, 2002)´. quantidade vendida sempre menor. (KUPFER, 2002)´.

  As causas da existência do monopólio são várias, algumas políticas,   As causas da existência do monopólio são várias, algumas políticas, outras econômicas e outras técnicas, como:

outras econômicas e outras técnicas, como: Propriedade excl

Propriedade exclusiva de usiva de matérias-primas ou matérias-primas ou de técnicas de produção;de técnicas de produção; Patentes sobre produtos ou processos de produção;

Patentes sobre produtos ou processos de produção;

Licença governamental ou imposição de barreiras comerciais

Licença governamental ou imposição de barreiras comerciais para excluir para excluir  competidores, especialmente estrangeiros;

competidores, especialmente estrangeiros;

O caso do monopólio natural quando o mercado não suporta mais do que O caso do monopólio natural quando o mercado não suporta mais do que uma

uma úúnica empresa,nica empresa, pois a tecnologia de produção impõe que a operação eficientepois a tecnologia de produção impõe que a operação eficiente

tenha economias de escala substanciais. tenha economias de escala substanciais.

b

b )  ) Vantagens Vantagens e e desvantagens desvantagens do modo monopólionopólio

Os argumentos favoráveis aos monopólios concentram-se principalmente Os argumentos favoráveis aos monopólios concentram-se principalmente nas vantagens da produção em

nas vantagens da produção em grande escala, grande escala, como a elevação de rcomo a elevação de rendimentoendimento propiciado pelas inovações tecnológicas e a redução dos custos. Também se afirma propiciado pelas inovações tecnológicas e a redução dos custos. Também se afirma que os monopólios podem racionalizar as atividades econômicas, eliminar os que os monopólios podem racionalizar as atividades econômicas, eliminar os excessos de capacidade

excessos de capacidade e evitar a concorrência desleal. Outra das vane evitar a concorrência desleal. Outra das van tagens quetagens que lhes são atribuídas é a garantia de um determinado grau de segurança no futuro, o lhes são atribuídas é a garantia de um determinado grau de segurança no futuro, o

(16)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(17)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Também se assinala que a ausência de concorrência pode incidir  Também se assinala que a ausência de concorrência pode incidir  negativamente sobre a redução dos custos e levar à subutilização dos recursos negativamente sobre a redução dos custos e levar à subutilização dos recursos produtivos. (VASCONCELLOS, 2004).

produtivos. (VASCONCELLOS, 2004).

c) Hipóteses

c) Hipóteses bá bá sicas:sicas:

U m Determinado Produto é Suprido por uma Única Firma:m Determinado Produto é Suprido por uma Única Firma: Uma únicaUma única

firma oferece o produto em um determinado mercado; firma oferece o produto em um determinado mercado;

N ão há substitutos Próximos para esse Produto:ão há substitutos Próximos para esse Produto: Isso significa dizer que oIsso significa dizer que o

monopolista enfrenta pouca ou nenhuma concorrência; monopolista enfrenta pouca ou nenhuma concorrência;

Existem Obstáculos (barreiras) à Entrada de

Existem Obstáculos (barreiras) à Entrada de N N ovas Firmas na Ind ovas Firmas na Ind úústriastria

(nesse caso a ind 

(nesse caso a ind úústria é composta de umastria é composta de uma úúnica firma):nica firma): Para que o monopólioPara que o monopólio

exista é preciso manter concorrentes em potencial afastados da indústria. Isto exista é preciso manter concorrentes em potencial afastados da indústria. Isto significa que devem existir barreiras que impeçam o surgimento de competidores, significa que devem existir barreiras que impeçam o surgimento de competidores, protegendo, dessa forma, a posição

protegendo, dessa forma, a posição de monopolista. Estas barreirade monopolista. Estas barreira s fazem com ques fazem com que seja muito difícil (ou praticamente impossível) a entrada de novas firmas na indústria. seja muito difícil (ou praticamente impossível) a entrada de novas firmas na indústria.

d) Os principais o

d) Os principais obbst st á á culos ao ingresso de firmas concorrentes noculos ao ingresso de firmas concorrentes no mercado são:

(18)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(19)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

mais baixo do que qualquer outra. Esse fenômeno dá origem àquilo que os mais baixo do que qualquer outra. Esse fenômeno dá origem àquilo que os economistas denominam Monopólio Natural;

economistas denominam Monopólio Natural;

Controle sobre o fornecimento de Matérias Primas:

Controle sobre o fornecimento de Matérias Primas: Se uma firmaSe uma firma monopolista detém o controle sobre o fornecimento das matérias primas essenciais monopolista detém o controle sobre o fornecimento das matérias primas essenciais à produção de um determinado bem ou serviço, ela pode bloquear o ingresso de à produção de um determinado bem ou serviço, ela pode bloquear o ingresso de novas firmas no mercado;

novas firmas no mercado; Barreiras Legais:

Barreiras Legais:  A As barreiras legais incluem patentes, licenças es barreiras legais incluem patentes, licenças e

concessões governamentais.

concessões governamentais. A posse de patentes dá ao monopolista o direito únicoA posse de patentes dá ao monopolista o direito único de produzir uma particular mercadoria durante um determinado período de tempo. de produzir uma particular mercadoria durante um determinado período de tempo. Dessa forma, outras firmas ficam legalmente proibidas de produzirem e venderem o Dessa forma, outras firmas ficam legalmente proibidas de produzirem e venderem o produto patenteado. Nesse sentido, ocorre um efeito semelhante ao controle sobre produto patenteado. Nesse sentido, ocorre um efeito semelhante ao controle sobre os fornecimentos de matérias primas essenciais, uma vez que impede a entrada de os fornecimentos de matérias primas essenciais, uma vez que impede a entrada de novas firmas na indústria.

novas firmas na indústria.

O Monopólio Legal 

O Monopólio Legal ocorre quando o governo concede a uma empresa umocorre quando o governo concede a uma empresa um direito exclusivo para ela operar, por meio de licença e concessões que permitem direito exclusivo para ela operar, por meio de licença e concessões que permitem que uma única firma produza um determinado produto, excluindo legalmente a que uma única firma produza um determinado produto, excluindo legalmente a competição de outras firmas. Em contrapartida, o governo pode fazer exigências em competição de outras firmas. Em contrapartida, o governo pode fazer exigências em relação à

relação à quantidade e qualiquantidade e qualidade do dade do produto e improduto e impor por preços e taxas a serempreços e taxas a serem cobradas.

(20)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(21)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

controlar o preço dos produtos por ela vendidos; A CPFL no que tange a distribuição controlar o preço dos produtos por ela vendidos; A CPFL no que tange a distribuição de energia elétrica em São Carlos/SP; O SAAE no que tange a distribuição de água de energia elétrica em São Carlos/SP; O SAAE no que tange a distribuição de água e esgoto; Determinada empresa de ônibus que serve a um determinado bairro. e esgoto; Determinada empresa de ônibus que serve a um determinado bairro. Normalmente isso acontece em grandes centros urbanos, nos bairros mais Normalmente isso acontece em grandes centros urbanos, nos bairros mais afastados, onde há apenas uma linha de ônibus (uma única viação), que presta o afastados, onde há apenas uma linha de ônibus (uma única viação), que presta o serviço àquela comunidade ou bairro. O mesmo acontece na maioria das serviço àquela comunidade ou bairro. O mesmo acontece na maioria das concessões de linhas entre cidades no país;

concessões de linhas entre cidades no país;

2

2.4. .4. Monopólio Monopólio BilateralBilateral

Trata-se do mercado em que um monopsonista, na compra de um Trata-se do mercado em que um monopsonista, na compra de um insumo, defronta-se com um monopolista na venda desse insumo. Exemplo clássico: insumo, defronta-se com um monopolista na venda desse insumo. Exemplo clássico: uma única fábrica numa cidade do interior, que se defronta com um único sindicato uma única fábrica numa cidade do interior, que se defronta com um único sindicato (monopolista "na venda" do fator mão-de-obra). Ambos teriam poder, isoladamente, (monopolista "na venda" do fator mão-de-obra). Ambos teriam poder, isoladamente, de fixar os preços em seus termos, desde que o outro fosse concorrente perfeito. de fixar os preços em seus termos, desde que o outro fosse concorrente perfeito. Então, chega-se a uma situação de indeterminação do ponto de equilíbrio, isto é, do Então, chega-se a uma situação de indeterminação do ponto de equilíbrio, isto é, do preço e da quantidade que devem prevalecer, com o monopsonista querendo pagar  preço e da quantidade que devem prevalecer, com o monopsonista querendo pagar  o mínimo de salário e o sindicato monopolista querendo receber o máximo de o mínimo de salário e o sindicato monopolista querendo receber o máximo de salário. Nesse caso, foge-se do âmbito estritamente econômico e a solução salário. Nesse caso, foge-se do âmbito estritamente econômico e a solução

(22)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

(23)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

2

2.5. Oligopólio.5. Oligopólio

a)

a) Definição Definição e e causas causas do do OligopólioOligopólio

É um tipo de estrutura de mercado que se caracteriza por apresentar um É um tipo de estrutura de mercado que se caracteriza por apresentar um pequeno núm

pequeno número de empresas que dominam a ero de empresas que dominam a oferta de mercado e um grandeoferta de mercado e um grande número de compradores (demandantes) nesse mercado.

número de compradores (demandantes) nesse mercado.

Uma característica do mercado oligopolizado é a interdependência entre Uma característica do mercado oligopolizado é a interdependência entre as poucas empresas ofertantes. Essas empresas operam com incerteza quanto a as poucas empresas ofertantes. Essas empresas operam com incerteza quanto a reação das rivais e, portanto, tentam antecipar as suas ações, entrar em um acordo reação das rivais e, portanto, tentam antecipar as suas ações, entrar em um acordo sobre os preços a serem praticados, ou formar um cartel com o objetivo de fixar  sobre os preços a serem praticados, ou formar um cartel com o objetivo de fixar  preços e repartir o mercado.

(24)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

c)

c) Formas Formas de de OligopóliOligopólioo

Existem quatro formas básicas de oligopólio: (TOSCHI, 2002). Existem quatro formas básicas de oligopólio: (TOSCHI, 2002). Cartel:

Cartel: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção comAssociação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartéis produção são fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartéis começaram na Alemanha no século XIX e tiveram seu apogeu no período entre as começaram na Alemanha no século XIX e tiveram seu apogeu no período entre as guerras mundiais. Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do guerras mundiais. Os cartéis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a consumidor à livre-concorrência e beneficiar empresas não-rentáveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

durar pouco devido ao conflito de interesses.

Truste:

Truste: Reunião de empresas que perdem seu poder individual e oReunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com

(25)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

dominam desde a extração da matéria-prima como o transporte de seu produto já dominam desde a extração da matéria-prima como o transporte de seu produto já industrializado, ou seja, um truste. Um exemplo de conglomerado é a empresa industrializado, ou seja, um truste. Um exemplo de conglomerado é a empresa Mitsubishi, que fabrica desde carros até canetas.

Mitsubishi, que fabrica desde carros até canetas.

d)

d) Exemplos Exemplos reais reais de de OligopóliOligopóliosos

Segue abaixo alguns exemplos reais de Oligopólios: Segue abaixo alguns exemplos reais de Oligopólios:

Empresas aéreas: TAM, GOL, AZUL; Empresas de telefonia móvel e Empresas aéreas: TAM, GOL, AZUL; Empresas de telefonia móvel e celular: Vivo, Claro, Oi, Tim; Empresas de Gases Industriais e hospitalares - White celular: Vivo, Claro, Oi, Tim; Empresas de Gases Industriais e hospitalares - White Martins, Oximil, Air Liquide; Montadoras de veículos: Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Martins, Oximil, Air Liquide; Montadoras de veículos: Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Ford; Indústria de Bebidas: Guaraná

Ford; Indústria de Bebidas: Guaraná Antártica, CocaAntártica, Coca -Cola, Guaraná São -Cola, Guaraná São Carlos,Carlos, Tubaína.

(26)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

3. CONCLUSÃO 3. CONCLUSÃO

Este trabalho acadêmico visou apresentar de uma forma sistêmica as Este trabalho acadêmico visou apresentar de uma forma sistêmica as estruturas de mercado Monopólio, Oligopólio, Concorrência Monopolística e estruturas de mercado Monopólio, Oligopólio, Concorrência Monopolística e Concorrência Perfeita de forma a compará-las mostrando exemplos reais do Concorrência Perfeita de forma a compará-las mostrando exemplos reais do mercado nacional e

mercado nacional e internacional. Além disinternacional. Além dis so, foi possível verificar que a economiaso, foi possível verificar que a economia se resume basicamente em conseguir os preços certos através da quantidade certa se resume basicamente em conseguir os preços certos através da quantidade certa vendida. A permanência da hipótese de perfeito conhecimento e maximização de vendida. A permanência da hipótese de perfeito conhecimento e maximização de lucros nos modelos

lucros nos modelos de monopólio e de monopólio e competição monopolísticcompetição monopolístic a, isto é, aa, isto é, a racionalidade perfeita do tomador de decisões, leva a que todas as modificações racionalidade perfeita do tomador de decisões, leva a que todas as modificações teóricas feitas a seguir continuem a se construir como um caso especial, do caso teóricas feitas a seguir continuem a se construir como um caso especial, do caso geral, a competição perfeita. Tudo mais que não se enquadre nas hipóteses básicas geral, a competição perfeita. Tudo mais que não se enquadre nas hipóteses básicas do modelo é considerado uma falha ou imperfeição de mercado.

(27)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions!

Start Free Trial

Cancel Anytime.

4.

4. REFERÊNCIA REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICABIBLIOGRAFICA

KUPFER, David. Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticos no Brasil. KUPFER, David. Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia: Princípios de micro e MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia: Princípios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

VASCONCELLOS, Marco Antônio S. e GARCIA, Manuel E. Fundamentos de VASCONCELLOS, Marco Antônio S. e GARCIA, Manuel E. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 2004.

economia. São Paulo: Saraiva, 2004.

WAGNER, Roberto Machado. Economia I ± Apostila. Edição própria. 2007. WAGNER, Roberto Machado. Economia I ± Apostila. Edição própria. 2007.

Referências

Documentos relacionados

Refere-se a mercados onde não se verifica a concorrência perfeita, porque pelo menos um vendedor (ou comprador) é suficientemente forte para afectar o preço de mercado, e portanto

II. A exposição da Companhia decorre do financiamento do FINEP, corrigido pela TJLP, e das aplicações financeiras que são atualizadas pelo CDI. A variação desfavorável na taxa

• Criar acervo digitais em centros de documentação em terras indígenas e em instituições públicas no Brasil. • Ética: regras de acesso e normas

tendência para depositar DNA através do toque. Deste modo, utilizando a combinação dos resultados dos três ensaios de transferência direta, foi possível distinguir os

Arrendatários e parceiros são mais prósperos e mais bem educados nas regiões onde a cultura da cana está concentrada, e existe uma correlação entre mercados de aluguel ativos e

Num determinado país, o bem X é transacionado no mercado interno, de concorrência perfeita, ao preço do mercado externo, isto é, 40 euros por unidade, pois esse país é

equilíbrio de mercado; elasticidade; produção; teoria dos custos; estruturas de mercado: monopólio;.. oligopólio, concorrência perfeita e outras estruturas

(1ª fase, 2016) A redução da oferta no mercado das laranjas provocou uma situação de excesso de procura, pois, ao preço de equilíbrio inicial (20 euros), a quantidade