• Nenhum resultado encontrado

Manual Pc Analyzer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Pc Analyzer"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Í

NDICE

OBJETIVO DESTE DOCUMENTO E RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO ... 4

Objetivo... 4

Responsabilidade no Uso... 4

Placas PC ANALYZER falsificadas... 4

INTRODUÇÃO A PC ANALYZER ... 5

Importante Saber: ... 5

Conhecendo a PC ANALYZER: ... 6

INSTALAÇÃO FÍSICA DA PC ANALYZER ... 7

Instalando em Slot PCI ... 7

Instalando em Slot ISA... 8

Instalando Cabo de Áudio ... 9

USANDO A PC ANALYZER ... 10

Ao Ligar ... 10

Descrição dos Leds ... 11

Botão de Funções... 13

ANEXO I – SIGNIFICADO DOS CÓDIGOS POSTS... 16

(2)

Introdução a PC ANALYZER

Importante Saber:

Obrigado por ter adquirido a PC ANALYZER ORIGINAL.

1) A PC ANALYZER é também chamada de Cartão POST (Power On Self Test). Ela poderá lhe mostrar em seu display (mostradores) o código de erro, dependendo da BIOS em uso na placa mãe. Especialmente quando o PC não pode dar “boot” no sistema operacional, ou uma tela preta ou telas “azuis”, ou ainda, se a placa mãe não consegue emitir os beeps com o erro que está ocorrendo. A PC ANALYZER é uma ferramenta de apoio muito interessante e tem ajudado a muitos técnicos no diagnóstico de problemas e defeitos.

Quando o computador é ligado, alimentando o slot onde a PC ANALYZER se encontra, a BIOS do computador inicia um teste em todos os circuitos, memória, teclado, vídeo, disco rígido, etc. Quando tudo está normal, a BIOS segue para a inicialização do sistema operacional. Mas e quando algum problema existe ? Normalmente, quando a BIOS do PC detecta algum problema o computador simplesmente trava ou re-inicializa, assim, os passos dos testes não aparecem na tela do PC.

2) Preste atenção para distinguir o que é o “código de inicialização” do “código de erro”. O código de inicialização nada mais é que os códigos que aparecem na PC ANALYZER quando ela é ligada. Espere alguns segundos (3 segs por exemplo) e aceite então os valores mostrados como reais.

3) Para as diferentes tipos de fabricantes de BIOS ( AMI, AWARD, PHOENIX) o significado do código pode ser diferente. Assim, o usuário precisa ter a certeza de que tipo de BIOS está sendo usada junto com a PC ANALYZER.

4) Tabela HexaDecimal, e o valor mostrado nos mostradores (displays) da PC ANALYZER.

(3)

Conhecendo a PC ANALYZER:

A figura a seguir mostra a PC ANALYZER e descreve um pouco de suas informações visuais:

(4)

Instalação Física da PC ANALYZER

Instalando em Slot PCI

Coloque a placa no slot PCI Número 1.

Normalmente o slot 1 é o mais próximo do slot AGP. Caso sua placa não possua um slot AGP, você deve considerar que o slot 1 PCI é o mais próximo do seu processador ou banco de memórias.

Como a PC ANALYZER PCI possui um chanfro em sua pinagem, fica extremamente fácil seu posicionamento em slots PCI. Apenas coloque o chanfro posicionado com a ranhura do Slot PCI.

A foto abaixo demonstra uma instalação (repare no circulo vermelho o encaixe da PC ANALYZER PCI em um slot PCI).

(obs: alguns PCs colocam o slot 1 como Bus Máster. Outros PCs (como alguns micros da linha DELL), podem dar mais ou menos códigos posts dependendo do slot em que foi inserido.

(5)

Instalando em Slot ISA

A instalação da PC ANALYZER em slots ISA requer algum cuidado. Como a PC ANALYZER ocupa parte do SLOT ISA, e como o slot ISA não possui a mesma ranhura que um PCI, o usuário tem que tomar o cuidado de inserir corretamente a PC ANALYZER quando for utilizar em um slot ISA.

Existem apenas 2 cuidados a serem tomados:

1) Certificar que o PINO A1 ( Marcado na placa PC ANALYZER) está encaixado no primeiro pino do slot ISA (mais perto da borda de sua placa mãe)

2) Certificar que o cartão PC ANALYZER está inserido corretamente no slot ISA.

A foto a seguir mostra como deve ser instalado a PC ANALYZER em um slot ISA. Repare na serigrafia A1 escrita na PC ANALYZER e a posição deste pino da placa com o slot ISA.

(6)

Instalando Cabo de Áudio

A PC ANALYZER possui um mini auto falante interno para reproduzir os BEEPS do PC, caso o circuito de áudio do computador esteja com problema.

Se o seu PC está emitindo os beeps normalmente, não é necessário instalar o cabo de áudio.

Para a conexão, use o cabo que acompanha a sua PC ANALYZER repare na figura a seguir

(7)

Usando a PC ANALYZER

Neste capítulo estaremos, de forma objetiva, descrevendo cada função da PC ANALYZER.

Ao Ligar

Antes de inserir a PC ANALYZER pela primeira vez em seu PC, retire todas as placas OFF BOARDS que estão instaladas, deixando o PC com Processador, Memória, Vídeo, Teclado e mouse. Placas de Modem, Rede, Captura de Imagem, ou outras diversas devem ser retiradas nesse primeiro momento.

Assim que a PC ANALYZER é ligada, um código aparece em seu visor. Esse código é conhecido como “Código de Inicialização”. Você pode desconsiderar esse valor apresentado pois nada significa, uma vez que a PC ANALYZER está se inicializando.

Passe a considerar o valor apresentado após 3 segundos que a placa estiver ligada.

O valor que aparecer são os códigos POSTS capturados no PC em que a placa está monitorando

A PC ANALYZER inicia com códigos baixos ( ex: 00 ) e vai subindo (ex: 31...32..33..) até chegar a FF (ou seja, FF significa que está inicializando o sistema operacional).

Veja no ANEXO a este documento os códigos POST mais comum e os significados, dependendo da BIOS instalada no PC. Vá ao anexo e veja qual o significado de cada código mostrado na placa. Isso facilitará o diagnóstico do problema no PC que está examinando. IMPORTANTE: Se o PC está com o hardware bom, e a PC

ANALYZER não encontrou nenhum problema no equipamento, o usuário normalmente verá os códigos passando no mostrador, e deve terminar em FF (ou seja, subindo o sistema operacional). A partir daí, qualquer problema que possa ocorrer , pode ser devido a uma

configuração de software, e não de hardware, e a PC ANALYZER não irá identificar um problema de sistema operacional.

(8)

Descrição dos Leds

Quando a PC ANALYZER é alimentada, ela registra a situação de suas linhas de voltagem , vindas da Fonte de Alimentação do seu PC, em forma visual (de LEDS).

Um pequeno circuito de voltímetro está inserido dentro da PC

ANALYZER, e um pool de diodos ZENER e comparadores de tensão, farão com que os leds fiquem acesos, apagados ou pisquem.

Abaixo, apresentamos o significado dos Leds e seus possíveis Status:

LED Tipo de Sinal Descrição

CLK Clock Barramento Enquanto a PC ANALYZER está no slot é comum o led piscar indicando que o circuito de clock está funcionando.

BIOS Sinais de Entrada e Saída

Enquanto o processador está lendo as informações da BIOS, o LED piscará ( Importante: Quando a PC ANALYZER é inserida em um slot ISA, se a BIOS está sendo lida o LED fica aceso)

IRDY Equipamento principal O LED pisca quando a PC ANALYZER está inserida no slot PCI Pronto e existe um Sinal IRDY

OSC Sinal Oscilador

É o sinal do oscilador do slot ISA. O LED deve estar aceso, durante todo o tempo que a fonte está ligada. Caso isso não ocorra pode indicar que o circuito de oscilador está com problemas, pois não existe sinal OSC.

FRAME Perído de Quadros

É o sinal de quadro do slot PCI . O LED deve piscar com brevidade. Se não existir o sinal de FRAME o LED fica apagado todo o tempo.

RST Sinal de RESET

O LED deve tornar-se ligado por meio Segundo tão logo você acione o botão de RESET. Caso isso não ocorra, verifique os pinos de conexão de seu circuito de RESET (Botão e cabos até a placa mãe)

O LED deve permanecer aceso, todo o tempo em que a fonte está ligada. Caso isso não ocorra, não deve existir a voltagem de 12V ou existe um curto nessa linha.

12V Fonte12 volts Positivo

Se o LED 12V piscar em um ritmo constante significa que a linha de 12V está flutuando muito (ou drenando corrente em demasia)

-12V Fonte 12 volts Negativo

O LED deve permanecer aceso, todo o tempo em que a fonte está ligada. Caso isso não ocorra, não deve existir a voltagem

(9)

de -12V ou existe um curto nessa linha.

Se o LED -12V piscar em um ritmo constante significa que a linha de -12V está flutuando muito (ou drenando corrente em demasia)

Fonte 5 volts 5V

Positivo

O LED deve permanecer aceso, todo o tempo em que a fonte está ligada. Caso isso não ocorra, não deve existir a voltagem de 5V ou existe um curto nessa linha.

Se o LED 5V piscar em um ritmo constante significa que a linha de 5V está flutuando muito (ou drenando corrente em demasia) O LED deve permanecer aceso, todo o tempo em que a fonte está ligada. Caso isso não ocorra, não deve existir a voltagem -5V Fonte 5 volts negativo de -5V ou existe um curto nessa linha.

Se o LED -5V piscar em um ritmo constante significa que a linha de -5V está flutuando muito (ou drenando corrente em demasia)

3V3 Fonte 3.3 volts Positivo

Existe uma voltagem particular de 3,3V no slot PCI. O LED deve ficar aceso todo o tempo que o PC está ligado.

Se o LED 3,3V ficar apagado todo o tempo, isso significa problemas na linha 3,3V da fonte ou um circuito aberto.

(10)

Botão de Funções

Cada vez que o botão de função é pressionado, ele passa a mostrar uma determinada função da PC ANALYZER. Pressionando por cerca de 0.8 segundos a placa passa pelas funções de seu MENU interno Pressionando por cerca de 0,4 segundos ela avança em um sub-menu, caso esse tenha dados para mostrar.

Exemplo: PRESSIONANDO O BOTÃO UMA VEZ ( 0.8Segundos ) Ao pressionar o botão uma vez (por menos de 1 seg) a PC ANALYZER aparecerá no mostrador rapidamente [ 1 - - - ]. Em seguida mostrará o SLOT que ela detectou e que você escolheu para que seja testado.

Se ela estiver em um slot PCI mostrará [ - PCI ]

(11)

OBS: Caso a PC ANALYZER não detecte em qual slot ela se encontra, sugerimos

desligar o computador, aguardar 30 segundos e ligar novamente. Veja agora se a PC ANALYZER detecta em que slot ela se encontra.

RESUMO DAS FUNÇÕES DO MENU PRINCIPAL DA PC ANALYZER:

( Cada vez que se aperta o Botão de Funções, a PC Analyzer avança para uma função diferente )

Visor Descrição

0 - - - Inicia diagnóstico automático após alguns segundos em que o PC foi ligado

1- - - A primeira função mostrando o código atual POST que a PC ANALYZER está vendo na placa mãe que ela se encontra.

2- - - A segunda função do menu principal, mostra a velocidade do barramento do PC a ser analisado

3- - - A Terceira função do menu principal, mostra a versão da PC ANALYZER. O número 5004 deve ser mostrado no visor

4- - - A quarta função do menu principal, inicia o auto teste do visor da placa e mostra de "0000" ..."1111" a "FFFF"

5- - - A quinta função do menu principal, inicia um auto teste por cerca de meio segundo em cada item. Vários códigos são mostrados no visor. Os dados apresentados são somente para testes internos da placa.

-P C I Isso indica que o Slot que você inseriu a PC ANALYZER é o slot PCI -I S A Isso indica que o Slot que você inseriu a PC ANALYZER é o slot ISA - - - P Esperando que você pressione o botão para consultar o próximo código

POST guardado na memória. Os primeiros 2 bits indicam o código de erro (em Hexadecimal). Os 2 últimos bits do mostrador indicar o número ordinal do código.

P - - - Esperando que você pressione o botão (rapidamente) para consultar o código anterior. Os primeiros 2 bits indicam o código de erro (em Hexadecimal). Os 2 últimos bits do mostrador indicar o número ordinal do código.

- E n d O ultimo código ( Número ordinal limite : de 0 a 47) é mostrado. Pressione e segure o botão de funções por cerca de 0.8 segundos, então entre a consulta de trás para a frente. Do último código para o primeiro armazenado na memória. Um "P- - -" sera mostrado.

E n d - O primeiro código ( Número ordinal limite : de 0 a 47) é mostrado. Pressione e segure o botão de funções por cerca de 0.8 segundos, então entre a consulta de trás para a frente. Do primeiro código para o último armazenado na memória. Um "P- - -" sera mostrado.

(12)

ANEXOS

(13)

ANEXO I – Significado dos Códigos POSTs

Introdução

Nas páginas seguintes, apresentamos algumas informações relevantes de domínio público, sobre os códigos posts dos principais fabricantes de BIOS (AMI, AWARD, PHOENIX)

É importante que ao usar a PC ANALYZER você tenha as seguintes informações:

1) Marca e modelo do computador testado 2) Modelo e versão da BIOS

3) Fabricante da BIOS instalada 4) Dados da memória e processador 5) Dados técnicos de sua fonte.

(14)

Códigos POST mais freqüentes Código POST Causa Mensagem BIOS POST Solução FF, 00 CPU Verifique a funcionalidade do processador (CPU)

1. Cheque se o conector da fonte de alimentação está totalmente

encaixado no soquete da placa-mãe. Se a placa-mãe for Pentium 4,

verifique se o conector de 4 pinos (12V) está conectado à placa-mãe. 2. Remova a placa-mãe do gabinete e

verifique se ela não está em curto-circuito com o gabinete. 3. Troque o processador (CPU), de

preferência por um de mesma velocidade. Examine e limpe o soquete e os pinos da CPU.

4. Certifique-se de que o processador esteja totalmente inserido e

encaixado corretamente em seu soquete.

5. Seu BIOS pode estar corrompido. Cheque também com o fabricante de sua placa-mãe. C1, C6, 31, 4E Memória Configurando a taxa de refresh do DRAM, e cheque a funcionalidade do controlador de DRAM.

1. Certifique-se de que módulo de memória esteja completamente encaixado em seu soquete.

2. Certifique-se de que o módulo de memória não esteja encaixado ao contrário.

Limpe os contatos do módulo de DRAM. Substitua os módulos por outros

módulos de DRAM que não estejam com defeito.

41

BIOS Configurando o controlador do BIOS.

1. Limpe o CMOS (Clear CMOS) e ligue o sistema novamente.

2. Substitua o chip de BIOS, pois este pode estar danificado.

Placa-mãe Códigos que não estão listados acima.

Erro na placa-mãe. Contate o fabricante para assistência.

(15)

Lista de Códigos POST para AMI BIOS v6.2.4

Código POST

Pontos de checagem de código de descompressão da AMI WinBIOS – Descrição

D0 NMI desativado. ID da CPU salva. Iniciando verificação de Checksum do código de inicialização.

D1 Iniciar DMA, teste BAT da controladora de teclado, iniciar refresh de memória e ir para modo 4Gbflat.

D3 Começar ajuste de memória.

D4 Voltar ao modo. Executar patch de OEM. Definir pilha.

D5 ROM E000 ativada. Código de inicialização copiado para segmento 0 e controle a ser transferido para segmento 0.

D6 Controle no segmento 0. Para checar as teclas <CTRL><HOME> e verificar Checksum da BIOS principal. SE <CTRL><HOME> forem pressionadas ou Checksum estiver errado, vá para ponto de verificação E0, caso contrário vá para D7.

D7 Passar controle para Módulo de Interface.

D8 Código de execução da BIOS principal vai ser descomprimido. D9 Controle a ser passado para BIOS principal em shadow RAM.

Código de execução Runtime é descompactado na shadow RAM F000

Código POST

Código de execução AMI HiFLEX BIOS/WinBIOS – Descrição

E0 Controladora de disquete on-board (se houver) é inicializada. Começar teste dos 512K de memória base.

E1 Inicializar tabela de vetores de interrupção. E2 Inicializar controladoras de interrupção e DMA. E6 Ativar IRQ de disquete e timer, ativar cache interno. ED Inicializar unidade de disquete.

EE Começar a procurar por disquete na unidade A: e ler 1º setor do disquete. EF Erro na leitura de disquete.

F0 Começar a procurar arquivo ‘AMIBOOT.ROM’no diretório raiz. F1 Arquivo ‘AMIBOOT.ROM’não está presente no diretório raiz.

F2 Começar a ler tabela FAT e analisar FAT para encontrar os clusters ocupados pelo arquivo ‘AMIBOOT.ROM’

F3 Começar a ler arquivo ‘AMIBOOT.ROM’cluster por cluster. F4 Arquivo ‘AMIBOOT.ROM’não é do tamanho correto.

F Desativar cache interno.

FB Detectar tipo de memória flash presente.

FC Apagar flash.

FD Programar flash.

FF Programação de flash bem-sucedida – BIOS vai reiniciar – Código de execução é descompactado na shadow RAM F000.

03 Power on delay completo. Checar soft rest/power-on.

05 Soft reset/power-on determinado. Vai desativar cache, se houver. 06 Código POST a ser descompactado.

07 Código POST é descompactado. Inicialização da CPU e da área de dados da CPU a ser feita em seguida

(16)

08 Inicialização da CPU e da área de dados da CPU feita. Cálculo de CMOS Checksum a ser feito em seguida.

0B Inicialização de registro de status da CMOS feita.

Qualquer inicialização antes do BAT da controladora de teclado a ser feita em seguida.

0C I/B da controladora de teclado livre. Vai enviar comando BAT à controladora de teclado.

0E Resultado do BAT na controladora de teclado verificado.

Qualquer inicialização depois do BAT da controladora de teclado a ser feita em seguida.

0F Inicialização depois do BAT da controladora de teclado feita. Byte de comando de teclado a ser gravado em seguida. 10 Byte de comando de teclado é gravado.

Vai enviar comando de bloqueio/desbloqueio do Pino-23,24.

11 Pino-23,24 da controladora de teclado é bloqueado/desbloqueado. Vai checar teclas <INS> e <END> durante inicialização.

12 Checagem de tecla <END> durante inicialização feita. Vai desativar controladoras de DMA e Interrupção.

13 Controladoras DMA #1, #2, controladoras de interrupção #1, #2 desativadas. Vídeo desativado e porta-B é inicializada. Vai começar a inicialização do chipset.

14 Teste do timer 8254 vai começar.

19 Teste do timer 8254 terminado. Vai começar teste de atualização de memória. 1A Linha de Atualização de Memória está carregada. LIGA/DESLIGA verificação

15 microssegundos

20 Teste de Atualização de Memória em período de 30 microssegundos completo. Memória Base de 64K vai ser inicializada.

23 Ler porta de entrada 8042 e desativar função Megakey Green PC. Tornar segmento de código do BIOS disponível para gravação.

24 Fazer qualquer configuração antes da inicialização do vetor de interrupções. 25 Inicialização do vetor de interrupções feita. Vai ler porta de entrada 8042 para

ativar turbo (se houver) e limpar senha se o comando “post diag”estiver ligado. 27 Qualquer inicialização antes de definir o modo de vídeo a ser feita em seguida. 28 Inicialização antes de definir o modo de vídeo completa.

Ir para modo monocromático e definir modo de cores.

2A Iniciar diferentes barramentos (sistema, estático, dispositivos de saída), se houver.

(Por favor, veja a próxima seção para detalhes sobre diferentes barramentos). 2B Está para fornecer o controle para qualquer inicialização exigida antes da

checagem opcional de ROM de vídeo.

2C Processamento antes do controle da ROM de vídeo está feito. Vai procurar por ROM de vídeo opcional e oferecer o controle. 2D Controle de ROM de vídeo opcional está feito.

Está para fornecer o controle para fazer qualquer processamento depois que a ROM do vídeo devolver o controle.

2E Retorno de processamento depois do controle de ROM de vídeo. Se EGA/VGA não encontrado, então fazer teste de leitura/gravação de

(17)

2F EGA/VGA não encontrado. Teste de leitura/gravação de memória de vídeo vai começar.

30 Teste de leitura/gravação de memória de vídeo bem-sucedido. Vai procurar por retrace checking (reconstituir verificação).

31 Teste de leitura/gravação de memória de vídeo ou retrace checking falhou. Vai fazer Teste alternativo de leitura/gravação de memória de vídeo.

32 Teste alternativo de leitura/gravação de memória de vídeo bem-sucedido. Vai procurar por retrace checking de vídeo alternativo.

34 Checagem de vídeo terminada. Modo de vídeo a ser definido em seguida. 37 Modo de vídeo definido. Vai mostrar a mensagem de inicialização.

38 Inicialização dos diferentes barramentos (entrada, IPL, dispositivos gerais) vai começar se estiver presente.

(Por favor, leia a próxima seção para mais detalhes sobre diferentes barramentos).

39 Mostrar mensagens de erro de inicialização dos diferentes barramentos. (Por favor, veja o Apêndice para mais detalhes sobre diferentes barramentos). 3A Nova posição do cursor lida ou salva. Vai mostrar a mensagem “Hit <DEL>”

(Aperte DEL).

40 Vai preparar as tabelas de descritores.

42 Tabela de descritores preparada. Vai entrar no modo virtual para o teste de memória.

43 Entrou no modo virtual. Vai ativar interrupções para modo de diagnóstico. 44 Interrupções ativadas (se interruptor de diagnósticos estiver ligado).

45 Dados inicializados. Vai checar “wrap around”de memória em 0:0 e encontrar o tamanho total de memória de sistema.

46 Teste de “wrap around”de memória feito. Cálculo do tamanho de memória terminado.

Vai gravar padrões para testar memória.

47 Padrão a ser testado é escrito na memória estendida. Vai gravar padrões na memória-base de 640k.

48 Padrões gravados na memória-base.

Vai descobrir quantidade de memória abaixo de 1M.

49 Quantidade de memória abaixo de 1M encontrada e verificada. Vai descobrir quantidade de memória acima de 1M.

4B Quantidade de memória acima de 1M encontrada e verificada. Vai checar “soft reset”e limpar memória abaixo de 1M.

4C Memória abaixo de 1M limpa. (SOFT RESET) Vai limpar memória acima de 1M.

4D Memória acima de 1M limpa. (SOFT RESET)

Vai salvar o tamanho da memória. (Vai para ponto de verificação 52h). 4E Teste de memória iniciado. (sem SOFT RESET) Vai mostrar o primeiro

tamanho de memória de 64k.

4F Começar a mostrar tamanho da memória. Ele será atualizado durante o teste de memória.

Vai parar teste de memória seqüencial e aleatória. 50 Teste/inicialização de memória abaixo de 1M completo.

Vai ajustar tamanho de memória mostrado para realocação/shadow. 51 Tamanho de memória mostrado ajustado devido a realocação/shadow.

(18)

Teste de memória acima de 1M a seguir.

52 Teste/inicialização de memória acima 1M completo Vai salvar informação de tamanho da memória.

53 Informação de tamanho da memória é salva. Registradores de CPU são salvos.

Vai entrar no modo real.

54 Desligamento bem-sucedido, CPU em modo real. Vai desativar linha gate A20 e desativar paridade/NMI.

57 Desativação de linha de endereço A20, paridade/NMI bem-sucedida. Vai ajustar tamanho da memória dependendo de realocação/shadow.

58 Tamanho da memória ajustado para realocação/shadow. Vai limpar mensagem “Hit <DEL>”(Aperte DEL).

59 Mensagem “Hit <DEL>”(Aperte DEL) limpa. Mensagem <WAIT… >

(Aguarde...) exibida. Vai começar teste de controladora de DMA e interrupção. 60 Passou no teste de registrador de página DMA. Vai fazer teste de

registrador-base DMA#1.

62 Passou no teste de registrador-base DMA#1. Vai fazer teste de registrador-base DMA#2.

65 Passou no teste de registrador-base DMA#2. Vai programar unidades DMA 1 e 2.

66 Programação de unidades DMA 1 e 2 terminada. Vai inicializar controladora de interrupção 8259.

67 8259/Inicialização terminada.

7F Ativação de fontes de NMI estendida em progresso.

80 Teste de teclado iniciado. Limpando buffer de saída, verificando tecla presa, vai emitir comando de “reset”no teclado.

81 Encontrado erro de “reset”/tecla presa no teclado. Vai enviar comando de teste d interface de controladora de teclado.

82 Teste de interface de controladora de teclado terminado. Vai gravar byte de comando e iniciar buffer circular.

83 Byte de comando gravado, inicialização de data global feita. Vai verificar existência de “Lock-key”.

84 Verificação de Lock-key terminada. Vai checar diferença de tamanho da memória com CMOS.

85 Checagem de tamanho da memória feita.

Vai mostrar “soft error”e verificar senha ou pular o setup. 86 Senha verificada. Vai fazer programação antes de setup.

87 Programação antes de setup completada. Vai descompactar código SETUP e executar código CMOS.

88 Retornou do programa CMOS setup e tela é limpa. Vai fazer programação depois de setup.

89 Programação após o setup completada. Vai mostrar mensagem de inicialização.

8B Primeira mensagem exibida na tela. Mensagem <WAIT… > (Aguarde...) é exibida. Vai fazer shadow do BIOS de Vídeo.

8C Shadow do BIOS de Vídeo bem-sucedido. Programação de opções de setup após o setup do CMOS estar para iniciar.

(19)

8F Restauração da controladora de disco rígido. Configuração de disquete a ser feita em seguida.

91 Configuração de disquete completa. Configuração do disco rígido a ser feita em seguida.

95 Tamanho de memória ajustado devido a suporte ao mouse. A inicialização de ROMs opcionais de diferentes barramentos a partir de C800 vai começar. (Por favor, leia a próxima seção para mais detalhes sobre diferentes barramentos). 96 Vai fazer qualquer inicialização antes do controle de ROM opcional C800. 97 Qualquer inicialização antes do controle de ROM opcional C800 terminada.

Verificação e controle de ROM opcional serão feitos a seguir.

98 Controle de ROM opcional está feito. Vai fornecer o controle para fazer qualquer processamento requerido depois que a ROM opcional retornar o controle.

99 Qualquer inicialização exigida depois do teste de ROM opcional finalizada. Vai configurar a área de dados do timer e endereço-base de impressora. 9A Retorno depois de ajustar timer e endereço-base de impressora.

Vai ajustar o endereço-base RS-323.

9B Retornou depois de endereço-base RS-323.

Vai fazer qualquer inicialização antes do teste de co-processador. 9C Inicialização exigida antes do co-processador terminada.

Vai inicializar o co-processador em seguida.

9D Co-processador inicializado. Vai fazer qualquer inicialização depois do teste de co-processador.

9E Inicialização depois do teste de co-processador completa. Vai checar teclado estendido, ID do teclado e Num Lock.

A2 Teste de memória cache terminado. Vai mostrar quaisquer erros de soft. A3 Exibição de erros completa. Vai ajustar a taxa de digitação do teclado.

A4 Taxa de digitação do teclado ajustada. Vai programar os estados de espera de memória.

A5 Programação dos estados de espera de memória terminada. Vai limpar a tela e ativar paridade/NMI.

A7 NMI e paridade ativadas.

Vai fazer qualquer inicialização exigida antes de passar o controle para a ROM opcional em E000.

A8 Inicialização antes do controle de ROM E000 terminado. ROM E000 vai receber o controle em seguida.

A9 Retornou do controle de ROM E000.

Vai fazer qualquer inicialização exigida depois do controle de ROM opcional E000.

AA Inicialização depois do controle de ROM opcional E000 terminada. Vai mostrar a configuração do sistema.

AB Construir tabela mp se necessário.

AC Descompactar dados DMI e executar inicialização POST DMI. B0 Configuração do sistema é exibida.

B1 Vai copiar qualquer código para área específica.

00 Cópia de código para área específica terminada. Vai fornecer o controle ao carregador de inicialização INT-19.

(20)

Para mais informações sobre a AMI BIOS, por favor vá para o Website da Award no endereço http://www.ami.com.tw/

Listagem de Código POST para AWARD BIOS v6.0

POST (hex) Descrição

CFh Testar funcionalidade de leitura/gravação de CMOS. C0h Inicialização prévia do chipset:

- Desativar shadow da RAM

- Desativar cache L2 (socket 7 ou menor) - Programar registradores básicos de chipset

C1h Detectar memória

- Autodetecção de tamanho, tipo e ECC de DRAM. - Autodetecção de cache L2 (socket 7 ou menor) C3h Expandir código compactado de BIOS para DRAM

C5h Chamar hook de chipset para copiar BIOS de volta à shadow da RAM E000 & F000.

01h Expandir os códigos Xgroup localizados no endereço físico 1000:0

02h Reservado

03h Parâmetro inicial Superior_Early_Init.

04h Reservado

05h 1. Limpar tela

2. Limpar flag de erro de CMOS

06h Reservado

07h 1. Limpar interface 8042 2. Inicializar autoteste 8042

08h 1. Testar controladora especial de teclado para chips Super I/O série Winbond 977.

2. Ativar interface de teclado.

09h Reservado

0Ah 1. Desativar interface de mouse PS/2 (opcional).

2. Autodetectar portas para teclado e mouse, seguido por uma troca de porta e interface (opcional).

3. “Reset”no teclado para chips Super I/O série Winbond 977.

0Ch Reservado

0Dh Reservado

0Eh Teste shadow do segmento F000h para ver se está disponível ou não para leitura/gravação. Se o teste falhar, continua “bipando”no alto-falante.

0Fh Reservado

10h Autodetectar tipo de flash para carregar códigos apropriados de leitura/gravação de flash na área de execução em F000 para suporte a ESCD

e DMI.

11h Reservado

12h Usar algoritmo “walking 1”para verificar interface nos circuitos de CMOS. Também definir status de energia do relógio em tempo real e, então, verificar ativação manual.

(21)

POST (hex) Descrição

ativados para MODBIN por clientes OEM.

15h Reservado

16h Iniciar gerador de clock onboard se Early_Init_Onboard_Generator estiver definido. Veja também POST 26h.

17h Reservado

18h Detectar informações de CPU, incluindo marca, tipo de SMI (Cyrix ou Intel) e nível da CPU (586 ou 686).

19h Reservado

1Ah Reservado

1Bh Inicializar tabela de vetor de interrupções. Se nada especial for especificado, todas as interrupções de hardware são direcionadas para

SPURIOUS_INT_HDLR e as interrupções de software para SPURIOUS_soft_HDLR.

1Ch Reservado

1Dh Parâmetro inicial EARLY_PM_INIT.

1Eh Reservado

1Fh Carregar matriz de teclado (plataforma notebook)

20h Reservado

21h Inicialização de HPM (plataforma notebook)

22h Reservado

23h 1. Checar validade do valor RTC (relógio de tempo real):

por exemplo, um valor 5Ah (90) é inválido para os minutos do RTC.

2. Carregar configurações de CMOS na pilha da BIOS. Se o Checksum de CMOS falhar, usar valores-padrão.

3. Preparar mapa de recursos de BIOS para uso de PCI e PnP. Se ESCD for válido, levar em consideração as informações legacy de ESCD.

4. Inicialização de gerador de clock onboard. Desativar respectivo recurso de clock para esvaziar slots PIC e DIMM.

5. Inicialização Prévia de PCI:

- Enumerar número de barramento PCI. - Associar memória e recurso de E/A

- Procurar por um dispositivo VGA válido e VGA BIOS e colocar em C000:0

24h Reservado

25h Reservado

26h Reservado

27h Inicializar buffer INT 09

28h Reservado

29h 1. Programar MTRR interno da CPU (P6 e PII) para endereços de memória 0-640K.

2. Inicializar APIC para CPU Pentium.

3. Programar chipset prévio de acordo com setup da CMOS. Exemplo: controladora IDE onboard.

4. Medir velocidade da CPU. 5. Chamar BIOS de Vídeo.

2Ah Reservado

2Bh Reservado

(22)

POST (hex) Descrição

2Dh 1. Inicializar fonte de linguagem de byte duplo (Opcional)

2. Colocar informações na tela, incluindo título da Award, tipo e velocidade da CPU, logotipo de tela cheia.

2Eh Reservado

2Fh Reservado

30h Reservado

31h Reservado

32h Reservado

33h Restaurar teclado se Early_Reset_KB estiver definido, ex.: chips Super I/O série Winbond 977. Ver também POST 63h.

34h Reservado 35h Reservado 36h Reservado 37h Reservado 38h Reservado 39h Reservado 3Ah Reservado 3Bh Reservado 3Ch Testar 8254 3Dh Reservado

3Eh Testar bits de máscara de interrupção 8259 para canal 1.

3Fh Reservado

40h Testar bits de máscara de interrupção 8259 para canal 2.

41h Reservado 42h Reservado 43h Testar funcionalidade de 8259. 44h Reservado 45h Reservado 46h Reservado

47h Inicializar slot EISA

48h Reservado

49h 1. Calcular memória total testando a última palavra dupla de cada página de 64K.

2. Programar alocação de gravação para CPU AMD K5.

4Ah Reservado

4Bh Reservado

4Ch Reservado

4Dh Reservado

4Eh 1. Programa MTRR de CPU M1

2. Inicializar cache L2 para CPU classe P6 e programar CPU com limites apropriados do que pode ser colocado no cache.

3. Inicializar APIC para CPU classe P6.

4. Em plataforma multiprocessador, ajustar o limite do que pode ser colocado no cache para o menor, caso os limites de cada CPU não forem idênticos.

(23)

POST (hex) Descrição

51h Reservado

52h Testar toda a memória (limpar toda a memória estendida para 0)

53h Reservado

54h Reservado

55h Mostrar número de processadores (plataforma multiprocessador)

56h Reservado

57h 1. Mostrar logotipo PnP

2. Inicialização prévia de PnP ISA

- Definir CSN para cada dispositivo PnP ISA.

58h Reservado

59h Inicializar o código combinado Trend AntiVirus.

5Ah Reservado

5Bh (Função Opcional)

Mostrar mensagem para entrar com AWDFLASH.EXE em disquete (opcional)

5Ch Reservado

5Dh 1. Inicializar Init_Onboard_Super_IO 2. Inicializar Init_Onboard_AUDIO.

5Eh Reservado

5Fh Reservado

60h OK para entrar no setup; os seja, antes deste estágio de POST os usuários não poderão entrar no utilitário de setup CMOS.

61h Reservado 62h Reservado 63h Reservado 64h Reservado 65h Inicializar Mouse PS/2 66h Reservado

67h Preparar informação de tamanho da memória para chamada de função: INT 15h ax=E820h

68h Reservado

69h Ligar cache L2

6Ah Reservado

6Bh Programar registradores de chipset de acordo com itens descritos no Setup e tabela de autoconfiguração.

6Ch Reservado

6Dh 1. Definir recursos para todos os dispositivos PnP ISA.

2. Autodefinir portas para portas COM onboard, se o item correspondente no Setup estiver ajustado para “AUTO”.

6Eh Reservado

6Fh 1. Inicializar controladora de disquete

2. Definir campos relativos a disquete em 40:hardware.

70h Reservado

71h Reservado

72h Reservado

73h (Função Opcional)

(24)

POST (hex) Descrição

-AWDFLASH.EXE for encontrado no disquete. -ALT+F2 for pressionado.

74h Reservado

75h Detectar e instalar todos os dispositivos IDE: HDD (disco rígido), LS120, ZIP, CDROM… ..

76h Reservado

77h Detectar portas seriais e paralelas.

78h Reservado

79h Reservado

7Ah Detectar e instalar co-processador

7Bh Reservado

7Ch Inicializar proteção de escrita em HDD.

7Dh Reservado

7Eh Reservado

7Fh Voltar para modo texto de logotipo em tela cheia, se for suportado. - Se houver erros, relatar erros e esperar por teclas

- Se não houver erros ou tecla F1 for pressionada para continuar: "Limpar logotipo EPA ou personalizado.

80h Reservado

81h Reservado

E8POST.ASM inicia

82h 1. Chamar hook de gerenciamento de energia de chipset.

2. Recuperar o texto encontrado usado para logotipo EPA (não para logotipo em tela cheia)

3. Se houver senha definida, pedir por senha. 83h Salvar todos os dados na pilha de volta à CMOS 84h Inicializar dispositivos de inicialização PnP ISA 85h 1. Inicialização final de USB

2. NET PC: construir estrutura SYSID. 3. Voltar tela para modo de texto

4. Configurar tabela ACPI no topo da memória. 5. Invocar todas as ROMs do adaptador ISA 6. Definir IRQs para dispositivos PCI

7. Inicialização de APM 8. Limpar ruído de IRQs

86h Reservado 87h Reservado 88h Reservado 89h Reservado 90h Reservado 91h Reservado 92h Reservado

93h Ler informações de setor de inicialização de HD para código Trend AntiVirus 94h 1. Ativar cache L2

2. Programar velocidade de inicialização 3. Inicialização final de chipset.

(25)

POST (hex) Descrição

5. Limpar tela e mostrar tabela de resumo 6. Programar alocação de escrita de K6 7. Programar combinação de escrita para P6 95h 1. Programar horário de verão

2. Atualizar LED e taxa de digitação de teclado 96h 1. Montar tabela MP (Multiprocessador)

2. Montar e atualizar ESCD

3. Definir século de CMOS para 20xx ou 19xx 4. Carregar hora do CMOS para timer do DOS 5. Montar tabela de roteamento MSIRQ.

FFh Tentar inicialização (INT 19h)

Para mais informações sobre a Award BIOS, por favor vá para o Website da Award no endereço http://www.award.com.tw/

(26)

Listagem de Código POST para Phoenix BIOS Código

POST

Descrição de Rotina POST da Phoenix

02 Verificar Modo Real

04 Obter tipo de CPU

06 Inicializar hardware de sistema

08 Inicializar registrador de chipset com valores iniciais de POST 09 Definir flag POST

0A Inicializar registrador de CPU

0C Inicializar cache para os valores iniciais de POST 0E Inicializar registrador de CPU 1/0

0F Inicializar o barramento IDE local 10 Inicializar Gerenciamento de Energia

11 Carregar registradores alternativos com valores iniciais de POST 12 Saltar para UserPatch0

14 Inicializar controladora de teclado

16 Checksum de ROM do BIOS

18 Inicialização de timer 8254

1A Inicialização de controladora 8237 DMA 20 Testar refresh de DRAM

22 Testar controladora de teclado 8042

24 Definir registrador de segmento ES para 4 GB 28 Tamanho automático de DRAM

2A Limpar base de 512K da RAM

2C Testar linhas de endereço de base de 512K 2E Testar memória de base de 512K

32 Testar freqüência de clock de barramento da CPU

34 Testar RAM de CMOS

35 Inicializar registradores alternativos de chipset 37 Reinicializar o chipset

38 Shadow da ROM do BIOS de sistema 39 Reinicializar o cache

3A Tamanho automático de cache

3C Configurar registradores avançados de chipset

3D Carregar registradores alternativos com valores da CMOS 40 Definir aped inicial de CPU

42 Inicializar vetores de interrupções 44 Inicializar interrupções de BIOS 46 Checar nota de copyright de ROM

47 Inicializar gerenciador de ROMs de Opção PCI 48 Checar configuração de vídeo com o CMOS 49 Inicializar barramento e dispositivos PCI

(27)

4E Mostrar nota de copyright

Código POST

Descrição de Rotina POST da Phoenix

50 Mostrar tipo e velocidade de CPU 51 Inicializar placa EISA

52 Testar teclado

54 Definir clique de tecla se ativado 56 Ativar teclado

58 Testar interrupções inesperadas

5A Mostrar mensagem “Press F2 to enter SETUP” (Pressione F12 para entrar no SETUP)

5C Testar RAM entre 512 e 640K 60 Testar memória estendida

62 Testar linhas de endereço de memória estendida 64 Saltar para UserPatch1

66 Configure registradores de cache avançado 68 Ativar cache externo e de CPU

6A Mostrar tamanho externo de cache 6C Mostrar mensagem de shadow 6E Mostrar segmentos não disponíveis 70 Mostrar mensagens de erro

72 Checar erros de configuração 74 Testar relógio de tempo real 76 Checar erros de teclado

7C Montar vetores de interrupções de hardware 7E Testar co-processador, se houver

80 Desativar portas E/S onboard

82 Detectar e instalar portas RS-232 externas 84 Detectar e instalar portas paralelas externas 86 Reinicializar portas E/S onboard

88 Inicializar Área de Dados da BIOS

8A Inicializar Área de Dados Estendidos da BIOS 8C Inicializar controladora de disquete

90 Inicializar controladora de disco rígido

91 Inicializar controladora de disco rígido de barramento local 92 Saltar para UserPatch2

93 Construir MPTABLE para placas multiprocessador 94 Desativar linha de endereço A20

96 Limpar registrador de segmento grande ES 98 Procurar por ROMs opcionais

9A Shadow de ROMs opcionais 9C Definir Gerenciamento de Energia 9E Ativar interrupções de hardware A0 Definir horário

(28)

A2 Checar “Lock-key”

A4 Inicializar taxa de digitação

A8 Apagar mensagem de F2

AA Procurar por tecla F2 apertada

Código POST

Descrição de Rotina POST da Phoenix

AC Entrar no SETUP

AE Limpar flag in-POST flag

B2 POST pronto – preparar para inicialização do sistema operacional

B4 Um bip

B6 Checar senha (opcional)

B8 Limpar tabela de descritores globais BC Limpar verificadores de paridade BE Limpar tela (opcional)

BF Limpar lembretes de vírus e backup C0 Tentar a inicialização com INT19 D0 Erro de operador de interrupção D2 Erro de interrupção desconhecido D4 Erro de interrupção pendente D6 Erro ao inicializar ROM opcional D8 Erro de desligamento

DA Mover Bloco Estendido DC Erro de desligamento 10

Para mais informações sobre a Phoenix BIOS, por favor vá para o Website da Phoenix no endereço

(29)

BEEP CODES

AMI BIOS beep codes (fatal error)

1 beep DRAM Refresh Failure. Try reseating the memory first. If the error still occurs, replace the memory with known good chips.

2 beeps Parity Error in First 64K RAM. Try reseating the memory first. If the error still occurs, replace the memory with known good chips.

3 beeps Base 64K RAM Failure. Try reseating the memory first. If the error still occurs, replace the memory with known good chips.

4 beeps System timer failure 5 beeps Process failure

6 beeps Keyboard Controller 8042 - Gate A20 Error. try reseating the keyboard controller chip. If the error still occurs, replace the keyboard chip. If the error persists, check parts of the system relating to the keyboard, e.g. try another keyboard, check to see if the system has a keyboard fuse

7 beeps Processor Virtual Mode Exception Interrupt Error

8 beeps Display Memory Read/Write Test Failure (Non-fatal). Replace the video card or the memory on the video card.

9 beeps ROM BIOS Checksum (32KB at F800:0) Failed. It is not likely that this error can be corrected by reseating the chips. Consult the motherboard supplier or an AMI product distributor for replacement part(s).

10 beeps CMOS Shutdown Register Read/Write Error 11 beeps Cache memory error

. AMI BIOS beep codes (Non-fatal error) 2 short POST Failure - One or more of the hardware tests has failed 1 long 2

short

An error was encountered in the video BIOS ROM, or a horizontal retrace failure has been encountered

1 long 3 short

Conventional/Extended memory failure 1 long 8

short

Display/Retrace test failed

. Award BIOS beep codes 1 short No error during POST

2 short Any Non-fatal error, enter CMOS SETUP to reset 1 long 1 RAM or motherboard error

(30)

short

1 long 2 short

Video Error, Cannot Initialize Screen to Display Any Information 1 long 3

short

Keyboard Controller error 1 long 9

short

Flash RAM/EPROM (which on the motherboard) error. (BIOS error) Long beep Memory bank is not plugged well, or broken.

.Phoenix BIOS beep codes

Beep Code Description / What to Check

1-1-1-3 Verify Real Mode. 1-1-2-1 Get CPU type.

1-1-2-3 Initialize system hardware.

1-1-3-1 Initialize chipset registers with initial POST values. 1-1-3-2 Set in POST flag.

1-1-3-3 Initialize CPU registers.

1-1-4-1 Initialize cache to initial POST values.

1-1-4-3 Initialize I/O.

1-2-1-1 Initialize Power Management.

1-2-1-2 Load alternate registers with initial POST values. 1-2-1-3 Jump to UserPatch0.

1-2-2-1 Initialize keyboard controller.

1-2-2-3 BIOS ROM checksum.

1-2-3-1 8254 timer initialization.

1-2-3-3 8237 DMA controller initialization. 1-2-4-1 Reset Programmable Interrupt Controller. 1-3-1-1 Test DRAM refresh.

1-3-1-3 Test 8742 Keyboard Controller. 1-3-2-1 Set ES segment to register to 4 GB.

1-3-3-1 28 Autosize DRAM.

1-3-3-3 Clear 512K base RAM. 1-3-4-1 Test 512K base address lines. 1-3-4-3 Test 512K base memory. 1-4-1-3 Test CPU bus-clock frequency. 1-4-2-4 Reinitialize the chipset. 1-4-3-1 Shadow system BIOS ROM. 1-4-3-2 Reinitialize the cache. 1-4-3-3 Auto size cache.

(31)

1-4-4-2 Load alternate registers with CMOS values. 2-1-1-1 Set Initial CPU speed.

2-1-1-3 Initialize interrupt vectors. 2-1-2-1 Initialize BIOS interrupts.

2-1-2-3 Check ROM copyright notice.

2-1-2-4 Initialize manager for PCI Options ROMs. 2-1-3-1 Check video configuration against CMOS. 2-1-3-2 Initialize PCI bus and devices.

2-1-3-3 Initialize all video adapters in system. 2-1-4-1 Shadow video BIOS ROM.

2-1-4-3 Display copyright notice. 2-2-1-1 Display CPU type and speed.

2-2-1-3 Test keyboard.

2-2-2-1 Set key click if enabled. 2-2-2-3 56 Enable keyboard.

2-2-3-1 Test for unexpected interrupts.

2-2-3-3 Display prompt "Press F2 to enter SETUP". 2-2-4-1 Test RAM between 512 and 640k.

2-3-1-1 Test expanded memory. 2-3-1-3 Test extended memory address lines. 2-3-2-1 Jump to UserPatch1.

2-3-2-3 Configure advanced cache registers. 2-3-3-1 Enable external and CPU caches. 2-3-3-3 Display external cache size. 2-3-4-1 Display shadow message.

2-3-4-3 Display non-disposable segments. 2-4-1-1 Display error messages.

2-4-1-3 Check for configuration errors. 2-4-2-1 Test real-time clock.

2-4-2-3 Check for keyboard errors

2-4-4-1 Set up hardware interrupts vectors. 2-4-4-3 Test coprocessor if present.

3-1-1-1 Disable onboard I/O ports.

3-1-1-3 Detect and install external RS232 ports. 3-1-2-1 Detect and install external parallel ports. 3-1-2-3 Re-initialize onboard I/O ports.

3-1-3-1 Initialize BIOS Data Area.

3-1-3-3 Initialize Extended BIOS Data Area. 3-1-4-1 Initialize floppy controller.

(32)

3-2-1-2 Initialize local-bus hard-disk controller. 3-2-1-3 Jump to UserPatch2.

3-2-2-1 Disable A20 address line. 3-2-2-3 Clear huge ES segment register. 3-2-3-1 Search for option ROMs. 3-2-3-3 Shadow option ROMs. 3-2-4-1 Set up Power Management. 3-2-4-3 Enable hardware interrupts. 3-3-1-1 Set time of day.

3-3-1-3 Check key lock. 3-3-3-1 Erase F2 prompt. 3-3-3-3 Scan for F2 key stroke.

3-3-4-1 Enter SETUP.

3-3-4-3 Clear in-POST flag. 3-4-1-1 Check for errors

3-4-1-3 POST done--prepare to boot operating system.

3-4-2-1 One beep.

3-4-2-3 Check password (optional). 3-4-3-1 Clear global descriptor table. 3-4-4-1 Clear parity checkers. 3-4-4-3 Clear screen (optional). 3-4-4-4 Check virus and backup reminders. 4-1-1-1 Try to boot with INT 19.

4-2-1-1 Interrupt handler error. 4-2-1-3 Unknown interrupt error. 4-2-2-1 Pending interrupt error. 4-2-2-3 Initialize option ROM error.

4-2-3-1 Shutdown error.

4-2-3-3 Extended Block Move. 4-2-4-1 Shutdown 10 error.

4-3-1-3 Initialize the chipset. 4-3-1-4 Initialize refresh counter. 4-3-2-1 Check for Forced Flash.

4-3-2-2 Check HW status of ROM. 4-3-2-3 BIOS ROM is OK.

4-3-2-4 Do a complete RAM test. 4-3-3-1 Do OEM initialization. 4-3-3-2 Initialize interrupt controller. 4-3-3-3 Read in bootstrap code. 4-3-3-4 Initialize all vectors.

(33)

4-3-4-1 Boot the Flash program. 4-3-4-2 Initialize the boot device. 4-3-4-3 Boot code was read OK.

IBM BIOS beep codes

Beep Code Description

No Beeps No Power, Loose Card, or Short.

1 Short Beep Normal POST, computer is ok.

2 Short Beep POST error, review screen for error code. Continuous Beep No Power, Loose Card, or Short.

Repeating Short Beep No Power, Loose Card, or Short. One Long and one Short Beep Motherboard issue.

One Long and Two short Beeps Video (Mono/CGA Display Circuitry) issue. One Long and Three Short Beeps. Video (EGA) Display Circuitry.

Three Long Beeps Keyboard / Keyboard card error. One Beep, Blank or Incorrect Display Video Display Circuitry.

Referências

Documentos relacionados

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

The study presented here aims to assess the quality of learning that occurred by the introduction of an educational application in the teaching/learning process

transientes de elevada periodicidade, cujos poros de fusão, de maior diâmetro, se mativeram abertos durante mais tempo. A expressão das quatro isoformas de HCN foi confirmada

For teachers who received their training in different periods, four different basic professional identities were identified: a) identity centred on an education of austerity

Com os resultados obtidos nas simulações, foram aplicados dois métodos diferentes de fixação dos sensores e estudada a deformação vertical da placa, quando sujeita a

Especificamente as questões levantadas buscam avaliar qual o contributo das espécies mais representativas da área amostral (Bolbochenous maritimus (L.) Palla,

This is an extremely important part of an application’s development since it the business layer is responsible of performing all the system’s actions, and the interface is the only

Por exemplo, a nível das novas áreas (em particular a AP) não é fácil porque pede muito mais trabalho dos professores e pede uma nova postura da parte do professor (que passa a