• Nenhum resultado encontrado

Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes. Exmo(a). Sr(a). 11.ª edição, Dezembro Fachada do. Museu do

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes. Exmo(a). Sr(a). 11.ª edição, Dezembro Fachada do. Museu do"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes

Newsletter

Na última newsletter do ano 2010, gostaríamos de apresentar um balanço do Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso. Começando por referir a criação da Newsletter do Museu, que permite manter um contacto mensal com todas as actividades, eventos e programação do Museu, a presença do Museu nas redes sociais nomeadamente no Facebook e a criação da agenda e parcerias do Museu para 2011, que em Janeiro serão anunciadas. Sem esquecer a inauguração da nova exposição permanente do Museu do Combatente – ―A História da Aviação Militar‖, a

inauguração dos núcleos museológicos

permanentes da Marinha e do Exército, os passeios temáticos organizados pela Liga dos Combatentes (a Goa/Damão/Diu e Cochim, a La Lys/ Flandres e Normandia, aos sistemas defensivos da Costa de Lisboa e Linhas Torres e ao Norte de África) e ainda a realização de vários almoços-convívios de combatentes no espaço interior do Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso (que se mantêm para 2011).

No campo das parcerias e na sequência do acolhimento do programa do INATEL ―Turismo Educativo Júnior 2010‖, no Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso nos meses de Julho a Setembro, o Museu estruturou um serviço educativo com oficinas lúdico-pedagógicas para os mais novos, que entrarão em pleno funcionamento em Fevereiro de 2011. A nível de divulgação para além de alguns dos canais utilizados já referidos (como sendo a NW e as redes sociais), o Museu em 2010 foi presença constante em várias agendas culturais de meios de comunicação social, entre as quais destacamos: a RTP, o portal cultural sapo.pt, a agenda cultural do turismo de Lisboa edição online, a agenda cultural da Câmara Municipal de Lisboa edições online e impressa, a agenda do portal de educação – educare.pt, a agenda online da rádio TSF, o portal e-cultura, o portal Cultura Online, o portal Guia do Lazer do jornal Público, o portal Notícias Lusófonas, a agenda online

escape‖ do jornal Expresso, a agenda cultural da revista TimeOut Lisboa edições impressa e online e o Jornal do Exército.

Em consonância com os objectivos estatutários da Liga dos Combatentes, entre os quais, ―Promover a exaltação do amor à Pátria e a divulgação, especial entre os jovens, do significado dos símbolos

Bem-vindo à nossa newsletter mensal FBS!

Exmo(a). Sr(a). 11.ª edição, Dezembro 2010

nacionais, bem como a defesa intransigente dos valores morais e históricos de Portugal (…) / Criar, manter e desenvolver departamentos ou estabelecimentos de ensino, cultura, trabalho e solidariedade social em benefício geral do País e directo dos seus associados.‖, o Museu do Combatente também apoia o Programa Estruturante da Liga dos Combatentes – ―Liga Solidária‖ – cujo o objectivo é a criação de Residências Assistidas para apoio dos Combatentes. Sendo que, metade do custo do bilhete de entrada para o Museu do Combatente reverte a favor da ―Liga Solidária‖.

Neste balanço final de actividades de 2010, apelámos a todos os amigos do Museu para que contribuam para a promoção e divulgação deste espaço, acção imprescindível para o sucesso do Museu. Relembrando as palavras do Presidente da Liga dos Combatentes no editorial da revista ―Combatente‖ de Julho a Dezembro de 2003, que: ― (…) ser ―combatente‖ é um estado de espírito.”.

Notícias

Presidida pelo Exmo. Senhor Ministro da Defesa Nacional decorreram no Passado dia 13 de Novembro, no Forte do Bom Sucesso, junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar. As cerimónias comemorativas do 92º aniversário do Armistício, do 36º aniversário do fim da guerra do Ultramar e do 87 º aniversário da fundação da Liga dos Combatentes. Evocação de dois momentos de paz e do aniversário da instituição que nasceu para colmatar problemas resultantes dos dois momentos de guerra. Foi assim que iniciou a sua intervenção o Presidente da Liga dos Combatentes Gen Chito Rodrigues, perante diversas individualidades onde se viam o Gen Chefe de Estado Maior da Força Aérea e os representantes do Gen CEMGFA e dos outros ramos, da GNR e da PSP, bem com os embaixadores da França e de Angola e representantes diplomáticos da Rússia, Hungria e de Adidos de Defesa de países amigos.

O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva (à esquerda) e o Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues

(à direita). Lona informativa das exposições permanentes do Museu do Combatente: ―História da Aviação‖, ―O Soldado Português do Século XX‖ e ―Armamento Militar Diverso‖. Fachada do Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso, 2010.

(2)

Newsletter

Presentes também muitos directores gerais, vice Almirantes e Generais e um representante do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vários presidentes de associações diversas bem como muitos núcleos da liga dos combatentes com suas delegações e porta guiões.

O orador convidado Prof. Doutor Eduardo Marçal Grilo proferiu uma importante intervenção subordinada ao tema Educação, Forças Armadas e o Combatente, tendo a certa altura defendido a importância da existência do serviço militar obrigatório na educação para a cidadania. Seguiu-se a intervenção do senhor Ministro da Defesa que mais uma vez salientou a missão apoio aos combatentes carenciados. indispensável da Liga dos Combatentes e o seu papel único na defesa dos valores e apoio aos combatentes carenciados. Foram depois agraciados com a medalha de Mérito da Liga dos Combatentes o Coronel Belchior, presidente do núcleo do Porto, o major Carvalho do núcleo de Aveiro, a funcionária da DC D. Maria Hortense e a título póstumo o ex-secretário geral Cor. José Medina Ramos, na pessoa de sua esposa.

A cerimónia prosseguiu com a recepção do estandarte do núcleo de Lillers, em França fundado em 1929, entregue pela D. Felícia Peillaux, filha do combatente da I GG. Passou-se depois à cerimónia de Honra aos mortos, tendo sido descerrados os nomes de três militares mortos nas missões de Paz e humanitárias, um no Kosovo, um na Costa do Marfim e um em Timor. Descerraram os seus nomes na placa evocativa o Senhor Ministro da Defesa acompanhado do Presidente da Liga. Sendo depois colocadas coroas de flores na base do monumento por mais de trinta associações e entidades.

Ouvido o Hino da Liga tocado pela Banda da Marinha, ramo que foi responsável pela organização militar da cerimónia, as forças em parada desfilaram em continência ao senhor Ministro da Defesa. Já no interior do Forte, na sala Aljubarrota, o Presidente da Liga dos Combatentes recebeu a condecoração ―Flames of Memory‖ com que foi agraciado no Canadá, pela Jewish War Veterans of Canadá.

Seguiu-se a visita às exposições de que se distinguem mais dois espaços, um evocativo do Exército e outro da Marinha que passarão a estar abertos a título permanente, bem com a exposição didáctica da História da Aviação Militar Mundial, igualmente de carácter permanente. Duas outras exposições de carácter temporário foram inauguradas uma fotográfica relativa à IGG e outra de pintura de Umbelina Ribeiro.

Descerramento dos nomes de três militares mortos nas missões de Paz, pelo Sr. Ministro da Defesa Nacional acompanhado

do Presidente da Liga dos Combatentes.

Endereçamos o nosso convite para que compareça à sessão de divulgação dos 1º e 2º livros da colecção ―Fim do Império‖.

Nomeadamente, ―Crónica dos meus últimos dias de Timor e Outras Histórias de Guerra‖ (do Coronel Dr. Rui Marcelino) e ―Tempo Africano, Aquelas Longas Horas em 8 Andamentos‖ (do Coronel Dr. Manual Barão da Cunha), editados por DG Edições, com o patrocínio da Liga dos Combatentes, Comissão Portuguesa de História Militar e Câmara Municipal de Oeiras.

A sessão terá lugar no dia 15 de Dezembro, 4.ª feira, às 18h00, no Palácio da Independência, Lg. De S. Domingos, 11 em Lisboa, com a presença dos autores.

Convite

Convite para a sessão de divulgação da colecção — ‖Fim do Império‖.

Inauguração do espaço museológico permanente evocativo do Exército, no

(3)

Newsletter

Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes

Exposições Temporárias

Publicações

O autor do livro “Geração”, General Chito Rodrigues, foi "forte capitão" que também cuidou de ser "douto e ciente" e a quem o peso da espada não tolheu o manejo delicado da pena. Pertence a uma geração que viveu Portugal do Minho a Timor, andou pelos trilhos cruéis da Guerra e percorreu intensamente os percursos que conduziram à Paz, à Liberdade, à Democracia .

É através de um conjunto de poesias de autoria do General Joaquim Chito Rodrigues, que o mesmo deixa transparecer “a história da balada, da guerrilha e do despertar, da [sua] geração”.

O livro pode ser adquirido na Liga dos Combatentes e nas livrarias — Barata, Portugal e Oficina do Livro (Diário de Notícias - Restauradores).

Capa do livro, ―Geração‖, do General Joaquim Chito Rodrigues.

Exposição de fotografia, ―Os Combatentes na I

República‖

A par das Comemorações do 92º Aniversário do Armistício, do 87º Aniversário da Liga dos Combatentes e do 36º Aniversário da Guerra do Ultramar, será inaugurada no dia 13 de Novembro de 2010, às 16h30, no Museu do Combatente - Forte do Bom Sucesso (junto à Torre de Belém), a exposição de fotografia ―Os Combatentes na I República‖.

A exposição organizada pela Liga dos Combatentes com o apoio do Centro Audiovisuais do Exército retrata os Combatentes portugueses na I República durante a I Guerra Mundial.

Em Janeiro de 1917, Portugal marcava presença no conflito, tendo destacado para a Flandres, um Corpo Expedicionário (C.E.P) sob o comando do General Tamagnini constituído inicialmente por uma Divisão sob o comando do General Gomes da Costa e posteriormente por Duas Divisões, com efectivos totais de 1551. A cobertura fotográfica destes acontecimentos e da respectiva participação de Portugal apresentada nesta exposição, são de autoria de dois fotojornalistas ao serviço de Portugal – Arnaldo Garcez e Joshua Benoliel. Ambos os autores oferecem fotografias de um panorama rico e completo desde o dia-a-dia do mais humilde soldado, aos momentos de lazer, à convivência com os ingleses em cujo exército se integrava o CEP, sobressaindo-se também imagens chocantes da destruição de estradas, campos e casas, até aos batalhões a caminho da frente de combate, visitas de entidades oficiais, actuação das Damas Enfermeiras da Cruz Vermelha e desfiles do exército português nos Campos Elísios (14 de Julho de 1918). As imagens em exibição são ainda fonte histórica de 1º plano para o estudo da participação portuguesa na I Guerra Mundial, é um forte manancial de informação (e quase único) sobre a intervenção do nosso País neste conflito; de salientar a escassez de investigação que a historiografia portuguesa detém sobre esta temática.

De referir que o trabalho de recuperação fotográfica esteve a cargo do Coronel Conde Falcão.

Corpo Expedicionário Português destacado para a Flandres.

Embarque do Corpo Expedicionário Português para a Flandres.

(4)

Newsletter

Exposições Temporárias

ESTE NATAL FAÇA O SEU CONTRIBUTO PARA A LIGA SOLIDÁRIA. APOIE ESTA CAUSA E CONTRIBUA PARA AJUDAR OS COMBATENTES E FAMILIAS MAIS CARENCIADAS A TER UM NATAL MAIS FELIZ.

A SUA CONTRIBUIÇÃO PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DO FUNDO DA LIGA SOLIDÁRIA NA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS CUJO NIB É:

003503960022020893058

Esperamos que tenha gostado e até o próximo mês! Com os melhores cumprimentos,

Catarina Carvalho

Departamento de Comunicação e Marketing Museu do Combatente

Forte do Bom Sucesso, Junto à Torre de Belém 1400-038 Lisboa Tel. 92 738 31 39

E-mail. fbs.marketing@ligacombatentes.org.pt Horário da Bilheteira:

Seg a Domg: 10h—18h

Acessos: Autocarros: 28, 29, 714; Eléctrico: 15; Comboio: Estação Algés. Preços:

Entrada Gratuita: Sócios da Liga dos Combatentes

2€: Crianças até 10 anos; Reformados; Militares; Grupos com marcação para visitas guiadas 3€: Bilhete regular

Visitas Guiadas: mediante marcação prévia e condições a acordar.

Marque visitas guiadas e todo o género de actividades connosco, nós cedemos o espaço e todo o material ao nosso alcance. Não hesite em contactar-nos!

Umbelina Ribeiro.

Umbelina Ribeiro.

Exposição de pintura, Umbelina Ribeiro

Académica de Mérito na Academia Internacional Plattonia de Las Artes y Las Letras, de Plasência, Espanha e agraciada com a Medalha de Prata de Mérito Cultural pela Câmara Municipal do Seixal, a artista plástica Umbelina Ribeiro, expõe o seu trabalho de 16 de Outubro de 2010 a Janeiro de 2011, no Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso (junto à Torre de Belém).

Esta exposição contará com alguns trabalhos realizados desde 2002 até à presente data. Sendo a sua obra caracterizada por uma estética abstracta, onde o matizado de cores confere expressividade e movimento à tela. Representada em diversas colecções particulares, nacionais e estrangeiras, a artista plástica é ainda referência no ―Anuário de Artes Plásticas‖, contando com a apresentação de um dos seus trabalhos na Exposição Internacional de Salamanca 2009. Actualmente Presidente da ARTES – Associação Cultural do Seixal, a artista plástica ainda se dedica à pintura e ao ensino de aguarela. Da sua formação académica destacam-se o curso de Aguarela, de Teoria da Cor e de Filosofia da Arte na Universidade Internacional de Lisboa e os cursos de História de Arte (pintores do séc. XX), de cerâmica e de modelagem, organizados pela ARTES. Acrescendo-se o curso de Serigrafia e frequência dos cursos de ―Temas de Estética e Teorias da Arte Contemporânea‖, leccionado pelo Dr. David Lopes, de ‖História de Arte - Séc. XX‖, leccionado pela Profª Cristina Azevedo e de ―Introdução à História de Arte‖, leccionado pela Professora Margarida Calado, na Sociedade Nacional de Belas Artes.

(5)

Newsletter

Para remover o seu nome da nossa lista de correio, envie um e-mail com o assunto “Remoção” para fbs.marketing@ligacombatentes.org.pt. Perguntas ou comentários? Envie-nos uma mensagem de correio electrónico para fbs.marketing@ligacombatentes.org.pt

AVISO LEGAL: Esta mensagem é confidencial e dirigida apenas ao destinatário. Se a recebeu por erro solicitamos que o comunique ao remetente e a elimine assim como qualquer documento anexo. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão. Esta mensagem não pode ser considerada como "SPAM", porque inclui todos os nossos contactos, assim como instruções para remover o email da nossa mailing list.

Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes

RESERVAS ATÉ 07 DE JANEIRO DE 2011 — sinalização 700 euros.

13 dias — preço por pessoa 2.850 euros (+ taxas de aeroporto).

CONTACTOS:

Catarina Carvalho

Tel. 92 738 31 39

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Por haver vários materiais de épocas diferentes, e alguns materiais de doação de instituições de ensino de línguas, os professores possuem a liberdade de compor as aulas com

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

A través de esta encuesta fue posible comprender el desconocimiento que existe sobre este tema y lo necesario que es adquirir información para poder aplicarla y conseguir