• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Esta edição encontra-se no site: www.santoantoniodejesus.ba.io.org.br em servidor certificado ICP-BRASIL

Prefeitura Municipal de

Santo Antônio de Jesus publica:

• Resposta a Impugnação do Edital e Pedido de Esclarecimentos

Pregão Eletrônico 008/2018/SRP-Objeto:Contratação de empresa para

fornecimento de fórmulas nutricionais visando atender as demandas dos

pacientes com necessidades alimentares especiais encaminhados à

Secretaria de Saúde, do município de Santo Antônio de Jesus, através do

Sistema de Registro de Preços.

(2)

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 6247/2018 PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 008/2018/SRP

OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de fórmulas nutricionais

visando atender as demandas dos pacientes com necessidades alimentares especiais encaminhados à Secretaria de Saúde, do município de Santo Antônio de Jesus, através do Sistema de Registro de Preços

INTERESSADOS: MEDICAL CENTER COM DE PROD HOSPITALARES LTDA/ JOELMA ITACARAMBY TEIXEIRA/NUTRIRCOMSAUDE COMERCIO DE PRODUTOS NUTRICIONAIS E HOSPITALARES LTDA/ GABRIELLA MAIA MORAES SALES

ASSUNTO: Impugnação ao Edital.

RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO DO EDITAL E PEDIDO DE ESCALRECIMENTOS

A PREGOEIRA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, devidamente assistida pela Assessoria Jurídica Municipal, vem se manifestar nos termos seguintes, tendo em vista questionamentos formulados por licitante ao Edital da Licitação em epígrafe, cujo texto se reproduz abaixo.

I - DOS MOTIVOS DA IMPUGNAÇÃO

A Impugnante NUTRIRCOMSAUDE COMERCIO DE PRODUTOS NUTRICIONAIS E HOSPITALARES LTDA, representada por GABRIELLA MAIA MORAES SALES, encaminhou em 17/10/2018, às 16h42min, pedido de impugnação sustentando, em síntese, que houve direcionamento da licitação quanto ao Item 03 (Produto Aptamil 2), Item 04 (Produto Aptamilar), Item 05 (Produto Aptamil Proexpertha), Item 06 (Produto Neocate LPC), Item 09 (Produto Aptamil Soja 1), Item 12 (Produto Aptamil Pepti), Item 15 (Produto

Ensure) e Item 20 (Produto Glicerina RTH).

Sustenta na exaustiva petição que há “uma flagrante quebra da isonomia na medida que a MAIORIA DOS DESCRITIVOS estão vinculados a única marca/produto). Requer a retificação dos descritivos para que seja ampliada a competição retirando as exigências que limitariam e direcionariam a compra pública.

Em 19/10/2018 às 11h29min, a Impugnante reiterou e ameaçou que se o procedimento não for suspenso, será ajuizado Mandado de Segurança.

A Requerente MEDICAL CENTER COM DE PROD HOSPITALARES LTDA representada por JOELMA ITACARAMBY TEIXEIRA encaminhou pedido de esclarecimentos em 18/10/2018 às 13h45min. No documento sugere que fosse modificado o descritivo de modo a permitir a participação da marca Prodiet

(3)

ESTADO DA BAHIA

Município de Santo Antônio de Jesus

Prefeitura Municipal

quanto ao item 18, pois abriria a concorrência ainda mais e permitiria expressiva economia ao Município de Santo Antônio de Jesus.

Quanto aos itens 19 e 20, sugere que sejam modificados os descritivos dos itens, de modo que o produto Trophic Fiber 1000ml – Prodiet e Diamax

1000ml – Prodiet, respectivamente, pudessem participar.

A Pregoeira, por recomendação da Assessoria jurídica, encaminhou à área técnica Parecer acerca da questão para embasar o presente pronunciamento. A Comissão de Assistência Farmacêutica manifestou-se acerca dos pedidos.

É o relatório.

DA MANIFESTAÇÃO

a) Da Tempestividade da Impugnação

A Impugnação apresentada pela preposta da empresa

NUTRIRCOMSAUDE COMERCIO DE PRODUTOS NUTRICIONAIS E HOSPITALARES LTDAfoi apresentada no dia 17/10/2018 e encaminhada para área técnica da Secretaria de Saúde que apresentou manifestação escrita.

Inicialmente, cumpre registrar que o item SEÇÃO VIII – DA IMPUGNAÇÃO

E PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE O EDITAL prevê que a impugnação deverá

ser apresentada até 02 (dois) dias úteis antes da data de inicio da licitação (grifo nosso).

SEÇÃO VIII – DA IMPUGNAÇÃO E PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE O EDITAL

40.Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar, por meio do sistema, o ato convocatório do pregão.

40.1. Caberá ao pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas.

40.2. Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será definida e publicada nova data para realização do certame.

41.Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao pregoeiro até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, no endereço indicado no edital.

42.As impugnações e pedidos de esclarecimentos não suspendem os prazos previstos no certame.

(4)

43.As respostas às impugnações e os esclarecimentos prestados pelo pregoeiro serão autuados no processo licitatório e estarão disponíveis para consulta por qualquer interessado.

A contagem do prazo para impugnação se faz com base no art. 110 da Lei n° 8.666/93, tendo por termo inicial a data estabelecida para o dia da apresentação da proposta.

Assim, verifica-se que a solicitação da NUTRIRCOMSAUDE COMERCIO DE

PRODUTOS NUTRICIONAIS E HOSPITALARES LTDA e da MEDICAL CENTER COM DE PROD HOSPITALARES LTDA são TEMPESTIVAS, uma vez que foi fixado o dia 22/10/2018 para a realização da sessão, e na forma da contagem geral de prazos não se computa o dia do início.

b) Do Mérito da Impugnação

O pedido de impugnação foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde que refutou a existência de restrição ou direcionamento para marca específica, manifestando-se nos seguintes termos através da Comissão Especializada de Assistência Farmacêutica:

Considerando a necessidade de realização do processo licitatório para aquisição de fórmulas especiais, e em resposta ao e-mail recebido no dia 18/10/2018 da CPL/SAJ, salienta-se que existem demandas de pacientes no município com prescrição médica destas fórmulas, sendo que as marcas solicitadas foram as que apresentaram maior aceitação por parte dos pacientes, além de atenderem aos requisitos nutricionais e finalidade terapêutica, em conformidade com o prescrito pelos profissionais de saúde. Ressaltamos que as indicações de marcas constam também nos ofícios enviados pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA, onde reiteram a necessidade das aquisições das MARCAS: PREGOMIN, MODULEN E NEOCATE e OUTRAS.

Informamos que as indicações das marcas são oriundas dos profissionais prescritores, que já conhecem a composição das formulações de cada uma, e já trabalham com as mesmas na sua rotina. Utilizar uma marca diferente da prescrita pelo médico é interferir na prescrição médica, na conduta do profissional e no seu conhecimento, além de interferir no tratamento do paciente.

A utilização das marcas nutricionais difere da utilização de marcas em medicamentos, onde existe legislação específica, mas mesmo

(5)

ESTADO DA BAHIA

Município de Santo Antônio de Jesus

Prefeitura Municipal

assim a prescrição médica não pode ser mudada sem o consentimento do profissional prescritor.

Segue os números dos ofícios do Ministério Público: 0502560-05.2018.8.05.0229; PA 019/2017/ 600.0.232925/2016; 600.9.131622/2017, dentre outros.

É importante que o ato convocatório da licitação defina claramente critérios de análise dos produtos ofertados, os quais deverão levar em conta fatores de qualidade, durabilidade, funcionalidade e desempenho, dentre outros julgados necessários.

Será admitida a indicação de marca como parâmetro de qualidade para facilitar a descrição do objeto a ser licitado, quando seguida das expressões “ou equivalente”, “ou similar” e “ou de melhor qualidade”. No caso, o produto deve ser aceito de fato e sem restrições pela Administração.

O que a Lei de Licitações veda e os Tribunais de Contas condenam, especialmente o TCU, é a preferência por determinada marca ou indicação sem devida justificativa técnica nos autos, verbis:

A indicação ou preferência por marca em procedimento licitatório só é admissível se restar comprovado que a alternativa adotada é a mais vantajosa e a única que atende às necessidades do Órgão ou Entidade. Acórdão 88/2008 Plenário (Sumário)

No caso do Item 03 (Produto Aptamil 2), Item 04 (Produto Aptamilar), Item 05 (Produto Aptamil Proexpertha), Item 06 (Produto Neocate LPC), Item 09 (Produto Aptamil Soja 1), Item 12 (Produto Aptamil Pepti), Item 15 (Produto

Ensure) e Item 20 (Produto Glicerina RTH) citados pela Impugnante, todos tratam-se de produtos constantes em liminares emitidas pela Justiça Estadual ou solicitações extrajudiciais pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública que trazem expressamente prescrição de fórmula ou substância que não pode ser modificada pelo Município que está obrigado aos seus fornecimentos ininterruptos, sob pena de pagamento de vultuosas multas.

Consta nos autos do processo administrativo e expressamente no Edital que muitos dos itens relacionados no Edital servem ao atendimento de processos judiciais,

(6)

A área técnica bem justificou a importância de adquirir-se o material descrito, pelo que não há o que ser alterado, pois a descrição referida é a que é única compatível a atender as demandas judiciais da saúde, a qual o Município é Réu.

Da mesma forma, ocorre quanto aos itens 18 e 19, que a empresa

MEDICAL CENTER COM DE PROD HOSPITALARES LTDA pede a modificação do

descritivo.

O inciso I do art. 3º da Lei nº 10.520/02 determina as tarefas prévias necessárias à instauração de um pregão. O dispositivo legal contém dois núcleos normativos fundamentais.

O primeiro consiste na explicitação das principais providências prévias indispensáveis, cuja produção é condição de validade para o pregão ser desenvolvido. O segundo reside na determinação de que todos esses atos devem ser motivados. Ou seja, não basta praticar os atos se tal não for acompanhado da devida e satisfatória motivação, justificando-se todas as alternativas e escolhas adotadas.

A Lei nº 10.520/02 prevê:

Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte: (...)

II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;

A Lei nº 8.666/93, acerca das compras, reza que:

Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: (...)

§ 7º. Nas compras deverão ser observados, ainda:

I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem

indicação de marca;

Quando o Edital descreveu minunciosamente especificando características exclusivas de uma marca, pois somente esta é capaz de atender a liminares e sentenças da qual o Município está obrigado no fornecimento a usuários do SUS. Em sendo assim, o detalhamento minucioso do objeto dos itens no ato convocatório inegavelmente visa atender a necessidade específica justificada nos autos do processo administrativo e no Termo de Referência do Edital.

(7)

ESTADO DA BAHIA

Município de Santo Antônio de Jesus

Prefeitura Municipal

Experiências em licitações públicas têm demonstrado que os licitantes necessitam, para bem elaborar propostas, de especificações claras e precisas, que definam o padrão de qualidade e o desempenho do produto a ser adquirido. Se não for assim, corre-se o risco de o licitante ofertar o que tem de mais barato e não o que pode oferecer de melhor.

O TCU1 orienta que:

A restrição quanto à participação de determinadas marcas em licitação deve ser formal e tecnicamente justificada nos autos do procedimento licitatório. Acórdão 4476/2016-Segunda Câmara | Relator: ANA ARRAES

A indicação de marca no edital deve estar amparada em razões de ordem técnica, de forma motivada e documentada, que demonstrem ser aquela marca específica a única capaz de satisfazer o interesse público. Acórdão 113/2016-Plenário | Relator: BRUNO DANTAS

A aquisição de insumos e materiais médicos especializados pode ser promovida com indicação de marca, desde que a necessidade da aquisição fique técnica e devidamente justificada nos autos do processo de licitação. Acórdão 122/2014-Plenário | Relator: BENJAMIN ZYMLER

É legítima a aquisição de tablet produzido por fabricante específico quando comprovado que apenas determinado equipamento é compatível com outros equipamentos e sistemas previamente adquiridos pela Administração. Acórdão 1682/2013-Plenário | Relator: RAIMUNDO CARREIRO

A saúde é direito de todos e dever do Estado, como estabelece o artigo 196 da Constituição Federal. Não obstante as dificuldades do sistema público de saúde em bem atender a toda a demanda, tem o cidadão o direito de exigir que as suas necessidades de saúde sejam prontamente atendidas, especialmente para evitar que se agravem.

Ao médico cabe prescrever o que considera adequado e necessário à saúde do paciente. Para evitar danos à saúde dos usuários do SUS que

(8)

obtiveram medidas judiciais que obrigam o Município o fornecimento de tudo que foi prescrito e postulado para o tratamento da mediante apresentação de prescrição médica atualizada, como é o caso das fórmulas nutricionais específicas ora licitada é um dos motivos pelo qual se deflagrou a presente licitação.

Nessa senda, é que é possível a descrição posta no Edital que remete às marcas uma vez que a razão da descrição foi devidamente justificada por critérios técnicos ou expressamente indicativa da qualidade do material a ser adquirido, nos termos do § 7º do art. 15 da Lei nº 8.666/1993.

Marçal Justen Filho ensina:

“(...) as avaliações da Administração têm de ser rigorosamente objetivas.

Não podem ser influenciadas por preferências subjetivas, fundadas em critérios opinativos. A Lei volta a reprovar escolhas fundadas na pura e simples preferência por marcas.

(...) Em suma, não há reprovação legal à utilização da marca como meio de identificação de um objeto escolhido por suas qualidades ou propriedades intrínsecas. A Administração deve avaliar o produto objetivamente.

Poderá valer-se da marca como forma de identificação do objeto que escolheu, desde que tal escolha tenha sido baseada em características pertinentes ao objeto.

O que se reprova de modo absoluto é a contaminação da escolha do objeto pela influência publicitária que uma marca apresenta, especialmente agravada numa sociedade em que os processos de ‘marketing’ são extremamente eficientes. Em última análise, a Lei veda a escolha imotivada. Quando o critério de decisão é simplesmente a marca, existe decisão arbitrária.”[Comentários à lei de licitações e contratos administrativos. 10ª. ed. São Paulo: Dialética, 2004. p. 273]

No caso em tela, o Município de Santo Antônio de Jesus é devedor da fórmulas nutricionais e subsistências em processos judiciais (Ações Civis Públicas, Mandados de Segurança, etc) e não podem ser estas modificadas pelos serviços de Saúde do Município, sob pena de violação do direito à saúde dos usuários do SUS e cometimento de crime de desobediência pelos gestores, razão pela qual não é possível modificar os descritivos dos produtos ora licitados.

(9)

ESTADO DA BAHIA

Município de Santo Antônio de Jesus

Prefeitura Municipal

III – DAS CONCLUSÕES

Em face do quanto previsto no art. 21, § 4º da Lei nº. 8.666/93,

considerando que a presente manifestação não afeta a formulação das

propostas pelos que adquiriram o Edital da Licitação, mantém o edital

impugnado na íntegra, bem como a data da sessão marcada para o dia

22/10/2018, às 09h00min.

A teor do

art. 21, § 4º, da Lei nº 8.666/93, § 4º. Qualquer modificação no

edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original,

reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando,

inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

Esta decisão será publicada na íntegra no Diário Oficial do Município no

endereço eletrônico

www.santoantoniodejesus.ba.io.org.br

, bem como

remetida a todos os licitantes que adquiriram o referido edital por mensagem

eletrônica.

Santo Antônio de Jesus, 19 de outubro de 2018

SINTIA NAIARA CARDOSO RIBEIRO DA SILVA

Decreto Municipal nº 221, de 22/08/2018

Pregoeira

MAURO TEIXEIRA BARRETO

Referências

Documentos relacionados

Razão da Escolha: Artista Consagrado pela crítica nacional e pela opinião pública e com grande potencial para atrair ao Município milhares de turistas, capazes de gerar empregos

• Decreto Nº136, de 06 de junho de 2018-Exonera titular do cargo em comissão, no âmbito da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus- BA. • Republicação Por

• Decreto Nº 137 de 06 de Junho de 2018 - Fica Autorizado Marcel de Almeida Santos, Procurador Geral do Município e o Sr. Antonio Galdino dos Santos Filho, a movimentar a

DO ENSINO FUNDAMENTAL; 33903999000 – OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA JURIDICA - VALOR: 11.950,00 (ONZE MIL NOVECENTOS E CINQUENTA REAIS) SIGNATÁRIOS: PELO CONTRATANTE:

TITULAR: Mônica Santos Nascimento SUPLENTE: Adair José Souza dos Santos. AASCD-Associação dos Agentes de

Do exposto, o Pregoeiro mantem a decisão adotada na sessão do dia 19.02.2014 em relação a inexequibilidade do preço escrito inicial oferecido pela empresa COMIDA PREDILETA CÓMERCIO

Será realizada a cada 4 (quatro) meses, devido a integridade das instalações, o elevado número de “pontos quentes” encontrados e por ser uma técnica ainda desconhecida (não

locação de um imóvel situado no Povoado Comum do Rio da Dona S/N, Zona Rural, neste município, no período de 12 (doze) meses, para o funcionamento de um anexo da Escola