• Nenhum resultado encontrado

A falta de laboratórios de química e professores licenciados no ensino médio das escolas públicas de Poxoréu-MT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A falta de laboratórios de química e professores licenciados no ensino médio das escolas públicas de Poxoréu-MT"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A falta de laboratórios de química e professores licenciados no ensino médio das escolas públicas de Poxoréu-MT

Walterni Rodrigues Barbosa1 Douglas Gonçalves Sete2

Tayza Codina de Sousa3

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância das atividades práticas nas aulas de química e a defasagem de professores na área. A pesquisa mostra como inovar e melhorar a realidade das escolas públicas de Poxoréu-MT, na disciplina de química, onde faltam laboratórios e professores, também traz a dificuldade dos alunos em aprenderem química no ensino médio por falta de tempo e um material adequado de ensino (laboratório). Dessa forma, espera através do desenvolvimento do trabalho apresentar contribuições para o ensino da química em escolas públicas de Poxoréu-MT, associando a tecnologia como forma de auxílio nas aulas laboratoriais.

Palavras-chave: a falta de laboratórios, aulas práticas, ensino médio, profissional de química.

1 - Graduando de Licenciatura em Química: br.walterni@gmail.com 2 - Professor de Química: douglas.sete@pdl.ifmt.edu.br

(2)

Carência de laboratórios e professores de Química

A falta de profissionais e laboratórios de química no ensino médio das escolas estaduais de Poxoréu tem sido prejudicial para o ensino de alunos, a demanda não é suficiente para lecionar em escolas, isso porque não há licenciado em químico nos dois colégios de ensino médio. Apesar de ter uma grande falta de profissionais isso não justifica a falta de laboratórios em escolas públicas da cidade.

As faculdades, a distância e os institutos federais têm abertos cursos de licenciatura, entre eles o de química. Entretanto, observa-se uma evasão dos alunos durante o desenvolvimento do curso, que pode ser justificada pela dificuldade de compreender as disciplinas com a falta de aulas práticas.

Com a falta de laboratórios nas escolas públicas os alunos acabam tendo uma deficiência no ensino. Pois, a química exige que a parte prática seja ministrada aos alunos, ela é uma ferramenta que não pode faltar no dia a dia.

A química é uma matéria que exige um pouco mais dos alunos e professores, e sendo bem lecionada e equipada renderá bons números, o professor precisa estar preparado para uma sala de aula e também para um laboratório.

Nota-se que professores aprovam aulas práticas laboratoriais, mas muitos não são habilitados a usar essa ferramenta de estudo, poucas escolas têm hoje um professor de química e as que tem um licenciado não tem um laboratório. Isso mostra que a ciência precisa ser valorizada um pouco mais no Brasil.

A química é uma matéria importante como qualquer uma outra, só que precisa de uma atenção especial pois ela se divide em duas partes essenciais, a parte teórica e a parte prática elas precisam estar em harmonia para assim os alunos entenderem bem a disciplina.

O ensino da química

A química estuda a matéria e o que há nela, ela está no nosso dia a dia, é a ciência de maior importância, no estudo da matéria tem substâncias e misturas em que muitas delas se fazem ou descobrem em laboratório de química e na falta deles torna-se abstrata a aprendizagem.

(3)

O laboratório de química é fundamental para o ensino prático e teórico de um aluno nas aulas de química, até tornar a aula mais dinâmica e mais atrativa em que o aluno aprenderia mais e enriqueceria seu conhecimento.

É importante que os professores incentivem aos alunos fazer pesquisas em internet ou livros, como mostra o trecho do artigo Ensino De Química: algumas reflexões, “Nesse sentido, lembramos que a motivação do aluno depende da motivação do professor. Ele é o protagonista, dinamizador do processo e responsável pela arte de ensinar. Deve promover um clima favorável, estabelecer vínculos seguros, buscar compreender e interpretar as diferentes situações de seus alunos e de sua escola, ou seja, as ações do professor influenciam totalmente no comportamento dos alunos (ALCARÁ,2005). ”

O déficit desses laboratórios prejudica tanto no desenvolvimento das aulas, quanto no conhecimento do aluno, pois a falta de aulas práticas faz com que o aluno não se esforce para aprender, e a química é tida como ser uma matéria de difícil compreensão.

Ampliar o acesso de alunos do ensino médio a um laboratório de ciências tornaria um avanço para a educação pública. Levando conhecimento de atividades experimentais e inovando seus conhecimentos, mostrando na parte prática o que aprenderam na teórica.

O artigo abordará as dificuldades de duas escolas estaduais de Ensino Médio da cidade de Poxoréu, no sul do estado do Mato Grosso que não possuem um laboratório de ciências.

Laboratórios nas escolas brasileiras

Segundo especialistas na área da educação, aulas práticas criam mais interesse e trazem melhores resultados. De acordo com a matéria do jornal o globo publicado em setembro de 2013 só 11% das escolas brasileiras tem laboratórios de ciências 10,6 % das 192.676 escolas do Brasil públicas ou particulares, um resultado considerado baixo para o ensino da ciência no país.

O laboratório é um material para o aluno enriquecer seu conhecimento e se aprofundar na matéria, sabe-se que a aula prática torna-se indispensável nos dias atuais, pois muitos conteúdos da química necessitam dos laboratórios como instrumento de pedagógico.

Muitas escolas têm feira de ciências e nem todas têm laboratórios que auxiliam seus alunos, a desenvolver sua pesquisa e acaba com recurso próprio desenvolvendo seu experimento ou sua pesquisa. O laboratório tem sua vantagem de incentivar e promover pesquisas dando ao aluno a ferramenta inicial de pesquisa.

(4)

No artigo publicado por Barbieri Marisa, “Ensino De Ciências Nas Escolas: Uma Questão Em Aberto”, aponta que o ensino da ciência através de atividades experimentais tem aceitação unânime:

[...] todos concordam que o ensino das ciências só se efetiva se for acompanhado de experiências em laboratório. Há reivindicações permanentes dos professores, para que sejam montados laboratórios nas escolas, e os alunos, para que sejam ministradas aulas práticas de ciências. (1988; p.17)

O conhecimento acontece com interação do aluno com o meio onde estuda, a curiosidade e os desafios devem torna-se aprendizagem, no ensino médio o laboratório faz parte do material do aluno, porém a realidade é outra.

Muitos alunos nem sabem o que e ter uma aula prática e muito menos como é um laboratório, mais todos sabem que é importante tê-las. A aula experimental deixaria o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e mais apreciativo criando um meio mais interativo e enriquecedor.

O laboratório tornaria as aulas de química no ensino médio mais atrativa trazendo ao aluno a possibilidade de conhecer mais sobre o que estuda na parte teórica (livros e internet) e focando na parte experimental, e deixando-o fascinado.

Uma forma de suprir a falta de aulas pratica é por meio da tecnologia, através de laboratórios virtuais alunos podem fazer misturas e de uma forma atrativa aprenderem o conteúdo proposto.

Muitas escolas não têm laboratórios ou não conseguem equipá-los, empresas já desenvolveram softwares que possibilita fazer experimentos através do computador, e inovar as aulas tornando mais atrativa. “Um dos objetivos é criar um ambiente atrativo e motivador para professores e alunos”. Afirma Luís Carlos de Carvalho, diretor executivo da Total Educacional, (Empresa que distribui a sala interativa no Brasil) em entrevista no G1, O software é criado na Índia.

O laboratório virtual supriria o presencial onde abrangeria um território maior e teria mais escolas com aulas práticas, o que para ensino médio traria vantagens, pois as aulas práticas teriam maior visibilidade pelos alunos em escolas públicas.

Essa ação visa fornecer a alunos de ensino médio um conceito sobre aulas práticas, e o que tem em um laboratório e como fazer as soluções e misturas, através da tecnologia vivenciar um pouco da aula em laboratório.

(5)

Ensino de ciências na escola

O ensino de ciência nas escolas têm se baseado somente em livros, ou seja, a parte teórica, a participação do aluno em sala de aula é essencial para um professor dar o segmento na matéria, quanto mais participativa for mais dinâmica e debates terão.

Muitas vezes algumas matérias da disciplina de química não são ministradas, pois não há tempo de explicar ou o professor não sabe passar aos alunos, isso porque muita escola pública do Brasil a matéria de química é lecionada por um professor que não é formado na disciplina.

Alguns professores saem de sua disciplina para darem aulas de química, um exemplo bem comum é um licenciado de biologia lecionar química, o que para o desenvolvimento dos conteúdos não é bom, apesar de serem matérias afins muitos conteúdos precisam do profissional de química.

A química tem déficit de profissional no mercado brasileiro, muitas vezes as escolas são obrigadas a colocar outro professor para lecionar a disciplina, numa aula de laboratório de química seria importante ter um profissional de química, pois há risco de ocorrer um acidente.

No ensino médio das escolas públicas do Brasil a química não é bem-vista, os alunos acham que é uma disciplina pesada em que fórmulas, soluções e cálculos é muito difícil de aprender, a base de um aluno de ensino médio na disciplina de química não é feita do modo certo, muitas vezes um laboratório e o prazo de tempo atrapalham.

Para fazer uma análise melhor foi feito um questionário e aplicado em duas escolas estaduais da cidade de Poxoréu-MT, Escola Estadual João Pedro Torres e Escola Estadual Padre César Albisette por seus coordenadores pedagógicos.

Questionário na Escola João Pedro Torres

1. Qual o incentivo que o governo estadual fornece para a criação ou ampliação de laboratórios? Nenhum, hoje não há incentivo nenhum para ter um laboratório em nossa escola.

2. As aulas de química são contempladas com laboratórios em sua escola? Não há laboratório em nossa escola, nossas aulas são só teóricas.

(6)

3. Qual a importância dos laboratórios para o ensino-aprendizagem da química?

Se tivesse seria importante, pois ampliaria o ensino do aluno e tornaria as aulas mais atrativas.

4. É possível criar uma parceria com outras instituições que tem laboratórios para que os alunos possam vivenciá-los?

Se a cidade tivesse até poderia fazer parceria, mais não há laboratórios na cidade de Poxoréu. 5. Há licenciado em química na escola?

Não. Quem leciona as aulas são professores de outras matérias.

Questionário na Escola Padre César Albisette

1. Qual o incentivo que o governo estadual fornece para a criação ou ampliação de laboratórios? Nenhum, não há verba do governo para o incentivo.

2. As aulas de química são contempladas com laboratórios em sua escola? Não existem laboratórios, as aulas são ministradas em sala de aula.

3. Qual a importância dos laboratórios para o ensino-aprendizagem da química?

Se torna mais prático o ensino–aprendizagem para o educador e aluno nos conteúdos para memorizar.

4. É possível criar uma parceria com outras instituições que tem laboratórios para que os alunos possam vivenciá-los?

Sim. Mais o maior problema seria onerar os gastos, não tem verbas para gastar e a cidade não oferece laboratório para a parceria.

5. Há licenciado em químico na escola?

Não. Hoje quem dá aulas da matéria são professores de áreas afins.

(7)

A matéria de química em Poxoréu se baseia em livros e se fixa em sala de aula, os alunos ao menos não tem uma aula prática em um laboratório, como aponta o questionário acima as faltas de verbas do governo atrapalham no rendimento.

As aulas não têm uma dinâmica diferente pois além de não existir laboratórios de química, também falta um docente formado na área. O que faz que a aula fica ainda mais tediosa para os alunos e acabam tratando a matéria como um peso sem importância.

A partir das perguntas feita aos dois colégios que contém o ensino médio nota-se que a maior dificuldade seja a falta de um laboratório na cidade, pois tendo um as duas escolas poderiam usarem conjunto essa seria uma das soluções encontradas e também seria importante ter um professor da área junto com um técnico para auxiliar o professor.

Formação do profissional de química

A formação de licenciados em química tem sido comentado há muito tempo, o curso de licenciatura em química tem aumentado nas faculdades públicas, no ano de 2017 o Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus de Primavera abriu a primeira turma de licenciatura em química, com objetivos de formar números expressivos de profissionais e lançar ao mercado.

O governo sabe que o déficit de professores no Brasil tem sido grande, mais na área de química tem sido maior. E o MEC sabe disso e tem adotados políticas para formarem o número expressivo de licenciados que realmente queiram lecionar.

O salário tem sido um empecilho para formação de professores, pois em muitos estados o salário é muito baixo e acaba não chamando a atenção e os cursos de licenciatura ficam de lados.

Mostra-se que com todos esses problemas ainda há licenciados dispostos a ensinarem em sala de aula, na faculdade localizada em Primavera do Leste abriu um curso em licenciatura em química, e busca formar novos licenciados para que os números de químicos em sala de aula aumentem.

Conclusão

A partir dessa pesquisa bibliográfica, percebe-se que a ciência brasileira não tem evoluído, pouco se vê um laboratório em escolas públicas. A dificuldade de alunos em

(8)

aprenderem química vem da base curricular de escolas não preparadas para proporcionar uma aula experimental, onde também não há profissionais qualificados para a disciplina de química.

Contudo, o ensino de química em sala de aula ainda não estar em um nível bom, precisa de melhoras e investimento maior seja na parte estrutural ou na parte de profissionais como licenciados em química.

Portanto, através de investimentos espera-se um ensino melhor nas redes públicas do Brasil e que todos alunos possam usar um laboratório que ajuda em seu aprendizado. E que aprendem melhor a disciplina.

Referências bibliográficas

Affonso armando. Experiências de Química São Paulo, didática irradiante S.A., 1970

Barbieri, Marisa. Ensino de ciências nas escolas: uma questão em aberto.

Carvalho, Hudson. Batista, Ana Paula. Ribeiro, Claudia. Ensino e aprendizado de química na perspectiva Dinâmico-interativa.

Maciee, Lizete S.B. Reflexões sobre a formação de professores- campinas, SP; Papirus,2002- (coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).

Nardi, roberto. Pesquisa no ensino de Física. São Paulo: Escrituras 1998

Referências

Documentos relacionados

O presente capítulo tem por objetivo abordar o contexto histórico nacional e local que impulsionou o Governo Estadual do Ceará, a partir de 2008, a promover a

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

As práticas de gestão passaram a ter mais dinamicidade por meio da GIDE. A partir dessa mudança se projetaram todos os esforços da gestão escolar para que fossem

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano