• Nenhum resultado encontrado

PONTO DE CULTURA FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ INTERCÂMBIO DE PONTO A PONTO ILHA DIFUSIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PONTO DE CULTURA FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ INTERCÂMBIO DE PONTO A PONTO ILHA DIFUSIVA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1

PONTO DE CULTURA

“FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ”

ILHA DIFUSIVA

INTERCÂMBIO DE PONTO A PONTO

A proposta da atividade” Intercâmbio de Ponto a Ponto pretende mapear e abrir espaço inicialmente para os Pontos e Pontões de Cultura que fazem parte da Rede Carioca no novo site do Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá (uma iniciativa da Ong O Nosso Papel) com o objetivo de divulgar as atividades dos Pontos e um espaço para divulgação do que pensam e fazem em relação ao tema da sustentabilidade.

O trabalho está sendo realizado por jovens do curso de fotografia, equipe do projeto e colaboradores como: Sandra Cotrim que realiza oficinas Ponto, Carolina Cury que participa como voluntária da Ong, Gracy Moreno que atua com oficinas e também realiza atividades como colaboradora.

O site não pode ser feito com recursos do convenio devido a uma questão vinculada a rubrica mas devido a importância do tema a Ong O Nosso Papel contou com colaboradores para que o mesmo pudesse ser elaborado.

Os Pontos que visitam o Ponto Fazendo a Diferença em Paquetá através da realização de atividades pontuais, parcerias e visitas para apresentação de suas atividades são automaticamente cadastrados a exemplo do TEAR, ECOAR, FILMIN BRASIL entre outros.

Abaixo a listagem dos Pontos que já estão sendo cadastrados:

1- Ponto de Cultura Filminn Brasil representado por Marcelo Paes Carvalho que realizou oficina de audiovisual e filmagem em Paquetá localizado na AP4 e atua com atividades audiovisuais para jovens.

(2)

2 2-Pontão de Cultura TEAR realizada pelo Instituo de Artes

TEAR, que realizou o projeto Mundaréu de Brincadeiras em parceria com o Ponto Fazendo a Diferença em Paquetá .Localizado na AP 1 atua arte educação como mediação

cultural.O TEAR foi visitado por Ana Casado e Claudia Luna. 3-Pontão de Cultura ARROIOS realizado pelo Cinema Nosso, localizado na AP1, atua com audiovisual e articulação da Rede Carioca. O Pontão foi visitado duas vezes por representantes do Ponto Fazendo a Diferença em Paquetá.O Pontão foi visitado por Jose Felipe Lima, Claudia Luna e Myrian Cristóvão.

(3)

3

4- Pontâo Rede Agencia da Juventude que selecionou o Ponto Fazendo a Diferença em parceria com o trabalho para os jovens do Providenciando ao Favor da Vida (foto 3) o que proporcionou intercambio do Ponto de Paquetá com o Ponto de Cultura Lata Doida em São Paulo durante a apresentação dos trabalhos na Fabrica de Culturas.Na foto abaixo :Ana Casado, Claudia Luna, prof Luis Claudio, oficineiras Carolina sanchez e Sandra Cotrim, e Rauqel do projeto Providenciando a Favor da Vida.Foto 1

O Pontão(foto 1 e 2) visitou a EM Joaquim Manoela de Macedo um dos locais onde o Ponto Fazendo a Diferença em Paquetá atua e foi

feita reunião com Claudia Luna, Ana Casado e as diretoras Rose e Elida.Foto 2

(4)

4

Ponto de Cultura Lata Doida

A equipe da Ilha audiovisual teve a oportunidade de conhecer o trabalho do Ponto de Cultura Lata Doida também selecionado no edital.

(5)

5

6 - Ponto de Cultura Na Era do Radio realizado pelo Espaço

Cultural de mesmo nome localizado na AP5 em Sepetiba, atua com teatro, fotografia, oficinas de literatura, rádio, grafite e dança para jovens da comunidade do entorno.Visitado por Sandra Cotrim.

7- Ponto de Cultura RADAR -Rede de Articulação e

Dinamização da Arte realizado pela Casa de Cultura Sefaradita na AP5 em Campo Grande.Visitado por Sandra Cotrim.

(6)

6

8- Ponto de Cultura Nosso Olhar realizado pelo Centro

Social de Cultura e Lazer localizado na AP 5 -Mangueiral em Realengo atua com atividades de oficinas livres e capacitação técnica em audiovisual para público em geral da comunidade.Visitado por Sandra Cotrim.

9- Ponto de Cultura Aprendendo e Resgatando Cultura

realizado pela Instituição Instituto de Estudos e Assistência Social, Cultural e Religiosa Artéria da Encarnação localizado na AP 5 atua com dança ,culinária e oficinas de corte e costura para crianças, jovens e adultos .OBS: o projeto utilizou os recursos do primeiro ano do convenio e após esse período o convenio foi encerrado amigavelmente. Visitado por Sandra Cotrim.

(7)

7

.

10 - Ponto de Cultura Roda de Cultura -Espaço Solazer

realizado pelo no Clube dos Excepcionais localizado na AP 3, atua com atividades educacionais e culturais para publico de diferentes faixas etárias .Visitado pro Grace Moreno.

11- Ponto de Cultura Livro de Rua localizado na AP3

representado por Pedro Geromilich de Abreu atua com atividades literárias itinerantes.Visitado por Sandra Cotrim.

(8)

8 12 Ponto de Cultura Tocando o Rio realizado pelo Instituto

Tocando em Você localizado na AP2 -Tijuca atua com atividades educacionais culturais e musicais para jovens.Visitado por Sandra Cotrim.

13 Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha AP 2 , é um Ponto de Cultura criado e desenvolvido através da parceria entre o CIESPI – Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e profissionais e jovens da Rocinha, atuantes nas áreas da educação e da cultura. Visitado por Myrian Cristóvão.

(9)

9 14- Ponto de Cultura Dançar –te localizado na AP1 no

Centro do Rio, atua com aulas de Yoga, Sapateado, Dança de salão, Zumba, Ballet, informática para crianças e jovens.Visitado por Carolina Cury.

15 - Ponto de Cultura Cine Floresta Nossa realizado

pela Associação Brincar e Crescer localizado na AP2 no Alto da Boa Vista atua com atividades de cinema para crianças e jovens .Visitado por Ana Casado.

(10)

10 16- Ponto de Cultura Circus realizado pelo Comitê Rio Ação

da Cidadania, localizado na AP 1 -zona portuária que atua com oficinas de praticas circenses para jovens a partir de 15 anos.Visitaod por Cecilia Fonseca e jovens fotógrafos.

(11)

11 17- Ponto de Cultura Escola de Dança da Rocinha localizado

na AP2 que atua com qualificação em diversas modalidades de dança para crianças e jovens.Visitado por Myrian Cristovao.

18- Ponto de Cultura Tocando o Nordesnte realizado pela

Escola de Musica da Rocinha localizado na AP2, atua com qualificação musical e vocal em diversos gêneros para jovens da comunidade local e entorno.Visitado por Myrian Cristovao.

(12)

12 19- Ponto de Cultura ECOAR localizado nas APS 2,3 e 5 atua

com atividades artísticas e culturais para pacientes de instituições

O Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá recebeu no dia 6/12 a ponteira Carla Strachmann do Ponto de Cultura Ecoar e seus ponteiros especiais que chegaram em cortejo para uma visita e apresentação em Paquetá começando pela Praça Pedro Bruno e encerrando na Praia José Bonifácio.

Após a apresentação o grupo participou de oficina ambiental de bijuteria realizada pelo Ponto Fazendo a Diferença com Vanessa Cotrim no espaço da XXI Região Administrativa.

OFICINA AMBIENTAL DE ECOBIJU

Com Vanessa Cotrim

20- Ponto de Cultura Paquetá na Rede realizado pela

Casa das Artes apoia iniciativas culturais em Paquetá como o Grupo Cantareira , o Plantar Paquetá e o Domingo no Darke.O Ponto foi visitado por José Felipe Lima.

(13)

13

(14)

14

INFORMAÇÕES

Sede do Ponto: Biblioteca Escolar Municipal Joaquim Manoel de

Macedo. End.: Rua Adelaide Alambari 41- Tel: 96340132-

Horário: segunda a sexta das 9 h às 16:30 h XXI Região Administrativa de Paquetá End.: Praia

José Bonifácio, 127 Ilha de Paquetá-Rio de Janeiro-Tel:33970022 CEP: 20.396-140

EQUIPE DO PONTO DE CULTURA FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ – REDE CARIOCA DE PONTO DE CULTURA –

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA RJ Ilha audiovisual - Cecilia Fonseca

Ilha difusiva – Ana Claudia Casado

Ilha digital – José Felipe Silva

Coordenador técnico – Claudia Luna

Informativo – Myrian Cristóvão da Costa

AGRADECIMENTOS

Agradecemos sempre a todos que nos acompanharam e que nos acompanham nesta caminhada em direção a um mundo mais digno e solidário.

EQUIPE DO PONTO DE CULTURA FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ – REDE FEDERAL –MINC

Fotografia – Prof Julio (Sorriso) e Professora Cecilia Fonseca

Teatro - Prof Alessandra Biá

Reciclagem ( Artesanato) – Prof Ana Claudia Casado

Capoeira - Prof Atila e Hudson Rosa

Informática – Prof José Felipe

Mostra de Cinema – Francisco J Silveira Gato

Coordenador técnico – Claudia Luna

Coordenador pedagógico - Terezinha Miranda

Eventos – Hildete Peixoto

Informativo - Sergio Gerônimo Delgado da APPERJ

COLABORADORES

Biblioteca Escolar Municipal Joaquim Manoel de Macedo:

Rosangela Fernandes, Marilena dos Santos Moreno, Jorzina Moraes, Tereza Cordeiro Lima, Maria de Fátima Nóbrega, Samara Gomes dos Santos, Izaltina Maria Coelho, Jackson da Silva, Mauro de Oliveira, Claudio Nunes, Raimundo Pereira, Luiz Carlos dos Santos, Sergio Augusto R. Brito Preventório: Irmã Antonia,Helen Carvalho,Rosana -

Literatura: Poetas: Kátia Pino, Sergio Gerônimo Delgado, Mozart

Carvalho, Flávio Dórea, Marcia Agrau, Maria Luiza Falcão, Juçara Valverde, Heloisa Igrejas, Luiz Otávio Oliani, Beatriz Dutra, Nancy Vicente, Aluizio Rezende, Alexandre Acâmpora; Julia Palmieri ,Gilson de Souza; Marcilio Freire, Vania Barbosa - Viva Rio: Fotógrafo Rodrigues, Walter Mesquita – Administração Regional: Lauro André Campos de Oliveira, Eduardo Santos Silva ,Marcio Mayorca,Janaíana Wisnesky,Adelson Santos Lima – Capoeira: Mestre Pedra, Atila Maciel e Hudson Rosa - Premio Areté: Grupo Cantareira: Liliane Mundim, Valéria Maia, Margareth Moura; Neusa Mattos, UFRJ:Decleve Reynier, Irmã Antonia, Severina Santos Silva; Adriana Guerra, Luis Cleber Moreira, Alminda Araújo, Sergio Casado, Marcia Ferraz; Bambo de Bambu: Claudio Motta, Marco Aurélio Gonçalves,Instituto Benjamin Constant- Teatro de Gente: Fernando Gutman, Ligia Feijó, Paulo Zarur, Bar da Dejane,- Hotel Farol: Graça Mateus; Mercado: Carecas e Frescos- Ademir da Conceição de Moraes, Padaria do Manduca. - Igreja Bom Jesus do Monte - Padre Passos - - Iate Clube de Paquetá: Tia Cinira - Tô no Pólo: Hélida Almendras, Tibério Gaspar - Oficinas, Palestras,apoios: Anginelli Angelim, Elias Antoine,Regina Café,Carlos Gomes, Arilson Brasil,Mafalda Muzzine, Selma Coltro, Myrian Cristovão da Costa,Sergio Casado,Terezinha Ribeiro, Fernanda Moraes,Lucia Mattos, Katia Pino, Margareth Barbosa, Delta Araujo,Mazinho,Thainã de Medeiros, Guarda Municipal,Sonia Santos - ICRJ: Comodoro Luiz Carlos Barroso Simão, Jomar Pereira da Silva Roscoe - Voluntários: Arnulf Kuss:Pedagogia Alemanha ;LauraHincapie:Engenharia de Design - Colômbia;Luiza Bento – SEGEST – TRF 2 – Fernanda Morais –

Supervisora da SEGESA-Cleide Huguinin – equipe da SEGESA- Bruna Stephannie Nascimento – estagiária da SEGESA-Susana Tupinambá – Assessoria de Comunicação Institucional – ACOI (TRF2)- Artista Plastico: Alfredo Borret; CLUBE BARREIRINHAS - CLUBE MUNICIPAL – PORTAL PAQUETÁ- CRAS MACHADO DE ASSIS – CRAS DO DO DA PORTELA- SEERJ

(15)

15

REALIZAÇÃO

PATROCINIO

APOIO / PARCERIAS

ALFREDO BRAGA DEJANE-ESTRELA DO MAR ALFREDO BORRET – ECOTAMPAS

TIA LOYDE CARECAS E FRESCOS

BANCA DO ANDRÉ

ONG PROVIDENCIANDO A FAVOR DA VIDA ONG FABRICA DE CULTURAS

ONG REDE DA JUVENTUDE CORRIDA PAQUETA VIP

REDE CARIOCA DE PONTOS DE CULTURA FORUM ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA RJ

PREMIOS

(16)

Referências

Documentos relacionados

No Processo Civil individual, o instituto da antecipação dos efeitos da tutela encontra previsão nos arts. Por sua vez, no microssistema de processo coletivo, a referida tutela

Então, inclusão educacional refere-se à restauração do sistema educacional, ou seja, proposta de mudança no ensino regular, cujo objetivo é fazer com que a escola se

a) Este produto não deve ser usado próximo a Equipamentos Cirúrgicos de Alta Freqüência, pois podem receber interferências dos mesmos. b) Desconectar o equipamento da

A formação do futuro egresso é voltada tanto para o âmbito público quanto para o âmbito privado e aponta como possibilidade uma multiplicidade de cenários de

Em 31 de dezembro de 2013 a Companhia reconheceu na rubrica de Contas a pagar o montante de R$ 347.000 referente às obrigações com a UCP oriundas da aquisição dos ativos

Se essa opção estiver em branco, você poderá definir uma dependência com base em um conjunto diferente de monitores na mesma ramificação de gateway da árvore do monitor ou

Em função de não haver elementos para a constituição de outros resultados abrangentes nos exercícios findos em 31 de dezembro de 2012 e de 2011, além do próprio resultado

diretrizes dos investimentos: as metas de resultado do plano de benefícios e dos segmentos de aplicação; a alocação dos recursos nos diversos segmentos; os