• Nenhum resultado encontrado

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO CULTURAL: UMA PROPOSTA DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA NO CENTRO DE UBERLÂNDIA-MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO CULTURAL: UMA PROPOSTA DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA NO CENTRO DE UBERLÂNDIA-MG"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO CULTURAL: UMA PROPOSTA DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA NO CENTRO DE UBERLÂNDIA-MG RESUMO

Quando o assunto é sobre patrimônio histórico cultural, o Brasil é o lugar certo para uma possível hospedagem por ser um país rico com relação ao seu patrimônio material e natural. Cada vez mais procurado por sua vasta diversidade cultural, os índices do turismo brasileiro têm se tornado ainda mais crescente. Segundo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, criado em 1937 com o intuito de proteger e promover os bens culturais do país, o Brasil possui atualmente 1078 bens tombados em nível federal. De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais existem 341 bens tombados em nível estadual no território mineiro, sendo que um destes está inserido na cidade de Uberlândia. Dentre os tombamentos feitos pelo município, Uberlândia conta com 21 bens tombados. Contudo, face a pouca divulgação para a população uberlandense com relação ao acervo patrimonial existente, este trabalho tem por objetivo propor um projeto de sinalização turística e patrimonial para pedestres através da proposta de inserção de placas de sinalização turística que auxiliem e incentivem a população re-conhecer e re-valorizar o patrimônio local através desta ação de educação patrimonial.

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio, Sinalização Turística, Educação Patrimonial. INTRODUÇÃO

Uberlândia, cidade que recentemente completou 127 anos de história, ocupa, de acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgadas no dia 28 de agosto de 2015, o primeiro lugar no ranking das cidades do interior de Minas Gerais com maior índice de população e o décimo segundo lugar no ranking das cidades mais populosas do interior do Brasil. Estima-se que o município possua aproximadamente 662 mil habitantes, cerca de 157 hab./km².

Com rico patrimônio cultural, a cidade possui 21 bens tombados. Diante de tantos bens patrimoniais observa-se a falta de sinalização destinada ao pedestre que deseja visitar algum destes bens (quer sejam turísticos ou históricos).

Em consequência disso, serão apresentados neste trabalho conceitos, fatos históricos, dados iconográficos e informações, ligadas ao tema, mostrando a viabilidade de uso desta proposta que, se aprovada, traria inúmeros benefícios à população e ao turismo regional possibilitando assim o re-conhecimento e a re-valorização do patrimônio local.

(2)

Quando se fala sobre tombamento fala-se de preservação e reconhecimento de um bem através da aplicação de uma lei específica regulamentada, quer seja municipal, estadual ou federal. Tombamento, ou tombo, é uma palavra de origem portuguesa que tem um altíssimo grau de importância para o patrimônio histórico brasileiro pois, além de contribuir com o reconhecimento de um determinado bem, ela impede que qualquer um destes bens cadastrados, por ato público e/ou administrativo, sofra uma futura demolição, mutilação, destruição ou algum tipo de descaracterização. O valor de um bem arquitetônico só se torna preservado, reconhecido ou protegido a partir de um registro que tenha sido elegido através dos Conselhos Deliberativos compostos de membros representativos da sociedade civil, sendo a legislação federal de 1937 e os primeiros tombamentos realizados em Uberlândia a partir da Lei nº 9702 de 20 de dezembro de 2007 que estabelece as normas de proteção do patrimônio cultural do município de Uberlândia e dá outras providências.

ASPECTOS JURÍDICO-CONSTITUCIONAIS

O primeiro decreto-lei, de nº 25, aprovado e regulamentado no Brasil sobre este termo foi instituído somente em 30 de novembro de 1937. Nele o presidente da república, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta que:

Art. 17. As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ser reparadas, pintadas ou restauradas, sob pena de multa de cinquenta por cento do dano causado.

Parágrafo único. Tratando-se de bens pertencentes à União, aos Estados ou aos municípios, a autoridade responsável pela infração do presente artigo incorrerá pessoalmente na multa. (BRASIL, 1937).

Assim dito e regulamentado, fica claro o quanto as normas são de suma importância e imponência, pois mesmo que tenham sido decretadas um pouco tarde elas devem ser totalmente seguidas e obedecidas. Para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, “[...] o tombamento de um bem cultural significa proteção integral, sendo uma das ações mais importantes relacionadas à preservação de um patrimônio de natureza material. ” (IPHAN, 2015).

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Em qualquer cenário, a educação tem sido também uma das ações mais importantes como forma de se promover a preservação do patrimônio histórico cultural. Segundo cartilha expedida pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, “[...] a educação patrimonial nos ensina a valorizar o que é nosso a partir da localidade onde moramos e

(3)

das pessoas com as quais convivemos, estendendo-se tal ação em nível estadual e nacional. ” (PATRIMÔNIO CULTURAL, 2010).

OS BENS CULTURAIS TOMBADOS EM UBERLÂNDIA

Como já foi dito anteriormente neste artigo, Uberlândia possui 21 bens tombados. Sendo estes: Igreja Nossa Senhora das Dores, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Escola Estadual de Uberlândia, Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Miraporanga, Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa, Praça Tubal Vilela, Estação Ferroviária Sobradinho, Palacete Ângelo Naguettini, Casa da Cultura, Oficina Cultural, Biblioteca Municipal, Conjunto Praça Clarimundo Carneiro - Edifício da Câmara Municipal e Coreto, Mercado Municipal, Residência Chacur, Uberlândia Clube, Igreja Espírito Santo do Cerrado,

Imagem de Nossa Senhora do Carmo, Festa do Congado, Sede do Círculo de Trabalhadores Cristãos de Uberlândia, Painéis em Mosaico de vidro Artista Geraldo Queiroz e Escola Estadual Enéas Oliveira Guimarães.

Como referência experimental para este artigo foi escolhido o Conjunto Praça Clarimundo Carneiro, registrado no Livro do Tombo Histórico, Inscrição II, pág. 04 e tombado como patrimônio histórico municipal pela Lei nº 4.209 de 25/09/1985. Este conjunto é composto pelo coreto e pelo Edifício da Antiga Câmara Municipal (conhecida também como Palácio dos Leões). A imagem a seguir (figura 1) mostra a composição citada:

Figura 1. Praça Clarimundo Carneiro, Centro, Uberlândia-MG. Fonte: Google. Conforme informações coletadas no site da Prefeitura Municipal de Uberlândia, esta praça foi projetada por Cipriano Dél Favero com o intuito de oferecer ornamentação paisagística ao palácio municipal cujo projeto também foi de sua própria autoria. Ao longo dos anos, devido às questões relacionadas

(4)

ao tráfego urbano, a Praça sofreu várias interferências no seu contorno e em seu paisagismo. Contudo, apesar dessas mudanças “positivas”, este conjunto ainda é considerado um espaço muito importante e significativo da cidade, pois representa o esforço de se construir uma cidade pautada nos atributos da urbanística moderna.

A SINALIZAÇÃO TURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA

Em qualquer espaço onde há fluxo de pessoas ou veículos, a sinalização turística (ou não) é um dos elementos fundamentais para o bom andamento do trânsito, orientando tanto motoristas quanto pedestres. Dirige-se àquele usuário que, via de regra, não conhece bem a região ou cidade onde está circulando, especialmente quando visitada pela primeira vez, visando informar os usuários sobre a existência de atrativos turísticos, melhores percursos de acesso e a distância a ser percorrida para se chegar à um local pretendido.

Atualmente temos exemplos de totens de sinalização em vários municípios brasileiros, tais como: Rio de Janeiro, Curitiba, Londrina, Belo Horizonte, São Paulo, entre outros. Assim, o presente artigo tem a proposta de inseri-los também na cidade de Uberlândia-MG. Para tanto, primeiramente, serão contempladas no tópico a seguir algumas informações e imagens que visam mostrar ao leitor como e o que são estes totens de sinalização turística. ESTUDO DE CASO DE BENS QUE RECEBERAM ESSA SINALIZAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA FORA DE UBERLÂNDIA

O município de São Paulo, que no ano passado começou a investir nestes totens, já possui mais de 300 placas de sinalização turística instaladas em sua área central. Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit: “O projeto busca orientar e estimular a visitação dos turistas e também dos paulistanos, oferecendo mais informações sobre a cidade. Ao todo, o plano prevê a instalação de 316 placas, sinalizando 72 atrativos”. A imagem abaixo (figura 2) mostra o modelo de alguma dessas placas que estão inseridas num dos principais pontos do centro da cidade de São Paulo-SP.

Figura 2. Placa de sinalização turística, Centro, São Paulo-SP. Fonte: Alexandre.

(5)

Como previsto no projeto foram desenvolvidas três modelagens de placas, sendo classificadas como: placa interpretativa externa de monumento, placa interpretativa de região e placa direcional. A primeira destas fica engastada em um suporte à frente do atrativo, com linguagem em três idiomas (inglês, espanhol e português); a segunda, implantada em áreas abertas com grande circulação de turistas (tais como praças) e também em três idiomas; e a terceira modelagem localizada em logradouros públicos onde há uma intensa movimentação de turistas. Além disso, todas estas possuem linguagem QR Code (com link) que direciona facilmente os usuários de tablets e smartphones a uma página específica de cada atrativo, foi elaborada pela São Paulo Turismo, contendo mais informações e curiosidades sobre os atrativos.

No Rio de Janeiro essa ideia também ganhou espaço, já são cerca de 500 totens de sinalização espalhados nas ruas e avenidas cariocas. Conforme o secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello, esta proposta não se trata apenas de colocar placas ou totens. “Nosso projeto vai além ao oferecer uma nova maneira do turista e do carioca descobrirem a cidade e seus atrativos", diz. Para o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima, a sinalização é um meio de comunicação essencial de informação para o turista. A imagem a seguir (figura 3) mostra claramente o modelo de algumas dessas placas ou totens de sinalização turística inseridas no calçadão de Copacabana, na cidade de Rio de Janeiro-RJ.

(6)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante de tantos exemplos que revelam a veraz positividade desta proposta, considera-se por parte dos autores deste artigo que há uma extrema importância e necessidade de se implantar totens de sinalização turística também na cidade de Uberlândia-MG, que auxiliem e incentivem a população re-conhecer e re-valorizar o patrimônio local através desta ação de educação patrimonial trazendo consequentemente inúmeros benefícios à população e ao turismo regional.

FONTES CONSULTADAS

BRASIL. Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0025.htm>. Acesso em: 21 set. 2015.

CUTURAL, Patrimônio. Que bicho é esse? Edição atualizada, p.14, 2010. Disponívelem:<http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/6385. pdf>. Acesso em: 21 set. 2015.

IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em:<http://portal.iphan.gov.br/busca?search_query=tombamento&do_search=y &buscar=buscar>. Acesso em: 21 set. 2015.

LIMA, Neusvaldo; MELLO, Antonio Pedro Figueira de. Rio terá mais de 500 painéis de sinalização turística, Ministério do Turismo. Disponível em: < http://www.turismo.gov.br/últimas-notícias/1872-rio-tera-mais-de-500-paineis-de-sinalizacao-turistica.html>. Acesso em: 21 set. 2015.

POIT, Wilson. Totens de sinalização turística são instalados no centro de São Paulo, Site oficial de turismo da cidade de São Paulo. Disponível em: < http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/noticias/4402-totens-de-sinalizacao-turistica-sao-instalados-no-centro-de-sao-paulo>. Acesso em: 21 set. 2015.

Referências

Documentos relacionados

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

O Plano de Manutenção dos Monumentos é uma ferramenta de gestão e de conservação preventiva que tem os seguintes objetivos: melhorar a gestão de recursos (reduzindo custos a