• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO. Selo da Qualidade ABCP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO. Selo da Qualidade ABCP"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

Selo da Qualidade ABCP

PROGRAMA DA QUALIDADE

PARA PRODUTOS À

BASE DE CIMENTO

(2)

ÍNDICE

1 OBJETIVO ... 4

2 CREDIBILIDADE ... 4

3 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES ... 5

3.1 PROCEDIMENTOS SELO ABCP ... 5

3.2 NORMAS TÉCNICAS... 5

3.3 FORMULÁRIOS UTILIZADOS ... 5

4 DEFINIÇÕES ... 6

4.1 NÃO-CONFORMIDADE ... 6

4.2 AÇÃO CORRETIVA ... 6

5 CONDIÇÕES A SEREM ATENDIDAS PELO FABRICANTE ... 6

5.1 OBRIGAÇÕES LEGAIS ... 6

5.2 COOPERAÇÃO COM O PROGRAMA DO SELO DA QUALIDADE ABCP ... 6

6 CONSIDERAÇÕES GERAIS ... 7

6.1 AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE PRODUTOS ... 7

6.2 GESTÃO DO SELO DA QUALIDADE ... 8

6.3 COMISSÃO DE AVALIAÇÃO/TÉCNICA ... 8

6.4 CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO ... 9

6.5 FORMALIZAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE USO DO SELO ABCP ... 9

6.6 CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE USO DO SELO ABCP ... 10

6.6.1 Auditorias ... 10

6.6.2 Coletas e ensaios periódicos ... 10

6.7 LABORATÓRIOS PARCEIROS ... 11

(3)

6.9 EMPRESA QUALIFICADA ... 11

7 PRAZOS ESTABELECIDOS PELA GESTÃO DO SELO ... 12

8 COMUNICADO DE RECLAMAÇÃO ... 12

9 AÇÕES ADMINISTRATIVAS ... 13

10 PENALIDADES ... 14

10.1 A SUSPENSÃO DO SELO IMPLICA EM: ... 15

11 PUBLICIDADE PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ... 16

12 CUSTOS DO PROGRAMA ... 16

Item Responsável Data Visto

Elaboração/Revisão Gestão do Selo 24/04/12 Original assinado e arquivado na Gestão do Selo

Aprovação Chefe do Laboratório 27/04/12 Original assinado e arquivado na Gestão do Selo NATUREZA DAS ALTERAÇÕES:

Revisão 13: Revisão geral incluindo reestruturação do documento.

Revisão 14: Atualização da NBR 12118/11 e alteração da periodicidade das auditorias bi-anuais para anuais.

Revisão 15: Item 6.1 – penúltimo e último parágrafo, item 6.3 – último parágrafo, item 9 – último parágrafo, item 10 c),

(4)

1 OBJETIVO

O Selo da Qualidade ABCP é uma ferramenta para avaliação do processo de fabricação e da qualidade de blocos de concreto para alvenaria e pavimentação.

A imagem do Selo está vinculada aos produtos e não à empresa como um todo, que pode fabricar outros produtos que não estão no escopo deste regulamento.

Este documento estabelece o regulamento a ser atendido pelos fabricantes de blocos de concreto para alvenaria e pavimentação para obtenção ou manutenção do uso do Selo da Qualidade ABCP.

O Selo da Qualidade ABCP tem como objetivo promover a boa imagem dos produtos à base de cimento. Representa o potencial de conformidade das empresas participantes com os requisitos das especificações e normas da ABNT aplicáveis.

O Selo da Qualidade ABCP pode ser utilizado como instrumento de marketing, na conscientização dos consumidores quanto às vantagens representadas pela utilização de produtos em conformidade com as especificações das normas nacionais.

A concessão do Selo da Qualidade ABCP, não é por si só, garantia suficiente de que o fornecimento para uma obra em específico seja respaldado pelo Programa. Nesses casos, recomenda-se a execução de ensaios dos lotes recebidos, conforme especificação das normas da ABNT.

2 CREDIBILIDADE

O Selo da Qualidade ABCP tem a força da tradição da ABCP dedicados à tecnologia do cimento e suas aplicações, o que proporcionará a conquista de parcerias com organismos consumidores no sentido de que sua especificação sirva como parâmetro de qualidade e seja referência em programas governamentais.

Deverá também atuar como instrumento de credibilidade junto aos agentes financeiros e à iniciativa privada, onde sua especificação representa o cumprimento de exigências normativas, objetivando a redução de custos com seguro.

(5)

Junto ao consumidor final o Selo da Qualidade ABCP estimulará a utilização de produtos fabricados com padrões de qualidade, como melhor opção frente às outras existentes no mercado.

3 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 3.1 Procedimentos Selo ABCP

 Critérios de avaliação de conformidade;  Realização de auditoria;

 Divulgação e publicidade;  Laboratórios parceiros;

 Coleta e identificação das amostras;

3.2 Normas técnicas

 ABNT NBR 6136/07 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos;

 NBR 9780/87 - Peças de concreto para pavimentação – determinação da resistência à compressão;

 NBR 9781/87 – Peças de concreto para pavimentação – especificação;

 ABNT NBR 12118/11 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – métodos de ensaio.

3.3 formulários utilizados

 Check-list de auditoria (para realização da auto-avaliação);

 Solicitação/inclusão/atualização cadastral do programa selo da qualidade ABCP;  Termo de adesão ao programa selo da qualidade ABCP.

Nota: Os procedimentos do selo ABCP e formulários complementares estão disponíveis no site da ABCP no endereço: www.abcp.org.br .

(6)

4 DEFINIÇÕES

4.1 Não-Conformidade

Não atendimento a um requisito, ou seja, o não atendimento ao prescrito no Regulamento e documentos complementares.

4.2 Ação Corretiva

Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável.

5 CONDIÇÕES A SEREM ATENDIDAS PELO FABRICANTE 5.1 Obrigações Legais

O fabricante deve responsabilizar-se pelas obrigações previdenciárias, trabalhistas, fiscais e securitárias de seu pessoal, eximindo a Gestão do Selo de qualquer responsabilidade.

5.2 Cooperação com o Programa do Selo da Qualidade ABCP

O fabricante deve garantir à Gestão do Selo as condições necessárias para monitorar a conformidade a este regulamento e aos documentos complementares.

Esta cooperação inclui:

a) permissão à Gestão do Selo e a seus representantes acesso a todas as instalações envolvidas com a concessão de uso do selo;

b) permissão à Gestão do Selo e a seus representantes de acesso e exame de todos os documentos e registros necessários para evidenciar a conformidade da fábrica a este regulamento e documentos complementares;

c) presença de representantes da alta direção durante as auditorias, bem como de representantes de outros setores da organização que tem envolvimento nas atividades auditadas;

d) cumprimento dos prazos de coleta e realização de ensaios nos produtos que utilizam o selo ABCP conforme a fase em que o fabricante se encontra;

(7)

e) assistência à Gestão do Selo e a seus representantes na investigação e solução de reclamações feitas por terceiros, referentes ao atendimento a este regulamento e aos documentos complementares.

f) atuação dentro de preceitos éticos e morais evitando qualquer forma de constrangimento aos representantes da Gestão do Selo.

g) Manter as informações cadastrais atualizadas junto a Gestão do Selo ABCP.

6 CONSIDERAÇÕES GERAIS

6.1 Avaliação da conformidade de produtos

Este regulamento destina-se à avaliação da conformidade das seguintes categorias dos produtos à base de cimento:

a) Categoria 1: Blocos de concreto para alvenaria:

 Subgrupo 1.1: com função estrutural - classes A, B

 Subgrupo 1.2: com função estrutural - classes C

 Subgrupo 1.3: sem função estrutural - classe D

b) Categoria 2: Peças de concreto para pavimentação intertravada

 Subgrupo 2.1: classe 35 MPa

 Subgrupo 2.2: classe 50 MPa

O Selo será concedido para cada subgrupo das duas categorias de produto, porém a análise em cada categoria será feita de forma conjunta para os subgrupos de mesma categoria. (Ex. Uma determinada empresa tem em sua linha de produção blocos estruturais e blocos de vedação. Os subgrupos são ensaiados de modo independente, e apenas as amostras de blocos de vedação são aprovadas com base nos resultados de ensaio. Neste caso a empresa não estará qualificada com o Selo da Qualidade para blocos de concreto para alvenaria em nenhum dos subgrupos).

(8)

A empresa participante não poderá solicitar a adesão ao programa do Selo da Qualidade para apenas uma das categorias de produto caso fabrique as duas, mesmo que dentro da categoria fabrique apenas um de seus subgrupos, sendo necessário o fabricante comunicar à Gestão do Selo o início da produção de nova categoria e/ou subgrupo e solicitar sua inclusão ao programa Selo da Qualidade ABCP.

Nota:

Em caso de produção concomitante de produtos similares, mas com mesma finalidade de uso, ou seja, alvenaria de blocos de concreto ou pavimentação intertravada, que não atendam as especificações contidas nas normas técnicas da ABNT, fica proibido o uso da imagem ou referência ao Selo da Qualidade ABCP nestes produtos.

A imagem ou referência ao Selo da Qualidade ABCP somente pode ser utilizada nos produtos para os quais foi concedida a autorização de uso.

6.2 Gestão do Selo da Qualidade

A gestão operacional do Selo da Qualidade é de responsabilidade da ABCP, cabendo a ela e ao pessoal envolvido no processo manter a confidencialidade das informações de cada participante do Selo, exceto no caso de determinação judicial, sendo as informações fornecidas com prévio conhecimento do fabricante.

É atribuição da Gestão do Selo, a coordenação de reuniões com a Comissão de Avaliação/Técnica.

A função de Gestão do Selo poderá ser exercida pela ABCP ou por empresa terceirizada por ela indicada.

6.3 Comissão de Avaliação/Técnica

A Comissão de Avaliação/Técnica é constituída por profissionais com formação e experiência nos procedimentos envolvidos na fabricação, utilização e controle da qualidade de blocos de concreto para alvenaria e pavimentação. Deve ser constituído de um representante da ABCP, um representante da Diretoria da Bloco Brasil, um representante do setor de indústria, um representante da ABNT, um representante da Gestão do Selo da Qualidade e um representante constituído por profissional liberal

(9)

convidado. Podem ser convidados outros participantes em função dos assuntos a serem tratados.

A Comissão de Avaliação/Técnica pode ser acionada pela Gestão do Selo da Qualidade para consulta em situações que requeiram uma análise específica do cumprimento do Regulamento. A sua atuação deve respeitar o Regulamento deste programa e documentos complementares.

6.4 Critérios para Concessão

Toda e qualquer empresa fabricante de blocos de concreto para alvenaria e pavimentação poderá participar do programa do Selo da Qualidade ABCP, devendo cumprir este regulamento, documentos e normas complementares.

O selo é concedido por endereço da fábrica e por categoria e subgrupo de produto.

Caso o fabricante possua mais de uma instalação, em diferentes endereços e/ou CNPJ diferente, cada uma destas instalações é avaliada e concedida a autorização para o uso do selo individualmente.

A concessão, manutenção e inclusão do uso do selo ABCP estão condicionadas aos fabricantes que:

a) atendam aos requisitos estabelecidos pela Gestão do Selo;

b) atendam a este regulamento e a todos os documentos complementares;

c) cumpram as obrigações financeiras e demais obrigações relativas à concessão do selo e a sua manutenção estabelecidas pela Gestão do Selo;

d) cumpram os prazos estabelecidos pela Gestão do Selo;

6.5 Formalização da Autorização de uso do selo ABCP

A formalização da concessão, alteração ou inclusão de uso do selo ABCP ocorre por meio da assinatura do “Termo de Adesão”, do envio do Certificado de Concessão que inclui a relação dos produtos que o fabricante possui autorização para uso do selo ABCP, e por meio do envio da imagem do selo ABCP que inclui a relação dos produtos para os quais foi concedido o uso do selo ABCP.

Os certificados tem validade até o mês de Dezembro do ano corrente, sendo eles renovados após análise da gestão do selo com validade de 2 anos.

(10)

A Gestão do selo disponibiliza no site da ABCP a relação dos fabricantes que possuem o selo ABCP e para quais produtos.

6.6 Concessão e Manutenção de uso do selo ABCP

6.6.1 Auditorias

São realizadas com o objetivo de verificar se a fábrica atende aos requisitos estabelecidos no Regulamento e documentos complementares.

Estas auditorias são realizadas na fase inicial e a em intervalos não superior a 12 (doze) meses a contar da data da última auditoria. A Gestão do selo reserva-se o direito de realizar auditorias em intervalos diferentes do prescrito, bem como auditorias extraordinárias quando julgar necessário.

As auditorias são realizadas por profissional qualificado e aprovado pela Gestão do Selo. É utilizado Check-list de auditoria como parâmetro de avaliação das fábricas considerando o processo produtivo.

As condições mínimas exigidas devem ser evidenciadas pelo Auditor e registradas no Check-list e no Relatório de auditoria.

Fabricantes que possuem marca de conformidade correspondentes aos mesmos produtos para os quais foi concedido o uso do selo ABCP, serão auditados a cada 24 (vinte e quatro) meses, ao invés de anualmente, desde que envie cópia do relatório da auditoria realizada pelo Organismo Certificador, porém não estão isentos das coletas e ensaios periódicos pela ABCP ou laboratório parceiro.

6.6.2 Coletas e ensaios periódicos

Como critério de avaliação da conformidade do produto, são realizadas coletas e ensaios por laboratórios parceiros em periodicidade conforme descrito a seguir:

a) Ensaios Quinzenais - após 4 (quatro) coletas para cada classe e ensaios quinzenais aprovados o selo é concedido;

b) Ensaios Mensais - após a concessão do selo, são realizadas 12 (doze) coletas com ensaios mensais para cada classe;

(11)

c) Ensaios trimestrais - após a realização e aprovação de 12 (doze) coletas para cada classe e ensaios mensais, são realizadas coletas e ensaios trimestrais para cada classe de forma contínua.

O detalhamento destas etapas, critérios de aprovação e de mudança de categoria estão descritos no documento “Critério de Qualificação.”

6.7 Laboratórios Parceiros

Poderá participar como Laboratório Parceiro, aqueles de terceira parte, sem vinculo comercial com as empresas participantes do programa do Selo e de reconhecida idoneidade.

Os critérios para avaliação dos laboratórios estão definidos no documento “Qualificação de Laboratórios Parceiros.”

6.8 Empresa em Processo de Qualificação

Empresa que solicitou oficialmente a adesão ao Programa de Selo da Qualidade ABCP através do formulário “Solicitação/inclusão/atualização cadastral”, mas que ainda não recebeu a qualificação, devido à necessidade de alguma adequação para o cumprimento dos requisitos mínimos.

A empresa em processo de qualificação pode permanecer nesta condição por no máximo 6 (seis) meses. Enquanto permanecer nesta categoria, a empresa não poderá utilizar a imagem do Selo em nenhum tipo de publicidade e deverá arcar com os custos de auditorias e ensaios.

Após este prazo de 6 (seis) meses, caso a empresa não tenha sido qualificada, o processo será arquivado e a empresa informada.

6.9 Empresa Qualificada

Empresa fabricante de blocos de concreto para alvenaria e/ou pavimentação participante do Programa do Selo e que tenha sido qualificada após cumprir todas as etapas de qualificação conforme documento Critérios de Qualificação, passa a ter o direito de usar a marca do Selo da Qualidade ABCP conforme documento “Divulgação e Publicidade.“

(12)

7 PRAZOS ESTABELECIDOS PELA GESTÃO DO SELO

a) A proposta de ação corretiva decorrente de não conformidades detectadas nas auditorias deve ser encaminhada à Gestão do Selo e ao auditor por e-mail em até 07 (sete) dias após a data da auditoria;

b) As evidências de implementação das ações corretivas devem ser encaminhadas à Gestão do Selo e ao auditor em até 45 (quarenta e cinco) dias após a data da auditoria;

c) Análise das evidências pelo auditor e elaboração do Relatório de Ações corretivas em até 15 (quinze) dias;

d) Implementação de novas ações corretivas, em razão da Gestão do Selo e/ou auditor não ter considerado satisfatórias as ações corretivas relativas a não conformidades implementadas, devem ser encaminhadas em até 15 (quinze) dias após o recebimento do Relatório de Ações Corretivas. E caso persistam as não conformidades, serão aplicadas, conforme o caso, as penalidades previstas neste regulamento.

e) Auditoria extraordinária para tratamento de denúncias ou reclamações formalizadas: o prazo para implementar as ações corretivas está relacionado à penalidade que for imposta ao fabricante.

8 COMUNICADO DE RECLAMAÇÃO

As reclamações de clientes das empresas detentoras da imagem do Selo da Qualidade, em função de não-conformidades encontradas em blocos de concreto para alvenaria e peças para pavimentação deverão ser tratadas da seguinte forma:

a) A reclamação deverá ser enviada à Gestão do Selo;

b) A Gestão do Selo realiza reunião para analisar a procedência da reclamação; c) Se procedente ou se for necessário maior esclarecimento, a Gestão do Selo entra

em contato com o fabricante e comunica a reclamação por e-mail e telefone;

d) Quando necessária a realização de coleta, o fabricante é convidado a acompanhar a coleta e a execução de ensaios juntamente com o reclamante, em laboratório de

(13)

e) Após o recebimento dos resultados dos ensaios a Gestão do Selo avalia os mesmos, e caso:

 Os ensaios sejam aprovados - A Gestão do Selo arquiva processo e comunica por e-mail o fabricante e o reclamante;

 Os ensaios sejam reprovados - A Gestão do Selo notifica o fabricante por escrito solicitando providências;

f) O fabricante recebe a notificação e encaminha resposta com ação corretiva à Gestão do Selo no prazo determinado pela Gestão do Selo;

g) A Gestão do Selo avalia a ação corretiva;

h) A Gestão do Selo e/ou a Comissão de Avaliação/Técnica julga as providências tomadas pelo fabricante e caso necessário solicita novas ações corretivas, aplicação de ação administrativa ou Penalidade.

i) A Gestão do Selo comunica a decisão final ao fabricante e ao Reclamante.

9 AÇÕES ADMINISTRATIVAS

São ações determinadas conjuntamente pela Gestão do Selo e Comissão de Avaliação/Técnica, e têm o objetivo de alertar a empresa qualificada, dando-lhe oportunidade para a execução de ações corretivas, antes de ser aplicada penalidade. As seguintes ações administrativas poderão ser adotadas:

a) Determinar a execução de auditoria extraordinária, além das auditorias periódicas programadas;

b) Determinar que as amostragens sejam feitas em produtos entregues em obra, no lugar das amostragens em fábrica, devendo o fabricante enviar previamente a lista de no mínimo três diferentes obras onde estará entregando blocos de concreto para alvenaria ou pavimentação. Desta relação de obras, uma será escolhida pela Gestão do Selo para ser amostrada;

Determinar o retrocesso do período de amostragem ao nível imediatamente anterior, caso o fabricante tenha conquistado este benefício. (Ex. se o fabricante tem seus produtos coletados para ensaio a cada três meses, retrocede para coletas mensais). O retrocesso deve ser mantido por no mínimo três meses, podendo voltar à etapa anterior à ação

(14)

administrativa apenas após avaliação da Gestão do Selo e Comissão de Avaliação/Técnica;

10 PENALIDADES

A Gestão do Selo pode advertir, suspender temporariamente, cancelar, bem como arquivar o processo de concessão de uso do selo ABCP, se o fabricante:

a) não cumprir os requisitos do Programa do Selo da Qualidade ABCP; b) não cumprir este Regulamento e os documentos complementares; c) não enviar anualmente à Gestão do Selo a atualização cadastral; d) não cumprir os prazos estabelecidos neste regulamento;

e) obtiver resultados insatisfatórios relativo a 2 amostragens mensais consecutivas ou 3 amostragens mensais alternadas no período de 12 meses;

f) obtiver resultados insatisfatórios relativo a 2 amostragens trimestrais consecutivas ou 3 amostragens trimestrais alternadas no período de 24 meses , e ao retroceder para categoria mensal obtiver 2 reprovações mensais consecutivas ou 3 alternadas no período de 12 meses;

g) não possibilitar que sejam realizadas auditorias pela Gestão do Selo em intervalos não superiores a 12 (doze) meses;

h) usar ou referenciar de forma indevida o Selo da Qualidade ABCP;

i) não cumprir as obrigações financeiras e demais obrigações relativas à manutenção estabelecidas pela Gestão do Selo;

j) não cumprimento dos prazos de coleta e realização de ensaios nos produtos que utilizam o selo ABCP conforme a fase em que o fabricante se encontra.

O tipo de penalidade a ser aplicada depende da natureza e da reincidência da não conformidade.

A Gestão do Selo notifica formalmente o fabricante, em caso de advertência, suspensão temporária, cancelamento da concessão do selo. No caso de suspensão temporária, a

(15)

gestão do selo estabelece o prazo, não superior a 06 (seis) meses, e/ou as condições em que cessa tal suspensão.

A interrupção da suspensão pode implicar na necessidade de uma auditoria extraordinária na fábrica, 2 (duas) coletas quinzenais e 2 (duas) coletas mensais antes de sua autorização pela Gestão do Selo. Caso o material seja aprovado nestas 4 coletas, o fabricante retorna a periodicidade de coletas que se encontrava antes da suspensão. Além do estabelecido acima, a Gestão do Selo pode cancelar a concessão de uso do selo ABCP nos seguintes casos:

a) se a suspensão do uso do selo, por decisão da Gestão do Selo ou solicitação do fabricante, ultrapassar o período de 06 (seis) meses, sem prévia autorização da Gestão do Selo;

b) na hipótese de falência, se a sociedade for comercial; c) na hipótese de insolvência, se a sociedade for civil.

Durante o período de suspensão de uso do selo, por decisão da Gestão do Selo ou por solicitação do fabricante, o fabricante deve continuar a cumprir as obrigações financeiras estabelecidas nos documentos normativos da Gestão do Selo.

No caso de cancelamento da concessão de uso do selo, por decisão da Gestão do Selo ou por solicitação do fabricante, o fabricante não está isento do cumprimento das obrigações financeiras até a data formal do cancelamento.

10.1 A suspensão do Selo implica em:

a) comunicado formal da gestão do selo ao fabricante sobre a sua suspensão;

b) suspensão da divulgação do nome da empresa em todos os meios utilizados para divulgação do Selo da Qualidade;

c) proibição imediata do uso da imagem do selo nos produtos e em qualquer propaganda da empresa;

 O descumprimento desta determinação poderá acarretar ação judicial por parte da Gestão do Selo contra a empresa desqualificada.

(16)

d) Suspensão do nome da empresa da lista de empresas qualificadas no PSQ – Programa Setorial de Qualidade para blocos de concreto para alvenaria e peças para pavimentação, de acordo com convênio firmado entre ABCP e SINAPROCIM.

11 PUBLICIDADE PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA

A empresa detentora do Selo da Qualidade ABCP para blocos de concreto para alvenaria e peças para pavimentação tem o direito de anunciar esta condição vinculada aos produtos avaliados e não à marca da empresa.

Nas suas propagandas e informações ao mercado, a empresa deverá deixar claro que a imagem do Selo está restrita aos produtos que fazem parte do escopo do Programa, ou seja: Blocos de concreto para alvenaria e peças para pavimentação, sob pena de aplicação das penalidades impostas neste regulamento. A empresa deve cumprir o documento “Divulgação e Publicidade”.

12 CUSTOS DO PROGRAMA

Os custos do programa se referem aos valores pagos, pelos fabricantes participantes, necessários para a gestão do Programa do Selo da Qualidade ABCP. Os valores estão definidos em documento específico “Custos do Programa - Selo da Qualidade ABCP”. Os custos de amostragem, coleta, transporte e execução de ensaios devem ser acertados entre o fabricante e o Laboratório de terceira parte responsável pela execução do serviço. Antes de autorizar a execução da auditoria inicial através da carta de solicitação de participação no Programa, a empresa deve entrar em contato com a Gestão do Programa com o objetivo de sanar todas as dúvidas a respeito do regulamento e realizar a auto-avaliação.

Caso a empresa não seja aprovada na auditoria inicial, os custos com auditorias complementares, até a obtenção do Selo da Qualidade serão encargos da empresa solicitante. Por este motivo a execução responsável da auto-avaliação é importante para não acarretar custos desnecessários.

A fábrica deve ressarcir a Gestão do Selo de todas as despesas extras relativas à auditoria, bem como aquelas referentes a auditorias extraordinárias, decorrentes de

(17)

mudanças ocorridas na fábrica, de reclamações recebidas quando procedentes, ou ainda para verificar a implementação de ações corretivas.

(18)

ANEXO A – RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS SELO ABCP

Documentos Formulário

Regulamento Selo da Qualidade ABCP

Solicitação/inclusão/atualização cadastral do programa selo da qualidade ABCP

Termo de adesão ao programa selo da qualidade ABCP

Critérios de avaliação da conformidade do produto ---

Realização de auditoria

Termo de confidencialidade e imparcialidade

Check list de auditoria fábrica

Relatório de auditoria

Proposta de ação corretiva

Relatório de ações corretivas

Divulgação e publicidade ---

Qualificação de laboratórios parceiros

Solicitação de inclusão/alteração de dados cadastrais –

laboratório parceiro

Check-list para diagnóstico de laboratório

Avaliação final – qualificação de laboratório parceiro

Coleta e identificação das amostras

Quadro de identificação de amostras para blocos vazados de concreto

Quadro de identificação de amostras para pisos de concreto

Referências

Documentos relacionados

Representação das estações de amostragem „ LOCAIS DE AMOSTRAGEM • F1 em Castro de Avelãs a montante da cidade de Bragança; • F2 dentro da cidade de. Bragança, no

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Os Campos de Férias/ATL da JFSS (adiante designada CF/ATL JFSS) dirige-se á satisfação de necessidades de lazer, à ocupação de crianças cujas férias letivas

h) Protestos serão aceitos até 24 horas após o jogo e mediante o pagamento de uma taxa de R$ 300,00. OBS: As provas serão de responsabilidade da equipe que protesta. 13 –

10336 WELISSON DE OLIVEIRA ALENCAR NASCIMENTO Técnico em Assuntos Educacionais Deferida 10335 ANDREI CHRISTIAN PEREIRA LIMA Assistente em Administração Deferida 10333 MARIA

Cuidados e manuseio do material de desenho: caneta hidrocor; réguas; lápis de cor; lápis grafite; estilete; caneta nanquim; papéis: o croqui, canson, color plus, tela,