• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Rosalba Ciarlini Rosado Governadora

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Rosalba Ciarlini Rosado Governadora"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Rosalba Ciarlini Rosado Governadora

SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA DA PECUÁRIA E DA PESCA

Tarcísio Bezerra Dantas Secretário

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE

José Geraldo Medeiros da Silva Diretor Presidente

Alexandre Medeiros Wanderley Diretor de Administração e Finanças

José Flamarion de Oliveira Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento

(3)

X

iqueXique

e

M

andacaru

na

a

liMentação

a

niMal

Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca

d

ocuMentos

44

NATAL, RN 2013

ISSN 0103-4197 OUTUBRO, 2013

José Geraldo Medeirosda silva

GuilherMe Ferreirada Costa liMa

eMerson Moreirade aGuiar

(4)

Exemplares desta publicação podem ser obtidos na:

Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A – EMPARN Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação – GTTC

Av. Eliza Branco Pereira dos Santos, s/n – Parque das Nações CEP 59.158-160 Parnamirim, RN Fone: (84) 3232 5871 Fax: (84) 3232 5868 www.emparn.rn.gov.br gttc-emparn@rn.gov.br Comitê Editorial

Presidente: Maria de Fátima Pinto Barreto Secretária-Executiva: Vitória Régia Moreira Lopes Membros:

Aldo Arnaldo de Medeiros

Marcone César Mendonça das Chagas Teresinha Lúcia dos Santos Fernandes Marciane da Silva Maia

José Araújo Dantas Maria Cléa Santos Alves Salvador Barros Torres Revisão de texto

Maria de Fátima Pinto Barreto Projeto gráfico e capa

Leânio Robson de Almeida (www.leaniorobson.com.br) 1ª edição

1ª impressão (2013): 2.000 exemplares Todos os direitos reservados

A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9.610)

S586x

Silva, José Geraldo Medeiros da.

Xiquexique e mandacaru na alimentação animal / José Geraldo Medeiros da Silva ... [et al.] ; Revisado por Maria de Fátima Pinto Barreto. – Natal, RN: EMPARN, 2013.

32p. : il. – (EMPARN. Série Documentos; 44) ISSN 0103 4197

1. Alimentação animal – Xiquexique e mandacaru. 2. Alimentação de ruminantes – Plantas nativas – Caatinga.

3. Cactáceas – Alimentação animal. 4. Forragens – Período de secas. 5. Dieta dos ruminantes – Forragem. 6. Alimentação animal – Desempenho – Bovinos. 7. Desempenho – Ovinos. 8. Desempenho – Caprinos. I. Autor. II. Título.

(5)

AUTORES

J

osé

G

eraldo

M

edeirosda

s

ilva

Zootecnista, D.Sc., Pesquisador da EMPARN, EMPARN, Caixa Postal 188, 59.158-160,

Parnamirim, RN. E-mail: josegeraldomdsilva@ig.com.br

G

uilherMe

F

erreirada

C

osta

l

iMa

Médico Veterinário, Ph.D, Pesquisador da Embrapa, EMPARN, Caixa Postal 188, 59.158-160,

Parnamirim, RN. E-mail: guilhermeemparn@rn.gov.br

e

Merson

M

oreirade

a

Guiar

Engenheiro Agrônomo, D.Sc., Professor da UFRN, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias – UFRN, 59.072-970, Natal,RN.E-mail:emersonaguiar@ufrnet.br

M

arGareth

M

aria

t

eles

r

êGo

Engenheira Agrônoma, D.Sc., Bolsista/PNPD Capes/UFRN/Emparn, EMPARN, Caixa Postal 188, 59.158-160,

(6)
(7)

APRESENTAÇÃO

No semiárido brasileiro, a maioria dos sistemas de produção animal tem a vegetação de caatinga como principal suporte forragei-ro dos ruminantes. Tendo em vista a grande sazonalidade na oferta de forragens desse tipo de pastagem, em geral o período seco se caracteriza por um grande déficit na disponibilidade de volumosos tanto em quantidade, como em qualidade.

Após a seca de 2012, que em muitos municípios do Nordeste continuou em 2013, ficou claro mais uma vez, pelo grande número de mortes de bovinos e redução dos rebanhos do semiárido, que é praticamente impossível conduzir sistemas pecuários nessa região sem a formação de reservas forrageiras estratégicas.

Nesse sentido, um dos principais desafios das empresas de pesquisa e universidades da região, é o da identificação de espé-cies nativas e introduzidas capazes de garantir a formação dessas reservas forrageiras que viabilizem a alimentação dos rebanhos no período seco.

Dessa forma, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, vem desenvolvendo pesquisas desde 1994, em parceria com a Embrapa Semiárido, UFRN, UFRPE, UFPB e Banco do Nordeste, envolvendo a utilização das cactáceas nativas xiquexique e mandacaru como volumosos estratégicos na alimen-tação de ruminantes.

Este documento apresenta os resultados obtidos nos ensaios de desempenho com bovinos, ovinos e caprinos, utilizando dietas com altas participações dessas cactáceas.

José Geraldo Medeiros da Silva Diretor Presidente da EMPARN

(8)
(9)

INTRODUÇÃO...11 CULTIVO...12 VALOR NUTRITIVO...15 DESEMPENHO DE BOVINOS...16 DESEMPENHO DE OVINOS...19 DESEMPENHO DE CAPRINOS...21 CONCLUSÕES...25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...25

suMÁrio

(10)
(11)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

11

X

iqueXique

e

M

andacaru

na

a

liMentação

a

niMal

INTRODUÇÃO

Nos sertões do Nordeste brasileiro nos quais as palmas forragei-ras (Opuntia ficus indica Mill, e Nopalea cochenillifera Salm-Dyck) não se adaptam ou apresentam baixos rendimentos, as cactáceas nativas xiquexique [Pilosocereus gounellei (A. Weber ex K. Schum.) Byl ex Rowl.] e mandacaru (Cereus jamacaru DC.) se sobressaem em relação a essas espécies introduzidas, e são utilizadas durante períodos de seca prolongados como volumosos estratégicos na alimentação dos ruminantes. Em cinco localidades da Bahia e de Pernambuco, Cavalcanti e Resende (2004) avaliando a utilização das plantas nativas da caatinga na alimentação animal no período seco, registraram que o mandacaru foi utilizado por 46,5% dos produto-res, enquanto o xiquexique por 10,5%, o facheiro (P. pachycladus Ritter) por 12,3% e a coroa de frade (Melocactus bahiensis Britton & Rose) por 7%.

O xiquexique é um cacto colunar que atinge altura de até 3,75m, com diâmetro da copa variando de 1,45 a 3,27m (CAVALCANTI e RE-SENDE, 2007b), com brotações basais desenvolvendo-se inicialmente em posição horizontal e posteriormente quase verticalmente, em forma de candelabro, com grande quantidade de espinhos. Essa cactácea também recebe o nome de alastrado em determinadas áreas semiáridas nordestinas (ANDRADE-LIMA, 1989).

O mandacaru é a cactácea colunar mais conhecida das caa-José Geraldo Medeiros da Silva

Guilherme Ferreira da Costa Lima Emerson Moreira de Aguiar Margareth Maria Teles Rêgo

(12)

12

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

tingas (RIZZINI, 1992). Apresenta altura das plantas variando de 3,75 a 6,54m, com seu tronco ou caule principal desenvolvendo brotações laterais com número médio de 13,5 por planta (CAVAL-CANTI e RESENDE, 2006), estreitando para o ápice, com numerosos espinhos. Encontra-se em solos pedregosos, em cima de serras e individualmente as plantas dessa espécie são espaçadas por grandes distâncias na vegetação da caatinga.

Taylor e Zappi (2002), classificaram o xiquexique como espécie exclusiva da caatinga, com ampla distribuição geográfica, e o man-dacaru como espécie predominantemente da caatinga, mas que ocorre em outros tipos de ambiente. Essas espécies habitam em condições edafoclimáticas caracterizadas por elevadas temperaturas, precipitações pluviométricas irregulares e baixa fertilidade natural do solo. Ben Salem et al. (2004) ressaltaram que as cactáceas são caracterizadas por alta eficiência de uso de água.

Na caatinga do Rio Grande do Norte, Lima (1998) destacou o xiquexique e o mandacaru, com ampla utilização como volumosos estratégicos nos períodos de seca prolongados; no entanto, apre-sentou como uma das limitações dessas forrageiras o alto custo da mão de obra no processamento com a retirada dos espinhos.

O objetivo desta publicação é apresentar os resultados de pesquisa obtidos com a utilização do xiquexique e mandacaru na alimentação de bovinos, ovinos e caprinos na região semiárida brasileira.

CULTIVO

Em períodos de grandes secas no Nordeste brasileiro, as cac-táceas nativas, particularmente o xiquexique e o mandacaru são utilizadas no arraçoamento animal, oriundas de áreas de ocorrência natural, o que indica a necessidade de um manejo conservacionista e sustentável destas espécies, bem como a implantação de áreas cultivadas. Segundo Cavalcanti e Resende (2007a), essas plantas

(13)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

13

apresentam bom desenvolvimento em áreas de solos degrada-dos, podendo repovoar áreas onde não é mais possível o cultivo de lavouras tradicionais, sendo importantes na sustentabilidade e conservação da biodiversidade do bioma caatinga.

As estacas das referidas cactáceas devem ser colhidas das brotações laterais das plantas adultas, e o plantio deve ser reali-zado em covas de 15cm de profundidade, no sentido vertical. Em cada cova, pode-se adicionar esterco (bovino, ovino, caprino) em combinação com o solo, uma vez que estudos desenvolvidos por Cavalcanti e Resende (2007a) mostraram melhor crescimento das referidas cactáceas quando o substrato de plantio era composto da mistura solo e esterco. Resultados de pesquisa (SILVA et al., 2006a, 2006b) indicam que os espaçamentos mais adensados apresentam maiores produtividades, sendo para o xiquexique o espaçamento 1,0 x 1,0m e para o mandacaru 2,0 x 1,5m respectivamente, conforme indicado na Tabela 1.

Tabela 1. Produtividade do xiquexique e do mandacaru cultivados no Campo Experimental e de Produção de Cruzeta- RN Espaçamentos (m) Produção do xiquexiqueMatéria Verde (kg/ha/6,5 anos)Matéria Seca

1,0 x 1,0 5.915 1.120

1,5 x 1,0 5.254 1.008

2,5 x 1,0 3.660 765

2,5 x 2,0 1.980 424

Produção do mandacaru (kg/ha/10 anos) Matéria Verde Matéria Seca

2,0 x 1,5 56.951 13.040

3,0 x 1,5 45.090 9.361

3,0 x 2,0 34.576 8.493

3,0 x 3,0 28.918 6.717

(14)

14

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Como demonstrado na Tabela 1, mesmo demandando períodos longos para formação de reservas estratégicas de forragem (Figuras 1 e 2), as produções obtidas no xiquexique e particularmente no mandacaru (1.304 kg de MS/ano) permitem incluir essas cactáceas como opções de reserva de água e alimentos para ruminantes em períodos de grandes secas no Nordeste; além de suas adequações agroecológicas para o manejo sustentável das espécies no forrage-amento animal com plantas da caatinga.

Figura 1 - Cultivo do xiquexique com 7 anos

(15)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

15

VALOR NUTRITIVO

O xiquexique e o mandacaru apresentam baixos conteúdos de MS na sua composição (Tabela 2), e a exemplo de outras espécies de cactáceas, necessitam ser ofertados conjuntamente com alimentos fibrosos a fim de incrementar os teores de MS e fibra efetiva da ração (FERREIRA, 2005). Dessa forma, Ben Salem et al. (1996) relataram que a suplementação de dietas baseadas em cactos com alimentos fibrosos, pode prevenir distúrbios digestivos pelo melhoramento da atividade microbiana no rúmen, e que o nível de participação da cactácea em uma dieta pode alcançar 55% da MS.

Tabela 2. Composição química do xiquexique e do mandacaru em por-centagem da matéria seca

Item Espécie Xiquexique Mandacaru Matéria seca 13,59 16,43 Matéria orgânica 86,34 89,49 Proteína bruta 4,91 8,17 Extrato etéreo 0,71 1,67 FDN 50,63 53,02 FDA 36,71 41,61 CHT 80,72 79,65 CNF 30,09 26,63 Fósforo 0,04 0,08 Potássio 1,56 0,95 Cálcio 3,10 3,31 Magnésio 1,62 0,92 Sódio 0,23 0,05 F D N F i b r a e m d e t e r g e n t e n e u t r o ; F D A F i b r a e m d e t e r g e n -te ácido; CHT - Carboidratos totais; CNF – Carboidratos não fibrosos . Dados adaptados de Silva (1998)

Segundo Silva (1998), as oscilações das porcentagens de MS das cactáceas estão relacionadas com fatores climáticos, idade da planta, época do ano e manuseio no preparo da amostra (retirada dos espinhos). O valor de 8,17% de proteína bruta (PB) no

(16)

manda-16

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

caru é considerado suficiente para atendimento dos requerimentos mínimos de PB (VAN SOEST, 1994), e o valor de PB do xiquexique ficou acima ao valor apresentado por Germano et al. (1991) de 4,66%.

Silva et al. (2010) obtiveram 5,39% para o nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA) do nitrogênio total do xiquexique. Esse valor em porcentagem (%) do nitrogênio total, indica que a maior porcentagem do nitrogênio dessa cactácea está disponível para o desenvolvimento dos microorganismos do rúmen.

As porcentagens de fibra em detergente neutro (FDN) e carboidratos-não-fibrosos (CNF) das referidas cactáceas (Tabela 2) permitem que as mesmas em associação a outros alimentos na dieta para ruminantes, atendam aos requerimentos mínimos em termos de FDN e máximos de CNF para dietas de vacas lactantes. Segundo o NRC (2001) valores de FDN inferiores a 25% ou de CNF superiores a 44% na MS das dietas, podem causar alterações no padrão de fermentação ruminal, com consequente queda na digestibilidade da fibra e no teor de gordura do leite.

Confirmando resultados de outras pesquisas que destacaram a riqueza de alguns minerais na família Cactaceae, os valores apre-sentados na Tabela 2 situam-se entre os apreapre-sentados por Germano et al. (1991), principalmente de cálcio, potássio e magnésio na MS das cactáceas. Com relação à digestibilidade das cactáceas nativas, Barbosa (1997) apresentou a digestibilidade in vitro da MS de 73,54% no mandacaru e 65,80% no xiquexique. Esses valores qualificam essas espécies como de bom valor forrageiro quando comparadas a outras forrageiras, indicando a possibilidade de elevação do con-sumo animal quando associadas a outros alimentos.

DESEMPENHO DE BOVINOS

Em pesquisas substituindo 50% e 75% da MS de silagem de sorgo forrageiro por xiquexique ou mandacaru, com adição de 1,7 kg de concentrado na engorda de novilhas das raças Pardo-suíça, Gir e Guzerá em regime de confinamento, Lima et al. (1996) e Silva (1998) obtiveram maiores valores de ganhos de peso médios, dos animais

(17)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

17

que foram alimentados com o mandacaru em suas dietas (Tabela 3). Para o consumo de MS nas pesquisas com as garrotas e novilhas (Tabela 3), houve variação em todas as associações dos alimentos nas dietas experimentais. Os valores de consumo voluntário médio de MS nos tratamentos podem ser atribuídos às diferenças dos nutrientes em quantidade e/ou, qualidade na composição química das cactáceas. Segundo Silva (1998), os valores de consumo de MS obtidos na pesquisa com as garrotas permitiram estimar o consumo de nutrientes das dietas em que os tratamentos com participação de xiquexique (50% e 75%) apresentaram déficits de consumos de PB (-0,076 e -0,075 kg/dia) e os com mandacaru (50% e 75%) de -0,028 e -0,005 kg/dia respectivamente. Os valores com menores déficits de PB, maiores ganhos de peso médio dos animais, e as melhores con-versões foram obtidos pelas dietas com as associações de silagem de sorgo e mandacaru. Nessa pesquisa a maior porcentagem de PB na MS do mandacaru (Tabela 2), pode justificar esses resultados. Tabela 3. Desempenho de garrotas e novilhas alimentadas com dife-rentes associações de cactos e silagem de sorgo

Item

Xiquexique Mandacaru

Silagem de sorgo (50%)

Silagem de

sorgo (25%) sorgo (50%) Silagem de

Silagem de sorgo (25%) *Garrotas (222 kg) CMS (kg/dia) 5,40 5,54 5,18 5,14 GP (g/dia) 389 307 538 534 CA (g MS/g GP) 13,88 18,04 9,63 9,62 **Novilhas (281 kg) CMS (kg/dia) 5,31 6,57 6,58 6,45 GP (g/dia) 514 505 716 695 CA (g MS/g GP) 10,33 13,00 9,19 9,28 CMS – Consumo médio individual diário de MS; GP – Ganho de peso diário e CA – Conversão alimentar

Dados adaptados de Silva (1998)* e Lima et al. (1996)**

Tabela 3. Desempenho de garrotas e novilhas alimentadas com dife-rentes associações de cactos e silagem de sorgo

(18)

18

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Com relação à produção de leite, Silva et al. (2005) realizaram pesquisa com vacas Pardo-suíças com média de peso de 520 kg (figura 3), alimentadas com dietas contendo até 50,0% de xiquexique com base na MS, em substituição à silagem de sorgo forrageiro numa relação volumoso/concentrado de 70/30 (Tabela 4). Nesse trabalho, o consumo de MS não foi alterado pela inclusão dos níveis de xiquexique na dieta. No entanto, observou-se que, à medida em que aumentou a participação do xiquexique nas dietas, diminuiu o conteúdo de MS das mesmas, consequentemente, os animais, para suprirem suas necessidades, ingeriram maiores volumes da matéria natural das dietas, o que provavelmente regulou o consumo de MS. A média de consumo da matéria natural por vaca/dia com 50% de inclusão de xiquexique na dieta foi de 53kg de xiquexique, 12kg de silagem e 5,8kg de concentrado. Não houve efeito dos níveis de xiquexique na dieta sobre o coeficiente da digestibilidade aparente da matéria seca, produção e composição do leite. A ausência de significância desses parâmetros na referida pesquisa, pode ser explicada pelo correto balanceamento das dietas experimentais, com relação aos teores de nutrientes, principalmente pelo equilíbrio dos teores da FDN e CNF da dieta. Segundo Mertens (2001), as proporções de PB, extrato etéreo e cinzas são relativamente constantes em dietas de vacas leiteiras, o equilíbrio mais importante a ser alcançado nas dietas é entre fibra solúvel em detergente neutro e carboidratos não fibrosos.

Tabela 4. Desempenho de vacas leiteiras alimentadas com diferentes níveis de xiquexique em substituição à silagem de sorgo

Item

Níveis de xiquexique na dieta (%)

0 12,5 25,0 37,5 50,0 Consumo de MS (kg/vaca/dia) 15,20 15,14 15,67 14,89 15,18 Digestibilidade da MS (%) 65,07 64,46 58,62 59,02 61,26 Leite produzido (kg/dia/vaca) 14,34 14,80 15,26 14,89 14,72 Teor de gordura do leite (%) 3,59 3,63 3,09 3,13 3,18 Variação de Peso (g/vaca/dia) +141 +306 +553 +694 +623 Dados adaptados de Silva et al. (2005)

(19)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

19

Silva et al. (2005) relataram na pesquisa (Tabela 4), que houve variação positiva de peso das vacas em todas as dietas experimentais (0,46 kg/dia) sem ocorrência de diarreias nos animais, apresentando produção de leite, com média de 14,80 kg de leite/dia.

DESEMPENHO DE OVINOS

Visando avaliar a melhor associação do xiquexique ou do man-dacaru com fenos de sabiá e flor-de-seda associados a vagem de alga-robeira triturada na ração de pequenos ruminantes, Silva et al. (2010a) desenvolveram experimento com ovinos da raça Morada Nova em confinamento (Figura 4), durante 84 dias (Tabela 5). Os tratamentos experimentais corresponderam, com base na MS, a 30% de cactácea + 30% de feno + 40% de concentrado, sendo: xiquexique + feno de sabiá ou feno de flor-de-seda e mandacaru + feno de sabiá ou feno de flor-de-seda. O concentrado foi representado por 100% de algaroba. Figura 3. Vacas consumindo xiquexique, silagem e concentrado

(20)

20

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Xiquexique Mandacaru CV

Item

Feno de sabiá Feno de

flor-de-seda Feno de sabiá Feno de flor-de-seda (%) CMS (g/kg0.75) 66,44 63,42 69,39 67,49 9,42

CAV (g/dia) 944,73b 1.544,25ab 1.150,17ab 1.731,53a 27,47 GP(g/dia) 84,52 95,71 76,66 86,19 14,31 CA(gMS/gGP) 7,25ab 6,01b 9,10a 7,34ab 15,24

a, bMédias seguidas de letras distintas na linha diferem (P<0,05) entre si pelo teste Tukey.

CMS – Consumo de MS em gramas por unidade de tamanho metabólico; CAV - Consumo de água voluntária em gramas por dia; GP– Ganho de peso diário e CA – Conversão alimentar

Dados adaptados de Silva et al. (2010a)

Com relação ao desempenho dos ovinos (Tabela 5), o consumo de MS não diferiu entre as dietas experimentais, e situa-se entre os valores de consumo apresentados por Ben Salem et al. (1996), pes-quisando níveis crescentes de palma na dieta de ovinos que variaram Tabela 5. Desempenho de ovinos alimentados com diferentes asso-

ciações de cactos e fenos

(21)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

21

de 53,3 g/kg0,75 a 97,6 g/kg0,75. O consumo de água voluntária em

gramas/dia, só diferiu significativamente entre as dietas com xique-xique e feno de sabiá, em relação à dieta com o mandacaru e feno de flor de seda. Apesar do consumo de MS não ter diferido entre os tratamentos, a dieta com xiquexique e feno de sabiá promoveu menor consumo de água, pelo maior conteúdo de água contida no xiquexique (79,28%), enquanto a dieta com mandacaru e feno de flor-de-seda promoveu maior consumo, pelo menor conteúdo de água contida no mandacaru (72,49%). Esses resultados se asse-melham aos de Bispo et al. (2007), que utilizando palma em níveis crescentes na ração de ovinos observaram que à medida que se elevou a participação da cactácea nas dietas, a ingestão de água foi reduzida. Resultados similares foram observados por Ben Salem et al. (1996), chegando à completa suspensão ao consumirem 600g de matéria seca (MS) da cactácea por dia.

O ganho de peso dos animais em g/dia não diferiu e a con-versão alimentar (CA) apresentou diferença entre as dietas experi-mentais, sendo a CA mais eficiente para a dieta com xiquexique e feno de flor-de-seda com 6,01, e a menos eficiente para a dieta com mandacaru e feno de sabiá com 9,10 (Tabela 5). Vale destacar no trabalho com ovinos, que 100% das dietas utilizadas foram prepara-das a partir de cinco espécies oriunprepara-das da caatinga ou naturalizaprepara-das, acrescidas apenas de uma mistura mineral e água à vontade.

DESEMPENHO DE CAPRINOS

Em pesquisa avaliando o efeito da utilização do mandacaru sobre o ganho de peso com caprinos, Cavalcanti e Resende (2006) demonstraram que os animais que receberam suplementação diária da cactácea após o período de pastoreio na caatinga tiveram ganho de peso no período experimental, em relação ao seu peso inicial de 5,16%, enquanto os animais que não receberam suplementação permanecendo em pastoreio exclusivamente na caatinga, perderam

(22)

22

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

5,25% em relação ao seu peso inicial, e os que receberam apenas a cactácea em suas dietas em confinamento, estas perdas foram de 2,74%.

Em outra pesquisa, Cavalcanti e Resende (2007b) utilizando o xiquexique no manejo alimentar de caprinos relataram que os animais que receberam suplementação diária da cactácea após o período de pastoreio na caatinga tiveram ganho de peso no perío-do experimental, em relação ao seu peso inicial de 4,93%, os que não receberam suplementação permanecendo exclusivamente na caatinga, perderam 6,23% em relação ao seu peso inicial, e os que receberam apenas a cactácea em suas dietas, apresentaram perda de peso de 3,72%. Nestas pesquisas, os referidos autores confirma-ram que estas cactáceas fornecidas exclusivamente não atendem as exigências nutricionais dos animais.

Utilizando o xiquexique ou o mandacaru com fenos de sabiá e flor-de-seda associados a vagem de algarobeira triturada na ração de pequenos ruminantes, Silva et al. (2011) desenvolveram experimento com cabras da raça Saanen em confinamento (Figura 5), durante 68 dias (Tabela 6). Os tratamentos experimentais corresponderam, com base na MS, a 30% de cactácea + 30% de feno + 40% de concen-trado, sendo: xiquexique + feno de sabiá ou feno de flor-de-seda e mandacaru + feno de sabiá ou feno de flor-de-seda. O concentrado foi constituído de 57,5% de algaroba, 37,5% de farelo de soja, e 5% de mistura mineral.

(23)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

23

Tabela 6. Desempenho de cabras alimentadas com diferentes associa-ções de cactos e fenos

Xiquexique Mandacaru CV Item Feno de sabiá Feno de

flor-de-seda Feno de sabiá Feno de slor-de-seda (%) CMS (g/kg0.75) 110,44a 69,75b 99,75a 68,05b 13,90

CAV (g/dia) 5.818,37ab 5.034,04bc 6.584,87a 4.456,25c 16,38 PL(g/dia) 1.385,25 1.268,92 1.376,62 1.146,78 19,37 G(%) 2,93 2,78 3,15 3,04 14,56

a, bMédias seguidas de letras distintas na linha diferem (P<0,05) entre si pelo teste Tukey.

CMS – Consumo de MS em gramas por unidade de tamanho metabólico; CAV - Consumo de água voluntária em gramas por dia; PL – Produção de leite; G – Gordura do leite

Dados adaptados de Silva et al. (2011)

Em relação às cabras leiteiras, o consumo de MS, diferiu entre as dietas experimentais (Tabela 6). O consumo de MS foi maior nas dietas que tinham em suas associações o feno de sabiá, em relação àquelas que tinham feno de flor-de-seda. Os consumos de MS das cabras indicam que as dietas com participação do feno de flor-de--seda foram inferiores aos consumos estimados pelo NRC (1981); e com as associações do feno de sabiá foram superiores aos esti-mados, que é de 94,97 g/kg0,75 para animais com peso e produção

de leite correspondentes ao deste trabalho.O consumo de água voluntária em gramas/dia diferiu entre a dieta com o mandacaru e feno de sabiá (6.584,87 g/dia), em relação às dietas com mandacaru e feno de flor-de-seda (4.456,25 g/dia) e xiquexique com feno de flor-de-seda (5.034,04 g/dia), que não diferiram entre si. Costa et al. (2009) substituindo até 28% de farelo de milho por palma forrageira na dieta de cabras leiteiras, relataram que a cada percentagem de inclusão da palma forrageira, houve um decréscimo de 80ml na ingestão de água voluntária.

Não houve diferença na produção e na porcentagem de gor-dura do leite entre os tratamentos experimentais (Tabela 6). Para a

(24)

24

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

produção de leite, a ausência de significância pode ser explicada pelo correto balanceamento das dietas experimentais, e para os valores obtidos das porcentagens de gordura do leite podem ser justifica-dos pelo atendimento do valor da FDN efetiva das dietas (35,89% a 43,99%), recomendado por Lu et al. (2005). Na pesquisa com as cabras, as combinações dos alimentos proporcionaram maiores consumos de nutrientes pelos animais nas dietas que continham o feno de sabiá, com pequenos déficits nos consumos de nutrientes digestíveis totais (NDT) nas dietas que continham as associações com o feno de flor-de-seda (SILVA et al., 2011), apresentando uma boa produção de leite com média de 1.294,39 g/dia.

(25)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

25

CONCLUSÕES

A utilização do xiquexique e mandacaru na composição das dietas de bovinos, ovinos e caprinos representa importante opção alimentar em períodos de seca prolongados. O plantio dessas cactá-ceas pode contribuir também para recuperação de áreas degradadas, para um manejo conservacionista das espécies, e para a formação de bancos de reserva de água e forragem na região semiárida do Nordeste brasileiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE-LIMA, D. Plantas das caatingas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 1989. 245p.

BARBOSA, H. P. Tabela de composição de alimentos do estado da Paraíba. João Pessoa : UFPB, 1997. 165p.

BEN SALEM, H.; NEFZAOUI, A.; ABDOULI, H.; ORSKOV, E. R. Effect of increasing level of spineless cactus (Opuntia ficus indica var. inermis) on intake and digestion by sheep given straw-based diets. Journal Animal Science, v.62, n.1, p.293-299, 1996. BEN SALEM, H.; NEFZAOUI, A.; BEN SALEM, L. Spineless cactus (Opuntia ficus indica f. inermis) and oldman saltbush (Atriplex nummularia L.) as alternative supplements for growing Barbarine lambs given straw-based diets.Small Ruminant Research. V.51, 2004. p.65-73

BISPO, S. V.; FERREIRA, M. A.; VÉRAS, A. S. C.; BATISTA, A. M. V.; PESSOA, R. A. S.; BLEUEL, M. P. Palma forrageira em substituição ao feno de capim-elefante. Efeito sobre consumo, digestibilidade

(26)

26

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

e características de fermentação ruminal em ovinos. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 36, n. 6, p. 1902-1909, 2007.

CAVALCANTI, N. B.; RESENDE, G. M. Plantas nativas da caatinga utilizadas pelos pequenos agricultores para alimentação dos animais na seca. SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 9., Campina Grande. Anais... Campina Grande: SNPA, 2004. CD-ROM.

CAVALCANTI, N. de B.; RESENDE, G. M. de. Consumo do

mandacaru (Cereus jamacaru DC.) por Caprinos na época seca no semi-árido de Pernambuco. Revista Caatinga. Mossoró, v. 19, n.4, p.402-408, 2006.

CAVALCANTI, N. de B.; RESENDE, G. M. de. Efeito de diferentes substratos no desenvolvimento de mandacaru (Cereus jamacaru P. DC.), Facheiro (Pilosocereus pachycladus RITTER), Xiquexique [Pilosocereus gounellei (A. WEBER EX K. SCHUM.) BYL. EX ROWL. ], e Coroa-de-Frade (Melocactus bahiensis (BRITTON & ROSE). Revis-ta Caatinga. Mossoró, v. 20, n.1, p.28-35, 2007a.

CAVALCANTI, N. de B.; RESENDE, G. M. de. Consumo de xiquexi-que [Pilosocereus gounellei (A. Weber ex K. Schum.) Byl. ex Rowl.] por caprinos no semiárido da Bahia. Revista Caatinga. Mossoró, v. 20, n.1, p.22-27, 2007b.

COSTA, R. G.; BELTRÃO FILHO, E. M.; MEDEIROS, A. N. GIVISIEZ, P. E. N.; QUEIROGA, R. C. R. E.; MELO, A. A. S. Effects of increasing level of cactus pear (Opuntia ficus indica L. Miller) in the diet of dairy goats and its contribution as a source of water. Small Ru-minant Research. 82: 62-65, 2009.

(27)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

27

FERREIRA, M. de A. Palma forrageira na alimentação de bovinos leiteiros. Recife: UFRPE, Imprensa Universitária, 2005. 68 p. : il.

GERMANO, R. H.; BARBOSA, H. P.; COSTA, R. G.; MEDEIROS, A. N. Avaliação da composição química e mineral de seis cactáceas do semiárido paraibano. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASI-LEIRA DE ZOOTECNIA, 28., 1991, João Pessoa. Anais... João Pes-soa: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1991. p.3.

LIMA, G. F. C.; SILVA, J. G. M.; MACIEL, F. C.; PEREIRA, F. A. M. ; NOBRE, F. V. ; AMORIM, J. R. A. de ; SOUZA, N. A. de ; HOLANDA, J. S. Avaliação de cactáceas nativas e silagem de sorgo forrageiro como volumosos para bovinos em confinamento. In: SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 6.,1996, Natal.

Anais... Natal : EMPARN, 1996. p.200.

LIMA, G. F. C. Alternativas de seleção e manejo de volumosos forrageiros para a atividade leiteira no Nordeste. In: SIMPÓSIO O AGRONEGÓCIO DO LEITE NO NORDESTE: alternativas tecnológicas e perspectivas de mercado. 1998, Natal. Anais... Natal : EMPARN/ FIERN/SENAI, 1998. p.192.

LU, C. D.; KAWAS, J. R.; MAHGOUB, O. G. Fibre digestion and utilization in goats. Small Ruminant Research, v. 60, p. 45 - 52, 2005.

MERTENS, D. R. FDN fisicamente efetivo e seu uso na formulação de dietas para vacas leiteiras. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BOVI-NOCULTURA DE LEITE: novos conceitos de nutrição, 2., 2001, Lavras.

Anais... Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2001. p.38-49. NATIONAL RESEARCH COUNCIL - NRC. Nutrient requirements of goats. Washington, D.C.: National Academy of Science, 1981. 91 p.

(28)

28

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

NATIONAL RESEARCH COUNCIL - NRC. Nutrient requirements of the dairy cattle. 7 ed. Washington, D.C., 2001. 363p. RIZZINI, C. T. Cactáceas: Os segredos da sobrevivência. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, p.62 – 72, 1992. (ed. especial).

SILVA, J. G. M. Utilização de cactáceas nativas [Cereus jama-caru DC. e Pilosocereus gounellei (A. Weber ex K. Schum.) Bly. ex Rowl.] associadas à silagem de sorgo na alimen-tação de bovinos no Seridó Norte-rio-grandense. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1998. 88 p. Disser-tação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1998.

SILVA, J. G. M.; SILVA, D. S. da ; FERREIRA, M. de A.; LIMA, G. F. C.; MELO, A. A. S.; DINIZ, M. C. N. M. Xiquexique [Pilosocereus gou-nellei (A. Weber ex K. Schum.) Byl. ex Rowl.] em substituição à silagem de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) na alimentação de vacas leiteiras. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v.34, n.4., p.1408-1417, 2005.

SILVA, J. G. M. da; SILVA, D. S. da ; PEREIRA, W. E. ; DINIZ, M. C. M.; MEDEIROS, M. R. Características Morfológicas e Produção de Matéria Seca do Xiquexique [Pilosocereus gounellei (A. Weber ex K. Schum.) Byl. ex Rowl.] Cultivado em Diferentes Densidades de Plantio. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43, João Pessoa, 2006. Anais... João Pessoa : Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006a. CD-ROM.

SILVA, J. G. M. da; MELO, S. S. N. S. de; DINIZ, M. C. N. M. ARAÚJO, M. S. ; AGUIAR, E.M.; MEDEIROS,M.R. Características Morfofisiológi-cas e Desenvolvimento do Mandacaru (Cereus jamacaru DC.) Cul-tivado em Diferentes Densidades de Plantio. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43, João Pessoa, 2006.

(29)

XIQUEXIQUE E MANDACARU NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

29

Anais... João Pessoa : Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006b. CD-ROM.

SILVA, G. J. A. M.; AGUIAR, E. M.; SILVA, J. G. M.; RÊGO, M. M. T.; AURELIANO, I. P. L.; SILVA, S. Y. A. M. Avaliação bromatológica do facheiro e xiquexique. In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODU-ÇÃO ANIMAL, 6., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró : UFERSA, 2010. CD-ROM.

SILVA, J. G. M.; LIMA, G. F. C.; AGUIAR, E. M.; MELO, A. A. S.; RÊGO, M. M. T. Cactáceas nativas associadas a fenos de flor de seda e sabiá na alimentação de borregos. Revista Caatinga, Mossoró, v.23, n.3., p.123-129, 2010a.

SILVA, J. G. M.; MELO, A. A. S.; RÊGO, M. M. T.; LIMA, G. F. C.; AGUIAR, E. M. Cactáceas nativas associadas a fenos de flor de seda e sabiá na alimentação de cabras leiteiras. Revista Caatin-ga, Mossoró, v.24, n.2., p.158-164, 2011.

TAYLOR, N. P ; ZAPPI, D. C. Distribuição das espécies de cactaceae na caatinga. In: SAMPAIO, E. V. S. B. et al. (Ed.) Vegetação e flo-ra da caatinga. Recife : Associação Plantas do Nordeste – APNE, 2002. p.123-125.

VAN SOEST, P.J. Nutritional ecology of the ruminant. 2 ed. Ithaca: Cornell University Press. 1994. 476 p.

(30)
(31)
(32)

Referências

Documentos relacionados

ACCESSNET®-T IP Servidor de transmissão e aplicações O IP Node (IPN) é um elemento de rede do sistema de transmissão TETRA ACCESSNET®-T IP da Hytera Mobilfunk GmbH e tem

3.5.1 Os candidatos habilitados na fase do teste de conhecimentos serão convocados para a etapa de entrevista técnica, que será realizada pela Unidade de Recursos

2: orthopoxvirus identified by electron microscopy in der- mal lesion samples collected from human being, in Santo Antônio de Pádua county, RJ.. Bar =

A APFT parabeniza seu associado, Sergio Coutinho de Menezes (Haras São José da Serra) pela vitória do animal SALTO OLYMPICO (Holy Roman Emperor - Sarada, por New Colony), de

Ao contrário, os casos analisados no presente estudo confirmaram as decisões proferidas em primeira ou segunda instâncias, que por sua vez determinaram a

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

NOTA: Você pode executar o diagnóstico embutido somente quando o cabo de vídeo estiver desconectado e o monitor estiver no modo de autoteste.... Certifique-se de que a tela