• Nenhum resultado encontrado

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL INTERNO N 01 /2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL INTERNO N 01 /2012"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL INTERNO N° 01 /2012

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MOBILIDADE DISCENTE NA FRANÇA (COOPERAÇÃO CEFET-MG / INSTITUT

UNIVERSITAIRE DE TECHNOLOGIE 1 – IUT1

O Diretor Geral e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG, autarquia federal de regime especial, tornam público este Edital de Seleção de Estudantes de Graduação do CEFET-MG interessados em intercâmbio em Instituição na França.

1 – DOS OBJETIVOS

Identificar e selecionar alunos dos cursos de graduação do CEFET-MG, cuja excelência acadêmica permita sua participação neste Programa de Mobilidade Discente, para um período na França, a fim de promover o intercâmbio científico e cultural entre o CEFET-MG e a UNIVERSIDADE JOSEPH FOURIER, por meio do INSTITUT UNIVERSITAIRE DE TECHNOLOGIE 1 – IUT1.

2. DO PÚBLICO ALVO

Alunos dos cursos de graduação do CEFET-MG, regularmente matriculados nos cursos de Engenharia de Automação Industrial, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica (área da Computação Industrial e Elétrica); nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica (área da Mecânica), no curso de Engenharia de Produção Civil (área da Civil) e no curso de Química Tecnológica (área da Química).

3. DAS VAGAS

Serão oferecidas 8 (oito) vagas de estágio em projetos de pesquisa, sendo duas para cada área e distribuídas entre os cursos mencionados no item 2.

(2)

O período de efetivo intercâmbio é de quatro meses, com início em outubro de 2012.

5. DAS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA

5.1- A experiência acadêmica internacional vivida pelo aluno integrará o seu Currículo e Histórico Escolar;

5.2 - O aluno fará jus a uma bolsa de estudos, cujo valor será estipulado pelo CEFET-MG;

5.3 – O INSTITUT UNIVERSITAIRE DE TECHNOLOGIE 1 providenciará acomodação para os participantes;

5.4 - Os alunos selecionados terão a isenção do pagamento das taxas escolares no INSTITUT UNIVERSITAIRE DE TECHNOLOGIE 1;

5.5 - Os custos de ida e volta da França, bem como as despesas de permanência e de seguro-saúde, entre outros, serão de responsabilidade exclusiva dos alunos selecionados para o programa.

Nota 1 – O aluno selecionado deverá contratar seguro-saúde de ampla cobertura que inclua, pelo menos, assistência médico-hospitalar, cobertura dos custos de acidentes, invalidez e repatriação.

6. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA

O aluno candidato ao programa de mobilidade para a França deverá reunir, conjuntamente, os requisitos abaixo:

a) ser brasileiro ou ter cidadania brasileira;

b) estar regularmente matriculado e frequente em um dos cursos relacionados no item 2 deste edital;

c) ter participado ou estar participando, como bolsista ou como voluntário, dos Programas de Iniciação Científica Junior (BIC-Júnior), Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação Tecnológica (PIBIT) e monitoria; do Projeto Artes e Ofícios; do Núcleo de Engenharia Aplicada à Competições (NEAC) e do Programa de Bolsa Complementação Educacional;

d) ter proficiência na língua inglesa e/ou francesa;

e) ter cumprido, até o início do intercâmbio, o mínimo de 40% (quarenta por cento) e, o máximo de (80 + 5) % (oitenta mais ou menos cinco por cento) da carga horária total do seu curso;

f) apresentar coeficiente de rendimento global igual ou superior a 65, calculado pelo sistema de registro escolar (SRE);

(3)

7. DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO

7.1 – Período das inscrições:

As inscrições serão realizadas no período de 19 de março a 08 de abril de 2012. 7.2 – Procedimentos para inscrição:

Para se inscrever, o candidato deverá:

a) preencher corretamente, imprimir e assinar o “Formulário de Inscrição” disponível no site da SRI.

b) enviar os documentos listados no item 7.3 por meio eletrônico, em arquivo PDF, para o endereço seai@adm.cefetmg.br.

7.3 - Documentos necessários para a inscrição

a) Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado.

b) Declaração da Seção de Registro Escolar dos cursos de Graduação, assegurando ser o candidato aluno regularmente matriculado no CEFET-MG e especificando seu curso e período.

c) Cópia do documento de identidade e do CPF do candidato.

d) Histórico escolar emitido pela Seção de Registro Escolar, em que conste o Coeficiente de Rendimento Escolar do aluno.

e) Comprovante de participação em atividades de ensino, pesquisa ou extensão, relacionadas na alínea “c” do item 6.

f) Carta de intenções, conforme modelo disponibilizado no site da SRI, explicando as motivações acadêmicas para realizar esse estudo no exterior, assinada, necessariamente, pelo professor orientador ou pelo professor designado pela chefia do Departamento como o responsável pelo processo de internacionalização no respectivo Departamento.

g) Comprovação de proficiência em língua inglesa ou francesa, que poderá ser um dos seguintes documentos:

 IELTS (International English Language Testing System), com classificação mínima de 6,0 pontos.

 TOEFL (Test of English as Foreign Language) nas modalidades Ibt – Internet Based Test, com no mínimo 79 pontos ou PBT (Paper Basead Test), com no mínimo 550 pontos.

 Certificado da Aliança Francesa, com classificação mínima de 70 pontos, com validade de um ano ou Diploma DALF ou DELF (equivalência mínima exigida: nível B2).

Nota 2: Caso o candidato ainda não tenha o certificado no momento da inscrição, poderá apresentar comprovante de realização do teste de proficiência, expedido pelo organismo oficial responsável por sua aplicação. Não obstante, o certificado deverá ser apresentado à SRI até 12/04/2012.

(4)

incompletos, ou com ausência de qualquer documento ou, ainda, fora do prazo estabelecido no item 7.1 deste Edital.

Nota 4: O candidato que não comprovar a proficiência na língua estrangeira até 12/04/2012 será sumariamente eliminado deste processo seletivo.

Nota 5: A SRI utilizará o correio eletrônico para comunicação com os candidatos, cabendo a estes a inteira responsabilidade pela indicação correta de seu endereço, atualizações e conferências durante toda sua participação no Programa de Mobilidade Discente na França

8. DA SELEÇÃO

A seleção dos alunos para o Programa de Mobilidade Discente na França será feita em três etapas, todas eliminatórias e classificatórias, coordenadas pela SRI.

8.1 – Primeira etapa: análise da documentação dos candidatos inscritos, correspondente às alíneas d, e, g do item 7.2.

a) O número de alunos classificados nesta etapa corresponderá a até 2,5 (duas vezes e meia) o número de vagas oferecidas no programa.

b) A classificação dos alunos nesta etapa se dará pela ordem decrescente da pontuação obtida no “Quadro de Pontuação” do Anexo I deste edital, onde serão atribuídos pontos para atividades de ensino, pesquisa ou extensão; pontos para o certificado de proficiência na língua estrangeira e pontos para o coeficiente de rendimento do aluno.

c) O resultado da primeira etapa, contendo a relação dos aprovados para a segunda etapa, será divulgado no dia 12/04/2012, no site da SRI: www.SRI.cefetmg.br.

d) O candidato poderá interpor recurso contra esse resultado até o dia 13/04/2012.

8.2 - Segunda etapa: dinâmica de grupo e entrevista individual.

a) Os candidatos classificados na primeira etapa deverão participar de uma dinâmica de grupo e de uma entrevista individual, ambas conduzidas por Comissão Examinadora indicada pelo NAE/ Campus II, que avaliará a motivação e o perfil do aluno para o intercâmbio, atribuindo-lhe uma nota de zero a 100 pontos.

b) Para se classificar nessa etapa, o aluno deverá alcançar a nota mínima de 60 pontos.

c) O período de realização dessa etapa será de 16 a 20 de abril de 2012.

d) O calendário de realização da dinâmica de grupo bem como a escala para as entrevistas individuais serão divulgados por ocasião do resultado da primeira etapa, no site da SRI.

e) O resultado da segunda etapa, contendo a relação dos aprovados para a terceira etapa, será divulgado no dia 23/04/2012, no site da SRI:

(5)

NOTA 6: As datas da dinâmica de grupo e da entrevista não serão alteradas. O candidato terá tolerância de 10 minutos e aquele que se atrasar além isso ou que não comparecer na data e no local estipulados estará eliminado.

NOTA 7: O candidato somente terá acesso ao local de realização da dinâmica de grupo e da entrevista mediante a apresentação de um documento de identidade oficial.

8.3 – Terceira Etapa: Workshop sobre a Cultura Institucional

a) Os alunos classificados na segunda etapa deverão participar do Workshop sobre a Cultura Institucional, a ser conduzido pelo NAE e pela Coordenação de Turismo, nos dias 25 e 26 de abril de 2012, em local a ser informado por ocasião do resultado da terceira etapa, no site da SRI.

b) Cada aluno será avaliado nesse curso, em relação à sua participação e frequência, com nota que poderá variar de zero a 100 pontos.

9. DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

A classificação final dos candidatos será dada pela ordem decrescente da média aritmética das pontuações obtidas nas três etapas, sendo publicada pela SRI até 27/04/2012 no endereço www.seai.cefetmg.br.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate, terá preferência o candidato matriculado no período mais adiantado do curso e, se persistir o empate, o aluno que tiver o maior coeficiente de rendimento.

11. DA MATRÍCULA NO INSTITUT UNIVERSITAIRE DE TECHNOLOGIE 1 – IUT1

11.1- Os alunos selecionados, conforme o número de vagas do programa, com início em outubro de 2012, deverão apresentar à SRI, impreterivelmente até as 17h do dia 08/05/2012, a documentação a seguir, traduzida para o inglês ou francês:

a) Carta de intenções, conforme explicitado na alínea “f” do item 7.2 deste edital; b) Currículo Lattes;

c) Histórico Escolar.

11.2 - O candidato selecionado para o intercâmbio terá que entregar à SRI o Termo de Compromisso, disponibilizado no site desta Secretaria, por ocasião da entrega dos documentos traduzidos, conforme item 11.1

(6)

12. DAS NORMAS APLICÁVEIS

12.1- A SRI do CEFET-MG têm amplos poderes para orientação, realização, apuração, divulgação e fiscalização desse processo seletivo.

12.3- A inscrição dos candidatos no processo seletivo implica o conhecimento e a aceitação das normas estabelecidas por este edital.

12.4- Perderá o direito à vaga, o candidato selecionado que não entregar a documentação necessária para a matrícula no INSTITUT UNIVERSITAIRE DE TECHNOLOGIE 1 – IUT1 dentro do prazo estipulado no item 11.1 desse Edital. Nesse caso, o preenchimento da vaga será feito com o primeiro candidato excedente, que terá até as 14 horas do dia 11/05/2012 para entregar os documentos explicitados no item 11, para sua matricula no Instituto francês.

13. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou especiais serão resolvidos soberanamente pela Secretaria de Relações Internacionais do CEFET-MG.

14. DO PRAZO DE VALIDADE E PUBLICAÇÃO

Esse edital entra em vigor na data de sua publicação, tendo sua validade encerrada depois de decorridos 30 dias do fim do processo seletivo de que trata. Para conhecimento de todos, determino que seja o presente Edital afixado em lugar próprio e que se dê ampla divulgação no âmbito deste Centro.

Belo Horizonte, 15 de março de 2012.

Prof. Dr. Márcio Silva Basílio Diretor-Geral do CEFET-MG

Profa. MSc Maria Inês Gariglio Secretária de Relações Internacionais

(7)

ANEXO I

EDITAL INTERNO N° 01 /2012

SELEÇÃO DE DISCENTES PARA O PROGRAMA DE MOBILIDADE DISCENTE NA FRANÇA (COOPERAÇÃO CEFET-MG / INSTITUT UNIVERSITAIRE DE TECHNOLOGIE- 1

– IUT1

QUADRO DE PONTUAÇÃO DA PRIMEIRA ETAPA

X

PONTUAÇÃO MÁXIMA PONTUAÇÃO OBTIDA

Proficiência na língua

estrangeira

SIM

100

NÃO

0

Atividade de Ensino, Pesquisa

e Extensão

PIBIC/PIBIT

100

NEAC

80

BIC JUNIOR

60

ARTES E OFÍCIOS

40

PROGRAMA DE BOLSA DE COMP. EDUC.

40

MONITORIA

30

Coeficiente de Rendimento

100

MÉDIA ARITMETICA:

Nome do candidato:

Profa. MSc Maria Inês Gariglio Secretária de Assuntos Internacionais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Referências

Documentos relacionados

1 - A componente letiva a constar no horário semanal de cada docente respeita o disposto no artigo 77.º do Estatuto da Carreira Docente dos educadores de infância e dos professores

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Desse modo, o Plano de Ação construído procurou focar na atuação da equipe diretiva das UEs – especificamente no gestor escolar e no supervisor educacional

Na busca por esse objetivo, iremos contextualizar o cenário legal e institucional que insere a política de formação continuada na agenda das políticas

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Os dados foram avaliados com o auxílio do utilizando-se o programa MS Office Microsoft® Excel para efeito dos recobrimentos comestíveis obtidos no tomate in natura, nas