• Nenhum resultado encontrado

Prof. André Alencar Informática CESPE BR OFFICE 1. (CEF Técnico Bancário 2010) 2. (CEF Técnico Bancário RJ/SP 2010) 3.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prof. André Alencar Informática CESPE BR OFFICE 1. (CEF Técnico Bancário 2010) 2. (CEF Técnico Bancário RJ/SP 2010) 3."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

BR OFFICE

1. (CEF Técnico Bancário 2010) Acerca dos aplicativos da suíte BR Office, assinale a opção correta.

A) O BR Office oferece um conjunto de software gratuitos, utilizados para a manutenção de ambiente de trabalho, configuração de rede, eliminação de vírus e também acesso à Internet.

B) O Calc é uma ferramenta em software livre utilizada para a criação de planilhas eletrônicas. C) O Draw é a ferramenta do BR Office destinada à elaboração de apresentações de slides. D) É recomendado utilizar o Impress para a criação de bancos de dados em ambiente eletrônico.

E) O Writer é um editor de texto de fácil utilização que cria arquivos .doc ou .odt, mas não suporta arquivos em formato HTML. 2. (CEF Técnico Bancário RJ/SP 2010) Com relação às ferramentas do pacote BROffice, assinale a opção correta.

A) Nos slides elaborados por meio do Impress, é possível incluir notas para edição de textos que orientem a interpretação do conteúdo do slide. O texto da nota não fica visível para a audiência quando os slides estão sendo exibidos no modo apresentação de slides.

B) Base é o aplicativo do BROffice que permite a criação de desenhos vetoriais em ambiente Linux, tendo as mesmas facilidades encontradas no CorelDRAW e no Paint da Microsoft.

C) Em um arquivo criado pelo aplicativo Calc, é possível armazenar no máximo três planilhas eletrônicas, as quais podem conter fórmulas de cálculos e hiperlinks para outras referências e bancos de dados.

D) Os arquivos gerados pelo BROffice nos diversos formatos podem ser configurados para impressão pelo Impress, de acordo com as preferências do usuário e considerando as características da impressora conectada ao computador.

E) O Writer é o aplicativo do BROffice equivalente ao Word da Microsoft, permitindo realizar praticamente as mesmas ações de redação e edição de textos simples e multimídia, mas, ao contrário do Word, não permite que sejam salvos arquivos no formato .PDF, em função de incompatibilidade comercial.

3. (UERN Agente Técnico Administrativo 2010) A respeito do ambiente BROffice, assinale a opção correta.

A Os aplicativos do ambiente BROffice somente podem ser instalados em computadores com o sistema Linux, sendo incompatíveis com o Windows.

B A suíte BROffice pode ser adquirida pela Internet, pelo sítio www.broffice.org.br, e sua distribuição é on-line. C Base é o aplicativo do BROffice que permite a criação de textos em HTML.

D Impress é o software da suíte BROffice utilizado para criação de imagens vetoriais.

E Uma das características do BROffice é oferecer integração entre os seus diferentes programas para que possam ser partilhadas funções de produção de documento, apresentações, cálculos, desenhos e bancos de dados.

4. (TRE MT Técnico Administrativo 2010) Quanto aos aplicativos do ambiente BROffice, assinale a opção correta.

A) A opção Salvar Tudo do Writer permite salvar em um único documento todas as alterações que foram feitas nele por um ou mai s usuários.

B) No aplicativo Calc, é possível montar fórmulas de cálculo mais avançadas e com opções que não existem no Excel, visto que o primeiro é um software livre desenvolvido e disponibilizado

para uso muito antes do último.

C) Ao se atualizar um documento no Writer, é possível desfazer as alterações feitas, considerando o estágio em que ele foi salvo pela última vez, a partir do comando Recarregar do menu Arquivo.

D) Uma das vantagens dos aplicativos da suíte BROffice é a ausência de assistentes de produção de documentos, pois eles são de pouca ajuda e confundem o usuário durante a edição de documentos ou apresentações, visto que não possuem interface amigável ou uma linguagem próxima do usuário.

E) Para se inserir uma nova fórmula no Calc, deve-se usar a opção Calcular do menu Ferramentas.

5. (DPU Técnico Administrativo 2010) Assinale a opção correta com referência a edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Linux.

A) O BrOffice não possui interoperabilidade com outros ambientes; por isso, para que os arquivos gerados no BROffice sejam legíveis em outros computadores, é necessário salvá-los

no formato .pdf

B) Base é o software utilizado para se criar planilhas eletrônicas a partir de dados importados de outros aplicativos, como o Math e o Calc.

C) O Impress permite a criação de imagens vetoriais (desenhos), as quais podem ser impressas por meio de qualquer aplicativo do BrOffice.

D) Os aplicativos do BROffice permitem a criação de arquivos nos formatos típicos de outros ambientes, como, por exemplo, da suíte Microsoft (MS) Office. Dessa forma, esses arquivos

podem ser abertos e alterados pelo aplicativo correspondente do MS Office.

E) O Writer, o editor de textos do BrOffice, é capaz de gerar arquivos no formato .doc ou odt, mas não permite a edição ou alteração de arquivos em html.

6. (UERN Analista Técnico Nível Superior 2010) A respeito do ambiente BrOffice.org, assinale a opção correta.

A) O Base permite acessar dados armazenados em diversos formatos de arquivos de banco de dados, tais como o formato dBase, e também permite a conexão com bancos de dados relacionais, como MySQL ou Oracle.

B) Para localizar ou substituir palavras, o Writer disponibiliza ferramenta acessível por meio do ícone , enquanto, no Calc, essa ferramenta é obtida a partir do ícone .

(2)

E-mail: Andre.concursos@gmail.com

Word.

D) O Impress disponibiliza a opção de criar gráficos vetoriais, slides, objetos em três dimensões, com o auxílio de grades e guias. E) O Math disponibiliza vários operadores, funções e assistentes de formatação, que permitem a inserção automática de uma fórmula em um documento em edição no Write. No entanto, o

Math deve ser reiniciado a cada fórmula inserida no documento, já que não é possível a sua edição e formatação. 7. (TRE MA Analista Judiciário 2009) Com relação aos aplicativos do ambiente BR Office, assinale a opção correta. A) O Writer é um editor de texto do BR Office cuja única limitação é não permitir a edição de documentos em código HTML.

B) Um documento armazenado em arquivo no formato nativo padrão .odt do BR Office pode ser aberto por qualquer software do ambiente BR Office e também pelo Microsoft Office.

C) O Impress, que reconhece arquivos com extensão .odt, é a ferramenta do BR Office utilizada para a criação de documentos, de forma equivalente ao aplicativo Microsoft Office Word.

D) O BR Office é um software gratuito e livre, sendo encontrado em versões que podem ser executadas em diferentes plataformas de hardware e sistemas operacionais, incluindo Linux e Windows.

E) O Calc é o software do BR Office usado para a edição de tabelas e cálculos de fórmulas, de forma semelhante ao Excel, mas que possui recursos próprios para a sintaxe das fórmulas e regras de cálculo diferentes das utilizadas no Microsoft Office Excel.

8. (MDS Agente Administrativo 2009) O BROffice dispõe de um conjunto de programas gratuitos e de livre distribuição utilizados para a edição de planilhas, textos e apresentações, que podem ser instalados em diversas plataformas ou sistemas operacionais, inclusive no ambiente Windows.

9. (CEARAPORTOS Técnico Administrativo 2004) Entre os principais produtos do mercado na área de programas para automação de escritórios e uso doméstico, incluem-se o Microsoft Office e o OpenOffice. Ambos oferecem opções de módulos compatíveis para edição de texto, preparação de apresentações, manipulação de bases de dados e tratamento de planilhas eletrônicas.

CALC

A tela ao lado foi gerada a partir do aplicativo BrOffice Calc. 3.0 e apresenta uma planilha a partir da qual foi gerado o gráfico mostrado.

10. (TRE MT Analista Judiciário 2010) Considerando a figura, assinale a opção correta.

A) O gráfico mostrado foi criado com base nas células de A1 a B3.

B) A ferramenta indica que o gráfico não é dinâmico.Portanto, ao se alterar os valores da planilha o gráfico não será alterado.

C) Para se alterar as cores do gráfico, é suficiente selecioná-lo e clicar sobre as cores desejadas no campo

.

D) Para se centralizar o texto na célula, é suficiente clicá-la e ajustar a opção .

E) Antes de criar o gráfico, foi necessário definir a escala a ser utilizada para o eixo Y.

11. (BRB Escriturário 2010) O Calc é um aplicativo incluído na suíte de pacote de software do BROffice e disponibilizado gratuitamente para uso a partir de um modelo de troca, no qual, se o usuário concordar em contribuir com adaptações e mudanças nos programas, ele poderá então receber um conjunto de cópias assim que as mudanças forem aceitas.

12. (TRE MT Analista Judiciário 2010) Considerando que os dados na planilha da figura (células com dados) tivessem sido gerados a partir do Excel 2007, assinale a opção que apresenta, respectivamente, as fórmulas corretas para se calcular o total e a média dos eleitores no Excel 2007.

A) = Total(A1,B3) e = média(A1:B3) B) =Soma(B2:B3) e = média(B2:B3) C) =Total(B2:B3) e = média (B2,B3) D) =Soma(A1e B3) e = média(A1;B3) E) =Soma(A1:B3) e = média(A1:B3)

(3)

13. (Banco da Amazônia Técnico Científico Administração 2010) Para a criação de apresentações de slides com dados matemáticos, o Calc do BROffice oferece a possibilidade de inserção de uma planilha com tabelas e fórmulas de formatação automática, por meio de opção encontrada no menu Arquivo.

14. (MEC Agente Administrativo 2009) O BrOffice Calc é um aplicativo que possui as mesmas funcionalidades do Microsoft Excel e apresenta os mesmos símbolos de botões para facilitar a utilização por usuários que fazem uso simultâneo desses aplicativos.

15. (SEFAZ AC Fiscal 2009) Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do BrOffice Calc 3.1, com uma planilha em processo de edição, assinale a opção correta.

A) Na situação da figura, o valor da célula B4 foi obtido a partir da fórmula =B$3+$A2 e, se essa fórmula for copiada da célula B4 para a célula C4, será obtido, na célula C4, o valor 17.

B) A célula A4 será preenchida automaticamente com o valor 6 caso o seguinte procedimento seja realizado: selecionar as células A1, A2 e A3; manter pressionado o botão do mouse na alça de preenchimento — pequeno quadrado preto no canto inferior direito da célula A3 sobreposto do qual o ponteiro se transforma em uma cruz —; arrastar o ponteiro do mouse até o canto inferior direito da célula A4; e liberar, em seguida, o botão do mouse.

C) Ao se digitar a fórmula =MED(C1:C3) na célula D2 e, em seguida, se teclar , essa célula ficará preenchida com o número 7. D) Ao se digitar a fórmula =CONT.NUM(A1:C1;7) na célula D3 e, em seguida, se teclar , essa célula ficará preenchida com o número 3.

16. (TCE RN Assistente de Controle Externo 2009) No software BrOffice Calc, é possível abrir a planilha apresentada e gerar um gráfico de pizza, utilizando a opção Calc do menu Janela.

Com referência à janela do BrOffice.org Calc mostrada ao lado, que contém planilhas em elaboração, julgue os itens abaixo.

17. (BB Escriturário 2008) Na situação da planilha mostrada, é correto afirmar que a célula A14 da está preenchida com um valor igual a -546,00.

18. (BB Escriturário 2008) Sabendo que o gráfico ilustrado na figura ao lado foi obtido a partir da planilha mostrada, utilizando-se o intervalo de dados $Planilha1.$B$4:$B$6, se o valor da célula B6, nessa planilha, for alterado para 4.500,00, a barra relativa à “Linha 6” nesse gráfico ficará com altura maior que a barra relativa à “Linha 4”.

(4)

E-mail: Andre.concursos@gmail.com

WRITER

19. (MS Nível Superior Todas áreas 2010) No aplicativo Writer do BrOffice.org, para se fechar um arquivo que esteja sendo editado,

é possível usar qualquer uma das duas seguintes combinações de teclas: ou

20. (BRB Escriturário 2010) O editor de texto Writer do BROffice, disponível para download na Internet, tem a desvantagem de não permitir a gravação de dados em formatos comerciais, tal como o PDF, uma vez que não é possível integrar funcionalidades desse ambiente com outros softwares proprietários

21. (TRE BA Técnico Administrativo 2010) No BROffice Writer, para se desfazer ou restaurar uma digitação, é necessário, inicialmente, selecionar com o mouse o trecho do texto que se deseja alterar e, em seguida, clicar os botões adequados na barra de ferramentas ou acionar, respectivamente, as

22. (INCA Técnico Administrativo 2010) O BROffice Writer é um editor de textos que abre tanto arquivos no formato sxw quanto no formato odt. Para abrir documentos criados no Word, é necessário salvá-los, a partir do editor de origem, no formato odt para que possam ser abertos pelo Writer.

23. (TRE BA Básico Nível Superior 2010) No BROffice Writer, a partir do menu Exibir, é possível inserir, no documento em edição, um objeto do tipo gráfico, fórmula, som ou vídeo.

A figura acima mostra uma tela do software BrOffice Write 3.0 contendo um texto em processo de edição. 24. (TRE MT Analista Judiciário 2010) Considerando a situação mostrada na figura, assinale a opção correta. A) Para se centralizar o título do texto, é suficiente clicar sobre ele e, em seguida, selecionar a opção Centro no campo

.

B) Para se compartilhar o arquivo com usuários da rede a que o computador esteja conectado é suficiente clicar a ferramenta e digitar os logins das pessoas autorizadas.

C) Ao se posicionar o cursor logo após a palavra “vereador” e, em seguida, pressionar a tecla , o corpo do texto, mostrado na tela, será reduzido a um único parágrafo.

D) Ao se marcar a palavra “legendas” e, em seguida, aplicar um triplo clique sobre ela, o corpo do texto será selecionado. E) Para se sublinhar o título, é suficiente selecioná-lo e clicar na ferramenta .

25. (TRE MT Analista Judiciário 2010) Com relação à figura e à utilização do BrOffice Writer 3.0, assinale a opção correta. A) A figura apresenta a página 1 de um texto que contém 10 páginas.

B) A indicação apresentada no canto inferior direito da tela evidencia que uma senha para acesso está sendo requisitada.

(5)

C) A opção na parte inferior da tela indica que o texto foi inserido a partir de uma página da Internet.

D) Para se exportar o texto para o formato PDF é suficiente clicar sobre a opção , digitar o nome do arquivo apropriado e clicar a opção Salvar.

E) Para se limpar a formatação do texto é suficiente selecioná-lo e clicar a ferramenta .

26. (AGU Administrador 2010) Uma página que estiver sendo visualizada com o Internet Explorer pode ser salva como um arquivo do Writer do BrOffice, caso este seja o editor de texto instalado no computador.

27. (TRE MT Analista Judiciário 2010) Considerando ainda a figura do BrOffice Writer 3.0, assinale a opção que indica o procedimento correto para exportar o texto para o Word.

A) Clicar a opção Exportar arquivo do menu , selecionar a pasta desejada e por fim clicar OK. B) Clicar a opção Word do menu , selecionar a pasta desejada e, em seguida, clicar OK.

C) Ao se clicar sobre a opção , será apresentada a opção referente ao tipo de arquivo para exportação. Após clicar o tipo de arquivo desejado, é suficiente selecionar a opção Word e

clicar OK.

D) Clicar o menu e arrastar o texto para uma janela do Word, necessitando dessa forma abrir uma nova tela do BrOffice Writer 3.0.

E) Clicar a opção Salvar Como do menu Arquivo, selecionar a opção Microsoft Word (versão válida) e clicar o botão Salvar.

28. (AGU Administrador 2010) Ao se clicar a tecla do teclado do computador, uma réplica da imagem na tela do monitor será copiada para a área de trabalho e poderá ser inserida em um texto que esteja sendo editado com o Writer do BrOffice.

29. (TCE TO Técnico de Controle Externo 2009) O BrOffice A) é a versão gratuita, em português, do Microsoft Office.

B) permite a edição de textos, planilhas, imagens e bancos de dados.

C) permite editar um documento do tipo .doc, desde que o Word esteja instalado no computador em uso. D) não pode ser instalado em um computador que execute o sistema Windows.

E) exige cadastramento no sítio dos desenvolvedores, além de relato de problemas, para que seja usado de forma gratuita.

30. (Banco da Amazônia Técnico Científico Administração 2010) No Writer do BROffice, a opção Alterar capitalização, disponível no menu Formatar, permite inverter a fonte usada no texto entre maiúsculas e minúsculas.

31. (TRE MA Técnico Administrativo 2009) Quanto ao ambiente BR Office, assinale a opção correta.

A) O BR Office pode ser utilizado para se criar e salvar documentos em diversos formatos e tem como vantagem o fato de um arquivo salvo no formato padrão BR Office poder ser aberto em qualquer aplicativo de outros fornecedores comerciais.

B) A barra de ferramentas do Writer possui as mesmas opções da barra do Microsoft Office e os ícones utilizados para representar as respectivas opções são idênticos em ambos aplicativos.

C) Nos aplicativos do BR Office, a opção Caracteres não imprimíveis oferece a ação de exibir ou ocultar itens como tabulações, marcas de espaço, parágrafos e demais itens de edição que não aparecem na versão impressa.

D) Documentos que estejam correntemente abertos em um editor do BR Office apenas devem ser acessados pelo menu Janela, na opção Lista de documentos.

E) O Impress é uma alternativa para a criação e edição de planilhas eletrônicas, com opções de formatação visual, regras de cálculo e fórmulas.

(6)

E-mail: Andre.concursos@gmail.com

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do software BrOffice 3.0 contendo um documento em processo de edição, julgue os itens que se seguem

32. (MI Analista Técnico Administrativo 2009)Para se inserir um recuo ou marca de tabulação na primeira linha do texto mostrado na figura, basta posicionar o cursor em qualquer linha do texto e clicar o botão .

33. (MI Analista Técnico Administrativo 2009) Ao se clicar sequencialmente os botões e o texto selecionado no documento — São Francisco — será formatado com fonte em negrito e com sublinhado duplo ondulado.

34. (MI Analista Técnico Administrativo 2009) O documento em edição pode ser salvo em arquivo do tipo PDF, mas não em arquivo com a extensão .doc.

35. (MI Analista Técnico Administrativo 2009) Para se alterar o espaçamento entre as linhas do parágrafo mostrado, é suficiente selecionar o texto, clicar a opção Parágrafo do menu , selecionar o espaçamento desejado e clicar OK.

36. (MI Analista Técnico Administrativo 2009) Por meio do botão , é possível criar um link para uma página da Internet. 37. (IBRAM Técnico 2009) O Writer é uma ferramenta do BROffice utilizada, no Linux, para a produção, edição e formatação de apresentações; no Windows, essas tarefas são igualmente realizadas usando-se o MS Word.

38. (MEC Agente Administrativo 2009) No BrOffice Writer, a opção Salvar tudo permite salvar todos os arquivos correntemente abertos, e a opção Recarregar permite desfazer as alterações feitas em um documento, recuperando o estado original de quando ele foi aberto.

(7)

39. (SEFAZ AC Fiscal 2009) Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do BrOffice Writer 3.1, com um documento em processo de edição, assinale a opção correta.

A) Na situação da figura mostrada, para se copiar um texto de uma página web e colá-lo em um novo documento do BrOffice Writer, sem formatação, e centralizado no parágrafo, é suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar o texto desejado no navegador; pressionar as teclas e ; no Writer, criar um novo documento em branco; pressionar as teclas e ; selecionar, na janela disponibilizada em decorrência desta última ação, a opção Texto sem formatação; clicar o botão OK; sele cionar

todo o texto, no documento, pressionando as teclas e ; e, por fim, clicar o botão na barra de ferramentas. B) Se, no disco rígido do computador, existir um arquivo de nome brasao.jpg, contendo uma imagem, e sabendo que, na situação da figura, o cursor do mouse está posicionado no parágrafo imediatamente abaixo da linha que contém o texto “Quem somos”, então, para se inserir a referida imagem no documento em edição, centralizada no parágrafo, é suficiente

seguir os seguintes passos: selecionar, no menu , a opção Objeto e, em seguida, a opção De um arquivo...; na janela disponibilizada em decorrência desta última ação, localizar o arquivo brasao.jpg no sistema de arquivos; clicar o botão Abrir; selecionar a figura e pressionar as teclas e

C) Para se localizar determinado texto no documento em edição, é suficiente pressionar as teclas e na janela disponibilizada, digitar o texto que se deseja localizar; e pressionar o botão Localizar.

D) Para se inserir ou editar o cabeçalho do documento em edição, é suficiente selecionar a opção Cabeçalho no menu e, a seguir, selecionar a opção Padrão.

40. (SEPLAG DF SEDF Monitor 2009) No editor de texto Writer, a impressão de documentos é feita a partir da seleção da opção Propriedades, no menu Ferramentas, clicando-se, em seguida, na opção Imprimir, para configurar a página do documento.

(8)

E-mail: Andre.concursos@gmail.com

Figura I

Figura II

41. (TCE RN Assistente de Controle Externo 2009) A partir da figura I, é correto afirmar que o título do documento em edição está centralizado na página.

42. (TCE RN Assistente de Controle Externo 2009) A planilha mostrada na figura II pode ser transferida, na forma de tabela, para o final do documento em edição ilustrado na figura I, sem perda de informações.

Considerando a figura acima, que mostra uma janela do software BrOffice 3.0 com um documento em processo de edição, julgue os itens seguintes.

43. (TCU Técnico de Controle Externo 2009) O texto contido no documento pode ser copiado para um slide do PowerPoint 2007, utilizando-se o recurso Exportar do menu e selecionando-se o formato do tipo ppt.

44. (TCU Técnico de Controle Externo 2009) Para se criar um recuo à esquerda e outro à direita do trecho de texto mostrado, é suficiente selecionar esse trecho, clicar a opção Parágrafo do menu , clicar a guia Recuos e espaçamento, digitar os valores solicitados e clicar OK.

A figura a seguir ilustra uma janela do BrOffice.org Writer 2.4, com um documento em processo de edição, no qual a palavra “câmara” está selecionada.

(9)

45. (TRT 1º Região Analista Judiciário 2008) Considerando as informações do texto, assinale a opção correta.

A) Para que os caracteres não imprimíveis deixem de ser exibidos, mantendo-se a visualização dos demais caracteres, é suficiente clicar o botão

.

B) Para se abrir a janela denominada Ajuda, que disponibiliza recursos para que o usuário obtenha explicações sobre funcionalidades do BrOffice.org Writer, é suficiente clicar o botão .

C) Para se abrir a janela denominada Correção ortográfica, que disponibiliza o acesso a funcionalidades que permitem a procura por erros de grafia, é suficiente clicar o botão .

D) Ao se clicar o menu , é exibida uma lista de opções, entre as quais a opção Parágrafo, que permite formatar o parágrafo em edição, definindo parâmetros como recuos e espaçamento entre linhas.

E) Para se alterar a fonte usada na palavra selecionada para a fonte Arial, é suficiente realizar as ações necessárias para a lterar o conjunto de caracteres Times New Roman, em , para Arial.

46. (TRT 1º Região Analista Judiciário 2008) A partir das informações do texto, considere que se deseje copiar a palavra “barbeiro” para outra posição, sem excluir a palavra de sua posição original no documento. Nessa situação, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações:

A) clicar a referida palavra; clicar ; realizar ações para tornar o local de destino visível e aplicar um clique simples nesse local; clicar .

B) aplicar um clique duplo na referida palavra; clicar ; realizar ações para tornar o local de destino visível e aplicar um clique simples nesse local; clicar .

C) clicar a referida palavra; clicar ; realizar ações para tornar o local de destino visível e aplicar um clique simples nesse local; pressionar simultaneamente as teclas Ctrl e V.

D) aplicar um clique duplo na referida palavra; clicar o menu e, na lista disponibilizada, clicar a opção Recortar; realizar ações para tornar o local de destino visível e aplicar um clique simples nesse local; clicar .

E) clicar com o botão direito do mouse a referida palavra; clicar Recortar; realizar ações para tornar o local de destino visível e aplicar um clique simples nesse local; pressionar simultaneamente as teclas Ctrl e C.

(10)

E-mail: Andre.concursos@gmail.com

A) Para centralizar o número 68, que aparece na primeira linha do documento em edição, é suficiente clicar esse número e, em seguida, pressionar simultaneamente as teclas Shift e C.

B) Ao se selecionar o parágrafo iniciado em “Quinze minutos mais tarde”, e se clicar o botão , será aberta a janela denominada Formatar fonte, que tem por função permitir definir o estilo da fonte usada no trecho selecionado.

C) Ao se selecionar uma palavra contida no parágrafo iniciado em “Quinze minutos mais tarde”, e se clicar o botão , apenas esse parágrafo será impresso.

D) Ao se clicar o botão , será aplicada, a todo o documento em edição, uma formatação previamente definida pelo usuário como sendo a formatação de sua preferência.

E) Ao se selecionar o trecho “Vila Operária”, e se clicar o menu , será exibida uma lista de opções, entre as quais há uma que iniciará uma ferramenta que poderá permitir aplicar negrito ao trecho selecionado.

48. (TRT 1º Região Analista Judiciário Execução de Mandados 2008) Ainda com relação à figura apresentada e ao BrOffice.org Writer 2.4, caso se deseje salvar o documento em um arquivo de nome Incidente em Antares, é suficiente

A) clicar ; na janela disponibilizada, no campo apropriado, digitar Incidente em Antares; clicar Salvar.

B) pressionar simultaneamente as teclas Shift e S, o que fará que seja exibida a janela Salvar; nessa janela, no campo apropriado, digitar: Incidente em Antares; clicar Salvar.

C) clicar a ferramenta na janela disponibilizada, no campo Nome do arquivo, digitar Incidente em Antares; clicar Salvar.

D) clicar o menu ; na lista de opções disponibilizada, clicar Salvar; na janela disponibilizada, no campo Nome do arquivo, digitar Incidente em Antares; clicar Salvar.

E) aplicar um clique duplo na barra de título, o que fará que seja exibida a janela Salvar; nessa janela, no campo Nome do arquivo, digitar Incidente em Antares; clicar Salvar.

49. (TRT 1º Região Técnico Judiciário 2008) Com relação a essa situação e ao BrOffice.org Writer, assinale a opção correta.

A) Ao se clicar o botão , será inserida uma moldura retangular em volta da palavra selecionada.

B) É correto concluir que, na situação da janela mostrada, a Times New Roman é a fonte usada em todos os caracteres contidos no documento em edição.

C) Ao se clicar o botão , é aberta a janela Salvar como, que permite salvar uma cópia do documento em edição com outro nome, em uma pasta diferente da atual.

D) Ao se clicar o botão , a palavra selecionada será sublinhada por uma linha ondulada.

E) Para se copiar a palavra selecionada para a área de transferência, é suficiente pressionar e manter pressionada a tecla Ctrl, pressionar e liberar, rapidamente, a tecla C, liberando, em seguida, a tecla Ctrl.

IMPRESS

50. (INCA Técnico Administrativo 2010) No BROffice Impress, a opção Recarregar, disponibilizada no menu Arquivo, permite substituir a apresentação atual, a qual sofreu alterações que não se deseja salvar, mantendo-se a última versão salva.

51. (BRB Escriturário 2010) O Impress é um software que permite a edição de apresentações de slides, os quais, de acordo com a preferência do usuário, podem ser adequados à audiência para a qual será apresentado o conteúdo, podendo-se escolher o formato como retrato ou paisagem, e variar os tipos de design e leiaute, os estilos e a formatação.

52. (MDS Agente Administrativo 2009) No aplicativo Impress, da suíte BROffice, utilizado para a produção de apresentações, a opção de exibição de slides no modo Estrutura de Tópicos permite a visualização, em tela, dos slides em tamanho pequeno. Esse modo de exibição facilita a definição da sequência ou da posição de um slide no conjunto de slides, assim como permite a exclusão de slides desnecessários ou a inclusão de novos slides no arquivo em uso.

53. (MEC Agente Administrativo 2009) O BrOffice Impress é um programa utilizado para a criação de apresentações em slides que, ao contrário de outros software da suíte BrOffice, não possui um assistente para auxiliar o usuário na criação do documento.

54. (SEPLAG DF SEDF Monitor 2009) No Impress, a opção Colar Especial permite que seja inserido no documento, automaticamente, na posição do cursor, o conteúdo da área de transferência.

55. (SEPLAG DF SEDF Monitor 2009) Para criar ou editar um hyperlink no Impress, é necessário, a partir do menu Editar, selecionar a opção Hyperlink, exibida em uma caixa de diálogo.

(11)

GABARITO 1. B 2. A 3. X 4. C 5. D 6. A 7. D 8. C 9. C 10. A 11. E 12. B 13. E 14. E 15. C 16. E 17. C 18. C 19. C 20. E 21. E 22. E 23. E 24. X 25. D 26. E 27. E 28. C 29. B 30. C 31. C 32. E 33. E 34. E 35. C 36. C 37. E 38. X 39. A 40. E 41. E 42. C 43. E 44. C 45. E 46. B 47. E 48. D 49. E 50. C 51. C 52. E 53. E 54. E 55. C

Referências

Documentos relacionados

1 São Caetano/SP São Paulo/SP São Paulo/SP Paraná/PR 2 Botafogo/RJ Corinthians/SP Internacional/RS Palmeiras/SP 3 Paraná/PR Palmeiras/SP Flamengo/RJ São Paulo/SP 4

Imagine que temos 4 colegas de turma reunidos, e a variável X que representa o número de irmãos que cada um tem. Ou seja, um colega tem 2 irmãos, outro colega tem 3 irmãos, e

O Aprova Concursos preparou um material exclusivo para você organizar as revisões ao longo da sua preparação para concursos públicos.. As revisões são fundamentais para retenção

Código de Ética da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet); Código de Conduta da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CEF na internet).. 33

A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL publicou edital para a realização de concurso público para o cargo de TÉCNICO BANCÁRIO NOVO - EXCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD)..

A análise da distribuição de temáticas conforme a tipologia de prestador (cf. Tabela 11) revela que o “acesso a cuidados de saúde” é o tema mais representativo nas

8 - Teste de software: Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade,

8 - Teste de software: Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade,