• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO DE SERVIÇOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO DE SERVIÇOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MEMORIAL DESCRITIVO DE SERVIÇOS

Obra: Implantação de adutora de água bruta em PVC Defofo

Local: Ponte sobre córrego dos patos no Parque das Águas até entrada da captação de água

do Gonzaguinha – Promissão – SP

1. OBJETO

Instalação de adutora de água bruta de PVC de 300mm com dimensão total de 1177,00 metros, e execução de rede de rede de água potável em PVC Defofo com diâmetro de 150 mm e dimensão total de 592,70 metros. Sistemas a serem executados conforme traçado em planta e detalhes arquitetônicos, previstos em projeto básico. Um dos objetivos da execução da nova rede em PVC, tem como justificativa a Lei 12.684/2007 que proibiu o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham amianto ou asbesto na sua composição, determinando a substituição definitiva do material instalado, e as intervenções na adutora atende as indicações elencadas no plano de Perdas e as tubulações de 150mm deverão ser executadas para atender o Parque Industrial I e II sendo que as matérias da rede de 150 mm serão fornecidos pela contratante e os serviços serão executados pela contratada.

2. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS A EXECUTAR:

2.1. DEMOLIÇÃO

Para a implantação da adutora será feito a demolição de asfalto apenas na avenida constante em projeto, Avenida Shuhei Uetsuka, pois o restante trata-se de estrada municipal não pavimentada. Para a execução deste serviço haverá a interdição parcial da avenida sendo assim, será necessário que se faça um desvio na lateral da avenida, utilizando a Estrada Vicinal Antônio Catardo de forma a causar o mínimo transtorno possível para o trânsito local.

2.2. ESCAVAÇÃO

A abertura das valas e travessias em vias ou logradouros públicos só poderá ser iniciada após comunicação ao órgão responsável.

(2)

Se a escavação vier a colocar em risco canalizações de água, esgoto e outras, deve ser executado um escoramento adequado para sua sustentação.

A vala somente será aberta quando:

a) forem confirmadas as posições de outras obras subterrâneas interferentes; b) todos os materiais para execução da rede estiverem disponíveis no local da obra. As valas que receberão as tubulações serão escavadas segundo a linha de eixo, sendo respeitados o alinhamento e as cotas indicadas no projeto.

As valas devem ser abertas no sentido de jusante para montante, a partir dos pontos de lançamento por gravidade, caso ocorra presença de água durante a escavação.

A escavação será feita com equipamento apropriado (maquina escavadeira) e regularização do fundo de onde será assentado o tubo com terra compactada. Neste caso a escavação mecânica deve se aproximar do greide previsto para a geratriz inferior da tubulação, devendo o acerto dos taludes e do fundo da vala ser feito manualmente.

A largura da vala deve ser fixada em função das características do solo e da tubulação empregada, da profundidade, do tipo de escoramento e do processo de escavação.

A largura livre de trabalho na vala deve ser, no mínimo, 0,80 m, para profundidades até 2 m.

Qualquer excesso de escavação ou depressão no fundo da vala deve ser preenchido com material granular fino, compactado.

O material escavado será depositado, sempre que possível, de um só lado da vala, afastado 1 m da borda da escavação. Em casos especiais poderá a Fiscalização determinar retirada total do material escavado.

Os taludes das escavações de profundidade superior a 1,50 m devem ser escorados com peças de madeira ou perfis metálicos, assegurando estabilidade de acordo com a natureza do solo.

Na locação da rede, serão utilizados piquetes de madeira cravados de 20 em 20 metros e nos pontos de mudança de direção e declividade.

Previamente ao assentamento da tubulação, o fundo das valas deverá ser regularizado e compactado, manual ou mecanicamente, atingindo um G.C. de 95% do Proctor Normal.

(3)

2.3. ASSENTAMENTO DE TUBULAÇÃO DE PVC

Todos os tubos previstos serão de PVC Defofo com diâmetros de 300mm, com extensão de 1177,00 metros e PVC Defofo com diâmetros 150mm e extensão de 592,70 metros, estes deverão ser assentados conforme os critérios da NBR 9061, com exceção do trecho que será em aço com o emprego de equipamento pesado e mão de obra manual com diâmetro de 300mm com extensão de 30,00 metros e tubulação de 150mm com extensão também de 30,00 metros.

A tubulação da nova adutora será assentada paralelamente a tubulação já existente, afim de que só ocorra interferências na tubulação de água existente, quando houver a capacidade de se realizar a interligação no prazo de 8 horas, para que as interligações não venham a ocasionar transtornos ao sistema de abastecimento de água do município.

Reaterrar até a geratriz superior com solo local, respeitando os cobrimentos mínimos e compactando-o manualmente. Acima da geratriz superior o reaterro será em camadas com espessura de no máximo 40 cm, compactadas através de compactador manual ou placa vibratória até atingir no mínimo 95 % do Proctor Normal.

2.4. REATERRO E COMPACTAÇÃO DAS VALAS

O reaterro e adensamento da vala devem ser executados obedecendo ao projeto. O reaterro da vala só poderá ser executado após a realização dos testes de estanqueidade da tubulação, conforme os procedimentos pertinentes.

O material utilizado no reaterro deverá ser oriundo da própria escavação quando o mesmo for de boa qualidade ou de jazida próxima.

O reenchimento é obrigatoriamente manual até 0,50 m acima da geratriz superior da tubulação, executado em camadas, utilizando-se soquete manual, mecânico ou outro, cumpridas as condições estipuladas em projeto.

Completado o envolvimento lateral do tubo, deve ser processado o reenchimento da vala, com material de boa qualidade, isento de pedras e outros corpos estranhos, provenientes da escavação ou importado.

O reenchimento e o adensamento acima de 0,50 m. dá geratriz superior da tubulação podem ser executados por processos mecânicos.

O restante da vala, até atingir o nível da base do pavimento ou, então, o leito da rua ou do logradouro, se em terra, deve ser reenchido com material de boa qualidade em camadas de 20 cm de espessura, compactadas mecanicamente, de sorte a adquirir uma

(4)

compactação aproximadamente igual à do solo adjacente, e o restante em camadas de no máximo 0,40 m., compactadas manual ou mecanicamente, com o solo próximo da umidade ótima, conforme indicação do ensaio de “Proctor Normal”, sendo que as últimas camadas para o preenchimento da vala deverão ser executadas com maior rigor.

2.5. RECOMPOSIÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA

Conforme indicado acima o único trecho onde haverá agressão a pavimentação será o trecho da Avenida Shuhei Uetsuka, este trecho possuirá 8 metros de comprimento.

Deverá ser realizada a regularização e limpeza superficial, que consistirá nos serviços de limpeza, com a retirada de todo o material (solto ou não) sólido, nocivo e alheio ao pavimento existente, através de varredura, jateamento de ar comprimido e/ou lavagem com caminhão pipa dotado de bomba, até o ponto de conseguir-se uma superfície de aplicação do CBUQ totalmente livre de impurezas.

2.6. TRAVESSIA E INTERLIGAÇÃO DAS TUBULAÇÕES

Conforme indicado em projeto, deverá ser realizada a interligação da tubulação da adutora de 300mm Defofo em dois pontos, na captação e posteriormente ao final da travessia localizada no parque das Águas.

A travessia será realizada em viga existente indicada em projeto, e para tanto será necessário a retirada de 30 metros de tubulação já existente no local, para que se possibilite a fixação da nova tubulação da adutora de 300mm de Ferro Fundido será em viga existente com abraçadeiras em chapa de aço 5/16” e também deverá ser fixado um braço com capacidade para apoiar a tubulação de 150mm Ferro Fundido conforme indicado em detalhamento no projeto.

Após o assentamento de toda tubulação ocorrerá a fase de interligação e para esta será imprescindível que a empresa realize no mesmo dia a interligação tanto no ponto montante (captação do Gonzaguinha) quanto no ponto jusante (travessia do Parque das Águas), para que não seja interrompida por um longo período a captação de água para o abastecimento da ETA. Os materiais necessários para a interligação dessas tubulações estão indicados em projetos e contabilizados em orçamento quantitativo.

(5)

3. OBSERVAÇÕES GERAIS

3.1. CUIDADOS A SEREM TOMADOS DURANTE A EXECUÇÃO

DOS SERVIÇOS

 A contratada deverá atentar para que sejam executados plena e totalmente todos os serviços previstos no prazo contratado, dentro dos respectivos prazos de execução, liberando as áreas de interferência o quanto antes.  A contratada deverá, conforme contrato firmado após a fase licitatória,

recolher antecipadamente a A.R.T. – Anotação de Responsabilidade Técnica de execução de obra, antes do início dos serviços, apresentando cópia ao SAAE Serviço Autônomo de água e esgoto de Promissão SP;  Cuidar para que os operários e pessoal terceirizado da contratada estejam

devidamente trajados, equipados e identificados dentro do canteiro de obras e locais de intervenção dos serviços;

 Os materiais de construção deverão ser guardados no canteiro de obras.

SAAE, 13 de novembro de 2018.

________________________________________ Vanderlei Salinas Abrão

Diretor Técnico

Referências

Documentos relacionados

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

A partir dos fatores citados como predisponentes e determinantes criam-se perturbações hemodinâmicas locais que podem desencadear os fatores condicionantes,

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Na produção de sementes as características avaliadas foram: tempo para florescimento, número de ramificações por planta, comprimento de síliquas, número de síliquas por

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

O primeiro volume é publicado em 2001, tendo sido a coleção criada por Manuel Lopes, antigo diretor da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e coordenador do

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita